sábado, outubro 25, 2008

A TRÁGICA HISTÓRIA DE ELOÁ E LINDEMBERG

LEIA NO RODAPÉ DESTA PROVÍNCIA TODOS OS PASSOS DA MENINA SEQÜESTRADA E ASSASSINADA EM SANTO ANDRÉ, SEU RELACIONAMENTO COM LINDEMBERG E O VACILO DA MÃE EM NÃO DENUNCIÁ-LO À POLÍCIA QUANDO ELOÁ LEVOU UM SOCO NAS COSTAS E CAIU. O PAI DA MENINA, FORAGIDO, IMPEDIU A DENÚNCIA. NO CATIVEIRO, O SEQÜESTRADOR DISSE QUE IA MATAR NAYARA, A CONSELHEIRA SENTIMENTAL DE ELOÁ, COMO ELE DIZIA.

ATHOS VENCE FÁCIL O DEBATE DA INTERTV

Por Juarez Heleno Campos
Um guerreiro talentoso é aquele que não apenas vence, mas que prima por vencer com tranqüilidade.
A frase acima, dita há mais de 2 mil anos pelo chinês Sun Tzu, sintetiza bem o que foi o debate da noite de ontem, sexta-feira, entre os candidatos a prefeito Athos Avelino - PPS e Tadeu Leite - PMDB. Não ficaram dúvidas: o guerreio Athos venceu pelo talento, pela tranqüilidade e pela firmeza de suas propostas e seriedade no comando. Venceu aquele que transmitiu a melhor imagem e o melhor conteúdo, na análise dos próprios assessores, advogados e jornalistas presentes na InterTV.
"Acrescente-se à tranqüilidade os gestos seguros e a postura de um verdadeiro líder", considerou um dos presentes ao final do embate, enquanto outro, mais experiente, lembrou dos primeiros debates que apareceram na TV brasileira, das eleições presidenciais estadunidenses, no início dos anos 60. "O prefeito Athos foi perfeito. Falou como o Nixon e se apresentou como o Kennedy. Pois manteve a elegância do primeiro e a verve do segundo", sintetizou.
A maior consistência e sinceridade tanto nas perguntas quanto nas respostas foram fundamentais para a vitória de Athos Avelino, que procurava o debate das idéias, enquanto o adversário, demonstrando insegurança e pouca consistência, insistia em agredir e apelar para ataques pessoais. O debate, em suma, transformou-se num embate entre o poder das idéias de Athos, contra a idéia de poder de Tadeu.
O candidato Tadeu Leite enrolou-se na maioria das respostas, como no exemplo da criação da taxa de licenciamento que pesa no bolso de todos os proprietários de veículos, incluindo automóveis, motos, caminhões e até tratores agrícolas, forçando o aumento do custo de vida. Ele chegou a dizer que a cobrança não existe. Um erro grave para o parlamentar que ajudou a criar a despesa e depois de contestá-la em campanha, nada fez para eliminá-la.
O deputado, candidato a prefeito pelo PMDB, também não soube explicar o fato de estar sendo executado em processo movido pela a administração do ex-prefeito Jairo Ataíde, por não pagar o IPTU há 12 anos e, não morando em Montes Claros, manter o mesmo imposto em dia em Belo Horizonte. Igualmente aconteceu em relação às dívidas que deixou e que ainda hoje demanda milhões em despesas, multas e indenizações com o dinheiro público.
Para um dos jornalistas que acompanhavam o debate nas dependências da InterTV, o que distingue Athos Avelino de seu adversário é uma frase: "O candidato do PMDB passa a vida toda preparando-se para ser prefeito e criticando quem ocupa o cargo. Athos passa a vida toda preparando-se para a vida toda. Essa é uma diferença marcante entre um adulto formado, eivado de valores humanísticos, e um político produzido pelo marketing eleitoral, pela demagogia, pela palavra fácil e pela mentira. Athos representa o futuro, o andar para frente. O outro, o passado, o retrógado, o atraso. O maior preparo, as propostas mais consistentes e avanço, não há dúvida, foram de Athos”, conclui.

TADEU TENTA SE LIVRAR DE GIL TAXINHA...

Por Juarez Heleno Campos
O candidato Tadeu Leite se enrolou todo no debate de ontem à noitepromovido pela InterTV. Ao ser perguntado pelo prefeito Athos Avelinosobre como ele explica o fato de ter criticado violentamente, nasúltimas eleições, o então candidato Gil Pereira, apelidando-oinclusive de Gil Taxinha, ou Nataxa e, no entanto hoje está junto como mesmo Gil e não mais critica a taxa e nem fez nada como deputadopara acabar com ela.
A cada tentativa de se explicar, o deputado Tadeu Leite enrolava-se mais,chegando a dizer, inclusive, que tal taxa, que penaliza todos osproprietário de veículos, motoristas de taxis, mototaxistas,caminhoneiros, não existe.Por fim, ao se ver num emaranhado de palavras perdidas, Tadeuconcluiu que a taxa é muito barata, que não pesa no bolso dosmotoristas, de todos aqueles que utilizam seu veículo como trabalho, o ganhapão.
Para completar, o candidato Tadeu Leite ignorou o grave problema,desviando do assunto, e não assumiu compromisso de combater o peso queele ajudou a criar, votando pela sua criação no governo ItamarFranco - PMDB, e como deputado estadual ajudou a aprová-la.

sexta-feira, outubro 24, 2008

NAYARA DIZ QUE DARIA A VIDA POR ELOÁ

A estudante Nayara Silva, de 15 anos, homenageou a amiga Eloá Cristina Pimentel, nesta sexta-feira (24), no site de relacionamentos Orkut.
Eloá morreu na noite de sábado (18) após seu ex-namorado Lindemberg Alves, 22 anos, mantê-la sob cárcere privado por mais de 100 horas. Nayara foi baleada no rosto durante a prisão de Lindemberg, mas foi operada e teve alta nesta quarta-feira (22).
Nayara se identifica agora, em seu perfil no Orkut, com uma foto em que há escrito: "Eloá, te amo".
Ela também escreveu uma declaração de amor para Eloá. "Eu daria a minha vida por ela, mas infelizmente não coube a mim assegurar a vida dela. Mas, eu tenho certeza que a nossa amizade e o nosso amor vai muito além desse mundo. A gente ainda vai se encontrar", diz a adolescente no texto.
"Existe anja mais perfeita que essa?", questiona Nayara após descrever Eloá na homenagem.
"Pois então que 'sorte' a minha, pois essa é a minha anja, a minha estrela-guia, aquela que vai guiar meus passos até quando eu puder ir pra junto dela novamente", conclui a adolescente no texto no Orkut.


NOSSA POLÍCIA PRECISA DE UM CARRO ASSIM

Controlar o tráfego de supercarros pelas rodovias italianas exige uma viatura especial. Para este serviço, a polícia local conta com um Lambroghini Gallardo ano 2004 um tanto rodado. Seu hodômetro acusa 140 mil quilômetros, uma carreira longa para um superesportivo. Mas as perseguições da "Polizia" não podem parar e a marca do touro bufante novamente doou um Gallardo para a força, desta vez o novíssimo LP560-4.

Especialmente configurado para o serviço de patrulha policial, o modelo cedido pela Lamborghini traz o conhecido motor V10 da marca, que em sua nova versão gera 560 cv distribuído para as quatro rodas. Capaz de atingir 327 km/h, a viatura ainda conta com uma sirene aerodinâmica no teto, rádio, GPS, computador com arquivos policiais, câmera de vídeo no pára-brisa e uma maleta com utensílios para primeiros socorros.

O Gallardo Polizia será conduzido por 30 policiais sortudos, entre eles três mulheres. Mas antes de perseguir Ferraris, De Tomasos, Paganis e até mesmo outras Lamborguinis, todos os oficiais passarão por um treinamento especial de pilotagem e cuidados médicos emergenciais lecionados por instrutores da própria marca.

MARIA ESTÁ LOUCA PRA VOLTAR AO CASSETA

Ainda amamentando Felipe, de três meses, Maria Paula está suando para recuperar a boa forma que tinha antes da segunda gravidez. É que ela vai gravar o último "Casseta & Planeta" do ano, um especial que terá também Cláudia Rodrigues, sua substituta na licença maternidade.
- Estou morta de saudades do Projac, contando os dias para voltar. E quero estar bem. Nessa gravidez, engordei 14kg. Na primeira, de Maria Luiza, foram 24kg. Para emagrecer, faço caminhadas diárias com personal trainer. Não posso correr porque o médico me disse que há um risco de o leite secar.
Ela diz que está "apaixonada" pelo bebê. E Maria Luiza também:
- Ela tem um ciuminho, mas nada de mais. Me ajuda muito. E ele é um amor, não dá alteração. É um gato. Estou apaixonada, está difícil de me aturar!

NEM HOMEM DE FERRO RESISTE À LINGERIE

A atriz Gwyneth Paltrow ficou de lingerie para promover o lançamento em DVD de seu último longa, "O Homem de Ferro". As fotos, divulgadas pelo jornal britânico "The Sun" desta sexta-feira 24, trazem a loira exibindo suas curvas em poses sensuais. O filme também conta com Robert Downey Jr. no elenco.

EXPOSIÇÃO MOSTRA EROTISMO NA HISTÓRIA

Uma exposição na cidade austríaca de Krems mostra a evolução da caricatura erótica nos últimos séculos. A mostra reúne cerca de 180 caricaturas de três séculos que mostram como o humor erótico mudou com o passar dos tempos.

Caricatura erótica que está na exposição na Áustria

As obras mais antigas, datadas do século 18, já mostram com bastante ironia e deboche o erotismo e as relações entre homens e mulheres.
"Os desenhos satíricos mostram como a sociedade de cada época via esse tema e quais eram os seus tabus" dizem os organizadores da exposição Erotik in der Karikatur (Erotismo na caricatura).
Uma parte importante da exposição é dedicada à visão feminina das relações homem-mulher, com críticas bem-humoradas ao comportamento masculino.
Outros temas são o amor homossexual, as fantasias sexuais masculinas e o desrespeito explícito ao pudor.
A mostra também explica, em uma sala especial, a diferença entre a sátira erótica refinada e os desenhos pornográficos com temas explícitos.
Os organizadores apontam para o fato de que, muitas vezes, até cartunistas políticos usam uma pitada de erotismo para reforçar impacto cômico de suas obras.
Entre os artistas expostos estão os franceses Jean Jacques Sempé e Tomi Ungerer, o alemão Hans Traxler e o austríaco Manfred Deix.
A exposição Erotismo na caricatura fica em cartaz no museu da caricatura de Krems, na Áustria, até o dia 8 de fevereiro de 2009.

quinta-feira, outubro 23, 2008

TADEU MOSTRA O CRESCIMENTO DE ATHOS

Tadeu hoje à noite, no horário eleitoral: o crescimento do adversário saltou de 34 para 39 por cento
A reta final rumo ao segundo turno das eleições municipais está se caracterizando por uma verdadeira guerra de pesquisas, onde os dois candidatos procuram exibir números que lhe são favoráveis. O fato é que todos os resultados apresentados até agora - que apontam para um empate técnico - exibem o crescimento significativo da candidatura de Athos Avelino – PPS, que terminou o primeiro turno com 32%, e agora se aproxima de Tadeu Leite – PMDB, que obteve 46% dos votos no primeiro turno e, pelos números das pesquisas recentes, pouco avançou além disso.
A mais recente pesquisa do instituto Aprove coloca Athos ligeiramente à frente, com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Tadeu. A partir daí a população passou a conviver com intermitente veiculação de anúncios eletrônicos de um lado e do outro, questionando ou supervalorizando os resultados. Até culminar com a apresentação de outra pesquisa no programa eleitoral do candidato do PMDB, na noite de hoje, quinta-feira. A grosso modo, sem entrar em detalhes nem se referir à margem de erro obrigatória em todas as pesquisas, o peemedebista apresentou estes números do Vox Populi: Tadeu, 52%; Athos, 39%.
(A pesquisa anterior do próprio Vox Populi encomendado pelo ex-prefeito mostrava os seguintes números: Tadeu, 55%; Athos, 34%. O crescimento deste é atribuído à adesão do deputado Ruy Muniz à sua candidatura, a partir do último dia 13).
Como a pesquisa do Vox Populi prevê uma margem de erro de cinco pontos para baixo ou para cima, segundo os números apresentados na TV, Tadeu teria entre 47e 57%; e Athos, entre 34 e 44%, percentuais que, de tão próximos, poderiam ser invertidos com uma oscilação dos votos nulos, brancos e de abstenção, que no primeiro turno somaram em torno de 20%.
Em outras palavras: a decisão não está definida a apenas dois dias da realização do segundo turno em Montes Claros. Outros resultados deverão ser apresentados nas próximas horas. Sinal de que a guerra das pesquisas continua...

PASTOR APARECE NA TV E É IDENTIFICADO POR PARENTES DE VÍTIMAS DE PEDOFILIA

Parentes de vítimas do pastor José Edson Alves Froes, que responde por crimes de pedofilia, o reconheceram durante aparição no programa eleitoral do TRE. Foi o bastante para que procurassem a imprensa para pedir agilidade no julgamento do pastor, que teria molestado cinco crianças, conforme atesta site do TJMG – Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O fato aconteceu na zona rural de Montes Claros, na Fazenda São João, região de Me Livre, conforme o inquérito nº 0433.082.56129-4, que tem origem na 1ª Vara criminal. As crianças A.BT.B., 08 anos; J.C.S.O., 10; M.E.M.S., 08; R.J.S.O., 08; e J.R.A.O. confirmaram que o homem iniciava a sedução pegando em partes intimas de seus corpos, durante o transporte até a escola. O suspeito não foi localizado para falar sobre o assunto.
Segundo relato dos pais das crianças, o crime começou quando o suspeito ganhou uma licitação de transporte escolar. De acordo com Rosa Oliveira, o homem levava os menores da fazenda até o município para as aulas. Ela afirma que nesse percurso ele abusava das crianças. O fato foi descoberto quando os menores começaram a reclamar com os pais.
- Minha filha contou que no percurso até a escola o motorista falava sobre sexo e pegava neles. Ela me disse que o motorista passava a mão nas coxas e nos seios dela e das colegas, dizendo sempre que elas eram lindas. Conversei com a professora que confirmou que o motorista pergunta sempre por minha filha. Fiquei muito assustada e juntamente com meu marido decidimos mudar definitivamente para Montes Claros – afirma.
A criança, segundo a sua mãe, teme, agora, ir à escola, e já não dormia mais sozinha por medo.
- Ela tinha medo de ir para escola e durante a noite não dormia sozinha. Tive que mudar de cidade. O homem usava um rádio modelo PM3 para atrair as crianças e dizia que elas ouviriam música. Como as famílias são simples, isso realmente chamava a atenção delas – afirma.
PROCESSO
O caso foi denunciado por vários pais que ouviram dos filhos a mesma notícia. A decisão de abrir inquérito policial foi de Jovino Barbosa Neto, pai de uma menina de 8 anos, também vítima do pedófilo.
Em seguida, outros pais perderam o medo e também fizeram mesma denúncia. Maria Aparecida Teixeira, Alfeu Gonçalves de Oliveira, Valnice Celestino da Silva Gomes afirmam que seus filhos também foram vítimas.
O caso está sendo analisado e chegou ao conhecimento da justiça em 30 de setembro desse ano, mas o ministério público ainda não denunciou o suspeito. As famílias de todas as vítimas querem justiça e aguardam a decisão do juiz, que não se pronunciou sobre o caso.

MATA URSO COM FLECHA PARA SALVAR FILHO

Ron G. Leming, de 62 anos, aparece em foto com o urso de mais de 220 kg que ele diz ter matado com uma flechada no parque Washakie Wilderness, no estado americano do Wyoming, em 12 de setembro. O urso atacou seu filho, Ron j. Leming, quando os dois estavam caçando alces próximo ao Rio Shoshone. A flechada do pai evitou que o filho fosse morto. Mais de um mês depois, eles voltaram às caçadas.

JAPÃO TEM PRIMEIRA GUEIXA TRANSEXUAL

Um ex-funcionário do alto escalão do Ministério da Defesa britânico se tornou a primeira gueixa transexual. Mary Murdoch, que nasceu Malcom Murdoch, tem 70 anos e conseguiu a façanha depois de convencer as autoridades da tradicional cidade de Kyoto que preencheria todos os pré-requisitos de uma gueixa.
Com a permissão, Mary pôde se vestir com os quimonos típicos e usar a pesada maquiagem que apenas as gueixas podem exibir. A decisão causou surpresa, pois apenas mulheres podem receber a permissão, e Mary ainda não realizou a cirurgia para mudança de sexo. Ela, no entanto, toma hormônios, que deram traços femininos a sua expressão.
Ela conta que conseguiu persuadir as autoridades japonesas depois de mostrar o nome feminino no passaporte. As autoridades da Organização Nacional do Turismo, que emite a autorização para turistas, disseram, no entanto, que as regras para transexuais se vestirem de gueixas vão ser verificadas.
É melhor que as autoridades japonesas se apressem para estipular os limites, porque Mary Murdoch afirma que vai organizar excursões de transexuais ingleses para conhecer o universo misterioso das gueixas.

AS MAIS BELAS IMAGENS DA MATA ATLÂNTICA

A Fundação SOS Mata Atlântica anunciou nesta quarta-feira o resultado da quarta edição de seu concurso de fotografia. Há imagens de fotógrafos amadores e profissionais com registros de paisagens, áreas devastadas e animais. Celso Margraf, de Ponta Grossa (PR), foi o vencedor com a imagem “Mico-leão-de-cara-preta (leontopithecus caissara), um primata endêmico da Mata Atlântica”. A foto foi feita na Ilha do Superagui, em Guaraqueçaba, no Paraná. Como prêmio, ele embolsou R$ 5 mil.

O segundo lugar, com prêmio de R$ 3 mil, foi para Alex Sandro do Amaral Uchôa, de Fortaleza (CE), com a imagem “Harmonia”, registrada nas Cataratas do Iguaçu/PR.

João Guilherme Sanders Quental, do Rio de Janeiro (RJ), foi o terceiro colocado, R$ 2 mil, autor da imagem “Dança dos Tangarás”, feita no Garrafão, Teresópolis/RJ.
Entre os jurados estão os fotógrafos Fabio Colombini e Clayton Ferreira Lino, o biólogo Luís Fábio Silveira, e os publicitários Keka Menezes e Plínio Bocchino.

LIVRO É UM DESAFIO PARA OS ROQUEIROS

“Bota tudo num liquidificador e chama de rock’n roll”. É assim que Rita Lee define o ritmo que ela ajudou a popularizar no Brasil nas décadas de 60 e 70. A frase está na abertura do livro Que rock é esse? A História do Rock Brasileiro contada por alguns de seus ícones, lançado nesta semana pela Editora Globo, a mesma que publica a revista Época.
O livro é derivado de uma série exibida pelo canal a cabo Multishow. Os programas tinham a apresentação do músico Beto Lee e contavam a história de cinco décadas de rock no país. Na versão para o papel, foram acrescentados uma linha do tempo – que ajuda o leitor a se situar sobre o que estava acontecendo no país e no mundo –, rankings dos melhores shows e discos, além de textos do ex-VJ e apresentador Edgard Piccoli.
Os convidados do programa que tiveram seus depoimentos transcritos para o livro dispensam apresentações. Todos fizeram e ainda fazem a história do rock brasileiro. Além de Rita Lee, tem Nelson Motta, Lobão, Lula Santos, Fê Lemos (Capital Inicial), Frejat, Evandro Mesquita, Samuel Rosa, Gabriel O Pensador, Pitty, Dinho Ouro Preto e Edgard Scandurra.
Os convidados que dão a sua visão sobre os fatos e personagens como se estivessem debatendo entre si, como em uma roda de amigos.
Rita Lee, por exemplo, cita o Tropicalismo como o grande movimento do rock brasileiro. “Para os MPBs xiitas, aquilo era um sacrilégio”. Lulu Santos cita 'a alegria irreverente' de Os Mutantes e Evandro Mesquita, os Novos Baianos.

Cazuza: o poeta representa a geração roqueira dos anos 80

O livro também é um tributo a alguns dos grandes nomes que já morreram. "Cássia Eller foi tão boa quanto a melhor cantora do Brasil, Elis Regina”, afirma Nelson Motta. “Show relax para Cazuza não existia. Ele entrava e começava a gritar no microfone. Já acabava com a voz antes de o show começar”, relembra Frejat.
O livro também flagra os artistas discutindo os rumos da indústria da música em tempos de pirataria e propagação de conteúdo pela internet. Frejat chama a atenção para a extensão da 'crise'. "A indústria da música nunca passou por um momento de transição tão longo". Pitty minimiza os motivos para preocupação. “Isso não quer dizer que a música vai morrer”.
Rita Lee, escaldada por anos e anos de relacionamento com gravadoras e empresários, é mais radical: "Eu fico com os piratas. Já sofri muito em mão de gravadora, enchi. A tendência é baixar tudo [da internet]". Rita arremata a conversa de um jeito nada sutil. "Quer dizer, nem sei se é para vender [as músicas], acho que vai ficar conhecendo a música. Estou feliz que as gravadoras estão se f... Já era tempo". É o bom e velho rock’n roll.

TÃO BONITINHA E TÃO COMPLICADINHA...

A norte-americana Lindsey Evans, de 18 anos, não é mais a dona da coroa de Miss Louisiana Teen. Ela se envolveu em dois acontecimentos neste final de semana que, segundo a RPM Productions, são incompatíveis com a imagem que uma Miss deve ter.
Lindsey e as amigas deixaram um restaurante sem pagar a conta de US$ 46,07. Logo depois, ela voltou para buscar a bolsa que havia esquecido, mas foi surpreendida pela polícia. Na bolsa da Miss havia uma quantidade não revelada de maconha.
"Devido a acontecimentos recentes, Lindsey foi afastada de suas obrigações como Miss Louisiana Teen 2008", afirmou Paula Miles, presidente da RPM, em comunicado enviado ao site "TMZ".

NAYARA CONTRADIZ POLÍCIA SOBRE TIROS

A jovem Nayara Silva, de 15 anos, declarou à polícia nesta quarta-feira (22) que não houve um tiro no apartamento onde era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos, minutos antes da invasão do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de acordo com o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos. O seqüestro acabou com a morte de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, ex-namorada de Lindemberg.
Durante entrevista concedida na sexta-feira (17), ainda no conjunto residencial onde o seqüestrador manteve as jovens reféns, o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, coronel Eduardo José Félix, disse que a polícia só invadiu o local após ter ouvido um tiro.
A jovem relatou que Lindemberg fez um disparo em direção ao teto entre 15h e 16h de sexta, em “um momento de nervosismo”, ainda segundo o delegado. Depois da invasão, ela se recorda de dois tiros, mas não relatou nenhum outro ocorrido instantes da ação policial. "Hoje, a Nayara afirmou taxativamente que não houve esse tiro", disse o delegado seccional. Nayara prestou depoimento nesta quarta-feira no Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, após receber alta.
O coronel Eliseu Leite de Moraes, da Polícia Militar, disse que todas as circunstâncias da invasão serão apuradas. “Isso [o tiro] por si só não é o fator primordial. O que determina uma invasão é um risco insuportável e uma possibilidade de sucesso. A finalidade do IPM (inquérito policial militar) é trazer a verdade e nós também queremos saber o que exatamente aconteceu”, afirmou.
Nayara foi ouvida pelo delegado responsável pelo caso, Sérgio Luditza, e pelo promotor Antonio Nobre Folgado. Psicólogos, integrantes do Conselho Tutelar, a mãe da jovem e o advogado contratado pela família, Ângelo Carbone, acompanharam o depoimento.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Foi sepultado no final da tarde desta quarta-feira, no Cemitério Jardim da Esperança, de Montes Claros, o escritor, advogado e poeta Reivaldo Canela, imortal da Academia Montes-clarense de Letras. Filho do legendário poeta Cândido Canela, Reivaldo deixa a viúva Shirley e os filhos Rosângela, Frederico, Marcos e Rosana.

LEIA HOMENAGEM A REIVALDO CANELA, À DIREITA

ATHOS: EMPATE EM PESQUISA DO GOVERNO

Durante pronunciamento feito no final da tarde desta quarta-feira, em reunião com profissionais da educação na residência do deputado estadual Ruy Muniz –DEM, o prefeito Athos Avelino - PPS afirmou ter recebido informação de que pesquisa realizada a pedido do governo do estado apresenta resultado compatível com o da pesquisa do instituto Aprove: empate técnico entre ele e o também candidato a prefeito no segundo turno, Tadeu Leite. O prefeito que busca a reeleição não apresentou números, alegando que a pesquisa oficial só será divulgada nas próximas horas, mas pediu o esforço de todos os presentes para que o ajudem a assegurar a vitória:
- Vai ser uma disputa muito apertada e, para isso, preciso do apoio de todos vocês, formadores de opinião.
Na pesquisa do Aprove, Athos figura com 50,9% da intenção de votos contra 49,1% de Tadeu, se as eleições para o segundo turno fossem realizadas hoje.
Nas suas contas, o resultado do primeiro turno apresentou os seguintes números absolutos: de 225 mil eleitores aptos foram apurados cerca de 180 mil votos. Tadeu teve 83 mil; Athos, 58 mil; Ruy, 35 mil; Tiago Nascimento - Psol, 4 mil.
- Isto significa que 97 mil eleitores não votaram em Tadeu, acabando com o seu sonho de vencer no primeiro turno. Cabe a nós, agora, irmos atrás não só desses votos, como dos 45 mil que deixaram de votar ou que votaram em branco e anularam seu voto. E esta conta fica mais fácil ainda com a soma dos votos obtidos por Ruy Muniz e por Tiago, que estão do nosso lado no segundo turno.

VAI CAIR MAIOR PONTE DE MADEIRA DO MUNDO

Segundo o prefeito de Alenquer, os pescadores ainda conseguem passar com barcos sob a ponte que construiu

Uma ponte de 360 metros, que pode ser a maior feita inteiramente de madeira em todo o mundo, é alvo de disputa judicial no interior do Pará e, segundo o Ministério Público Estadual, pode até ser derrubada caso fique comprovado que causa danos ambientais.
A ponte se localiza no município de Alenquer, a cerca de 700 quilômetros de Belém, e foi construída pela prefeitura sobre o Rio Curuá, como parte da rodovia PA-254. O prefeito da cidade, o médico Cleóstenes Farias, é o primeiro a reivindicar para a obra o título de “maior do mundo”. “Pedi para fazerem uma pesquisa e não encontramos ponte maior. Há uma comparável no Canadá, mas ela é parcialmente feita de concreto”, orgulha-se. Ele pretende inscrever a ponte para constar em um livro nacional de recordes. “Seria o caminho para depois entrar no Guinness Book” explica, acrescentando tratar-se de “uma ponte muito linda”.
A obra é alvo de ação civil pública por falta de estudo de impacto ambiental. O Ministério Público Estadual requisitou documentos ambientais que comprovem que ela pode permanecer no local. O caso foi informado ao Globo Amazônia por um leitor que condena sua construção. O promotor do MPE do Pará Danyllo Colares, que atualmente acompanha o caso, afirma que a prefeitura tem até a primeira semana de novembro para apresentar o estudo, do contrário será multada e terá de pagar a uma empresa para que o realize. De acordo com Farias, todos os documentos foram entregues. “Pedirei multa pelo atraso na entrega do relatório”, adverte o promotor, ao reafirmar que a documentação não foi apresentada.
O antecessor de Colares em Alenquer pediu liminar para interromper a obra antes que fosse concluída, mas quando a Justiça emitiu decisão a respeito, ela já estava pronta. Farias confirma que acelerou a construção para evitar a paralisação por ordem judicial. “Soube que tinha uma ordem judicial para fiscalizar a ponte no dia 20 de abril. Então a inaugurei no dia 19”, conta.
De acordo com Colares, por ser muito baixa, a ponte pode ter prejudicado populações ribeirinhas, já que não conseguem mais passar de barco pelo local. A regularidade da procedência da madeira usada em sua construção é outra questão que precisa ser esclarecida. “Na Amazônia temos madeira para dar e vender, então pudemos fazer essa ponte”, argumenta Farias. Ele explica que a empresa que executou a obra recebeu madeira doada por moradores da região, que assinaram autorizações para que árvores fossem extraídas de suas propriedades. Em troca, a prefeitura faria melhorias em estradas da região. “Ela é 100% de maçaranduba. Essa madeira, se botar na água, daqui a mil anos ela ainda está normal”, conta o prefeito. “Você pode encher a ponte de ponta a ponta de caminhão, que ela não cai”, garante, destacando que a construção ainda possui uma ciclovia.

