
Freud total!
Pelo Twitter:
twitter.com/reginauro
.....
Pelo e-mail:
reginauro@yahoo.com.br
.....
Pelo msn:
reginaurosilva@hotmail.com
.....
Pelo orkut:
reginauro.silva@gmail.com
Uma só espécie de pimenta da Amazônia - ela existe em outras regiões, mas acredita-se que tenha surgido na região -, a Capsicun chinense, possui mais de 150 variedades, com gostos, cores e formatos completamente distintos. “A coloração, por exemplo, vai do amarelo até violeta quase negro”, conta o pesquisador da Embrapa de Roraima Francisco Joaci Luz, que desde o ano 2000 estuda a planta.
O objetivo do cientista é tentar mapear como foi que o vegetal evoluiu com tantas formas diferentes. “Estamos tentando estabelecer parâmetros para determinar a linha evolutiva” detalha Joaci. Em sua opinião, foram os cruzamentos de plantas feitos pelos índios que levaram à diversificação. Durante séculos, eles transportaram e cruzaram exemplares de regiões diferentes, dando origem a novos “morfotipos” (termo científico usado para denominar as variedades da planta). “O trânsito da pimenta com os seres humanos força a possibilidade de troca gênica (intercâmbio de características genéticas)”, explica o pesquisador.
Muitas das variedades catalogadas por Joaci são parte integrante da culinária amazônica. “Em Roraima é muito comum a jequitaia, um tipo de pimenta seca moída , praticamente uma páprica. Usa-se para temperar a comida”, conta Joaci. “Nas comunidades indígenas, como antigamente não havia sal, o mais usado como têmpero era a pimenta”, acrescenta. “Aqui temos também a damurida, um caldo que usa muita pimenta”.
Em "A favorita", Dodi (Murilo Benício) será a próxima vítima de Flora (Patrícia Pillar). Ele será morto durante uma discussão entre Flora, com quem acabou de se casar, e Donatela (Claudia Raia) no rancho. Depois de sair da prisão, Dodi flagrará as duas fazendo planos de retomarem a carreira de cantora como nos velhos tempos. O que na verdade não passa de uma armadilha de Donatela para conquistar a confiiança de Flora, que estará cada vez mais descontrolada e com a ideia fixa de voltar a ser uma dupla sertaneja com Donatela.
Dodi começará a discutir e, enciumado, apontará uma arma para a cabeça de Donatela. Sem pensar duas vezes, Flora também sacará um revólver e mandará ele largar a arma. Achando que a vilã não terá coragem de matá-lo, Dodi continuará fazendo ameaças a Donatela. Sem paciência, Flora puxará o gatilho e matará o marido. Além de Donatela, Silveirinha (Ary Fontoura) presenciará o crime.
O corpo de Dodi será enterrado no próprio rancho.
Repetindo procedimento adotado em outras administrações, o prefeito Tadeu Leite reuniu a imprensa na tarde de ontem, segunda-feira, para mostrar o que considera pontos críticos deixados pelo seu antecessor Athos Avelino.
Ao lado de secretários e assessores, percorreu bairros castigados pelas chuvas, mostrando verdadeiras crateras que transfiguram a zona urbana. Foi a outros locais, como o lixão na saída para Pirapora e o hospital Alpheu de Quadros, sempre criticando o abandono imposto a esses bens públicos pela administração anterior.
Ao final da recorrente visita, Tadeu anunciou que sua assessoria filmou e fotografou tudo para levar aos governos federal e estadual, com dois objetivos: pedir recursos para reconstruir as vias públicas e declarar o município em estado de emergência.
A ofensiva israelense na Faixa de Gaza disse que seu objetivo é enfraquecer ao máximo o poderio militar de ação do grupo Hamas.
Para isto, o Exército faz uma operação para dividir em duas partes da Faixa de Gaza e admite que irá tomar áreas no território palestino. Neste domingo (4), áreas comerciais foram alvos de bombardeios israelenses.
A principal ação é fazer com que a cidade de Gaza fique isolada do sul da Faixa de Gaza (veja o mapa abaixo).
Israel começou a ofensiva militar aérea em 27 de dezembro após ser alvo de mais de uma centena de foguetes lançados por integrantes do Hamas depois do fim do cessar-fogo de seis meses também em dezembro passado. No sábado (3), Israel iniciou o ataque terrestre, caracterizando a tentativa de tomar áreas palestinas.
O jornal israelense “Haaretz”, citando reportagens palestinas, diz que o Exército israelense está tentando dividir a Faixa de Gaza e tomar uma linha imaginária ao sul da cidade de Gaza que vai até o mar Mediterrâneo. O site da rede de TV CNN informa que Israel já teria controlado o norte da Faixa de Gaza.
“O objetivo desta operação é destruir a infraestrutura de terror montada pelo Hamas”, afirmou a porta-voz do Exército, Avital Leibovitch, em reportagem publicada no “Haaretz”. “Estamos indo tomar algumas áreas usadas pelo Hamas”, completou.
Por conta da invasão, serviços médicos sofrem com falta de medicamentos nos hospitais e Israel não permitiu que ajuda humanitária entrasse na Faixa de Gaza.
Na ONU, falhou a tentativa de encontrar um cessar-fogo na região do Oriente Médio. Estados Unidos e a Comunidade Européia viram como uma ação defensiva a ação militar israelense. Os europeus, porém, condenaram a ação terrestre.
No Cairo, o governo egípcio, que tenta obter um cessar-fogo com Israel e Hamas, condenou pela primeira vez abertamente a ação israelense. Para o Egito, o ataque terrestre está condenando civis na região.
Guerra de informação
O Exército de Israel anunciou neste domingo (4) que 30 militares ficaram feridos, dois em estado grave, durante o primeiro dia da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. O governo israelense já admite que haverá baixas na ação militar e até enviou mensagens para as mães dos soldados em serviço na região.
Antes do anúncio oficial israelense, o Hamas havia dito que nove militares israelenses foram mortos em conflitos, mas o Exército negou as mortes.
Na Faixa de Gaza, médicos disseram que o número de mortos palestinos é de 460 desde o início da ofensiva israelense em 27 de dezembro de 2008 e mais 2.350 feridos. O número de mortos após o início do ataque terrestre, que começou no sábado (3), foi de quatro para 19.
O número pode aumentar ainda após ataques dos tanques em uma área comercial na Faixa de Gaza, segundo médicos palestinos.
A cadeia de televisão do Hamas, Al Aksa TV, noticiou neste domingo que militantes palestinos capturaram dois soldados israelenses durante a incursão terrestre. O Exército de Israel não confirma a informação.
O jornal americano “New York Times” diz ainda que quatro israelenses morreram após o início da ofensiva.
Copyright 2010 A Província
Todos os direitos reservados.
Design by FREEDESIGN