sexta-feira, fevereiro 08, 2008

CÃO SOBREVIVE A UMA SEMANA DE SOTERRAMENTO

Em meio à destruição provocada pela chuva, moradores de um bairro de Florianópolis tiveram uma boa surpresa: um cão foi encontrado com vida, depois de quase uma semana soterrado. Muros destruídos e pedras de mais de um metro de diâmetros são vestígios que ainda mostram a força da enxurrada que castigou algumas regiões do estado. Mas no meio deste rastro de destruição, na comunidade do Rio Tavares, o cãozinho Pitxuco, dado como morto desde quinta-feira passada (31), foi encontrado com vida debaixo dos escombros. Ele foi socorrido pelos bombeiros depois de o pedreiro Jean Flores ter ouvido os latidos. “O latido estava longe e foi aumentando quando tiramos as pedras. Comecei a prestar mais atenção, pois sabíamos que tinha um cachorro ali, mas imaginávamos que estaria morto.”
Para se ter uma idéia da violência do desabamento, a terra que deslizou é suficiente para encher 15 caminhões. Para o bichinho, foram cinco dias debaixo da terra, no escuro, sem água e comida. Um veterinário da cidade disse que, em casos semelhantes a esse, a chance de sobrevivência do animal é considerada rara.

GÊMEAS EXPULSAM CÂNCER QUE ATORMENTAVA A MÃE

Uma britânica que descobriu um câncer durante a gravidez foi salva pelos chutes dos fetos, que expulsaram parte do tumor. Michelle Stepney, de 35 anos, estava grávida de gêmeas quando foi levada para o hospital com um sangramento.
No início, os médicos suspeitaram de um aborto, mas logo descobriram que ela estava com câncer cervical e que acabara de expelir um pedaço do tumor do colo do útero.
Michelle Stepney e suas filhas Alice e Harriet (Foto: Cancer Research UK/Divulgação)
"Eu não poderia imaginar que os chutes que eu sentia seriam tão importantes. Eu mal pude acreditar quando os médicos disseram que os movimentos tinham expulsado o tumor", diz Michelle.
Os oncologistas sugeriram que ela fizesse quimioterapia e retirasse o útero para remover o câncer por completo, o que significaria o fim da gravidez.
Michelle conta que, depois de muito refletir, decidiu seguir em frente com a gestação e foi submetida a doses limitadas de quimioterapia, aplicadas a cada 15 dias.
As gêmeas, Alice e Harriet, nasceram na 33ª semana de gravidez de cesariana. As meninas estavam em perfeito estado de saúde, mas nasceram sem cabelo por causa dos efeitos da quimioterapia.
Quatro semanas depois do parto, Michelle foi submetida a uma cirurgia para retirada do tumor e do útero. Os médicos acreditam que ela esteja curada.
A britânica disse que deve "a vida às filhas".
No dia 12 de fevereiro, Michelle receberá o prêmio "Mulher de Coragem" do Cancer Research UK, um centro na Grã-Bretanha dedicado a pesquisas sobre o câncer.

POTOSÍ É O PRÓXIMO ADVERSÁRIO DO CRUZEIRO

O Cruzeiro nem precisou dos 90 minutos para garantir a classificação para a segunda fase da Taça Libertadores. O árbitro chileno Carlos Chandía se irritou com a quantidade de objetos arremessados no gramado do Estádio Defensores del Chaco e terminou a partida aos 24 minutos do segundo tempo, com a vitória por 3 a 2 da Raposa sobre o Cerro Porteño, que precisava vencer por três gols de diferença. No jogo de ida, no dia 30 de janeiro, o time celeste venceu por 3 O Cruzeiro entra na Chave 1, ao lado de San Lorenzo (Argentina), Caracas (Venezuela) e Real Potosí (Bolívia), adversário de estréia na fase de grupos, na próxima quarta-feira, dia 13, no Mineirão.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

BRASIL VENCE IRLANDA COM GOL CHORADO DE ROBINHO

Com uma ótima atuação de Robinho, a seleção brasileira começou a temporada de 2008 vencendo. O Brasil superou a Irlanda por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Dublim, no primeiro amistoso da equipe neste ano. O gol do triunfo foi feito pelo rei do drible, que mostrou oportunismo e categoria ao concluir uma jogada criada por Diego.
Dunga fez poucas experiências com jogadores com idade olímpica durante a partida. Anderson, Lucas e Rafael Sóbis só entraram no time após os 30 minutos do segundo tempo. Os estreantes Leo Moura e Richarlyson se destacaram e tiveram boas atuações nas laterais.
Foi a terceira vitória brasileira sobre a Irlanda. Ainda aconteceram um empate e uma derrota na história do confronto. A baixa temperatura, durante o primeiro tempo os termômetros marcavam dois graus, não chegou a prejudicar a seleção brasileira. Alguns jogadores atuaram até com camisas de manga curta. Já o goleiro Júlio César preferiu esticar a gola da camisa para aquecer o pescoço criando uma cena engraçada.
Antes do início da partida foi respeitado um minuto de silêncio relembrando os 50 anos do acidente aéreo que causou a morte de oito jogadores do Manchester United. Entre eles, um irlandês: Liam Whelan. A tragédia aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1958, em Munique, na Alemanha. Os jogadores se abraçaram no meio-campo durante a homenagem em uma bonita cena. Mas os torcedores brasileiros não respeitaram o minuto de silêncio e tocaram até cornetas.


PRÓXIMO AMISTOSO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Súecia x Brasil - 26/03/2008 - Em Londres

PARECE MENTIRA, MAS NÃO É. ESTA MENINA PODE MORRER DE SUSTO

A hiperbólica expressão "morrer de susto", infelizmente é uma realidade para Jennifer Lloyd. A inglesinha de 10 anos tem uma doença raríssima: ela é uma das seis pessoas que já foram diagnosticadas com o mal no mundo. Trata-se da síndrome poliglandular de Addison. Trocando em miúdos: Jennifer fica doente sempre que é submetida a uma situação de medo, surpresa ou choque. Dependendo da situação, a doença pode levá-la à morte, segundo informações do "Daily Mail".
Jennifer não produz adrenalina em resposta a uma situação alarmante ou a qualquer forma de estresse físico ou psicológico. Em vez disso, o corpo entra em choque e seus órgãos podem entrar em falência.
Quando está assistindo a TV, a menina é monitorada o tempo todo pelos pais. Quando percebem que o programa encaminha para uma situação de risco para a filha, elas a retiram da frente do aparelho.
Descoberta em 1855 pelo médico Thomas Addison, a doença afetava o presidente dos EUA John F. Kennedy.

MACAPÁ DÁ 11º TÍTULO À BEIJA-FLOR

A Beija-Flor venceu o carnaval carioca em 2008, com 399,3 pontos de 400 possíveis, segundo apuração realizada nesta quarta-feira (6) no Sambódromo do Rio. Em segundo lugar, ficou Salgueiro e, em terceiro, Grande Rio. Foi rebaixada a São Clemente. Com a vitória, a Beija-Flor soma 11 títulos na elite do carnaval do Rio. Apenas nos últimos seis anos, foram cinco vitórias: 2003, 2004, 2005, 2007 e 2008.
“Essa é a resposta da Beija-Flor aos comentários sem fundamento sobre o resultado do ano passado”, afirmou Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola há mais de 30 anos, em entrevista à Globo News logo depois da divulgação da vitória. No ano passado, após uma operação da polícia federal, foi levantada a suspeita de que o resultado do carnaval de 2007 tenha sido manipulado. Os envolvidos negaram as acusações.
“Não foi fácil, nenhuma vitória é fácil. Todas elas dependem de muito trabalho, de muito esforço. Mas trabalhamos muito, a escola trabalhou muito, a comunidade é fantástica”, disse Laíla, da comissão de carnaval da Beija-Flor. “No ano que vem, tentaremos fazer melhor”, continuou Laíla.
A São Clemente perdeu 0,5 ponto por ter apresentado uma componente com a "genitália desnuda", segundo a liga das escolas de samba. Já Grande Rio perdeu 0,1 ponto em razão de seu oitavo carro alegórico, que se desacoplou. A liga considerou que eram dois carros, totalizando nove alegorias -- oito era o número máximo permitido.
A Beija-Flor se apresentou neste ano com a história do Macapá, capital do Amapá, que completou 250 anos na segunda-feira (4). As belezas naturais e artesanato deram o tom ao desfile que teve o enredo “Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo”. “Foi uma vitória para o Macapá”, disse o prefeito da cidade, João Henrique Pimentel, logo após a divulgação do resultado.

DANIELA MERCURY ENCERRA CARNAVAL COM CHUVA DE PÉTALAS

Daniela Mercury entrou no circuito Barra-Ondina com chuva de pétalas. A cantora encerrou suas apresentações no carnaval em Salvador deste ano. Na ocasião, a rainha do axé aproveitou para agradecer os foliões e equipe de músicos, técnicos e assessores. Grupo de dançarinos fez uma apresentação diante do camarote da cantora.
Daniela Mercury comemora 15 anos de "O canto da cidade", seu primeiro grande sucesso. A cantora embala multidão ao som da música.

INCÊNDIO ARRASA PRÉDIO DE UNIVERSIDADE EM CURITIBA

Um incêndio que teve início por volta de 19h desta terça-feira, 05, atinge o prédio da Universidade Tuiuti, no campus Champagnat, em Curitiba. Segundo informações do corpo de bombeiros, as chamas se espalharam rapidamente pelo edifício, que é antigo. Até às 21h, o fogo ainda não havia sido controlado. Não há informações sobre feridos. Segundo o CB, peritos devem investigar o que provocou o incêndio.
O prédio é o segundo maior da universidade, de acordo com a Assessoria de Imprensa. No campus estão os cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia e Terapia Ocupacional.
No prédio estão concentrados os laboratórios de alguns cursos que atendem a comunidade. As aulas estavam previstas para começar na próxima segunda-feira, 11.

VÂNDALOS DESTROEM SEIS ÔNIBUS EM SANTA CATARINA

Seis ônibus foram apedrejados por vândalos na Região Metropolitana de Florianópolis na madrugada desta terça-feira, 05. Cinco veículos faziam linhas municipais na Capital catarinense e o outro fazia o trajeto entre Florianópolis e São José (SC). Nos ataques, os vândalos quebraram os vidros das janelas, arrancaram o forro e rasgaram o estofamento dos bancos.
Segundo o fiscal de tráfego, Jair José Cantalício, as ações da madrugada foram isoladas. “É comum acontecer este tipo de ataque no Carnaval. No ano passado, tivemos ônibus atacados nesta época. As viaturas da polícia costumam acompanhar os ônibus da madrugada, mas isso não aconteceu”, disse.
De acordo com Cantalício, uma das ações foi motivada pelo pagamento da passagem. Um grupo de seis pessoas teria se recusado a pagar a tarifa e pulou a catraca. A polícia foi chamada e obrigou o grupo a pagar a passagem. Próximo ao ponto final, os vândalos destruíram o ônibus e fizeram ameaças ao motorista e ao cobrador, que temem novos ataques.
Os veículos apedrejados estão na garagem da empresa, que ainda não calculou os prejuízos. Por volta das 5h30, a polícia técnica esteve no local para fazer a perícia nos ônibus.

UMA HISTÓRIA DE PESCADOR PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

Existe muito pescador que não vive só de pescar o peixe. Para algumas pessoas, contar vantagem sobre a pescaria, às vezes, é mais importante do que a próprio ato da pesca. E algumas vezes, essas pessoas acabam levando muito a sério a máxima da “história de pescador” e espalham informações “um pouco" diferentes da realidade. Foi o que aconteceu em Ribeirão Preto, a 324 km de São Paulo, quando um morador de Viradouro, a 398 km da capital paulista, afirmou ter pescado um tambaqui de 42,5 kg. No dia 25 de janeiro, o comerciante Jair Gonçalves Garcia levou o peixe até a sede da EPTV e afirmou tê-lo pescado na represa de Rio Grande, em Miguelópolis, a 460 km de SP. Esta semana, a reportagem da EPTV descobriu que a história do comerciante não era “bem a verdade”. O peixão era de verdade, e ele realmente foi pescado na represa de Rio Grande, em Miguelópolis. Só que quem tirou o bicho da água não foi seu Jair, e sim uma família daquela cidade.
A família passava o final de semana em um rancho às margens da represa. Foi Rafael Uehara Silva quem pescou o tambaqui com vara, molinete e um anzol bem resistente. “Aí meu irmão pegou um saco. (Ele) teve que abraçar (o peixe) porque eu estava cansado. Ai nós fomos levando ele (o peixe) para o barranco. Ai todo mundo pulou nele para ele não escapar”, contou Rafael. Pais, irmãos, namorada, todo mundo foi testemunha. Eles chegaram a tirar fotos com o peixe gigante na noite em que ele foi pescado, e um jornal local de Miguelópolis chegou até a dar a notícia. Depois o peixe foi vendido ao comerciante Garcia, que se fez passar por um pescador sortudo. “Nós ficamos chocados", disse a mãe de Rafael, Lurdes Uehara Silva, que viu na televisão a notícia de que o comerciante havia pescado o peixe.
A reportagem falou com o comerciante Garcia por telefone. Ele não admitiu ter contado uma “história de pescador”, mas mudou a versão inicial sobre o peixe. Ele disse que participou da pescaria, ajudou Rafael a tirar o peixe da água e, na hora, chegou até a comprar metade do tambaqui gigante.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

NOVATOS FAZEM A DIFERENÇA NA CONCENTRAÇÃO DA SELEÇÃO

Os novatos da seleção: Bobô, Thiago Neves, Breno, Richarlyson, Rafinha, Renan, Leo Moura e Hernanes

No vestiário do Croke Park, em um procedimento mais formal, os novatos da seleção brasileira receberam nesta terça-feira à tarde o boné com o número 1 referente à primeira convocação - todos os outros jogadores recebem o boné com o número da sua respectiva convocação antes do treino. As informações são do site oficial da CBF.
No Hotel Carton House, em uma manifestação organizada pelo supervisor Américo Faria - o que faz os novatos pensarem inicialmente que se trata de algo mais formal - é exigido desses jogadores um discurso referente à primeira convocação, com as palavras que costumam de ser de praxe e normalmente interrompidas pelos "veteranos" com muita vaia.
Terminado o jantar, com todos perfilados no fundo do restaurante - Bobô, Breno, Hernanes, Leonardo Moura, Rafinha, Renan, Richarlyson e Thiago Neves - os novatos foram "intimados" a fazer uso da palavra.
O momento do discurso dos novatos da seleção brasileira: vaias e elogios
O lateral do Flamengo, Leonardo Moura, foi o primeiro.
- Quero dizer que fui muito bem recebido pelo grupo e me sinto muito feliz de estar aqui - foi aplaudido.
O volante Hernanes foi o mais aplaudido. Tudo porque o consideraram com a voz mais bonita .
- É o Cid Moreira - gritaram Julio Cesar e Robinho, referindo-se ao apresentador da TV Globo.
Os novatos quase tiveram que passar ainda por outra prova. Seus companheiros, que se divertiam a valer com a cena, pediram que todos fizessem uma coreografia enquanto cantavam uma música de Ivete Sangalo. Mas aí, os veteranos não foram atendidos.

ESTÁ VIVO BEBÊ JOGADO DO TERCEIRO ANDAR PELO PAI

A polícia da cidade alemã de Ludwigshafen, no oeste do país, suspeita que o incêndio que deixou nove mortos em um edifício nesta terça-feira (5) pode ter sido criminoso.
Segundo o site da rede britânica BBC, o edifício incendiado era habitado por famílias turcas, tradicionais vítimas de atos de violência na Alemanha.
O incêndio atraiu a atenção mundial com as imagens de um bebê que foi jogado pelo pai do terceiro andar para escapar das chamas. A criança foi apanhada por um bombeiro e sobreviveu.
Segundo a rede de televisão CNN, a família do bebê está hospitalizada. A mãe teria ferimentos graves, mas não correria risco de morte.
O incêndio ocorreu enquanto várias pessoas celebravam o carnaval perto do local. O policial que salvou o bebê era parte de um grupo que participava da festa.
As nove vítimas do incêndio incluíam cinco crianças e uma mulher grávida. De acordo com os policiais locais, pelo menos outras 60 pessoas teriam ficado feridas.
Os ferimentos – muitos deles sérios – teriam sido causados por queimaduras, envenenamento por fumaça ou ossos fraturados.
De acordo com o jornal britânico "The Times", outras pessoas também teriam pulado do edifício para fugir do incêndio. “As pessoas atingiam o asfalto com um barulho terrível”, disse um bombeiro em entrevista ao jornal. Ainda segundo a publicação a prefeita da cidade, Eva Lohse, disse que “as imagens das crianças sendo resgatadas ficarão para sempre em nossa memória." A autoridade afirmou ainda que a cidade está "profundamente chocada" pelo acontecimento.