A construção de 360 metros foi erguida com madeira doada pela comunidade, segundo o prefeito de Alenquer. O Ministério Público questiona sua origem

CONHEÇA A NOVA RAINHA DA PENITENCIÁRIA

A 5ª edição do concurso Miss Primavera foi realizada nesta terça-feira (21) no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande. Doze detentas participaram do evento, na quadra de esportes da unidade.
A vencedora foi Daiane Soares da Motta, de 19 anos. O concurso foi promovido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Durante o evento, as candidatas desfilaram de roupa social, maiô e traje de festas. Os intervalos eram animados por apresentações culturais como dança do ventre e a dança da fita.
As três primeiras colocadas ganharam roupas, sapatos e kit maquiagem. A melhor torcida recebeu um kit higiene como prêmio.

JACARÉ APARECE BEM NO CENTRO DA CIDADE

Um jacaré apareceu em um rio poluído de Joinville (SC), na terça-feira (21). No centro da cidade, o animal chamou a atenção. Ele saiu da água, foi para a lama, e, depois, para o rio. O jacaré, apelidado de Fritz, tem aproximadamente 1,5 metro de comprimento.

COMO PINTAR USANDO CARRINHOS DE CORRIDA

Lewis Hamilton está prestes a tornar-se maior do que nunca na Grã-Bretanha, e isso em virtude de um artista louco por carros que pinta dirigindo carrinhos de controle remoto por sobre uma tela.
Nesta semana, o artista Ian Cook, de Birmingham, tem manobrado os carrinhos por uma superfície de 8 por 12 metros a fim de criar um retrato gigantesco da atual estrela da McLaren, de 23 anos, que pode se tornar o mais jovem campeão da Fórmula 1 em todos os tempos.
A imagem, encomendada pela Reebok, patrocinadora de Hamilton, deve ficar em exibição à sombra da Tower Bridge, em Londres, de 29 de outubro até depois do Grande Prêmio do Brasil, no dia 2 de novembro, que decidirá o campeonato deste ano.
Quando regressar à Grã-Bretanha, Hamilton pode ser recebido como o primeiro piloto negro a conquistar o título da principal categoria do automobilismo mundial. Ele está 7 pontos à frente de Felipe Massa, da Ferrari, e precisa apenas de um 5o lugar em Interlagos para sagrar-se campeão.
A técnica de Cook serve-se de uma das paixões de infância de Hamilton, que venceu competições de carrinho de corrida por controle remoto antes de começar a pilotar karts.
"Essa idéia começou a ser desenvolvida no Natal, quando recebi um carrinho por controle remoto da minha então namorada e ela me disse: 'Não vai me levar o carrinho para o estúdio e pintar nele'," contou o artista à Reuters.
"E eu pensei: - Olha que boa idéia."
Segundo a Reebok, a imagem pode cobrir a fachada de um prédio de três andares.
Cook, que se inspira nas instalações de Michael Landy e que cunhou o termo "popbang" para definir seu estilo de "desenhos com carros", inclui entre seus trabalhos uma escultura feita com carrinhos de sua infância.
Ele disse ainda possuir cerca de 40 carrinhos a sua disposição, incluindo uma Mercedes-McLaren SLR, com a roda modificada para realizar as pinturas. Cada veículo possui velocidades e características distintas.

terça-feira, outubro 21, 2008

DEU NO JORNAL: ATHOS EMPATA COM TADEU

NOTÍCIA VEICULADA PELO JORNAL HOJE EM DIA QUE ESTÁ NAS BANCAS:

  • Girleno Alencar
  • Sucursal
MONTES CLAROS - O prefeito Athos Avelino (PPS), candidato à reeleição, ganhou força na reta final e está agora tecnicamente empatado com seu adversário, o deputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB), de acordo com pesquisa do Instituto Aprove Projetos e Pesquisas, divulgada ontem à tarde, em Montes Claros. Athos aparece com 50,9% na pesquisa estimulada, contra 49,1% de Luiz Tadeu Leite. Na pesquisa espontânea, Athos está com 50,6%, e Tadeu Leite, 49,4%. Porém, como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de outubro, registrada sob o número 1.085/2008 e autorizada, para publicação, pelo juiz Antônio Adilson Salgado Araújo, da 317ª zona eleitoral. Ela foi contratada por um jornal local, editado pela JN Artes Gráficas. É a primeira vez, nesta campanha, que uma pesquisa mostra ligeira vantagem do prefeito Athos Avelino.
Na tarde de ontem, Luiz Tadeu Leite ironizou os resultados. Segundo ele, trata-se de uma "peça de ficção, fora da realidade”. Tadeu Leite afirma que esperava alguma manipulação de pesquisa, pois seus adversários "estão desesperados”. Ele garante que está com 21 pontos na frente, conforme pesquisa do Instituto Vox Populi, registrada sob o número 1.083/2008.
A pesquisa do Instituto Aprove mostra, na pesquisa espontânea, 5,8% de eleitores indecisos, sendo que 1,4% não responderam. Depois de mantidos somente os votos válidos, Athos Avelino ficou com 50,6% e Tadeu Leite com 49,4%.
Na pesquisa estimulada, indecisos totalizaram 4,3%, e 0,8% não responderam. Mantendo os votos válidos, Athos Avelino ficou com 50,9% e Tadeu Leite com 49,1%. O índice de rejeição, mostra Tadeu Leite com 36,4% e Athos Avelino com 27,8%.
APOIO A LULA GERA CONTROVÉRSIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo da troca de farpas entre os candidatos Athos Avelino e Luiz Tadeu Leite no primeiro debate do segundo turno, em Montes Claros, transmitido pela TV Geraes, emissora da Rede Educativa, na noite de domingo. Os dois candidatos ficaram discutindo se tinham ou não apoiado o presidente Lula na sua reeleição.
Tadeu Leite explicou que, em princípio, tinha decidido apoiar o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), e divulgou esta informação pela Imprensa. Depois, refez sua decisão, quando recebeu telefonema do vice-presidente José Alencar (PRB).
O debate foi marcado pelo clima tenso, pois os dois candidatos só se cumprimentaram quando entraram no estúdio da emissora. Depois, com a troca de farpas, seus assessores até chegaram a discutir. Os candidatos sairam sem se cumprimentarem.
As acusações eles foram intensas: Tadeu Leite disse que Athos Avelino não ouve o povo e teria fechado seu gabinete à população. Athos rebateu, alertando que pesquisas de opinião podem trazer surpresas, como nas últimas eleições, quando previram vitórias que não ocorreram. Avelino citou ser o único com ficha limpa, pois seu adversário teve o nome indicado em lista divulgada pela Associação dos Magistrados do Brasil.
A resposta de Tadeu Leite é que foi inocentado em quase todos os casos e que seu adversário também tinha ação de improbidade administrativa, pois todos gestores municipais sempre responderão a processos.
Tadeu criticou a liberação de diversos recursos federais, que não foram utilizados, como R$ 7 milhões para a Avenida do Centro de Convenções e R$ 5 milhões dos córregos Vargem Grande e Bicano. Athos Avelino o acusou de desconhecer a cidade, pois as obras estão sendo executadas.

ESTAS SÃO AS PRINCESAS DA OKTOBERFEST

As beldades da Oktoberfest de Blumenau 2009 já foram eleitas para representar a tradicional festa de Santa Catarina. Vanessa Chacorowski, de 19 anos, conquistou a faixa de rainha na noite de domingo (19).
Jussara Schwanz, de 20 anos, e Bruna Philippi, de 18 anos, foram eleitas como princesas da Oktoberfest 2009. O ator Erik Marmo foi o mestre de cerimônias do evento.
A realeza da Oktoberfest 2009 vai representar e divulgar a festa pelo país durante o próximo ano. Após a escolha, o ator Erik Marmo aproveitou para conhecer a festa, provar um chope e as delícias da culinária típica alemã.

JOGADOR DO GALO PERDE AÇÃO CONTRA FLU

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu ganho de causa ao Fluminense, por sete votos a seis, num processo movido pelo zagueiro Vinícius. O jogador entrara com um recurso pedindo uma indenização de R$ 20 milhões ao clube, informa o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".
Vinicius Conceição da Silva, que está no Atlético Mineiro desde o ano passado, defendeu o Fluminense em 2002. Vinicius tem 31 anos e foi revelado pelo Internacional em 1994.

GISELE BÜNDCHEN TRABALHA ATÉ NA PRAIA

Enquanto os rumores de que seu casamento com o jogador de futebol americano Tom Brady estão cada vez mais fortes, Gisele Bündchen continua querendo saber apenas de trabalho. A top brasileira foi clicada durante uma sessão de fotos na praia de Malibu, na segunda-feira (20). Ainda não foi divulgado para qual veículo ou grife o ensaio foi feito.
Com os cabelos cuidadosamente desalinhados por um ventilador especial, Gisele de desdobrou em poses e olhares para o fotógrafo. Além do figurino areia, que praticamente se confundia com a paisagem local, a modelo teve outra ajudinha para se inspirar: um belo modelo loiro e descamisado dividiu as fotos com ela.
CASAMENTO?
Na segunda-feira (20), a coluna “Page Six” publicada no jornal “New York Post”, informou que Gisele Bündchen e Tom Brady já escolheram o local no qual farão sua festa de casamento, o restaurante Tavern on the Green, em Nova York. Apesar dos indícios de que estaria perto do altar, a brasileira não quis comentar o assunto.

SENDAS: DECRETADA PRISÃO DO ASSASSINO

Recomeçou na manhã desta terça-feira o velório do empresário Arthur Sendas na igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio.
Está marcada para as 11h uma missa de corpo presente e o enterro de Sendas será às 14h no cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul.
Na segunda-feira (20), o governador Sérgio Cabral, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o prefeito Cesar Maia, entre outras autoridades foram prestar as últimas homenagens ao empresário.
Como foi o crime
Arthur Sendas foi morto na madrugada de segunda com um tiro na cabeça, ao atender a porta de casa para um motorista da família. O suspeito confessou o crime, mas alegou que o disparo foi acidental.

Roberto Junior teve sua prisão temporária decretada

Segundo a polícia, Roberto Costa Júnior, de 28 anos, esteve no apartamento de Sendas e, à empregada, disse que precisava falar com o patrão porque o pai, também motorista da família, havia sofrido um acidente. Os dois conversaram por cerca de cinco minutos, quando o tiro foi ouvido e Roberto deixou o local.
Em depoimento, o pai de Roberto negou ter se acidentado. De acordo com a polícia, Roberto passava por dificuldades financeiras e temia perder o emprego com a ida do neto de Arthur Sendas, para quem trabalhava, para os Estados Unidos.
Homenagens
A prefeitura do Rio vai dar o nome do empresário a um complexo viário na Pavuna, no subúrbio da cidade, que integra a Avenida João Goulart (Linha Vermelha) às rodovias Washington Luís, Presidente Dutra e ao Distrito Industrial da Pavuna.
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado.
"Arthur Sendas era um amigo da vida inteira. Era amigo do meu pai e eu sou amigo dos filhos dele. Fiquei muito chocado com a sua morte."

FAZEM TEMPLO COM 1 MILHÃO DE GARRAFAS

Vista do templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, construído com mais de um milhão de garrafas de vidro, na província tailandesa de Sisaket

Tudo no templo budista é feito com as garrafas, dos banheiros ao teto

Mulher é vista dentro do templo feito de garrafas. As fotos, do dia 17 de outubro, foram liberadas nesta terça-feira, 21

MÃE DE ELOÁ DIZ QUE PERDOA ASSASSINO

Ana Cristina Pimentel, a mãe de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, fez um curto pronunciamento durante uma homenagem de amigos durante o velório da adolescente no final da noite desta segunda-feira (20) no Cemitério Jardim Santo André, em Santo André, no ABC. Em sua fala, a mãe afirmou que perdoa o ex-namorado de Eloá, Lindemberg Alves, de 22 anos, e que o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Choque da Polícia Militar não teve culpa no trágico desfecho no episódio em que sua filha permaneceu em cárcere privado por cerca de 100 horas.
"Eu consigo perdoar o Lindemberg. Ele era um garoto agressivo e possessivo. Espero que a justiça seja feita", ressaltou. Em seguida, a mãe de Eloá fez um agradecimento pelo apoio que vem recebendo. "Quero agradecer à população, que está prestando esta homenagem a Eloá e pela solidariedade. E agradecer aos jornalistas também", disse.
Ana Cristina saiu em defesa dos policiais do Gate em seguida. "E quero dizer que o Gate não teve culpa de nada." Antes de finalizar, comentou sobre a perda da filha. "Isso aqui é só carne. Ela está feliz em um lugar muito melhor", encerrou, apontando para o corpo da filha no caixão e sendo aplaudida pelos jovens presentes. Ela deixou o velório por volta das 23h35 desta segunda e deve retornar ao local pela manhã para acompanhar o sepultamento.

segunda-feira, outubro 20, 2008

IVETE JÁ NÃO É MAIS MAINHA. PERDEU O NENÊ

A cantora, que estava na sexta semana de gestação, perdeu o bebê , segundo confirmou Jesus, irmão mais velho e empresário de Ivete Sangalo.
"Sim, infelizmente confirmo", afirmou ele à imprensa na noite desta segunda-feira. A cantora esperava o primeiro filho, fruto do seu relacionamento com o estudante de nutrição Daniel Cady, e havia anunciado a gravidez em seu blog há cinco dias.
Na sexta-feira, 17, Ivete cancelou shows agendados no fim de semana por recomendação médica. Em seu blog, ela contou que estava vomitando bastante e sentindo "uma tonturinha chata". Apesar do repouso, ela acabou sofrendo um aborto espontâneo na manhã de hoje.

SE TIVER MAIS DE 18 E ESPIAR, NÃO DIRIJA...

VEJA NA PROVÍNCIA AS ÚLTIMAS SEM-ROUPA DA PLAYBOY

MAINHA IVETE ESTÁ VOMITANDO DIA E NOITE

Hiperemese gravidica. Essa é a causa do sumiço de Ivete Sangalo. Trata-se na verdade, dos sintomas clássicos da gravidez, como tontura e enjôos, e que tiraram a cantora dos palcos por duas semanas.
“Já sei! Estão preocupados, né? Estou aqui em casa, na minha caminha bem quentinha, obedecendo o doutor que me pediu que ficasse em repouso por conta de uma hiperemese gravidica. O nome é dificil, mas na verdade estou vomitando muito, muitas vezes ao dia, uma tonturinha chatinha, e um enjôo sem fim. Mas está tudo sob controle”, escreveu ela para em seguida agradecer a compreensão das cidade onde faria show neste fim de semana.
“Quero muito dizer que agradeço às cidades onde faria show esse fim de semana. Adoraria não ter que adiar esses shows, mas definitivamente é por um motivo muito especial, pois se não fosse, como é comumente sabido, estaria de pronto fazendo uma coisa que me dá muito prazer. Obrigada a Sorocaba, Franca e Campo Grande, no Rio. Agradeço a compreensão e paciência de todos”, escreveu ela em seu blog.

SAPATO DE STRIPPER VOA E ACERTA CLIENTE

Uma mulher ou namorada brava pode não ser a única preocupação daqueles que visitam clubes de strip tease. Isso é o que mostra um processo aberto nos EUA por Charles Privette, 35, que diz ter sido atingido pelo sapato de uma dançarina de pole dance.
Segundo Privette, o calçado voou durante uma apresentação no dia 14 de janeiro, quebrando o espelho do teto. O homem, que teria sido atingido pelo sapato e também por estilhaços, pede US$ 15 mil de indenização. Ele diz que as conseqüências foram um corte na sobrancelha, dores de cabeça e sangramento no nariz.
O processo aberto no condado de Broward diz que o clube Booby Trap, em Pompano Beach (Flórida), não ofereceu seu serviço de uma maneira segura. O gerente do estabelecimento afirmou que paramédicos foram chamados depois do incidente e que os ferimentos foram pequenos.

VIROU MODA: CLÁUDIA LEITTE ESTÁ PRENHA

O ano ainda não acabou, mas Cláudia Leitte vai fechar 2008 em grande estilo. Foi neste ano que ela iniciou sua carreira solo, que teve pontapé inicial com a gravação do DVD de um mega show feito na praia de Copacabana, no Rio - e que reuniu 700 mil pessoas -, engravidou e ainda firmou a parceria com dois blocos para o carnaval 2009, o Intternacionais, um dos mais tradicionais de Salvador, e o Bloco da Barra.
Mas antes do balanço positivo, Claudia conta nesta entrevista exclusiva ao Ego que passou por dificuldades. Diz que quase desistiu da carreira solo por não receber apoio de pessoas com quem contava, que se assustou quando descobriu a gravidez inesperada e que temeu que isso pudesse atrapalhar compromisso profissionais.
“Fiquei bastante assustada porque foi no início da carreira solo. Tinha compromissos profissionais marcados e não sabia como faria. Mas quando você ouve o coraçãozinho do bebê batendo, acaba tudo, passa o susto na hora”, diz.
Agora, com tudo arranjado, ela só tem olhos para o filho Davi, que nasce em janeiro e que consome todas as suas atenções. Nesse papo, que aconteceu no dia do anúncio da gravidez de Ivete Sangalo, ela também falou sobre a famosa rixa com a baiana, sobre os planos para o carnaval 2009 e sobre sua rotina fora dos palcos.
- Você vai ter bebê um mês antes do carnaval, mas já firmou parceria com dois blocos para o ano que vem. Como vai fazer para cuidar do Davi?
- Já tenho todo um esquema pronto. Ele vai ficar em casa sob os cuidados das duas avós. Comprei uma ordenhadeira e estou tendo instrução para tirar o leite e armazenar. O leite vai ficar em um case que conserva o líquido na temperatura certa. Vou fazer tudo certinho, o melhor para ele.
- É verdade que você comprou um apartamento próximo ao circuito que seus blocos percorre para o bebê ficar mais perto?
- Já tenho esse apartamento em Campo Grande. Uso para descansar durante o carnaval, entre um trio e outro. Ele vai ficar lá, sim, mas não comprei nada agora, não.
- Quando o Davi deve nascer?
- Ele nasce em janeiro. Como quero ter parto normal, ele tem até o dia 20 para chegar. Gostaria muito que ele nascesse no dia 20, que é dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, cidade que amo muito. Estou torcendo para isso.
- Como será o figurino do Carnaval 2009, já que você vai ter acabado de ter neném?
- Quero uma coisa bem leve. Pensei no figurino que a Elis Regina usava quando estava grávida, misturado com o visual da Clara Nunes, que tem aquela coisa despojada, descompromissada, leve. Um figurino bem mãe. Quero algo assim.

TRAFICANTES SE PROTEGEM COM UM TIGRE

O tigre albino foi apreendido pela polícia mexicana durante uma batida numa casa no distrito de Alvaro Obregon, na Cidade do México. O tigre pertencia a um grupo de traficantes de drogas da cidade, e a polícia informa que das quinze pessoas presas na casa, dez eram colombianas.

domingo, outubro 19, 2008

DEU NA ISTO É GENTE DESTE FIM DE SEMANA

FUTSAL DO BRASIL É HEXACAMPEÃO MUNDIAL

A torcida que lotou o Maracanãzinho neste domingo não esperava moleza. E o roteiro não poderia ser mais sofrido. A decisão da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, contra a Espanha, teve tensão, protesto contra os árbitros e, para o azar do Brasil, um joelho esquerdo machucado – do melhor jogador do planeta. Do banco, Falcão não pôde fazer nada além de torcer. Após muito nervosismo, no entanto, o camisa 12 viu um final feliz. Com uma vitória dramática nos pênaltis, após 2 a 2 no tempo normal, a equipe verde-amarela espantou o fantasma da Fúria e voltou ao topo do mundo no futsal.
O título coroa a geração de Falcão, ainda que o craque tenha terminado a partida no banco com uma bolsa de gelo no joelho. Ao fim do jogo, a explosão de alegria na quadra encontrou eco nas arquibancadas. E o Brasil, após 12 anos, pode dizer novamente que é a melhor seleção do planeta.

