sábado, abril 12, 2008

RESENHA DO RÊ

SOPRANDO VELINHAS
Abrimos o espaço máximo desta Resenha para homenagear o filho de um amigo do peito, nosso companheiro Adilson Cardoso, uma das figuras mais queridas da saúde montes-clarense. É dele o texto que se segue, dedicado ao pequeno Airon.
Parabéns, Pitucho!

O ANIVERSÁRIO DE AIRON
Chegou o grande dia de pular, dançar e gritar, soprar as cinco velinhas coloridas com os escudos de todos os times, até mesmo do Atlético Mineiro, pois é o time do seu coleguinha Samuel Taylor.
O mundo da fantasia abre suas cortinas e deixa seus personagens brincar com Airon Augusto. Ele quer o lápis para riscar suas abstrações, a bola para ser jogador de futebol e a roupa para se transformar no homem aranha. Ainda há pouco sonhou que estava voando para Marte, nas asas de um urubu. Outra vez um macaco lhe mostrou a língua , fazendo-o acordar em prantos.
Mas a tristeza não existe no reino de tanta alegria, principalmente porque Airon pratica o super-liper-hiper pulo do Tigrão. Para pular, no intuito de achar soluções para o que vier à sua frente, seguindo fielmente os passos do ídolo listrado que mora no Bosque dos Cem Acres, até contar aprendeu com o método pulante.
Pitucho também tem seus ídolos no mundo bobo das coisas reais. Apesar de ter apenas cinco aninhos, completados nesta data, fica chateado quando não é autorizado a ver o gordinho Jô Soares antes de dormir. Ouve o sertanejo de Vitor e Léo, cantando junto a música Que vida boa ao longo de suas extensas listas de brincadeira.
O universo dos nossos olhos abraça Airon no calor aconchegante de mamãe Lilian, na doçura dos beijos de Heby e pai-vovô, no gostoso afeto de Mê, Aninha e irmão, no colo de vovó Vina e vovô Zezé, e nas incontáveis mensagens dos coleguinhas da escola, em especial Heitor. Parabéns, Champion! Que a essência do bem que ainda existe no seio da mãe natureza possa guiá-lo para sempre desta maneira meiga e cativante. Nós o amamos muito, Rei. Agora, como disse Boby Sponja, quem chegar por último no bolo será o último a chegar...
Tatai Adilson

COMOÇÃO NACIONAL
E por falar em cinco anos, o Brasil continua chorando copiosamente o bárbaro assassinato de Isabella, cuja beleza se iniciava no nome e expandia mundo afora. Ninguém tira de minha cabeça que a madrasta é a maior culpada por essa comoção nacional. Tanto que está lá.
N’A Província.


FAZER O QUÊ?
Muita gente estranhou, mas a soltura do pai Alexandre Nardoni e da madrasta má Ana Carolina Jatobá ocorreria em qualquer comarca do país. É para isso que existe o habeas corpus. Para que não se cometam excessos nem se façam prejulgamentos.
É a letra fria da lei.


CADA AVIÃO...
O maninho Farley mostrou as fotos lá no Virgínio da Camilo Prates e eu tive que concordar: são da melhor qualidade as candidatas ao carnaval temporão da prefeitura. Tudo graças ao desempenho de João Jorge.
O carnavalesco.


ESTE É PRA FICAR
Foi só esta Resenha falar que a Praça de Esportes está mais escura do que a boca do capeta para aparecer um tanto de gente reivindicando escuridões muito mais retintas do que a daquele logradouro, que ganha novo nome deste minifúndio de papel.
Praça de ex postes.


NEM MILAGRE
Você acredita que ainda tem gente na assessoria do prefeito nem atos nem desatos achando que ele conseguirá reverter a reprovação de 60% de sua administração? Teria ele, em cinco meses e pouco, condições de mudar a cabeça de 132 mil eleitores?
Duvidêodó...

CANDIDATAS A MISS BRASIL INVADEM SAMPA

A semana foi movimentada para as candidatas ao concurso Miss Brasil 2008, que acontece no próximo domingo (13), em São Paulo. Mas entre um ensaio e outro, elas tiveram um tempinho para conhecer o Centro Velho de São Paulo. No início da semana, as 27 representantes mais belas de cada estado do país chamaram a atenção dos pedestres na esquina da Rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá.

PROMOTOR ABRE O JOGO PARA BOM ENTENDEDOR: CASAL MATOU ISABELLA

O promotor Francisco Cembranelli, indicado pelo Ministério Público para acompanhar o caso Isabella, disse nesta sexta-feira (11) que existem indícios que ligam o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá aos ferimentos encontrados no corpo da menina de 5 anos. “Há informações preliminares do Instituto de Criminalística (IC) que nos permitem vincular o casal aos ferimentos sofridos por Isabella e ao que ocorreu na cena do crime”, disse.
Segundo Cembranelli, "testemunhas idôneas" contaram que dez minutos antes de Isabella cair do 6º andar de um prédio na Zona Norte de São Paulo, em 29 de março, foi ouvida uma “ferrenha discussão do casal dentro do apartamento, sendo reconhecida a voz da pessoa que discutia e que foi posteriormente comparada com a voz de Anna Carolina Jatobá no momento em que gritava ao celular no térreo ao lado do corpo da menina”. Durante a briga, foram ouvidos "muitos palavrões".
Ele não afirmou quantas testemunhas seriam e nem se são moradores do prédio. Para o promotor, esse despoimentos seriam "elementos bastante claros que abalam a versão trazida pelo casal".
De acordo com os relatos passados por Cembranelli, Anna Carolina Jatobá teria sido ouvida no térreo do edifício "xingando" o porteiro, reclamando da "falha na segurança" do condomínio.
Apesar de afirmar que existem elementos contra o casal, o promotor não quis apontá-los como os autores do crime. "Não há precipitação. Há tranqüilidade até porque dependemos dos laudos periciais". Cembranelli disse ainda que a libertação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá atrapalha o andamento das investigações sobre a morte da menina de 5 anos.
“Sob minha ótica prejudica as investigações, sim. Mas isso não altera o meu propósito. Continuo com a fé inabalável que descobriremos quem matou Isabella”, disse. A afirmação foi feita pouco depois de a delegada seccional da Zona Norte de São Paulo, Elizabete Sato ter dito, também em coletiva, que a libertação do casal não iria atrapalhar as investigações do caso.
Cembranelli afirmou que respeita a decisão da Justiça de ter dado habeas corpus ao casal, mas não concorda com ela. Apesar disso, ele falou que “nada mudou” nas investigações do caso. Quanto a possibilidade de existir um terceiro suspeito do crime, Cembranelli respondeu: "Todas as possibilidades continuam (a ser levadas em conta), mas não há na investigação algo que indique isso".

sexta-feira, abril 11, 2008

BOMBA 2! POLÍCIA FEDERAL CAÇA QUATRO PREFEITOS DO NORTE DE MINAS. OU MAIS


R$ 1,12 milhão apreendidos em um dos imóveis do prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, segundo a PF

Quatro prefeitos do Norte de Minas, suspeitos de envolvimento no esquema de fraudes do FPM – Fundo de participação dos municípios, que pode ter gerado prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos, podem ser presos a qualquer momento. Outros 18 prefeitos de várias partes do estado, da Bahia e do Distrito Federal foram presos nesta semana.
Fonte policiais informam as prefeituras de Bocaiúva, Jaíba, Mirabela, Rio Pardo de Minas e outras estão sendo investigadas pela polícia federal e que os respectivos prefeitos podem ter suas prisões cautelares decretadas pela justiça e serem presos a qualquer momento.
Ainda segundo essas fontes, ainda não foi fechado o montante dos prejuízos causados aos cofres públicos pelos acusados de fraude nas prefeituras do Norte de Minas, porém, a estimativa é de que o montante alcance outros milhões de reais.
Segundo informações da PF, as investigações que culminaram na operação Pasárgada, deflagrada na última quarta-feira, quando foram presos, além dos prefeitos, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista.

ANNA CAROLINA JATOBÁ SAI DA CADEIA GRITANDO: - EU NÃO SOU ASSASSINA

Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni, chegou por volta das 15h43 desta sexta-feira (11) ao Instituto Médico-Legal (IML) na região central de São Paulo. Ao sair da delegacia, ela disse aos repórteres: "Eu não sou assassina".
Anna Carolina deixou o 89º DP (Portal do Morumbi), Zona Sul da capital, onde ficou presa por oito dias, às 15h24. Ela e o marido, Alexandre Nardoni, pai da menina que morreu na noite de 29 de março ao cair de um prédio na Zona Norte, tiveram pela manhã o pedido de habeas corpus concedido pela Justiça. Como Alexandre, após deixar a delegacia, Anna Carolina seguiu para o Instituto Médico-Legal (IML) para passar por exame de corpo de delito.
A saída de Anna Carolina foi marcada por muito tumulto. Jornalistas e moradores da região se aglomeraram na porta da delegacia para acompanhar o momento em que a jovem de 24 anos seria solta. Ela foi xingada por vários curiosos. Além disso, um forte aparato policial foi montado, com a participação de policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), que conduziram Anna Carolina para o IML. Diferente do marido, a madrasta de Isabella saiu da delegacia sem cobrir o rosto.
Ela e Nardoni tiveram a prisão temporária decretada por 30 dias em 2 de abril por suspeita de envolvimento na morte da menina. Às 13h35, o fax com o pedido de soltura de Anna Carolina chegou à delegacia. Pela manhã, ela chorou ao saber pela televisão que teve o pedido de habeas corpus concedido. A TV fica em uma área comum dentro da carceragem do 89º DP.

CASO ISABELLA: PAI SUSPEITO ESTÁ NA RUA

Alexandre Nardoni, deixou a carceragem do 77º Distrito Policial, de Santa Cecília, no Centro de São Paulo, por volta das 14h30. Ele saiu na parte traseira do carro da polícia. Dois carros da polícia saíram na contramão da Alameda Glete e outros dois saíram pela direita, mão da rua. Algumas pessoas que estavam no local, bateram nos veículos.
var midiaEmbed = { midiaId: 814470, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();
Houve uma tentativa de despiste por parte da polícia que simulou a saída de Alexandre Nardoni por uma das duas portas do 77º DP. Inicialmente, um policial enrolado em um cobertor foi retirado por uma das saídas, o que provocou correria, tanto entre a imprensa quanto entre os curiosos no local. Na saída desse carro, algumas pessoas que acompanhavam a movimentação deram socos no veículo. Instantes depois, o verdadeiro Nardoni deixou a delegacia pela saída do lado esquerdo, também enrolado em um cobertor. O delegado titular do 77º DP, Albano Fernandes disse que Nardoni estava assustado com os gritos que vinham da porta da delegacia que pediam "justiça". De acordo com o delegado, ele recebeu bem a notícia da liberdade e não emitiu comentários a respeito.
HABEAS CORPUS
O pedido de habeas corpus, em caráter liminar, para que o casal acompanhasse as investigações em liberdade, foi deferido pelo desembargador Caio Canguçu de Almeida, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. O desembargador considerou que o casal não deu provas de comprometer, dificultar ou impedir a apuração dos fatos. Também foi levado em conta pelo desembargador o fato de o pai e a madrasta de Isabella se apresentarem espontaneamente à polícia, horas depois da decretação da prisão temporária.

CASO ISABELLA: TROCA DE ROUPA COMPLICA AINDA MAIS A MADRASTA

Os peritos do Instituto de Criminalística (IC) já sabem que Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá trocou de blusa na noite da morte da menina Isabella Nardoni, de 5 anos, no último dia 29. Quando chegou ao prédio, ela usava um blusa preta. Depois do crime, ela estava com uma blusa verde-água. Os policiais encontraram manchas semelhantes a sangue tanto na calça jeans que a madrasta usava como na blusa. Todas as testemunhas são unânimes em dizer que Anna Carolina não se aproximou de Isabella depois da queda do sexto andar do Edifício London, na zona norte de São Paulo.
Os peritos suspeitam que a blusa foi lavada depois do crime. Uma análise química dos fios do tecido será feita para averiguar essa suspeita. As manchas achadas, ainda segundo os peritos, são compatíveis com o cenário de alguém que carregasse a menina no colo. Sabe-se que o sangue no chão do apartamento é resultado de pingos que caíram de uma altura de pouco mais de um metro.
Os peritos buscam, por meio do exame de DNA, verificar se o suposto sangue encontrado na blusa e na calça é mesmo da madrasta. Eles estão seqüenciando o material genético de Isabella a fim de estabelecer o padrão e poder compará-lo com o padrão das amostras de substâncias semelhantes a sangue recolhidas no apartamento e nas roupas apreendidas.
Ontem, os policiais do 9º DP ouviram novamente o depoimento de Anna Carolina na carceragem do 89º DP (Portal do Morumbi), onde ela está detida. Os investigadores do caso estão atrás de um sapato de Anna Carolina ou do consultor jurídico Alexandre Nardoni, pai de Isabella, para comparar com a pegada encontrada no lençol da cama do quarto de onde a menina foi jogada.

CASO ISABELLA: MADRASTA LÊ BÍBLIA E CHORA MUITO: CONSCIÊNCIA PESADA?

Desde que chegou ao 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, em São Paulo, Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni, fica a maior parte do tempo deitada no colchão em uma cela individual, lê a Bíblia e chora muito. O relato é de policiais da delegacia e de Ana Teixeira, 71 anos (foto), que veio na tarde desta quinta-feira (10) visitar sua filha que também está presa. “Alguém que chega perto e olha, ela já começa a chorar. Não conversa com as outras presas”, contou Ana. Segundo ela, nesta quinta, uma das detentas fez aniversário e Anna Carolina se recusou a participar da comemoração. “Estava deitada. Ofereceram bolo, refrigerante e ela não quis”, disse Ana. Os policiais do 89º DP contam que não há clima de hostilidade, mas Anna Carolina ainda ficará em cela individual por cautela. Ela só terá que dividir o espaço se chegarem mais presas com a prisão temporária decretada.
No último dia 2 de abril, a Justiça determinou a prisão temporária por 30 dias de Anna Carolina e de seu marido, Alexandre Nardoni, pai de Isabella, de cinco anos. Os dois são suspeitos de envolvimento na morte da menina, que caiu do sexto andar de um prédio no dia 29 de março. A Justiça analisa um pedido de habeas corpus protocolado pelos defensores.Atualmente, há 11 presas na carceragem do 89º DP. Quatro delas, inclusive Anna Carolina, em prisão temporária. Três estão em uma cela para que a madrasta de Isabella fique sozinha. De acordo com os policiais, na maior parte do tempo as presas ficam em um pátio coberto onde há rádio e televisão. Anna Carolina, ao contrário, só fica no pátio sozinha.
Quase esclarecido
Nesta manhã, a Polícia Civil de São Paulo informou que 99% do aso está esclarecido. Os policiais já têm como descobrir se alguma pessoa estranha entrou no Edíficio London na noite em que a garota foi jogada do sexto andar do prédio onde morava seu pai, em 29 de março. O pedreiro Gabriel dos Santos Neto, que trabalha na construção de um sobrado nos fundos do edifício London, prestou depoimento nesta tarde. Na saída da delegacia, ele negou que a construção tenha sido arrombada no dia do crime. Um muro coberto por uma cerca elétrica - que estava desativada - separa o sobrado em obras de uma área onde fica a churrasqueira do prédio onde moram o pai e a madrasta de Isabella.
O delegado responsável pelo inquérito fez a convocação do trabalhador para depoimento sobre a possível uma invasão na obra, que poderia ter facilitado o acesso ao edifício onde Isabella foi encontrada morta.

CASO ISABELLA: PORTEIRO CONTRADIZ VERSÃO DO PAI: ELE DEMOROU A PEDIR RESGATE

Declarações dadas à polícia pelo porteiro do prédio onde a menina Isabella Nardoni foi assassinada, na Zona Norte de São Paulo, contradizem a versão do pai da menina, Alexandre Nardoni. A defesa alega que o Nardoni não ligou para o resgate porque fez o pedido para um vizinho. O porteiro, no entanto, garante ter sido o responsável pelo alerta. A quebra do sigilo telefônico do pai e da madrasta de Isabella, Anna Carolina Jatobá, revelou detalhes da noite em que a criança morreu. A primeira ligação para o centro de comunicação da Polícia Militar partiu de um vizinho do primeiro andar do Edifício London. Ela foi feita exatamente às 23h49 e 59 segundos. Enquanto este telefonema estava em curso, no apartamento dos Nardoni alguém liga para o pai de Anna Carolina. O telefonema dura 32 segundos.
Praticamente na seqüência, começa outra ligação, também curta, dessa vez para o pai de Alexandre Nardoni. Às 23h51 e 20 segundos termina o telefonema do vizinho para a polícia. Dezoito segundos depois, é encerrada a ligação para o pai de Alexandre. Não há registro de qualquer ligação do pai ou da madrasta de Isabella para a central que unifica os chamados para os bombeiros e para a Polícia Militar. Um dos advogados de defesa diz o casal não ligou para o resgate porque um vizinho já estaria fazendo isso. “Logo após o fato, uma testemunha ligou para o resgate, então isso já é suficiente, não é?”, afirmou Marco Polo Levorin. Segundo ele, o morador fez o telefonema depois que Alexandre começou a pedir ajuda. “Ele pediu, ele clamou por socorro e ligaram pro resgate. Isso já é suficiente para estancar qualquer dúvida sob esse aspecto.”
Contradição
Não é o que conta o porteiro do Edifício London, que estava no local no momento da queda de Isabella. Teria sido a pedido dele, e não por causa de supostos gritos do pai, que o morador do primeiro andar telefonou para o resgate. Por telefone, o porteiro explica porque pediu ajuda ao morador. “Ele foi o primeiro morador daqui e ele era síndico daqui, agora é do conselho. Eu tinha mais proximidade com ele. E ele estava acordado. Eu sabia que ele estava acordado porque a televisão estava ligada”, conta o funcionário. Ele confirma que pediu ao morador para ligar para o resgate. “Eu não tinha telefone, pedi pra ele ligar para o resgate pra socorrer”, afirma. O porteiro acrescentou que só depois que ele pediu ao vizinho do primeiro andar que telefonasse, é que Alexandre Nardoni chegou ao local onde estava Isabella. “Depois que eu interfonei e saí de perto da menina, para ver se ela estava viva, depois de uns dois a três minutos mais ou menos ele apareceu.” Segundo o funcionário, o pai da menina estava sozinho quando chegou ao térreo. “(Apareceu) só o pai. Depois apareceu a madrasta”. A defesa de Nardoni e Ann Carolina foi procurada pela TV Globo para comentar as declarações do porteiro, mas não foi localizada.

quinta-feira, abril 10, 2008

MISS BRASIL SERÁ CONHECIDA DOMINGO

As 27 candidatas ao título de Miss Brasil 2008 devem eleger, na manhã desta sexta-feira (11), a Miss Simpatia 2008. A eleição será feita entre elas por meio de voto secreto. O nome da vencedora será divulgado na final do concurso, no próximo domingo, 13 de abril, em São Paulo.

CASO ISABELLA

Que motivos teria a madrasta Ana Carolina Jatobá para cometer um crime contra uma pequena criatura de 5 anos e, com isso, abalar todo o país?

VEJA O RAIO X COMPLETO DA OPERAÇÃO PASÁRGADA E DO ROMBO AO FPM EM MINAS

O prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, de quem foram apreendidos R$ 1,2 milhão, carros e dois aviões

Segundo o jornal Hoje em Dia que está nas bancas, o cabeça da quadrilha acusada de fraudar
200 milhões do FPM em Minas seria o lobista Paulo Sobrinho de Sá Cruz, que possui um escritório de advocacia próximo à assembléia legislativa. Ele oferecia aos administradores municipais um «pacote especial» para desbloqueio de verbas retidas das prefeituras que não apresentavam a CND - Certidão negativa de débito, especialmente referente a débitos junto ao INSS. A liberação do dinheiro era feita na Caixa Econômica Federal pelo gerente Francisco Fátima de Sampaio, vizinho do escritório do lobista. O juiz e o gerente estão presos em Brasília.
O coordenador da operação Pasárgada, delegado Mário Alexandre Veloso Aguiar, informou que as prefeituras contratavam o escritório sem procedimento licitatório, medida permitida legalmente apenas em caso de urgência.
- O lobista não era formado, não tinha curso superior e usava de advogados testas-de-ferro para assinar petições em benefício dos municípios - diz.
O funcionário aposentado da justiça federal, Wander Rocha Tanure, que era diretor administrativo da entidade, estava entre os presos. Ele prestou depoimento e, posteriormente, seria levado a uma prisão do estado. Grande parte dos envolvidos prestou depoimentos e seguiu para a penitenciária Nelson Hungria e Dutra Ladeira (na Grande BH). Eles ficam detidos por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, caso a justiça determine.
Vanine Reis, outra funcionária da justiça federal, também estava entre os presos.

O mapa da devassa em Minas


Prefeitos presos ontem durante operação da PF
1 - ALMENARA
Prefeito: Carlos Luiz de Novaes (PPS)
População: 36.446 (78,48% urbana)
Região: Jequitinhonha/Mucuri

2 - CONSELHEIRO LAFAIETE
Prefeito: Júlio César de Almeida Barros (PT)
População: 111.467 (96,77% urbana)
Região: Central

3 - CACHOEIRA DA PRATA
Prefeito: José Eustáquio Ribeiro Pinto (DEM)
População: 3.858 (93,89% urbana)
Região: Central

4 - DIVINÓPOLIS
Prefeito: Demétrius Pereira (PTB)
População: 204.324 (96,74% urbana)
Região: Centro-Oeste

5 - DIVISA ALEGRE
Prefeito: Ualter Luiz Santiago Filho (PTB)
População: 5.289 (96,7% urbana)
Região: Norte

6 - ERVÁLIA
Prefeito: Edson Said Rezende (PSDB)
População: 17.937 (44,42% urbana)
Região: Zona da Mata

7 - JUIZ DE FORA
Prefeito: Alberto Bejani (PTB)
População: 501.153 (99,17% urbana)
Região: Zona da Mata

8 - MEDINA
Prefeito: Walter Tanure Filho (DEM)
População: 21.566 (66,97% urbana)
Região: Jequitinhonha/Mucuri

9 - MINAS NOVAS
Prefeito: José Henrique Gomes Chavier (PR)
População: 31.377 (25,22% urbana)
Região: Jequitinhonha/Mucuri

10 - RUBIM
Prefeito: Claudemir Carpe (PT)
População: 8.973 (77,94% urbana)
Região: Jequitinhonha/Mucuri

11 - SALTO DA DIVISA
Prefeito: José Eduardo Peixoto (PMDB)
População: 6.147 (82,18% urbana)
Região: Jequitinhonh/Mucuri

12 - TAPIRA
Prefeito: Jeremias Raimundo Venâncio (PTB)
População: 3.549 (66,61% urbana)
Região: Alto Paranaíba

13 - TIMÓTEO
Prefeito: Geraldo Nascimento de Oliveira (PT)
População: 79.735 (99,76% urbana)
Região: Vale do Rio Doce

14 - VESPASIANO
Prefeito: Ademar José da Silva (PSDB)
População: 94.234 (98,42% urbana)
Região: RMBH

15 - ITAMBACURI
Prefeito: José Natalino Pereira Torres (PFL)
População: 23.591 (61,73% urbana)
Região: Rio Doce

16 - PONTE NOVA
Prefeito: Luiz Eustáquio Linhares (PSB)
População: 55.303 (88,6% urbana)
Região: Zona da Mata
Foi presa Selma Linhares, assessora especial e esposa do prefeito e também Gilson Alves de Freitas, secretário da Fazenda

Esquema milionário nas prefeituras
Os números da Operação Pasárgada em Minas

OBJETIVO
Pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do FPM - Fundo de participação dos municípios

A AÇÃO
Foram mobilizados 500 policiais federais para cumprir 100 mandados de busca e apreensão e outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.

PREJUÍZO ESTIMADO
Ultrapassa R$ 200 milhões.

ENVOLVIDOS
Magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas

Nº DE PREFEITOS PRESOS
Ao todo, foram 16 prefeitos presos em Minas Gerais e 02 na Bahia.

OUTROS PRESOS
Ao todo, foram 51 prisões: 9 advogados, 4 procuradores municipais, 1 juiz federal, 1 gerente da CEF, 1 lobista. Em Minas, também foi presa Selma Linhares, assessora especial e esposa do prefeito de Ponte Nova, Luiz Eustáquio Soares. No mesmo município foi também preso o secretário de Fazenda, Gilson Alves de Freitas.

BENS APREENDIDOS
2 aviões; 36 automóveis de luxo; 2 motos de luxo; cerca de R$ 1,3 milhão, cerca de US$ 20 mil

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA
Segundo a PF, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, que oferecia vantagens a juízes e servidores da justiça para obter decisões favoráveis e, depois, dividia seus honorários com os prefeitos que o contratavam. As decisões eram no sentido de garantir o recebimento da verba federal para as prefeituras em débito com o INSS. Em alguns municípios, as decisões judiciais garantiram o não recolhimento do INSS patronal, o que garantia um valor maior de FPM.

COMO ASSIM?
Antes de repassar o FPM para os municípios, o Tesouro nacional já desconta o valor referente ao INSS devido pelas prefeituras. Graças a liminares, não ocorria o desconto. A prefeitura de Conselheiro Lafaiete (região Central), por exemplo, conseguiu garantir R$ 600 mil a mais por mês.

QUAIS OS CRIMES COMETIDOS?
Formação de quadrilha- Corrupção ativa e passiva- Tráfico de influência- Advocacia administrativa- Exploração de prestígio- Fraude em licitação- Quebra de sigilo de dados- Lavagem de dinheiro- Sonegação fiscal (a ser apurada pela Receita federal)

PENAS
Somadas, podem chegar a 20 anos de prisão.

Fonte: Polícia federal

FPM - Fundo de participação dos municípios
Como funciona a divisão dos recursos da União

Composição do Fundo
Parte da arrecadação do IR - Imposto de renda e do IPI - Imposto sobre produtos industrializados. Do total arrecadado, 23,5% vão para os municípios

A distribuição é a seguinte:
10% Capitais
3,6% Municípios do interior com população acima de 142.632 pessoas
86,4% Municípios do interior com população até 142.632 pessoas

Foram estabelecidas 15 faixas de participação, de acordo com o número de habitantes. A menor alíquota, de 0,6, é para cidades de 10.188 habitantes ou menos. A maioria das cidades mineiras está nessa faixa.

A transferência é feita via Caixa Econômica Federal (ou pelo Banco do Brasil, em cidades onde não existem agências ou postos da CEF)
Os repasses são feitos a cada 10 dias

Quanto receberam os municípios investigados pela PF em janeiro e fevereiro: (R$)

Almenara 1,722 mi
Conselheiro Lafaiete 3,444 mi
Cachoeira da Prata 645.769
Divinópolis 6,262 mi
Divisa Alegre 645.796
Ervália 1,291 mi
Itambacuri 1,012 mi
Juiz de Fora 6,262 mi
Medina 1,291 mi
Minas Novas 1,722 mi
Ponte Nova 1,799 mi
Rubim 645.796
Salto da Divisa 645.769
Tapira 645.796
Timóteo 2,798 mi
Vespasiano 3,228 mi

Fonte: AMM - Associação mineira de municípios

GRÊMIO ELIMINADO DENTRO DE CASA

A torcida do Grêmio merecia sorte melhor. Os gremistas fizeram uma festa impressionante nesta quarta-feira, apoiaram o tempo todo e viram o Tricolor vencer o Atlético-GO por 2 a 1 no tempo normal, mas a tristeza veio depois. Com o placar, a decisão foi para os pênaltis, e o Dragão de Goiânia levou a melhor, vencendo por 4 a 3. O Grêmio está fora da Copa do Brasil.
Tadeu e Perea desperdiçaram a cobranças pelo time gaúcho. Roger, Paulo Sérgio e Eduardo Costa marcaram. Lindomar, Ari, Julinho e o goleiro Márcio converteram para a equipe goiana.
A eliminação na competição nacional soma-se à desclassificação no campeonato gaúcho. E o reflexo deve ser a demissão do técnico Celso Roth. Já o Atlético-GO enfrenta o São Caetano nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

GALO PASSEIA NO MINEIRÃO

Eduardo festeja um dos quatro gols do Galo

O Galo derrotou o Nacional-AM por 4 a 1, sem dificuldades, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, e garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, onde enfrenta o Náutico. Eduardo foi o destaque do jogo com dois gols, e Marcelo Nicácio e Renan Oliveira completaram. Wilker descontou. Na partida de ida, em Manaus, o Galo arrancou um empate por 2 a 2 nos minutos finais. Robson Garanha, autor de dois gols no primeiro jogo, pouco apareceu.A CBF vai divulgar as datas dos jogos da próxima fase nesta quinta-feira. A partir das oitavas, não há mais chance de eliminar o jogo de volta em caso de triunfo por dois gols de diferença. O próximo compromisso do Atlético é neste domingo, pelas semifinais do campeonato mineiro, contra o Tupi, de novo no Mineirão. O Nacional também joga no domingo, contra o América-AM, pelo campeonato amazonense.

FLAMENGO GOLEIA NO TOPO DA LIBERTADORES

Medo de eliminação precoce, medo da falta de oxigênio. O Flamengo colecionou temores antes do jogo contra o Cienciano. Mas, com ar estocado e uma atuação ótima no segundo tempo, o time rubro-negro venceu por 3 a 0 e garantiu a classificação antecipada às oitavas-de-final da Taça Libertadores. A redenção aconteceu no estádio Garcilaso de la Vega, nos quase 3.400 metros de Cuzco.
Pressionado por ser porta-bandeira da luta contra jogos na altitude, o Fla passou por maus bocados moralmente até chegar à cidade peruana. A imprensa e a população local debocharam da campanha rubro-negra. Até um burro com um cartaz "altura não mata" foi recepcionar a delegação carioca no aeroporto.
A resposta veio em campo. Se no primeiro tempo a equipe carioca repetiu antigos erros, na etapa final a atuação foi exemplar. Renato Augusto, o até então criticado Toró e Juan marcaram e garantiram a vitória. Mas o destaque principal foi Ibson. O volante, vaiado pela torcida rubro-negra, reagiu com correria e passes precisos nos lances de dois gols.
O Flamengo pula para os dez pontos, assume a liderança do Grupo 4 e garante a classificação antes mesmo de enfrentar o Coronel Bolognesi, na última rodada, no Maracanã. Nacional (nove pontos) e Cienciano (sete) duelam na rodada derradeira e disputam a vaga restante.

quarta-feira, abril 09, 2008

FURO DA PROVÍNCIA REPERCUTE EM TODO O BRASIL E NO MUNDO

Malotes contendo documentos colhidos pela Operação Pasárgada são descarregados na PF de Montes Claros. Rombo contra o patrimônio público, avaliado em R$ 200 milhões, resultou na prisão, também, de advogados, procuradores municipais, lobistas e até um juiz federal, em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, no total de 51 pessoas. Seis prefeitos do Vale do Jequitinhonha foram ouvidos até ontem à noite em Moc e levados para o cadeião. Os demais envolvidos estão presos em Belo Horizonte.
A notícia, dada aqui em primeira mão - com exclusividade - nas primeiras horas desta quarta-feira, virou manchete nacional já nas revistas eletrônicas desta noite e será repercutida em toda a mídia impressa do Brasil e do mundo na manhã desta quinta-feira.
Continue ligado aqui n'A PROVÍNCIA, onde a notícia chega primeiro.

SEIS PREFEITOS ESTÃO NO CADEIÃO DE MOC

Seis dos 14 prefeitos presos na Operação Pasárgada estão no cadeião de Montes Claros: José Henrique Gomes Xavier (PR), de Minas Novas; Gualter Luiz Santiago Filho, de Divisa Alegre; Walter Tanure Filho, de Medina (MG); Claudemir Carpe (PTdoB), de Rubim; José Eduardo Peixoto (PSDB), de Salto da Divisa; e Carlos Luis de Novaes, de Almenara.

SOBE PARA 14 O NÚMERO DE PREFEITOS PRESOS

Entre os 14 prefeitos presos, segundo informou a Polícia Federal, estão Carlos Alberto Bejani (PTB), de Juiz de Fora; Demetrius Arantes Pereira (PTB), de Divinópolis; Júlio Cesar de Almeida Barros (PT), de Conselheiro Lafaiete; José Eustáquio Ribeiro Pinto (DEM), de Cachoeira da Prata; Geraldo Nascimento (PT), de Timóteo; Ademar José da Silva (PSDB), de Vespasiano; José Henrique Gomes Chavier (PR), de Minas Novas; Ernesto Peçanha da Silva (DEM), de Itabela (BA); e Gilberto Balbino (PR), de Sobradinho (BA).
Foram presos ainda, segundo a PF de Minas, prefeitos de outras cinco cidades mineiras, cujos nomes ainda não foram liberados.

OPERAÇÃO PASÁRGADA: ROMBO DO FPM EM MINAS É DE R$ 200 MILHÕES. MAIS DETALHES

Chama-se Pasárgada a operação da polícia federal que prendeu 11 prefeitos de municípios de Minas Gerais e dois da Bahia. Também foram presos na operação da Polícia Federal um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista.
Entre os prefeitos presos estão Carlos Alberto Bejani (PTB), de Juiz de Fora; Demetrius Arantes Pereira (PTB), de Divinópolis; Júlio Cesar de Almeida Barros (PT), de Conselheiro Lafaiete; e Ernesto Peçanha da Silva, de Itabela-BA.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Juiz de Fora não confirmou a prisão do prefeito, mas disse que a PF estava nas instalações da administração municipal e na casa do prefeito. Afirmou que, se confirmado, a assessoria divulgaria nota oficial.
Na prefeitura de DIvinópolis, a assessoria afirmou que haveria uma coletiva de imprensa às 14h para falar sobre o caso.
Segundo o secretário de Governo e Imprensa de Conselheiro Lafaiete, Diarlhes Pider, o prefeito está "tranqüilo". Afirmou que a PF deteve Júlio Cesar de Almeida Barros sob alegação de que ele não interfira nas investigações. O secretário informou ainda que a PF questiona a contratação de uma consultoria para reaver recursos do INSS, mas a operação teria tido a autorização de uma juíza federal.
"Não temos nenhum interesse em esconder nada. Achamos importante a PF cumprir esse papel. Se dos presos, encontrarem um culpado, já é positivo", disse o secretário.
A prefeitura de Itabela informou que não havia ninguém para comentar a prisão do prefeito Paulo Ernesto Peçanha da Silva, pois a prefeitura ainda não sabe o que ocorreu. Segundo a prefeitura, secretários do governo se reuniram para discutir o assunto.
INVESTIGAÇÃO
Cerca de 500 policiais federais participaram da operação que tem o objetivo de pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do FPM - Fundo de participação dos municípios, cujo prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 200 milhões.
De acordo com a PF, foram cumpridos 100 mandados de busca e apreensão e outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
A investigação, iniciada há oito meses, revelou o envolvimento de magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas. A partir de decisões judiciais, a verba federal era repassada a municípios em débito com o INSS.
Segundo a PF, as investigações apontam que os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, que oferecia vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis e, depois, dividia seus honorários com os prefeitos que o contratavam. Os investigados responderão por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, exploração de prestígio, fraude a licitação, quebra de sigilo de dados e lavagem de dinheiro. Penas podem chegar a 20 anos de prisão.

FURO D'A PROVÍNCIA REPERCUTE NO PAÍS

ACOMPANHE AQUI, PASSO A PASSO, O DESENROLAR DA OPERAÇÃO DA PF SOBRE FRAUDE NO FPM EM MINAS GERAIS

FRAUDE NO FPM ENVOLVE 13 PREFEITOS, PROCURADORES, LOBISTAS E ATÉ UM JUIZ

Mais informações quentíssimas e exclusivas de A PROVÍNCIA:

1. Não são 7, mas 13 os prefeitos presos pela Polícia Federal e que estão sendo levados para Montes Claros e Belo Horizonte;

2. Entre eles estão os prefeitos de Medina, Minas Novas de Minas, Divinópolis e Juiz de Fora;

3. Também estaria envolvido um juiz de direito, advogados, procuradores municipais e lobistas;

4. O esquema consistia no desvio de recursos do FPM - Fundo de participação dos municípios. O dinheiro resultante das fraudes era dividido entre os diversos envolvidos pelo prefeito também beneficiado;

5. O gabinete do deputado estadual Dalmo Ribeiro, na assembléia legislativa, foi lacrado no início da manhã em Belo Horizonte e está repleto de repórteres.
------
MAIS DETALHES SOBRE ESSA OPERAÇÃO DA PF NAS PRÓXIMAS HORAS AQUI NA PROVÍNCIA, E POSSIVELMENTE À NOITE NO JORNAL NACIONAL...

BOMBA! EXCLUSIVO! POLÍCIA FEDERAL PRENDE SETE PREFEITOS DA REGIÃO

Informações procedentes de Belo Horizonte, com exclusividade para A PROVÍNCIA, dão conta de que a Polícia Federal acaba de prender sete prefeitos da região (Norte de Minas/Vale do Jequitinhonha). Eles estariam sendo procurados em operação da PF desde a última segunda-feira, 07. Há informações, também, de que dois deputados estariam presos em BH, pelos mesmos motivos ainda não divulgados.
-----
AGUARDE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ASSUNTO NAS PRÓXIMAS HORAS, AQUI NA PROVÍNCIA.

ROBÔ-ARANHA PODE LEVAR BASE DE ASTRONAUTAS NAS COSTAS

Não, apesar da cara, essa aranhona gigante na foto abaixo não é um vilão robótico de um novo filme de super-heróis. É, na verdade, uma plataforma ambulante onde deve ser montada uma base de operações de astronautas na Lua. A novidade, que parece ter vindo direto de algum romance de ficção científica, foi divulgada pela revista norte-americana “New Scientist”.
O ATHLETE (sigla em inglês para Explorador Extra-Terrestre de Seis Pernas para Todo Terreno) seria capaz de abrigar uma base lunar de até 15 toneladas, e levá-la para onde fosse necessário a uma velocidade média de 10 km/h. Assim, os astronautas não ficariam presos em uma só área da Lua e poderiam pesquisar onde fosse mais interessante, como nômades espaciais. Com 7,5 metros de diâmetro e 6 metros em cada perna, o robô seria controlado tanto pelos astronautas no satélite quanto pelo controle de missão, na Terra. A energia viria de painéis solares. O conceito elaborado pelos engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, já foi explorado em dois livros de ficção científica, o “The Killing Machine”, de Jack Vance, e “Conventry”, de Robert Heinlein.

terça-feira, abril 08, 2008

DOBRADINHA RUY-JAIRO EMPATA COM TADEU NA PESQUISA DATA TEMPO


Os dois candidatos do DEM, Ruy Muniz e Jairo Ataíde (só um poderá disputar a prefeitura), têm tantos votos quanto o ex-prefeito Tadeu Leite

32.76% x 31.87%

Depois da ampla reprovação do prefeito Athos Avelino (59,61 pontos negativos) da primeira rodada, reproduzida na edição de ontem, terça-feira, de O NORTE, o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, publicou uma segunda pesquisa, agora com todos os prováveis candidatos a prefeito de Montes Claros. Desprezando a metodologia dos cenários candidato a candidato, conforme o partido de cada um, o Instituto Data Tempo/CP2 juntou todos os nomes em um só questionário, inclusive os dois candidatáveis do DEM, Ruy Muniz e Jairo Ataíde.
Isto significa dizer que a pesquisa aponta empate entre o DEM e o PMDB, este representado pelo ex-prefeito Tadeu Leite, que aparece com 32.76% das intenções de voto. Os dois que disputam uma vaga na indicação do DEM - Ruy ou Jairo – têm respectivamente 18.32% e 13.87%, num total de 31.87% de preferência por parte dos entrevistados. Isto, mesmo sem levar em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 5%.
O atual prefeito, Athos Avelino (PPS), conseguiu apenas 11,82% da preferência dos entrevistados e aparece em quarto lugar. Reflexo da desaprovação de sua gestão, que chegou a quase 60%, segundo o Data Tempo.Gil Pereira (PP), que tem 8,62% de intenção de votos, está tecnicamente empatado com o atual prefeito. O vereador Lipa Xavier (PCdoB) foi lembrado por apenas 2,22%. Entrevistados que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 2,96% e 0,74% votariam nulo.

MAIS DETALHES SOBRE O ESPANCAMENTO E MORTE DE ISABELLA

Peritos da Polícia Civil de São Paulo concluíram que a menina Isabella Nardoni, de 5 anos, foi espancada e asfixiada dentro do apartamento, antes de ser jogada pela janela do sexto andar na noite de sábado (29). Os peritos não encontraram sangue fora do apartamento: as análises apontaram que marcas na porta da residência, na maçaneta e no banco traseiro do carro de Alexandre Nardoni não são de sangue.
As provas períciais, por enquanto, dão as seguintes pistas: o assassino, ainda não identificado, teria agredido e esganado a menina com as mãos dentro do apartamento, antes do último ato de brutalidade.
Nesta segunda-feira (7), nove dias depois do crime, peritos voltaram ao apartamento. Eles querem esclarecer como e onde o assassino machucou a testa da menina. Essa é uma das dúvidas que cercam a morte, entretanto não foram achadas marcas de sangue em nenhuma quina de móvel dentro da casa.Na primeira perícia foi encontrado sangue no apartamento. Não se sabe de quem é, mas é certo que havia pingos em vários pontos: no chão do hall de entrada, em frente à porta da cozinha e no corredor que dá acesso aos três quartos. Os peritos observaram que, pelo tipo de mancha, a vítima estava a cerca de um metro do chão. Marcas de sangue foram encontradas também no lado externo da porta do quarto de Isabella; no lençol de uma das camas do quarto dos irmãos de Isabella, junto a uma pegada de sapato de pessoa adulta; na cama ao lado da parede e nas bordas do buraco feito na rede de proteção da janela. Com base nas provas técnicas os peritos concluíram: o assassino de Isabella de fato arremessou a menina pelo buraco da rede. No momento da queda, ela estava desmaiada. Segundo a perícia, Isabella foi jogada de cabeça para baixo, tanto que as marcas das mãos dela ficaram logo abaixo da janela, na fachada do prédio. O corpo da menina se descolou da parede e caiu no gramado do jardim, o que amorteceu o impacto. A queda provocou uma fratura na parte posterior da bacia, como a perícia constatou.
A outra fratura, no pulso esquerdo, de acordo com os peritos, foi provocada antes da queda, assim como o corte de dois centímetros na testa, por onde Isabella perdeu muito sangue. Ainda segundo os peritos, a menina apresentava sinais típicos de asfixia: manchas no pescoço e na nuca, outras manchas avermelhadas no pulmão e língua projetada para frente.
HABEAS CORPUS
Nesta segunda-feira, a defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá entrou com pedido de habeas corpus. Três advogados do casal chegaram às 17h05 ao prédio do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ), na região central de São Paulo, para protocolar o pedido. Se deferido, eles poderão acompanhar as investigações em liberdade.
SIGILO
A assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou na tarde desta segunda-feira que foi suspenso o segredo de Justiça no caso. No final da tarde, porém, o delegado Calixto Calil Filho, que apura a morte da garota Isabella Nardoni, determinou sigilo no inquérito policial.

PRÊMIO PULITZER VAI PARA FOTO DA MORTE DE JORNALISTA

O jornalista japonês Kenji Nagai morre atingido por tiro disparado por um soldado durante manifestações em Myanmar, no dia 27 de setembro de 2007. A imagem, registrada pelo fotógrafo Adress Latif, foi a vencedora do Prêmio Pulitzer na categoria Fotografia Jornalística. Os vencedores do prêmio – considerado um dos mais importantes do jornalismo mundial - foram anunciados nesta segunda-feira.

segunda-feira, abril 07, 2008

- 59,61%: ATHOS AVELINO É REPROVADO MESES ANTES DAS ELEIÇÕES

Desaprovação apontada pelos eleitores é considerada alta

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 em Montes Claros mostra que o prefeito Athos Avelino (PPS) chegou ao último ano desta gestão com desaprovação entre os eleitores. Dos entrevistados, 59,61% desaprovam a administração. Solicitada uma classificação para a gestão, 20,44% disseram que ela é regular negativa, outros 21,67 % afirmaram ser ruim e 17, 73% a consideram muito ruim. Somente 3,2% afirmaram que a administração é muito boa e 21,43% a classificaram como boa. A seis meses das eleições deste ano, o prefeito tenta bancar a sua reeleição com a realização de obras. No entanto, os eleitores apontaram como principal motivo da desaprovação da gestão de Athos Avelino o não cumprimento de promessas de campanha (35,12%).


BAIXO DESEMPENHO
Outras causas apontadas para o baixo desempenho da administração, segundo a pesquisa, é a não criação de emprego e a pequena atuação na área da saúde. A falta de asfalto e a ausência de cuidados com a periferia também foram citadas como fatores de desaprovação.
Por outro lado, obras e pavimentação de ruas também foram lembradas como principais motivos dos entrevistados para a aprovação da administração de Athos (33,95%). A pesquisa foi realizada do dia 14 ao dia 16 de março e é estratificada em sexo, bairro, idade, renda familiar e escolaridade.

ANÁLISE
Ela apresenta margem de erro de 5 pontos percentuais. O sociólogo Antônio de Pádua, responsável pela pesquisa, avaliou que a rejeição de Athos Avelino é muito grande e que uma reeleição seria muito difícil de ser conquistada.
"Quando há aprovação próxima a 70%, a administração está ótima. Mas ele tem uma rejeição de praticamente 60%, o que demonstra que a administração dele não está boa". O especialista ainda acrescentou que o fato de o motivo apontado pelos eleitores para a rejeição de Athos Avelino estar ligado à campanha eleitoral é um complicador. "Os números apontam que o principal motivo da rejeição é não cumprimento das promessas de campanha.Ou seja, os moradores estão insatisfeitos", concluiu.

Extraído do jornal O TEMPO, de Belo Horizonte, edição de 07.04.08

RESENHA DO RÊ

Já com mais de 18 mil acessos, A Província elege Magnus Medeiros como o mais querido dos blogueiros

ESTA ENQUETE PODE!
Na impossibilidade da publicação de enquetes mostrando a polarização das candidaturas de Jairo Ataíde e Ruy Muniz, como opositores ao prefeito Athos Avelino, vamos nos virando como querem os outros. É este o espírito das enquetes realizadas por A Província, envolvendo os colunistas sociais de Moc. Trata-se apenas de uma amostragem.
Viu, doutor?

QUASE DEU PAU...
Como era grande o interesse dos internautas, superando o número de participação de todas as enquetes realizadas até agora, a consulta foi dividida em duas etapas, ambas com a mesma indagação: Qual é o melhor colunista social de Moc?
A seguir, os resultados.

QUEM É QUEM
Primeira etapa: Magnus Medeiros aparece em primeiro lugar, com 46% da preferência dos blogueiros; em seguida vem Adriana Queiroz, com 28%; João Jorge aparece em terceiro, com 13%; Theodomiro Paulo em quarto, com 8%; e Ruth Jabbur em quinto, com 3%. Os outros somam 2%.
Fechado?

NOVAMENTE ELE
Ainda não. Devido ao grande número de (e)eleitores, como se disse, foi realizada, durante mais uma semana, a segunda etapa da enquete de A Província. Que voltou a dar Magnus na cabeça, agora com 57% das opiniões. Em segundo lugar aparece João Jorge, com 17%; em terceiro, Adriana, com 11%; em quarto, Theo, com 10%.
Outros: novamente 2%.

TEM MAIS
Na seqüência da enquete relacionada à mídia impressa, está sendo proposta esta, que você já pode acessar em A Província e votar: Qual é a área de um jornal que você mais lê? Há nove opções de múltipla escolha.
Participe!

TUDO PELA CRIANÇA!
Agradecemos convite para participar do seminário Toda criança em família, programado para a próxima sexta-feira, 11, a partir das 8h, no Portal de eventos do Melo. Realização da Amams, Comissão estadual judiciária de adoção e Amagis – Associação dos magistrados mineiros, com apoio institucional de diversas entidades. A coordenação é de Beatriz Morais de Sá Corrêa e de Bruno Terras Dias.
Tema atualíssimo.

INDÍCIOS EM CENA
Esta semana é decisiva para apresentação dos indícios de autoria do assassinato da pequena Isabella, em São Paulo. O aparecimento de sangue na roupa do pai Alexandre Nardoni pode complicar sua situação.
Ou não.

SUPERLOTAÇÃO
Não demora muito e Moc estará necessitada de um novo presídio, semelhante ao inaugurado poucos meses atrás. Só ontem chegaram mais 107 prisioneiros de Contagem. Sem falar que o superado cadeião está novamente cheio.
É bandido demais!

ALÍVIO
Verdade é que a retirada de circulação de conhecidos justiceiros do tráfico deu uma trégua na seqüência de homicídios que vinha aterrorizando Moc e vizinhanças. Tomara que essa paz perdure por muito tempo, já que é difícil esperar que seja para sempre.
Impossível até.

E VOCÊ?
Está quase saindo do baú um slogan de campanha para possível candidatura a vereador.
Eu também quero mamar!

BREU GENERALIZADO
Moc está tão escura, mas tão escura, que dá medo andar em alguns logradouros a partir das 6 da tarde. A escuridão começa no centro e atinge todos os bairros, indistintamente, com lâmpadas inutilizadas em centenas (talvez milhares) de postes. E o prefeito...
Nem atos nem desatos.

Ô LUGARZINHO FEIO!
Quer ver um lugarzinho mais escuro do que boca de capeta? As cercanias da Praça de esportes. Aqui mesmo no nosso nariz.
Uma vergonha!

MULHER MELANCIA ASSINA CAPA DE PLAYBOY

Chegou o segundo dia mais esperado pelos marmanjos do Brasil ultimamente: o dia de autografar a edição especial da "Playboy" que traz na capa a dançarina Andressa Soares, a Mulher Melancia - ou Garota Melancia, como ela prefere ser chamada agora. O primeiro dia, é claro, foi a data em que a publicação chegou às bancas, neste final de semana. Mas apenas poucos e bons puderam desfrutar dessa primeira rodada de autógrafos, já que a "Playboy" optou por presentear Andressa com uma festa apenas para amigos da dançarina.
O evento aconteceu na boate D Club, na Barra, no sábado, 5. Um dos primeiros a garantir a assinatura da dançarina foi o ex-BB Agustinho Fernandes, o "Batatinha", que foi conferir a Melancia de perto. “Estou muito ansiosa com o lançamento. Minha expectativa maior é a de autografar a minha revista no Maracanã e no Camelódromo do Rio. Estou muito feliz porque desde que eu tinha 12 anos o meu sonho era fazer sucesso e eu consegui quando eu menos esperava”, contou.

domingo, abril 06, 2008

RAPOSA VENCE TUPI DE VIRADA

Em um jogo cheio de faltas duras e poucos lances bonitos, o Cruzeiro virou o jogo e venceu o Tupi por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, e terminando a primeira fase do campeonato mineiro na primeira posição. Com isso, a Raposa leva a vantagem de jogar em casa nas partidas de volta das semifinais e finais e se classificar em caso de empate por pontos e saldo de gols. O adversário na próxima fase é o Ituiutaba, que venceu o Democrata de Sete Lagoas por 2 a 0 em casa.Sem compromisso no meio da semana pela Libertadores, o Cruzeiro terá uma semana inteira para se preparar para o primeiro duelo contra o Ituiutaba.
TUPI 1 x 2 CRUZEIRO
Tupi: Marcelo Cruz, Serginho, Reginaldo (Cedrola), Fernando, Edimar, Caetano, Lucas, Gedeon, Luciano, Mandi (Silas), Allan (Hugo), Eraldo - Técnico: João Carlos
Cruzeiro: Fábio (foto), Apodi (Elicarlos), Leo Fortunato, Espinoza, Jadilson, Henrique (Leo Silva), Marquinhos Paraná, Ramires, Wagner, Marcinho (Guilherme), Marcelo Moreno - Técnico: Adilson Batista
Gols: Silas, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Espinoza, aos 17, e Marcelo Moreno, aos 40 do segundo
Cartões amarelos: Gedeon, Caetano, Lucas e Edimar (Tupi); Jadilson, Marcinho, Leo Fortunato e Espinoza (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Lucas (Tupi)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição- Auxiliares: Jair Albano Félix e Janette Mara Arcanjo
Data: 06/04/2008 - Estádio: Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)

GALO VACILA E PERDE PARA O GUARANI


Não teve jeito. O Galo bem que tentou a vitória, mas acabou atropelado pelo Bugre por 3 a 2, neste domingo, no Estádio Independência. Como o Cruzeiro derrotou o Tupi por 2 a 1, o Atlético Mineiro não vai enfrentar a Raposa nas semifinais do Campeonato Mineiro. O Galo terminou em terceiro lugar na primeira fase e pega o Tupi, segundo colocado, que leva vantagem de jogar a segunda partida em casa. O Ituiutaba, que ficou em quarto, jogará contra o Cruzeiro. O Guarani, mesmo com a vitória, não vai adiante na competição. Mas se despediu com uma boa exibição, principalmente o atacante Jajá, autor de dois gols e o destaque da partida - Micão fez o outro gol do Bugre, enquanto Leandro Almeida e Eduardo marcaram para o Atlético.
ATLÉTICO 2 x 3 GUARANI
Galo: Juninho, Marcos, Leandro Almeida (Martínez), Vinícius (Renan Oliveira), Gérson, Márcio Araújo, Renan, Souza (Sidnei), Thiago Feltri, Marinho, Eduardo - Técnico: Geninho

Guarani: Eládio, Geovani, Micão, Magal, Hernani, Cafu, Rones, Gilson (Willian César), Gustavo, Adriano (Toto), Jajá (Wesley) - Técnico: Brandãozinho


Gols: Leandro Almeida, aos 18 minutos; Micão, aos 26; Eduardo, aos 35; e Jajá, aos 42; no segundo tempo, Jajá, aos 16.

Cartões amarelos: Gilson, Micão e Magal (G), Vinícius, Souza e Marcos (A)

Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas - Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes e Rodrigo Otávio Baeta

Data: 06/04/2008 - Estádio: Independência, em Belo Horizonte - Público: 7.751 torcedores

ÚLTIMOS JOGOS DO CAMPEONATO MINEIRO

Atlético 2 x 3 Guarani - Independência (Belo Horizonte)
Tupi 1 x 2 Cruzeiro - Mário Helênio (Juiz de Fora)
Ipatinga 2 x 3 Villa Nova - Ipatingão (Ipatinga)
Social 0 x 0 Rio Branco - Louis Ensch (Coronel Fabriciano)
Ituiutaba 2 x 0 Democrata SL - Fazendinha (Ituiutaba)
Uberaba 2 x 1 Democrata GV - Uberabão (Uberaba)

IPATINGA PERDE E ESTÁ REBAIXADO

O Ipatinga está rebaixado para a segunda divisão do campeonato mineiro. Neste domingo, jogando em casa, no estádio Ipatingão, o Tigre perdeu para o Villa Nova por 3 a 2, pela 11ª rodada do Estadual.
Jonathans abriu o placar para os visitantes aos 21 minutos do primeiro tempo. Vinte minutos depois, Adeílson igualou para o Ipatinga. Mas nos descontos, Tucho colocou novamente os visitantes em vantagem.
Logo no início do segundo tempo, Tucho ampliou para o Leão do Bonfim. Aos 31 minutos, Osmar diminuiu a vantagem, porém não foi o suficiente para evitar a queda do Ipatinga para a Série B.

Classificação »
01 - 23 - Cruzeiro
02 - 21 - Tupi
03 - 19 - Atlético
04 - 16 - Ituiutaba
05 - 15 - Guarani
06 - 15 - Rio Branco
07 - 14 - Villa Nova
08 - 12 - Democrata GV
09 - 10 - Social
10 - 9 - Ipatinga
11 - 9 - Uberaba
12 - 6 - Democrata SL

FELIPE MASSA VENCE NA FÓRMULA 1

Sem dar chances aos adversários, Felipe Massa venceu o GP do Bahrein, disputado neste domingo no circuito de Sakhir. O brasileiro da Ferrari dominou a prova desde o início, quando tirou o primeiro lugar do polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, o pole position, e só perdeu a ponta durante a segunda rodada de pit stops. Com isso, ele dá a volta por cima no campeonato após abandonar as duas primeiras corridas da temporada, na Austrália e na Malásia.
Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari, superou Robert Kubica ainda nas primeiras voltas e garantiu a segunda posição. O polonês conseguiu outro pódio, na terceira posição. Nick Heidfeld, seu companheiro na BMW Sauber, terminou em quarto e assumiu a vice-liderança do campeonato, com 16 pontos. A equipe alemã, por sua vez, assumiu pela primeira vez em sua história a liderança do Mundial de Construtores, com 30 pontos, um à frente da Ferrari.Heikki Kovalainen, da McLaren, foi o autor da melhor volta da prova, mas não teve um ritmo constante. Ele chegou em quinto, muito atrás dos pilotos da Ferrari e da BMW Sauber. Lewis Hamilton, por sua vez, fez uma corrida terrível. Largou mal e, na segunda volta, acertou o pneu traseiro de Fernando Alonso, da Renault, que defendia corretamente a oitava posição. Resultado: perdeu o bico, teve de fazer um pit stop para trocá-lo e terminou em 13º, uma volta atrás.O italiano Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu uma boa sexta posição para a equipe japonesa, enquanto o australiano Mark Webber, da RBR, chegou em sétimo. O alemão Nico Rosberg, da Williams, completou a zona de pontuação, com o oitavo lugar no circuito de Sakhir.Rubens Barrichello, da Honda, fez uma corrida sem erros, mas só chegou em 11º. Ele ainda brigou nas últimas voltas contra o espanhol Fernando Alonso, da Renault, mas não conseguiu a ultrapassagem. O bicampeão mundial terminou em décimo. Já Nelsinho Piquet sofreu com problemas de câmbio desde o início da prova. Ainda na volta de apresentação, ele reclamava pelo rádio que seu carro não tinha a segunda marcha. O brasileiro abandonou a corrida na 40ª volta.

EVA É A PRIMEIRA MULHER A DIRIGIR |LOTAÇÃO EM MOC

Eva Ferreira de Castro, é motorista há 15 anos, casada e mãe de cinco filhos, a experiência com o volante ela adquiriu com o seu esposo que está nesta profissão há mais de 25 anos.
Mas, algo que está deixando muito homem de boca aberta é o fato de que ela é a 1° mulher motorista do transporte coletivo urbano de Montes Claros. – Concorri a esta vaga com 88 homens e graças a Deus estou me realizando profissionalmente. Já dirigi carro pequeno e já passei por praticamente todas as cidades do Norte de Minas, dirigindo caminhão na companhia do meu esposo.
Segundo Ilda Lopes, passageira que estava no lotação com a nova motorista, Eva demonstra segurança ao volante o que representa tranqüilidade a todos os usuários.
A mesma habilidade que a motorista Eva, tem com as mãos ao volante, ela tem com o cabelo das suas clientes, tendo em vista, que ela também é cabeleireira, onde ajuda no orçamento da sua família.

PRETA GIL JURA QUE NUNCA FUMOU NEM CHEIROU

Preta Gil não é peixe, mas aprendeu que pode morrer, sim, pela boca. Pelo menos é isso que ela dá a entender na entrevista que deu para a revista "Marie Claire" de abril. Ela conta que até hoje carrega a imagem de doidona por causa de uma entrevista dada para outra publicação, assim que iniciou sua carreira de cantora, na qual falava de seu comportamento sexual. “Nunca cherei pó, não fumo maconha, bebo raramente. Tudo o que fiz falei naquela entrevista, e tinha a ver com meu comportamento sexual, que sempre foi uma coisa mais livre mesmo. Mas alguém vai acreditar nisso? Não. As pessoas falam barbaridades a meu respeito: 'Ah, ontem eu vi a Preta numa festa e ela estava muito louca!'. Gente, eu não bebo! Eu gosto de beber para pegar o gatinho na festa”, diz com o jeito extrovertido que lhe é peculiar.
REFÉM DE PERSONALIDADE
Aliás, extroversão é outro tema da entrevista. A cantora conta que desenvolveu esse lado engraçado para se integrar aos colegas de classe alta dos colégios onde estudava. “Quando cheguei no Rio, na escola, eu só via brancos. Na volta da escola, na porta da favela, só via pretos. E aí comecei a sacar que o buraco era mais embaixo, que aquela utopia na qual eu vivia na Bahia tinha ficado para trás. Criei uma mazela que vem comigo até hoje: uma personagem que me ajudou a ser incluída. É um lado que criei para conquistar as pessoas pela extroversão. Um mecanismo de defesa, para que aquelas pessoas me aceitassem. Para entrar na rodinha das meninas, tive que rebolar. Me transformei na mais popular, na mais animada, na mais feliz, na mais alegre, na mais engraçada. Virei refém dessa personalidade”, diz.

MORRE O ATOR CHARLTON HESTON


Charlton Heston durante filmagem do 'Trindade violenta', em junho de 1956 (à esquerda). Na outra imagem, ele aparece na produção de 'À sombra da pirâmide', em 19 de junho de 1971, em Almeria

O ator americano Charlton Heston morreu, aos 84 anos, na noite deste sábado (5) em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, segundo informou sua família.
Heston, que estava afastado do cinema há alguns anos, sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do mal de Alzheimer.
Ele venceu o Oscar por sua atuação no épico "Ben- Hur", em 1959, e se destacou também como 'Moisés' em 'Os 10 mandamentos'. Ele também atuou na versão de 1968 de "Planeta dos Macacos" como um astronauta.
"Aos seus amados amigos, colegas e fãs, nós agradecemos suas preces e apoio", disse a família em comunicado.
"Ninguém poderia pedir uma vida mais plena do que a dele. Nenhum homem poderia ter dado mais a sua família, profissão, e ao seu país. Nas suas próprias palavras: 'Eu vivi uma vida tão maravilhosa! Eu vivi o bastante para duas pessoas'", acrescentou.