sábado, outubro 23, 2010

PAIS DECIDEM: MENINO DE 5 FICA NOIVO DE MENINA DE 3

O noivo, Khalid, tem 5 anos. A noiva, Hala, tem 3. Os pais das crianças se uniram para fazer uma festa de noivado. Com direito até a alianças. Não era brincadeira. Segundo os pais, as crianças aceitaram o noivado e o compromisso foi firmado por livre escolha delas.. O casamento, entretanto, não sairá nos próximos dez anos. O noivo terá que completar 15 anos para assumir o matrimônio.
Khalid se apaixonou por Hala durante as férias em Lattakia, balneário sírio no Mediterrâneo, de acordo com o relato dos pais dele.
Ao voltar para casa, em Homs (a 160 quilômetros de Damasco), Khalid ficou doente por estar longe da amada, contaram eles. O menino se recusou até a ir à creche se Hala não fosse com ele.
- Khalid nos disse que ou ele iria ficar com Hala na cidade dela ou nós teríamos que trazê-la para Homs - disse o pai do menino.
Os pais de Khalid entraram em contato com os pais de Hala, que moram em Lattakia, e ouviram deles uma história parecida: a menina estava arrasada com a distância. "Precisavam" fazer algo.
Daí para a ideia do noivado foi um pulo. A cerimônia foi realizada em Lattakia. Khalid e Hala vivem em cidades diferentes, mas agora estão se vendo mais.

HOMEM PRESO QUANDO TENTAVA COMER DOIS GATOS

Francis McGinley, de 44 anos, chegou ao apartamento que divide com um amigo carregando dois gatos ensanguentados. Bêbado, disse que queria comer os dois bichanos no jantar e afirmou que havia passado sobre eles com o seu caminhão.
Denunciado, Francis acabou preso. Deixou a cadeia após pagar fiança e agora responde por crueldade contra animais. Os gatos, que ganharam os nomes de Karma e Nirvana após quase virarem refeição, passam bem, segundo uma afiliada da rede.

FINAL DE SEMANA EM MOC COMEÇA COM MAIS 5 BALEADOS

Em mais uma ação sangrenta, os matadores a serviço de traficantes espalharam o terror na noite de quinta-feira, 21, em Montes Claros e tentaram matar mais cinco pessoas em bairros diferentes. Além das diversas tentativas de homicídios, com os dois corpos encontrados na manhã de quinta-feira, o número de assassinatos em Montes Claros chega a 66. No mesmo período do ano passado, 63 pessoas haviam sido mortas, a maioria com ligações diretas com o tráfico de drogas.

Na noite de quinta-feira, 21, um adolescente de 16 anos foi baleado no Bairro São Jose. À PM, o menor C.F.P.A. contou que estava no Bairro São José quando foi abordado por duas pessoas que atiraram contra ele. Um dos tiros acertou o adolescente na coxa esquerda. Segundo a vítima, os atiradores moram no Cidade Cristo Rei e são conhecidos como Tozim e Davidson. Os atiradores fugiram numa bicicleta em direção ao aglomerado. O adolescente foi levado para o pronto-socorro da Santa Casa e não corre risco de morte.

Na mesma noite, dois jovens, um de 18 e o outro de 25 anos, foram baleados na Rua Treze de Maio, Bairro Delfino Magalhães.

Jussie Oliveira Costa, 25 anos, com 17 passagens pelos meios policiais, e Maicon Yuri Rodrigues Freitas, 18, estavam sentados na calçada de casa quando uma pessoa passou pelo local numa moto Biz vermelha, placa HFL-5101, e informou via telefone celular para os supostos matadores a posição das vítimas.

Minutos depois, duas pessoas chegaram numa moto escura com capacetes abertos e atiraram 15 vezes contra eles. Um perito da PC esteve no local e recolheu 15 cápsulas deflagradas de calibre 380. Jussie Oliveira Costa foi alvejado na boca, mão esquerda, coxa, joelho e peito. Ele foi levado para o pronto-socorro do hospital Aroldo Tourinho, onde passou por cirurgia para retirada das balas, e não corre risco de morte.

Maicon Yuri levou cinco tiros nas pernas e barrigas e foi levado para o pronto-socorro da Santa Casa.

Segundo a PM, Leonardo Reis Silva, 20 anos, e Daniel Venuto da Silva, 19, foram localizados com a moto informada pelas vítimas e conduzidos pela polícia militar como coautores do crime para a delegacia de polícia, onde foram ouvidos pelo delegado plantonista.

A moto foi apreendida, multada por falta de licenciamento e removida para o pátio da Ciretran. Com os supostos coautores foram apreendidos dois celulares, que podem conter informações que levem a identificar os autores dos disparos. Também foi apreendido no local do crime um celular pertencente à vítima Jussie Oliveira Costa e uma bicicleta, cor prata, pertencente à vítima Maicon Yuri, com as marcas de dois disparos.

Segundo a PM, as vítimas são conhecidas no meio policial pelo envolvimento com o tráfico de drogas. O rastreamento continua.

Um policial militar afirma que, provavelmente, o aumento de tentativas de homicídios e assassinatos se deve ao fato de, no início do mês, cerca de 150 detentos da cadeia pública localizada no Jardim Alvorada terem sido contemplados com liberdade provisória concedida pela justiça.

15 DIAS DEPOIS DE SER BALEADO, CAI EM NOVA EMBOSCADA

Passados 15 dias desde que Joanes Martins Pereira foi baleado, novamente, os mesmos atiradores que tentaram contra a vida da vítima, próximo ao Clube Max Mim, armaram uma nova emboscada e atiraram contra Joanes na Rua Dom Aristides Porto, próximo ao hospital Prontomente, na manhã de ontem, sexta-feira. Os tiros acertaram Joanes nas costas, nuca e braço esquerdo. Um tiro acertou Hildecílio no joelho esquerdo. Ao cair da moto ele teve ferimentos pelo corpo.

Joanes Martins e Hildecílio Klayton Souza Dávila estavam numa moto Biz cinza, sem placa. Informações preliminares dão conta de que Hildecílio levava Joanes ao hospital onde este estava realizando tratamentos no braço esquerdo, engessado por causa do tiro que levou, no dia sete deste mês.

Segundo Joanes, Shel e Marcão, do Vera Cruz, os mesmos que tentaram mata-lo há 15 dias, novamente atiraram contra ele.

Joanes e Hildecílio foram levados para o pronto-socorro da Santa Casa. Em contato com a assessoria de comunicação do hospital, uma funcionária informou que o quadro de saúde de Joanes é estável e que ele não corre risco de morrer. Mas, provavelmente devido ao tiro na nuca, ele ficou tetraplégico.

Uma testemunha entrou em contato com a reportagem e contou que, na noite de segunda-feira, 18, duas pessoas em atitudes suspeitas passaram numa moto escura próximo à igreja do Bairro São João em direção ao Cidade Cristo Rei. Foi o tempo suficiente para os dois suspeitos chegarem ao aglomerado e dispararem uma saraivada de balas e fugir. A testemunha conta que os tiros foram ouvidos próximo à casa onde Joanes mora.

RAIO-X DO SUSPEITO

No dia vinte e três de março deste ano, Pablo Henrique Ribeiro Xavier, 18 anos, o Shel, foi preso na Rua Altair Pereira de Souza, Bairro Vera Cruz, numa operação conjunta das polícias civil e militar. Segundo a PM, Pablo é um dos matadores do tráfico e suspeito de assassinar 16 pessoas, oito delas confirmadas. Ele foi preso durante cumprimento de mandado de prisão. Shel foi localizado em cima da laje da casa onde mora. Quando menor, Pablo continuou livre por causa da lei da maioridade penal.

De acordo com os comandos das polícias civil e militar, há informações de que, durante investigações, o grupo de Pablo planejava matar o juiz Isaías Caldeira Veloso, da 1ª vara criminal, e o promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro. Eles foram os responsáveis pela prisão e condenação dos comandantes do tráfico de drogas na cidade, que estão presos numa penitenciária de segurança máxima na cidade de Catanduvas/PR. (Reportagem: Rubens Santana)

NO ANIVERSÁRIO DE PELÉ, UM PRESENTAÇO PARA VOCÊ

sexta-feira, outubro 22, 2010

NOVA IDENTIDADE TERÁ TODOS OS DADOS E ATÉ UM CHIP

O estado do Rio foi escolhido para implantar o projeto piloto do Registro de Identidade Civil (RIC), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. O novo documento é uma espécie de “carteira de identidade nacional” e reunirá informações do cidadão e certificação digital, segundo informou a Secretaria da Casa Civil do Rio, nesta sexta-feira (22).

Os primeiros 100 mil cartões devem ser expedidos em dezembro pela Casa da Moeda. A partir daí, o governo do Rio terá o prazo de 1 ano para começar o cadastramento e a implementação do documento. A base de dados será fornecida pelo Detran/RJ, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.
O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados da pessoa, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.
Além do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto. Países como Portugal, Áustria, Bélgica e Suécia já adotaram documentos semelhantes ao RIC.
A iniciativa será coordenada pela Secretaria da Casa Civil do Rio e terá também a participação do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), que dará suporte à rede de integração tecnológica.

ADRIANE GALISTEU PAGA R$ 150 MIL PARA SER RAINHA

Fala-se muito na venda do posto de rainha de bateria no carnaval. Mas acontece frequentemente uma “ajuda de custo” de algumas rainhas. Por exemplo, Adriane Galisteu sempre paga a fantasia dos ritmistas da Unidos da Tijuca. Não é nada, não é nada... são cerca de R$ 150 mil. Uma grana! E ninguém fala nada.

ESTADOS UNIDOS PREPARAM FESTA DE 70 ANOS DE PELÉ

Nova York já conta as horas para comemorar o aniversário de Pelé, que faz 70 anos neste sábado. A Time Square foi decorada na noite de ontem, quinta-feira, com uma placa colocada pelo Cosmos, time no qual o ex-jogador encerrou a carreira nos Estados Unidos. A festa de amanhã, sábado, vai reunir as pessoas na esquina mostrada nas fotos, e o clube vai distribuir a bola do Cosmos, que só será lançada no mercado em 2011.

BELEZA NEGRA: ÚLTIMA SELETIVA SERÁ NESTE SÁBADO

Amanhã, sábado, às 10h, no Caic - Centro de atenção integrada à criança do Bairro Renascença, será realizada a última etapa classificatória do concurso Beleza negra, promovido pela prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de políticas de promoção da igualdade racial da secretaria de Desenvolvimento Social.

Segundo a coordenadora do evento, Vera Nice dos Santos, a Brexó, “o concurso tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente e a identificação do negro como tal”.

A edição 2010 do Concurso Beleza Negra teve outras três seletivas, nos bairros Santos Reis, Maracanã e Cintra, nos meses de junho, agosto e setembro, respectivamente. Após a etapa do Renascença, a atenção dos candidatos selecionados estará voltada para a grande final, dia 19 de novembro, durante as comemorações da Semana da Consciência Negra.

CASA CHEIA NOS EVENTOS DO OUTUBRO LITERÁRIO

Fundadores do Catibum e homenageados pela secretaria municipal de Cultura no lançamento do Outubro literário.

Lançado com a pretensão de ser “o maior evento literário de Montes Claros”, o Outubro literário da secretaria municipal de Cultura está batendo recordes sucessivos de público nos eventos realizados desde sábado passado, quando houve o lançamento do Caderno de cultura Catibum e o projeto Minas ao Luar, no espaço Arte & Ofício.

O sucesso de público prosseguiu no projeto Livros na praça, domingo, com a participação de autores montes-clarenses, no lançamento do CD Poemas e canções do juiz Danilo Campos e na noite de autógrafos do escritor e jornalista Laurentino Gomes e seus livros 1808 e 1822.

Outubro literário - que continua até o próximo dia 31 - terá, nesta sexta-feira, também no Centro Cultural, o lançamento do livro O Rio São Francisco – Vapores e Vapozeiros, dos escritores piraporenses Domingos Diniz, Ivana Passos Bandeira da Mota e Mariângela Diniz.


Reunido nesta semana, no Centro Cultural, o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros decidiu lançar um jornal sobre suas atividades.

RODOVIÁRIA DE MONTES CLAROS VAI SER PRIVATIZADA

A gestão da rodoviária de Montes Claros será repassada para a iniciativa privada. O anúncio da terceirização foi feito pelo prefeito Luiz Tadeu Leite que, ontem, recebeu o relatório de viabilidade financeira referente à transferência do espaço para empresas particulares. O documento foi entregue pelo gerente do terminal, Milton Souza Mota. A privatização é a saída apontada pela Prefeitura para resolver um prejuízo anual de R$ 720 mil aos cofres públicos. A rodoviária dá uma despesa de R$ 120 mil por mês à Prefeitura, o dobro da arrecadação no mesmo período.

O relatório de viabilidade financeira atesta que é possível passar a concessão da rodoviária à iniciativa privada. Segundo Milton, primeiro seria feito o enxugamento da máquina administrativa, que hoje tem 56 servidores, sendo 15 deles licenciados. O terminal, diz o gerente, poderia funcionar com 26 servidores. Além disso, seria reduzido o horário de funcionamento, que atualmente é de 24 horas, para 16 horas.

Uma fonte de renda viria do estacionamento, que passaria a ser pago. O espaço tem capacidade para cem automóveis. Outras possibilidades são cobrar taxa de taxistas que atuam no local e reajustar o aluguel das empresas de transporte de passageiros, que hoje pagam R$ 81 mensais pelo espaço.

Com as mudanças, a rodoviária passaria a gerar uma receita mensal de R$ 50 mil aos cofres públicos, por meio do pagamento da concessão, a ser cobrado de quem vencer a licitação para operar o terminal. Em 2009, a rodoviária recebeu uma média de 100 mil passageiros por mês. Ela foi inaugurada em 2 de outubro de 1980.

A queda do movimento de viajantes na rodoviária é grande, segundo Milton. Ele culpa a ação dos taxistas clandestinos, que pegariam os passageiros antes deles chegarem ao terminal.

Donos de lanchonetes na rodoviária, Israel Balbino Fagundes e José Beto Sá estão apreensivos com a proposta de terceirização do terminal. Israel afirma que desde 1970 a família atua nesta área. O pai dele tinha um estabelecimento na antiga rodoviária e quando ela foi desativada, em 1980, migrou para o novo prédio.

Para Israel, a proposta da Prefeitura tem vantagens e desvantagens. Ele teme que a terceirização eleve o valor de aluguel dos boxes, o que faria subir o preço das mercadorias, espantando consumidores. Segundo o comerciante, o movimento de passageiros cai cada vez mais por causa dos taxistas clandestinos. Outro problema seria a ameaça de uma empresa de transporte de passageiros de deixar de atuar no local.

Para José Beto Sá, que tem 30 anos de atuação no setor, deveria ser realizada uma audiência pública para discutir o assunto com a comunidade, pois a queda do número de frequentadores do terminal seria causada, também, pela falta de incentivos aos passageiros. (Extraído do Hoje em Dia)

CLIQUE AQUI E VEJA O LOCAL ONDE VOCÊ SE ENCONTRA

A Província pesquisou mais uma vez e descobriu uma novidade fantástica: um site que simplifica o acesso ao Google Street View. Ele permite também, entre outras coisas, ver mansões de artistas famosos em Hollywood, relacionadas no site.
Onde quer que você esteja, é só escrever o nome da rua, o número, a cidade e o país, e logo aparece a rua e a casa que você quer ver. Além do mapa com a rua, aparece a foto da casa ou prédio que você solicitou.
Repetindo: clique
rua, cidade, país. Exemplo: Rua Bocaiuva, 1110, Montes Claros, Brasil.

A partir daí, você tem uma vista de 180º em volta da sua casa.

Se quiser usar o satélite do Google, você pode ir caminhando pela rua e ver tudo da sua cidade.

VAMOS PASSEAR, ENTÃO? BASTA CLICAR NO TÍTULO DESTA POSTAGEM. E BOA VIAGEM!

quinta-feira, outubro 21, 2010

PRISÃO PERPÉTUA PARA CORONEL QUE USAVA LINGERIE

Foto divulgada pelo tribunal mostra o coronel Russell Williams com roupa de vítima.

Um tribunal da província canadense de Ontário condenou nesta quinta-feira (21) à prisão perpétua a coronel Russell Williams, que, na segunda-feira, admitiu ser culpado de 86 crimes, incluindo dois estupros seguidos de assassinatos, e roubos a casas de dezenas de mulheres.

O caso, que vinha sido mantido em segredo até ser revelado nesta semana, chocou o país.

"Estou diante de vocês incrivelmente envergonhado", disse ele ao receber a sentença. "Sei que os crimes que cometi causaram danos a muitas pessoas."

Williams, de 47 anos, só terá direito a pedir liberdade condicional daqui a 25 anos.

O coronel chegou a pilotar o avião que levava o primeiro-ministro do Canadá e também outras personalidades, como a família real britânica durante uma visita ao país. Ele comandava a base aérea mais importante do exército canadense, a de Trenton, a 175 km a leste de Toronto.

Na segunda-feira, ele aceitou as acusações do tribunal de Belleville sem demonstrar nenhuma emoção.

O coronel foi preso em fevereiro suspeito do desaparecimento e da morte de Jessica Lloyd, de 27 anos, ocorrido no final de janeiro em Ontario, onde vivia. Segundo a promotoria, ele filmou parcialmente o crime.


Williams declarou-se culpado por este crime e também pelo assassinato da cabo Marie-France Comeau, de 38 anos, sua subordinada, encontrada morta em casa na mesma região, em novembro de 2009. Desta vez, ele filmou sua ação integralmente, de acordo com a acusação.

As duas gravações foram apresentadas perante o juiz do caso e depois seriam destruídas.

O coronel aceitou as acusações de ter entrado sem permissão nas casas de outras duas mulheres, das quais abusou sexualmente. Também confirmou as acusações de roubos a casas de 82 mulheres.

A polícia encontrou na residência do coronel roupas íntimas de suas vítimas, que ele vestia depois de praticar os crimes.

Em milhares de fotos armazenadas em seu computador, que a Justiça considerou "profundamente perturbadoras", Williams aparece nas casas das suas vítimas vestido com a roupa íntima delas e, em algumas ocasiões, masturbando-se diante da câmera.

Em pelo menos uma ocasião, Williams pegou a lingerie e se fotografou com ela no quarto de uma menina de 12 anos, cuja família era vizinha do coronel e de sua esposa.

O coronel armazenou tantas roupas femininas que várias vezes ficou sem espaço em sua garagem e teve de queimar as vestimentas.

"Queria assumir mais riscos", reconheceu o coronel. Por isso, no final de 2009, Williams passou a estuprar mulheres e, posteriormente, a assassiná-las.

Nos dois ataques sexuais, o coronel entrou na casa das vítimas enquanto elas dormiam, tirou as roupas delas, cobriu suas cabeças com um travesseiro, amarrou-as em cadeiras e as fotografou.

Imediatamente depois de Williams confessar sua culpa perante o tribunal de Belleville, o Exército canadense iniciou o procedimento para expulsá-lo.

Williams tentou se suicidar na prisão em abril, iniciando logo depois uma greve de fome.

Antes de ser nomeado chefe do esquadrão 437 de Trenton, há dois anos, ele havia sido comandante de uma base canadense secreta no Oriente Médio utilizada para operações no Afeganistã.

BAIXARIA EM ALTA: SERRA DIZ QUE LULA É VIOLENTO

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, atribuiu à campanha de Dilma Rousseff (PT) o acirramento da campanha eleitoral no segundo turno e disse que a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa “contribui para esse clima de violência”.

Serra concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (21) na cidade de Maringá (PR), onde também realizou uma carreata. Serra falou sobre o episódio ocorrido na quarta (20) no Rio de Janeiro, quando houve tumulto entre cabos eleitorais do PT e do PSDB no local onde ele fazia uma caminhada. O tucano foi atingido por um objeto na cabeça. Ele passou por avaliação médica e foi liberado.

Serra foi questionado se temia um “acirramento” da disputa e, sem citar nomes, atacou a campanha da adversária petista.

“Quem está acirrando a campanha o tempo inteiro é o outro lado. Primeiro, através, da mentira. É a maior campanha de mentiras que eu já vi na minha vida. São profissionais da mentira. São também profissionais da violência. Já houve várias situações onde fizeram cerco, agressões e intimidações. Ontem, passaram da medida inclusive pelo tipo de gente que foi levada lá porque não são militantes tradicionais, quer dizer, é gente de repressão. E o incidente comigo foi apenas um exemplo do que aconteceu ontem. Teve uma jornalista que foi também ferida porque eles agridem com violência”, disse.

Depois, criticou a atuação do presidente Lula na campanha e afirmou que os tucanos não serão intimidados.

“É gente preparada para intimidar, mas não vão nos intimidar. Nós vamos continuar nossa campanha, mas sem reproduzir o que eles fazem. Nós somos contra a violência e contra tratar adversário como inimigo a ser destruído. Creio, infelizmente, que a atitude do presidente da República de se jogar de corpo e alma no processo eleitoral em vez de governar o país e, ao mesmo tempo, incitar a destruir os adversários, como ele tem feito -- há vários exemplos nesse sentido -- só contribui para esse clima de violência”, afirmou.

BAIXARIA EM ALTA: LULA DIZ QUE SERRA É MENTIROSO

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou o Polo
Naval de Rio Grande (RS) nesta quinta-feira (21).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta quinta-feira o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de mentir e simular ter sofrido uma agressão durante confronto entre militantes do PT e tucanos na véspera.

"A mentira que foi produzida ontem pelo equipe de publicadade do candidato do José Serra é uma coisa vergonhosa. Aliás, ontem, deveria ser denominado o Dia da Farsa, o Dia da Mentira porque venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido", disse Lula a jornalistas, após a inauguração do dique seco do Polo Naval de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Lula fez referência a reportagem do SBT que mostra o candidato sendo atingido na cabeça pelo que parece ser uma bolinha de papel.

Segundo a assessoria de imprensa da campanha de Serra, o candidato do PSDB foi atingido por um "pesado objeto", sentiu-se mal e cancelou o restante dos eventos de campanha no Rio. O tucano foi levado para uma clínica onde fez exames e recebeu recomendação médica de repouso por 24 horas.

"Nenhum candidato, novo ou velho, tem o direito de mentir de forma descarada como o PSDB fez ontem, achando que atrás da tela tem um bando de pessoas que não entendem nada", atacou Lula.

O presidente comparou o episódio com o do ex-goleiro da seleção do Chile Roberto Rojas, que durante uma partida contra o Brasil em 1989 no Maracanã, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte, fez um corte proposital no supercílio quando um foguete foi lançado por uma torcedora no gramado.

O jogo foi suspenso e, depois que a farsa foi descoberta o Chile, que precisava da vitória para se classificar para o Mundial, foi declarado derrotado e foi suspenso dos Mundiais de 1990 e 1994. Rojas foi banido do futebol e anistiado anos depois.

SUPERBACTÉRIA JÁ MATOU 18 PESSOAS EM BRASÍLIA-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou mais três mortes pela superbactéria (KPC) no DF. De janeiro até o dia 15 de outubro, 18 pacientes morreram por conta da KPC. No mesmo período, foram registradas 183 pessoas portadoras da bactéria, 46 delas tiveram infecção.

Depois da denúncia sobre a falta de materiais básicos e estrutura adequada nos hospitais públicos do Distrito Federal para combater a superbactéria KPC, o governador Rogério Rosso (PMDB) cobrou esclarecimentos da Secretaria de Saúde.

Após apresentar explicação ao governador, a secretária de Saúde, Fabíola de Aguiar, e o secretário de Logística da Saúde, Herbert Teixeira, confirmaram que os hospitais vão ser reabastecidos ainda nesta semana. Serão mais de cem itens de material médico e cirúrgico que vão ser comprados emergencialmente, sem licitação, a um custo estimado de R$ 10 milhões. “A lista básica de materiais para combater a bactéria KPC deve ser entregue até sexta-feira nos hospitais”, calcula a secretária.

O Ministério Público concordou com a compra emergencial, por causa do perigo da bactéria. Mas cobrou que o GDF se organize para fazer licitações. “O que Brasília não pode mais aceitar é que se continue comprando por um sistema que aponta indícios da existência de uma máfia interessada em desviar recursos da saúde, vendendo medicamentos sempre a preços muito acima dos praticados a nível nacional”, enfatiza o promotor Jairo Bisol.

O secretário de Logística conta que, ao assumir a pasta em junho, se surpreendeu com a quantidade de processos de compra que não foram concluídos. “Chegando à Central de Compras, encontrei 325 processos para abastecimento da rede que estavam totalmente parados. Esse processos incluiam a aquisição de medicamentos, material médico de consumo e material médico cirúrgico”, afirma.

O surto da bactéria no Distrito Federal deixou o governo federal em alerta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar nos próximos dias normas mais rígidas para a venda de antibióticos nas farmácias. Isso porque o consumo indiscriminado do remédio fortalece as bactérias.

O Ministério da Saúde também vai se reunir com os técnicos da Anvisa para discutir o controle das infecções hospitalares. “Essa bactéria, pela sua especificidade, está nos preocupando e, por isso, a convocação dos especialistas para que a gente possa ouvir deles, que medidas adicionais devem ser tomadas para o controle desse problema”, afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

RAPAZ DE BRASILINHA MATA E COME MULHER NA CAPITAL

Foi preso em Brasília de Minas, Região Norte do Estado, Kléber Pereira Reis, 26 anos, assassino confesso da operadora de telemarketing Vanessa Franciele Pires, 24 anos. Ele confessou que em maio desse ano, no Bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte, matou e depois violou o corpo da vítima, que era irmã de Vanusa de Paula Pires, 23 anos, com quem mantinha um relacionamento amoroso conturbado. O crime foi cometido no imóvel onde as duas moravam e na presença de quatro crianças de dois a cinco anos, sendo uma filha da vítima e as outras de Vanusa.
De acordo com o delegado responsável pela operação de captura do acusado, Frederico Abelha, Reis foi preso em um sítio na cidade norte-mineira, depois de quase cinco meses de busca, sem oferecer resistência. Segundo Abelha, o relacionamento entre Kléber e Vanusa era marcado por brigas e agressões. Em janeiro, depois de uma desavença, Reis teria agredido fisicamente a namorada e quebrado seu maxilar com socos.
Depois disso, os dois se separaram, mas o suspeito queria reatar o relacionamento. No dia do assassinato, Vanusa teria ido a um pagode organizado por moradores do Bairro Cabana. "O Kléber foi atrás dela e a chamou para conversar, tentando tirá-la da festa. Mas foi impedido por amigos da ex-namorada", conta o delegado.
Inconformado com a situação, Reis se dirigiu à residência onde a amante morava com a irmã. "Lá, ele estrangulou Vanessa com uma gravata (golpe de arte marcial) e, depois de matá-la, ainda manteve relação sexual com o cadáver na frente das crianças", relata Abelha.
Com os gritos da vítima durante o estrangulamento, vizinhos chegaram até o local e foram ameaçados pelo suspeito, mas conseguiram chamar a polícia. Desde então, iniciaram-se as buscas, que terminaram com a prisão de Reis, ontem. Ele passou por exames de corpo de delito e foi ouvido, na tarde de ontem, no Departamento de Investigações, quando confessou os crimes a Abelha.
O criminoso será indiciado por homicídio triplamente qualificado, vilipêndio a cadáver e corrupção de menores e, se condenado, poderá pegar até 30 anos de cadeia.
O inquérito policial está a cargo da delegada Iara França Camargo, que conduziu as investigações.

DOSSIÊ CONTRA SERRA FOI TRAMADO EM JORNAL DE BH

Relatório da Polícia Federal (PF), divulgado ontem, quarta-feira (20), sinaliza que a montagem do chamado “dossiê tucano” foi acertada em 2009, em Brasília, quando o jornalista Amaury Ribeiro Júnior descobriu que o deputado Marcelo Itagiba (RJ) reuniu um grupo de espionagem, a serviço de José Serra, para devassar a vida do ex-governador de Minas Aécio Neves. Mas a documentação começou a ser reunida bem antes, no início de 2008, em Belo Horizonte.

No primeiro trimestre de 2008, muito antes de se decidir sobre os possíveis candidatos à Presidência, o dossiê já era montado na capital mineira. A investigação do jornalista mirava as movimentações financeiras das empresas ‘Decidir.com’, com sede nas Ilhas Virgens, e Patagon, na Argentina.
Repórter especial do jornal “Estado de Minas”, Amaury Ribeiro Júnior foi o responsável pelo levantamento, com base nos dados produzidos durante as investigações da CPI do Banestado, iniciada em 2003, sobre a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais entre 1996 e 2002 – cerca de US$ 84 bilhões.

Ainda no início de 2008, durante a produção do dossiê, Amaury Ribeiro Júnior manteve contato com José Serra, em São Paulo, depois de fazer todas as apurações das movimentações das duas empresas suspeitas de lavagem de dinheiro, e que pertenciam a Verônica Serra, filha de Serra, e Verônica Dantas, irmã de Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. Com o conhecimento do dossiê, Serra viajou para Belo Horizonte, onde participou das comemorações dos 80 anos do jornal “Estado de Minas”, em festa no Palácio das Artes para 2 mil convidados.

Além dele, outro governador presente foi José Roberto Arruda, do Distrito Federal, cotado para ser o vice de Serra, indicado pelo DEM, numa chapa com o PSDB. Arruda acabou perdendo o seu mandato no ano passado, após série de denúncias contra seu Governo. Estava presente ainda seu vice, Paulo Octávio, que também caiu.

O assunto dominante na noite foi o recado a José Serra dado, indiretamente, em discurso pelo diretor do jornal, Álvaro Teixeira da Costa: “Não mexa com Minas, que Minas reage” – referência à possível espionagem de Itagiba contra Aécio Neves.
No final do ano passado, quando os nomes da corrida presidencial estavam praticamente definidos, o jornalista deixou o jornal. A notícia do dossiê chegou à cúpula tucana. O caso foi abafado.

Com a documentação em mãos, Amaury Ribeiro Júnior se encontrou com Luiz Lanzetta, responsável, até então, pela coordenação de comunicação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência. O encontro aconteceu em abril, em Brasília. Amaury confirmou que, durante o período em que ficou em Brasília, negociou com a equipe da pré-campanha de Dilma Rousseff. O jornalista ficou hospedado num flat e as despesas teriam sido pagas por “uma pessoa do PT” ligada à candidatura governista.

A notícia de que Lanzetta participava da montagem do dossiê fez com que a direção do PT o afastasse. Ele deixou a campanha em junho, após a revelação do caso, negando participação na reunião dos documentos, que havia começado em 2008. Até o final de 2009, o levantamento em torno da movimentação de recursos feita pelas empresas da filha de Serra e da irmã de Dantas já estava concluído. Em nota, a PF afirma que ficou constatado que os dados do dossiê foram utilizados para elaboração de relatórios, “mas não foi comprovada sua utilização na campanha política”.

Por meio de sua assessoria, o senador eleito Aécio Neves rechaçou, ontem, qualquer ligação com o episódio, e disse que a prática de quebra de sigilo nunca fez parte de sua trajetória política, “em mais de 20 anos de vida pública”. Itagiba também negou ter participado de um grupo de espionagem a serviço de Serra. O jornal “Estado de Minas” “entende que isso (denúncias) é normal e recorrente às vésperas da eleição”.

Conforme a PF, Amaury confirmou que pagou R$ 12 mil ao despachante paulista Dirceu Garcia para obter as informações sobre os tucanos entre setembro e outubro de 2009. O jornalista não revelou de onde teria saído o dinheiro. A PF ouviu 37 pessoas. Amaury Júnior pode ser indiciado por violação de sigilo funcional e corrupção.

A investigação da Polícia Federal, praticamente concluída, informa que o jornalista levantou as informações para o jornal “Estado de Minas”. Na época, outubro do ano passado, ele trabalhava para o jornal. Amaury pagou R$ 12 mil ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia que, a partir de uma rede de auxiliares, obteve os dados de Eduardo Jorge na Receita Federal.