FAMÍLIA AUTORIZA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A família da estudante Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, autorizou a doação de órgãos da adolescente, que foi mantida refém durante mais de 100 horas pelo ex-namorado, teve morte cerebral confirmada às 23h30 deste sábado (18). Na manhã deste domingo (19), o irmão de Eloá ligou para a diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, dizendo que a família havia dado a autorização.
Segundo a médica, ainda não é possível saber quais órgãos serão aproveitados. "Antes da retirada dos órgãos, há uma série de protocolos e exames", afirmou. Os pais da adolescente ainda precisam assinar a autorização.
A família de Eloá foi informada sobre a morte cerebral da jovem logo após o diagnóstico. Os pais dela receberam atendimento psicológico no próprio hospital.
Rosa Maria Aguiar contou ainda que Nayara Silva, de 15 anos, que também foi mantida refém e ficou ferida, está bem e se recuperando. A previsão é que tenha alta até o meio desta semana. Apesar disso, a diretora descarta que a garota preste depoimento no Centro Hospitar. De acordo com Rosa, Nayara pergunta da amiga, mas ainda não foi informada da morte cerebral.
No sábado, o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, disse que caso haja a doação é possível que a maior parte dos órgãos possa ser aproveitada. “Isso não deve ser encarado pela família como algo oportunista, e sim como um ato de solidariedade”.
Confirmação da morte
A confirmação da morte cerebral de Eloá foi feita a partir de uma série de exames, que foram repetidos com um intervalo de seis horas neste sábado. Entre eles, exames laboratoriais, para analisar a dosagem de gases diluídos no sangue da paciente, exames de reflexos neurológicos e motores e um último, “que constatou a ausência de fluxo sanguíneo pelas artérias cerebrais”, explicou Nepomoceno. “Juntos, realizados em períodos diferentes, e com o mesmo diagnóstico eles confirmam a morte cerebral”.

HAMILTON VENCE. DECISÃO SERÁ NO BRASIL

Com amplo domínio, Lewis Hamilton venceu o GP da China, disputado neste domingo no circuito de Xangai. O inglês da McLaren não deu chance à Ferrari, que usou do jogo de equipe para deixar Felipe Massa na segunda posição. Kimi Raikkonen cedeu o lugar a sete voltas do fim da prova e completou o pódio.
Hamilton voltou a ter sete pontos de vantagem para Massa no campeonato (94 a 87). A decisão da temporada 2008 será realizada no GP do Brasil, no dia 2 de novembro. Por coincidência, o inglês chegou em Interlagos no ano passado com a mesma diferença para Kimi Raikkonen. E o finlandês, após erros do piloto da McLaren e uma ajuda do companheiro, sagrou-se campeão.
Fernando Alonso, que tinha vencido as corridas em Cingapura e no Japão, não conseguiu acompanhar o ritmo da McLaren e da Ferrari. O espanhol da Renault chegou na quarta posição, a 18 segundos de Hamilton. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o quinto, seguido pelo companheiro Robert Kubica. Com este resultado, o polonês deu adeus às suas já remotas chances de título.
O alemão Timo Glock, da Toyota, ficou com a sétima colocação e Nelsinho Piquet, da Renault, completou a zona de pontuação. O brasileiro fez uma corrida tática e adiou ao máximo seu primeiro pit stop. Ele conseguiu ganhar dois postos e mais um ponto no mundial de pilotos.

CINQÜENTÕES QUEREM PARTICIPAR DO BBB

Galera animada, em ritmo de festa e cheia de história pra contar. Se você pensou em jovens, se enganou. No site de inscrições do BBB 9, outra turma tem chamado a atenção de quem diariamente faz aquela visitinha para dar uma força aos candidatos. Aspirantes a brothers e sisters com mais de 50 anos também tentam conseguir um lugarzinho na casa mais vigiada do Brasil.

No site, Soninha, 57, esbanja sensualidade

Quem der aquela espiadinha no site poderá encontrar, por exemplo, o perfil da carioca Sônia Regina Lins Louza, de 57 anos. “Peruaça assumida”, ela adora rir, fofocar com as amigas e pegar a estrada ouvindo música. E diz, sem modéstia, por que merece entrar na casa. “O BBB nunca teve uma pessoa como a vó Soninha. Sou sensual, às vezes chata, alegre e charmosérrima, sou a diferença necessária que o BBB merece”, diz.
Fazendo uma linha mas contida, mas sem perder a empolgação, a também carioca Dulce Menezes Ribeiro, de 51 anos, garante que, para tirá-la do sério, é preciso ser “muito artista”. E abre moderadamente o coração. “Muita gente merece entrar na casa, cada um tem seus desejos e objetivos, mas se é para votar em alguém, eu voto em mim”.
Já a candidata Zenita Com Amor, de 61 anos, diz em seu vídeo que não quer ser famosa, deseja apenas ganhar o prêmio de R$ 1 milhão para ajudar as pessoas: “Eu quero transmitir paz e amor dentro da casa”.

Vaidoso, Getúlio, 57, aposta na sua sabedoria

Também na disputa está Ailton José, de 53 anos, que escreve textos para teatro e acredita que “quem vê os perfis é que deve dizer se ele merece ou não ser um brother”. Na sua página no site de inscrições, ele filosofa. “Sou como o peixe que nada contra a correnteza, para desovar além dos rochedos.” Profundo, não?
Outro que não quer deixar a vaga escapar é o paulista Getúlio Silva, de 57 anos. Ele acredita que a terceira idade “é só um mero detalhe e que a vivência é que traz sabedoria”. “Quero mostrar que um homem não está morto ao completar 57 anos e, sim, que pode contribuir para a formação da juventude." Uau, sr. Silva.
Quer conhecer melhor esses coroas serelepes? Visite o site do BBB. Ainda não tem um perfil? Crie o seu aqui e entre nessa disputa. As inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de outubro.

FAXINEIRA DA CÂMARA AGORA É VEREADORA

Mapa localiza Espumoso, de 14.991 habitantes
A partir de janeiro de 2009, Maria Helena Batista Vilarinho vai trocar a bandeja de café e a vassoura pela caneta e o plenário na Câmara Municipal de Espumoso (RS).
Ela é faxineira na Câmara e no último dia 5 se elegeu vereadora pelo PDT, com 554 votos, a quinta maior votação entre os nove eleitos. O primeiro colocado recebeu 719 votos.
Há 22 anos, Maria Helena, então com 20 anos, entrava na Câmara Municipal pela primeira vez. Era uma das mais novas servidoras públicas da cidade.
Desde então, casou, teve dois filhos e passou por momentos delicados de saúde na família, com o filho mais velho e o marido, que teve que parar de trabalhar.
O atual prefeito, José Parizzotto (PDT), foi quem a convenceu a disputar uma vaga na Câmara.
"Quase todos os partidos me procuraram para que eu saísse como candidata, mas após conversar com o prefeito eu resolvi aceitar”, afirmou.
A partir daí, a campanha foi para as ruas, ela fez um pequeno jingle e conseguiu se eleger à frente até de vereadores que buscavam a reeleição.
"Já vi muitas coisas boas e ruins nestes 22 anos de Câmara”, conta Maria Helena.
"Mas nos momentos de crise, sempre fui uma espécie de calmante. Aparecia com o cafezinho, conversava com os vereadores, alegrava o pessoal”, afirmou ela, que agora não precisará comparecer diariamente à Casa.
Só há uma sessão por semana e ainda passará a ganhar mais do que o dobro. Passará de R$ 700 para R$ 1,9 mil.
“Vai ser melhor, mas eu não vou mudar, não. Vou continuar, inclusive, cantando em festas sempre que me chamarem”, garante ela, que volta das férias no início de novembro. “E até dezembro, vou continuar trabalhando normalmente.”