sábado, novembro 20, 2010

ASSASSINA DE 83 ANOS DIZ QUE VAI VER O PAPA E SOME

A assassina mais velha da história da Áustria, uma mulher de 83 anos, condenada por matar a golpes de faca uma vizinha, foi dada como desaparecida depois de dizer que iria ao Vaticano fazer uma visita ao papa. Até agora, Bronislawa Jarosz, de origem polonesa, não regressou à Áustria.

As autoridades austríacas lançaram uma ordem europeia de busca e apreensão contra Bronislawa, que se declarou culpada do assassinato de sua vizinha em 2007 e foi condenada a 18 anos de prisão. O crime ocorreu na cidade de Korneuburg, e a vítima tinha 80 anos.

De acordo com informações do site espanhol El País, Bronislawa conseguiu liberdade provisória após sua defesa apresentar razões como problemas de saúde em outubro de 2008, dez meses depois de ser presa.

De acordo com o site, após ser condenada e iniciar sua pena, em janeiro de 2008, Bronislawa começou a apresentar piora de seu estado de demência e foram detectados problemas cardíacos. Também pesou para sua liberdade provisória o fato de ela ter de estar sempre amarrada a uma cama devido a seus surtos de “loucura”. Assim, a condição para sua liberdade provisória era a de ela poder se submeter a tratamentos de saúde mais adequados do que os oferecidos dentro da prisão.

Só que um exame médico feito posteriormente mostrou que a idosa não tinha motivos para continuar em liberdade. Baseados em opiniões de especialistas e no fato de Bronislawa só ter comparecido uma única vez às sessões de terapia obrigatórias desde que havia colocado os “pés na rua”, um juiz do tribunal regional de Wiener Neustadt revogou a permissão de liberdade provisória.

Desde então, a polícia esteve três vezes na casa da idosa assassina para tentar prendê-la, mas ela nunca foi encontrada. A filha de Bronislawa insiste em dizer que sua mãe está fazendo um tipo de peregrinação até o Vaticano para ver o papa Bento 16, mas a polícia suspeita que ela tenha se escondido na Polônia, seu país natal. Bronislawa continua foragida, e a polícia não tem sinais de seu paradeiro.

MOC É UM DOS 850 MUNICÍPIOS QUE PARAM HOJE POR ZUMBI

Mais de 850 municípios em todo o país, inclusive Montes Claros, comemoram neste sábado (20) o Dia Nacional da Consciência Negra, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República. Muitos celebram a data com festividades. Outros já adotaram feriado ou ponto facultativo. Alguns têm projeto de lei em andamento ou aguardam decisão judicial.

Segundo a Seppir, a adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada município e deve ser verificada junto às instituições locais.

A data é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um dos principais símbolos de resistência à escravidão.

A DONA DESTA BOCA TODA NUA NA MARCA DO MILHÃO

DESCUBRA DE QUEM É ESTA BOCA, MANDE UM E-MAIL PARA reginauro@yahoo.com.br E RECEBA AS FOTOS DE CORPO INTEIRO DE SUA PROPRIETÁRIA, COMO VEIO AO MUNDO, ASSIM QUE A PROVÍNCIA ATINGIR 1 MILHÃO DE ACESSOS (ACOMPANHE A CONTAGEM ALI NO ALTO, À DIREITA)

NESTE SÁBADO, VERIFIQUE OS FREIOS ANTES DE VIAJAR

sexta-feira, novembro 19, 2010

TRAVESTI DA COREIA VENCE MISS UNIVERSO TRANSGÊNERO

Mini, representante da Coreia do Sul, venceu nesta sexta-feira (19) o Miss International Queen 2010, em Pattaya, na Tailândia. O concurso é uma espécie de "Miss Universo" dos transgêneros, com 23 representantes de 14 países.

Em segudo lugar, ficou Ami Takeuchi, do Japão, e em terceiro, Stasha Sanchez, dos EUA.

Duas travestis brasileiras disputavam: Michelly X, de São Paulo, era a Miss Brasil, e Stella Rocha, natural de Belém, foi uma das representantes da França, país onde vive.

A final do concurso foi realizada em um teatro na cidade de Pattaya. Participaram travestis e transexuais entre 18 e 36 anos tendo feito ou não cirurgia de mudança de sexo.

A prova do gênero natural podia ser solicitada na forma da certidão de nascimento ou com exame médico. Cada país podia contar com mais de uma miss. As Filipinas tinham cinco representantes; Estados Unidos, França, Japão e Canadá contam com duas participantes.

Além da coroa, a miss vencedora leva um prêmio de US$ 10 mil. No ano passado, o título ficou com Haruna Ai, do Japão. A transexual brasileira Danielle Marques ficou em terceiro lugar.

ASSISTA AO VÍDEO: MOÇA SENTE ORGASMO AO VOTAR

A Juventude Socialista da Catalunha (JSC) lançou um vídeo que compara o ato de votar com um orgasmo. A ala jovem do Partido Socialista da Catalunha (PSC) tenta mobilizar os jovens a votar em seu candidato à reeleição à presidência do governo autônomo catalão, José Montilla.
O vídeo (assista) destaca que "votar é um prazer". Ele mostra a imagem de uma jovem que, após escolher a cédula do PSC, tem um orgasmo ao colocar o voto em uma urna.


ALÉM DE BÊBADO E SEM CARTEIRA, MOTORISTA É CEGO

Derek Allen, de 51 anos, foi levado a um tribunal de Paignton (Inglaterra) sob a acusação de dirigir alcoolizado (quase quatro vezes o limite permitido). Mas Derek é cego!
O motorista também foi acusado de dirigir sem carteira e sem seguro. Derek nega todas as acusações, segundo reportagem do jornal "Herald Express".
"Ele alega inocência. Sua justificativa é que ele não pode ver", afirmou Ben Darby, advogado de Derek.

BMG MONTES CLAROS VENCE DE VIRADA FORA DE CASA

Na noite de ontem, quinta-feira, o BMG Montes Claros venceu, de virada o Fátima/Medquímica/Sogipa, em Porto Alegre (RS), por 3 sets a 2. Com parciais de 25/22; 25/22; 20/25; 18/25 e 9/15, a equipe mineira soube reverter o resultado e virou o jogo, que teve a duração de 2h02.

Nos dois primeiros sets, o Montes Claros, com dificuldades no passe e muitos erros, permitiu a superação do Fátima, apesar do placar parelho. A recuperação veio no terceiro e quarto sets, com a entrada do ponteiro Evero e do central Giovanni. As variações táticas foram fundamentais para a virada no placar, com boa atuação do oposto Leandrão, maior pontuador da partida, com 23 marcações. O Montes Claros marcou 53 pontos de ataque, 13 de bloqueio e sete de saque.

O BMG Montes Claros jogou com Rodriguinho, Manius, Leandrão, Bruno Zanuto, Alberto e Thiago Salsa. Entraram: Rodrigo, Alemão, Giovanni e Evero.

Na manhã desta sexta, 19, a equipe viaja para Volta Redonda (RJ), onde treina à tarde e no sábado pela manhã. Às 16 horas, enfrenta o Volta Redonda, no ginásio Poliesportivo.

VOLTA REDONDA

Único representante do Rio de Janeiro na Superliga Masculina, o Volta Redonda estreou na competição na última temporada. Depois do 13º lugar no ano passado, a equipe da Cidade do Aço - bicampeã carioca (2008 e 2009) e medalha de bronze da Liga Nacional 2009 - passou por uma reformulação para esta edição 10/11. O time comandado pelo técnico Alessandro Fadul contratou o levantador Brasília (que estava no voleibol turco), o oposto Leozão (ex-Montes Claros), os centrais Ualas e Rodolpho e o ponteiro Fábio, todos vindos do São Caetano/Ulbra. (Ana Maria Barbosa)

36 SOMEM EM EXPLOSÃO DE MINA NA NOVA ZELÂNDIA

A explosão que abalou uma remota mina de carvão na Nova Zelândia nesta sexta-feira (19), pode ter deixado 36 mineiros soterrados, informou a empresa que explora a área.

A explosão ocorreu às 16h30 locais (1h30 de Brasília, na mina Pike River, no distrito Grey, quando os mineiros trabalhavam havia uma hora no local.

Dois homens conseguiram sair do local, com ferimentos leves, foram tratados num hospital. Eles disseram às autoridades que outros três estavam a caminho da saída.

A polícia informou não ter informações sobre mortes, apesar de relatos de alguns órgãos de imprensa. 'Não há mortes confirmadas', disse uma porta-voz da polícia.

O executivo-chefe da empresa proprietária da mina, a Piker River Coal, Peter Whittall, disse acreditar que 27 pessoas, entre mineiros e trabalhadores de subcontratadas, estão soterradas. Depois, ele confirmou que havia 36 desaparecidos.

Os mineiros estão incomunicáveis.

Equipes de resgate com helicópteros e ambulâncias foram enviadas ao local e estudavam a melhor estratégia para chegar ao local em que estão os soterrados. A imprensa local informava que o trabalho de resgate poderia ocorrer apenas no sábado.

A mina começou a produzir este ano e fica em uma cadeia de montanhas na Ilha Sul, próxima à cidade de Atarau .

Ela produz carvão coque utilizado na indústria siderúrgica e estava ampliando sua produção, depois de uma série de problemas técnicos que retardaram a extração.

MATAM E TIRAM OLHOS DE MENOR DENTRO DA CELA

Ramilton Mendonça, pai da vitima, admitiu que sabia do envolvimento do filho com o tráfico.

Familiares de Felipe Augusto Mendonça, 18 anos, estão indignados com o assassinato do jovem, na noite da última quarta-feira (17), dentro do centro socioeducativo para menores de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, onde ele estava detido desde o dia 16 de novembro. A Polícia Civil (PC) apurou o crime cometido com requintes de crueldade e trabalha com a hipótese de o homicídio ter sido motivado pela disputa de poder na cela entre a vítima e outros dois menores. Mas a família do jovem alega que, na verdade, a morte de Felipe foi encomendada por traficantes da região.

O autônomo Ramilton Mendonça, 46 anos, pai de Felipe, admite que sabia do envolvimento do filho com drogas, mas questiona o procedimento adotado pelos agentes do centro socioeducativo. “Chegaram aqui em casa durante a madrugada, avisando que meu filho havia sido assassinado, mas não souberam dizer como ele tinha morrido. Eu sempre tentei ajudar meu filho, mas infelizmente não consegui. Agora, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para descobrir o que realmente aconteceu, inclusive acionar a Justiça se for preciso, porque para morrer lá dentro onde estava, melhor deixá-lo na rua”, disse. O pai disse ainda temer pela vida do filho mais velho, Rafael Gustavo Mendonça, 19 anos, que está no presídio Floramar.

Um outro familiar, que não quis se identificar, disse que essa foi a segunda vez que Felipe foi apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas, e que ele já havia dito que estava jurado de morte. “Ele pediu que a gente tirasse ele lá de dentro, justamente com medo de morrer”, informou.

O delegado de Crimes Contra a Vida, Marcelo Nunes Júnior, disse que o homicídio aconteceu por volta das 22 horas, quando o adolescente tentou se impor na cela onde estava com I.O.F.G., 17 anos, e L.C.A.S., 16 anos. “Os dois menores já foram ouvidos e admitiram o crime, alegando que Felipe estava tentando ‘mandar’ na cela. Durante a noite, depois da ronda, eles, então armados com uma ‘Tereza’ (corda feita de lençóis), estrangularam a vítima. Depois de morta, utilizaram uma escova de dente para arrancar um dos olhos e perfurar o outro, e urinaram sobre o corpo. Não acreditamos que o crime tenha algum envolvimento com o tráfico de droga. Os dois autores serão encaminhados para a Promotoria da Infância e Juventude, que decidirá o que fazer”, explicou.

O promotor da Infância e Juventude de Divinópolis, Carlos José e Silva Fortes, ouviu os dois menores suspeitos, na tarde desta quinta-feira (18), e disse que eles serão processados, podendo pegar até três anos de internação pelo crime. Ele disse que esse é um fato isolado e que não reflete a realidade do centro socioeducativo, que acredia realizar um bom trabalho.

O centro socioeducativo de Divinópolis tem 48 vagas, mas abriga, atualmente, 65 menores. (Douglas Fernandes)

CELEBRADO CASAMENTO DOS NOIVOS MAIS ALTOS


O casal Wayne Hallquist, de 2,09 metros, e Laurie Hallquist, de 1,98 m, que mora em Stockton, no estado da Califórnia (EUA), foi confirmado pelo Guinness, livro dos recordes, na quinta-feira (18), em Hollywood, como o mais alto do mundo. Wayne e Laurie estão juntos há sete anos.

MOC: COBRADORES DE CAMPANHA BARRADOS NA CÂMARA

O presidente da Câmara de Montes Claros, Athos Mameluque Mota (PMDB), impediu nesta quinta-feira que motoristas e mototaxistas entrassem no plenário do Legislativo municipal para cobrar do vereador Alfredo Ramos (PT) o pagamento por serviços que teriam sido prestados na campanha do senador Hélio Costa (PMDB) ao Governo de Minas.

Um grupo de seguranças formou uma barreira humana na porta de acesso ao plenário, onde ocorria sessão em homenagem ao Conselho Municipal de Educação. O presidente alega que em sessão especial não poderia haver protestos.

Mameluque nega ter contratado o serviço de segurança para impedir a entrada dos manifestantes e disse ter ficado surpreso ao tomar conhecimento de que havia uma empresa particular controlando o acesso ao plenário.

Ao todo, 16 pessoas cobram uma dívida de R$ 26 mil. Tanto o presidente da Câmara quanto o vereador cobrado somente saíram do prédio depois que os manifestantes foram embora. Foi a terceira vez que o grupo compareceu à Câmara Municipal, com faixas, para cobrar do vereador Alfredo Ramos, que nega ter feito a contratação dos serviços para a campanha eleitoral.

Na terça-feira (9), durante a sessão ordinária, o petista usou a tribuna para alegar que não tem nenhuma dívida e que está sendo extorquido. Isto acirrou os ânimos dos cobradores, que foram para a sessão legislativa de ontem. O assessor do vereador, identificado apenas como Bira, contradisse o vereador. De acordo com ele, existe a dívida com os motoristas, mas não com os mototaxistas.

O motorista Jair Aparecido Bastos afirma que foi contratado para trabalhar na campanha da presidente eleita Dilma Rousseff, no segundo turno, pelo valor de R$ 700, e que recebeu normalmente pelos 15 dias de trabalho, para o qual utilizou o próprio carro. Porém, o valor acertado para a prestação de um serviço para a campanha de Hélio Costa, no primeiro turno, no valor de R$ 1 mil, ainda não foi pago.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Edson Ferreira, explica que seis dos 16 motoristas e mototaxistas foram contratados para trabalhar na campanha de Dilma e Hélio Costa, pelo valor de R$ 10 mil, por dois meses. Porém, o pagamento não teria tido totalmente efetuado.

O presidente da Câmara Municipal de Montes Claros nega que tenha protegido o PMDB ao impedir o acesso dos manifestantes ao plenário, pois afirma que eles ficaram no hall principal. O vereador acusa os manifestantes de iniciarem tumulto no local. Por isto o impedimento.

quinta-feira, novembro 18, 2010

CRUZEIRO PROTESTA MAS CBF DÁ NOTA 10 AO JUIZ

O Cruzeiro enviou uma trinca de dirigentes para conversar com Sérgio Correa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, nesta quinta-feira. Contudo, o resultado da reunião parece ter sido pouco proveitoso para o clube celeste.

Dimas Fonseca, diretor de futebol, Valdir Barbosa, gerente de futebol, e Gustavo Perrella, vice-presidente de futebol, estiveram no escritório de Sérgio Correa no Rio de Janeiro com um DVD com 18 supostos erros de arbitragem contra o clube celeste durante o Brasileirão. Dos 18, oito eram referentes ao jogo do fim de semana, entre Corinthians e Cruzeiro.

Os pontos de maior reclamação dos dirigentes eram relativos a três pênaltis não marcados sobre o ataque celeste e o pênalti de Gil em Ronaldo, no fim da partida, que ajudou a decretar o 1 a 0 no Pacaembu.

Contudo, a Comissão de Arbitragem só reconheceu erros em marcação de impedimentos dos auxiliares Roberto Braatz e Alessandro da Mata. Desta forma, a nota 10 de Sandro Meira Ricci, dada pelo delegado da partida, Manuel Serapião Filho, foi mantida.

- Existem divergências nas avaliações do árbitro, porque a Comissão de Árbitros entende que o trabalho dele foi perfeito, a participação dele no jogo foi acertada, o que diverge da nossa opinião, tanto que nós trouxemos um material com várias cenas, vários lances, que mostram o motivo que nós divergimos dessa opinião - afirmou Dimas Fonseca.

VEJA COMO UM LEBREIA IMPEDE GOL DE PLACA DO CRAQUE

Após impedir um gol de placa de Cristiano Ronaldo na partida entre Portugal e Espanha (vitória dos portugueses por 4 a 0), o atacante Nani, do Manchester United, pediu desculpas.

No lance, o atacante do Real Madrid cortou a marcação já dentro da área e encobriu o goleiro Casillas, seu companheiro de clube. Com a bola já dentro do gol, Nani tocou de cabeça, fazendo com que o bandeirinha, pensando que a bola ainda não havia entrado, anulasse o gol e causasse uma grande irritação no craque.

Arrependido, Nani, que já disse algumas vezes que tem potencial para ser o melhor jogador do mundo, pediu desculpas:

- Achei que não estava impedido. Vinha muito embalado e não consegui pensar em parar. Depois vi que não devia ter interferido no lance. Já pedi desculpas ao Cristiano Ronaldo.

FOTOS DE NOIVOS PELADÕES CAUSAM POLÊMICA NA CHINA

As autoridades chinesas andam de cabelo em pé com uma nova mania no país: os noivos terem o retrato do casamento pelados. Para acabar com o problema, a estatal Associação de Fotógrafos ordenou a proibição deste tipo de fotos.

No país, as fotos são feitas meses antes do casamento e durante muito tempo, os chineses desafiaram as tradições, posando com roupas ocidentais. Agora a moda é posar sem roupa nenhuma (ou sem nada).

Os temas mais populares são anjos, imagens de Adão e Eva, as cenas dos deuses da Grécia Antiga, e até algumas sessões de pornô leve na sessão de fotos.

"Estas fotografias são contrárias ao espírito da instituição do casamento. O casamento deveria ser um rito sagrado, queremos ver isso respeitado", disse o líder dos fotógrafos associação He Lin.

HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO TAMBÉM PROCURA UM AMOR

Maior estatura, maiores mãos, maiores pés... o turco Sultan Köser é uma reunião de todos estes recordes. E para divulgar o lançamento da edição 2011 do Guinness Book, ele chegou ao Rio nesta quinta-feira, e participou de uma coletiva de imprensa em um hotel na Zona Sul. No alto de seus 2 metros e quarenta e seis centímetros e meio (vale frisar o "meio"), contou algumas das dificuldades pelas quais passa na vida, e diz que é uma pessoa normal. E que um de seus desejos é arrumar uma namorada. "A quem interessar possa, estou em busca de uma namorada", disse o gigante, animado.
Com 27 anos, faz parte de uma família humilde, do interior. Um tumor na glandula pituitária foi o responsável pelo crescimento exagerado, que lhe rendeu, inclusive, pés de 36,5cm (calçado de número 60) e 27,5cm de comprimento da mão. Há três anos, os médicos conseguiram reverter a produção exagerada de hormônio, e conter o crescimento. Hoje, com uma muleta em uma das mãos, procura lidar com a diferença da melhor maneira possível. "Quero encontrar boas roupas que caibam em mim. Já comprei um terno sob medida, e pelo menos um sonho já virou realidade: tenho uma calça jeans feita sob medida”, contou o gigante de 28 anos.
Segundo a equipe do Guinness Book, Sultan é a primeira pessoa a exceder os 2,438 metros em 20 anos - marca atingida pelo chinês Xi Shun, e a 11ª pessoa a superar essa marca. Em toda a história, a maior altura já registrada foi de 2,72m.

88 INSCRITOS NO FESTIVAL DE MÚSICA DA FESTA DO PEQUI

A Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros recebeu 88 inscrições para o festival de música, que acontecerá dias 26, 27 e 28 de novembro. O evento faz parte da programação da 20ª Festa Nacional do Pequi que, pela segunda vez, será realizada no estacionamento da rodoviária. Apenas 24 músicas serão classificadas.

Desde terça-feira, 16, a comissão organizadora, através de um corpo de jurados, está realizando a pré-seleção das melhores composições O trabalho deve ser concluído nesta quarta-feira, 17, com a divulgação do resultado.

O festival, que chega à sua sétima edição desde 1993, vai distribuir R$ 10 mil em prêmios para os três primeiros lugares e, ainda, o melhor intérprete e o melhor arranjo.

PADRE VAI A FESTA FANTASIADO DE PROSTITUTA

Um vigário provocou revolta na sua congregação ao ir a uma festa fantasiado de prostituta. O reverendo da Igreja Anglicana Martin Wray usou peruca, saia curta, salto alto e calça legging dourada. Tudo para levantar fundos para deficientes físicos e para a igreja.

O evento de caridade, chamado de "festa de vigários e prostitutas" ocorreu em South Tyneside (Inglaterra). Muitos fiéis reclamaram a instâncias superiores que a atitude de Martin é uma ofensa e deixa a paróquia com má reputação. Para alguns, o dinheiro arrecadado é "sujo".

"Deixar-se fotografar foi um erro que não deveria ter acontecido, associando a paróquia de St. Lawrence ao que ele fez no evento", reclamou um fiel, segundo reportagem do "Sun".
Mas houve quem defendesse o reverendo:
-
Ele está sendo ridicularizado por algo que era apenas para ser engraçado por uma boa causa.

OAB PODE PUNIR ADVOGADO VICIADO, QUE JÁ FOI PRESO

A Comissão de Ética da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) instaurou um procedimento para apurar a conduta do advogado Ércio Quaresma, que representa o goleiro Bruno Fernandes de Souza, acusado de ser o mandante do desaparecimento e já considerada morte da ex-amante Eliza Samudio. Conhecido pelas atitudes polêmicas, o advogado poderá ser suspenso preventivamente pela OAB, o que o impediria de continuar à frente do caso.
Ele aparece em um vídeo da TV Alterosa - afiliada do SBT em Belo Horizonte - fumando crack, supostamente em uma boca de fumo localizada na região noroeste da capital mineira. Ciente da gravação, Quaresma se antecipou à veiculação do vídeo e admitiu em entrevista à emissora que é dependente da droga e luta há oito anos contra o vício.

Desde o início das investigações envolvendo o desaparecimento da ex-amante do goleiro foram abertos quatro procedimentos disciplinares contra o advogado na OAB. A conduta de Quaresma tem causado constrangimento na seção mineira da ordem.

A entidade requisitou o vídeo em que ele aparece consumindo crack. "A OAB está estudando a aplicação ou não de uma medida preventiva para a suspensão dele até que os processos sejam julgados. A turma do Tribunal de Ética vai julgar se é o caso ou não de suspensão", disse hoje o presidente da entidade, Luís Cláudio da Silva Chaves, ao alegar que a medida busca "preservar os clientes" do advogado. "A gente lamenta, uma droga grave dessas."

A OAB, disse Chaves, pretende realizar um rito célere depois que o defensor de Bruno for notificado. Hoje, a reportagem procurou Quaresma, mas a informação em seu escritório era que ele estava em viagem. Na semana passada, durante audiência de instrução com depoimentos dos réus, o advogado disse a interlocutores que já esperava pela divulgação do vídeo. A gravação estaria sendo oferecida a emissoras de TV e jornais.

No ano passado, Quaresma chegou a ser preso com pedras de crack escondidas na boca em uma favela de Belo Horizonte. Na entrevista à emissora mineira, ele contou que há um ano e meio buscou ajuda profissional especializada para se livrar do vício, mas nesse período teve três recaídas.

Ex-policial na década de 1980, o advogado de 46 anos chegou a concorrer como candidato ao governo de Minas Gerais em 1994 e gosta de contar que trabalhou em outros casos de repercussão nacional - o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang e massacre de 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás, ambos no Pará.

CHUVAS DE QUARTA DÃO PREJUÍZOS A MORADORES DE MOC

A tempestade que caiu durante a tarde de ontem, quarta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas, causou estragos na cidade e gerou prejuízos aos moradores, mais acostumados a graves períodos de seca. Pelo menos dez bairros foram atingidos, sendo que quatro sofreram com enchentes.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no Centro da cidade uma clínica médica teve o telhado destruído por causa do vento. Já os bairros Morrinhos, Santa Rita I e II, e Vila Campos foram inundados - a água subiu a mais de 1,30 metro. Os outros bairros registraram apenas lentidão do trânsito e leves batidas entre carros. Nenhuma pessoa se feriu ou foi levada pelas enxurradas. (Pedro Rotterdan)

HOMEM PRESO COM OITO QUILOS DE MACONHA NO CORPO

Um homem de 33 anos foi preso por transportar 8 kg de maconha escondidos por todo o corpo na cidade de Pacuri, no Mato Grosso do Sul, durante uma operação realizada na noite de ontem, quarta-feira, pela Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal.

A apreensão ocorreu após revista em um ônibus que seguia para São Paulo. Ao abordar o rapaz, a polícia encontrou a droga espalhada nas pernas, na cintura e no tórax. O caso foi registrado no Distrito Policial de Ponta Porã.

COCAÍNA NA CINTURA

Na tarde desta quarta-feira (17), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, outra operação da Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal prendeu um homem com meio quilo de cocaína preso à cintura.

A apreensão também ocorreu durante abordagem a um ônibus. O rapaz tinha como destino a capital Campo Grande. A ocorrência foi encaminhada para o Distrito Policial de Corumbá.

INGLÊS JURA TER VISTO CACHORRO MORTO NUMA MAÇÃ

Steve Watson com 'Barney', que morreu em janeiro de 2009.

O bombeiro britânico Steve Watson, de 54 anos, disse que a imagem de seu cão de estimação "Barney", que morreu em janeiro de 2009, apareceu em uma maçã que ele estava prestes a comer, segundo a agência de notícias "Barcroft Media".

Apesar de não acreditar em coisas sobrenaturais, Watson disse que ficou espantado quando se deparou com a mancha curiosa na fruta. Segundo ele, "Barney" adorava comer pedacinhos de maçã que ele e sua esposa deixam cair no chão.

quarta-feira, novembro 17, 2010

ENFERMEIRA FAZ SURUBA EM HOSPITAL E É AFASTADA

A enfermeira Jayne Reed, de 47 anos, gostava de ser chamada de "mamãe ursa". E acabou em maus lençóis após levar dois pacientes - um homem de 46 anos, chamado por ela de "papai urso", e uma jovem de 18 anos, a "bebê urso" - para a cama em um hospital psiquiátrico em Worcestershire (Reino Unido). Os três juntos!
Jayne foi afastada e agora está sendo investigada pelo Conselho de Enfermagem britânico. A enfermeira é acusada, ainda, de ter ido à casa do "papai urso", mesmo depois de ele ter recebido alta, e ter feito sexo oral nele. Ela também teria enviado torpedos picantes para a jovem e a levado ao cinema.
Tudo isso aconteceu depois que Jayne se divorciou, segundo informações do "Daily Mail". Ela se dizia deprimida aos pacientes "ursos".

CAIXÕES PARA GAYS TÊM HOMENS NUS PRA TODO MUNDO

Uma funerária na Alemanha resolveu investir alto no público gay e criou caixões especialmente para homossexuais. Os ataúdes são decorados com imagens de homens nus.
Os criadores - Mike Konigsfeld e Tom Brandl, de Colônia - viveram juntos por dez anos. Para eles, o caixão propicia "uma partida mais calorosa e fantástica".
"As pessoas estão cortando gastos por causa da recessão, mas um segmento que continua gastando é o dos casais gays. E poucas pessoas estão trabalhando para eles no mercado funerário", disse Mike, que reconhece que o produto exposto na vitrine choca os mais conservadores.

MENOR MULHER DO MUNDO ESTÁ PROCURANDO UM AMOR

Ela tem 21 anos. Mede 71 centímetros e pesa 6,8 quilos. Hatice Kocaman ostenta o título de menor mulher do mundo.
A turca, que vive no vilarejo de Kadirli, só é maior que o nepalês Khagendra Thapa Magar: 67 centímetros e 6,5 quilos.
"Deus me fez do jeito que eu sou e tenho orgulho disso. Espero encontrar alguém que me ame um dia", disse Hatice, segundo reportagem do "Metro".
Hatice vive com os pais, Ibrahim e Hatun, que afirmam que a filha teve desenvolvimento normal até os 8 anos. Depois, parou de crescer.
Sem recursos, a família não procurou ajuda médica especializada.

ADVOGADO DE BRUNO É FLAGRADO FUMANDO CRACK

A emissora de TV SBT/Alterosa teve acesso a um vídeo que mostra o advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, fumando crack. A gravação foi feita dia 29 de outubro de 2010 na favela da Ventosa, região noroeste de Belo Horizonte. No vídeo, o advogado Ércio Quaresma está no canto de um beco, uma boca–de–fumo, rodeado de outros viciados. Uma mulher, que foi quem comprou a droga para o advogado, é que oferece o cachimbo. Ela também é usuária.
Por causa do pagamento da pedra, há uma discussão entre os viciados. Ércio esclarece o pagamento, mas se confunde com o valor. Um homem, que seria o traficante da área, não gosta da confusão, mas se acalma ao saber quem está no local. Antes de ir embora, Ércio Quaresma pede para fumar a droga novamente. Ao saber da gravação desse vídeo, Ércio convocou a imprensa e revelou que é viciado em crack.

OUÇA SAMBA CAMPEÃO DA BEIJA FLOR EM LOUVOR AO REI

Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah! Essa lembrança foi o que ficou
Momentos que não esqueci
Eu cheio de fantasias na luz do rei menino
Lá no meu Cachoeiro
E lá vou eu... Era de o rádio a onda me levar
Na jovem guarda o rock a embalar... Vivi essa paixão
Calhambeque belos dias
No festival a primazia
Amigos de fé guardei no coração

Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você

Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora viola! Nas veredas dos Sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamei em meus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vem as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, Poema, emoção!

Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
A alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade

NOVA LOURA DO É O TCHAN, DE LINGERIE, É UM ESTOURO



A dançarina do É o tchan, Karol Loren, posou para a Revista Básica vestida apenas com lingerie. Com um corpo impecável, a bela exibiu suas curvas em um ensaio fotográfico feito em um hotel em Ipanema.

terça-feira, novembro 16, 2010

PRÍNCIPE FICA NOIVO COM ALIANÇA DA MÃE DIANA

O príncipe William deu à namorada de longa data, Kate Middleton, um anel de noivado que pertenceu a sua mãe, a princesa Diana - anunciou nesta terça-feira a Clarence House, a residência oficial do príncipe Charles da Inglaterra.

Mais, cedo a família real havia informado que William vai se casar no próximo ano com Kate. Eles noivaram em outubro, no Quênia.

William deu o mesmo anel de noivado - com uma safira azul rodeada de diamantes - que seu pai, o príncipe Charles, entregou a Diana quando a pediu em casamento, em fevereiro de 1981.

O anel, criado pela joalheria Garrard, custou na época 28 mil libras (mais de R$ 77 mil).

O casamento deve ocorrer na primavera ou no verão de 2011 (outono ou inverno no hemisfério sul), segundo a Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Mais detalhes devem ser adiantados futuramente.

Na primeira aparição pública do casal, Kate disse que é um "desafio enorme" entrar para a família real britânica.

"É um desafio enorme, mas com um pouco de sorte farei progressos, e William é um grande professor, espero que possa me ajudar ao longo do caminho", disse, ao posar para as câmeras no Palácio de Saint James.

Kate, que usava um vestido de cetim azul para combinar com o anel, confirmou que o príncipe a pediu em casamento durante umas "férias maravilhosas" no Quênia, em outubro.

O príncipe William, segundo na linha de sucessão da coroa britânica, descreveu o anel como "muito especial" para ele.

"É minha maneira de garantir que minha mãe não está ausente da emoção deste dia e de nossa intenção de passar o resto de nossas vidas juntos", acrescentou.

William, filho mais velho do príncipe Charles e da princesa Diana, é o segundo na linha sucessória do trono britânico.

GOL DE NEYMAR PODE SER ELEITO O MELHOR DO MUNDO

O ano Neymar pode ser fechado com chave de ouro. O camisa 7 do Santos está concorrendo com outros setes candidatos do mundo todo na disputa do Fifa Puskás Award, de melhor gol do ano. O golaço que o atacante marcou contra o Santo André no último Paulistão concorre ao prêmio de mais bonito de 2010. O atual dono do prêmio é Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Além de Neymar, Messi e Robben, estão na briga Hamit Altintop, Giovanni van Bronckhorst, Linus Hallenius, Samir Nasri, Siphiwe Tshabalala, Matthew Burrows e uma mulher, Kumi Yokoyama (veja aqui o golaço marcado por ela na Copa do Mundo Sub-17 feminina), são os indicados. O ganhador será revelado durante a cerimônia de entrega do prêmio da Bola de Ouro da Fifa no dia 10 de janeiro de 2011 em Zurique, na Suíça, e receberá o troféu do Prêmio Puskás da FIFA gravado com o seu nome.


ASSISTA AO VÍDEO DESSA PINTURA DE GOL

ESPECTADORES OFERECEM DINHEIRO A SÍLVIO SANTOS...

As mensagens começaram a chegar ao SBT por meio de cartas e emails no último final de semana, quatro dias depois de anunciado o rombo do banco Pan Americano, de R$ 2,5 bilhões. "Silvio, gostaria de saber como posso ajudar você e o SBT", diz trecho de uma das cartas que fizeram marejar os olhos de Silvio Santos.
Tivemos cesso ao conteúdo de outros dois emails enviados ao SBT no último fim de semana.
"Pessoal do SBT", começa a primeira mensagem, "Peço que mandem uma conta do Grupo SS para que eu possa depositar um pouquinho das minhas economias para ajudar o Silvio que tanto tem ajudado o povo sofrido. (Assinado Jorge)"
"Silvio você é o cara. Já ajudou muita gente e agora é nossa vez de ajudar." (Adriano, via hotmail)
Há dezenas de outras, e todas têm em comum o fato de que foram escritas por gente simples que simplesmente adora Silvio Santos e diz que fará qualquer coisa para tirá-lo da enrascada em que seu grupo se meteu.
Quatro dias parece ter sido o tempo necessário para que milhares e milhares de telespectadores do SBT das classes C e D entendessem que o problema do Pan Americano podia por em risco a carreira de Silvio Santos. Desde sexta-feira. o SBT tem recebido mensagens enviadas por fãs de Silvio, do SBT e mesmo das empresas do grupo que têm forte apelo popular, como a Tele Sena e o Baú da Felicidade.
Um telespectador perguntou em email se deveria comprar um carnê ou um bilhete da Tele Sena, em dúvida sobre qual dos dois produtos poderia ajudar mais a Silvio Santos.
Além dos fiscais do BC, a família de Silvio tem acompanhado cada passo das investigações e inclusive já está fazendo o levantamento contábil de outras empresas do grupo, como a Jequiti Cosméticos e a Sisan Empreendimentos Imobiliários, que vende imóveis comerciais.
Estão sendo levantados balanços de todas as empresas, bem como as negociações com fornecedores, clientes e contratos de terceirização.
Silvio, Íris e as filhas têm acompanhado, com advogados, todos os passos da investigação. (Ricardo Feltrin - Colunista do UOL)

CURSOS DA FACIT EM MOC RECEBEM NOTA 4 DO MEC


Equipe avaliadora do Ministério da Educação que esteve em Montes Claros na semana passada reavaliando os cursos de Engenharia oferecidos pela Faculdade de Ciência e Tecnologia- FACIT -, deu nota 4 para a instituição, sendo que 5 é a nota máxima dada pelo MEC.
No relatório, os avaliadores destacaram que: “A FACIT busca pela qualidade, observando a necessária relação teoria-prática, garantindo as atividades nos campos de estágio e as orientações e referências para os trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica”. Foi destacado que “a estrutura laboratorial é composta por 28 laboratórios didáticos muito bem equipados e compatíveis com o fim a que se destinam e alguns deles destinados a Projetos de Pesquisa” e valoriza a presença do Laboratório de alta tecnologia instalado na FACIT, com a participação da Biomm.
Os avaliadores ressaltaram ainda as várias parcerias da FACIT que resultam em pesquisas científicas. Segundo o relatório, “a Instituição tem incentivado fortemente a pesquisa e a Iniciação Científica. As atividades de extensão estão implantadas e sistematizadas, sendo organizadas e gerenciadas por setor específico, com vários projetos em execução, os quais são relevantes para a formação acadêmico-científica do alunado e para o desenvolvimento regional, uma vez que a comunidade integrante de toda a microrregião na qual a IES está inserida se beneficia destas atividades” Foi enfatizado ainda que a FACIT possui uma coordenação própria de extensão responsável por planejar e acompanhar as atividades de extensão”.
Outro ponto destacado pelos avaliadores do MEC é a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica mantida pela FACIT que, segundo eles, é bem organizada e atuante e, no momento, aloja 5 empresas e envolve 17 pessoas (diretamente) entre egressos e alunos estagiários. “A Incubadora permite uma complementação na formação dos alunos e aproxima os mesmos do mercado de trabalho”, ressaltaram os avaliadores.
O resultado excelente da reavaliação do MEC sobre a FACIT foi comemorado pela diretoria da instituição e pelo presidente da Fundação Educacional Montes Claros, Ariovaldo de Melo Filho, que considerou a conquista da nota 4 no MEC “um marco na história da FACIT que sempre priorizou o ensino de qualidade como uma poderosa ferramenta para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social de nossa região”. (Rosângela Silveira)

DEMITIDA DO EMPREGO POR TER SEIOS DESSE TAMANHO

A norte-americana Amy-Erin Blakely, de 43 anos, entrou com um processo contra a companhia em que trabalhava em Orlando, no estado da Flórida (EUA), alegando que foi demitida por ter seios muito grandes, segundo reportagem da emissora de TV "CBS".
Ela destacou que se sentia humilhada ao saber que seus chefes se concentravam em seus seios, em vez de seu desempenho profissional. "Eu só pedi para ser julgada pelos meus méritos. Em vez disso, eu parecia ser julgada por minha aparência e o tamanho dos meus seios", disse ela.
A mulher alega ainda que foi informada de que outros funcionários teriam reclamado que não conseguiam se concentrar nas reuniões, porque tudo o que viam eram seus seios enormes. Por isso, ela teria sido avisada de que deveria "escondê-los".
Amy-Erin destacou que sempre se vestiu profissionalmente, era uma funcionária exemplar e jamais havia sido repreendida. Apesar de ter sido promovida oito vezes em 13 anos, ela alega que foi impedida de crescer mais dentro da companhia, porque seus chefes a achavam "muito sensual".

MULHER NÃO LIMPA A CASA E MARIDO PÕE FOGO NELA

O norte-americano Michael S. Dorch, de 36 anos, foi preso na última quarta-feira em Callaway, no estado da Flórida (EUA), acusado de colocar fogo na própria casa porque sua mulher não havia limpado a residência, segundo reportagem do jornal "Walton Sun".
Rachel Dorch, de 50 anos, afirmou à polícia que seu marido estava com raiva. Ela destacou que ele acendeu um fósforo e jogou em cima da cama, dizendo "aí está sua casa".
Os bombeiros conseguiram apagar o fogo, mas o quarto do casal ficou totalmente destruído. Dorch foi levado para a prisão do Condado de Bay acusado de incêndio criminoso. A Justiça fixou sua fiança em US$ 50 mil.

JÁ É DE 60 NÚMERO DE MORTOS EM QUEDA DE PRÉDIO

Subiu para 60 o número de pessoas mortas no desabamento de um edifício de cinco andares no leste de Nova Déli, na Índia, segundo fontes policiais. O imóvel desabou no início da noite desta segunda-feira (15).

"Podemos confirmar que 60 pessoas morreram e 80 estão em atendimento em vários hospitais", disse à France Presse o porta-voz da polícia municipal, Rajan Bhagat. Ainda de acordo com as autoridades locais, muitas vítimas continuam debaixo dos escombros. Estima-se que 250 moradores viviam no edifício.

Segundo as equipes de resgate, o recente transbordamento do rio Yamuna provocou uma concentração de água nos alicerces do edifício e esta foi a causa do desmoronamento, versão que foi confirmada pelo ministro das Finanças, A. K. Walia.

No entanto, a Corporação Municipal de Délhi destacou que a principal causa do acidente foi a má construção do edifício. O edifício fica localizado em Laxmi Nagar, na colônia Lalita Park, no leste da cidade. A maioria dos moradores é composta por emigrantes de outras regiões da Índia.

segunda-feira, novembro 15, 2010

BOMBA: ESCRITORA OFERECE DORMIR COM O PRESIDENTE

Charlotte Roche, escritora alemã sensacionalista, ofereceu ao presidente Christian Wulff uma noite em sua companhia, em troca de seu veto à prorrogação do funcionamento das centrais nucleares - durante entrevista à revista semanal Der Spiegel que estará nas bancas na segunda-feira.

"Eu durmo com ele, se ele não assinar" a lei que prorroga o funcionamento das 17 centrais nucleares, declarou à revista a autora do romance "Zones Humides", Zonas Úmidas, numa tradução literal.

"Meu marido está de acordo. Agora, falta a primeira-dama dar o sinal verde. Sou tatuada", declarou a mulher de 32 anos, que participou na semana passada de manifestações na Alemanha contra um comboio de dejetos radioativos reprocessados na França.

Wulff deve decidir neste ano se a lei que prolonga o funcionamento das usinas nucleares, adotada no fim de setembro pelos deputados alemães, pode ser implementada sem o aval do Bundesrat (câmara alta do Parlamento, representando os estados regionais).

A também jornalista Charlotte Roche vendeu na Alemanha mais de um milhão de cópias de seu best-seller que conta, em palavras cruas, as crises de hemorroídas e as experiências sexuais de uma jovem de 18 anos, após sua hospitalização por causa de uma depilação mal-sucedida.

ARCO-ÍRIS REÚNE 1 MILHÃO DE ADEPTOS EM COPACABANA

Mesmo com o tempo nublado, com ameaça constante de chuva, a 15ª edição da Parada do Orgulho LGTB (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis) de ontem, domingo (14) em Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, reúne cerca de 1 milhão de participantes, de acordo com o grupo Arco-Íris de Cidadania, organizadores do evento. O número de participantes ultrapassou a estimativa da organização, que esperava reunir 800 mil pessoas. Já a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) se preparou para 1 milhão de pessoas no local. A Polícia Militar ainda não informou o número de participantes estimado pela corporação.
O famoso símbolo do movimento gay, a bandeira Arco-Íris, foi estendida na orla já no inicio do evento. De acordo com Júlio Moreira, presidente do grupo, esta é a maior bandeira do país.
- Ela tem 124 metros de comprimento por dez de largura e vai representar o amadurecimento depois de 15 edições do terceiro evento mais importante da cidade carioca.
Ao todo, 13 trios tocarão música e enfeitarão a orla do Rio com bolas, bandeiras, plumas e corações. O tempo feio não tirou o colorido e o brilho das fantasias que se destacavam na multidão.
Guilherme dos Santos, que participa todo ano da parada, chegou ao desfile com muita purpurina, paetês e maquiagem.
- O look é para abrilhantar esse dia nublado e mostrar o quanto nós somos gente e merecemos respeito. Não é qualquer tipo de manifestação que consegue trazer tanta gente assim para praia nesse frio.
Para garantir a organização do evento, a guarda municipal montou esquema especial com 231 agentes patrulhando as principais ruas de acesso a praia de Copacabana. A CET-Rio interditou a avenida Atlântica nos trechos entre as ruas Francisco de Sá e Francisco Otaviano. A previsão é de que a parada termine às 20 horas.

CLÁUDIA LEITTE MOSTRA OS SEIOS EM DECOTÃO VERMELHO

Claudia Leitte apareceu com um visual para lá de ousado em evento de que participou no sábado (13). Ela adotou roupa de cor vermelha com um grande decotão.
A cantora adotou o modelito durante o espetáculo que fez na Costa do Sauípe, no litoral da Bahia. O macacão faz parte do figurino do show de sua turnê, Rhytmos. Na ocasião, Claudia lançou sua nova música de trabalho, Água, que foi escolhida por votação pelo público.
"Água é uma música potente. Eu apostava nela. A voz dos meus fãs é a minha voz".

TAYNA, MENINA FANTÁSTICA 2010, SEGUE PARA A ITÁLIA

Tayna Carvalho é a grande vencedora da segunda edição do concurso Menina Fantástica 2010. Depois de passar por cinco provas, a paraense de 18 anos obteve a confiança dos jurados e do público, conquistando 52% dos votos pelo telefone e pela internet. Além do prêmio de R$ 500 mil em contratos publicitários com a agência Mega Models, a representante da cidade de Belém do Pará embarca nesta segunda-feira (15) para Milão, na Itália, onde vai conhecer as coleções da moda outono-inverno.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA INDIAZINHA


ABERTOS 75 CONCURSOS PÚBLICOS COM 22.291 VAGAS

Pelo menos 75 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (15) e reúnem 22.291 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 10,8 mil Prefeitura de Acaraú (CE). Já o Instituto Rio Branco paga bolsa de estudo de R$ 25 mil.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

ESTUDANTE FLAGRADO PELADO DENTRO DA BIBLIOTECA

O norte-americano Seth Pace foi flagrado andando nu na última quarta-feira na biblioteca da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA). O estudante foi preso pela polícia por volta das 23h acusado de exposição indecente, segundo o jornal "Technician".
De acordo com o policial Jon Barnwell, Pace estava agitado e alterado. "Parece que ele estava sob a influência de algum tipo de droga", disse Barnwell, destacando que um grupo de cerca de 15 pessoas viu o incidente envolvendo o jovem nu.

domingo, novembro 14, 2010

ACREDITE! ESTES DOIS JÁ SE CASARAM 83 VEZES

O britânico Mark Duffield-Thomas e a australiana Denise casaram-se um com o outro pela 83ª vez neste sábado (13), segundo a imprensa da Austrália. A cerimônia ocorreu em uma piscina de um resort em Port Douglas, Queensland.
Os dois afirmaram que querem chegar às cem cerimônias de casamento. Ao renovar 83 vezes seus votos, eles afirmaram ter "empatado" com os atuais recordistas mundiais da categoria, pelo Livro Guinness de Recordes.
O casal também serve como "garotos-propaganda" de uma empresa irlandesa. Desde agosto, eles "casaram-se" em lugares estranhos como cavernas, uma lagoa cheia de tubarões e uma igreja em ruínas em várias partes do mundo, e relataram suas aventuras em um blog.

NUNCA DEIXE O CARRO MORRER NUMA ILHA DE NUDISMO

CEMIG LEVA PEÇA TEATRAL A CIDADES DO NORTE DE MINAS

Em novembro, um pescador e seu neto descem o São Francisco com um objetivo: olhar nos olhos do Surubim Rei e descobrir os mistérios do Rio nessa jornada. Esse é o cenário da peça “Os Olhos do Surubim Rei” que percorre, neste mês, o Norte de Minas, em uma iniciativa do Programa Peixe Vivo da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e do Grupo Kabana.

O espetáculo passará por Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Januária, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova e Felixlândia realizando 76 apresentações para mais de 11 mil pessoas, incluindo estudantes de 76 escolas públicas e moradores locais. A entrada é aberta a ao público, sujeita à lotação da tenda (150 lugares). A peça fica de 2 a 4 dias em cada cidade, realizando, em média, dois eventos pela manhã e dois à tarde, além de apresentações à noite.

Por meio de técnicas inusitadas como a manipulação de bonecos em espelho d’água e projeções de sombras, as barrancas e curvas sinuosas das águas que cortam a região povoada de mistérios, lendas e peixes formam o cenário da peça. O roteiro de “Os olhos do Surubim Rei” foi criado com o intuito de explorar a rica cultura popular do Vale do São Francisco.

Ao todo são 23 bonecos que representam 15 personagens, desde o pescador e lavadeiras até o mítico caboclo d’água e o imenso surubim rei. A direção geral é de Mauro Xavier, a dramaturgia de Nélida Prado, direção e confecção de bonecos de Tião Vieira, programação visual de Léo Ladeira e trilha sonora original de Pedro Delgado e Geovanne Sassá, que se apresentam ao vivo em cada um dos espetáculos. (Patrícia de Souza Rocha Parrela)

PROGRAMAÇÃO DE “OS OLHOS DO SURUBIM REI”

Público: Livre

Entrada franca – Sujeito a lotação (150 lugares)

15 a 19/11 – Januária

22 e 23/11 – São Gonçalo do Abaeté

25 e 26/11 – Morada Nova

28 a 30/11 - Felixlândia