sábado, setembro 10, 2011

TERRA VOLTA A TREMER NA ZONA SUL DE MONTES CLAROS

Um tremor de terra de 2,9 graus na Escala Richter (que vai até 9) foi sentido ontem, sexta-feira (9), às 10h22, em Montes Claros. O fenômeno foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Não houve dano material ou humano. É o 12º tremor de terra que ocorre na cidade e o 27º no Norte de Minas desde 15 de dezembro de 2008, quando o equipamento entrou em funcionamento.
A região ainda vive o trauma do mais grave tremor de terra já registrado no Brasil, que culminou na morte da menina Jesiquele Oliveira, de cinco anos, no distrito de Caraíbas, zona rural de Itacarambi. Na ocasião, o tremor foi de 4,9 graus e destruiu vários imóveis. Esta foi a única morte já registrada no país em função de tremor de terra.
O sismo de ontem foi constatado inicialmente pela Defesa Civil Municipal, quando o chefe do setor, Matson Malveira, recebeu comunicado da Pedreira Pavisan de que sinais de tremor de terra foram percebidos.
O geógrafo André Menezes, do observatório, explicou que a região de Montes Claros tem registrado muita sismicidade, por causa de falha geológica que está sendo estudada, mas que são eventos naturais, sem motivos para causar qualquer alarme. O tremor de terra foi observado por moradores dos bairros na região Sul de Montes Claros.
O cinegrafista Roberto Marinho Primo foi um dos que sentiram a terra tremer. Ele estava em sua casa, no Bairro Morada do Sol, e contou que ouviu o abalo em sua casa. Roberto disse que avisou aos seus familiares que tinha ocorrido um tremor como o que já havia sentido em 2009. Apesar da lembrança, ele disse que não ficou espantado.
Mais um equipamento para medir os tremores de terra e prevenir acidentes mais graves está sendo aguardado em Montes Claros. A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia vai adquirir um sismógrafo e repassá-lo à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Falta apenas a conclusão da licitação internacional.
Neste ano, outro tremor mais forte que o de ontem foi registrado em Montes Claros. No dia 3 de março, o sismógrafo apontou um abalo de 3,2 graus, mas também não houve danos materiais nem humanos na cidade. (Girleno Alencar)

0 comentários: