sábado, abril 28, 2012

SENDO MULHER, A GENTE PERDOA QUALQUER VACILO


ENGENHEIRO FAZ CASA EM CIMA DE ÁRVORE SÓ PARA DOIS

Escondida na montanha de Whistler, no Canadá, a HemLoft é uma casa na árvore em formato de ovo. A casa foi construída pelo engenheiro de software Joel Allen, que também é carpinteiro nas horas vagas. A casa foi projetada para suportar o peso de duas pessoas, além de móveis e utensílios.

MOC: ZÉ FERRO ASSUME LUGAR DE VEREADOR CASSADO

Depois de consultas à Justiça Eleitoral de Montes Claros, a Câmara Municipal empossou na tarde desta sexta-feira, 27, seu mais novo vereador. É José Antonio Ferro, o conhecido Zé Ferro, do PSC, que substitui o Pastor Altemar de Freitas Cardoso, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por infidelidade partidária, ao trocar o PSC pelo PSDB. A posse ocorreu no gabinete do vereador Valcir da Ademoc, do PTB, presidente do Legislativo, com a presença de vereadores e de familiares do novo vereador. Zé Ferro anunciou de imediato adesão à bancada de sustentação da administração municipal, a convite do vereador Athos Mameluque, do PMDB, vice-presidente da Casa.
Ao abrir a reunião, Valcir da Ademoc disse que a Câmara decidiu empossá-lo após consultas à Justiça Eleitoral e constatar que estava apto. O petebista manteve contato com o juiz Richardson Xavier Brant, diretor do Foro Eleitoral, com quem discutiu a questão. Ele desejou boas vindas ao mais novo colega, ao frisar que espera que ele trabalhe em favor do povo. Para Athos Mameluque, Zé Ferro será importante na Câmara, pela sua experiência política, que o ajudará a tomar decisões que reflitam diretamente junto à população. “Zé Ferro respira política”, garantiu, ao convidá-lo para fazer parte da base de sustentação do governo municipal.
Sem esconder a emoção, Zé Ferro confessou que concretiza um sonho de criança, quando entrou para a escola, de conquistar um mandato à Câmara Municipal. Formado em economia pela Unimontes, o novo representante do PSC no Legislativo também participou da política classista na condição de pequeno produtor rural. Ele se comprometeu em corresponder às expectativas dos 1.235 eleitores que o apoiaram nas urnas e que o possibilitaram chegar agora à conquista do mandato. Zé Ferro aderiu à base governista, que agora tem 14 dos 15 vereadores. (Hélio Machado)

sexta-feira, abril 27, 2012

EMBALAGENS DE DROGAS TÊM ROSTOS DE DOIS CRAQUES

Em operação realizada na manhã desta sexta-feira, na favela do Jacarezinho, Rio, policiais do 3º BPM (Méier) apreenderam 548 pedras de crack, que estavam embaladas em pacotes com os rostos dos jogadores de futebol Adriano, do Flamengo, e Jobson, do Botafogo.
Além do crack, foram apreendidos uma pistola de 9 mm, duas granadas, uma bomba de efeito moral, 902 cápsulas de cocaína, 1.018 papelotes de cocaína, 524 trouxinhas de maconha, 41 pedras de haxixe e 15 frascos de loló.
Durante a operação, houve intensa troca de tiros entre policiais e 15 homens que fugiram para a Favela da Xuxa. Dois homens foram baleados. Um foi encaminhado para o Hospital Salgado Filho, no Méier. O segundo não se feriu gravemente e foi levado para a 25ª DP (Engenho Novo), ao lado de outro suspeito. Os demais conseguiram fugir.

BELA DA SEMANA FOGE DA MESMICE ENTRE 4 PAREDES

 
 
 
 
 
 

A Província orgulhosamente apresenta nexta sexta-feira, 27, o ensaio de Débora Juliana, natural da cidade de Cascavel (PR). A modelo de 25 anos mantém o corpo em forma com dieta balanceada, caminhadas e musculação três vezes por semana. Corajosa, sensual e determinada, a paranaense quer agora apostar na carreira de modelo para um dia realizar o sonho de visitar Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Para fugir da mesmice entre quatro paredes, Débora prefere homens românticos e que tenham atitude. Quando questionada sobre a realização de fantasias sexuais masculinas, a loira respondeu simplesmente que “nunca precisaram pedir...” 
Os créditos são do fotógrafo Rodrigo Vipych, de Bella da Semana.

MORRE MULHER QUE SE ALIMENTAVA APENAS DE LUZ

Uma mulher que vivia no Leste da Suíça e que achava que poderia sobreviver se alimentando só de luz foi encontrada morta. Anna Gut estava com 50 e poucos anos quando assistiu, em 2010, a "In the beginning there was light", um documentário em que dois homens garantiam se manter vivos apenas com a luz: o antropólogo suíço Michael Werner, de 62 anos, e o yogi indiano Prahlad Jani, de 83. 
Werner diz que vive dessa maneira desde 2001. Jani é mais radical: nenhuma comida inerida há 70 anos.
A suíça também se orientou por um livro da australiana Ellen Greve, que diz viver do "ar eterno". E então Anna iniciou o processo: não comeu nem bebeu nada por uma semana. Ela ser livrou até da saliva.
Nas duas semanas seguintes ela passou a tomar água, mas já estava bem fraca, para preocupação dos filhos, que não moravam com Anna. 
A mulher decidiu seguir em frente com a 'fotossíntese'. Um dia os filhos a encontraram morta em casa, noticiou o site The Local.

BICHO ESTRANHO ENCONTRADO EM PRAIA DA CALIFÓRNIA

 
Uma criatura estranha encontrada na costa de Seal Beach, no estado da Califórnia (EUA). Americana Karen Summers se deparou com o animal enquanto caminhava na praia, segundo reportagem da emissora de TV "KTLA".
Karen avisou os funcionários do Departamento de Obras Públicas, que também não souberam identificar a criatura.
A descoberta foi comparada ao "famoso monstro" de Montauk (animal estranho que foi encontrado em uma praia em Montauk, no estado de Nova York, em 2008).

INGLÊS OPERA GAROTO COM TARTARUGA NAS COSTAS

Graças a um cirurgião inglês, o jovem colombiano Didier Montalvo, de apenas seis anos de idade, se livrou de uma marca de nascença gigante, que cobria suas costas e lhe rendeu o apelido de “garoto tartaruga”.
Conhecida como nervo melanocítico congênito, a marca de nascença afeta cerca de um em 20 mil recém-nascidos. Além do aspecto físico, ela trouxe também danos a confiança de Didier, que foi proibido de frequentar a escola, uma vez que os moradores de sua aldeia temiam que ele tivesse sido amaldiçoado por “forças do mal”.
Por ser pobre, a família do garoto não tinha condições de arcar com uma cirurgia. Mas eles contaram com várias doações, após a história de Didier chegar a um jornal local. A operação foi realizada pelo cirurgião Neil Bulstrode, do hospital Great Ormond Street, em Londres.
Ao jornal britânico Mirror, o doutor afirmou que foi a marca pior coisa que já viu. “ Quando eu vi fotos dele, um dos meus primeiros sentimentos foi que se pudéssemos removê-la, íamos melhorar sua qualidade de vida. Seu caso o pior que eu já vi, devido ao tamanho e o volume da lesão”, avaliou .

NOIVA DIZ EU TE AMO COM VÉU DE 520 METROS E 20 DAMAS

A chinesa Li Kuo arrumou uma forma bem curiosa, e grandiosa, de dizer “Eu te amo” para o seu noivo, Xie Tao, durante o casamento deles, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei. Ela usou um vestido de noiva que tinha um véu de 520 metros e precisou ser carregado por 20 damas de honra. Tudo porque, no idioma local, a pronúncia dos números 5, 2 e 0 têm o mesmo som das palavras “eu”, “amo” e “você”.
Sem contar para o futuro marido, a noiva encomendou o véu com uma empresa de Pequim, que demorou três meses para terminar a cauda do vestido.
— Eu queria dar uma surpresa a ele e fazer o casamento realmente especial — disse Li Kuo, de 25 anos.
Xie Tao, de 27 anos, amou a surpresa, mas confessou que foi difícil se acostumar com a gigante cauda do vestido.
— Eu queria pegar o véu, só que ele pesa mais de 48 quilos! Mas ficou ficou muito bonito na minha linda noiva — disse Tao, de acordo com o site “Croatian Times”.

