sábado, julho 26, 2008

APRESENTADO MELHOR AMIGO DA CIBERNÉTICA

Um robô em forma de cachorro que pode ser movido por controle remoto vai ser lançado neste semestre no Japão. O menino manda o robô 'G-Dog' chutar a bola em evento público infantil, em Tóquio, neste sábado.

COMEMORA 2 ANOS MENOR BEBÊ DO BRASIL

O menor bebê do Brasil, o pequeno Arthur Carvalho da Costa, que nasceu com apenas 385 g e 23 cm, vai completar dois anos de vida no próximo dia 4 de agosto, com a saúde perfeita, segundo seu pediatra, Jofre Cabral. O nascimento de Arthur, que, até aquela data, era o quinto menor recém-nascido do mundo, foi divulgado pelo G1, em 2006. E o aniversário do menino não é um momento especial somente para sua família. Já tendo recebido alta dos especialistas que acompanharam seu desenvolvimento, ele é uma vitória da medicina. Arthur veio ao mundo na 25ª semana de gestação e superou alguns problemas de saúde, entre eles anemia e uma deficiência na visão típica de prematuros, chamada retinopatia.
Sua mãe, Ana Paula Carvalho, deu à luz aos seis meses de gestação, pois teve pressão alta durante a gravidez, o que representava risco de vida para ela e para o bebê. “O crescimento do Arthur não pode ser comparado ao de uma criança nascida de nove meses. Ele vai ter seu próprio tempo de desenvolvimento e não há previsão para ele entrar numa curva de crescimento de uma criança não-prematura. Ele pesa nove quilos atualmente, um pouco abaixo da média para sua idade, de 13 quilos”, explica o pediatra de Arthur.

Crescendo rápido
“Mas ele está crescendo em ritmo acelerado. Uma criança não-prematura cresce de 25 a 30 cm no primeiro ano de vida. Arthur foi dos 23 aos 66 cm num ano. Ou seja, ganhou 43 cm. A história do Arthur é uma vitória. Ele poderia ter desenvolvido uma infinidade de problemas: insuficiência cardíaca, respiratória, raquitismo, hérnia, doença metabólica, disfunção auditiva. Mas não teve.”, completa o médico, que atende na Clínica Perinatal, em Laranjeiras, onde Arthur nasceu.
Desde que saiu do hospital, com quatro meses de vida, o menino foi acompanhado de perto pelo pediatra e por médicos de outras especialidades. “Assim que voltou para casa, levávamos Arthur mensalmente ao pediatra. Ele também ia a uma neurologista, uma fisioterapeuta e um oftalmologista”, relata a mãe que, durante o período de internação do filho, ficava das 7h da manhã às 18h junto dele. “Fizemos amizade no hospital”, explica o pai, Paulo Pinto, que levava a e buscava a mulher no caminho do trabalho.
Apesar dos tratamentos médicos especiais, Ana Paula conta que não teve de lançar mãos de cuidados extremos quando levou Arthur para casa. “A única recomendação que nos fizeram foi a de não receber muitas visitas antes do período de vacinação. E esta é uma recomendação que se faz a qualquer bebê prematuro. Apesar do tamanhozinho dele, me sentia confortável para segurá-lo ou dar banho, até porque sou fisioterapeuta”, disse Ana Paula, que voltou a trabalhar no começo deste ano, quando Arthur passou a freqüentar uma creche.

sexta-feira, julho 25, 2008

RESENHA DO RÊ

Pôster em que aparecem o reitor Paulo César Almeida, o deputado Humberto Souto e as fotos borradas de Jairo e Tadeu (bolotas brancas)
COVARDIA
Um verdadeiro crime contra o patrimônio público e uma agressão contra o ser humano foram testemunhados nesta semana por este Rê, na prefeitura de Montes Claros. Não se sabe a mando de quem, pôsteres de obras e solenidades afixados nas paredes da prefeitura foram mutilados grosseiramente.
E covardemente.

DINHEIRO DO POVO
O ato de vandalismo foi cometido, não se sabe quando, contra fotografias dos ex-prefeitos Jairo Ataíde e Tadeu Leite, cujos rostos foram borrados nesses caríssimos painéis, pagos com dinheiro do povo.
Um acinte!

AMADORISMO
A desfiguração das fotos de Tadeu e Jairo foi feita com uma tinta branca, tipo error-ex. E a lambança foi feita de forma tão primária que qualquer pessoa que contemple os pôsteres nota a ação deletéria de um (ou mais) bandido de quinta categoria que não respeita a memória de Montes Claros nem de seus construtores.
Uma vergonha!

CORRERIA
No início da tarde de quinta-feira, 24, a reportagem, usando um celular, fotografou um desses painéis, pendurado na parede da recepção da secretaria municipal de Administração, à direita de quem entra na prefeitura. A partir daí ocorreu um corre-corre oriundo do gabinete, tendo o pôster sido imediatamente removido e levado para a divisão de Serviços Gerais, no mesmo primeiro andar.
Que sufoco!

CATAÇÃO GERAL
Logo o disse-me-disse, fez-não-fez, o-que-é-isso-companheiro varreu a prefeitura, iniciando-se o recolhimento de outros painéis igualmente borrados, em diversos setores.
Um vexame!

NO CHÃO
Na manhã de ontem, sexta-feira, este filho de Almenara voltou à prefeitura e constatou que pelo menos seis painéis estavam encostados no chão da divisão de Serviços Gerais, onde duas funcionárias batiam papo despreocupadamente.
E os painéis lá.

AUTORIZAÇÃO
Bastou que fosse solicitada uma autorização para que os pôsteres fossem fotografados para que as duas entrassem em pânico. Disseram, então, que era necessária uma autorização da Ascom.
Ou Secom...

VAPT VUPT
Minutos depois, este repórter voltou à aludida divisão e, milagre!, os painéis já não estavam no mesmo lugar. Tinham sido levados, provavelmente, para uma salinha contígua a em que se encontravam as duas magrelas, uma loura de cabelinhos curtos e outra morena à Mirabela.
Agiram rapidamente.

QUE DESCULPA!
Respondendo sem graça e com um sorriso amarelo ao agradecimento pelas informações não prestadas, as duas alegaram que os pôsteres mutilados foram retirados da sala para não atrapalhar a passagem...
Que passagem?

PUNIÇÃO
Não se quer dizer aqui que o prefeito Athos tenha determinado tamanha idiossincrasia. Mas é justamente por isso que cabe a ele mandar instaurar processo administrativo para identificar e punir o autor (ou autores) desse ato insano.
No mínimo.

BUSCA E APREENSÃO
Do contrário, feita esta denúncia, cabe às autoridades competentes – começando pela câmara municipal – apurar os fatos e, principalmente, requerer a apresentação dos pôsteres retirados dos seus devidos lugares, hoje pontilhados de buracos onde antes havia pregos ou parafusos.
Com urgência.

É O FIM
Pode-se esperar tudo, até que alguém na prefeitura mande incinerar os painéis pagos pelo povo ou enterrá-los em cova profunda. Ainda bem que tudo que se disse aqui foi testemunhado e fotografado.
Sem error-ex.

UNIÃO SUSPENDE PAGAMENTOS A PREFEITURAS ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO, INCLUSIVE DE MOC

Conforme reportagem publicada na edição e ontem, sexta-feira, do jornal Estado de Minas, o governo federal suspendeu o pagamento e o andamento de todas as obras suspeitas de desvios de recursos que foram alvo da Operação João-de-barro, feita pela polícia federal em 20 de junho. Entre as 119 cidades envolvidas na operação está Montes Claros, que também está impedida de receber recursos do governo federal.
A CGU – Controladoria Geral da União e a Caixa Econômica Federal anunciaram a decisão por ofício às 119 prefeituras investigadas que receberam dinheiro da União. No total, a PF apura a liberação de R$ 700 milhões nos últimos dois anos. Entre os municípios na mira policial, 38 fizeram contratos ligados ao PAC - Programa de aceleração do crescimento da Habitação. No ofício, a que o Estado de Minas teve acesso, o controlador-geral da União, ministro Jorge Hage, informa que a suspensão abrange não só as obras em andamento, como também as que ainda não começaram.
A postura foi decidida entre Hage e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo o ministro da CGU, as transferências de recursos estão suspensas até que sejam devidamente apuradas as suspeitas de irregularidades. Em 20 de junho, a PF prendeu 26 pessoas. A operação envolveu 230 mandados de busca e 60 empresas que estariam ligadas à quadrilha. A polícia acredita que esse esquema descoberto é um dos maiores já identificados de fraudes em obras públicas. A quadrilha começou em Minas e depois passou a agir em outros estados.
A investigação da polícia chegou ainda a dois deputados mineiros: Ademir Camilo (PDT) e João Magalhães (PMDB). Os parlamentares teriam feito emendas parlamentares para destinar recursos aos projetos alvos da quadrilha. Em troca, pediam comissão de 10%. No dia em que deflagrou a operação, a PF vasculhou os gabinetes de Camilo e Magalhães.

PESQUISA NO RIO PÕE CRIVELLA EM 1º LUGAR

O candidato do PRB, Marcelo Crivella, tem 24% das intenções de voto para prefeito do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24).
A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", indica um empate técnico na segunda posição entre Jandira Feghali (PC do B), com 16%, e Eduardo Paes (PMDB), com 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 928 eleitores entre estas quarta (23) e quinta (24).
De acordo com o levantamento, Fernando Gabeira (PV) tem 7%, Solange Amaral (DEM), 5%, e Chico Alencar (PSOL), 3%. Alessandro Molon (PT) e Paulo Ramos (PDT) receberam 2% das intenções de voto cada um e Vinicius Cordeiro (PT do B), 1%. Eduardo Serra (PCB), Antônio Carlos (PCO) e Filipe Pereira (PSC) não atingiram 1% das intenções de voto, de acordo com o levantamento.
Segundo o Datafolha, 16% manifestaram intenção de votar em branco ou nulo. Os que não sabem em quem votar ou não quiseram manifestar opinião são 10%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o número RPE-018/2008.

MARTA CONTINUA NA FRENTE EM SÃO PAULO

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa contratada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.099 eleitores. Os números são: Marta Suplicy (PT): 36% das intenções de voto Geraldo Alckmin (PSDB): 32% Gilberto Kassab (DEM): 11% Paulo Maluf (PP): 8% Soninha (PPS): 2% Ciro Moura (PTC): 1% Iva Valente (PSOL): 1% Levy Fidelix (PRTB), Renato Reichmann (PMN), Anaí Caproni (PCO) e Edmílson Costa (PCB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Dos entrevistados, 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 3% declararam não saber em quem votar.

JÔ MORAES DISPARA EM PESQUISA DE BH

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", sobre a disputa para a prefeitura de Belo Horizonte.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os números são: Jô Moraes (PC do B): 20% Leonardo Quintão (PMDB): 9% Márcio Lacerda (PSB): 6% Vanessa Portugal (PSTU): 6% Sérgio Miranda (PDT): 5% Gustavo Valadares (DEM): 4% André (PT do B): 1% Jorge Periquito (PRTB): 1% O candidato Pepê (PCO) não atingiu 1% das intenções de votos.
Dos entrevistados, 22% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 26% disseram que não sabem em quem votar. A pesquisa foi realizada na terça (23) e na quarta (24) e está registrada no TRE-MG sob o número 47.265/2008. Foram ouvidos 829 eleitores.

PALMEIRAS VENCE SANTOS EM JOGO DE 6 GOLS

Em clássico eletrizante, certamente um dos jogos mais empolgantes do campeonato brasileiro, o Palmeiras voltou ao G-4 em grande estilo. O Verdão venceu o Santos por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Palestra Itália, e manteve a invencibilidade diante da sua torcida.
Leandro (2), Alex Mineiro e Gladstone foram os autores dos gols. Kléber Pereira e Apodi descontaram.
O Palmeiras não batia o rival há oito jogos. Mas, além de quebrar a escrita, o time paulista empatou com o Cruzeiro em 24 pontos, sete vitórias e sete gols de saldo. Porém, agora é o quarto colocado, pois tem 25 gols marcados, contra 20 da equipe mineira.
Já o Santos continua em situação delicada na tabela de classificação do Brasileiro. O Peixe tem apenas 11 pontos em 14 jogos e ocupa a 19ª e penúltima colocação.
Na próxima rodada do campeonato brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Grêmio, neste domingo, às 16h, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. No mesmo dia e horário, o Santos terá pela frente o Vasco, na Vila Belmiro.

GRÊMIO VENCE DE 7 E ULTRAPASSA MENGÃO

A liderança do campeonato brasileiro mudou de endereço. Com sete bolas na bagagem, trocou a Gávea, no Rio, pela avenida Carlos Barbosa, em Porto Alegre. A partir desta quinta-feira, o líder do Nacional veste azul, preto e branco.
Com grande atuação e goleada de 7 a 1 sobre o Figueirense, o Grêmio assumiu a ponta da competição, um ponto à frente do Flamengo (28 a 27). Perea e Reinaldo, destaques do jogo, fizeram três gols cada. Marcelo completou o placar. Já o alvinegro, com o fracasso em casa, perdeu a chance de migrar para o bloco de cima da tabela e agora terá que conviver com a indignação da torcida.
O Figueira fechou a 14ª rodada do Brasileirão em nono, com 19 pontos, nove a menos do que o Grêmio. Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Palmeiras, enquanto o time catarinense visita o Atlético-PR. Os dois jogos são no domingo.

quinta-feira, julho 24, 2008

CANDIDATOS EM CAMPO PARA A FESTA DO VOTO

Esta foto, feita dias atrás, durante homenagem ao presidente do INDI, Jamil Habib Cury, mostra a disposição dos candidatos a prefeito de Montes Claros para as eleições de 5 de outubro. Nela, como se selassem um pacto para a democracia, o prefeito Athos Avelino – PPS, o professor e empresário Ruy Muniz – DEM e o ex-prefeito Tadeu Leite – PMDB, os dois últimos também deputados estaduais, prenunciam uma disputa acirrada, porém civilizada, que poderá desaguar no segundo turno. Ou não.
Os três intensificam a visita domiciliar ao eleitorado, a realização de reuniões setoriais, articulações visando ao apoio de lideranças e à consolidação da chapa de candidatos a vereador.
Do lado de cá, o eleitor aguarda a propaganda eleitoral no rádio e na TV, a partir da segunda quinzena de agosto, para decidir em quem votar, certo de que está em jogo o futuro de Montes Claros.

EXIBIDA 1ª FOTO DA FILHA DO HOMEM GRÁVIDO

Filha de Thomas Beatie, que ficou conhecido como o primeiro "homem grávido" do mundo, o bebê Susan Juliette, de três semanas, pode ser vista pela primeira vez na revista "People".
Beatie, um transexual norte-americano que se converteu há dez anos ao gênero masculino, deu à luz a menina no final de junho. Ele tem 34 anos, é legalmente homem, mas decidiu manter seus órgãos sexuais femininos quando fez uma cirurgia estética para retirar seus seios. Quando era mulher, ele se chamava Tracy Lagondino.

GALO DÁ VEXAME NO ENGENHÃO E CAI DE 4

Não foi com futebol vistoso, mas o Botafogo fez o seu papel ao vencer por 4 a 0 o Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, pela 14ª rodada do campeonato brasileiro. Com o resultado, o time carioca chegou aos 18 pontos, se afastando ainda mais da parte de baixo da tabela.
O Galo permanece com 15, entrando na zona de rebaixamento. Esta foi a terceira das seis partidas entre as duas equipes em 2008. O Botafogo, que não perde para o Atlético desde 2001, leva vantagem nos confrontos deste ano, com duas vitórias e um empate.
Haverá ainda um outro confronto pelo Brasileiro, em Belo Horizonte, e outros dois pela Copa Sul-Americana.

RAPOSA CAI DIANTE DO GOIÁS NO MINEIRÃO

O Goiás jogou com um a menos desde o fim do primeiro tempo, mas mesmo assim venceu o Cruzeiro por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, tirando a invencibilidade da Raposa em seu estádio no campeonato brasileiro. De quebra, o gol de Iarley, de falta, tirou o Esmeraldino da zona de rebaixamento e evitou que o time celeste ultrapassasse o Flamengo e chegasse à primeira colocação.
O triunfo levou a equipe de Hélio dos Anjos a 17 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, permaneceu com 24. Na próxima rodada, Goiás e Raposa enfrentam Sport e Fluminense, respectivamente.

XARÁ DE PET DO GALO É SUCESSO NO VÔLEI

Um tem 1,98m e gosta de futebol, mas não se aventura nos gramados. Outro tem 1,75m, altura que o impediria de jogar vôlei profissionalmente. Em comum, a paixão por esportes, a nacionalidade e o sobrenome pelo qual são conhecidos, Petkovic. No entanto, o atleta da seleção sérvia de vôlei se apressa em esclarecer:
- Não somos parentes. Não que eu saiba!
Vlado Petkovic, de 25 anos, não conhece o xará "brasileiro", cujo primeiro nome é Dejan. Ao contrário do jogador do Atlético Mineiro, que às vezes tem suas crises de mal-humor, o levantador é uma simpatia. Além disso, também não pensa em jogar no Brasil, apesar de sua admiração pelo país.
- Pode ser que daqui há uns cinco ou seis anos eu tenha vontade, mas, no momento, não penso nisso - afirma Vlado, que atua no Buducnost PB Podgorica, um clube de Montenegro.
Nesta quarta-feira, o levantador pôde experimentar um pouco do carinho ao qual seu xará está acostumado. Após a vitória contra os Estados Unidos, o sorridente atleta fez a alegria de suas novas fãs brasileiras. Porém, Petkovic sabe que tanto apoio tem data e hora para acabar.
- A torcida foi muito legal, mas sei que, se enfrentarmos o Brasil, vai ser diferente.

CIENTISTAS CRIAM TRANSISTOR DE PAPEL

Uma descoberta poderá tornar muito mais baratos e biodegradáveis os transistores, componentes eletrônicos que amplificam sinais elétricos.
Uma pesquisa coordenada por dois cientistas portugueses conseguiu desenvolver o primeiro transistor tendo como base o papel.
"O custo do transistor em silício deve ser mil vezes maior do que do transistor em papel", diz Elviera Fortunato, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que, junto com Rodrigo Martins, lidera a investigação.
"Em papel, o processo ocorre à temperatura ambiente e para a bolacha de silício é necessário um processo térmico a 1.200 graus centígrados."
O transistor de papel surgiu a partir da pesquisa de novos materiais. Inicialmente, o objetivo era encontrar transistores descartáveis para uso em sensores biológicos com aplicações na medicina.
Outros usos seriam em telas de papel e etiquetas inteligentes.
"Normalmente, três a quatro anos é o período de transição do laboratório para a indústria", ela afirma.
O pedido de registro de patente já foi feito e um artigo sobre o novo transistor será publicado na revista científica Electron Device Letters de setembro.
Vantagens e desvantagens
Elvira explica que, para o transistor, coloca-se sobre o papel uma camada de óxido semicondutor - no caso, óxido de zinco.
"O papel nesse caso tem duas funções. É o isolante elétrico do transistor e também o suporte físico."
Entre as vantagens que ela aponta para o papel estão a de ser um suporte flexível para o transistor, muito mais leve e mais fino.
No silício, a camada de semicondutores tem 500 micrômetros de espessura, enquanto a camada de óxido de zinco sobre o papel tem apenas alguns nanômetros.
A principal desvantagem é ser menos resistente.
"O objetivo não é competir com o silício. Quando fazemos um teste de gravidez ou de glicemia, utilizamos uma tira de papel que funcionam com uma reação química", diz Elvira.
"Com um transistor descartável seria possível obter informações complementares a partir desses testes."

DOIS BARRIGUDINHOS CHEIOS DE GRACINHAS

As barrigas exibidas por Ronaldo e Ronaldinho recentemente continuam sendo motivo de brincadeira na internet. Depois de ser comparado a uma mulher grávida, o Fenômeno virou tema do Anima Tunes, site que faz "charges" animadas. Ao lado do Gaúcho, eles aparecem embalados por uma versão diferente (e curiosa) da música "La Bamba", mais conhecida na voz do cantor americano Ritchie Valens.
No vídeo, Ronaldo e Ronaldinho aparecem na lancha "Gorducho II", uma alusão às recentes fotos tiradas do Fenômeno. A dupla conversa sobre as barrigas antes de cantar a canção. No fim, Ronaldo passa tranqüilidade ao amigo, dizendo que se a dupla estiver acima do peso na Copa de 2010, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, baterá o martelo e a convocará.

TORPEDO AFUNDA NAVIO AMERICANO NO HAVAÍ

O ministro da Defesa da Austrália, Joel Fitzgibbon, parabenizou nesta quinta-feira os militares do submarino que testou com sucesso um novo torpedo, desenvolvido em colaboração com os Estados Unidos.
Uma operação conjunta das marinhas americana e australiana testou o torpedo MK 48 Modelo 7 entre junho e julho na costa do Havaí.
O submarino HMAS Waller acertou em cheio um navio americano desativado, afundando a embarcação imediatamente.
A nova arma tem um sistema de sonar avançado que, segundo os militares australianos, aumenta a eficácia do torpedo em águas rasas e em operações de contra-ataque.

quarta-feira, julho 23, 2008

RESENHA DO RÊ

FALA, LEITOR!
Hoje, o espaço desta Resenha é inteiramente ocupado por nossos ilustres leitores/colaboradores.
Com muita honra.

GODÔ
Regis/Laura,
O espetáculo o Último choro é uma homenagem do Balé de Câmara de Montes Claros ao Godofredo Guedes. Coordenado pela coreógrafa e bailarina Adriana Camargo, o espetáculo de dança contemporânea e neoclássica conta com participação dos músicos Marcelo Andrade (flauta e sax) e Saulo Leone (piano), das crianças do projeto Tim Arte-educação e em especial, de Terezinha, filha de GG.
O figurino terá a réplica de modelos usados por GG e sua esposa D. Júlia, numa ocasião muito especial na qual, segundo Terezinha, o vestido usado por sua mãe fez um sucesso danado, foi objeto de desejo e alvo de muita inveja, pois depois de pronto recebeu uma bela obra de arte (um ramo de flores) pintada pelo Godô.
No Último choro, a obra de arte do vestido leva a assinatura de Terezinha Guedes. No restante do figurino predomina o branco, cor sugerida pelo Patão.
Adriana Camargo, demais bailarinos e integrantes do grupo estão convidando vocês para assistirem e opinarem sobre o trabalho. Os ensaios acontecem aos sábados, no horário de 8 às 14h, na Academia Nado Livre - Rua João F. Pimenta, 32.
O espetáculo acontecerá de 13 a 17 de agosto, às 21h, no Centro Cultural Hermes de Paula. Mais informações: Adriana Camargo (38) 8825.5141.
Abraços,
Walkíria Braga

É PRECISO ENCANTAR
Prezado Regi,
Não gostaria de quebrar a continuidade da minha coluna. Entretanto, agora quem está adoentada sou eu e necessitando de repouso. Acho que devemos avisar por uma pausa, pois os leitores reclamam. Abraço de parabéns e muita energia positiva para o Ruy e o meu especial para Tânia. Diga a ela que ainda espero que possa atender ao meu pedido.
Abraços da amiga
Maria Luiza

O TEATRO EM PAUTA
Olá, Regi!
Em 17/0708, eu o vi nos bastidores do Centro Cultural Hermes de Paula vidrado no Deus é amor e também humor, que ali prescreveu um leque farto de sensores que espelha as atitudes da humanidade desde a pré-história até o século atual. (Parabéns
ao colega Cláudio e Cia.). Eu imagino que outros mentores da dramaturgia sentiram na pele, naquele momento, a tentação de expor os seus projetos teatrais engavetados. Inclusive os seus, não é Regi?
Certo estou de que muitos espectadores aguardam ansiosos para assistir e saborear esta arte tão inerente a nossa manifestação e resgate da nossa cultura. O que mostra na 7ª Mostra teatral que está no ar desde 07/07/08, com lotação inesperada até mesmo pelos seus idealizadores, naquele recinto de pouco espaço até. Deixando clara a sede dos montes-clarenses pelo teatro, uma iniciativa que deve, ao meu ver, ser priorizada pelos detentos do poder regional e nacional.
Um abraço,
José Aparecido
jafahumanus@yahoo.com.br

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS
Prezado Reginauro,
Fico contente por ter aceitado o artigo para publicação. Estou em Belo Horizonte, em um congresso de História, e assim que retornar tenho novidades: documentos inéditos sobre a história de Montes Claros. Ao invés de 151 anos, o que acha de destacar os três séculos e um ano de história de nossa cidade?
Abraços,
Aparecido Pereira Cardoso
ibiaimg@yahoo.com.br

INVENTADA DENTADURA PARA PERDER PESO

Dieta, malhação, remédios e chás já são soluções conhecidas para o emagrecimento. Mas, e aparelho dentário? Para o cirurgião-dentista Ariel Apelbaum, essa também é uma opção para se perder peso. Ele afirma que foi dos 120 aos 75 kg em menos de dois anos usando o aparelho ‘intra-oral para redução de peso’.
Foi o próprio Apelbaum, aliás, quem inventou o aparelho, em parceira com o também dentista Marcelo Silveira. Ele já foi patenteado, mas o doutor avisa que ainda está em fase de testes.
Aparelho se encaixa no céu da boca
O aparelho de Apelbaum é semelhante aos móveis usados em tratamentos ortodônticos, normalmente por crianças. Trata-se de uma placa de resina que se encaixa no céu da boca do paciente. “O aparelho deve ser colocado na boca 20 minutos antes das refeições. Desse modo, ele faz com que o corpo inicie a digestão antes mesmo que o paciente comece a comer. Isso ocorre porque a salivação e a deglutição intensas provocadas pela sua presença fazem com que o cérebro se ‘engane’ e entenda que a digestão já começou”, explica o dentista. A entrada antecipada no processo de digestão, segundo Apelbaum, faz com que o paciente também tenha a sensação de saciedade precipitada e, portanto, coma menos. Além disso, o aparelho, que também deve ser usado durante a refeição, dificulta a deglutição, o que preveniria que o paciente comesse rápido.
Aparelho segue princípio da redução de estômago
“O nosso aparelho tem o mesmo princípio da cirurgia de redução de estômago (procedimento que retira parte do órgão, de modo que ele passe a comportar menos alimento). Colocamos um aparelho para diminuir o espaço na cavidade bucal e, assim, se come menos”, diz o dentista. “Quando comemos devagar, comemos menos, pois damos tempo para que o hormônio da saciedade, secretado pelo aparelho digestivo, chegue ao cérebro com a mensagem de que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, ao contrário, acabamos ingerindo mais alimentos, pois, mesmo depois de já satisfeitos, continuamos a comer, já que a mensagem de saciedade ainda não teve tempo de chegar ao cérebro”, completa. De acordo com o Apelbaum, o aparelho ajuda no emagrecimento também porque ele cobre as papilas gustativas (partes da boca responsáveis pelo reconhecimento dos sabores) do céu da boca, reduzindo o sabor de determinados alimentos, fazendo, portanto, com que o paciente perca um pouco a vontade de comer.
Inspiração veio de pacientes que usam dentaduras
“Tivemos a idéia do aparelho intra-oral para redução de peso trabalhando com pacientes que usam dentaduras. É comum que pacientes que acabam de botar essas próteses móveis tenham perda de peso e relatem sentir menos sabor nos alimentos e, portanto, menos impulso de comer”, conta o cirurgião-dentista.
“Percebemos que isso ocorria, porque as dentaduras cobrem as papilas gustativas do palato [céu-da-boca], além de fazerem os pacientes comerem mais devagar. Foi, então, que resolvemos fazer o aparelho, que é uma espécie de dentadura sem dentes”, descreve ele, que já registrou mais de 15 patentes de invenções. Uma delas, um grampo transparente para prótese móvel, é usada por dentistas em mais de dez países.

terça-feira, julho 22, 2008

ROBÔ FAZ A DIFERENÇA EM SUPERMERCADO

Uma rede de supermercados alemã abriu uma loja para testar novas tecnologias no setor, entre elas um robô assistente e o pagamento feito apenas com a impressão digital.
O supermercado da rede Real fica na cidade de Tönisvorst, no leste do país. Na loja, os clientes podem receber informações sobre os produtos em seus celulares enquanto fazem as compras, ou pedir informações em terminais interativos que os ajudam a escolher, por exemplo, o cosmético mais apropriado para o seu tipo de pele.
Para garantir que os usuários conheçam o funcionamento da loja, dois robôs se comunicam com os visitantes e os orientam no uso das novas tecnologias.
O cliente tem ainda a opção de se registrar previamente e pagar a conta usando apenas a impressão digital, que autoriza o débito em conta.
Os produtos expostos na loja têm etiquetas que trazem informações automáticas sobre quando o produto foi retirado do congelador e a data de validade.

EX DO RONALDO PORTUGUÊS MOSTRA SEIOS

Enquanto o jogador português Cristiano Ronaldo aproveita em grande estilo o verão americano, a ex-namorada Nereida Gallardo faz topless nas praias espanholas. A modelo foi clicada com uma amiga em Malorca, e, sem a parte de cima do biquíni, ela mais uma vez exibiu sua boa forma.
A modelo, de 24 anos, protagonizou com o jogador português as cenas mais quentes da temporada. Após os flagras ousados, o casal não foi mais visto junto. Apesar das especulações de que Cristiano estava com um affair em Los Angeles, o jogador foi clicado sozinho na piscina do hotel em que está hospedado.

BATMAN PRESO POR BATER NA MÃE E NA IRMÃ

O ator Christian Bale na première de 'O caveleiro das trevas'

Christian Bale, o ator que interpreta o herói Batman no cinema, está sendo acusado de bater em sua mãe e em sua irmã. Segundo a BBC, o ator foi preso como parte das investigações nesta terça-feira (22).
A agressão teria ocorrido antes da première européia do filme “O cavaleiro das trevas”, informou a imprensa britânica. A mãe e a irmã do ator britânico de 34 anos alegam terem sido agredidas em um hotel em Londres no último domingo (19). Elas procuraram a polícia no dia seguinte.
A polícia inglesa afirmou estar investigando o caso, e que não teria procurado o ator no dia da queixa para não atrapalhar uma das premières do filme.
Os representantes do ator ainda não comentaram as acusações.
Christian Bale atuou nos filme "Eu não estou lá" (2007), "Psicopata americano" (2000) e também interpretou o herói Bruce Wayne em "Batman begins" (2005).

APAGÃO DO ORKUT ESQUENTA MUNDO VIRTUAL

A manutenção do Orkut, que deixou o site fora do ar entre a noite de segunda (21) e madrugada de terça (22), agitou a internet brasileira. Logo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites - blogs e Twitter, por exemplo - para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.
A assessoria do Google, empresa proprietária do serviço, ainda não informou quais foram os problemas técnicos enfrentados e os motivos da pane. Eles disseram apenas se tratar de uma manutenção para resolver problemas técnicos do site. Na página inicial do site, um texto informava que seria possível acessá-lo novamente entre 24 horas e 48 horas, mas os usuários começaram a espalhar boatos de que a pane duraria por 180 dias.
No Twitter, esse foi o principal assunto da noite passada. Enquanto alguns debochavam do site - que no início de sua popularização apresentava muitos problemas técnicos -, outros compartilhavam sua real preocupação. “Acabei de falar que não tô nem aí pro orkut, mas 180 dias já é demais né?”, escreveu uma internauta. Nessa mesma linha, podia-se ler comentários do tipo: “tô com abstinência de orkut”, “volta orkut.voltaaaaaaaaaaaa”, “já que o orkut não volta logo, vou dormir”, “tá todo mundo aqui morrendo por causa desse orkut” e “ok, orkut. acabou a brincadeira. pode voltar, vai.”
Quando o serviço voltou, os comentários continuaram: “infelizmente parece que o Orkut já voltou”, “o Orkut voltou e a paz virtual também” e “muito barulho por nada. Orkut já tá funcionando” foi o tom dos curtos textos postados no Twitter na manhã desta terça.

segunda-feira, julho 21, 2008

CAMINHÃO DEITA SOBRE TRÊS VEÍCULOS EM BH

Um caminhão carregado com concreto tombou nesta segunda-feira (21), em Belo Horizonte. Segundo os bombeiros, três carros foram atingidos pelo veículo, que ainda bateu na porta de uma loja. Não houve vítimas. Houve vazamento de combustível e os bombeiros realizaram a limpeza da rua.

ELEIÇÃO SERÁ DEFINIDA NO PRIMEIRO TURNO

Em artigo publicado na edição de domingo, 20, do jornal Hoje em Dia, o editor de Política Orion Teixeira afirma que, embora sete cidades de Minas Gerais, inclusive Montes Claros, tenham conquistado o direito de decidir a eleição no segundo turno, a definição deverá se dar, nesta campanha, ainda no primeiro turno.
Se isso não acontecer totalmente, segundo o jornalista-articulista, é certo que 70% dos eleitores adiantarão sua preferência na primeira fase da eleição, o que faz com que os candidatos invistam tudo que puderem até o dia 5 de outubro. No caso específico de Moc, Orion diz que Ruy Muniz é a novidade que, como segundo colocado nas pesquisas, tem como principal adversário o ex-prefeito Tadeu Leite, que já bateu no seu limite (...) e não teria para onde mais crescer.
LEIA O ARTIGO, NA ÍNTEGRA, NA COLUNA À DIREITA

CASA DE CULTURA INAUGURADA EM MOC




Acaba de ser inaugurada a Casa de Cultura Márcia Prates, espaço que anteriormente abrigava o atelier da artista e que desde sempre foi berço de manifestações artísticas e culturais. Com isso, a Casa já nasce cheia de bossa, reiterando seu ideal como ponto de encontro dos artistas e intelectuais da cidade.
A intenção das produtoras culturais da Casa, Andréa Prates e Viviane Marques, é criar um novo pólo de referência cultural na cidade, capaz de abranger discussões e experiências no campo da cultura e da arte, num debate essencialmente contemporâneo.
O espaço celebrará mostras de arte, eventos culturais, cursos, seminários e debates sobre arte contemporânea e estará aberta a todas as tribos que se interessam por nossa expressão cultural.
A Casa de Cultura inicia seu programa cultural com vernissage amanhã, quarta-feira, às 19h, dos artistas Márcia Prates - pintura e Carlos Araújo - escultura, que apresentam trabalhos inéditos, que ficarão em exposição até o dia 13 de agosto.
A Casa de Cultura está localizada na Rua Lírio Brant, 810, Melo, e funciona das 9 às 19 h, com entrada franca. Mais informações pelo telefone: 3222-6390.

ROBINHO DECIDE RENOVAR COM REAL MADRID

A capa do 'Marca' desta segunda-feira destaca a possível renovação de Robinho

O jornal espanhol "Marca" estampa em sua capa desta segunda-feira que Robinho vai renovar por cinco anos com o Real Madrid. Os salários do brasileiro seriam ainda duplicados, diz a publicação. Tudo isto acontecerá desde que o Real Madrid não consiga contratar Cristiano Ronaldo. Neste caso, Robinho iria para o Chelsea a "peso de ouro".
A contratação de Cristiano Ronaldo já virou novela. O Real Madrid se nega a jogar a toalha, assim como o jogador, que repete seguidas vezes que seu futuro não está definido. O Manchester United, por sua vez, já disse mais de uma vez que seu craque não está à venda. Quanto a Robinho, é fato que o Chelsea está disposto a contratá-lo.
O Real Madrid, no entanto, já negou uma proposta de € 60 milhões (R$ 151,6 mi) feita pelo clube inglês. Segundo o "Marca", este negócio só sairá caso Cristiano Ronaldo for para o Real Madrid.

domingo, julho 20, 2008

GALO VENCE CORITIBA DE VIRADA: 3x2

Vinicius saiu no segundo tempo, mas mostrou garra no time do Galo
Parecia que haveria mais um domingo sombrio para o Atlético Mineiro. A torcida, antes da partida, fez protesto contra a diretoria na porta do Mineirão, e o time, em 20 minutos de jogo, já perdia a partida para o Coritiba por 2 a 0 - gols de Keirrison, de pênalti, e César Prates, contra.
Mas, após a entrada do veterano meia sérvio Petkovic, tudo mudou. O jogador deu passe para um gol de Gedeon e marcou o outro, de pênalti, o que fez o time chegar ao empate ainda no primeiro tempo. No segundo, outro jogador que saiu do banco, o atacante Eduardo, definiu o triunfo de 3 a 2 que quebrou jejum de seis partidas sem vitória, tirou o time da zona de rebaixamento do Brasileirão e espantou, por ora, a crise.
Agora, o Atlético Mineiro ocupa o 16º lugar, com 15 pontos ganhos. O Coxa, que vinha embalado pela vitória sobre o Flamengo, permanece com 17 pontos ganhos, e continua sem vencer fora de casa - foram três empates e quatro derrotas. Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Botafogo no Engenhão, quarta-feira, enquanto o Coritiba recebe o Ipatinga, também na quarta.

GALO VENCE CORITIBA DE VIRADA: 3x2

Vinicius saiu no segundo tempo, mas mostrou garra no time do Galo

Parecia que haveria mais um domingo sombrio para o Atlético Mineiro. A torcida, antes da partida, fez protesto contra a diretoria na porta do Mineirão, e o time, em 20 minutos de jogo, já perdia a partida para o Coritiba por 2 a 0 - gols de Keirrison, de pênalti, e César Prates, contra.
Mas, após a entrada do veterano meia sérvio Petkovic, tudo mudou. O jogador deu passe para um gol de Gedeon e marcou o outro, de pênalti, o que fez o time chegar ao empate ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, outro jogador que saiu do banco, o atacante Eduardo, definiu o triunfo de 3 a 2 que quebrou jejum de seis partidas sem vitória, tirou o time da zona de rebaixamento do Brasileirão e espantou, por ora, a crise.
Agora, o Atlético Mineiro ocupa o 16º lugar, com 15 pontos ganhos. O Coxa, que vinha embalado pela vitória sobre o Flamengo, permanece com 17 pontos ganhos, e continua sem vencer fora de casa - foram três empates e quatro derrotas. Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Botafogo no Engenhão, quarta-feira, enquanto o Coritiba recebe o Ipatinga, também na quarta.

UM CAMPEONATO DE FUTEBOL NA LAMA

Jogadores disputam uma animada partida válida pelo Campeonato do Mundo de Futebol na lama, em Vuorisuo, na Finlândia. A modalidade esportiva surgiu em terras finlandesas, onde esquiadores deram o pontapé inicial para aproveitar os meses de verão. O primeiro torneio aconteceu em 1997 e contou com a presença de 13 equipes.

BEBIDA TURCA AUMENTA VOLUME DOS SEIOS

Uma bebida fermentada turca, consumida especialmente no inverno com fins terapêuticos, está atraindo a atenção de europeus de várias partes do continente. Essas pessoas não estão interessadas em saúde. É que o drinque, chamado "boza", agora ganhou a fama de aumentar os seios femininos. A porta de entrada da bebida é a Bulgária. Depois que o país passou a integrar a União Européia, as taxas de importação foram abolidas, e o preço despencou. Muitos homens estão viajando até a Bulgária para garantir sua garrafa - que darão de presente a suas esposas e namoradas.
Sadik Vefa, da quarta geração de comerciantes de boza - a loja dos Vefa foi fundada em 1876 – não confirma o efeito "aumentativo" do produto (ele diz que teria percebido as alterações em sua própria mãe). Mas enalteceu outras qualidades benéficas para a saúde. A boza contém vitaminas A, B e E. Durante o processo de fermentação, ela produz ácido lático, que ajuda a digestão. Vefa diz que é a primeira vez que ouve falar sobre o suposto poder estético da bebida nas mulheres - apesar de a boza ser conhecida há 900 anos.
O que se sabe é que ela aumenta a produção de leite em mulheres grávidas. O doutor Savaş Çömlek declarou ao "Turkish Daily News" que pode haver um aumento dos níveis de prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite - daí o crescimento dos seios. Ele acrescentou que morangos também são capazes de provocar o mesmo efeito.
O departamento de engenharia de alimentos da Universidade de Uludağ em Bursa, na Turquia, está desenvolvendo uma boza light. Dirigida ao público feminino, deve chegar ao mercado em breve.