Em depoimento de oito horas à Polícia Federal, Amaury disse que ano passado, quando estava no “Estado de Minas”, foi escalado para investigar um suposto esquema de espionagem, contra o ex-governador Aécio Neves (PSDB), que teria sido montado por um suposto grupo do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra. Ele e Aécio eram potenciais candidatos do PSDB à presidência da República. O jornalista disse que, ainda em outubro do ano passado, entregou um relatório do caso ao “Estado de Minas” e deixou o jornal. As informações não foram publicadas.

No início deste ano, Amaury, que mantinha cópia do relatório em seu computador pessoal, foi chamado pelo empresário Luiz Lanzetta para montar uma equipe de inteligência da campanha de Dilma Rousseff. A tarefa seria conter vazamentos de informações do comitê central da campanha da ex-ministra.

A formação da equipe de inteligência – que contaria com a participação do sargento da reserva da Aeronáutica Idalberto Mathias, o Dadá, e o delegado aposentado da Polícia Federal Onésimo Souza – foi abortada antes da criação do grupo. Lanzetta se desentendeu com Onézimo sobre valores e o tipo de serviço que seria prestado.

Depois da briga, o caso foi tornado público e se transformou num dos grandes escândalos da campanha eleitoral. A partir daí, os deputados José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Marcelo Itagiba pediram à PF para investigar a denúncia. Sete pessoas já foram indiciadas.

Origem em BH - 2008
- Antes de se decidir os possíveis candidatos à Presidência, um dossiê começou a ser montado em Belo Horizonte. A intenção era de levantar a movimentação financeira das empresas Decidir.com., com sede nas Ilhas Virgens, e Patagon, na Argentina.
- Jornalista com vínculo profissional com o jornal “Estado de Minas”, Amaury Ribeiro Júnior foi o responsável pelo levantamento do material, com base na CPI do Banestado, em 2003. A CPI investigou a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais entre 1996 e 2002, num total de cerca de US$ 84 bilhões.
- Durante a produção do dossiê, o jornalista manteve o contato com José Serra, em São Paulo, depois de fazer todas as apurações das movimentações das duas empresas. A Decidir.com e Patagon eram das sócias Verônica Serra, filha de Serra, e de Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.
- Com o conhecimento do dossiê, Serra viajou para Belo Horizonte para participar das comemorações dos 80 anos do jornal “Estado de Minas”. Além dele, outro governador presente foi José Roberto Arruda, do Distrito Federal, cotado para ser o vice indicado pelo DEM numa chapa com o PSDB. Arruda acabou perdendo mandato.
O assunto dominante na noite era o recado claro a José Serra, dado inclusive, indiretamente, no discurso de um dos diretores do jornal, que garantiu: “Não mexa com Minas, que Minas reage”.
Conclusões da PF - 2009
- Os dados dos tucanos foram encomendados pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior. jornalista não só fazia a encomenda dos dados obtidos ilegalmente em agências da Receita em São Paulo, mas ia a capital paulista buscar os documentos. As viagens eram pagas pelo jornal.
- Amaury confirmou que pagou R$ 12 mil ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia, que trabalha em São Paulo. A PF não sabe de onde saiu o dinheiro.
- Garcia confirmou que Amaury pagou pelos dados do genro de José Serra, Alexandre Bourgeois, do dirigente tucano Eduardo Jorge, das sócias Verônica Dantas e Verônica Serra, além de outros integrantes do PSDB.
- O jornalista decidiu fazer a investigação depois de descobrir que o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) estaria comandando um grupo de espionagem a serviço de José Serra para devassar a vida do ex-governador Aécio Neves que tinha a intenção de disputar a Presidência.
- Depois de deixar o emprego no jornal, no final de 2009, o jornalista participou de uma reunião, em abril passado, com integrantes da pré-campanha de Dilma Rousseff, em Brasília.No encontro, estava presente o delegado Onésimo de Souza.
- O delegado afirmou à polícia que foi chamado para cuidar da segurança do escritório do jornalista Luiz Lanzetta, responsável, até então, pela coordenação de comunicação da campanha de Dilma. Lanzetta deixou a campanha em junho, após a revelação do caso, negando que teria participado da criação do dossiê. (Reportagem: Alexandre Simões e Alex Capella)

NA PESQUISA SENSUS, DILMA TEM 5 PONTOS NA FRENTE

Pesquisa Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada nesta quarta-feira, mostra que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, aparece à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno. Ela tem 46,8% das intenções de voto e Serra 41,8%. Nulos e brancos são 4,1% e indecisos 7,2%. Quando considerados apenas os votos válidos - excluindo-se brancos e nulos - ela tem 52,8% das preferências, contra 47,2% do tucano.

Os dois oscilaram dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, quando comparados à última pesquisa CNT/Sensus, divulgada em 14 de outubro, mas foi o suficiente para tirá-los da situação de empate técnico. Na semana passada, Dilma aparecia com 46,8% e Serra com 42,7%, enquanto nulos e brancos eram 4% e indecisos 6,6%. Nos votos válidos, Dilma tinha 52,3% das preferências, contra 47,7% do tucano.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados, os percentuais foram parecidos. Dilma obteve agora 45,3% e Serra 40,6%. Outros nomes foram citados por 0,5% enquanto nulos e brancos são 4,1% e indeicos 9,5%.

A rejeição dos dois candidatos é parecida: 39,8% disseram que não votariam em Serra e 35,2% rejeitam o nome de Dilma.

A pesquisa Sensus está registrada no TSE sob o número 36192/2010 e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2000 pessoas em 136 municípios entre 18 e 19 de outubro. (Reportagem: André de Souza)

quarta-feira, outubro 20, 2010

MILITANTES DO PT AGRIDEM SERRA E APEDREJAM VAN

A campanha presidencial atingiu seu ponto de mais baixo nível no início da tarde de hoje, quarta-feira, no Rio de Janeiro, com militantes petistas apedrejando a comitiva do candidato José Serra e causando tumulto no Calçadão de Campo Grande, na zona Oeste da cidade. O candidato tucano chegou a ser atingido na cabeça por um rolo de fita adesiva arremessado por militantes com bandeiras do PT e um pastor da Assembléia de Deus levou uma vassourada na cabeça. “Parece tropa de assalto. Já houve várias vezes em São Paulo. O PT tem tropa de choque, é automático. Não sei se foi de propósito ou não. Lembra da tropa de choque nazista? Isso é típico de movimentos fascistas”, disse Serra, que chegou a interromper a caminhada.

A confusão começou pouco depois da chegada de José Serra a Campo Grande. O candidato chegou a caminhar por cerca de cinco minutos, mas foi cercado por manifestantes com cartazes com ofensas a ele – em alguns deles era chamado de “assassino” – e bandeiras do PT. Um grupo de cerca de 30 pastores da Assembléia de Deus improvisou um cordão de isolamento para proteger o candidato, mas a confusão já tinha se espalhado.

Comerciantes fecharam as portas e manifestantes atacaram a comitiva de Serra com bandeiradas e arremessando objetos. Chegaram a ser lançadas pedras contra a van em que estavam Serra e o candidato a vice, Índio da Costa.

Depois de atingido na cabeça, José Serra chegou a interromper a caminhada e entrou na van, mas poucos metros à frente desembarcou e voltou a andar a pé. O estrago, no entanto, estava feito. Com clima tenso, militantes acuados, a agenda na zona Oeste do Rio perdeu o tom amistoso que marcou a campanha até então.

PREFEITO VAI EXONERAR 50% DOS CARGOS DE CONFIANÇA

Esta má notícia, dentre outras, foi dada à imprensa na tarde de ontem, terça-feira, pelo prefeito Tadeu Leite, durante coletiva. Na entrevista, ele foi lacônico ao justificar o continuado atraso de pagamento aos servidores públicos municipais:

- O pagamento atrasa por falta de dinheiro...

Não disse que isso acontece por excesso de pessoal, mas anunciou a exoneração de 50% dos ocupantes de cargos de confiança. E a não renovação dos contratos de trabalho que vencem até o final do ano.

Tadeu Leite voltou a falar do rompimento do seu grupo com o do deputado Gil e da vice-prefeita Cristina Pereira que, segundo ele, precisa entender melhor seu papel na administração. Para isso, ele usa um sofisma:

- O cargo de vice-prefeito não tem função, tem-se uma expectativa política desse cargo.

Quanto à secretária-adjunta de Educação, Fátima Pereira, o prefeito faz uma concessão: ela pode continuar no cargo, desde que se desligue do grupo de Gil.

O prefeito foi categórico em afirmar que não deu causa ao rompimento do grupo do deputado com a administração.

- Não falei que estava rompido, mas que estava caminhando para isso, sempre lembrando que o cargo de vice-prefeita não tem função, tem-se uma expectativa política desse cargo. O prefeito saindo, assume o vice. Quem dá atribuição ao vice é o prefeito - diz.

Tadeu frisa que as portas da prefeitura estão abertas para todo cidadão e para a vice, “que é uma autoridade”. Entretanto, para que isto aconteça espera ser procurado, “para que o trabalho possa ser acertado”. Lembra que a função para a vice-prefeita tem que ser atribuída de comum acordo com o prefeito.

Afirma ainda que Gil Pereira foi o único candidato a deputado estadual que se opôs à candidatura de seu filho, Tadeuzinho, e que depois desse fato a relação entre a administração e o grupo do deputado não ficou boa.

Sobre a secretária-adjunta de Educação, Fátima Pereira Macedo, que recebeu do secretário de governo, Pedro Narciso, a informação de que estaria exonerada, devendo aguardar em casa o comunicado oficial, Tadeu disse que ela continuará na administração se se desligar do grupo de Gil Pereira.

Durante a coletiva, ele assinou a homologação do concurso público realizado neste ano, com 2.300 vagas para as mais diversas áreas. Tadeu disse ainda que a administração abriu licitação para terceirização do terminal rodoviário, onde o município tem despesa mensal de 120 mil reais.

Segundo ele, o objetivo da administração, ao repassar o local à iniciativa privada, é melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Destacou ainda a suspensão, pelo tribunal de contas do estado, dos dois cemitérios atuais e construção de um terceiro. Tadeu salienta que não há mais espaço para sepultamentos nos cemitérios locais. Revela que a área para construção do novo cemitério deve comportar mais de 50 mil sepultamentos.

Sobre o concurso para a guarda municipal, a secretária de Administração, Marta Pompeu Padoani, disse que está sendo verificada dotação orçamentária e financeira para que este venha a ser realizado. (Reportagem: Samuel Nunes)

CARROCINHA QUEBRADA, CACHORRADA SOLTA NA RUA

Com a desativação da única carrocinha do CCZ – Centro de controle de zooneses, que se encontra quebrada no pátio da prefeitura, a cachorrada toma conta de Montes Claros. A população reclama, pois muitos dos cachorros apresentam aparência assustadora, também conhecida como Calazar. É o caso desse desorientado canino fotografado na Rua São Sebastião, Bairro Cidade Nova.