sábado, outubro 13, 2007

CRUZEIRO EMPATA NO MINEIRÃO E PRATICAMENTE DÁ ADEUS AO TÍTULO

O Cruzeiro perdeu mais uma chance de encostar no São Paulo. Nesta sexta-feira, a equipe mineira ficou no empate de 2 a 2 com o Náutico, em Belo Horizonte, após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, ficando agora a dez pontos do líder. Alecsandro e Ângelo marcaram para o time da casa, enquanto Acosta fez duas vezes para o Timbu. O uruguaio chegou aos 17 gols, encostando no artilheiro Josiel (18), mas foi expulso no fim, desfalcando o Alvirrubro no jogo contra o Corinthians.
O jogo começou com uma má notícia para o time da casa. O zagueiro Thiago Martinelli teve que deixar a partida aos seis minutos por conta de uma contusão. Emerson entrou em seu lugar. Mas a equipe celeste não se deixou abater e teve a sua primeira oportunidade com nove de jogo, com Roni finalizando perigosamente, à esquerda de Fabiano.
Apesar de o Náutico ter equilibrado as ações depois deste lance, o Cruzeiro contou com Alecsandro, que voltava ao time, para abrir o placar. Aos 26, ele completou cobrança de falta de Fernandinho com um leve toque que desviou e colocou a bola no canto esquerdo: 1 a 0.
Pouco antes do gol celeste, Marcelinho obrigara Fábio a fazer boa defesa em chute sem ângulo. Era ele quem mais dava trabalho mesmo. Com 33, ele foi lançado, tendo apenas Thiago Heleno na marcação. O atacante preferiu não partir para cima e chutou torto, perdendo boa chance.
Se o Timbu perdeu a oportunidade de empatar, a Raposa não marcou bobeira e ampliou dois minutos depois. Roni recebeu à esquerda da área e cruzou. Ângelo apareceu como elemento surpresa, cabeceando no canto esquerdo: 2 a 0.
O segundo tempo começou movimentadíssimo. Serginho entrou no lugar de Rafael Mineiro e foi logo mostrando a que veio. Aos dois minutos, ele apareceu bem pela esquerda e cruzou. A bola passou por Marcelo Silva e Acosta, ambos desperdiçando boa chance.
A Raposa respondeu em dois lances na seqüência. Primeiro na cabeçada de Thiago Heleno que Fabiano espalmou para escanteio. E depois no chute cruzado de Ângelo que o goleiro do Náutico não alcançou, levando sorte com a bola indo para fora.
O equilíbrio da partida não condizia com o dois gols de diferença para o Cruzeiro. Então, coube a Acosta deixar o placar mais justo. Ele recebeu de Marcelinho na área, deu um lindo drible na marcação e teve calma para dar um toque sutil, enganando o goleiro Fábio. Belo gol do uruguaio.
O camisa 25 do Timbu seguiu dando trabalho. Ele foi premiado com mais um gol, o do empate do Alvirrubro. Serginho pegou rebote de cobrança de escanteio e chutou para a área. Acosta estava na direção da bola e desviou com a perna esquerda para o fundo de gol.
A torcida celeste, que já estava reclamando quando o time vencia, perdeu a paciência de vez. E o Cruzeiro, a chance de encostar mais um pouco no líder São Paulo.
No fim da partida, Acosta cometeu falta por trás, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Inconformado, o uruguaio deixou o campo chorando.

quinta-feira, outubro 11, 2007

HOMEM COM CIÚMES DA ESPOSA CORTA O PINTO DO RIVAL

Cego de ciúmes, um homem de 76 anos atirou contra seu rival, em Wimpassing, na Áustria, e depois retirou as calças e cortou o pênis da vítima, que morreu de hemorragia, informou a polícia. O crime ocorreu na noite de quarta-feira, 10.
O agressor disparou duas vezes com uma escopeta contra o colega de trabalho, de 58 anos, que estava em um ponto de ônibus. O homem desconfiava que a vítima tinha uma relação amorosa com sua esposa. Após cortar o pênis da vítima, o agressor colocou o membro ao lado do corpo e tentou fugir, mas foi detido poucos minutos depois ao ser denunciado por moradores que tinham presenciado o crime.
O homem, de origem turca, afirmou ao ser interrogado pela polícia que suspeita que sua mulher, de 67 anos, mantinha uma relação amorosa secreta há 20 anos com a vítima, também nascida na Turquia. Segundo a polícia, o acusado não se arrepende do ocorrido, já que assegura que desta forma "restabeleceu sua honra".

PRESSIONADO, RENAN CALHEIROS SE AFASTA DA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Depois de cinco meses sob intensa pressão, o presidente do senado, Renan Calheiros - PMDB-AL anunciou nesta quinta-feira, 11, pela TV Senado, que vai se afastar da presidência por 45 dias. Na semana passada, foi lançado um movimento suprapartidário para convencer Renan a se afastar do cargo.
A oposição ao presidente do senado ameaçava trancar a pauta justamente no momento em que a prorrogação da CPMF chega para votação na casa. Para evitar problemas no andamento da proposta, o governo teria destacado integrantes para convencer Renan a se licenciar.
Renan Calheiros responde a quatro representações. Três delas estão no conselho de ética do senado e a última, apresentada nesta semana, está na mesa diretora da casa. Depois de ser absolvido em plenário da acusação de usar dinheiro de uma empreiteira para pagar despesas pessoais, Renan tem que responder a acusações de que teria usado laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas, de que teria favorecido a Schincariol em dívida junto ao INSS e de que teria montado um esquema de arrecadação de propinas em ministérios chefiados pelo PMDB

FUNORTE VAI A SABARÁ EM BUSCA DE TRÊS PONTOS

Ocupando a quarta posição na chave B do campeonato mineiro da segunda divisão, o Funorte vai a Sabará, onde domingo, às 10h30, enfrentar o Siderúrgica. O treinador do Formigão, Paulo César Alencar, realiza nesta sexta-feira o último coletivo, no campo do Cassimiro, quando define a equipe.
Segundo PC, todo esquema está sendo montado no sentido de conquistar três pontos e subir na tabela, sendo que cinco clubes se classificam para a próxima fase. O técnico montes-clarense deve fazer alterações na equipe que empatou em 2x2 com o Nacional de Uberaba, voltando com o sistema 3-5-2, com Everaldo, Henrique, Erick, Silmar, Eliandro, Tiaguinho, Robert, Rafael Rincon, Nando, Ditinho, Candango ou Tiago Pit Bull.
-----
VEJA A TABELA E A CLASSIFICAÇÃO DA SEGUNDONA NO SITE DA FMF, Á ESQUERDA

MOC CELEBRA ANIVERSÁRIO DA PADROEIRA DO BRASIL

Nesta sexta-feira, a partir das 7h, missa na Catedral de Nossa Senhora Aparecida dará início ao último dia de homenagens à padroeira do Brasil, que dá nome ao principal templo da igreja católica em Montes Claros. Às 12h, ofício de Nossa Senhora, bênção do santíssimo sacramento e unção dos enfermos; e, às 17h, procissão com saída da capela São José, situada na Rua Germano Gonçalves, Bairro São José.
O dia de Nossa Senhora é uma história de fé de 290 anos. Neste dia 12 de outubro a imagem da santa foi encontrada no Rio Paraíba (SP) por três pescadores, em 1717. A primeira capela erguida em homenagem a Nossa Senhora foi transformada no maior santuário de peregrinação do país.

COMEÇA DOMINGO O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão de 2007 começa à zero hora de domingo, 14, e termina à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2008, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Serão 126 dias de duração, sendo 14 a mais que na versão passada. Os estados do Nordeste ficam de fora, juntamente com a região Norte, porque o ministério de Minas e Energia avaliou que os benefícios seriam muito pequenos para essas regiões.
Na área de concessão da Cemig espera-se uma redução na demanda máxima de 3,2%, correspondendo a cerca de 240 MW.No consumo, espera-se uma economia de energia de 0,5%, o que representa cerca de 32 MWméd. ou 96 mil MWh, durante todo o período do horário de verão. Para o consumidor residencial, a economia se dará na menor utilização da iluminação artificial, e, com isso, ele pode obter uma redução de até 5% no consumo mensal de energia.

quarta-feira, outubro 10, 2007

A PROVÍNCIA É ATUALIZADA VÁRIAS VEZES AO DIA

CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" - LOGO ALI EMBAIXO - PARA VER AS NOTÍCIAS DE ONTEM. SE PREFERIR, DESÇA MAIS AINDA PARA VER AS FOTOS.
VOCÊ VERÁ, INCLUSIVE, A MULHER QUE ESTÁ MATANDO RENAN CALHEIROS

VEREADOR DOIDÃO FAZ QUEBRA-QUEBRA E AGRIDE PRESIDENTE DA CÂMARA

A polícia civil de Patis está à procura de um vereador acusado de crimes contra o patrimônio, lesão corporal e ameaça contra o presidente da câmara e contra a própria sede do legislativo naquela cidade, a 114 km de Montes Claros. Segundo informações da PC de Patis, o vereador Luiz Acelino de Souza Vieira, 45 anos, teria se desentendido e agredido o presidente daquela casa, Mauro Charles Alkmim Rocha, 37 anos, ameaçado a secretária Ana Alice Ribeiro da Silva, 22 anos, quebrado vários móveis da sede do legislativo e fugido em seguida.
O delegado Célio Nogueira, responsável pela polícia civil de Patis, informa que, na manhã de terça-feira, 09, o vereador Luiz Acelino teria se deslocado até a sede da câmara municipal e ameaçado a secretária Ana Alice por várias vezes e, em seguida, começou a ofender moralmente os integrantes com palavras de baixo calão.
Ainda segundo o delegado, na manhã de ontem Luiz Acelino teria retornado à câmara e se desentendido com o presidente Mauro Charles, momento em que ambos entraram em luta corporal.
O vereador não foi localizado para explicar o porquê de tanta agressividade, o que está sendo apurado pela polícia.

DEPUTADOS FORMAM TRÍPLICE ALIANÇA PARA CONQUISTAR A PREFEITURA DE MOC

Política se faz com fato novo. Certamente influenciados por esta filosofia é que os deputados estaduais Ruy Muniz e Ana Maria e o federal Jairo Ataíde resolveram se juntar para disputar com Athos Avelino – PPS o cargo de prefeito de Montes Claros nas eleições de outubro do próximo ano. Sairá candidato a prefeito e, portanto, cabeça de chapa, aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas de opinião pública com vistas ao pleito de 2008. O vice poderá ser escolhido entre um dos três ou em outro partido que se dispuser a compor a coligação majoritária. Tanto pode ser do PDT, do PMDB, do PT ou do PV, segundo afirma Ruy Muniz.
Todas essas variáveis foram discutidas entre a manhã de sexta-feira, 05, em Montes Claros, e a manhã de ontem, 10, em Belo Horizonte, a partir da decisão do deputado Ruy Muniz de se desfiliar do PR – Partido da República e retornar ao DEM (ex-PFL), após decisão do STF – Supremo tribunal federal de que os mandatos pertencem aos partidos. Essa decisão, a ser julgada pelo TSE – Tribunal superior eleitoral, e que poderá resultar na cassação de mandatos, foi fundamental, segundo ele próprio, para que Ruy retornasse ao DEM, deixando seu projeto de se candidatar a prefeito pelo PR.
Formou-se, então, o consenso de que a prefeitura de Moc só poderá ser pleiteada com chances reais de vitória contra o atual prefeito Athos Avelino - PPS a partir da formação de uma tríplice aliança, integrada pelo próprio Ruy e pelos presidentes dos diretórios municipais do DEM – Jairo Ataíde e do PSDB – Ana Maria. O PR, partido no qual Ruy teve uma passagem relâmpago, está desde ontem sob a presidência da educadora Raquel de Queiroz Muniz, esposa de Ruy e possivelmente candidata a vereadora.
A formação da tríplice aliança vale somente para as eleições majoritárias. Isto significa que, tanto os partidos que a compõem como outros possíveis aliados – PTC, PDT, PSDC, PTdoB, por exemplo – terão chapas próprias para vereador e poderão, inclusive, indicar o candidato a vice-prefeito, que não será tirado, necessariamente segundo Ruy Muniz - da tríplice aliança.

RESENHA DO RÊ

DESABADO DA INTERNAUTA
Em respeito ao leitor, primeiro e único patrão deste filho de dona Laura e que, portanto, tem o sagrado direito de saber tudo que acontece nos bastidores da vida desta Resenha, reproduzimos a íntegra de desabado enviado, via e-mail, pela internauta Adriana Prado, a quem, infelizmente, ainda não tivemos o prazer de conhecer pessoalmente.
Coisas da net.
-----
O DESABAFO
Senhor Reginauro Silva,
Eu tive o prazer de ler este jornal e apreciar a ascensão do mesmo, como um presente para nossa cidade, indiquei a versão online para amigos de outros estados, até com certo orgulho pelo progresso que significava, destacando sempre, seu jeito despojado de fazer “noticia”...
Então poderá entender como me senti desapontada com sua atitude ao me expor daquela forma, em seu blog.
Não fui deselegante, me propus a ajudá-lo, como gentilmente me convidou, embora afirmando saber ser desnecessária visto a sua capacidade, que mesmo neste momento continuo a respeitar, pois conheço sua historia de vida.
Não sou uma desocupada, sou antes de tudo, uma batalhadora, que não vive a sombra de ninguém, me orgulho de ser auto-suficiente e se várias vezes enviei e-mails ao seu jornal, foi movida pela sinceridade, pela honestidade de reconhecer e apreciar a capacidade de bons profissionais, assim como você, o jornalista Neumar que não conheço o Georgino Jorge, Eduardo Brasil e outros e pelo que conheço da vida, não existe pecado em dizer a verdade, em elogiar quem merece, especialmente sem esperar retorno e muito menos sem falsidade, como fazem alguns somente visando “um lugar ao sol” ainda que tenha de se contentar com a sombra destinada aos populares “bajuladores”, o que não é meu caso, só quis demonstrar meu apreço pela qualidade do jornal, mais nada. E não estou sumida da internet, só não tenho nada a dizer a você, além do que já disse no e-mail anterior.
Bem, quanto à palestra, lamentavelmente você me tirou todo o estímulo com suas ironias, mas não serei eu a única a perder e já que você com o invejável curriculum que orgulhosamente publica, deveria estar “antenado”, pois o Segredo é comentário geral e seria um evento marcante em nossa cidade e pode ser ainda, mas para mim acabou.
Peço que não coloque este e-mail no seu blog, não me exponha mais em sua vitrine de gozação e desrespeito ao próximo.
Adriana
-----
MAIS UM RECADINHO
Ilustre amigo Reginauro Silva,
Tenho lido a Resenha do Rê no jornal O NORTE DE MINAS e fiquei encantado com o jogo de vocábulos coloquiais que você usa com muita freqüência, dando um sentido até mais perfeito do que se fosse escrito dentro do padrão da norma culta! Entretanto, o seu estilo deixa qualquer um bom entendedor da língua meio encabulado. Por exemplo:
"CANJA DO DIA
Vai para o meu amigo André (...). Andrezinho demonstra qualidades de empreendedor desde criancinha... Ali no São José."
Um abraço de seu amigo que muito o admira,
Zé Terucha
06/10/2007 - 22:25
-----
E, PARA RELAXAR AINDA MAIS...
Regi querido,
Primeiro, obrigada por estar inclusa na lista de jornalistas em atividade em Moc que ilustra o seu blog. Passei apenas para pedir uma retificação. É que não estou mais na Fadenor. Após um proveitoso e enriquecedor período de atuação na sua assessoria de comunicação, resolvi sair para me dedicar à minha agência de comunicação empresarial.
Assim, é só isso.
Ah, e um grande abraço.
Ana Maria Barbosa
-----
VALE O REGISTRO
Graças à amizade dos leitores, ao dom divino, ao carinho da equipe de O NORTE que trabalha conosco, à dedicação cega à causa da comunicação, à persistência e à força de Laura Walma e das criaturas santas que são nossos filhos, bem como à luz permanente emanada de dona Laura, a mãezona do Jequitinhonha, A Província – www.reginauro.blogspot.com – chega à semana da criança, pouco mais de um mês depois de lançada, com mais – eita! - de 5 mil acessos.
Deus lhes pague!
-----
PSIU POLESIA...
Aroldo Pereira concorda, Sebastião Abiceu também, Dóris Araújo nem se fala: o Psiu poético só chegou à sua 21ª edição graças, essencialmente, à polêmica gerada pelos brilhantes e incontáveis personagens que o compõem. Que seria da poesia se não fosse a força devastadora do questionamento desses artífices da letra, da harmonia e do fonema!? Graças a Deus, estamos vivos.
E a poética idem.
-----
OUVIU COITADO!
Como dizia meu avô Altino, quem não ouve conselho, ouve coitado! Ali, na Ovídio de Abreu, o Wanderley dizia o tempo todo: - Cheiroso, cuidado com o Paloma... - Cheiroso, cuidado com o Paloma... - Cheiroso, cuidado com o Paloma...
Não ouviu...

PROTESTO CONTRA A PREFEITURA ISOLA SANTO ANTÔNIO

A informação de que os R$ 12 milhões oriundos do processo de licitação do transporte coletivo urbano de Montes Claros serão aplicados, exclusivamente, no asfaltamento de vias de acesso tem multiplicado o número de protestos de moradores. Só nos últimos 30 dias, três protestos interditaram acessos importantes, nos bairros Cidade Industrial, Vila Sion e, ontem pela manhã, o Santo Antônio.
A exemplo dos protestos anteriores, os moradores do Bairro Santo Antônio, indignados com a falta de compromisso da prefeitura, usaram pneus e entulhos para interditar a Avenida Hum. Faixas com palavras de ordem contra o prefeito Athos Avelino foram afixadas em pontos estratégicos da comunidade.

PACOTE PENDURADO NO TELHADO PROVOCA REBULIÇO NO CADEIÃO

Equipes das polícias civil e militar, com o apoio da aeronave Pegasus, controlaram ontem pela manhã mais um motim na cadeia pública de Montes Claros. Cerca de 500 presos de 31 celas, que tomavam banho de sol, se agitaram quando um pacote contendo quatro celulares e 150 gramas de maconha foi atirado e ficou enganchado no telhado do cadeião.
Agentes penitenciários, percebendo o tumulto, impediram a entrada da encomenda. Familiares dos presidiários informam a O NORTE que quatro tiros foram disparados, embora a diretoria do cadeião não tenha passado qualquer informação à imprensa sobre possíveis disparos.
Por outro lado, o delegado regional Aluízio Mesquita garantiu ontem, terça-feira, que a corporação agirá com o rigor necessário para impedir que drogas, celulares e até mesmo armas continuem sendo repassados aos detentos.

CURVAS DE MÔNICA VELOSO NA PLAYBOY EXPLODEM NO CONGRESSO NACIONAL

As curvas da morena Mônica Veloso começaram a estremecer o congresso nacional poucas horas depois de a edição de outubro da revista Playboy chegar às bancas nesta terça-feira, 09.
No parlamento, a curiosidade para ver a "intimidade" revelada da mulher que teve um affair com o presidente do senado, Renan Calheiros - PMDB-AL, é grande. Na única banca, localizada na entrada da câmara e do senado, em cerca de quatro horas, 40 edições foram vendidas.
A banca do congresso recebeu cem exemplares da edição de outubro às 9h50 da manhã desta terça. A partir daí, a banca de jornal teve poucos momentos de tranqüilidade. O funcionário da banca José Erinaldo, 33, afirma que a revista desperta "muita curiosidade" dos compradores. "Estamos vendendo bem por causa de toda a polêmica em torno do Renan Calheiros", disse Erinaldo.
Todos os cem exemplares foram vendidos. O dono da banca teve de pedir 40 a um amigo, dono de outro estabelecimento. Quase todos foram vendidos de novo. Para esta quarta-feira, mais cem números foram pedidos à editora.

FALTOU POUCO PARA BRASILEIRO GANHAR O PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA

O Prêmio Nobel em Física de 2007 foi para um pesquisador francês e para um alemão. Mas poderia muito bem ter vindo para um brasileiro.
Mario Norberto Baibich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estava trabalhando com Albert Fert, na França, em 1988, quando foi realizado o experimento que demonstrou a existência de um fenômeno chamado magnetorresistência gigante, que depois viria a revolucionar a eletrônica e os sistemas de memória rígida dos computadores.
Mais ainda: ele foi co-idealizador do experimento que faturou a premiação da Academia Real de Ciências da Suécia e primeiro autor do estudo que resultou de sua execução.
Por que, então, ele não compartilhou a glória com Fert? "O estudo em questão tinha nove autores", disse Baibich à imprensa. "Sem falsa modéstia, nós tivemos, eu e o Albert Fert, a idéia de fazer a medida desse material. Agora, o comitê entendeu que seria o caso de premiar o chefe do laboratório."
Normalmente, os estudos científicos que envolvem muitas pessoas têm um padrão para a ordem dos autores. O primeiro costuma ser aquele que teve maior envolvimento com a pesquisa em si. Já o chefe do laboratório escolhe onde colocar o seu nome - normalmente, vai no fim da lista de autores; no caso em questão, o nome de Fert veio em seguida ao de Baibich.
A despeito de não ter sido lembrado, o cientista brasileiro não se diz chateado. "Eu estou é feliz", diz Baibich. "Eu também me sinto premiado. E continuo achando que eles mereceram mais do que eu, porque continuaram nessa linha de pesquisa e empurraram a coisa mais adiante."

PADRE DE 69 ANOS CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA

O ex-capelão da polícia Christian Von Wernich foi condenado nesta terça-feira, 09, à prisão perpétua por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar na Argentina.
Von Wernich, 69 anos, foi considerado culpado de sete homicídios, 31 casos de tortura e 42 seqüestros, no primeiro julgamento contra um padre ligado a uma ditadura da América Latina.
O sacerdote escutou a sentença com um semblante imperturbável, diante do tribunal na cidade de La Plata, 60 km ao sul de Buenos Aires.
O cardeal primaz da Argentina, Jorge Bergoglio, disse que a Igreja ficou "comovida pela dor que nos causa a participação de um sacerdote em delitos gravíssimos".
A decisão foi festejada por centenas de manifestantes de organismos de defesa dos direitos humanos e membros de partidos políticos, que cantaram e soltaram fogos, além de queimar um boneco de Von Wernich.
Eduardo Luis Duhalde, secretário de Estado dos Direitos Humanos do governo de Néstor Kirchner, destacou que é preciso "seguir condenando todos os culpados pela repressão ilegal".
Antes de escutar a sentença, o ex-capelão da polícia chamou de demoníacos os sobreviventes dos campos clandestinos da ditadura que testemunharam contra ele: "O falso testemunho é o demônio, porque está emprenhado de malícia".
Von Wernich se comparou a Jesus Cristo ao dizer em sua defesa que o iniciador do cristianismo "teve um julgamento apoiado pelo povo, as pessoas pediram que Ele fosse crucificado, mas depois ressuscitou".

BRASIL x ARGENTINA: MINAS PODE PERDER JOGO DA ELIMINATÓRIA PARA O RIO GRANDE DO SUL

A informação passada, nesta terça-feira, pelo assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Rodrigo Paiva, de que o local da partida entre Brasil x Argentina em 17 de junho de 2008 pode ser alterada de Belo Horizonte para Porto Alegre alegrou o presidente do Internacional, Vitório Piffero. Segundo ele, apenas um estádio tem condições de receber o clássico Sul-Americano, pelas eliminatórias da Copa de 2010: o Beira-Rio.
- Só temos um estádio no Rio Grande do Sul para receber jogos de Copa. A Fifa já deixou claro que é o Beira-Rio. Até o final deste mês, receberemos propostas de grupos interessados no projeto. Em junho, estaremos com a obra iniciada, possivelmente. E o melhor é que não inviabiliza a realização da partida, porque a colocação da cobertura é feita em módulos – diz ele.
Nas últimas eliminatórias, o Beira-Rio foi o palco da goleada do Brasil, sobre o Paraguai por 4 a 1, no dia 5 de junho de 2005. Em março, deste ano, Walter Gagg, inspetor de segurança da Fifa, esteve em Porto Alegre, conheceu os dois estádios, aprovou o Beira-Rio e reprovou o Olímpico. No estádio do Inter ele elogiou a beleza e o fato de ser quase todo tomado por cadeiras. Disse que seria bom ter uma reforma no vestiário dos visitantes e pediu aumento das casamatas. Já o Olímpico, ele disse que precisava de mais reformas.
Em agosto, veio a comitiva de inspeção da Fifa e Ricardo Teixeira disse que o estádio para a Copa, se Porto Alegre for uma das sedes, seria o do Colorado.

É O FIM! DEPUTADOS APROVAM CPMF ATÉ 2011

O plenário da câmara federal aprovou, em segundo turno, no fim da noite desta terça-feira, 09, a prorrogação da cobrança da CPMF - Contribuição provisória sobre movimentação financeira e da DRU - Desvinculação de receitas da União até 2011. Foram 333 votos a favor, 113 contra e 2 abstenções.
Os deputados continuam em plenário para discutir destaque para votação em separado DVS do PPS que pede a exclusão das contribuições sociais dentre os tributos que são atingidos pela DRU.
A oposição tentou adiar a votação por meio de um requerimento que foi apresentado para tentar prorrogar por cinco sessões a votação. O pedido foi negado pela maioria dos deputados. A oposição é formada, em sua grande maioria, pelos parlamentares do DEM, PSDB e PPS.
Outro requerimento pedia que o adiamento fosse por quatro sessões. Desta vez por meio de votação nominal, o pedido foi também rejeitado. A expectativa do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), é de que a votação vá até as 5h desta quarta-feira, 10.

terça-feira, outubro 09, 2007

SEMANA DA CRIANÇA? PREFEITURA PISA NA BOLA E DEIXA 4 MIL ALUNOS SEM PROGRAMA

Na reunião ordinária da câmara municipal, ontem, terça-feira, o vereador Lipa Xavier - PCdoB, denunciou que a prefeitura de Montes Claros ficou de fora do programa Segundo tempo, do ministério dos Esportes, em função de irregularidades na prestação de contas. O parlamentar lembra que o programa é um dos mais importantes do governo federal e que, por interferência de seu partido, que no início da administração municipal ocupava a extinta secretaria de Esportes, Moc foi contemplada com 20 núcleos do Segundo tempo, permitindo atender quatro mil alunos de sete a 17 anos de idade.
- O número é significativo. Basta lembrar que Belo Horizonte, com população 10 vezes maior, mantém apenas 30 núcleos – observa Lipa Xavier.
Ele lamenta que a falha da prefeitura de Moc tenha tirado a oportunidade de alunos de escolas públicas participar do programa, que é recomendado pela ONU.
O porta-voz do prefeito Athos Avelino, Aurindo Ribeiro – PPS garante que o programa vai voltar, mas não diz como nem quando.

TIME DE MOC GANHA CAMPEONATO DE FUTSAL EM SÃO PAULO

A equipe de futsal masculino do Centro Socioeducativo de Montes Claros foi campeã da II Olimpíada da Fundação Casa, de São Paulo, no último final de semana. O time foi recepcionado nesta segunda-feira, 08, pelo subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas da secretaria de estado de Defesa Social, Ronaldo Pedron, no Centro de internação provisória São Benedito, em Belo Horizonte, onde os jogadores receberam medalhas que lembram a sua conquista frente às equipes de São Paulo e Espírito Santo.
O esporte é um dos instrumentos utilizados pela subsecretaria no processo de ressocialização dos adolescentes, com o objetivo de aplicar nos jovens as noções de trabalho coletivo, disciplina e força de vontade, além de melhorar sua auto-estima.
Participaram da entrega das medalhas a diretora geral da Funorte Raquel Queiroz Muniz, o diretor da Fundação José Pinto de Souza, o diretor de Segurança Socioeducativa Josedeth Guimarães, os professores de Educação Física e ex–alunos da Funorte Cladoaldo Luiz Fernandes, Hugo Barbosa de Paula, Silvinho Ribeiro e Vanessa Alves Silva, representando a prefeitura de Montes Claros.

VALEU PROTESTO DOS MORADORES: AVENIDA SOL NASCENTE DEVERÁ SER ASFALTADA. E AS AVENIDAS 100 E 200 TAMBÉM

Valeu a mobilização dos moradores da Vila Sion. O protesto feito pelas más condições das vias públicas do bairro, publicado pel'A Província (veja foto na parte de baixo), chegou à câmara municipal na manhã desta terça-feira. Por unanimidade, os vereadores aprovaram requerimento apresentado pelo oposicionista Athos Mameluque, para que a Avenida Sol Nascente seja imediatamente asfaltada, usando-se para isso parte da parcela de R$ 3 milhões - de um total de R$ 12 milhões - já depositada na conta da prefeitura pelas empresas Alprino e Transmoc, no ato de assinatura de mais 20 anos de concessão do transporte coletivo urbano.
Conforme o edital da licitação vencida pelas empresas montes-clarenses, esses recursos serão utilizados exclusivamente para o asfaltamento de vias de acesso aos bairros. Também por iniciativa de Athos Mameluque, foi aprovado outro requerimento, pedindo ao prefeito Athos Avelino que destine parte desses R$ 3 milhões para pavimentação das avenidas 100 e 200 do Bairro Independência.

segunda-feira, outubro 08, 2007

MAIS UM ASSASSINATO MANTÉM MONTES CLAROS ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS

Por Gissele Niza

A sexta maior cidade de Minas Gerais, Montes Claros, bateu na noite de ontem o recorde de mortes violentas registradas em toda sua história. Em dez meses, já foram registrados 61 assassinatos, sendo que em todo o ano de 2006 e 2005 foram registrados, 56 e 60 assassinatos, respectivamente.
O 61º assassinato ocorreu na madrugada de ontem, quando um mototaxista foi brutalmente executado em um bar localizado na Rua Radium, Vila Ipiranga.
Segundo informações da polícia, Alessandro Soares Santos, conhecido como Peterson, com quatro registros de prisões, foi executado com seis tiros por dois homens quando estava no bar em companhia de sua namorada, Renata Fernandes Tolentino, 28 anos.
Ao contrário dos últimos homicídios que foram registrados na cidade, quando motoqueiros já chegavam atirando contra as vítimas, desta vez os assassinos ousaram e mostraram seus rostos.
De acordo com testemunhas, Alessandro e Renata estavam sentados em uma mesa quando duas motos de cor preta estacionaram em frente ao bar e três homens desceram e sentaram próximo ao casal.
O mototaxista levantou-se, quando foi surpreendido pelos dois, que sacaram duas pistolas automáticas e passaram a atirar.
Alessandro Soares foi alvejado com seis tiros, sendo cinco nas costas e um na mão direita, morrendo no local. Os criminosos fugiram, após certificar-se de que Alessandro estava morto.
Giovani Siervi, titular da delegacia de repressão aos crimes contra pessoa, diz que o crime pode ter sido motivado por envolvimento com o tráfico de drogas, uma vez que agentes funerários encontraram no bolso da roupa de Alessandro três papelotes de cocaína.

CANCELAMENTO DE SHOWS CAUSA TUMULTO E PROTESTOS EM HOTEL-FAZENDA

Por Luís Alberto Caldeira

Irresponsabilidade. Constrangimento. Desrespeito. Essas foram as palavras usadas pela universitária Andréia Pereira para definir sua indignação ante o cancelamento de última hora do show do grupo de reggae Maskavo, previsto para o último sábado, 06, em um hotel-fazenda de Montes Claros.
- Deu meia-noite, deu uma hora, deu duas e nada de show... Tinha apenas um som mecânico. Foi quando subiu alguém no palco para dizer que não haveria mais nada, que já estavam desmontando a estrutura - relata a estudante.
Segundo ela, nenhuma das atrações anunciadas se apresentou no evento e ninguém da organização apareceu para dar explicações. Estava prevista, ainda, a apresentação da banda Seu Istylinga e do DJ Vinny.
- Não bastasse o ingresso a 20 reais, o local do evento era longe. Mas, independente do que gastei, o mínimo que esperava era uma satisfação por parte dos promotores da festa. Quero meu dinheiro de volta.
PROCESSO
O professor de línguas Halen Xavier também compareceu ao evento e afirma que, após horas de espera, houve revolta entre o público (cerca de 400 a 500 pessoas, segundo ele) e princípio de confusão.
- As pessoas rasgavam cartazes, jogavam cadeiras, mas não houve quebra-quebra porque um dos barraqueiros foi ao microfone dizer que eram terceirizados e que não tinham nada a ver com a história. Os seguranças já tinham ido embora. A banda Maskavo até veio, mas parece que o palco não havia sido liberado, por falta de pagamento - conta.

RESENHA DO RÊ

EM CIMA DO FATO
Quem leu A Província – www.reginauro.blogspot.com - no final de semana ficou mais do que bem informado. Trabalhamos mais do que o convencional para manter os internautas a par do que acontecia não só nesta terra de Figueira, como além província.
E como labutamos!
-----
GOL DE LETRA
O resultado dos jogos aqui – Funorte 2x2 Nacional de Uberaba – e alhures – Corinthians 1x0 São Paulo, Goiás 0x0 Cruzeiro, Sport 1x3 Galo e por aí afora – foi postado em tempo real, isto é, poucos segundos após o encerramento.
Com todos os detalhes.
-----
ALÉM DO ESTÁDIO
Mas não é só. Além da vida esportiva, que incluiu a honrosa participação na equipe da Expressão 104.9 FM comandada por Lu Sales, ao lado de Reivaldo Barbosa, Nairlan Clayton Barbosa, Eduardo Brasil e Raphael Bicalho, cuidamos também de destacar os principais fatos das últimas 24 horas, mantendo o blog sempre em dia com a notícia, como se lê nos tópicos seguintes.
Como foi publicado.
-----
O CASO DE AÉCIO
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, está separado da mulher, Andréa Galvão, há dois meses. No entanto, a assessoria de Aécio nega que o motivo do fim do casamento deles seja um romance do político com a Miss Brasil Natália Guimarães.
"Não tem nada disso. Não confirmamos a informação que eles estão juntos. Isso não é verdade. Ele está separado da ex-mulher há dois meses, mas não existe a hipótese desse namoro existir", assegura a assessoria do governador.
De acordo com a coluna "Gente Boa" do jornal "O Globo'" deste domingo, 7, Aécio Neves e Natália Guimarães foram visto aos beijos na quinta-feira, 4, no restaurante Miam Miam, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
-----
VAIAS AO PREFEITO
No encerramento do concurso de tira-gostos Comida di buteco, o prato mais comentado foi o da vaia ao prefeito Athos Avelino. O vexame aconteceu quando a coordenação entregou a cerimônia de entrega dos troféus ao prefeito. Foi uma vaia só, que tomou conta do ambiente e repercutiu madrugada adentro.E continua repercutindo até hoje...
Outro fato vexatório da noite de sexta-feira foi a inusitada decisão do proprietário do bar e cantina do Leo. Como seu tira-gosto Cordeiro ao primeiro berro (carne de cordeiro, fritas com aipim ao molho) não foi classificado entre os quatro finalistas, o homem do Box 13 do mercado municipal levantou barraca e deixou os fregueses boquiabertos...
-----
COMIDA DI BUTECO - VENCEDORES 2007
1º lugar - Bar do Divino
Endereço: Rua Boa Vista, 141 – Vila Tiradentes
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 15h às 23:50 e sábado e domingo de 7h às 18:00
Tira-gosto: “Cangote Suado” – Pescoço de peru cozido com cenoura e batata, servidos com farofa
-----
2º lugar - Bar do Chacal
Endereço: Rua Bernardino Souto, 425 – Vila Regina
Horário de funcionamento: De segunda a, de 18h até o último cliente
Tira-gosto: “Costela no bafo” – costela assada com mandioca
-----
3º lugar - Elton’s Bar
Endereço: Rua Carlos Leite, 106 - Morrinhos
Horário de funcionamento: De segunda a quinta, de 8h às 22h, sexta e sábado, de 8h até o último cliente e domingo de 8h às 14h
Tira-gosto: “Fígado acebolado com jiló”
-----
4º lugar - Bar do Alex
Endereço: Rua 7, número 75 – Vera Cruz
Horário de funcionamento: De segunda a domingo de 13h até o último cliente
Tira-gosto: “Adão e Eva” – costela cozida com mandioca
-----
O DESMENTIDO DE THEO
Em nota publicada em sua coluna neste final de semana, o colunista social Theodomiro Paulino jura que não é candidato a vereador de Montes Claros em 2008. Para deleite dos leitores, eis a nota publicada por Theo, na íntegra:
-----
NÃO SOU CANDIDATO - Apesar de ter sido assediado por todos os partidos para fazer a minha filiação e ser CANDIDATO A UMA VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL, não aceitei esta dispusta. Não por medo, porque sei perfeitamente, modéstia à parte, que seria eleito tranqüilamente, pois sou querido não só na sociedade, como também em todos os bairros da cidade. Mas nunca quis ser POLÍTICO, mas sim continuar COBRANDO DOS MESMOS obras para este sertão e escrevendo a história de Montes Claros, diariamente, somente de olho, criticando o que está errado e elogiando o que está certo. MAS ESTAREI, é claro, prestigiando vários candidatos...

domingo, outubro 07, 2007

ASSESSOR DE RENAN CONFIRMA ESPIONAGEM DENUNCIADA POR VEJA NESTE DOMINGO

O advogado Heli Dourado confirmou à Folha de S. Paulo que Francisco Escórcio, assessor especial do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), tratou com o empresário Pedro Abrão de filmar e fotografar o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) embarcando em jatinhos de empresários da região.
Segundo Dourado, Escórcio e Abrão conversaram por cerca de 45 minutos no escritório do advogado, em Goiânia. Abrão, ex-deputado pelo PMDB, é dono de hangar e da empresa Voar Aviação, em Goiânia
"Eles falaram, falaram, aí entraram nessa discussão. O Chiquinho [Escórcio] disse que o Renan estava muito preocupado, mas que a primeira votação já passou e tal. E aí o Pedrinho Abrão disse que o senador Marconi Perillo sempre saía do hangar dele e que, se [Escórcio] quisesse, podiam fotografar, filmar ele [Perillo] entrando e saindo", contou Dourado.
Conforme a Folha publicou ontem, Escórcio foi a Goiânia na segunda-feira na tentativa de espionar Perillo e Demóstenes Torres (DEM-GO). O democrata disse que Escórcio agiu a mando de Renan e que o DEM já decidiu que vai apresentar uma nova representação contra o presidente do Senado ao Conselho de Ética.
"Quebra de decoro. Esse caso é pior do que o Watergate. No Watergate, o Nixon queria espionar os passos de seus adversários politicamente. Renan, além de politicamente, ele quer espionar civilmente, criminalmente, ele quer montar dossiê", disse.

XUXA DIZ ESTAR SÓ POR FALTA DE CAMISINHAS

Xuxa Meneghel, 44 anos, confessou que está "cada vez mais só" porque os homens brasileiros "se negam a usar preservativos".
Ela falou que está concentrada no trabalho e em sua filha Sasha, que nasceu em 1998, após uma relação com o ator Luciano Szafir. Disse que eles "prometem que sim, que vão usar, mas depois se negam" e se queixou, dizendo que ela não pode ficar sempre perguntando se "vão usar ou não preservativos". "Uma das coisas mais difíceis hoje em dia é encontrar um homem que use preservativos", disse em entrevista publicada no jornal carioca "Extra" neste domingo. Ela admitiu também ser muito difícil encarar uma nova relação. "Meu trabalho é tudo o que eu quero fazer, e minha filha é o melhor da minha vida, por isso, se aparecesse uma pessoa, teria que ser para somar e aceitar estar sempre em segundo plano", acrescentou a apresentadora.

CRUZEIRO NÃO APROVEITA DERROTAS DO SÃO PAULO E VOLTA A DECEPCIONAR

O Cruzeiro não tirou proveito das duas derrotas seguidas do líder isolado São Paulo e se mantém distante do título do Brasileirão, ao empatar sem gols com o Goiás, em Goiânia.
Goiás e Cruzeiro deixaram o gramado do Serra Dourada na noite deste domingo unidos pelo mesmo sentimento: a decepção. O empate por 0 a 0 em Goiânia foi terrível para o time da casa, em queda livre no Brasileirão, mas também não serviu para os visitantes, que vinham encucados por causa das duas derrotas consecutivas em casa. As duas equipes mantiveram a trajetória descendente na reta final do campeonato - o pior momento possível para entrar em instabilidade.
Com o empate, o Cruzeiro ao menos garante a vice-liderança isolada do Brasileirão, com 52 pontos. Os goianos, com 38, ficam em 15º, colados na zona de rebaixamento. A distância para a turma da degola é de apenas um ponto. Na próxima rodada, a Raposa recebe o Náutico. A partida é na sexta-feira. Um dia depois, o Goiás visita o Grêmio no Olímpico.
-----
VEJA OS DEMAIS RESULTADOS DO BRASILEIRÃO E A SITUAÇÃO DOS TIMES NA TABELA, CLICANDO NO SITE DA CBF, EMBAIXO À ESQUERDA

MAIS UM BEBÊ ABANDONADO NA RMBH

Oito dias depois de uma recém-nascida ser encontrada no Rio Arrudas, em Contagem, outro bebê foi abandonado na região. Por volta das 20h de sábado, moradores de Ibirité ouviram o choro de uma menina, deixada na porta de uma casa ainda com o cordão umbilical.
A menina foi levada por policiais militares para o hospital municipal da cidade, onde chegou embrulhada numa manta, toalha e em um retalho que, de acordo com as enfermeiras, pode ser da mãe do bebê.
No berçário, o bebê recebeu cuidados, roupas e até um nome: Sofia. A menina nasceu com 3,3 quilos e mede 48,5 centímetros. Segundo a equipe médica, os exames indicam que ela não é prematura.
De acordo com o Conselho Tutelar de Ibirité, o caso será encaminhado à Promotoria da Infância e da Juventude nesta segunda-feira. A mãe da criança ainda não foi encontrada.

CORINTHIANS ACABA COM TABU DE QUATRO ANOS CONTRA O SÃO PAULO

Quatro anos e 13 jogos depois, o Corinthians venceu o São Paulo na tarde deste domingo no Morumbi. Num clássico que parecia condenado ao 0 a 0, o zagueiro Betão fez o único gol da partida, nos minutos finais, e acabou com o jejum (assista ao lado).
Antes de Betão balançar a rede, o volante Carlão, após um choque com Richarlyson, deixou o campo com traumatismo craniano e precisou ser transferido de ambulância para um hospital da região.
O resultado não tira o Corinthians da zona de rebaixamento e nem deixa o São Paulo longe da conquista. Mas, para o torcedor corintiano, foi mais que ganhar uma final.
-----
VEJA A SITUAÇÃO DE SEU TIME NO BRASILEIRÃO CLICANDO NO SITE DA CBF, EMBAIXO, À ESQUERDA

GALO VIRA EM CIMA DO SPORT E FOGE DA ZONA

Com uma bela virada, para delírio da torcida alvinegra, o Atlético-MG derrotou o Sport de virada por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão 2007. O jovem Eduardo, de 18 anos, revelado nas categorias de base do clube, fez o gol da virada, o seu primeiro como profissional (assista ao vídeo com o gol dele). O resultado faz a equipe mineira respirar um pouco na árdua briga contra o rebaixamento. Após sete rodadas, o Galo volta a marcar três pontos, chegando aos 37, mas ainda perto da zona de rebaixamento. O Leão da Ilha continua com 42, na zona da Copa Sul-Americana.
O Sport volta a campo nesta sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), quando enfrenta o Figueirense, na Ilha do Retiro. O Atlético joga no dia seguinte, às 18h10, contra o América-RN, no Machadão. Os dois jogos são pela 31ª rodada.

SEPARADO, AÉCIO NEVES ESTARIA DE CASO COM MISS BRASIL

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, está separado da mulher, Andréa Galvão, há dois meses. No entanto, a assessoria de Aécio nega que o motivo do fim do casamento deles seja um romance do político com a Miss Brasil Natália Guimarães.
"Não tem nada disso. Não confirmamos a informação que eles estão juntos. Isso não é verdade. Ele está separado da ex-mulher há dois meses, mas não existe a hipótese desse namoro existir", assegura a assessoria do governador.
De acordo com a coluna "Gente Boa" do jornal "O Globo'" deste domingo, 7, Aécio Neves e Natália Guimarães foram visto aos beijos na quinta-feira, 4, no restaurante Miam Miam, em Botafogo, no Rio de Janeiro. (Veja foto dos pombinhos ali embaixo)

VAIA AO PREFEITO FOI O PRINCIPAL PRATO DO ENCERRAMENTO DO COMIDA DE BUTECO

No encerramento do concurso de tira-gostos Comida di buteco, o prato mais comentado foi o da vaia ao prefeito Athos Avelino. O vexame aconteceu quando a coordenação entregou a cerimônia de entrega dos troféus ao prefeito. Foi uma vaia só, que tomou conta do ambiente e repercutiu madrugada adentro.E continua repercutindo até hoje...
Outro fato vexatório da noite de sexta-feira foi a inusitada decisão do proprietário do bar e cantina do Leo. Como seu tira-gosto “Cordeiro ao primeiro berro” (carne de cordeiro, fritas com aipim ao molho) não foi classificado entre os quatro finalistas, o homem do Box 13 do mercado municipal levantou barraca e deixou os fregueses boquiabertos... A seguir, o resultado da promoção realizada em Moc:

COMIDA DI BUTECO - VENCEDORES 2007
1º lugar - Bar do Divino
Endereço: Rua Boa Vista, 141 – Vila Tiradentes
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 15h às 23:50 e sábado e domingo de 7h às 18:00
Tira-gosto: “Cangote Suado” – Pescoço de peru cozido com cenoura e batata, servidos com farofa
-----
2º lugar - Bar do Chacal
Endereço: Rua Bernardino Souto, 425 – Vila Regina
Horário de funcionamento: De segunda a, de 18h até o último cliente
Tira-gosto: “Costela no bafo” – costela assada com mandioca
-----
3º lugar - Elton’s Bar
Endereço: Rua Carlos Leite, 106 - Morrinhos
Horário de funcionamento: De segunda a quinta, de 8h às 22h, sexta e sábado, de 8h até o último cliente e domingo de 8h às 14h
Tira-gosto: “Fígado acebolado com jiló”
-----
4º lugar - Bar do Alex
Endereço: Rua 7, número 75 – Vera Cruz
Horário de funcionamento: De segunda a domingo de 13h até o último cliente
Tira-gosto: “Adão e Eva” – costela cozida com mandioca

ATENÇÃO! THEO NÃO É CANDIDATO A VEREADOR

Em nota publicada em sua coluna neste final de semana, o colunista social Theodomiro Paulino jura que não é candidato a vereador de Montes Claros em 2008. Para deleite dos leitores, eis a nota publicada por Theo, na íntegra:
-----
NÃO SOU CANDIDATO - Apesar de ter sido assediado por todos os partidos para fazer a minha filiação e ser CANDIDATO A UMA VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL, não aceitei esta dispusta. Não por medo, porque sei perfeitamente, modéstia à parte, que seria eleito tranqüilamente, pois sou querido não só na sociedade, como também em todos os bairros da cidade. Mas nunca quis ser POLÍTICO, mas sim continuar COBRANDO DOS MESMOS obras para este sertão e escrevendo a história de Montes Claros, diariamente, somente de olho, criticando o que está errado e elogiando o que está certo. MAS ESTAREI, é claro, prestigiando vários candidatos...

LEIA A RESENHA DO RÊ DESTE FINAL DE SEMANA

BASTA CLICAR EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" LOGO ALI NO PÉ DESTAS NOVAS POSTAGENS

FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO MUNDO

ACOMPANHE O RESULTO DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO E DO CAMPEONATO MINEIRO DA SEGUNDONA, BEM COMO OUTRAS NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA, AO LONGO DO DIA E DA NOITE DESTE DOMINGO, AQUI EM A PROVÍNCIA.

DESCOBERTO NINHO DE RATOS NO BANCO DO NORDESTE

Por Matheus Leitão e Rodrigo Rangel
A Controladoria-Geral da União vasculha o Banco do Nordeste e descobre novos acordos ilegais de redução de dívidas de empresas
A controladoria-geral da união (CGU) desconfia ter encontrado um ninho de empréstimos irregulares dentro do Banco do Nordeste, um banco do governo federal. São oito contratos suspeitos de redução de dívida, semelhantes ao assinado com a Frutas do Nordeste do Brasil (Frutan). A revista ÉPOCA revelou que a Frutan, uma produtora de frutas para exportação com sede no Piauí, foi beneficiada pela redução irregular de sua dívida com o Banco do Nordeste, que caiu de R$ 65 milhões para R$ 6,6 milhões em 2006. Os novos contratos sob suspeita, localizados por uma equipe de auditores da CGU que esteve na sede do banco em Fortaleza na semana passada, somariam mais de R$ 1 bilhão.
Os nomes dos favorecidos pelos contratos aparentemente irregulares são tratados com toda reserva dentro da CGU. Sabe-se que são oito empresas das áreas de energia, de telefonia e de pesca, sediadas no Ceará, na Bahia e em Pernambuco. Os auditores da CGU ainda não sabem apontar os responsáveis pelas supostas fraudes. No caso da Frutan, o principal investigado é o diretor de administração do Banco do Nordeste, Victor Samuel Cavalcante da Ponte – amigo e arrecadador de campanha do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Indicado por Ciro para ocupar a diretoria do banco, Ponte assinou o acordo que derrubou a dívida da Frutan de maneira irregular. Além de contrariar uma determinação da Advocacia-Geral da União (AGU), ele não tinha competência funcional para isso.
No caso Frutan, as investigações se estenderam a outros diretores do banco, inclusive ao presidente Roberto Smith, indicado pelo deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE). Smith e outros dois diretores estão sob suspeita de ter tentado apagar os rastros da fraude cometida por Ponte. O contrato assinado por Ponte com a Frutan, que o próprio Banco do Nordeste reconhece não ter valor legal, foi usado pela Frutan em agosto do ano passado numa ação judicial para forçar o banco a cumprir o acordo. No dia 26 de setembro de 2006, a diretoria aprovou a renegociação da dívida nas condições e nos valores acertados por Ponte. De acordo com os investigadores, a diretoria deveria ter acionado a AGU e transferido o processo para a Justiça Federal, que poderia ter anulado o acordo ilegal fechado por Ponte. “Com essa decisão, a diretoria legalizou meu ato”, disse Ponte a ÉPOCA.
Na sexta-feira, em entrevista coletiva em Fortaleza, Ciro disse acreditar na inocência de Ponte. “Me informaram que esse acordo nem foi ele quem fez, porque não podia fazer. Foi um acordo determinado por uma sentença homologatória de um juiz do Piauí”, afirmou (leia a entrevista abaixo e carta de Ciro ). ÉPOCA enviou oito perguntas ao Banco do Nordeste sobre a conduta da diretoria do banco em relação ao acordo judicial com a Frutan. Eis a resposta do banco: “Existem processos administrativos em curso, instaurados para a apuração, dentre outros, dos fatos que são objeto das indagações. O BNB não se pronuncia a respeito desse assunto antes da conclusão das apurações”.

ERRO INFANTIL ADIA DECISÃO DA FÓRMULA 1 PARA O BRASIL

Kimi Raikkonen venceu o GP da China neste domingo, em uma corrida marcada pelo erro infantil de Lewis Hamilton, líder do campeonato. O inglês saiu da pista na entrada dos boxes na 31ª volta e ficou atolado na caixa de brita. Com isso, a disputa permanece viva até o GP do Brasil, que será realizado no dia 21 de outubro. É a terceira vez consecutiva que a decisão do Mundial acontecerá em Interlagos. Nas outras duas vezes, em 2005 e 2006, Fernando Alonso foi campeão com a Renault.
Fernando Alonso e Kimi Raikkonen no pódio do GP da China: os dois reagiram no campeonato e têm chances no Brasil
Alonso, principal rival de Hamilton, chegou na segunda posição. Agora, o bicampeão mundial (103) está a apenas quatro pontos do inglês (107), enquanto Kimi Raikkonen (100) reduziu a diferença para sete pontos. Felipe Massa, companheiro do finlandês na Ferrari, completou o pódio, em terceiro. Esta foi a 200ª vitória da equipe italiana.