sábado, janeiro 05, 2008

BORBOLETA ENGANA FORMIGA PARA TER FILHOS ADOTADOS

Enganada, a formiga nem percebe que a larva da borboleta é bem maior que a sua (Foto: Science/David Nash)

Beleza não serve de nada sem uma boa dose de esperteza. Que o digam as borboletas européias Maculinea alcon, que desenvolveram um truque para lá de sujo para garantir alimento abundante para seus filhotes. Elas enganam as formigas, que passam a acreditar que as larvas de borboletas são suas e as criam como mães dedicadas. Quando percebem a enganação, as formigas iniciam uma verdadeira guerra pela sobrevivência.
Tudo começa com a química. As borboletas desenvolveram uma camada protetora que é muito parecida com a das formigas. Quando vêem uma larva de borboleta em seu caminho, as ingênuas formiguinhas acreditam que se trata de seus filhotes, que por acaso foram parar fora de ninho. Elas pegam a larva e levam para casa, onde criam as futuras borboletas, que, por serem muito maiores que uma larva de formiga, acabam ganhando mais comida que as irmãs de criação.
Mas como mentira tem perna curta, as formigas estão começando a perceber o engodo. Com isso surge o mais interessante para o líder do estudo, David Nash, da Universide de Copenhagen, na Dinamarca: as duas espécies passam a travar uma verdadeira “corrida evolucionária”.
Em seu estudo publicado na revista “Science”, Nash mostra que as borboletas têm mais chances de sucesso quando entram em formigueiros que não eram normalmente parasitados. As formigas que já tinha caído no truque eram mais difíceis de enganar. Em resposta, algumas borboletas parecem estar matando seus pais adotivos e procurando outras espécies para iludir.

Borboleta da espécie Maculinea alcon (Foto: Science/David Nash)


sexta-feira, janeiro 04, 2008

RESENHA DO RÊ

Um belo presente de ano novo ilustra a casinha desde que Conceição Melo chegou à redação com esta pintura de arte. É sempre bom ter uma amiga assim para nos ajudar a tirar as pedras do caminho.
Valeu, artista!

MANSÃO DA SERRA
A passagem de ano não poderia ser melhor. Graças à gentileza de Gal e Antônio Bernardo, dividimos um universo de beleza natural, no topo de Riachinho, 12 km acima de Catuni. O ano se apresentou inteiro nos arco-íris que ornamentam os cursos de água mineral, inclusive o próprio Riachinho.
Ali no meio da Serra Geral.

A mansão dos Bernardo está incrustada no topo da Serra Geral

QUANTA ALEGRIA!
A alegria se completou com a chegada de Seu Antônio e Célia Caldeira, de dona Luzia e Lourdes Almeida e do jovem empresário Paulo Bororó. Entre um banho de piscina ou de ducha, as delícias do lugar se juntavam à camaradagem de dona Cida e seu Osvaldo, donos do ponto de apoio que vem a ser o mais equipado equipamento comercial de Riachinho. Pra ninguém se esquecer da civilização.
Com ou sem frango caipira...


Olha só a alegria de Gal, Seu Osvaldo e Bernardo no ponto de apoio!


BRINCANDO COM OS BICHOS
Quem curtiu a passagem de ano brincando com tudo que é bicho do mato foi o pequeno Mateus, entre dezenas de coco retiradas ali mesmo no quintal e a bicicleta amarela que ganhou de Papai Noel.
Eta menino danado!

ALILÁS...
De volta à redação, uma chuva de mensagens de natal e ano novo que estamos retribuindo paulatinamente. Graças a Deus ou, como diz Betarelle, de Belô:
Aliás, feliz 2008!

PALAVRA DO SENHOR
Ou, como diz o pastor Sólon: Feliz 2008, que o Senhor te abençoe e te guarde. Um forte abraço, Solon. Anexo uma foto da minha nova cidade. Aproveito para lembrar que o meu novo livro O espírito do engano te aguarda na livraria Vida em Montes Claros e na sapataria e livraria Zarp em Pirapora.
A nova morada.

OLHA ELA AÍ
Que dizer, então, do e-mail cifrado de Jully Costa?! Vamos lá?
Oi Regiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!
Que saudade de vc e de ler o jornal todos os dias de manhã aí em Moc... Estou em Luziânia, entorno de Brasília df, mas tô doooooooooooooooooooooooooida pra voltar pra Moc. Regi, consegue um emprego aí em Moc pra mim por favor, tô pedindo pra todo mundo, qro estudar, minha facu tá trancada e não qro perder meu curso. Se for preciso eu volto pra Funorte, me dê uma força aí em Moc!
Aguardo resposta.
Meu niver é dia 14 agora, não esqce não.
Bjão

UM PRESENTE PARA MOC
Tem mais um e-mail enviado por nosso leitor padrão, José Aparecido:
Caríssimo Regi, gostaria de apresentar-lhe 13 dos 20 alunos que concluíram o 3º ano do Ensino Médio no anexo da E.E. João de Freitas Neto, a quem eu e demais professores tivemos o imenso prazer de exercer o magistério e transmitir a essas nobres criaturas saberes e valores humanos de cidadania desde 2000, na 5ª série do Ensino Fundamental.
Mesmo porque, pode se falar em alto e bom tom que em 08/12/2007,entregamos este belo presente de natal para a sociedade. São 20 entes queridos que certamente serão muito úteis. São donos de um caráter invejável, foi sem dúvida uma turma exemplar e de valor raro.
Eles e seus pais, que souberam criá-los de forma tão especial, estão de parabéns!

Veja as fotos dos 13 alunos, José Aparecido e Maria do Carmo

INFLAÇÃO EM MOC É A MAIOR DOS ÚLTIMOS ANOS

Em 2007, Montes Claros bateu não só o recorde do número de assassinatos (79). Mas também na inflação, que refletiu diretamente no bolso da população. Segundo o IPC da Unimontes, setor que analisa os preços dos produtos e serviços na cidade, o índice no ano passado foi 4,96% maior que em 2006. No acumulado dos 12 meses de 2007, a inflação atingiu o patamar de 14,06%. No ano anterior chegou a 9,10%.
A pesquisa apontou ainda que alimentação, saúde e produtos de cuidados pessoais como os principais vilões para o aumento da inflação em 2007.
Uma família que recebe de um a seis salários mínimos por mês teve que gastar em torno de 70% para cobrir os gastos mensais.

TAIOBEIRAS VIRA CIDADE SEM LEI: 3 MORTES

Uma série de assassinatos em Taiobeiras provocou um clima de guerra na cidade. Três mortes foram registradas em cinco dias. Policiais civis do Departamento de operações especiais e da delegacia de homicídios de Belo Horizonte estão na cidade.
As primeiras investigações apontam que os homicídios estariam ligadas à morte de um cigano, em novembro do ano passado.
Em Taiobeiras nem a polícia escapa da ação dos assassinos. Na quinta-feira, 03, um empresário foi executado e outras duas pessoas foram baleadas, inclusive o delegado da cidade, Marcos de Souza Pimenta.
O empresário do ramo de carvoaria Mark Rogério Freitas Santos, 26 anos, foi morto com três tiros na cabeça, enquanto estava em uma pizzaria no Centro de Taiobeiras. O delegado Marcos de Souza Pimenta levou um tiro na perna e o filho do ex-prefeito da cidade, Igor Arifa Silva, 20 anos, foi baleado no braço.

GOLPE DO BILHETE PREMIADO VOLTA A DAR ZEBRA PARA WELBER


Welber Sandro da Silva, 33 anos, foi novamente preso pela polícia federal, acusado de praticar o golpe do bilhete premiado. Desta vez o crime foi registrado em Lavras, no Sul de Minas.O mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Zilda Maria Youssef Murad.
Em agosto do ano passado, Welber conseguiu um habeas corpus da justiça, e estava em liberdade. Mas antes da decisão judicial, fugiu do cadeião, durante visita ao dentista, em outubro de 2006, mesmo ano da prisão dos integrantes da quadrilha acusada de aplicar o golpe do bilhete premiado em várias cidades do país. Ele é suspeito de ser o líder da quadrilha.
Segundo o chefe da PF em Moc, delegado Marcelo Eduardo de Freitas, a prisão do suspeito foi realizada tranqüilamente, principalmente por não haver dificuldades para localizá-lo, em virtude do seu comportamento de ostentação, freqüentando muitas festas e locais caros da cidade. Depois de quase dois anos, Welber está de volta à cadeia.

QUANDO A REALIDADE IMITA A FICÇÃO

Um capitão do BOPE quer deixar o posto e busca um substituto, ao mesmo tempo em que 2 amigos se destacam por sua honestidade como policiais. Dirigido por José Padilha (Ônibus 174) e com Wagner Moura e Caio Junqueira no elenco.

POLICIAIS ACUSADOS DE ESPANCAR MÃE E FILHOS EM MOC
O filme Tropa de elite foi alvo de duras críticas por parte da PM de todo o país. Mas parece que algumas cenas do campeão de bilheterias de 2007 têm saído das telas do cinema e para virar realidade em Montes Claros. É o que denuncia a família Antunes Miranda.
Segundo o advogado da família, Leonardo Linhares, dois estudantes menores de idade e a mãe deles foram agredidos fisicamente, inclusive causando-lhes fraturas pelo corpo, na noite de quinta-feira, 03, na Rua Raimundo Chaves, número 60, Conjunto José Carlos de Lima.
Os policiais, segundo a denúncia, ainda teriam atirado duas vezes em direção aos estudantes. Todos fizeram exame de corpo de delito.
A assessoria de comunicação do 10º BPM não confirmou a agressão, informando que os menores estavam em uma moto e, ao perceberem a presença da viatura, fugiram. E devido à alta velocidade do veículo, caíram, sendo conduzidos para a delegacia por infração de trânsito, pois o condutor não era habilitado.Os nomes dos policiais envolvidos na denúncia não foram revelados.

PARIS HILTON VOLTA A APRONTAR

Paris Hilton se joga na balada com direito a beijos em uma garota e dança sobre mesa

Tratando-se de Paris Hilton, nenhum flagra é tão surpreendente. Afinal de contas, a patricinha já foi vista em cenas calientes, com partes íntimas e lingeries à mostra, além de ter vídeos de momentos com ex-namoradosexpalhados pela internet.
E, desta vez, não foi diferente. Paris Hilton se esbaldou em uma balada na noite de quinta-feira, 03, em Las Vegas. A festinha teve direito a dança sobre a mesa, deixando a calcinha à mostra, e momento romântico com beijos em uma garota.

COMEÇA A BAIXARIA NO BBB: BIANCA SERIA LÉSBICA?

Antes de entrar para o BBB 8, Bianca Jahara passou o réveillon em Copacabana com a amiga Verena Sanchez
Verena Sanchez, amiga desde a infância de Bianca Jahara, do BBB, desmente a notícia de que ela teria namorado uma mulher.
"Somos amigas há 17 anos e posso garantir que ela não é lésbica", diz.
A amiga conta que Bianca apenas beijou de brincadeira Vanessa Andrade durante o desfile na Fashion Rio, em 2002.
"Ela gosta de 'causar'. Como o desfile falava sobre amor, ela sugeriu ao estilista beijar a garota na passarela. Foi só isso! Deu super certo e acabou sendo superpolêmico", conta Verena.
Foto polêmica: Bianca com Vanessa Andrade no Fashion Rio 2002

BRONCA DE MÃE
Ainda segundo a amiga, a mãe de Bianca, Sandra, deu uma bronca na filha ao ver as fotos na imprensa.
"Ela perguntou: O que é isso menina? Você gosta de mulher? E ela respondeu: 'Claro que não'"
Bianca acaba de terminar um relacionamento de dois anos e apesar de Verana dizer que nenhum dos homens que participarão do programa aparenta fazer o tipo da amiga, acredita que ela possa tranqüilamente engatar um romance no programa.
"Ela não tem nenhum tipo de preconceito ou pudor, mas vai mostrar no BBB que gosta mesmo é de homem", diz.

COBRA DE 120 QUILOS ATACA MENINA DE 7 ANOS

Uma cobra de nove metros e cerca de 120 quilos atacou uma garota de 7 anos nos arredores da alça viária de Belém. O animal saiu da mata e se enrolou nas pernas da menina. A garota conseguiu escapar e teve apenas ferimentos leves.
O taxista Raimundo Carvalho, 62 anos, passava pela rodovia na hora do ataque. Segundo reportagem do Portal ORM, Carvalho disse que os gritos da menina chamaram a atenção das pessoas que estavam nas proximidades.
Carvalho contou que a cobra arrastou a criança por alguns metros e só soltou quando um jovem, identificado como Miguel, cortou a cabeça do bicho com um tipo de facão. “A criança ainda tentou se segurar no mato. Ela gritava bastante. Foi quando o rapaz apareceu e cortou a cabeça da cobra”, disse Carvalho. Segundo o taxista, se o jovem não tivesse aparecido, a menina teria sido esmagada pela sucuri. A criança saiu correndo assim que foi solta pelo animal. Ela teve ferimentos leves na perna. A cobra permaneceu na estrada, onde agonizou por alguns minutos até morrer.

LIQUIDAÇÃO GERAL NO COMÉRCIO DE MOC

Por Fabíola Cangussu
temporada de liquidações, iniciada pelas grandes redes de varejo logo após o natal já está tomando conta da cidade, e promete intensificar o mês de janeiro. Os descontos de até 80% é a estratégia escolhida pelas empresas para conquistar clientes e mantê-los dentro das lojas, além de conservar o ritmo das vendas de dezembro.
As vitrines das lojas estão cheias de anúncios de ofertas de todas as naturezas, desde roupas e sapatos, até equipamentos eletroeletrônicos. As condições de pagamentos também chamam atenção dos clientes. Os preços divididos em até 10 vezes sem acréscimos, ou mesmo com juros, mas que mantém os preços dos produtos semelhantes aos anunciados antes da promoção.
O economista Egídio Almeida do Nascimento aconselha o consumidor a fazerem as contas antes de saírem às compras. Vejam se o orçamento mensal garante os pagamentos extras com IPVA, matrículas e materiais escolares, IPTU, entre outros. Estando tudo constando no orçamento, o economista afirma que esse é um excelente momento para adquirir os produtos anunciados.
As ofertas também tomaram conta da internet. As lojas virtuais estão anunciando descontos que podem chegar também a 80%. Na Américas.com todo o sit está em liquidação, enquanto que o Submarino anunciou 50 mil produtos com preços populares.
Segundo Ângela Costa Aguiar, professora primária, 28, as compras pela internet sempre oferecem condições de pagamentos mais acessíveis.
- Sempre consigo preços melhores pela internet, até mesmo nos sites de lojas existentes aqui em Montes Claros, consigo preços abaixo dos anunciados em panfletos promocionais – informa a professora.
Mas Ângela alerta para os cuidados necessários com as compras virtuais. Ele afirma que os interessados devem procurar sites seguros. Solicitar informação de quem já tem o hábito de usar lojas virtuais. E, nunca clicar em ofertas que chegam através de emails.
- Não sou especialista, apenas aprendi a fazer compras de maneira segura. Mas sei que muitas pessoas não foram bem sucedidas, por isso acho que todo cuidado é pouco - conclui a professora.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

POLICIAL MILITAR É BALEADO COM A PRÓPRIA ARMA

O que seria uma ocorrência comum na pacata cidade de Vargem Grande do Rio Pardo, a 320 km de Montes Claros, quase acaba em tragédia. Na manhã de ontem, 3, a polícia militar foi acionada a atender uma ocorrência no Centro da cidade, tendo deslocado para o local o sargento Neto e o soldado Bruno.
Quando chegaram ao local os policiais militares depararam com Marcos Ribeiro, muito alterado, que resistiu a prisão e partiu para cima dos mesmos.
Segundo informações do assessor de imprensa da 3ª Região de polícia militar, sargento Luiz, Marcos Ribeiro que é conhecido na cidade por Marquinhos de Clemência, teria mordido o braço do sargento Neto e se atracado com o soldado Bruno.
Ainda segundo informações da PM, Marquinhos de Clemência, teria puxado o revólver do soldado Bruno e efetuado um disparo contra o mesmo, atingido o militar no abdômen. O revólver estaria no colete a prova de balas do militar, que foi conduzido ao hospital da cidade de Taiobeiras em estado grave.
Após os primeiros socorros, o soldado Bruno foi transferido para o hospital Dílson Godinho, em de Montes Claros, na aeronave Pegasus.
Segundo o sargento Luiz, as primeiras informações do hospital dão conta de que o soldado Bruno passaria por uma cirurgia ainda na tarde de ontem, realizada pelo tenente-médico, Sérgio Barcala e não corre risco de morte, apesar do estado ser grave.
Até o fechamento desta página, às 17h, dezenas de policiais militares de toda a região, inclusive de Montes Claros e com apoio da aeronave Pegasus, estavam em meio a um matagal na cidade de Vargem Grande do Rio Pardo a procura de Marquinho de Clemência.
O sargento Luiz informou também que os policiais continuaram as buscas até prender o acusado do crime.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

GALO LANÇA LOGO DO CENTENÁRIO


O Atlético Mineiro lançou nesta terça-feira a logomarca que comemora os 100 anos de existência do clube, que serão completados no dia 25 de março de 2008. A imagem, que estampará produtos relacionados ao centenário, estará disponível para download no site oficial do clube. O departamento de marketing do clube já começou 2008 com novidades. Na vitória do queniano Robert Cheruiyot, no último domingo, da São Silvestre, o atleta subiu ao pódio com uma bandeira do Galo, que decidiu patrocinar o maratonista e tricampeão da corrida para divulgar o centenário do clube.

PRIMEIRO BEBÊ DO ANO É DA BAHIA


O primeiro bebê de 2008, que nasceu em Feira de Santana (BA) à 0h de terça-feira (1º), no Hospital da Mulher, deve ir para casa nesta quinta-feira (3), caso o bebê continue sendo amamentado normalmente.
A menina, que se chama Beatriz, tem 51 centímetros e pesa 3,375 quilos. “Não esperava que ela nascesse na virada do ano. Estou feliz! Ela é meu presente de ano novo”, diz a mãe Cláudia Maria Alves.
O bebê Jundinaly Oliveira dos Anjos nasceu à 0h11 de terça-feira (1º), na Maternidade Sagrada Família, em Salvador. A mãe, Ana Paula Almeida de Oliveira, é da cidade de Candeias (BA). A criança nasceu com 4,2 quilos.