sexta-feira, janeiro 02, 2009

FIÉIS REGISTRAM COM CRUZES NÚMERO DE ASSASSINATOS

94
Este é o número de pessoas assassinadas no ano de 2008, todas jovens, vítimas da guerra do tráfico de drogas. Esta estatística mantém Montes Claros como a terceira cidade mais violenta do estado de Minas Gerais, apesar de o comando da polícia militar ter divulgado relatório em que considera positivo o balanço no período.
Esses 94 assassinatos foram simbolizados por fiéis da igreja de São Judas Tadeu através de 94 cruzes fincadas ao longo da linha férrea. Eles protestaram, em procissão, contra a violência urbana e a carnificina que insiste em não dar trégua.
O ano de 2008 começou e terminou com assassinatos. O último crime do ano com características de execução aconteceu na Vila Oliveira. Faltavam duas horas para a virada do ano quando um servente de pedreiro de 21 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi assassinado com quatro tiros.
Em 2006, pela primeira vez na história da cidade, foi registrado o número recorde de 49 assassinatos.
Em 2007, mais violência, aumentando o número de mortos para 79. A população, otimista, chegou a pensar que tudo não passava de uma fase ruim. Engano e desilusão, pois em 2008 as vítimas de homicídio chegaram a 94.
Enquanto o crime organizado e a violência tomam conta da cidade, autoridades militares continuam afirmando que a situação de Moc, com quase 400 mil habitantes, está sob controle e que o balanço anual foi positivo...

0 comentários: