Um
comercial do energético RedBull está causando polêmica nas redes sociais ao
fazer — em forma de desenho animado — uma piada com a passagem bíblica em que
Jesus caminha sobre a água. O Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária (Conar) deverá julgar, ainda neste mês, o caso e poderá pedir que o
anúncio seja retirado do ar.
No
filme, que tem pouco mais 30 segundos, Jesus sai de um barquinho caminhando
sobre o rio durante uma pescaria e é questionado por “Pedro” sobre como
consegue fazer aquilo. Um terceiro integrante do barco diz que “Ele só tomou um
RedBull”.
Em
seguida, Jesus afirma que tal feito não é por conta da bebida energética nem
por qualquer milagre: “Só tem que ficar esperto onde tem pedra”, diz, enquanto
salta as pedras encobertas pela água e solta um “Jesus”, ao escorregar numa
delas.
O
filme não teve boa repercussão no meio religioso. Em sites de relacionamento
como o Youtube e na própria página da RedBull, onde o filme também está
disponível, internautas dividem opiniões sobre o conteúdo do comercial.
Por
meio de sua assessoria de imprensa, a Arquidiocese do Rio informou estar
analisando o caso juridicamente. O Conar disse já ter cerca recebido cerca de
50 reclamações a respeito do comercial e que, caso o conteúdo seja considerado
inadequado, ele poderá ser modificado ou mesmo tirado do ar.
O
posicionamento oficial do Departamento de Comunicação da RedBull é que “o
comercial não tem nenhuma conotação negativa com a religião. E que, na verdade,
é um comercial que faz uma brincadeira com o próprio produto, ao dizer que ele
não precisou tomar RedBull, apenas usou as pedras para caminhar pela água”.
De
origem austríaca, o anúncio foi lançado oficialmente no Brasil em fevereiro e
está no ar também na Austrália, Itália e Suíça. Se não for pedida a retirada do
ar pelo Conar, o comercial deverá ser transmitido em canais de TV aberta e TV
paga até novembro, segundo previsões da RedBull.
0 comentários:
Postar um comentário