quinta-feira, outubro 23, 2008

TADEU MOSTRA O CRESCIMENTO DE ATHOS

Tadeu hoje à noite, no horário eleitoral: o crescimento do adversário saltou de 34 para 39 por cento
A reta final rumo ao segundo turno das eleições municipais está se caracterizando por uma verdadeira guerra de pesquisas, onde os dois candidatos procuram exibir números que lhe são favoráveis. O fato é que todos os resultados apresentados até agora - que apontam para um empate técnico - exibem o crescimento significativo da candidatura de Athos Avelino – PPS, que terminou o primeiro turno com 32%, e agora se aproxima de Tadeu Leite – PMDB, que obteve 46% dos votos no primeiro turno e, pelos números das pesquisas recentes, pouco avançou além disso.
A mais recente pesquisa do instituto Aprove coloca Athos ligeiramente à frente, com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Tadeu. A partir daí a população passou a conviver com intermitente veiculação de anúncios eletrônicos de um lado e do outro, questionando ou supervalorizando os resultados. Até culminar com a apresentação de outra pesquisa no programa eleitoral do candidato do PMDB, na noite de hoje, quinta-feira. A grosso modo, sem entrar em detalhes nem se referir à margem de erro obrigatória em todas as pesquisas, o peemedebista apresentou estes números do Vox Populi: Tadeu, 52%; Athos, 39%.
(A pesquisa anterior do próprio Vox Populi encomendado pelo ex-prefeito mostrava os seguintes números: Tadeu, 55%; Athos, 34%. O crescimento deste é atribuído à adesão do deputado Ruy Muniz à sua candidatura, a partir do último dia 13).
Como a pesquisa do Vox Populi prevê uma margem de erro de cinco pontos para baixo ou para cima, segundo os números apresentados na TV, Tadeu teria entre 47e 57%; e Athos, entre 34 e 44%, percentuais que, de tão próximos, poderiam ser invertidos com uma oscilação dos votos nulos, brancos e de abstenção, que no primeiro turno somaram em torno de 20%.
Em outras palavras: a decisão não está definida a apenas dois dias da realização do segundo turno em Montes Claros. Outros resultados deverão ser apresentados nas próximas horas. Sinal de que a guerra das pesquisas continua...

0 comentários: