quarta-feira, março 16, 2011

SÓSIA ESPERA PRESIDENTE DOS EUA NO RIO DE JANEIRO

Durante a passagem do presidente americano, Barack Obama, pelo Rio de Janeiro, no próximo fim de semana, o classudo terno e a inseparável gravata podem ficar de lado. Sandro de Carvalho, dono de uma loja de roupas na Cidade de Deus — favela que o todo-poderoso deve visitar no domingo —, recomenda um despojado bermudão estampado com coqueiros. Já Michelle Obama, a elegante primeira-dama, poderá fazer uma escova — gratuita — no salão de cabeleireiro da moradora Luciana Dias. Até o motorista Reinaldo Gaudêncio, sósia do primeiro presidente americano negro, já sabe na ponta da língua o que dirá caso o encontre.
— Vou dizer que ele é bem-vindo ao Brasil, porque, especialmente no Rio, as pessoas possuem um carinho muito grande por ele — conta o animado Reinaldo.
O roteiro de Obama inclui, além da Cidade de Deus, uma visita ao Cristo Redentor e um discurso aberto ao público na Cinelândia, que deverá ser feito do Theatro Municipal. A praça, ponto histórico de grandes manifestações políticas, foi escolhida com mais facilidade pelo Consulado dos Estados Unidos no Rio. Já o nome da favela a ser visitada, foi bem mais difícil.
Também correram no páreo os morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, Santa Marta, em Botafogo, mas a Cidade de Deus deve acabar levando a melhor. Além do simbolismo da favela, devido ao filme homônimo, também pesaram a favor características geográficas. Plana e de ruas mais largas, a terra de Zé Pequeno foi considerada mais segura para a circulação de Obama.
A programação da passagem do presidente pela Cidade de Deus ainda está cercada de mistérios, até por questões de segurança. Mas, segundo pessoas ligadas à organização da viagem presidencial, Obama, Michelle, Sasha e Malia — sim, além da primeira-dama, deverão vir também as duas filhas do presidente — deverão assistir a apresentações de capoeira e basquete de rua. Do futebol, os 150 alunos da escolinha da PM serão convidados. (Guilherme Amado)

0 comentários: