sábado, março 07, 2009

PREFEITO NÃO VÊ PREJUÍZO NA MUDANÇA DE LOCAL

INTERLAGOS
Novo local foi sugerido por empresários, diz
A decisão de mudar a localização do projetado Centro de convenções de Montes Claros do Bairro Cidade Industrial para o Interlagos não foi sua, mas de uma comissão de empresários criada especialmente para tirar do papel a obra não realizada pela Fundec – Fundação de desenvolvimento tecnológico e científico da agropecuária norte-mineira. É o que afirmou na tarde de ontem, sexta-feira, o prefeito Tadeu Leite, em referência à reportagem Mudança do Centro de convenções causa prejuízos para Moc, publicada n'A Província.

Na realidade, o prefeito diz que, ao analisar as reuniões sobre o assunto realizadas até agora, conclui que o presidente da Fundetec, Alexandre Pires Ramos, é o único a não se mostrar simpático à idéia da mudança, pois todos os demais empresários têm restrições à destinação inicial da obra, ao lado de uma favela.
Assim que assumiu a chefia do executivo municipal, Tadeu liderou conversações visando rediscutir a implantação do projeto do Centro de convenções que, devido a entraves burocráticos, ficara parado durante dois anos e meio, o que resultou na devolução ao ministério do Turismo, no início deste ano, de uma verba inicial de R$ 2,392 milhões. Outros R$ 2 milhões só seriam liberados após a aplicação dessa verba.
- Portanto, não houve prejuízo algum para o município, mas a não aplicação de recursos por problemas oriundos da administração passada e da Fundetec – diz Tadeu.
A partir do consenso pela mudança do local, o prefeito diz que a comissão de empresários levou a ele quatro sugestões, duas das quais foram descartadas de plano, devido a problemas técnicos de falta de drenagem e de dimensões insuficientes: terrenos próximos ao parque municipal. Sobraram, então, as opções da Praça do Jatobá e de Interlagos.
Optou-se por Interlagos, segundo Tadeu, em nome da expansão da cidade para uma área semidespovoada, ao contrário das outras sugestões. Entendimentos já iniciados deverão levar à permuta de um terreno de 45 mil m2 de uma imobiliária por outro de propriedade da prefeitura situado na Avenida Antônio Lafetá Rebello, próximo ao Centro de zooneses.
O prefeito anuncia que, nos próximos dias, deverá realizar licitação para contratação do projeto do Centro de convenções, desconsiderando o elaborado a pedido da Fundetec. Antes, deverá manter contato com o deputado federal José Fernando-PV MG, que defende a construção de um Centro cultural em Montes Claros em homenagem a Darcy Ribeiro. Esse centro seria projetado pelo internacional arquiteto Oscar Niemeyer.

OS NÚMEROS DA DIFERENÇA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DISCREPÂNCIA
Mulheres continuam ganhando menos
Mulheres recebem até 34% menos do que os homens. Esse dado é da Confederação internacional dos sindicatos. Apesar do crescimento do número de trabalhadoras no mercado de trabalho no último ano – mulher 56,4% e homem 72% -, a discrepância entre salários ainda permanece em todos os setores. De acordo com o Dieese - Departamento intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos, o rendimento médio por hora das mulheres apresentou variação negativa de 0,9%, contra 1% de aumento dos homens, em 2008.
Mesmo após os avanços das conquistas femininas no mercado de trabalho, as mulheres ainda sofrem com preconceitos e diferenças. A disponibilidade de vagas não é o suficiente para acabar com a discriminação.
Além da diferença nos salários, as mulheres são alvos constantes de outros dois crimes: assédio moral e sexual. Nesse dia tão significativo, é importante destacar o valor do trabalho feminino para o desenvolvimento da sociedade e conseguir, de verdade, igualar os direitos.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é festejado em diversos países. Decretado em 1975 pela ONU - Organização das Nações Unidas, representa não apenas o reconhecimento da luta histórica pelos direitos das mulheres, como também simboliza a batalha diária que enfrentam.

COMERCIANTE JÁ TEM 25 CENTÍMETROS DE PELOS NAS ORELHAS


HÁ MUITO TEMPO
Indiano cultiva orelhas peludas desde 18 anos
O comerciante indiano Radhakant Bajpai bateu o recorde mundial de pelos na orelha em 2003. Na época, os tufos tinham 13,2 centímetros. Ele continuou cultivando o topete auricular e hoje atingiu impressionantes 25 centímetros.
Enquanto aguarda auditoria do Guinness para validar sua nova marca, Radhakant, de 58 anos, lava (com xampu de ervas) e penteia a orelha com todo o cuidado do mundo.
Ele cultiva os pelos desde os 18 anos de idade por considerá-los um sinal de sorte e prosperidade. Sua mulher já teria feito inúmeros pedidos para dar um fim nisso.

MORRE MULLHER OPERADA NO LADO ERRADO DO CÉREBRO

DO LADO ERRADO
Médico abriu a cabeça à direita e não à esquerda
A dona de casa Verônica Cristina do Rêgo Barros, de 31 anos, morreu na madrugada do sábado (7) vítima de um suposto erro médico no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio. Ela teria sido operada, equivocadamente, do lado direito do cérebro em vez do lado esquerdo, onde um laudo recomendara urgência na intervenção cirúrgica.
“Fizeram tomografia e constataram que ela estava com um coágulo no cérebro do lado esquerdo, e o médico foi operar. Só que ele operou do lado direito. Ele abriu a cabeça dela do lado direito, fechou e jogou ela no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), como se nada tivesse acontecido”, acusou a irmã de Verônica, Alba Valéria Barros, que deu queixa na 22ª DP (Penha) por lesão corporal.
Queda no banheiro
O drama de Verônica e de sua família começou no domingo (1º) quando a dona-de-casa, que tinha dois filhos - um de 12 e outro de 10 anos -, caiu no banheiro e bateu com a cabeça no vaso sanitário, em Irajá, no subúrbio. Ela foi socorrida por seu companheiro e levada para o hospital público, na Penha, na segunda-feira (2), depois de se queixar de enjôos e ter convulsões.
Feita uma tomografia, o médico Alexandre Legara Machado apontou, em laudo, a necessidade de uma cirurgia urgente, pois a queda provocara um coágulo no lado esquerdo do cérebro de Verônica.
Uma equipe, chefiada por um cirurgião do hospital, ficou incumbida de operar a dona-de-casa ainda na segunda-feira. A irmã da vítima do suposto erro médico contou que, três dias depois, ao chegar no hospital, se deparou com a Verônica sendo levada, de novo, para o centro cirúrgico, onde foi operada do lado esquerdo, onde ficou constatada a presença do coágulo. Internada no CTI, Verônica morreu horas depois.
O chefe de equipe médica do hospital, Rubem Rosa, confirmou o relato da família e disse que a direção do Hospital Getúlio Vargas já tomou conhecimento do caso.
“O médico já está afastado e a chefia do serviço a que ele pertence também está toda afastada para a gente poder esclarecer o caso”, informou Rubem Rosa.
A Secretaria estadual de Saúde informou que, se for comprovada a hipótese de erro médico, o cirurgião será denunciado ao Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina. Ainda segundo a secretaria, o Hospital estadual Getúlio Vargas tem todos os equipamentos necessários para uma cirurgia segura.

sexta-feira, março 06, 2009

SEGUNDO IGREJA, ESTUPRADOR PECOU MENOS QUE O MÉDICO

O caso da menina de 9 anos que interrompeu a gravidez de gêmeos causou comoção e revolta. A repercussão foi ainda maior pela reação da Igreja Católica ao aborto provocado pelos médicos. O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou a mãe e a equipe médica envolvida no procedimento.
Nesta sexta-feira (6), o arcebispo disse que o padrasto, suspeito de violentar a menina e ser pai dos bebês, não pode ser excomungado. "Ele cometeu um crime enorme, mas não está incluído na excomunhão", afirmou Sobrinho. "Esse padrasto cometeu um pecado gravíssimo. Agora, mais grave do que isso, sabe o que é? O aborto, eliminar uma vida inocente."

A equipe que participou do aborto está recebendo e-mails de médicos do país inteiro. Foram mais de 500 mensagens de apoio até a manhã desta sexta. Para os especialistas, não havia dúvida sobre a necessidade de interromper a gravidez e, sobre essa conduta, não cabe intervenção da Igreja.O médico Rivaldo Albuquerque, que participou do atendimento, já havia sido excomungado antes. Ele entrou em choque com a Igreja Católica desde que participou da criação de um serviço de atenção às mulheres violentadas, que faz o aborto nos casos previstos por lei. Católico praticante, ele disse que não vai
deixar de assistir à missa.Quem é excomungado fica proibido de receber sacramentos como batismo, comunhão, crisma e casamento.

Repercussão
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota em que destaca o mandamento "não matarás" e reforça as críticas feitas ao aborto.
A imprensa italiana publicou, nesta sexta, reportagens afirmando que o Vaticano apóia a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, de excomungar os envolvidos na interrupção da gravidez de uma menina de 9 anos.

O site do jornal italiano "Corriere della Serra" mostra um texto sobre o caso. Em entrevista, o padre Gianfrancesco Grieco, diretor do Pontifício Conselho para a Família, disse que o tema é "muito, muito delicado", mas a Igreja não pode "trair" seus princípios de defender a vida desde a concepção até a vida natural, mesmo diante de "um drama humano tão forte".
Ainda de acordo com o texto, o padre disse que "o aborto não é uma solução, é um atalho" e reprovou a atitude dos médicos.
Alta
A gravidez da criança foi descoberta na semana passada, depois que ela reclamou de dores e foi levada a uma unidade de saúde. Os médicos classificaram a gestação de 15 semanas como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. Segundo os médicos, a mãe pediu para que o aborto fosse realizado.
O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. Ele deve ser indiciado por estupro. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos.
A menina teve alta nesta sexta-feira e passa bem, segundo o diretor do hospital em que ela estava internada, Sérgio Cabral. Ela e a mãe devem ser encaminhadas para um abrigo no Recife, por determinação do Ministério Público. Elas não devem voltar imediatamente para Alagoinha (PE), onde moravam.

CALOR DERRETE ASFALTO NO PARANÁ. COMO O DE MOC

COLADINHO NO GUGU...
Piche fica grudado no pneu, a 45º
O calor está derretendo o asfalto de várias ruas de Paranavaí, no interior do Paraná. No início da tarde estava 35 graus, porém, o calor era tanto que a temperatura no alfalto chegou a 45 graus. O piche gruda e atrapalha os motoristas.
Segundo a secretaria de infraestrutura da prefeitura de Paranavaí, a empresa responsável pelo serviço usou muito piche para fazer o recapeamento. A solução, segundo os técnicos, seria acrescentar mais pedra a essa mistura. A prefeitura vai pedir para a empresa corrigir o serviço.

quinta-feira, março 05, 2009

HOMEMAGEM D'A PROVÍNCIA ÀS MULHERES SOFRIDAS

COTEMINAS CHAMA 300 OPERÁRIOS DE VOLTA. FALTAM 300

PALIATIVO
Medida anunciada ainda não resolve problema de demissões.

Paralisada desde o ano passado, o setor de fiação da Coteminas foi reativado no mês passado. Segundo o Sindicato dos trabalhadores na indústria têxtil de Montes Claros, com essa medida 300 trabalhadores que tinham sido demitidos foram recontratados pela empresa.
Entretanto, outros 300 operários que também se encontravam na mesma situação não foram chamados de volta.

MULHER DE LATINO MOSTRA QUE ESTÁ NA MEDIDA CERTA

A foto é só uma amostra das curvas que Mirella Santos vai exibir na revista Dietas de abril, da qual será capa. Na entrevista a mulher do cantor Latino revela alguns de seus segredos de beleza. "Todos a gente não revela nunca né, senão perde a graça", brinca a loira.

MULHER EMAGRECE 80 QUILOS PARA PERDER VIRGINDADE

RELAXADA
Ex-obesa diz que agora se sente normal...

Emagrecer foi uma decisão "desesperada". Charlotte Royce, aos 21 anos, era rejeitada por todos os homens que paquerava, por ser obesa. Ao contrário das amigas, que já tinham vida sexual ativa, ela permanecia virgem.
Por causa do peso que a balança registrava, ninguém queria ir para cama com ela. A invencibilidade a consumia! Depois de muitas palavras cruéis dos homens, a inglesa de Bristol decidiu dar o troco para poder perder a virgindade. Após quatro anos de "sofrimento", ela emagreceu 80 quilos.
Satisfeita com a nova forma física, Charlotte conheceu um rapaz em um pub e pronto: resolveu o "problema" naquela mesma noite! Agora ela diz que se sente "normal", como conta o "News of the World".

NÃO É SÓ MINEIRO QUE GUARDA DINHEIRO NO COLCHÃO...

É A CRISE
Esconder dinheiro sob o colchão: a moda está voltando
Depois que tanta gente perdeu dinheiro no mercado financeiro, um fabricante inglês de colchões decidiu fazer valer a máxima de que o melhor lugar para se guardar dinheiro é embaixo do colchão. A Feather & Black está oferecendo um novo modelo de colchão que, além de vir nas versões firme e macio, tem um cofre secreto que vem embutido.
O fabricante alega que diante dos revezes da economia está ficando cada vez mais difícil de encontrar um lugar seguro para manter as economias. Portanto, nada mais natural do que voltar aos velhos tempos e colocar o dinheiro no colchão.
O cofre é compacto (foto), mas permite guardar uma boa quantidade de notas, jóias, ações e outros pequenos objetos de valor. Um pedaço de rodapé ou barrado esconde a entrada do cofre.
Segundo o diretor da Feather & Black, um dos fabricantes de colchões mais populares do Reino Unido, “a confiança nos bancos nunca esteve tão baixa e muita gente tem medo de ladrões. Estamos confiantes que nossa cama-cofre vai chamar a atenção de quem gostaria de manter seu dinheiro e objetos de valor em um lugar seguro”.
A cama custa o equivalente a R$ 3.180 e vem nas versões divã, cama de solteiro e até king-size.

DEPOIS DE UM ANO E 20 DIAS, FENÔMENO ESTÁ DE VOLTA

15 ANOS DEPOIS

O fenômeno veste camisa de um clube brasileiro.

Na primeira partida do Corinthians na Copa do Brasil, a vitória por 2 a 0 sobre o Itumbiara, no estádio Juscelino Kubitschek, na noite de ontem, quarta-feira, parece ter sido um mero detalhe. Depois de um ano e 20 dias, o atacante Ronaldo voltou a pisar em um gramado para uma partida oficial, desta vez com a camisa do time do Parque São Jorge.

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo não marcou - os gols foram marcados por Chicão e André Santos. Mas deu um toque de classe ao jogo que, na maior parte do segundo tempo, caiu no marasmo. Nos 27 minutos em que esteve em campo, foram poucas as oportunidades que teve. Fora das quatro linhas, tanto no banco de reservas quanto na saída do gramado após o apito final, tumulto. Tanto que ele acabou sendo atingido por um microfone do olho, tamanha era a ânsia de conseguir uma palavra do astro sobre a partida.

Agora, a prova de fogo do Fenômeno ficará para o próximo domingo, quando o Corinthians enfrenta o Palmeiras, pelo campeonato paulista. Na competição estadual, o novo camisa 9 do Timão deve ter seu primeiro grande teste, justamente contra o maior rival do Alvinegro, em Presidente Prudente. O torneio tem o Alviverde como líder com 28 pontos, três a mais que o Corinthians.

Pela Copa do Brasil, o time paulistano enfrenta o Misto-MS na próxima fase. E fará com que o Fenômeno viaje pelo país, na tentativa de encantar novamente as torcidas e provar que ainda pode jogar em alto nível.

FUNORTE PERDE DE 2x1 EM POÇOS E AGORA É O QUINTO

Classificação - Campeonato Mineiro 2009 - Módulo II
Chave Pos. Equipe PG J SG V D E GP GC %AP
Chave única 1 Caldense 15 7 9 4 0 3 15 6 71.43
Chave única 2 Ipatinga 13 7 4 4 2 1 10 6 61.90
Chave única 3 Valério 12 7 6 3 1 3 13 7 57.14
Chave única 4 América - Teófilo Otoni 11 7 4 3 2 2 16 12 52.38
Chave única 5 Funorte 11 7 3 3 2 2 13 10 52.38
Chave única 6 Araxá EC 11 7 1 3 2 2 9 8 52.38
Chave única 7 Formiga 10 7 -2 3 3 1 4 6 47.62
Chave única 8 Ideal - Ipatinga 9 7 -1 2 2 3 9 10 42.86
Chave única 9 Poços de Caldas 9 7 -3 2 2 3 6 9 42.86
Chave única 10 Itaúna-MG 8 7 0 1 1 5 5 5 38.10
Chave única 11 U.R.T 3 7 -10 0 4 3 2 12 14.29
Chave única 12 Democrata FC 0 7 -11 0 7 0 4 15 0.00

quarta-feira, março 04, 2009

NEM A REFORMA ORTOGRÁFICA PREVÊ TAMANHA ABERRAÇÃO

A prefeitura de Montes Claros está carecendo de um setor para identificar e tentar reduzir o número de agressões à língua portuguesa cometidas em placas de estabelecimentos comerciais, de prédios públicos (inclusive no interior da própria prefeitura) e de logradouros.

A aberração que se lê - trocando o esse de Brasília por um zê - está estampada no trevo da Cowan, recentemente reformado pela duplicação da Avenida Governador Magalhães Pinto. Antigamente essa tarefa era atribuída à secretaria municipal de Comunicação e Articulação Política, desativada pela atual administração.

RESENHA DO RÊ

QUANTA FELICIDADE!
Este namorado de Laura (Walma) e filho de dona Laura (Silva), no pós aniversário da primeira e aniversário da segunda, que na próxima sexta-feira, às 19h30, estará sendo homenageada na câmara municipal, por iniciativa do vereador Marcos Nem.

CA... TI... BUM!
Repercutiu enormemente muito a publicação de parte das atas do Grêmio Lítero Recreativo Henrique Maximiniano Coelho Neto, da 3ª série N da Escola Normal, relativas ao ano de 1966. Tudo isso graças à amiga Felicidade Tupinambá, que descobriu a relíquia no apartamento de seu primo Raimundo Nonato Belizário, no Rio de Janeiro.
Grande Feli!

REVIVENDO
Uma leitura das 13 páginas manuscritas nos leva de volta aos bons tempos da Escola Normal e do Anexo Ginásio Darcy Ribeiro, dos professores Luiz Pires, Francolino Pereira dos Santos, Raimundo Santana, Ezequiel, Conceição Mendonça, Clóvis, Terezinha Virgil, Wandaick Wanderley, Tereza Barbosa, Cibelo Veloso Milo, Simeão Ribeiro Pires e outros mais.
Só fera!

DISTRITO INDUSTRIAL
A ata do dia 03.05.66 registra, por exemplo, que o orador da turma, Gilson de Oliveira Souza, proferiu palestra sobre A força de vontade, tendo Maria José Gasparino arrancado risos com um jogral, seguida de José Protásio Alkimim, que leu um trabalho com o tema Montes Claros a caminho da industrialização.
Moc tinha D.I.

TUDO ERA RIQUEZA
Maria José Alves leu o poema Papai Noel e José Salvador declamou A estrela, de Manoel Bandeira, tendo Narciso lido um jornal por ele organizado. Railda leu algumas frases colhidas em para-choques de caminhão, Miralva discorreu sobre Coelho Neto e Alaíde Rosa Vieira apresentou a poesia Canção da Felicidade. Belizário anunciou a peça teatral que seria apresentada com toda pompa.
No Grêmio Geral.

CURIOSIDADES
Na sessão do dia 14 de junho, aberta com trabalhos de Gilson sobre Rui Barbosa e de Gerson sobre Gonçalves Dias, este filho de dona Laura e futuro namorado de Laura comentou o aspecto literário das obras e suas curiosidades. Pedro Mota faltou e foi substituído por Afrânio Kleber na leitura de trabalho sobre a mocidade.
Em alto nível.

ELEVANDO O Q.I.
Mas alto nível mesmo estava contido no veemente parecer sobre a ONU – Organização das Nações Unidas apresentado pelo colega José Salvador. Clima amenizado pelas adivinhações formuladas por Izaura, Pêdra e Raimunda Monção, que antecederam Zelita na leitura do ensaio A despedida. Na mesma reunião, Fátima discorreu sobre o poeta Manoel Bandeira, Mercês apresentou o número Pode ou não pode?, Albano e Lídio Verdi usaram a palavra franca e Alice leu, de Rocha Pombo, O que é hoje o Brasil.
Era vasta a aprendizagem.

SÁBIA SUGESTÃO
O secretário Belizário encerra a ata dizendo que Miralva contou algumas piadas, Pêdra fez perguntas políticas, Maria José recitou a famosa poesia Bárbara Bela, de Alvarenga Peixoto, e “a professora Srta. Tereza Barbosa sugeriu a compra de dois livros com o dinheiro que sobrou da arrecadação das mensalidades, para serem sorteados entre os sócios do grêmio, sugestão acatada por todos nós.”
Tudo pela literatura.

ESTAVA ESCRITO
Detalhe colhido na ata do dia 13.09.66: “Logo após, a colega Izaura leu-nos um pouco de humorismo, seguida pelo colega Reginauro, que leu uma crônica sobre o crime, extraída do Jornal de Montes Claros.” Três anos depois, nossa carreira na imprensa começaria exatamente no saudoso JMC, ali na Rua Dr. Santos, 103, hoje agência central da Caixa Econômica Federal.
Coincidência?

BAIANO DE 116 ANOS PROCURA MULHER PARA SER SÓ SUA

EXIGÊNCIA
Só serve se for uma mulher de verdade!
"Eu quero encontrar uma Amélia para mim, porque Amélia que é mulher de verdade." É dessa forma bem-humorada que seu Anísio Rodrigues Alves, de 116 anos, fala sobre sua idade e da perspectiva de vida para futuros relacionamentos após dois casamentos e 19 filhos. Ele vive no Bairro Saúde, em Salvador, com a filha Anísia Ferreira Rodrigues, 65 anos.
Anísio conta que se casou pela primeira vez, em 16 de novembro de 1916, com Jesuína. Eles tiveram 13 filhos. O segundo matrimônio foi com dona Francisca, com quem teve seis filhos. "Eu fui e sou namorador, sabe? Mulher é sempre uma boa companhia. Eu não sei quem gostaria de um senhor com a minha idade, mas mulher boa mesmo é Amélia", disse ele, em referência à música de Ataulfo Alves e Mário Lago.
Ex-pedreiro e músico - ele tocava contrabaixo -, Anísio gosta de lembrar que viveu em três séculos e se gaba da memória farta, às vezes falha, mas que ainda lhe rende gargalhadas e emoções. "Acho que não tem muita gente por aí que tenha vivido três séculos. A primeira virada de século aconteceu quando eu tinha 7 anos. É muito tempo e olha que eu não sei quantos anos ainda vou viver. Isso só Deus sabe."
Sempre elegante, mesmo com limitações físicas, pois ele anda de bengala, não ouve bem e faz tratamento na próstata, Anísio se recusa a vestir camiseta, mesmo que seja uma do seu time de coração, o Bahia. "Ele sempre está vestido com camisa e calça social", disse a filha Anísia.
Ele, que já usou muito chapéu na juventude, concorda em usar o boné do Bahia apenas em ocasiões especiais, praticamente em dias de jogo. "É o meu time de coração. Não assisto mais a tantos jogos, mas eu gosto de futebol, principalmente do Pelé", afirmou.
O segredo da longevidade, segundo ele, é uma alimentação regrada e sempre no mesmo horário. "Como feijão, arroz, carne e gosto de um copinho de cerveja preta, mas agora não tomo tanto por causa dos remédios", disse.
Alheio ao carnaval, que agitou a capital baiana de 19 a 25 de fevereiro, Anísio contou que foi morar em Salvador em 8 de agosto de 1961. Ele nasceu na cidade de Riachão de Jacuípe (BA), de onde saiu para trabalhar e constituir família.
História
Anísio gosta de lembrar de passagens da história do país, como a Coluna Prestes e o Cangaço. "Eu fui preso em junho de 1926 no povoado de Pé da Serra, em Riachão de Jacuípe. Me levaram a capa de chuva que tanto gostava."
Sobre o Cangaço, Anísio afirma ter registrado a passagem do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em sua terra natal. "Não sei se ele estava junto, mas eles aprontavam bastante por onde passavam. Dizem que ele virou bandido depois que mataram o pai dele."
Investigação
Com tantos anos vividos, não é de se estranhar que órgãos públicos queiram e façam investigações sobre a autenticidade dos documentos de Anisio e também para saber se ele realmente está vivo. "Imagine você que eu já recebi três cartas do Cartório Eleitoral da região para provar que ainda estou vivo. O pessoal duvida e só acreditam em mim quando me visitam", disse ele.
Anísio afirmou ainda que tem sua existência questionada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Tenho sempre de mostrar que eu ainda estou aqui e bem vivinho."


Ele posa para foto ao lado dos filhos Anísia, 65 anos, e Abílio, 64 anos.

terça-feira, março 03, 2009

CLI: ATHOS PEDE QUE TADEU E JAIRO SEJAM INVESTIGADOS

EQUÍVOCO
Ex-prefeito acha que CLI é uma ação despropositada
O ex-prefeito Athos Avelino considera a criação de CLI - Comissão legislativa de inquérito uma atitude despropositada da câmara municipal, um ato de pirotecnia política coordenado pelo atual prefeito com o único intuito de desviar a atenção, visto que o governo municipal se mostra incapaz de dar as respostas que a população exige. Para ele, incapaz de governar, o agora prefeito recorre a expedientes como esse, com o objetivo de desgastar a administração passada.
“Fizemos uma gestão transparente, realizando licitações em absoluto cumprimento da lei, e pregões presenciais e eletrônicos. Além do mais, durante os 4 anos do nosso mandato realizamos prestação de contas na câmara municipal, obedecendo ao que manda a lei de responsabilidade fiscal”, esclarece Athos Avelino, lembrando que as reuniões eram abertas ao público e transmitidas ao vivo pela TV Câmara.
"Nunca nenhuma prestação de conta foi questionada por qualquer vereador, até porque estavam todas corretas”, reforçou.
Athos disse, ainda, que não teme qualquer investigação e sugere que a câmara municipal amplie os poderes da comissão para investigar, também, os mandatos dos seus antecessores – o ex-prefeito Jairo Ataíde e também o mandato anterior do atual prefeito, entre 1993 e 1996. Ou que crie outras CLIs, para apurar as irregularidades ocorridas nas gestões Jairo e Tadeu. (Waldo Ferreira)

ZÉ ALENCAR VOLTA AO BATENTE DEPOIS DA MEGA CIRURGIA

NA ATIVA
Lula comemora volta do velho companheiro
Mais de um mês depois de enfrentar 18 horas de cirurgia para retirada de tumores, o vice-presidente da República, José Alencar, retornou nesta terça-feira (3) ao trabalho no Palácio do Planalto, em Brasília.
A volta de Alencar foi comemorada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por ministros do governo. No encontro da coordenação política, no terceiro andar do prédio, Lula encenou uma queda-de-braço com Alencar, segundo fotógrafos que acompanharam parte da reunião.
"Forte! Braço de ferro! Você ganhou de mim", brincou Lula, segundo os fotógrafos. Também participam do encontro da coordenação os ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social), Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão), Tarso Genro (Justiça), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).
No último domingo (1º), em entrevista exclusiva ao Fantástico, o vice-presidente, que luta contra o câncer há 11 anos, contou estar se sentindo bem.
“Eu estou me sentindo bem. Eu ainda tenho um pouco de cansaço, esse cansaço vem de várias fontes, uma delas é o próprio tratamento porque a quimioterapia traz diversos efeitos colaterais, entre eles está esse, o de maior cansaço. Mas estou me sentindo um pouco melhor”, disse Alencar em entrevista.

MÃE ENTREGA FILHA DE 3 ANOS AOS CUIDADOS DOS CÃES

CUIDAVA BEM...
Foi o que disse a mãe ao ser presa
Uma menina de 3 anos foi encontrada por funcionários de serviço de assistência social da cidade de Ufa (Rússia) sendo criada por cães. Madina, que estava nua, foi abandonada em casa pela mãe alcoólatra, de 23 anos.
Madina só conhece duas palavras: 'sim' e 'não'. Ela apenas engatinha, imitando os cachorros, e, quando pessoas se aproximam dela, a menina rosna como um cão.
Segundo a investigação, Anna, a mãe negligente, comia à mesa enquanto Madina disputava comida no chão com os cachorros. A mulher constantemente desaparecia para beber na rua.
"A menina é angelical, mas foi privada de amor e carinho, exceto dos cachorros", contou uma assistente social que está cuidando do caso.
"Os cachorros se tornaram os melhores amigos dela e a esquentavam nos dias mais frios", acrescentou.
Ao ser presa, Anna disse que cuidava bem da filha. O pai desapareceu logo após o nascimento.

CHINESES CHEGAM AOS EXTREMOS DA FORÇA E DO RIDÍCULO

Intrépidos de várias regiões da China estão reunidos em Guangzhou para participar da 'Semana das Proezas', no Festival das Flores. As façanhas são para lá de bizarras. Há participante que puxa carro com as pálpebras, outro que usa técnicas de respiração para se imolar com arame, um desafiante que enfia pequenas cobras no nariz e as tira pela boca, um chinês que entorta vigas de ferro no pescoço... E por aí vai! O festival atrai multidão - o que acaba sendo redundante na China, né?

MULHER TROCA DUAS CRIANÇAS POR UM PASSARINHO

TROCO
Além do pássaro, mulher levou dinheiro de volta
Uma mulher de Evangeline, na Louisiana (EUA), trocou duas crianças (uma menina de 4 anos e um menino de 5) por uma cacatua de 175 dólares. Brandy Romero, de 27 anos, e Paul Romero, de 46, estavam vendendo o pássaro, por 1.500 dólares. A oferta chamou a atenção de Donna Greenwell, uma caminhoneira de 51 anos que gosta de aves.
Como não tinha o valor pedido pelos Romero, Donna teve a idéia de oferecer duas crianças - filhos de uma mulher que está foragida da Justiça e que estavam sob sua custódia. O negócio foi fechado, e a caminhoneira ainda conseguiu um dinheiro de volta.
Ainda bem que a polícia estragou tudo. As crianças envolvidas foram levadas para um abrigo público e o pássaro foi retirado da casa de Donna. O trio foi preso, acusado de sequestro.

segunda-feira, março 02, 2009

RESENHA DO RÊ

REMINISCÊNCIAS
A Resenha de hoje começa com uma troca de e-mails que resultou em uma descoberta histórica, dos tempos do Colégio Professor Plínio Ribeiro, também conhecido como Escola Normal.

Vamos lá.

PRIMEIRO CONTATO
Oi Regis,
Estive no Rio em casa de um primo meu
(Raimundo Nonato Tupinambá Belizário) e ele me mostrou umas atas de seu tempo de Escola Normal. Resolvi tirar cópia e te enviar. Você recebeu? Aguardo retorno.
Felicidade Tupinambá

O RETORNO
Nó, Feli, que preciosidade, hein! Adorei o tesouro que chegou às minhas mãos, graças à sua perspicácia e amizade. Legal, mesmo! E o Belizário, como vai? Muito obrigado pela relíquia, que vou guardar com muito carinho.
Beijos,
Regi

A TRÉPLICA
Oi Regis,
Sabia que você iria gostar. Depois de algum tempo, é sempre bom ir ao encontro do que já fomos. Belizário é aposentado do BB e sua esposa Terezinha é aposentada da CEF. Moram em Copacabana, têm 03 filhos, sendo que um deles vai casar no próximo dia 18 de abril. Indo ao Rio, não deixe de pegar comigo o telefone e endereço dele. Com certeza ele terá muito prazer em te encontrar.

Um grande abraço.

Felicidade Tupinambá

O TESOURO
A pérola resgatada por Feli no ap de Belizário é, na realidade, um documento manuscrito que traz, em 13 páginas, atas de reuniões do Grêmio Lítero Recreativo Henrique Maximiniano Coelho Neto, a primeira delas datada de 19.04.1966 e realizada na sala de aulas da 3ª série N noturna.
Noite de eleição.

OS DIRETORES
Naquela data foi eleita a primeira diretoria do grêmio Coelho Neto,, que ficou assim constituída: presidente, Marcos Aurélio Rocha Souza; secretário, Noraldino Ezequiel Amaral; tesoureira, Maria Nilva Guimarães; orador, Gilson de Oliveira Souza. Noraldino, “por motivos justos”, renunciou, sendo substituído por Belizário, por aclamação.

Democracia estudantil.

OBJETIVOS
Segundo o subscritor da ata, Belizário, o grêmio era composto pelos 37 alunos da 3ª N e tinha como finalidade: “Aprender a falar em público, conhecimentos gerais, cultura, desenvolvimento cultural, uso da boa expressão etc.”
Era assim antigamente.

SESSÃO ANIMADA
Cada sócio pagava 100 cruzeiros por mês e, na abertura do grêmio, todos cantavam o hino nacional, “com muito garbo”. Na reunião seguinte, a aluna Maria José Silva entrevistou, ao vivo, o colega Pedro Mota Sobrinho, “o qual se saiu muito bem”. Ceres Gonçalves recitou uma poesia e Zelita Ferreira fez uma leitura sobre o patrono Coelho Neto, já apresentado por Gilson.

Literatura pura.

SEMPRE UM PAPO?
Na reunião de 17 de maio daquele 1966, Gilson de Oliveira discorreu sobre a vida de Venceslau Braz Pereira Gomes, sendo seguido por este filho de dona Laura e namorado de Laura, que travou um pingue-pongue animado com Belizário.
Sobre atualidades.

QUANTA RIQUEZA!
Ainda dentro do espírito lítero-cultural que caracterizava os grêmios estudantis, hoje riscados do currículo escolar, o ilustrado Gerson fez palestra sobre a obra de José de Alencar, enquanto Lídio Verdi discorria sobre o tema O que devo fazer para o futuro do Brasil. Na sequência, a colega Suely de Freitas homenageou as mães, Pedro Mota apresentou curiosidades literárias e Zelita leu uma paródia sobre A gramática do amor.
Numa noite só.

VOZ E VIOLÃO
E não para por aí. A sessão continua com uma página humorística apresentada por Maria José Lopes, sob o título Os políticos, e Alaíde Rosa Vieira usou a palavra franca para apresentar um número musical, com Mercês no violão e Zelita no vocal. Até Albano cantou.
Quinta tem mais.

NASCEM GÊMEAS DE AMERICANA QUE TEM DOIS ÚTEROS

FELICIDADE DUPLA
O casal americano com seus bebês recém-nascidos.
Uma mulher do estado americano do Michigan que possui dois úteros deu à luz filhas gêmeas - uma de cada órgão. A imprensa local relatou que os dois bebês saudáveis de Sarah Reinfelder nasceram prematuros no Hospitall Geral Marquette, após uma cesariana.
Com 21 anos, a mãe possui uma malformação rara conhecida como útero didelfo. De acordo com os médicos, esse tipo de nascimento é raro. Os úteros têm tamanhos diferentes, e a menina maior nasceu do maior deles. As crianças foram batizadas como Valerie Marie e Kaylin Joy. De acordo com os médicos, eles vão ficar hospitalizados durante três ou quatro semanas.


Valerie Marie, que foi gestada em um dos dois úteros da mãe.

MUITAS VEZES NÓS FAZEMOS SEXO SÓ POR OBRIGAÇÃO

NEM SEMPRE A FIM
É maior o número de mulheres sem vontade

Uma pesquisa mostra que metade dos brasileiros só faz sexo por obrigação. A temperatura esquenta, mas até para os apaixonados, mais cedo ou mais tarde, vem a vida real.

“Um alto contingente de homens e mulheres faz sexo sem vontade no nosso país”, afirma a psiquiatra Carmita Abdo, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, que realizou a pesquisa e derrubou a idéia de que os brasileiros só pensa naquilo: em dez capitais, 47% deles revelaram já ter feito sexo sem vontade.
Segundo a pesquisa, 43% dos homens nem sempre estão a fim. Entre as mulheres, o número sobe para 51%.

Para Carmita, uma mulher que aceita sexo sem vontade, muitas vezes, está envolvida afetivamente, gosta, ama o seu parceiro e não quer decepcioná-lo. “Um homem, quando é abordado por uma mulher, fica muito constrangido em não aceitar fazer sexo com ela. É como se ele se sentisse menos homem”, afirma a psiquiatra.
Três casais foram submetidos a um teste elaborado pela médica. São oito perguntas sobre como é que fica a vontade de cada um na “hora H”. Homens ficaram de um lado, e as mulheres ficaram de outro para que ninguém ficasse constrangido na frente do parceiro.
Entre os casais, ninguém acertou todas as respostas do parceiro. Mas, de maneira geral, eles estão sintonizados. No resultado do teste, todos tiveram a mesma classificação: para eles, é só começar o sexo que a vontade aparece.

BOTAFOGO SUBMETE RESENDE ATÉ SER CAMPEÃO DA TAÇA

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Reinaldo comemora o primeiro gol do Botafogo na final da Taça Guanabara contra o Resende
Antes mesmo do início da final, Quinho, intérprete do Salgueiro, campeão do carnaval carioca em 2009 e torcedor apaixonado do Botafodo, já soltava a garganta e ensaiava o grito de campeão. E, com a bola rolando, o Alvinegro dominou completamente a partida e não deu chance para a zebra. Com gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel, o Botafogo venceu por 3 a 0 o Resende, neste domingo, no Maracanã, e conquistou pela quinta vez na sua história a Taça Guanabara.

Com o título, o clube garante uma vaga na decisão do Campeonato Carioca contra o vencedor da Taça Rio. Se o Botafogo conquistar também o segundo turno, será declarado campeão estadual de 2009 sem a necessidade de disputar a final. E para os supersticiosos alvinegros, uma ótima notícia. Em todas as vezes que o clube conquistou a Taça Guanabara, acabou levando, também, o título estadual. Isso aconteceu em 1967, 1968, 1997 e, por último, em 2006.

Mas os jogadores do Botafogo nem vão ter muito tempo para comemorar. O time terá que viajar para Brasília, onde enfrenta o Dom Pedro II, na quinta-feira, no estádio Bezerrão, pela primeira fase da Copa do Brasil. E já no próximo domingo estreia na Taça Rio contra o Tigres, fora de casa, no Estádio de Los Larios, em Xerém.

O título premia a equipe mais regular deste primeiro turno do Campeonato Carioca, dona do melhor ataque, com 20 gols, e da segunda melhor defesa, com apenas seis gols sofridos. Como gosta de dizer o técnico Ney Franco, no Botafogo, a única estrela está no escudo que os jogadores carregam na altura do coração.

O goleiro Renan só fez uma defesa difícil durante toda a partida, e o Botafogo manteve a tradição de não dar chance a clubes de menor expressão em jogos decisivos no Campeonato Carioca nos últimos anos. Em 2007, o time foi campeão da Taça Rio em cima do Cabofriense. Em 2006, conquistou a Taça Guanabara após vencer o Americano, na semifinal, e o América, na decisão. Depois, o título carioca veio em cima do Madureira.

CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO II - PRÓXIMOS JOGOS


04/03 15:00 Democrata FC
X
Ipatinga Joaquim Henrique Nogueira Sete Lagoas

04/03 20:00 Araxá EC
X
Itaúna-MG Fausto Alvim Araxá

04/03 20:00 U.R.T
X
Caldense Zama Maciel Patos de Minas

04/03 20:15 Formiga
X
Valério Juca Pedro Formiga

04/03 20:30 Ideal - Ipatinga
X
América - Teófilo Otoni Ipatingão Ipatinga

04/03 20:30 Poços de Caldas
X
Funorte Ronaldão Poços de Caldas

domingo, março 01, 2009

FORMIGÃO VENCE DE GOLEADA E AGORA É O TERCEIRO

VEJA À DIREITA RESULTADOS DOS JOGOS DE HOJE
Classificação - Campeonato Mineiro 2009 - Módulo II

Chave Pos. Equipe PG J SG V D E GP GC %AP
Chave única 1 Caldense 12 6 7 3 0 3 12 5 66.67
Chave única 2 América - Teófilo Otoni 11 6 6 3 1 2 14 8 61.11
Chave única 3 Funorte 11 6 4 3 1 2 12 8 61.11
Chave única 4 Ipatinga 10 6 2 3 2 1 7 5 55.56
Chave única 5 Araxá EC 10 6 1 3 2 1 9 8 55.56
Chave única 6 Formiga 10 6 0 3 2 1 4 4 55.56
Chave única 7 Valério 9 6 4 2 1 3 11 7 50.00
Chave única 8 Itaúna-MG 7 6 0 1 1 4 5 5 38.89
Chave única 9 Ideal - Ipatinga 6 6 -3 1 2 3 5 8 33.33
Chave única 10 Poços de Caldas 6 6 -4 1 2 3 4 8 33.33
Chave única 11 U.R.T 3 6 -8 0 3 3 1 9 16.67
Chave única 12 Democrata FC - Zero

SOBRAM VAGAS PARA JUIZ; FALTAM ADVOGADOS QUALIFICADOS

BURRICE GENERALIZADA
É grande desnível entre excesso de candidatos e número de aprovados

Levantamento realizado pelo CNJ aponta alguns concursos que não tiveram o número de vagas disponível preenchido. No ano passado, segundo o CNJ, o Tribunal de Justiça de São Paulo ofereceu 183 vagas, das quais apenas 76 foram ocupadas. Estavam inscritos 7.625 candidatos.
Em Santa Catarina, segundo o conselho, o TJ ofereceu 18 vagas de juiz substituto e apenas 12 foram preenchidas.
Em Mato Grosso do Sul, concurso realizado em 2008 ofereceu 22 vagas mas, do total de 1.416 inscritos, foram aprovados 21 candidatos, três dos quais "sub judice". No Rio de Janeiro, no último concurso para o cargo, se inscreveram 2.019 candidatos para 50 vagas, mas somente três passaram.
No Distrito Federal, dos 2.108 candidatos que se inscreveram no concurso de setembro de 2007, apenas 16 foram aprovados.
Além de a carência de juízes estar relacionada ao não-preenchimento das vagas nos concursos, o Brasil precisaria de mais magistrados porque o Judiciário não consegue acompanhar a avalanche de processos na Justiça.
Segundo Rui Stoco, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a Constituição de 1988, houve um aumento do conceito de cidadania, a ampliação dos juizados especiais e o crescimento do número de ações judiciais.
“O Estado de São Paulo precisaria de pelo menos mais 100 desembargadores e pelo menos 600 magistrados. Um para cada município”, diz.
Dados divulgados pelo CNJ apontam que em 2007 o país tinha a média de seis juízes para 100 mil habitantes na Justiça estadual. Para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, isso mostra que há um déficit no número de juízes no país.
Provas e salários
O salário dos juízes é um dos mais altos da carreira pública, cerca de R$ 20 mil. As provas para ingresso na magistratura são compostas de provas objetivas (conhecimentos gerais), discursivas (conhecimentos específicos), oral e de títulos.
Para concorrer, os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e três anos de atividade jurídica.
Carência educacional
Na opinião do conselheiro Rui Stoco, a falta de aprovação dos candidatos se deve, em grande parte, à carência educacional. “Nossos bacharéis não saem prontos e preparados da faculdade e têm dificuldade de aprovação”.
Além disso, o conselheiro afirma que “os tribunais estão cada vez mais exigentes”.
Mesma opinião tem o vice-presidente da AMB, Cláudio Dell'orto.
"Há um afastamento do programa dos cursos de direito com a necessidade prática dos tribunais. Os cursos de direito têm enfoque muito teórico e os tribunais procuram pessoas com formação mais prática nos problemas da sociedade. Isso leva à reprovação dos candidatos nos concursos".
Ele destaca ainda que os concursos são elaborados sem levar em conta os programas da faculdade. "Para entrar em concurso, ele [o candidato] tem de buscar cursos preparatórios."
Pouca experiência
Outro ponto destacado pelo vice-presidente da AMB é a exigência de experiência profissional, requisito que, segundo ele, muitas vezes não é atendido pela maioria dos candidatos.
"Muitas pessoas atraídas têm pouca experiência profissional. O advogado com 10, 15 anos de experiência, não tem interesse, porque tem remuneração maior na advocacia.”
A AMB defende, de acordo com Dell'orto, que a seleção de juízes seja feita por meio das escolas de magistratura dos TJS e dos tribunais superiores - STJ e STF.
Provas dissertativas
Segundo Ronald Sharp, professor de Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas, geralmente as reprovações ocorrem nas provas dissertativas.
“Muitas vezes o candidato está preparado, tem um bom raciocínio jurídico, mas as provas dissertativas exigem pontos específicos que ele não sabe e acaba sendo reprovado”.
O professor diz que em dois anos o candidato está em condições de fazer o concurso – desde que estude duas horas por dia.
Ele aconselha o candidato a começar a fazer curso preparatório para concurso só depois de terminar a universidade. E acha válido que preste outros concursos na área jurídica e não apenas para juiz, como para os cargos de advogado da União, procurador ou analista judiciário, para ganhar experiência.