terça-feira, janeiro 06, 2009

FINAL DE A FAVORITA: FLORA E O LOUCO AMOR POR DONATELA

AMOR E ÓDIO NOVAMENTE JUNTINHOS
Este é o final que está reservado para a família brasileira pela rede Globo. Como n'A PROVÍNCIA você fica sabendo de tudo antes dos outros, a loucura é exatamente esta: quando todo mundo espera um final trágico e justiceiro para a vilã interpretada por Patrícia Pilar, o autor João Emanuel Carneiro promete surpreender mais uma vez os telespectadores com um romance platônico de duas mulheres. Ele já amaciou a platéia com o quase-namoro entre Stela e Catarina. E agora sai com esta: nem Marcelo nem Zé Bob. A obsessão da megera é sua arquirrival Donatela. Essas viagens de Emanuel são robustecidas pela experiência da co-autora Denise Bandeira, roteirista do saudoso Linha Direta.
Enquanto o final, dia 18 de janeiro, não chega, vamos aos capítulos dos próximos dias: Donatela já sabe como fazer Flora confessar todos os seus crimes.
A morena bola um plano mirabolante e conta com a ajuda de Zé Bob e de Silveirinha.
O mordomo avisa que vai sair para jantar com Flora e informa o lugar.
No restaurante, Flora se desespera ao ver uma mulher, de costas, muito parecida com Donatela. E é ela mesma! Só que a loura ainda não sabe disso...
A tal mulher se levanta, vai embora, e Flora decide segui-la. Está tudo saindo como o planejado por Donatela!
Ela atrai Flora até um teatro em ruínas e, com medo, a loura chama por Donatela. E para espanto e horror de Flora, ela se revela para a vilã, que a vê no reflexo de um espelho. Em meio a muita penumbra, a loura conversa com a rival e acredita estar diante de um fantasma, sem saber ainda que Zé Bob também está ali, escondido atrás do palco com um gravador.
"Você é a culpada de tudo o que aconteceu! Você largou a dupla! Você me abandonou! Você me deixou sozinha! Desde pequena, você me deixava sozinha! Você sabe que eu aguento tudo, menos ficar sozinha!”, confessa Flora, chorando, aterrorizada.
Donatela percebe que está dominando a situação e dá seqüência à sua encenação: “Eu quero ajudar você a se libertar. Sabe por que você está me vendo? Isso é culpa, Flora. Culpa por tudo de mal que você fez, comigo e com os outros. E você só vai tirar esse peso dos ombros quando confessar os seus crimes, quando me pedir perdão... Sem o meu perdão, você nunca vai ter paz, Flora... Você precisa do meu perdão...”
Flora, hipnotizada pela imagem de Donatela refletida no espelho, se ajoelha e pede perdão, chorando.
Mas um acidente de percurso acaba com o teatro de Donatela: uma goteira bem em cima de sua cabeça! Flora repara quando uma gota cai no rosto de Donatela, que é levada a limpa-lo com a mão. A vilã logo descobre a farsa e reage brutalmente:
“Espera aí! Essa gota caiu em você! Você não é uma alucinação! Você está aqui! Você está viva!”, atesta a vilã. Mas quando se vira para pegar Donatela, esta já não está mais ali.
A morena tenta fugir com Zé Bob, mas os dois são descobertos por Flora, que pega Donatela pelo braço e ameaça entregá-la para a polícia. As duas discutem, Donatela consegue se desvencilhar de Flora e vai embora correndo dali com o jornalista.
Aqui n'A PROVÍNCIA, novela também é cultura.

0 comentários: