sábado, janeiro 03, 2009

BRETAS ESPALHA ENTULHOS E RECEBE TROCO DE LAMA...

OLHA O TROCO QUE O BRETAS RECEBEU
O leitor Nelson Neri registrou o fato, enviou fotos que A PROVÍNCIA publicou, e... bastou a primeira chuva com maior intensidade desabar sobre Montes Claros para o fato se confirmar: o supermercado Bretas provocou uma enchente que prejudicou não só comerciantes e moradores dos arredores. A própria empresa acabou pagando caro pela lama trazida pela enxurrada de sua falta de prevenção e de respeito à cidade onde fatura milhões de reais. Como diz o proprietário da Limp Center do Bairro São José: - Eu disse e aconteceu! De tanto jogar entulho nos bueiros, pela sua construtora, o próprio Bretas recebeu o troco de volta...

HOMEM AFUGENTA LADRÃO COM FANTASIA DO DEUS DO TROVÃO

O PODER DO SUPER-HERÓI
Um ladrão que havia acabado de arrombar uma casa em Edimburgo acabou desistindo da ação criminosa ao se deparar com um "deus nórdico". O bandido escapou pela janela sem levar nada da casa. Na verdade, ele se viu diante de Torvald Alexander, o dono da residência, que estava voltando de uma festa de réveillon a fantasia vestido de Thor, o deus do trovão.
Com capacete alado tosco, armadura de papel laminado e capa vermelha, Torvald, que é fã de histórias em quadrinhos, pôs o ladrão para correr!
"Nós dois estávamos assustados, mas a minha reação foi ir na direção do ladrão. Ele simplesmente pulou pela janela", contou Torvald ao jornal "Metro".

PORTUGUESA MORRE E AMERICANA É A MAIS VELHA DO MUNDO

AGORA, MAIS VELHA É ESTA
Uma americana de 114 anos, Gertrude Baines, tornou-se a pessoa de mais idade no mundo, após a morte da portuguesa Maria de Jesus, que tinha 115, segundo um site especializado em longevidade humana. O portal http://www.grg.org/., do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG, na sigla em inglês), com sede nos EUA, publica uma lista de "supercentenários", como denomina as pessoas de 110 anos ou mais, validada por certificados de nascimento oficiais.
Com a morte de Maria de Jesus, ocorrida nesta sexta-feira (2), os integrantes da lista se reduzem a 91, dos quais 82 são mulheres e somente 9 homens, segundo a organização liderada por Stephen Couves, um médico americano especialista em gerontologia.
Gertrude Baines, que passou a ser a pessoa mais idosa do mundo, nasceu em 6 de abril de 1894 e vive atualmente na Califórnia.
A portuguesa Maria de Jesus, que liderou a lista por um mês e quatro dias, desde 26 de novembro, morreu aos 115 anos e 114 dias na cidade de Tomar (região central de Portugal), informou sua família.
Nascida em 10 de setembro de 1893, ela morreu quando era levada de ambulância ao hospital de Tomar, devido a uma inflamação. Segundo a família, ela havia tomado café-da-manhã bem, mas tinha "alguns problemas devido à idade".

LULA CRITICA PREFEITOS QUE COMEÇAM ANUNCIANDO CORTES

CONTRA DISCURSOS
PESSIMISTAS
Lula não gostou de discursos como o de Tadeu Leite - Veja matéria abaixo

De férias com a família em Fernando de Noronha (PE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (2) os prefeitos que anunciaram cortes de gastos ao assumirem o mandato na quinta (1º). De acordo com Lula, os prefeitos não podem paralisar obras porque são elas que vão gerar emprego e renda para os municípios.

“Eu vi alguns discursos de prefeitos dizendo que iriam fazer contenção no custeio. Custeio não é investimento. Agora, se o prefeito tiver uma obra e ele resolver parar, eu pergunto: qual o dinheiro melhor empregado do que numa obra? Porque a obra vai trazer benefício pra comunidade, ela vai gerar emprego, vai distribuir renda e, consequentemente, mais renda para o município”, disse.
Para o presidente, a crise financeira deve ser combatida com mais investimentos em infraestrutura.
“Acho que nenhum prefeito e nenhum governador e muito menos o governo federal deva parar qualquer obra de investimento na área de infraestrutura. Eu já disse que no governo federal nós vamos combater essa crise internacional fazendo mais investimento, fazendo mais rodovia, mais ferrovia, mais escola, porque é assim que a gente combate a crise”.
De acordo com Lula, o país deve se preparar para quando a crise acabar, sob pensa de perder “o trem da história”. O presidente reafirmou que os países ricos têm muito mais interesse em resolver a crise, já que estão em recessão.
“Eu tenho dois anos de governo e eu quero aproveitar esses dois anos para provar que a minha tese está certa. Ou seja, contra a recessão, contra o desemprego e contra a crise internacional, mais investimento, mais emprego e mais renda”, disse Lula.

TADEU LEITE DIZ QUE VAI GOVERNAR COM O CINTO APERTADO

COM A CHAVE NA MÃO E O CINTO APERTADO
Tadeu Leite levanta a chave da cidade recebida das mãos de
Sued Botelho: administração austera

O prefeito Tadeu Leite buscou por dois momentos no ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy inspiração para sintetizar a máxima de seu governo inaugurado neste 1º de janeiro de 2009, ano em que o município a reboque da crise mundial, preconiza o chefe do executivo de Montes Claros, deverá sofrer conseqüências graves.

- Dizia Kennedy que a palavra crise carrega dois caracteres: o primeiro corresponderia ao perigo e o segundo a oportunidade.
Aprender na crise, segundo o prefeito, para enfim vencê-la e dela extrairmos um prejuízo menor é fundamental.
- Sobretudo quando se trata de um adversário que já se manifesta entre nós na sua invisibilidade – disse, ressaltando a importância de imprimir um combate aos problemas sociais e econômicos através de uma gestão austera.
Para Tadeu Leite, essa austeridade que resulta na eficácia das decisões governamentais é que funcionaria como uma blindagem à saúde financeira da administração Aécio Neves – PSDB. Lembra que até o momento a crise mundial ainda passa ao largo do Palácio da Liberdade, longe de exigir do governo cortes nos investimentos porque o governo mineiro deu exemplo com o choque de gestão que o reorganizou e o projetou internacionalmente, credenciando-o a receber novos investimentos estrangeiros.
- Em Montes Claros estamos iniciando um choque de gestão nos moldes do governo de Minas e dentro de um ano acreditamos que já estejamos com a casa arrumada, poupando e otimizando os recursos, a partir de reduzir as contratações, que foram abusivas na ex-administração – acrescentou Tadeu Leite, frisando que nos primeiros três meses de governo as dificuldades serão muitas.

sexta-feira, janeiro 02, 2009

FIÉIS REGISTRAM COM CRUZES NÚMERO DE ASSASSINATOS

94
Este é o número de pessoas assassinadas no ano de 2008, todas jovens, vítimas da guerra do tráfico de drogas. Esta estatística mantém Montes Claros como a terceira cidade mais violenta do estado de Minas Gerais, apesar de o comando da polícia militar ter divulgado relatório em que considera positivo o balanço no período.
Esses 94 assassinatos foram simbolizados por fiéis da igreja de São Judas Tadeu através de 94 cruzes fincadas ao longo da linha férrea. Eles protestaram, em procissão, contra a violência urbana e a carnificina que insiste em não dar trégua.
O ano de 2008 começou e terminou com assassinatos. O último crime do ano com características de execução aconteceu na Vila Oliveira. Faltavam duas horas para a virada do ano quando um servente de pedreiro de 21 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi assassinado com quatro tiros.
Em 2006, pela primeira vez na história da cidade, foi registrado o número recorde de 49 assassinatos.
Em 2007, mais violência, aumentando o número de mortos para 79. A população, otimista, chegou a pensar que tudo não passava de uma fase ruim. Engano e desilusão, pois em 2008 as vítimas de homicídio chegaram a 94.
Enquanto o crime organizado e a violência tomam conta da cidade, autoridades militares continuam afirmando que a situação de Moc, com quase 400 mil habitantes, está sob controle e que o balanço anual foi positivo...

SOPRAM VELINHAS GÊMEAS MAIS VELHAS DA INGLATERRA


Consideradas as gêmeas mais velhas da Inglaterra, Betty Richards e Jenny Pelmore comemoraram ontem, quinta-feira, seu aniversário de 101 anos. Nascidas em Manchester, as duas viúvas moram atualmente na Cornualha. A chance de as duas terem chegado a essa idade vivas, segundo o 'Daily Mail', é de uma em 700 milhões.

ISRAEL JÁ MATOU MAIS DE 420, INCLUSIVE UM LÍDER DO HAMAS

Nizar Rayyan, líder político do Hamas morto nesta quinta-feira (1), durante inspeção de militantes em 15 de setembro de 2007.

Um dos principais líderes do grupo radical islâmico Hamas, Nizar Rayan, morreu nesta quinta-feira (1º) em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza junto com suas quatro mulheres e 10 de seus 12 filhos, além de dois vizinhos, no sexto dia da ofensiva israelense contra a organização terrorista, que já causou 420 vítimas fatais.
Rayan, de 51 anos, é até o momento o mais alto dirigente do Hamas morto desde o início dos bombardeios. Um dia antes de morrer sob dois mísseis da Força Aérea israelense, lançados por caças F-16, ele havia previsto a vitória palestina.
Sua casa de cinco andares, localizada no campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, foi completamente destruída. O corpo decapitado de Nayan, no entanto, não estava sob os escombros, já que foi lançado para fora pela explosão, segundo testemunhas. Quinze pessoas ficaram feridas.
"Foi como um terremoto", contou um vizinho.
Membro da ala mais radical do movimento islâmico, Rayan era conhecido por seu dom de orador, destacando-se pelas críticas veementes contra Israel e contra a Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas, expulsa da Faixa de Gaza pelo Hamas em junho de 2007.
Objetivos
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmou nesta quinta-feira que não tem a intenção de travar "uma guerra prolongada", enquanto sua chanceler, Tzipi Livni, que se encontrou em Paris com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, rejeitou os apelos por uma trégua.
"A decisão de que a operação cumpriu com seus objetivos será tomada de acordo com as avaliações cotidianas que realizamos", declarou Livni, que rejeitou um pedido da França para que uma trégua de 48 horas seja estabelecida para que ajuda humanitária possa ser levada aos habitantes de Gaza.
"Tomaremos a decisão quando chegar o momento", insistiu, acrescentando que, para suspender a ofensiva, o governo israelense precisa saber com clareza que "o Hamas compreendeu que já basta", referindo-se aos ataques com foguetes perpetrados pelos militantes do grupo contra Israel.
Resistência
O Hamas, por sua vez, negou ter aceito "com condições" a proposta européia de trégua, atribuindo a informação a um comunicado falso divulgado por seu inimigos.
"É um comunicado falso desprovido de qualquer veracidade. Foi propagado por partes hostis com o objetivo de semear dúvidas sobre as posições do Hamas", declarou o porta-voz do grupo, Fawzi Barhoum. "Nenhuma declaração foi feita a este respeito", indicou.
Números
Segundo os serviços de emergência de Gaza, 420 pessoas já morreram e cerca de 2.000 ficaram feridos desde o início da ofensiva israelense, cujo objetivo é fazer cessar os disparos de foguetes palestinos contra seu território.
O comando militar israelense anunciou em um comunicado ter atingido cerca de 20 alvos do Hamas na noite de quarta-feira (31), como prédios ministeriais, um edifício do parlamento e túneis clandestinos usados para o contrabando de armas, além de locais de "fabricação de foguetes".
Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo jornal "Haaretz" aponta que 71% da população israelense é a favor da operação e apóia sua continuação.

SARGENTO BATE RECORDE TROCANDO 40.040 VEZES DE LUGAR

Para fechar o ano, mais um da série de recordes para lá de curiosos. O sargento do Exército inglês Terry Twining sentou em 40.040 lugares de um estádio de futebol - o King Baudiuin, na Bélgica - em 48 horas, batendo o recorde anterior, de 39.250, no Rose Bowl, na Califórnia.
O sargento Twining completou a façanha algumas semanas após ser submetido a uma cirurgia de três hérnias!
O feito rendeu ao inglês de Gosport quatro mil libras (cerca de 14 mil reais). Mas ele garante que vai doar o dinheiro a uma instituição que cuida de pacientes com câncer.
Twining é um mestre em proezas. Entre elas, o militar já correu 21 maratonas em 21 dias. Ao todo ele já levantou o equivalente a 190 mil reais para boas causas.

JÁ ESTÃO EM VIGOR AS NOVAS REGRAS DO TRÂNSITO. CONFIRA

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou para esta quinta-feira (1º) o início de novas regras para o trânsito. A mudança que afetará diretamente os futuros condutores será o aumento da carga horária dos cursos teórico e prático para tirar a carteira de habilitação. As outras alterações são a restrição do uso de faróis de xenônio, o novo lacre de identificação nas placas e a permissão para multar veículos com placas azuis (de consulados e organismos internacionais.
CNH
Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas. Já o curso de direção veicular, antes com carga horária de 15 horas aula, passa a ser de 20 horas aula.
O curso de prática de direção para motocicleta também sofre modificações, e poderá ser realizado em via pública, com monitoramento pelo instrutor em outro veículo.
Kits de xenônio
Além da formação dos condutores, o Contran publicou uma resolução para controlar o uso dos faróis de gás xenônio. Segundo a nova regra, só poderão rodar com esse tipo de farol os veículos que tiverem um sistema que regule a altura das lâmpadas, quando existir desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.
Outro equipamento de segurança obrigatório é o limpador de farol, que evita que os fachos de luz sejam alterados pela sujeira e atrapalhem a visibilidade dos condutores de outros carros.
Os dois equipamentos são instalados nos veículos que vêm de fábrica com os faróis de xenônio. Ou seja, quem instalou o kit de xenônio depois de comprar o carro terá de retira-lo. As irregularidades são consideradas infração grave, com multa de R$ 127 e retenção do veículo. Lacre
Carros e motos que forem emplacados a partir desta quinta-feira receberão o novo lacre para placas, que impossibilita fraudes, que visa impossibilitar crimes, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras.
O lacre é ainda um instrumento para desarticulação das máfias que envolvem setores de emplacamento de veículos.
Placas azuis
Os carros de palcas azuis (foto) - pertencentes a consulados e organismos internacionais - poderão ser multados, como os demais. A medida visa impedir o abuso de infrações no trânsito. A resolução prevê novo sistema de emplacamento para carros de organismos internacionais, embaixadas e consulados. Esses veículos terão de ser cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

TOMA POSSE TRANSFORMISTA BAIANO DE 12.861 VOTOS


O transformista Leo Kret do Brasil, quarto vereador mais votado em Salvador, durante cerimônia de posse do prefeito João Henrique e dos vereadores na Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira.
Concorrendo pelo PR, Leo Kret do Brasil obteve 12.861 votos.
Ele é o primeiro transformista a ocupar o cargo na capital baiana.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

LAVADOR DE CARRO ESPANTA LADRÃO COM SUPERJATO D'ÁGUA

O funcionário de um lava-rápido de Portland, nos Estados Unidos, enfrentou um assaltante armado com um superjato d’água. O funcionário chamado Chris B. Truax só não levou a melhor porque o fato acabou atraindo a atenção da polícia e resultando na detenção do herói, que tinha de acertar uma condenação antiga.
O ladrão invadiu o Washman Carwash no dia 13 de dezembro, usando uma máscara de esqueleto, e abordou o funcionário pedindo dinheiro. Chris, de 25 anos, contou que o bandido portava algo parecido com uma arma, mas ela não funcionou e o sujeito a colocou de volta na cintura.
Nessa hora, Chris teria feito o assaltante ir até a caixa registradora que fica no túnel de lavagem de carros. O assaltante mandou Chris encher uma sacola com o dinheiro, mas o rapaz se afastou e o bandido começou a fazer o serviço sozinho. O herói então "se armou" com a poderosa máquina de água e sabão de pressão, apontou na direção do criminoso e disparou.
"Fui rápido no gatilho", disse ele ao jornal "The Oregonian". "Deve ter doído, eu garanto. Foi brilhante", disse Jason Marsh, gerente do lava-rápido.
O assaltante mascarado escapou e continua foragido, mas o herói passou um dia na cadeia. Ele tinha uma acusação de sete anos atrás por dirigir embriagado. "Faz tempo que eu resolvi isso", disse ele, envergonhado.

PRIMEIRO CHORO ESTRIDENTE DO ANO TEM NOME DA TV: RAKELLI

O primeiro bebê que nasceu em Feira de Santana em 2009 é uma menina e, segundo a mãe, vai se chamar Rakelli. O nome foi escolhido em homenagem a uma personagem de novela.
A menina nasceu com 2,7 quilos e 46 centímetros. É a segunda filha de Rebeca Andrade Caldas.
De acordo com a direção do Hospital da Mulher de Feira de Santana, Rakelli foi a única criança a nascer no local nas primeiras horas de 2009. O fato chamou a atenção dos médicos, pois em média nascem oito crianças entre a meia-noite do dia 31 de dezembro e as 8h do dia seguinte.
“A gente vê isso com muita alegria e felicidade”, disse o médico Oldeci Marques, que fez os primeiros registros da criança com um celular, aos dois minutos de 2009.

SORTUDOS ENCONTRAM CARRO DE R$ 20 MILHÕES NA GARAGEM

Quando os parentes de Harold Carr (o sobrenome perfeito para essa história) resolveram mexer na garagem do excêntrico britânico, morto ano passado, tomaram um susto. Eles encontraram um tesouro: um carro no valor de seis milhões de libras (pouco mais de 20 milhões de reais!).
A preciosidade empoeirada é um Bugatti Type 57S Atalante, fabricado em 1937. O carro é um dos 17 exemplares fabricados.
Na garagem de Carr, que morreu aos 89 anos, em Newcastle estavam outras jóias da indústria automobilística: um clássico Aston Martin e um Jaguar E Type.
Os veículos foram deixados como herança para sobrinhos e sobrinhas. Sortudos! Agora é só esperar o leilão em Paris e ter um feliz 2009, 2010, 2020, 2050...

TADEU COMPLETA SECRETARIADO E ANUNCIA AUDITORIA

O prefeito eleito Tadeu Leite – PMDB, ao anunciar o restante do secretariado municipal na tarde de ontem, quarta-feira, durante entrevista coletiva à imprensa na câmara municipal, garantiu que uma das primeiras medidas a tomar como chefe do executivo de Montes Claros será determinar uma auditoria técnica na prefeitura, que se conheça a real situação financeira que herdará da administração que sai.
Ele voltou a criticar a sonegação de informações dos gestores municipais à sua equipe de transição, argumentando que assumirá a prefeitura no escuro, sem conhecer suas receitas e despesas e nem mesmo o número de funcionários.
- Dizem que tem até funcionário fantasma. Pelo visto, não herdaremos apenas os buracos das ruas. Outros buracos nos aguardam na prefeitura – disse, criticando medida de Athos Avelino, que deixou para a sua administração (2009/2012), o pagamento da folha de dezembro de 2008, em torno de R$ 14 milhões.
ESTRANHO
Tadeu Leite também disse achar estranha a movimentação que se verificaria nas dependências da prefeitura. Nos últimos dias, segundo ele, o estranho movimento cresceu.
- Inclusive, temos imagens em vídeo de pessoas transferindo computadores não se sabe para onde, com calhamaços de papéis e outros bens públicos que deveriam ser preservados.
Sobre o protesto dos empreiteiros que tomaram a frente da prefeitura nesta semana, cobrando pagamento de serviços prestados ao município, o novo prefeito lamentou a justificativa que Athos dera à imprensa - de que eles simplesmente estariam reunidos ali para demonstrarem preocupação com a possibilidade de o futuro prefeito não pagar a conta.
- Uma conta que não é minha, e que deve ser gigantesca, mais de 25 milhões de reais. Uma despesa que, aliás, nem mesmo seria do município, do povo, mas do próprio ainda prefeito, uma vez que os serviços que as empreiteiras prestaram, e que não concluíram na sua totalidade, estavam incluídos no programa eleitoreiro da atual administração na sua campanha pela reeleição deste ano. Só pagaremos essas contas se ficarem provadas que não serviram aos interesses politiqueiros do grupo que está deixando o poder – ressaltou Tadeu Leite, anunciando para amanhã, sexta-feira, a primeira reunião de trabalho do secretariado municipal e de assessores do primeiro escalão.
- Vamos assumir nossas posições já verificando as condições financeiras da prefeitura. Situação que eles nos esconderam depois de prometerem total clareza e transparência na troca de informações.

CONFIRA O SECRETARIADO DO GOVERNO TADEU LEITE
Secretário de Gabinete: Eder de Oliveira Júnior (assessor de Gabinete (captação de investimentos): Elias Siufi; assessor de Gabinete (representação BH e Brasília): Paulo Lopes)
Secretário de Governo: Sérgio Amaral
Secretário de Saúde: José Geraldo de Freitas Drummond
Secretária de Educação: Marina Queiroz
Secretário de Serviços Urbanos: João Ferro
Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia: Edgar Santos Filho
Procurador Geral: Sebastião Vieira Filho
Procurador da Fazenda: Antônio Eustachio Tolentino
Secretário da Fazenda: Pedro Narciso
Secretário da Cultura: Ildeu Braúna
Secretário do Meio Ambiente: Aramis Mameluque Mota
Instituto Randal: Aliomar Veloso Assis
Secretária de Administração: Marta Pompeu Padoani
Secretário de Planejamento: João Henrique Ribeiro
Secretário de Assistência Social: Tancredo Macedo
Secretário de Defesa Social e Transportes: Orlando Carvalho
Secretário da Juventude, Esporte e Lazer: Sebastião Pimenta (adjunto: Jaime Tolentino).
Secretário de Agropecuária e Abastecimento: Alexandre Viana
Ouvidor Geral: Carlos Humberto Cruz
Consultor Jurídico: Antônio Proença
Esurb: Gerência administrativa: Ivone Spyer Maia
Esurb: Gerência técnica - Deocleciano Dourado
Transmontes: Orlando Walter
Prevmoc: Gerente - Jackson Ataíde
Procon: Gilson Ferreira Leite
Coordenadora do Choque de Gestão: Tânia Maia Fialho
Procurador adjunto do Contencioso: Cláudio Versiani
Conselho Consultivo de Políticas Públicas: Wilson Cunha

quarta-feira, dezembro 31, 2008

TUDO PRONTO PARA EXPLOSÃO DO ANO NOVO EM COPA

Apesar das previsões dos institutos de metereologia que davam 90% de chance de chuva para a festa de réveillon, o público na praia de Copacabana se diverte mesmo com um calor de mais de 30 graus. O céu está nublado, entretanto não há indícios de que vá chover por volta da meia-noite.

DELEGADO DE POLÍCIA DO PT ASSUME PREFEITURA DE JANAÚBA

O vice-prefeito Valério Dias observa explanação do prefeito José Benedito

O delegado de Polícia Civil José Benedito Nunes Neto (PT) assume nesta quinta-feira, 1º, o comando administrativo do município de Janaúba, que no último sábado completou 60 anos de emancipação. Natural deste município, o petista Zé Benedito – como é conhecido politicamente – torna-se o 13º prefeito de Janaúba.
Apontado para alguns como o número de azar, o 13 tem sido de êxito para o gorutubano Zé Benedito. Eleito em outubro passado pelo 13 do PT com 14.236 votos (pouco mais de 13 mil), o delegado o posto de número 13 na sucessão de Janaúba e a posse acontece hoje, 1º do 1 (janeiro) de 2009, somatória é, coincidentemente, 13.
Até essa quarta-feira, 31, Zé Benedito era vice-prefeito de Janaúba e até junho passado foi secretário municipal de Promoção Social na administração comandada pelo PSDB, que foi adversário dele na eleição passada, ao contrário da campanha de 2004. O novo prefeito de Janaúba, Zé Benedito, disputou a primeira eleição no município em 2004, diante disso, acumula duas vitórias consecutivas.
O empresário do setor de comunicação Valério Dias de Oliveira (PPS) assume hoje a função de vice-prefeito de Janaúba. Valério encerrou ontem o segundo mandato consecutivo de vereador, neste município. Em 2004, ele foi o vereador mais votado e ingressou na política em 2000. Valério é filho do ex-prefeito ( 1973 a 76) e ex-deputado estadual ( 1987 a 90) Adelino Pereira Dias.
NOVA PORTEIRINHA
Em Nova Porteirinha , o prefeito Wilmar Soares de Oliveira (PMDB) assume o comando do executivo municipal pela segunda vez consecutiva. Foi a quarta disputa de Wilmar em Nova Porteirinha , emancipada há 13 anos. Ex-vereador por Porteirinha, Wilmar terá a companhia, na administração, da vice-prefeita Marilza Pereira de Souza Mendes (PP), que nessa quarta-feira, 31, encerrou o terceiro mandato consecutivo de vereadora.
VERDELÂNDIA
A mulher também terá participação na prefeitura de Verdelândia. A educadora Maria Edleuza Matos (PTB) assume a função de vice-prefeita e, sendo assim, vai auxiliar o prefeito reeleito Wilton Leite Madureira (PT).
(Reportagem de Oliveira Júnior)

ESTÁ NA HORA DE ESCOLHER SEU AMULETO PARA RECEBER 2009

Mais sorte, menos olho-gordo e muito dinheiro no bolso. Quem não deseja isso para 2009? Para ajudar na busca de tanto sucesso, algumas pessoas apelam para amuletos da sorte, ou talismãs, conhecidos por afastar energias negativas e atrair bons presságios aos seus portadores. E não é de hoje que são procurados: eles constam de escritos da Roma e Grécia antigas. Podem ser usados dentro da carteira, pendurados em correntes, pulseiras ou chaveiros e até mesmo colocados na frente de casas e estabelecimentos, para guardá-los bem. Confira alguns dos amuletos mais populares e seus significados.

1) Figa A figa é um amuleto desde a Roma antiga – mas, naquela época, era usada em cultos à fertilidade e ao erotismo. O dedo polegar seria o órgão masculino, penetrando o feminino. Tal imagem, no imaginário popular, afastaria a infertilidade. Hoje, a crença é de que a figa protege contra mau-olhado, feitiços e influências negativas e garante sorte ao seu portador. Ela pode ser usada em colares, pulseiras ou presas a chaveiros. Pode ser feita em madeira, ouro, outros metais e até em arruda, planta também conhecida por afastar a má sorte. Se você perder um figa, não a procure: ela foi embora com toda a carga negativa que teria recaído sobre você.

2) Trevo-de-quatro-folhas É muito fácil encontrar trevos com três folhas na natureza. Mas, quando a planta aparece com uma folhinha a mais, acredita-se que traga sorte – talvez justamente porque é difícil encontrá-la. Para ter o efeito protetor desejado, deve ser dado de presente. Normalmente, é colocado dentro de carteiras e bolsas, para atrair mais dinheiro.

3) Escapulário É uma corrente com pequenas imagens de santos ou orações em cada uma das pontas. Pode ser feito de barbante ou metais nobres, como ouro. O que importa é a proteção que dá à pessoa que o carrega no pescoço. Há quem faça pedidos ao colocá-lo pela primeira vez, que devem se realizar até que a corrente arrebente.

4) Ferradura É muito usada na zona rural das cidades por ser de fácil acesso aos habitantes, já que a maioria dos cavalos usa ferradura. Normalmente é colocada atrás da porta da casa com as pontas para cima para proteger seus moradores, trazer boa sorte e afastar os maus espíritos. Em versão miniatura, pode ser levada na bolsa ou aplicada em brincos e pulseiras. Na antigüidade, o ferro, sua principal matéria-prima, era temido pelos espíritos negativos. Outra crença é de que seu formato de meia-lua é um forte elemento do esoterismo.

5) Pé-de-coelho Algumas pessoas têm receio de usar este amuleto, uma vez que é preciso tirar a pata do coelho (tão fofinho!) para que ele exista. Mas, segundo a crença popular, traz muito dinheiro e sorte para quem a carrega, normalmente em forma de chaveiro ou dentro da bolsa. O coelho é considerado símbolo da fertilidade, um animal inteligente e esperto. Suas patas representam o equilíbrio e o movimento de seu corpo.
6) Arruda Planta de cheiro desagradável, mas com ótimas propriedades medicinais, a arruda é usada para afastar maus espíritos, mau-olhado e até doenças graves. Segundo a crença popular, seus ramos atraem as vibrações negativas, deixando o ambiente limpo e seus habitantes livres do mal. Na Idade Média, ramos de arruda eram usados para a população se proteger das bruxas, caçadas pela Igreja Católica. Hoje, é usada em ambientes internos e externos ou, em forma de infusão, nos banhos.
7) Olho turco ou olho grego O olho turco é um amuleto azul muito comum naquele país ("nazar boncuk", na língua original), sendo de lá exportado para o mundo todo. E até no Brasil é possível encontrá-lo em brincos, pulseiras, colares, chaveiros ou pendurados em finas correntes para proteger o lar, o carro ou o ambiente de trabalho. É usado contra mau-olhado e olho-gordo. Na Turquia, as mães colocam o amuleto na roupa dos filhos. Se é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança. Ao carregar um olho turco, toda a energia negativa direcionada a você será atraída pelo amuleto - ainda que seja por meio de um elogio (os turcos acreditam que elogios podem revelar, inconscientemente, inveja).

8) Comigo-ninguém-pode Esta planta é perigosíssima, principalmente para crianças e animais. Se estiver ao seu alcance e for mastigada, suas folhas podem causar irritação das mucosas, faringe e laringe, dores, febre e enjôo. Esse poder da comigo-ninguém-pode, no entanto, pode ser usado como proteção às pessoas. Acredita-se que, se um vaso da planta for colocado na frente de casas e estabelecimentos comerciais, pode protegê-los ao absorver energias negativas das pessoas mal-intencionadas que neles adentrarem.

9) Patuá Todo brasileiro pelo menos já ouviu falar em patuá, mesmo que não saiba o que exatamente ele é. Muito usado por seguidores do Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno saco (de plástico ou pano) com a cor e nome do orixá correspondente, acompanhado de ervas ou outros elementos atribuídos a ele (como conchas e miçangas). Costuma ser usado dentro da roupa, bolsa ou carteira de seu seguidor, que obterá a força e proteção do orixá.

10) Pimenta A pimenta pode não ser tão popular como um amuleto, mas há quem acredite que ela afasta o azar e a inveja. Tal poder provavelmente se deve ao seu sabor forte e ardido. Se uma pessoa te deseja mal, a pimenta afastaria suas más intenções com a mesma voracidade com que ataca seu paladar. A planta teria o papel de absorver essa energia negativa.

LULA CRITICA ONU E SE OFERECE PARA MEDIAR CONFLITO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira o desempenho da Organização das Nações Unidas (ONU) nas negociações de paz no Oriente Médio, e afirmou que pretende reforçar a participação do Brasil na mediação do conflito.
Israel e o Hamas voltaram a entrar em conflito na Faixa de Gaza depois que o grupo palestino disparou foguetes contra o território israelense. Israel revidou com pesado bombardeio, que, segundo autoridades médicas, deixou 348 mortos, incluindo civis e crianças. Do outro lado da fronteira, três civis israelenses e um soldado foram mortos.
"O que está provado é que a ONU não tem coragem de tomar uma decisão de colocar a paz naquilo lá e não tem coragem por que os Estados Unidos têm o poder de veto e, portanto, as coisas não acontecem", disse Lula durante discurso na inauguração do parque Dona Lindu,, em Recife.
O presidente contou que telefonou ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pediu para que ele entrasse em contato com o primeiro ministro francês a fim de convocar uma reunião de emergência sobre o conflito.
"Penso que nós do Brasil vamos trabalhar para fazer um esforço muito grande junto aos outros países para ver se a gente encontra um jeito para aquele povo parar de se matar e parar de se violentar", acrescentou.
Para o presidente, o modelo em que apenas os EUA intermediavam as negociações entre palestinos e israelenses também fracassou. "Não pode apenas os EUA ficarem negociando, porque eles já provaram que não dá certo."
Lula reprovou o radicalismo do Hamas e também o uso desproporcional da força militar por parte de Israel. O presidente fez algumas considerações sobre o acirramento do conflito.
Segundo Lula, o avanço das tropas israelenses pode ter sido motivado por questões políticas, já que haverá eleições em Israel no ano que vem. Lula lembrou que, amparado por pesquisas de opinião pública que demonstravam o apoio do eleitorado americano a uma eventual guerra contra o Iraque, o presidente George W. Bush decidiu atacar e conseguiu se reeleger.
"Se alguém está fazendo essa guerra por conta de eleição, é um erro", condenou.
Lula também disse que o Ministério da Defesa de Israel pode ter antecipado seus planos para evitar um eventual veto à operação pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama, que tomará posse no dia 20. "Também é uma coisa que não é correta."
REUNIÃO E AJUDA HUMANITÁRIA
Amorim já telefonou ao chanceler francês, Bernard Kouchner. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores recebeu o apoio do colega para realizar a reunião sugerida por Lula, a qual teria como co-anfitriões Brasil e França.
De acordo com a chancelaria brasileira, ainda não estão definidos o local, a data e os participantes do encontro. Mesmo assim, Amorim ligou depois para o chanceler do Egito, Ahmed Abul Gheit, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para conversar sobre o tema.
Ainda segundo o Itamaraty, ambos concordaram com a necessidade de se realizar a reunião emergencial e de um cessar-fogo imediato. No início do mês, quando foi a Genebra, Amorim se encontrou com Abbas e tratou com o presidente palestino sobre a importância de um encontro multilateral para promover as negociações de paz no Oriente Médio, idéia que voltou à agenda depois do recrudescimento do conflito entre Israel e o Hamas.
O Itamaraty revelou também que recebeu do embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, uma lista com os medicamentos que estão faltando em Gaza. O Ministério das Relações Exteriores informou que providenciará o mais rapidamente possível a ajuda humanitária, que virá dos estoques do Ministério da Saúde e será enviada à região do conflito.
(Reportagem de Fernando Exman)

terça-feira, dezembro 30, 2008

TADEU ADIA ANÚNCIO DE SECRETÁRIOS E É SUBSTITUÍDO NA AL

O prefeito eleito Tadeu Leite adiou para amanhã, véspera da posse de seu governo, o anúncio final dos nomes que comporão o secretariado municipal de 21 pastas. O anúncio, que estava programado para esta terça-feira, deverá ser feito às 14h30 de amanhã, na câmara municipal. Até agora já foram conhecidos 14 secretários, faltando sete para fechar a lista.
ADELMO LEÃO ASSUME VAGA DE TADEU NA ASSEMBLÉIA
Serão empossados na próxima segunda-feira, 05, às 11h, em solenidade no salão nobre da assembléia legislativa de Minas Gerais, os quatro suplentes que assumem as vagas deixadas pelos parlamentares vitoriosos nas eleições municipais de 2008.
Assumem o mandato: Carlos Gomes (PT), Maria Tereza Lara (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT) e Tenente Lúcio (PDT). Eles substituem, respectivamente, Roberto Carvalho (PT), Luiz Tadeu Leite (PMDB), Elisa Costa (PT) e Paulo César (PDT).
O presidente da assembléia legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), conduzirá a cerimônia; e o 1º-secretário, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), fará a leitura dos termos de posse. Esses documentos serão assinados pelos empossados, que também prestarão o compromisso de cumprir e defender a Constituição e as leis do estado.


COMISSÃO PRÓ DIAS ASSUME PREFEITURA DE FRANCISCO SÁ

Mariojá, entre José Mário Pena e Antônio Dias: articulação garante sua ascensão à chefia do executivo

O município de Francisco Sá vive situação sui generis no que ser refere à administração pública. Passa a ser comandado, a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2009, pelo novo presidente da câmara municipal, Marisvaldo Ferreira de Souza, o Mariojá, que, por sua vez, nomeará uma comissão composta de cinco membros para cuidar das áreas de saúde, educação, obras, ação social e governo. Isto até o mês de abril, prazo estipulado por lei para a realização de nova eleição para prefeito, já que a anterior está sub judice.
Esta situação foi criada a partir da impugnação, em outubro passado, das candidaturas do atual prefeito Ronaldo Ramon – PFL e do ex-prefeito Antônio Soares Dias – PTB, por irregularidades na prestação de contas de suas administrações. Apesar da decisão do TSE, sujeita a recurso, as eleições foram realizadas normalmente, apresentando Dias como o vencedor, com 980 votos à frente de Ronaldo.
Impedidos de assumir, já que o recurso ainda não foi julgado, Dias e seu candidato a vide José Mário Pena realizaram articulações que resultaram na apresentação de chapa única para a mesa diretora da câmara municipal.
A MESA
Assim, no primeiro dia de 2009 será homologada a chapa formada por: presidente, Marisvaldo Ferreira de Souza, o Mariojá – PSDB; vice-presidente, Idalino Soares Alkmim – PMDB; secretária, Maria Ildeni Alves Figueiredo – PTB; 2º vice-presidente, Tássio Emídio da Silva – PTB; 2º secretário, Heli Soares Ferreira, o Heli do Catuni – PMDB.
Empossada, a mesa diretora deverá nomear, então, a comissão administrativa de Francisco Sá, que terá, entre seus cinco integrantes, o vereador Tássio Emídio como secretário de Ação Social. Com isso, assumirá seu lugar na câmara o suplente de vereador Zorobabel Cesário Leão – PTB. Na vaga aberta com a ida de Mariojá para a chefia do executivo, assumirá a suplente Célia Marques de Oliveira – PTB, que será líder do prefeito na câmara.
Todos os personagens desta matéria, à exceção de Ronaldo Ramon, são da coligação Todos pelo Brejo, de sustentação aos líderes políticos Dias e José Mário.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

RESENHA DO RÊ




Pensava-se, nessa época, que Tadeu estaria preparando seu futuro secretariado. Pelos nomes anunciados agora, nenhum foi tirado dentre aqueles jovens catarrentos...





Ao que parece, ao levar a mão à cabeça (clique duas vezes na foto) na inauguração do então imponente prédio da prefeitura, Tadeu já pensava assim: - Daqui não saio, daqui ninguém me tira!

FURO
Quem leu a edição de 24/25 do jornal O NORTE conheceu antecipadamente os nomes que, dias depois, seriam oficializados como integrantes do secretariado de Tadeu Leite, a saber: João Ferro, José Geraldo de Freitas Drummond, Aliomar Veloso Assis, Pedro Narciso, Sérgio Amaral, Ildeu Braúna, Paulo Lopes.
Todos já confirmados.

NA FILA
Naquela mesma edição foram publicados outros nomes dos quais deverão ser tirados os demais componentes das equipes de primeiro e segundo escalões que vão ajudar Tadeu a governar. Estão na lista da Resenha do Rê da semana passada: Sebastião Pimenta, Wanderlino Arruda, Jussara Guimarães, Fátima Pereira, Tânia Fialho, Ênio Pacífico Faria Filho, Jaime Tolentino, Eurípides Alves da Cruz, Wilson Silveira Lopes, Marta Pompeu Padoani, Júnior de Samambaia, Sebastião Pimenta. Todos dispostos a trabalhar arduamente em favor da comunidade montes-clarense.
Se Tadeu quiser.

OS RECENTES
Outros nomes surgidos no final de semana poderão ser acrescentados à lista que o prefeito eleito deverá divulgar na tarde desta terça-feira: Davidson Dantas (afilhado de Wilson Cunha), Alexandre Viana (afilhado dele mesmo), Orlando Frota Machado (afilhado do PP de Gil, que ainda espera emplacar Jackson).
Todos muito competentes.

AS SURPRESAS...
Para este filho de dona Laura e namorado de Laura, ficaram por conta de dois companheiros antigórios de Tadeu que têm currículos inquestionáveis: Marina Queiroz e Edgar Santos Filho.
Muito bons.

- ALÔ! É PARA MIM?
O próprio Éder Júnior dizia a este Rê, domingo na feirinha, que se surpreendeu para com sua indicação para a secretaria de Governo, o que aconteceu também com Pedro Narciso na Fazenda, apesar de seu apego fazendário. É da ala dos emedebistas históricos.
Do tempo de Tancredo.

NO LUGAR CERTO
Casado com Horta, formado em Zootecnia, entusiasta da despoluição dos postos de gasolina, Aramis, irmão do futuro presidente da câmara municipal, Athos, tem tudo para fazer um bom trabalho no Meio ambiente.
É zen.

DATA MÁXIMA...
Fiel à categoria e a seus procuradores das horas mais complicadas, Tadeu confiou a procuradoria do município e da Fazenda a Sebastião José Vieira Filho e Antônio Eustachio Tolentino.
Faltou Adenilson.

A CHARGE
Nesta transposição de anos, uma sugestão online para meu ídolo G. Júnior, que conheci muitos anos atrás (epa!): o tutor da sesmaria mostrando o almoxarifado da senzala, cheio de farinha e erva, ao governador da Província, representado por dois bispos premonstratenses, estes sussurrando entre dentes:
- Rei morto...
E o outro:
- Rei posto, excelência!

NO CELULAR
Deca, secretária do Caic do Renascença, telefona preocupada com o pagamento à professoras contratadas, obrigatoriamente demitidas no recesso escolar. Não há o que temer, pois a verba do Fundeb tem que ser usada, sob pena de voltar para Brasília. Hoje ou amanhã, com certeza elas receberão.
Não sei quanto.

TIRAR PRA QUÊ?
Nos últimos dias tem sido intenso o entra-e-sai de funcionários da prefeitura de Moc com pôsteres de obras realizadas, visitas de autoridades e outras imagens colhidas nos últimos quatro anos.
Difícil entender.
SEM SENTIDO
Primeiro porque, custeadas pelo dinheiro do contribuinte, essas placas de propaganda interna pertencem ao povo e não deveriam ser retiradas de sua casa.
A prefeitura.

NOVO ROBINSON CRUSOÉ PROCURA SEXTA-FEIRA MULHER

Se você está solteira e deseja se casar sem perder a "aventura" na sua vida a opção se chama David Glasheen. O homem de 65 anos vive como um verdadeiro Robinson Crusoé em uma ilha na Austrália. Glasheen publicou um anúncio na internet a moças interessadas em formar par com ele.
"Um dos últimos aventureiros de verdade, ainda procuro minha sereia", diz o australiano no anúncio em que busca sua "Sexta-feira", que no famoso romance era um homem.
"Preciso de uma mulher com espírito aventureiro, um coração quente e uma cabeça aberta", contou Glasheen ao "Sunday Telegraph".
Antes de se tornar um novo Robinson Crusoé, Glasheen era um empresário bastante conhecido de Sydney. Em 1987, ele perdeu 10 milhões de dólares em uma crise nas bolsas de valores. Assim, optou por uma vida longe da cidade e deixou para trás a "civilização". Claro, foi para lá com uma namorada... Mas ela não resistiu muito à falta de banho quente - após poucos dias, a moça retornou ao conforto de Sydney.
Às interessadas, uma informação importante: Glasheen vive na pequena ilha de Restoration, em uma propriedade arrendada que consome um terço da localidade, que fica sobre corais - o restante é uma reserva natural.
Vai encarar essa vida quieta e sem luxo?

ISRAEL JÁ MATOU 57 CIVIS E AGORA AMEAÇA ATAQUE TERRESTRE

A ofensiva aérea de Israel contra alvos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza deixou desde sábado pelo menos 57 civis mortos, entre eles 21 crianças, de um total de ao menos 310 mortos, afirmou nesta segunda-feira (29) a ONU, citando dados obtidos de fontes médicas. "Fizemos um levantamento de vítimas civis com fontes médicas. É de 57 mortos, entre eles 21 crianças, e pelo menos sete mulheres", disse Christopher Gunness, porta-voz da agência da ONU de ajuda aos refugiados palestinos.
Segundo o último balanço fornecido pelo chefe dos serviços de emergência na Faixa de Gaza, Muawiya Hasanein, os ataques aéreos israelenses, iniciados sábado, deixaram ao menos 320 mortos e 1.420 feridos.
Ataque terrestre iminente
Mais cedo nesta segunda, a área de fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza foi declarada "zona militar fechada" pelo Exército de Israel, informou um porta-voz militar israelense. Com isso, as estradas de uma área distante entre 2 km e 4 km da fronteira ficam fechadas para os civis que não tenham salvo-condutos militares, e só moradores da região podem transitar por lá. Jornalistas também são banidos.

AMERICANOS TRITURAM EM PÚBLICO TODO O LIXO DE 2008

Diversas pessoas se reuniram neste domingo (28), em Nova York, para exorcizar memórias ruins que marcaram o ano de 2008. O evento chamado “Good Riddance Day”, realizado pelo segundo ano na Times Square, teve um grande lixo, martelos e até um triturador para que os nova-iorquinos e os turistas pudessem estraçalhar aquilo que os incomodou durante o ano.
“É a maneira perfeita de superar um ano ruim, uma experiência ruim”, afirmou Kathryn Bonn, que triturou a foto de um ex-namorado.
Aqueles que não tinham uma memória “física” -- caso de fotos, caixas de cigarro, extratos de banco, contas atrasadas e bilhetes não-premiados da loteria -- podiam escrever aquilo que gostariam de esquecer em um pedaço de papel. Algumas dessas folhas exibiam as palavras “mercado financeiro”, “câncer”, “aparelho”, “aquecimento global”, “romances ruins, finança ruim, atitudes ruins” e até “George W. Bush”.
A nova-iorquina Jay Ballesteros ganhou US$ 250 pela criatividade do objeto levado até o evento. Ela escolheu uma meia, que representa todas as meias sem par. “Vou usar o prêmio para comprar meias novas”, brincou, segundo a agência de notícias AP. O evento foi organizado pela Times Square Alliance, que também é responsável pela festa de Ano Novo mais tradicional de Nova York.

PLACAS MANDANDO URINAR EM PÚBLICO CRIAM CONFUSÃO

A prefeitura da cidade de Nottingham, no centro-norte da Inglaterra, está pedindo aos moradores que ignorem placas espalhadas pela cidade indicando que se pode urinar em certos locais públicos.
As placas trazem o sinal de banheiro junto com os dizeres: "Urinação pública permitida depois das 19h30".
As placas foram fixadas junto a um comunicado impresso com papel timbrado da prefeitura, fazendo-as parecer oficiais.
Na carta, os autores do trote dizem que a iniciativa pretende evitar que os "moradores urinem em qualquer lugar da cidade".
"Em uma tentativa de evitar chateações tarde da noite durante o período de festas, a prefeitura de Nottingham delimitou vários locais de urinação pública pela cidade", diz o texto.
As autoridades afirmaram que as placas foram fixadas ilegalmente e que "urinar em público é considerado um delito".
"Nós pedimos às pessoas que ignorem o aviso, sob pena de serem processadas", disse uma porta-voz da prefeitura.
"Estamos retirando as placas o mais rápido possível e se alguém vir alguma, pedimos que entrem em contato conosco para fazermos a remoção", acrescentou a porta-voz.

domingo, dezembro 28, 2008

DA PROVÍNCIA PARA SEUS LEITORES E CORRELIGIONÁRIOS

FELIZ ANO NOVO
...
FELIZ AN'OVO
...
FELIZ 2000INOVE
...

AVIAÇÃO DE ISRAEL VOLTA DESPEJAR BOMBAS NA FAIXA DE GAZA

A aviação de Israel atacou neste domingo (28) mais de 40 túneis sob a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, próximo a Rafah.
A operação fez parte do segundo dia de pesados ataques aéreos dos israelenses sobre alvos na região palestina controlada pelo Hamas, em represália aos ataques quase diários de militantes de Gaza contra território israelense usando foguetes.
Os aviões israelenses dispararam mísseis ao longo da fronteira Gaza-Egito, na região do deserto do Sinai, que foi tomada por nuvens de fumaça.
O Hamas e contrabandistas usam os túneis para introduzir pessoas e mercadorias na Faixa de Gaza, submetida a um bloqueio por Israel. O Hamas também tem instalações militares na região. Israel acusa o movimento de também contrabandear armas e explosivos pela rede de túneis.

CELULAR TODO DE VIDRO SERÁ A NOVIDADE PARA CUIDADOSOS

Se a resistência a quedas está entre os pré-requisitos para comprar um telefone celular, esqueça. Mas se você está no grupo dos usuários (bastante) cuidadosos, pode considerar a aquisição de um aparelho com estrutura totalmente feita de vidro – isso no futuro, pois os modelos “Glassy Glassy” ainda são conceituais.
"Seria preciso limpar as marcas de dedo toda hora, mas eu gostaria de ter um desses”, afirmou o designer Mac Funamizu, criador dos aparelhos, segundo o site "Yanko Design". Ainda não há previsão de venda ou preço dos modelos, que teriam superfície sensível ao toque.


ROMENOS QUEREM COLOCAR BOLO DE 281 QUILOS NO GUINESS

Um dia depois de apresentar aquela que seria a maior salsicha do mundo, os romenos exibiram também em Bucareste um bolo de 281 quilos. O objetivo é colocar o quitute no livro “Guinness” como o bolo mais pesado do mundo. Sorin Oprescu, prefeito da cidade, cortou o doce que leva frutas e creme entre os ingredientes.
Sorin Oprescu, prefeito de Bucareste, cortou o bolo neste domingo

VEJA QUAL DESSES CONCURSOS VOCÊ VAI ENCARAR EM 2009

Os pelo menos 35 concursos públicos que estão com inscrições abertas neste domingo (28) oferecem quase 28 mil vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 17,7 mil. Veja abaixo quadro com informações dos concursos.

LISTA DE CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS EM 28/12/08
DE CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS EM 28/12/08
CONCURSO
Inscrições Total de vagas Salário máximo
Agência Nacional de Águas

ABERTAS

até 12/01/09

152 R$ 8.389,60 veja edital
Companhia de Habitação Popular da Paraíba

ABERTAS

até 13/01/09

124 R$ 1.286,39 veja edital
Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul

ABERTAS

até 08/01/09

28 R$ 3.541,47 veja edital
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

ABERTAS

até 30/12/08

1.169 R$ 1.614,02 veja edital
Corpo de Bombeiros de Rondônia

ABERTAS

até 11/01/09

150 R$ 1.513,04 veja edital
Defensoria Pública de São Paulo

ABERTAS

até 14/01/09

cadastro R$ 5.000,00 veja edital
Departamento de Trânsito do Distrito Federal

ABERTAS

até 04/01/09

125 R$ 5.849,75 veja edital
Eletrobrás Termonuclear (Eletronuclear)

ABERTAS

até 09/01/09

cadastro R$ 4.257,57 veja edital
Eletrosul Centrais Elétricas S.A.

ABERTAS

até 31/12/08

33 + cadastro R$ 3.138,59 veja edital
Governo do Tocantins

ABERTAS

até 22/01/09

1.218 R$ 3.727,08 veja edital
Instituto Nacional de Propriedade Industrial

ABERTAS

até 04/01/09

120 R$ 7.269,67 veja edital
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ABERTAS

até 20/02/09

26 R$ 8.905,08 veja edital
Ministério da Justiça (1)

ABERTAS

até 15/01/09

600 R$ 3.254,04 veja edital
Ministério da Justiça (2)

ABERTAS

até 15/01/09

56

R$ 3.401,00

veja edital
Ministério do Desenvolvimento Agrário

ABERTAS

até 18/01/09

202 R$ 2.588,51 veja edital
Ministério das Relações Exteriores

ABERTAS

até 12/01/09

150 R$ 4.818,38 veja edital
Polícia Civil do Rio de Janeiro

ABERTAS

até 09/01/09

300 R$ 1.676,76 veja edital
Polícia Civil do Rio Grande do Norte

ABERTAS

até 28/12/08

438 R$ 9.185,40 veja edital
Polícia Militar do Espírito Santo

ABERTAS

até 30/12/08

680 R$ 1.833,92 veja edital
Polícia Militar de Rondônia

ABERTAS

até 04/01/09

500 R$ 1.513,04 veja edital
Polícia Militar de Santa Catarina

ABERTAS

até 12/01/09

35 R$ 3.753,61 veja edital
Prefeitura de Bebedouro

ABERTAS

até 09/01/09

452 R$ 6.200,00 veja edital
Prefeitura de Ipojuca

ABERTAS

até 11/01/09

439 R$ 502,55 veja edital
Prefeitura de Salvador

ABERTAS

até 11/01/09

1.471 R$ 4.500,00 veja edital
Prefeitura de Suzano

ABERTAS

até 23/01/09

115 R$ 4.562,72 veja edital
Prefeitura de Porto Alegre

ABERTAS

até 26/12/08

318 R$ 1.573,30 veja edital
Secretaria da Educação do estado de São Paulo

ABERTAS

até 31/12/08

11.749 R$ 654,86 veja edital
Secretaria da Educação do Distrito Federal

ABERTAS

até 29/12/08

6.000 (estimativa) R$ 15,54 por hora veja edital
Secretaria de Saúde do estado da Bahia

ABERTAS

até 18/01/09

850 R$ 3.832,73 veja edital
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (1)

ABERTAS

até 07/01/09

35 R$ 1.510,84 veja edital
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2)

ABERTAS

até 07/01/09

155 R$ 2.489,76 veja edital
Tribunal de Contas do estado do Piauí

ABERTAS

até 05/01/09

4 R$ 5.500,00 veja edital
Tribunal de Justiça do estado do Amapá

ABERTAS

até 16/01/09

10 R$ 17.785,34 veja edital
Tribunal de Justiça do estado do Tocantins

ABERTAS

até 18/01/09

187 R$ 2.617,12 veja edital
Universidade Federal de São Paulo

ABERTAS

até 16/01/09

312 R$ 6.497,05 veja edital