sábado, outubro 30, 2010

VEJA A SÍNTESE DO DEBATE DILMA = SERRA NA TV GLOBO

Os dois candidatos à Presidência da República que disputam o segundo turno eleitoral no domingo (31), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), participaram na noite desta sexta-feira (29) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.

Segundo a legislação eleitoral, 29 de outubro é o último dia para realização de debates antes do segundo turno, bem como para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, realização de comícios e uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h para promoção de candidatos.

O encontro durou cerca de uma hora e meia e teve mediação do jornalista William Bonner. Foi o último debate antes da eleição do próximo domingo (31).

Os candidatos responderam a perguntas formuladas por eleitores indecisos, que estavam na plateia. O instituto de pesquisas Ibope foi responsável pela seleção dos participantes, oriundos de diferentes estados do país.
A definição das perguntas seguiu a seguinte dinâmica: na véspera do debate, cada eleitor indeciso formulou cinco perguntas, individualmente e por escrito, sobre temas de interesse nacional definidos pela produção.
Os temas foram: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.
De um total de 400 perguntas, foram selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.
O debate foi dividido em três blocos em que os dois candidatos responderam as perguntas dos indecisos. Um sorteio definiu que Serra responderia a primeira questão. A segunda pergunta foi respondida por Dilma e assim sucessivamente, fazendo com que ambos respondessem o mesmo número de questões.
Cada candidato teve 30 segundos para ler sua pergunta, com dois minutos para as respostas, mais dois para réplica e um para tréplica.

Ao fim do terceiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para fazer suas considerações finais.
Após o debate, os candidatos concederam à imprensa entrevista coletiva de cinco minutos. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. José Serra foi o primeiro a falar com a imprensa, seguido por Dilma Rousseff.

PRIMEIRO BLOCO
Serra e Dilma responderam a pergunta de eleitora indecisa de São Paulo sobre políticas para o funcionalismo público.
A segunda questão, de um funcionário público de Porto Alegre, indeciso sobre em quem votar, foi sobre garantia de renda para o agricultor.
A terceira questão foi sobre impunidade à corrupção, elaborada por um eleitor indeciso de Brasília.
Uma eleitora indecisa de Fortaleza questionou os candidatos sobre segurança pública na quarta pergunta do primeiro bloco do debate.
SEGUNDO BLOCO
Pergunta de eleitora indecisa do Rio de Janeiro sobre investimentos na área de saneamento básico abriu o segundo bloco.
Eleitora de Salvador, vendedora de literatura de cordel, questiona Dilma e Serra sobre investimentos na educação e em salários de professores.
Na terceira pergunta do bloco, advogado de Fortaleza indaga sobre o que os candidatos podem fazer para desonerar a folha de pagamento, em uma questão sobre legislação trabalhista.
Cabeleireira de Minas Gerais questiona candidatos sobre os problemas na área da saúde.

TERCEIRO BLOCO
Eleitor do Pará questiona candidatos sobre políticas de combate a queimadas e conservação ambiental, na primeira pergunta do terceiro e último bloco do debate.
Contador de São Paulo pergunta sobre a duração de programas sociais. Os dois respondem usando o programa Bolsa Família como referência.
Vendedor de carros de Curitiba questiona os dois candidatos sobre o tamanho da carga tributária em relação à qualidade dos serviços públicos prestados.
Pequeno empresário de Recife pergunta sobre os planos do tucano e da petista para garantir a aposentadoria de quem está na informalidade.

Após o fim da rodada de perguntas dos eleitores, Dilma e Serra fazem suas considerações finais.
Dilma é a primeira. A petista agradece pela oportunidade de apresentar suas propostas e a todos os que a apoiaram ao longo da campanha. Dilma pede voto aos eleitores que assistiram ao debate.

Em seguida, Serra faz suas considerações. O tucano agradece à audiência e aos eleitores indecisos que participaram do debate com suas perguntas. Serra faz uma relato de sua biografia e também pede voto ao eleitor.

sexta-feira, outubro 29, 2010

PRESO, TENENTE É ACUSADO DE MAIS ABUSOS SEXUAIS

O tenente Wendel Nassau Nether continua preso no 55º batalhão do exército.

Depois de ser preso pela polícia federal no dia 23 de setembro deste ano por posse ilegal de armas de uso restrito das forças armadas e suspeita de pedofilia no distrito de Adão Colares, comunidade rural da cidade de Botumirim, além de abuso sexual das duas sobrinhas, que compareceram à regional da PF em Montes Claros para denunciá-lo, Wendel Nassau Nether agora é suspeito de ter abusado sexualmente de duas crianças de nove anos no dia 17 de setembro, época em que já estava sendo investigado.

Segundo Fernando Bonhsack, chefe da polícia federal em Montes Claros, a mãe de uma das crianças procurou a PF e disse que, no dia 17 de setembro, por volta das 09h, na escola estadual Clóvis Salgado, as duas meninas foram abordadas por um senhor de cabelos grisalhos. Durante todo o dia, elas não voltaram para casa. Preocupados, familiares procuraram as crianças em várias partes da cidade, mas nãos encontraram. Por volta das 12h, uma das meninas ligou para o celular do pai e falou para ele não ficar preocupado e que ela estava bem, na companhia de uma colega. A menina desligou o telefone, o que aumentou ainda mais a preocupação dos familiares.

O número registrado no identificador de chamadas era de um orelhão do Montes Claros Shopping. Rapidamente, os familiares compareceram ao shopping, porém, não localizaram as crianças. No final da tarde, as meninas apareceram com as roupas e pés sujos de terra, mas não contaram onde estavam. Afirmaram que tinham saído com um senhor de cabelos grisalhos. O pai da criança foi à delegacia de polícia e registrou um BO.

Com a prisão de Wendel Nassau, no dia 23 daquele mês, e com a repercussão em todos os jornais de Montes Claros, no momento que a notícia ia ao ar no programa MGTV daquele dia, a menina entrou em desespero e começou a gritar: - É ele. É ele. Mãe, pai. Ele vai matar vocês.

Com o desespero da criança, que não parava de chorar e gritar, a mãe da menina procurou a PF e contou o que havia acontecido.

Agentes compareceram ao shopping para pegar a gravação do circuito interno, porém, as imagens já haviam sido apagadas, pois permanecem no arquivo somente cinco dias. A criança reclamava de dores no peito, mas ainda não foi feito exame nas partes íntimas para constatar se houve penetração.


A psicóloga Maria do Carmo Soares afirma que a criança demonstrou um importante nível de medo e nervosismo quando foram apresentadas a ela fotos de Wendel Nassau.

Com bloqueio psicológico da criança, Maria do Carmo Soares, psicóloga do centro de prevenção e notificação de violência contra crianças e adolescentes, conversou com a menina, porém, ela ainda não relatou o que aconteceu.

- Ela ainda não contou os detalhes, mas demonstrou um importante nível de medo e nervosismo ao serem apresentadas a ela fotos de Wendel Nassau - conta a psicóloga.

Ainda segundo Maria do Carmo, a criança apresentou medo em relação à eventual perda da mãe.

De acordo com o delegado da PF, o método de agir do tenente reformado é o mesmo que ele adotou com todas as vítimas.

O tenente reformado continua preso numa cela do 55º Batalhão de infantaria do exército, onde recebe visitas diárias de familiares.

A prisão preventiva do militar já foi decretada pela justiça e o chefe da PF afirmou que vai entrar em contato com a superintendência da PF em Belo Horizonte com o objetivo de conseguir junto ao comando do exército a transferência de Wendel Nassau para a capital mineira. O objetivo da transferência é evitar que familiares visitem o suspeito com frequencia para não haver coação no curso do processo.

ENTENDA O CASO

Segundo Fernando Bonhsack, chefe da polícia federal em Montes Claros, há cerca de três meses, a PF recebeu uma denúncia dando conta de que o tenente reformado tinha armas na casa onde mora em Montes Claros e numa fazenda na cidade de Botumirim. Constava ainda na denúncia ele abusava sexualmente de crianças na zona rural de Botumirim e guardava imagens de crianças mantendo relações sexuais com adultos.

Ainda segundo o delegado, além das armas apreendidas, um pendrive foi localizado com as imagens das crianças. O tenente reformado atribuía a culpa a um filho dele e afirmava que não sabia da mídia eletrônica. Mas, o filho compareceu à PF em Montes Claros e negou o crime.

Fernando acrescenta que, além das duas sobrinhas de Montes Claros, uma terceira também denunciou a prática e ainda uma quarta vítima pretende vir à cidade para denunciar os abusos sofridos na infância e adolescência.

As denunciantes, com o intuito de incentivar que outras pessoas, membros da família ou não, compareçam à PF para denunciar as brutalidades sofridas por elas e provavelmente pelos filhos, que também estão sofrendo nos dias atuais, resolveram falar com a imprensa. (Reportagem: Rubens Santana)

UNIMONTES PREPARA ELEIÇÃO PARA MUDAR REITOR E VICE

O vice-reitor e médico João Canela tem como vice a pró-reitora Ivete Almeida.


O professor e médico Itagiba de Castro Filho está na chapa de oposição.

Clima de expectativa na Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. Na próxima quinta-feira, 04, será realizada eleição para escolha do reitor e vice-reitor que irão gerir a Unimontes no período de 2011 a 2014. Os mais votados vão compor uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Antonio Anastasia que nomeará os escolhidos.

A votação começará oito da manhã e terminará às dez da noite. A universidade terá aula, normalmente, nesta data. No campus sede, serão 9 locais de votação. Além disso, serão espalhadas 13 urnas pelos outros campi de Minas.

O processo eleitoral envolve professores, cujos votos têm peso de 70%; servidores, com peso em 15% e cerca de onze mil alunos, que também o voto vale 15%.

Cada candidato indicará uma lista com nomes de fiscais que ficarão responsáveis por cada local de votação.

A apuração começará 8 da manhã do dia 05 de novembro. Serão 4 turmas apuradoras. De acordo com o vice-presidente da comissão eleitoral para composição da lista tríplice, Leonardo Linhares, o horário do término da apuração é imprevisível visto que eles vão aguardar as urnas de outras localidades. Com relação ao comparecimento dos eleitores ele afirma que mesmo com o feriado prolongado o número de eleitores será bom. “A universidade está envolvida no processo. Os candidatos fizeram ampla campanha e o grau de envolvimento será alto.” – afirma Linhares.

Hoje, a Unimontes possui 44 cursos e é considerada a maior instituição de ensino superior do Norte de Minas.

CANDIDATOS

O atual vice-reitor e médico João dos Reis Canela é candidato e tem como vice a pró-reitora de ensino Ivete Almeida. Eles compõem a chapa que tem apoio do atual reitor Paulo César Gonçalves de Almeida.

O professor e médico Itagiba de Castro Filho lançou chapa de oposição com dois candidatos a vice: os professores Rômulo Soares Barbosa e Tânia Maia Fialho.

LISTA TRÍPLICE

Uma das dúvidas da comunidade acadêmica é se o Governador Antônio Anastasia irá respeitar a decisão das urnas e realmente nomear os mais votados. Em 2002, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida foi o segundo colocado nas eleições diretas, mas mesmo assim assumiu o cargo de reitor por indicação do então governador Itamar Franco, deixando o primeiro colocado, no caso o professor Itagiba de Castro fora do processo. Em 2006, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida foi reeleito sendo, desta vez, o mais votado e nomeado.

Neste ano, a posse dos escolhidos da lista tríplice está prevista para o dia 5 de dezembro. (Reportagem: Fabíola Dourado)

FMF INDICA OBRAS PARA APROVAR ARENA DO FORMIGÃO

Comissão de vistoria da FMF - Federação Mineira de Futebol, representada por José Evangelista e Eduardo Carvalho, visitou o estádio José Maria Melo e se reuniu com a polícia militar, o presidente de honra do Funorte, deputado Ruy Muniz, o diretor de futebol Jeibson Moura, o representante do Cassimiro de Abreu Bonga e o engenheiro Civil Pedro Eustáquio Pereira.
Na visita da FMF, ficou decidido que devem ser trocadas as lâmpadas dos refletores, e um corredor deve ser construído entre as arquibancadas e o alambrado do campo, onde a PM vai atuar para impedir qualquer tipo de invasão dos torcedores. Outra reforma imediata exigida pela federação é a dos banheiros, tanto os de uso da torcida como os dos setor administrativo do estádio.
Os bancos de reserva não foram aprovados pela comissão, e devem ser reconstruídos com capacidade para 12 jogadores sentados, além da comissão técnica.
Também será construída no estádio uma sala para exame antidoping.
As velhas cabines de rádio e TV devem sofrer alteração drástica. A orientação da federação é que elas dupliquem de tamanho, para caber os equipamentos das emissoras de TV que vão cobrir o evento, inclusive do SporTV.
Outra mudança é que um portão a mais será aberto para dar condições de segurança à torcida adversária. Portanto, torcedores dos times visitantes sairão por lados diferentes, evitando-se brigas.
Também foi exigida uma sala especial para a arbitragem, uma vez que a sala atual é dividida entre a PM e o trio de arbitragem.
Tudo isso sem contar que o gramado será completamente replantado.
Todo o projeto de mudanças no José Maria Melo será encaminhado para a polícia militar, com laudo do corpo de bombeiros, e será reencaminhado à própria FMF, que vai dar a palavra final sobre a aprovação do campo para a temporada 2011, que será disputada pela primeira vez pelo Funorte. (Reportagem: Nairlan Barbosa)

SERRA DIZ EM MOC QUE TUCANOS VÃO VIRAR A ELEIÇÃO

quinta-feira, outubro 28, 2010

SERRA DIZ EM MOC QUE MINAS VAI DECIDIR ELEIÇÃO

Na tarde de hoje, quinta-feira, o candidato à presidência da República José Serra-PSDB liderou carreata pelo Centro de Montes Claros, partindo da Avenida Geraldo Athayde. Logo após, Serra participou de encontro com lideranças políticas e empresariais na OAB de Montes Claros, visitando ainda a casa da Dona Zizi (Casa de Marina).

Acompanhado do governador reeleito Antonio Anastasia e dos senadores eleitos Aécio Neves e Itamar Franco, José Serra disse estar ciente da responsabilidade do povo mineiro nesta fase da disputa, afirmando que Minas “decidirá” o pleito:

- Esta eleição vai ser definida em Minas, pois os mineiros são a síntese do povo brasileiro. Em Minas recolho sabedoria e conhecimento e, assim, vamos governar juntos. Minas é a síntese do Brasil.

Para Minas Gerais, Serra pretende governar em parceria com a gestão estadual, liderada pelo aliado Anastasia. “Minas precisa de Serra na presidência”, disse o governador reeleito.

Segundo o ex-governador Aécio Neves, eleito com uma votação expressiva (mais de 7,5 milhões de votos), “há um movimento silencioso” rumo à vitória do ex-ministro da Saúde:

- Há um movimento silencioso no país. Na eleição, temos de votar no melhor. Fica meu apelo: vamos redobrar esforços e garantir mais uma virada em Minas.

Amanhã, sábado, Serra, Aécio, Anastasia e Itamar participam do último evento da campanha do PSDB, uma caminhada que será realizado em Belo Horizonte, com concentração na Praça do Papa, às 8h30.

COMEÇA AMANHÃ SALÃO DE HUMOR CONTRA O RACISMO

Será nesta sexta-feira, a partir das 20h30, no Montes Claros Shopping, o coquetel de abertura do Salão internacional de humor contra o racismo, idealizado e produzido pelo Brazil.cartoon.

O evento desta noite conta com a presença de cartunistas famosos, dentre eles o professor chinês Liuyi Wang, integrante da comissão julgadora. Na ocasião, o público poderá acompanhar exposição em homenagem a Konstantin Christoff e assistir à apresentação do grupo Prego de Linha, além do lançamento de livro do chargista Duke.

CARROÇA EM PONTO ERRADO. CADÊ A MCTRANS...TORNO?

Terra sem-lei. Esta é a palavra encontrada para definir o trânsito de Montes Claros, onde alguns motoristas fazem o que querem. E quando querem. Contudo, a foto chama a atenção pelo fato de o proprietário de uma carroça ter deixado o veículo movido a animal estacionado na Rua Coronel Joaquim Costa, área central da cidade, local destinado a embarque e desembarque de passageiros.

A carroça ficou estacionada, e o animal tranquilamente ficou no local das 08h até por volta das 09h30 de sábado, 23, sem que nenhuma fiscal da MCTrans...torno entrasse em ação. Por volta das 09h30, o carroceiro tranquilamente virou o veículo na contramão e seguiu em sentido à igreja Catedral. As placas de proibido parar e estacionar e ponto de ônibus não intimidam os infratores.

CAUSA POLÊMICA ENSAIO COM SANTA AUSTRALIANA


A revista masculina “Zôo Weekly” publicou um polêmico ensaio com uma modelo representando Mary MNackillop, a primeira santa australiana. A publicação recebeu forte repúdio da Igreja Católica.
- A revista não dissemina apenas um insulto ao legado de Mary MacKillop, mas também humilha todas as mulheres australianas - escreveu a Arquidiocese de Sydney.
No ensaio, a modelo aparece de lingerie e hábito de madre, sendo acompanhada por um anão que representa o papa.

GRETCHEN FAZ A FILA ANDAR COM EMPRESÁRIO DE 30 ANOS

Separada do marido, Dennis Miranda, há pouco mais de um mês, Gretchen já fez sua fila andar. A cantora foi flagrada em clima de romance com um novo affair em um restaurante de Goiânia, em Goiás. O eleito da cantora é o empresário Silvio Alves, de 30 anos.

Conforme contou a dançarina, que quebrou o braço ao escorregar no tapete de um hotel em Canela, no Rio Grande do Sul, já até foi apresentada à família do rapaz. "Ele é de Goiânia. Nos conhecemos num evento há alguns meses e um dia o Silvio me ligou. Seu interesse por mim me surpreendeu. Ele me disse que tem intenções sérias por mim", contou Gretchen.

quarta-feira, outubro 27, 2010

PROFESSORA PRESA POR PEDOFILIA INSISTE EM CONTINUAR

A professora presa suspeita de abusar de alunas contou à polícia em depoimento que sempre afirmou seu amor por uma das meninas e que "gosta muito" e "deseja manter um relacionamento sério com ela”. Segundo a polícia, a suspeita de pedofilia será enquadrada nos crimes de estupro de vulnerável e corrupção de menores, podendo pegar de 15 a 30 anos de prisão.
Ainda de acordo com a polícia, ela confessou o crime e foi presa em flagrante depois de passar três dias com a aluna de 13 anos. A vítima foi sua aluna na Escola Municipal Rondon, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, o relacionamento entre elas acontecia desde o início do ano.

Na última terça-feira (26), a mãe da vítima procurou a 33ª DP (Realengo) para informar sobre o desaparecimento da menina, que estava sumida desde segunda (25).
Procurando nos registros, a polícia encontrou um boletim de ocorrência, feito em agosto, em que a mãe da vítima relatava que a menina estava desaparecida e que desconfiava de sua professora. Os policiais foram, então, até a casa da educadora e o marido dela informou que a suspeita também estava desaparecida desde segunda.

Agentes investigaram os possíveis locais para onde a suspeita poderia ir e esperaram que ela voltasse. A prisão da professora aconteceu por volta das 04h da manhã desta quarta, quando ela chegava na casa da sua mãe, também em Realengo.

O delegado Angelo Lages disse que, em depoimento, a menina contou que tentou algumas vezes não se encontrar com a professora. "No entanto, acabava sendo persuadida por ela. Há indícios de que a suspeita fez outra vítima. Mas ainda não identifiquei quem foi”, afirmou.
Ainda de acordo com o delegado, a professora foi transferida da escola onde dava aula após a mãe da vítima relatar ao diretor do contato entre a menina e a educadora. “Vamos ouvir o diretor da escola e os responsáveis pelo motel aonde elas iam. No depoimento a professora contou que se encontrava com a menina e fazia passeios pela Barra da Tijuca e por Vila Valqueire”, disse o delegado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que "a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, assim que tomou ciência do caso, em 9 de setembro deste ano, instaurou uma sindicância para apurar os fatos e determinou o afastamento da professora da escola. A Secretaria de Educação esclarece, ainda, que considera inaceitável este tipo de conduta".

MEGA SENA DE R$ 200 MILHÕES COMEÇA A SER VENDIDA

As apostas para a Mega da Virada, que será sorteada no dia 31 de dezembro deste ano, já poderão ser registradas a partir da próxima segunda-feira (1º), em todas as casas lotéricas do país. O prêmio acumulado para o concurso especial já ultrapassa os R$ 51 milhões e a expectativa é de que, até a data do sorteio, a bolada chegue a R$ 200 milhões.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio pago na Mega da Virada é resultado do acúmulo de 5% do total destinado aos prêmios de cada concurso durante o ano, somado à arrecadação feita especificamente para o concurso especial. A partir desta segunda, as apostas para a Mega da Virada podem ser feitas paralelamente às apostas para os sorteios regulares da Mega-Sena. A Caixa prevê ainda um período para apostas exclusivas da Mega da Virada, de 26 a 31 de dezembro.

No ano passado, as apostas para a Mega da Virada começaram em 30 de novembro e, até 29 de dezembro, o prêmio acumulava R$ 61,7 milhões. Ao final, o concurso pagou o maior prêmio da história da Mega-Sena, no valor de R$ 144,9 milhões, divididos entre duas apostas.

"Neste ano teremos um período de 60 dias para registrar as apostas, o dobro do que ocorreu no ano passado. A ideia é estimular o apostador a registrar seu volante com antecedência para evitar sobrecarga no sistema na última semana ou último dia de apostas. Além disso, essa antecipação tende a deixar o prêmio ainda maior, porque quem aposta agora, deve apostar novamente até o fim do ano", diz Joaquim Lima de Oliveira, vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal.

Assim como no sorteio convencional, as apostas para a Mega da Virada podem ser feitas em qualquer uma das mais de 10,6 mil casas lotéricas do país, a um custo de R$ 2 para a aposta mínima, com seis dezenas.

Os volantes, como no ano passado, são diferentes dos tradicionais, e levam a marca da Mega da Virada. Apesar de terem, em 2010, cor diferente da adotada em 2009 - os volantes tinham o topo azul e neste ano passarão a ter o topo verde - as lotéricas que ainda possuírem estoque do volante antigo poderão usá-lo neste sorteio.

"Além do alto valor, devido à grande arrecadação, um diferencial positivo da Mega da Virada é que ela não acumula. Se ninguém acertar as seis dezenas, leva a bolada quem acertar cinco ou até quatro dezenas", afirma Oliveira.

TSUNAMI E VULCÃO JÁ MATARAM 300 PESSOAS NA ÁSIA

As duas tragédias naturais que levaram destruição à Indonésia em menos de 24 horas já são responsáveis por cerca de 300 mortes, provocadas por uma tsunami e um vulcão. Enquanto autoridades tentam manter moradores longe do Monte Merapi, que entrou em erupção na ilha indonésia de Java, os primeiros carregamentos de ajuda começam a chegar, nesta quarta-feira, ao local atingido na segunda-feira pela tsunami a oeste da ilha de Sumatra. O presidente Susilo Bambang Yudhoyono interrompeu uma viagem ao Vietnã para voltar ao país.

A ajuda para as vítimas da onda gigante está sendo levada por aviões e helicópteros, já que embarcações ainda enfrentam dificuldades no mar para chegar às turísticas Ilhas Mentawai, as mais atingidas pela tsunami. Pescadores tentam ajudar a localizar as cerca de 400 pessoas que ainda estão desaparecidas. Em terra, faltam pessoas para recolher os corpos das vítimas, que se acumulam em praias e estradas.

A falha geológica que provocou um terremoto de 7,7 graus na escala Richter e causou a onda gigante nesta segunda é a mesma responsável pelo tremor de mais de 9 graus seguido pela tsunami de 2004, que deixou mais de 200 mil mortos em diversos países. Segundo especialistas, o abalo sísmico desta vez pode ter relação com a erupção do Merapi.

LÍDER ESPIRITUAL ENTRE OS MORTOS

O vulcão, o mais volátil do país, teria causado a morte do líder espiritual considerado o protetor da montanha. Exames serão feitos para confirmar a identidade de Mbah Maridjan, que para muitos javaneses teria poderes mágicos. Além dos 28 mortos, a erupção deixou ao menos 14 feridos.

Grande parte das vítimas sofreu queimaduras devido à lava expelida pelo vulcão. Animais e casas também foram afetados. Muitos ficaram cobertos por cinzas. Mais de 10 mil moradores de regiões próximas do vulcão foram retirados de casa, mas alguns começavam a voltar nesta quarta, contrariando orientações de autoridades.

Segundo Surono, o principal especialista em vulcões na Indonésia, o Merapi está "calmo", mas ainda representa perigo.

- Não há sinais de outra erupção iminente, mas eu não posso garantir nada e nós não sabemos se é apenas um descanso temporário - disse ele. - Eu orientei autoridades locais a continuar as retiradas. O alerta ainda está no nível mais alto.


Morador passa por animal coberto por cinza do Monte Merapi, em Kinahrejo, na Indonésia.

MORRE AOS 60 ANOS EX-PRESIDENTE DA ARGENTINA

O ex-presidente argentino Néstor Kirchner morreu na manhã desta quarta-feira, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, segundo informações divulgadas pela imprensa de Buenos Aires. Kirchner, que tinha histórico de problemas no coração, estava na cidade de El Calafate, na Patagônia, com a esposa e presidente do país, Cristina, quando passou mal e foi levado a um hospital, mas não pôde ser reanimado pelos médicos.

No último ano, Kirchner precisou ser internado de urgência pelo menos duas vezes. Os médicos haviam recomendado uma mudança no seu estilo de vida agitado para evitar mais complicações cardíacas. Em 11 de setembro, Kirchner foi submetido a uma angioplastia, em hospital de Buenos Aires, tendo alta no dia seguinte. Na ocasião, o ex-presidente recebeu o implante de um stent para melhorar o fluxo sanguíneo. Ele era apontado como um dos favoritos para a eleição presidencial argentina de 2011.

Nascido em Río Gallegos, na província de Santa Cruz, Kirchner presidiu a Argentina de 25 de maio de 2003 a 10 de dezembro de 2007, sendo sucedido no poder da Casa Rosada pela esposa.

Além de presidir o país, Kirchner foi prefeito de Río Gallegos (1987-1991) e governador de Santa Cruz (1991-2003). Em 2009, foi eleito deputado, com mandato até 10 de dezembro de 2013. Kirchner também era presidente do Partido Justicialista e secretário-geral da Unasul.

PAIS SE REVOLTAM CONTRA PROFESSORA MUITO SEXY

A italiana Ileana Tacconelli, de 28 anos, que leciona em uma escola católica de Milão (Itália), foi considerada "muito sexy" por um grupo de pais para ser professora. A revolta ocorreu depois que fotos e vídeos picantes dela foram publicados na internet, segundo a imprensa italiana.

A polêmica começou depois que uma mãe reclamou com o diretor da escola, Aldo Geranzani, que ela era "muito atraente", sendo uma distração para os estudantes.

Outros pais também se queixaram depois que um vídeo da ex-Miss Abruzzo, um concurso de beleza na região central da Itália, apareceu na web. Nele, Ileana aparece em trajes sexy. Em uma das imagens, ela aparece com o uniforme da polícia americana.

Em uma das imagens, ela aparece com o uniforme da polícia americana.

terça-feira, outubro 26, 2010

TERAPEUTA PUNIDA TRANSAVA COM PRESOS PERIGOSOS

Uma terapeuta foi acusada de ter mantido relações sexuais com dois presos perigosos no hospital psiquiátrico de alta segurança de Broadmoor, localizado na cidade de Crowthorne, no Reino Unido, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".

A mulher, que não teve o nome divulgado, teria feito sexo com Frank Welsford, de 36 anos, em duas ocasiões, sendo uma delas na lavanderia do hospital. Ela também teria realizado um ato sexual com o estuprador James Saunders, de 42.

A terapeuta chegou a ser presa, sendo solta após pagar fiança. Ela foi suspensa das funções e depois pediu demissão.

O escândalo aconteceu um ano após a enfermeira do hospital Rhoda Sibanda, de 32 anos, ter sido julgada por fazer sexo com um estuprador.

HOMEM RETIRA MILHARES DE BOLINHAS DO UMBIGO

Graham Barker, de 45 anos, entrou para o livro Guinness dos Recordes com uma marca bem insólita: mais bolinhas de algodão retiradas do umbigo.. Ou seja, acumulou 22,1 gramas. O bibliotecário de Perth (Austrália) junta os “restos” de camisas todos os dias, há 26 anos.

O sujeito garante não ser obsessivo. Maníaco ou nerótico. Sua primeira bolinha de algodão foi retirada do umbigo no dia 17 de janeiro de 1984, durante as férias. E ele não parou mais, juntando a "colheita" em potes de vidro.
- Foi por simples curiosidade - disse Graham. Segundo ele, a quantidade de algodão que fica presa no umbigo depende do tipo de roupa que usa. Ele garante que as bolinhas não mofam nem ficam com mau cheiro, segundo reportagem do "Metro".

TUSUNAMI JÁ MATOU 40 PESSOAS NA INDONÉSIA

Pelo menos 40 pessoas morreram e 380 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas na Indonésia, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres, citada pela agência Antara.

Dez povoados foram destruídos. As autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas.

As ondas gigantes, de até três metros de altura, seguiram-se a um terremoto na costa da Ilha de Sumatra na véspera.

O tremor de magnitude 7,7 ocorreu a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

Três fortes réplicas de magnitude 6,1, 6,2 e 5,3 foram registradas durante a madrugada e esta terça-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Das 200 pessoas que moram na região de Betu Monga, só 40 foram encontradas. A maioria dos desaparecidos são mulheres e crianças.

"Temos pessoas relatando ao posto de segurança daqui que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Muita gente está chorando", disse um funcionário local.

Em Malakopa, uma pessoa morreu, e duas estão desaparecidas. Cerca de 80% das casas estão destruídas.

A polícia está à procura dos desaparecidos e socorrendo os desabrigados.

Pelo menos dez turistas autralianos que estavam em um barco estariam entre os desaparecidos.

O resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte, também sofreu grandes danos. Em nota, a empresa World Surfaris disse que o resort "experimentou um grau de devastação que o tornou inoperável".

Via Facebook, um surfista no local relatou que todos os chalés foram "varridos" pelo tsunami. No site Surfaid, um funcionário dessa organização de ajuda a surfistas disse que ondas de três metros atingiram o hotel, e que barcos explodiram após se chocarem uns contra os outros.

Esse funcionário, chamado Tom Plummer, afirmou que os ocupantes de uma embarcação foram atirados na selva e levaram mais de uma hora para encontrar o caminho de volta à praia. "Havia muitos destroços boiando na água, inclusive banquetas de bar e outras peças do mobiliário do Macaronis Resort", relatou ele.

Hendri Dori Satoko, chefe do governo regional na área afetada, afirmou à Metro TV que alguns dos 380 desaparecidos podem estar refugiados em áreas mais altas.

A polícia das ilhas Mentawai disse estar buscando os desaparecidos e montando postos de emergência.

"Estamos prevendo que as pessoas vão precisas de mantimentos e abrigo. A chuva está caindo muito forte, o vento está muito forte", disse o policial Ronald, na delegacia da localidade de Sikakap.

Mudjiarto, chefe da unidade de reação a desastres do Ministério da Saúde, disse à Reuters que dois corpos foram encontrados perto da ilha Sipora, e que várias pessoas continuam desaparecidas.

Na ilha de Pagai Sul, as ondas penetraram cerca de 600 metros pelos vilarejos; em Pagai do Norte, o mar chegou a cobrir os telhados, segundo o relato dele.

O americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que um tsunami "significante" foi criado pelo terremoto.

As autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami depois do tremor, mas ele foi levantado logo em seguida.

TSUNAMI DE 2004
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.