quinta-feira, abril 26, 2012

JORNALISTA TRANS DE 1 METRO E 80 EXIBE PRÓTESES

A modelo transexual Carol Marra, de 24 anos, exibiu pela primeira vez as protéses de silicone de 240 ml recém colocadas no "Minas Trend Preview", evento de moda que aconteceu ontem, quarta-feira, em Belo Horizonte. Carol, que ainda não se submeteu a cirurgia de troca de sexo, desfilou com um maiô feito exclusivamente para ela. Jornalista de formação, a modelo de 1m80 e 56 kg,  é a primeira repórter transex do programa "Mulheres" da TV Gazeta.
À revista EGO, Carol contou como foi se assumir transexual.
- Como era sua vida antes de ser modelo?
- Sou jornalista de formação e trabalhava como produtora de moda até ser convidada para posar e desfilar por causa do meu rosto andrógeno, que tenho desde criança. Quando era pequena me tratavam como menina e minha mãe precisava dizer que eu era filho e não filha.
- Quando você assumiu que era transexual?
- Foi um processo muito doloroso. Não entendia o que era. Não era mulher, não era homem e sentia atração pelos namorados das minhas amigas. Só consegui ter minha primeira experiência sexual aos 22 anos. Antes, me apaixonei por um rapaz. O conheci num réveillon em Jurerê Internacional, mas não tive coragem de dizer quem eu era. Viajei até São Paulo para revelar a minha identidade e quando passamos por um lugar onde havia travestis, ele teve uma atitude tão preconceituosa contra eles que fui embora e sumi de sua vida.
- Ele trabalhava em quê?
- Ele é jogador de futebol e deve ter descoberto a minha identidade recentemente, quando comecei a aparecer na mídia. Desde então, me deletou do Facebook.
- Você tem vontade de fazer cirurgia de mudança de sexo?
- Tenho, mas ainda não tive tempo. Para falar a verdade, acho que ser mulher está além de uma vagina. É algo muito mais abrangente.
- Como seus pais encararam sua mudança?
- Meus pais são funcionários públicos federais. Me afastei deles para fazer a cirurgia de colocação do silicone nos seios (ela tem 240 ml) e nesse desfile foi a primeira vez que me viram como mulher. Estavam na plateia e só de lembrar tenho vontade de chorar, de tanta emoção. Enquanto todos pensavam que eu ia acabar numa esquina, me prostituindo, reverti o preconceito e hoje mostro que posso estar lá num outdoor de moda. (Luciana Tecidio)

SETE PARTEIRAS FICAM GRÁVIDAS AO MESMO TEMPO

Uma maternidade em Ashington (Inglaterra) vive um baby-boom. Mas as pacientes grávidas são exatamente as suas parteiras. 
Sete parteiras ficaram grávidas ao mesmo tempo e três delas já deram à luz. 
Além das parteiras, uma consultora e uma secretára da maternidade também estão grávidas, contou o  jornal The Sun
O baby-boom se tornou atração no hospital. Todos agora se perguntam quem será a próxima a engravidar...

SÓ FALTAVAM CINZAS DE CHICO ANYSIO EM MARANGUAPE


UMA SERENATA PARA VOCÊ, NA VOZ DE CARLY SIMON


quarta-feira, abril 25, 2012

MELHOR BUMBUM DO BRASIL EXPLODE PAIXÕES E EMOÇÕES

 
 
 
 
 
 
 
 
 

VEXAME DUPLO TIRA FINAL DO SÉCULO DA ESPANHA

A Espanha sonhou com a final do século na Liga dos Campeões da Europa e acordou com o gosto amardo de uma dupla eliminação. Um dia depois do Barcelona cair em casa diante do Chelsea, inclusive com Messi perdendo pênalti, nesta quarta-feira foi a vez do Real Madrid dar adeus à competição na outra semifinal. Após vitória por 2 a 1 no tempo normal, devolvendo o placar sofrido na partida de ida, e uma prorrogação sem gols, a equipe de José Mourinho fez vergonha na disputa de pênaltis: Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos perderam suas cobranças, e o Bayern de Munique calou o Santiago Bernabéu vencendo por 3 a 1 e garantindo sua vaga na decisão. No dia 19 de maio, a equipe alemã vai receber o Chelsea em seus domínios, no estádio Allianz Arena, em Munique.
O início não poderia ter sido melhor para o Real Madrid. Logo aos seis minutos, Cristiano Ronaldo abriu o placar cobrando pênalti, após toque de mão de Alaba em chute de Di María, resultado que já era suficiente para a classificação. Depois de dois sustos - Robben perdeu boa chance aos oito e Casillas salvou arremate de Mario Gómez -, a torcida merengue voltou a comemorar aos 15 com outro gol do atacante português, que recebeu de Ozil e chutou com precisão para vencer o goleiro Neuer.
O time alemão começou então a pressionar os donos da casa. Mário Gómez e o brasileiro Luiz Gustavo já tinham arriscado, sem sucesso, até que o luso-brasileiro Pepe resolveu ajudar, derrubando Gómez na área. O goleiro Casillas até acertou o canto mas não impediu o gol de Robben, aos 27 minutos. O jogo ficou equilibrado até o intervalo, com chances dos dois lados.
Na segunda etapa, logo aos dois minutos Lahm cruzou da direita e Mario Gómez subiu para cabecear forte, com perigo para o gol de Casillas. A resposta do Real Madrid aconteceu aos 10, num chute de Benzema da entrada da área. O goleiro Neuer saltou e fez grande defesa. Já com Kaká no lugar de Di María, o Real tentou pressionar a partir dos 30 minutos, mas não chegou a criar uma oportunidade clara contra o gol de Neuer. Quem esteve mais perto de marcar foi o Bayern: Mário Gómez recebeu de Robben sozinho na área, mas se atrapalhou e permitiu o corte da zaga, aos 42 minutos.
Na prorrogação, o Real continuou melhor, embora sem ameaçar o gol alemão. Aos seis minutos do segundo tempo, Kaká recebeu na área, dominou no peito mas perdeu o tempo para chutar, na chance mais perigosa dos espanhois.

PERDER GOL FEITO NÃO É PRIVILÉGIO DE MESSI E KAKÁ


MULTADO POR CARREGAR MULHER SEM CAPACETE. NUA

Um motociclista que levava uma mulher nua na garupa de sua moto foi multado pela polícia em Constanta, na Romênia, porque a jovem estava sem capacete, item de segurança obrigatório no país. Após a infração, a mulher colocou o capacete e o casal foi liberado pelo agente. A cena foi flagrada por motoristas que passavam pelo local, segundo a imprensa local.

BEYONCÉ ESCOLHIDA COMO A MAIS BONITA DO MUNDO

Beyoncé está com tudo e não está prosa. Além de ser rica, bem-sucedida e ter dado à luz sua primeira filha em janeiro, a cantora pop foi considerada pela People Magazine a mulher mais bonita de 2012. A estrela contou à publicação que sua beleza foi aflorada pela maternidade: “Me sinto mais bonita do que nunca depois que dei à luz. Nunca me senti tão conectada e com tantos propósitos na como agora”.
Beyoncé desbancou candidatas de peso como Sofia Vergara, Charlize Theron, Michelle Williams e Kate Middleton. No ano passado, o título de beldade do ano tinha ficado com Jennifer Lopez. (Esther Medina)

Sofia Vergara e Charlize Theron também foram 
destaque na seleção das mulheres mais belas do mundo.

POLÍCIA DA BAHIA ENCONTRA CORPOS DE JOVENS DO ES

A Polícia Militar da Bahia encontrou, por volta das 20h desta terça-feira, o carro que levava cinco jovens, desaparecidos desde a sexta-feira da semana passada. O carro, um Fiat Punto, foi encontrado submerso no Rio Mucuri, no estado baiano, próximo a uma ponte. Ao lado do veículo, segundo o jornal capixaba “A gazeta”, havia um corpo do sexo masculino, identificado, no fim da noite, como sendo o de André Galão, que dirigia o veículo. A polícia do Espírito Santo disse que os outros quatro corpos estavam dentro do carro e as famílias já tinham sido avisadas.
Amanda Oliveira, de 22 anos, Izadora Ribeiro, de 20, Marllonn Amaral, de 21, Rosaflor Oliveira, de 24, e André Galão, de 28 anos, saíram de São Mateus, Norte do Espírito Santo, na sexta-feira. O último contato com a família foi às 19h30m.
Eles viajavam para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro, que mora em Prado. Ela fez aniversário na semana passada e aguardava a filha, com os quatro amigos, para uma festa que seria realizada no sábado à noite.
Os jovens foram vistos pela última vez, por volta de 20h30, num posto de combustível às margens da BR-101 no distrito de Itabatã, município de Mucuri, no extremo sul da Bahia. O grupo parou no posto para fazer um lanche.
— Eles pediram para gente dois sucos de laranja, lancharam com calma. Estavam tranquilos, normais — contou a vendedora da lanchonete, Helaine Santos.

LUAN SANTANA PROCESSA AUTOR DE PARÓDIA NA TV

Luan Santana resolveu processar o humorista Vinícius Vieira, da Record. O sertanejo entrou com uma ação contra o ex-integrante do “Pânico” por conta da paródia da música "Amar Não É Pecado".
Segundo o jornal “Agora S. Paulo”, o cantor considerou ofensiva a canção "Dar Rosca Não É Pecado” e pediu na justiça uma indenização de R$ 200 mil por dano a sua imagem.
A faixa, que brinca com a orientação sexual de Santana, fez bastante sucesso em 2011 e chegou a tocar na rádio 89 FM, de São Paulo.



terça-feira, abril 24, 2012

NO MÉXICO, GOL É COMEMORADO COM BEIJO NA BOCA



Dois jogadores do América, do México, causaram muita polêmica pela forma como comemoraram o gol do seu time diante do Puebla, pela 16ª rodada do Clausura do Campeonato Mexicano, no domingo. Após marcar o gol que deu a vitória ao time por 3 a 2, o atacante equatoriano Christian Benítez beijou na boca o argentino Vicente.
O beijo virou polêmica e autoridades esportivas prometem intervir no caso. A Comissão de Disciplina pediu ao América que os seus jogadores não façam mais festejos deste gênero.
– Vamos mandar uma carta ao América porque achamos que isso não é um exemplo para ninguém. Não é um festejo apropriado para o público. Não é a imagem que queremos dar às crianças. Creio por isso que não podemos tomá-lo como bom exemplo –, disse Alfonso Sabater, presidente da Comissão de Disciplina.
Sabater disse que o caso não é motivo para castigo disciplinar, mas não descartou que o regulamento no futuro possa ter sanções para este tipo de comemoração.

VOCÊ JÁ VIU UM CIDADÃO MAIS TRANQUILO DO QUE ESSE?

Um vídeo que mostra um sapo sentado em banco em uma pose humana faz sucesso na internet. O animal parece não se importar enquanto é filmado. Publicado na segunda-feira (23), o vídeo já recebeu mais de 200 mil acessos e ganhou destaque em vários sites de notícias pelo mundo, como o do jornal inglês "Daily Mail" e o da TV francesa "RTL".

AÉCIO INTERMEDIOU EMPREGO PARA PRIMA DE CACHOEIRA

Demóstenes(D) intercedeu junto a Aécio Neves e arrumou emprego para uma prima de Cachoeira (E)
Escutas telefônicas da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) intercedeu diretamente junto a seu colega, Aécio Neves (PSDB-MG), e arrumou emprego comissionado no governo de Minas para uma prima do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Mônica Beatriz Silva Vieira, a prima de Carlinhos Cachoeira, assumiu em 25 de maio de 2011 o cargo de diretora regional da Secretaria de Estado de Assistência Social em Uberaba.
Do pedido de Cachoeira a Demóstenes até a nomeação de Mônica bastaram apenas 12 dias e 7 telefonemas. São citados nos grampos o deputado federal Marcos Montes (PSD), ex-prefeito de Uberaba, e Danilo de Castro, articulador político de Aécio em Minas e secretário de Governo da gestão Antonio Anastasia (PSDB). Eles negam envolvimento na nomeação.
A PF monitorou Cachoeira, a prima dele e Demóstenes na Operação Monte Carlo, que desmantelou esquema de contravenção, fez ruir a aura de paladino do senador goiano e expôs métodos supostamente ilícitos da Delta Construções para atingir a supremacia em sua área.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), por meio de sua assessoria, confirmou que indicou Mônica Beatriz Silva Vieira para um cargo no governo de Minas atendendo a um pedido do senador Demóstenes Torres, então líder do DEM no Senado e "sobre o qual, à época, não recaía qualquer tipo de questionamento".
Aécio afirmou que "desconhecia o parentesco e a origem do pedido". Segundo sua assessoria, a solicitação foi encaminhada para avaliação da Secretaria de Governo de Minas Gerais, a quem cabia a análise. O governo mineiro informou que a prima de Carlinhos Cachoeira foi nomeada para um cargo DAD 4, com salário de R$ 2.310,00 e o currículo da servidora preenchia a qualificação para o cargo.
Aécio não caiu no grampo porque não é alvo da investigação. Mas ele é mencionado por Demóstenes e Cachoeira. Nos diálogos, o contraventor chama Demóstenes de doutor e o senador lhe confere o título de professor’.
O grampo que mostra a ascensão profissional da prima de Cachoeira está sob guarda do Supremo Tribunal Federal (STF), nos autos que tratam exclusivamente do conluio de Demóstenes com o contraventor.
Em 13 de maio de 2011, Aécio é citado. Cachoeira pede a Demóstenes para "não esquecer" o pedido. "É importantíssimo pra mim. Você consegue pôr ela lá com o Aécio... em Uberaba, pô, a mãe dela morreu. É irmã da minha mãe." Demóstenes: "Tranquilo. Deixa eu só ligar pro rapaz lá. Deixa eu ligar pra ele."
A PF avalia que o caso pode caracterizar tráfico de influência. "Seguem ligações telefônicas, divididas por investigado, em ordem cronológica, que contêm indícios de possível cometimento de infração penal por parte de seus interlocutores ou pessoas referidas."
Na síntese que faz da ligação de Cachoeira a Mônica, a 26 de maio - o contato durou 3 minutos e 47 segundos -, a PF assinala: "Falam sobre a nomeação de Mônica para a Sedese/MG, conseguida por Cachoeira junto ao senador Aécio Neves por intermédio do senador Demóstenes Torres e de Danilo de Castro." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PODE OLHAR. VOCÊ TEM MÉDIA DE 27 MOEDAS EM CASA

É provável que o leitor não lembre delas, mas cada brasileiro possui, em média, 27 moedas guardadas ou esquecidas e que, por isso, deixaram de circular. Pesquisa inédita mostra que a cada quatro unidades produzidas desde 1994, uma deixou de ser usada no comércio. São 5,13 bilhões de moedas depositadas em cofrinhos ou perdidas no fundo de gavetas. De centavo em centavo, esse dinheiro soma R$ 508,3 milhões.
De olho no comércio que precisa de troco, o Banco Central apela para que porquinhos sejam esvaziados. 'Os números são impressionantes', disse ontem o diretor de administração do BC, Altamir Lopes, ao apresentar os dados. Se o governo quisesse produzir as mais de 5 bilhões de moedas que deixaram de circular, teria de gastar R$ 1,1 bilhão. 'Isso é significativo para o País e o custo é pago pela sociedade'.
Um dos principais vilões do sumiço das moedas está em casa, parado sobre o armário ou na escrivaninha: o cofrinho. Aliás, eles nunca estiveram tão recheados. O dinheiro depositado atualmente neles daria para comprar mais de 20 mil carros populares ou 360 mil iPads 2. 'O cofrinho é um instrumento importantíssimo para a educação financeira, é uma das primeiras noções econômicas para passar aos filhos. Mas também é importante que os pais passem o dinheiro para o banco de tempos em tempos', sugere. 'A moeda no cofrinho não rende nada. Se estiver na poupança, rende'.
Apesar do apelo para o esvaziamento frequente dos cofrinhos, o BC diz que os porquinhos brasileiros são tão gordinhos como os norte-americanos: nos dois países, cerca de 5% de todas as moedas produzidas todo ano saem de circulação e são guardadas pela população.
A pesquisa divulgada ontem mostrou também que, entre as várias cédulas brasileiras, as de R$ 2 são as mais deterioradas: cerca de 30% estão em condição ruim de conservação ou têm algum tipo de avaria, como riscos, furos, fitas adesivas e grampos. Com as notas de R$ 5, o problema se repete e 22,4% estão inadequadas. 'As cédulas de menor valor são aquelas que circulam mais e acabam ficando mais tempo na economia sem chegar aos bancos. Já as de maior valor acabam sendo levadas ao banco para depósito', explica Altamir.
Entre as cédulas de maior valor - entre R$ 10 e R$ 100 - o porcentual de inadequadas é bem menor: 15%. Para melhorar a qualidade das notas em circulação, o diretor do BC pede ajuda aos comerciantes. 'Quem receber uma cédula que não está em bom estado, peço que troque nos bancos ou deposite. A rede bancária é obrigada a trocar ou aceitar essas cédulas.'

ADEUS, SARADAS! MULHERES CHEINHAS ESTÃO NA MODA