IVETE AGRADECE BEIJOS: PODE VIR QUENTE QUE ESTOU FERVENDO

"Quero agradecer os beijos que recebi porque eu acho beijo na boca muito bom!" Foi assim que Ivete Sangalo começou sua apresentação no bloco Coruja, nesta terça-feira (5), no Campo Grande, em Salvador.
Apesar de não fazer nenhuma referência nominal, a cantora estaria falando a respeito dos beijos que trocou com o apresentador Guilherme Arruda na segunda-feira (4). A cena aconteceu quando Guilherme subiu no trio elétrico para entregar um buquê de flores para Ivete.

Logo depois de agradecer os beijos, ela avisou: "Estou queimando por dentro e por fora". Nesta segunda, Ivete está toda de dourado e usa uma tiara de princesa na cabeça. Por conta do calor que faz em Salvador, a cantora comentou que 'o sol vai ajudar a curar a cachaça de ontem'.

DESFILE DE SÃO PAULO JÁ TEM UMA CAMPEÃ: VAI-VAI

A apresentadora Amanda Françozo (foto), madrinha de bateria da Vai-Vai, está no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (5), mas prometeu vir a São Paulo para comemorar o título da escola. "Estou indo embora e de tarde estarei na quadra, com certeza", afirma.
A musa destacou o tema da Vai-Vai, que este ano levou à passarela do samba o enredo "Vai-Vai acorda Brasil". "Foi um acerto o tema, que é educação. É um momento que o Brasil vive isso mesmo", diz. Ainda como trunfo, ela ressalta ainda o trabalho do carnavalesco da escola. "O Chico Spinosa foi muito feliz nas fantasias e nos carros alegóricos, e a comunidade da Vai-Vai é muito unida", avalia.
Foi a primeira vez que Amanda foi madrinha da bateria da agremiação do Bixiga. Ela conta que se dedicou à escola. "Fui à quadra em todos os ensaios, fui ao barracão, vi a construção dos carros alegóricos. De novembro para cá, estou respirando Vai-Vai", relata. A apresentadora diz também que ainda não sabe se continuará à frente da bateria em 2009. "Ainda não falamos nada. Estamos vivendo este carnaval mesmo", afirma.
A Vai-Vai foi a quinta escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, e fez um desfile crítico e luxuoso. Com carros imponentes, a escola do Bixiga empolgou a arquibancada, que, de pé, cantou o samba sobre a educação até os últimos minutos da apresentação.

ASSIM, ATÉ EU QUERIA SER GARI...


Em meio à beleza das musas que invadiram a Marquês de Sapucaí no segundo dia de desfiles no Rio, o gari Renato Sorriso conseguiu atrair para si um pouco de atenção. Seus 15 minutos de fama vieram do beijo que recebeu da musa Juliana Paes e da conversinha de pé de ouvido que teve com Adriane Galisteu. Depois, o irreverente gari ainda mostrou um pouco de seu talento com samba no pé.

QUE GRACINHA! FERNANDA LIMA LEVA GÊMEOS PARA A AVENIDA

Na concentração da escola, Fernanda Lima disse que o convite partiu da Grande Rio. "Pensei bem e decidi aceitar porque eles ofereceram um aparato grande para mim", disse. Fernanda sabia que seria difícil sambar com sua barriga tão grande. "Vou ser mais uma alegoria da escola", brincou.
A presença de Fernanda Lima provocou um certo tumulto na concentração da Grande Rio, já bastante cheia de famosos. Mesmo assim, a apresentadora estava tranqüila diante de tanto assédio.
O marido Rodrigo Hilbert, que a acompanhou durante todo o desfile, também estava com o mesmo humor. E sem medo de ver a mulher desfilar na Sapucaí. "Não fico preocupado com ela na Avenida porque a alegria que a Fernanda está vai ser transmitida para os bebês", disse.
Os meninos, que ainda não têm nome escolhido, devem nascer em abril. "Vão ser arianos os meus pestinhas", brinca Fernanda Lima. No final do desfile, a atriz retornou ao camarote sem aparentar cansaço. "Foi ótimo. Dava para desfilar mais uma vez", garantiu Fernanda a caminho do camarim e sempre acompanhada pelo marido Rodrigo Hilbert.

BEIJA-FLOR FAZ UMA VIAGEM A MACAPÁ

Em busca do bicampeonato, a Beija-Flor entrou no Sambódromo às 4h13 desta terça-feira (5) para encerrar o último dia de desfiles do Grupo Especial. Prometendo uma entrada triunfal, a escola leva para a avenida um abre-alas incandescente, de 36 metros de comprimento, em dois carros acoplados.
Depois de buscar inspiração na África para conquistar seu décimo título, a Beija-Flor viaja neste ano até o Amapá, mais precisamente à capital, Macapá. A cidade, que comemorou 250 anos nesta segunda-feira (4), é o principal foco do enredo “Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo”, desenvolvido por uma comissão de carnaval formada pelos carnavalescos Laíla, Alexandre Louzada, Fran Sérgio e Ubiratan Silva. “É um enredo muito diversificado. Não vamos cantar parabéns para Macapá e não tem alegoria de bolo”, afirma Alexandre Louzada, em seu segundo ano na azul-e-branca de Nilópolis.
"A abertura é uma fantasia de carnaval, em que o beija-flor de Nilópolis conhece o beija-flor de Macapá, conhecido lá como brilho-de-fogo, viajando na Linha do Equador durante o equinócio”, explica Louzada, que prepara um abre-alas de 36 metros de comprimento, em dois carros acoplados. Segundo ele, foram gastos R$ 150 mil só na compra de acetato para o abre-alas, que também teve um investimento pesado em iluminação. “Parece que o carro é incandescente como o sol”, acrescentou.
A exemplo do ano passado, o símbolo da azul-e-branca nilopolitana também estará presente na alegoria, junto com outros cem beija-flores de diferentes tamanhos. “O beija-flor central vai girar 360 graus como se estivesse circundando o planeta e também toda a Avenida.” Os achados arqueológicos no estado serão ilustrados no terceiro carro. As baianas de Nilópolis desfilarão neste setor, representando a cerâmica indígena. A Fortaleza de São José, também citada no hino da Beija-Flor, será representada em uma alegoria em forma de estrela de cinco pontas.
Outro momento de explosão de cores no desfile da Beija-Flor é o quarto setor, que mostra a chegada dos navegantes à região do Amapá. Para falar sobre a ambição dos piratas, visando às riquezas naturais, Alexandre Louzada criou uma ala especial, que desfilará ao redor do carro. Os integrantes seguram nas mãos a réplica de um olho, que simboliza a cobiça européia. Já o encerramento do desfile retorna à Linha do Equador para mostrar a cultura local. As baianas mais antigas da escola e Soninha Capeta, que por muitos anos foi rainha de bateria da escola, serão destaques no último carro. “Todas elas simbolizam a Beija-Flor”, diz Louzada.

GRANDE RIO MOSTRA A EXPLOSÃO DO UNIVERSO A PARTIR DO GÁS NATURAL

A escola Grande Rio, penúltima a passar pelo Sambódromo na madrugada desta terça-feira, 05, abriu sua participação no carnaval do Rio às 2h44 para apresentar o enredo “Do Verde de Coari, vem meu gás, Sapucaí”, sobre a importância do gás natural na criação do mundo e no desenvolvimento sustentável do planeta.
O puxador da escola, Vander Pires, sofreu um acidente de carro sem conseqüências graves a caminho do Sambódromo e chegou alguns minutos atrasado para a entrada na Avenida.
Os 3.600 componentes da escola estão espalhados em 32 alas e oito carros alegóricos. A escola de Caxias, que surgiu da fusão de pequenas agremiações da Baixada Fluminense, trata da conscientização ecológica e relembra a origem do gás natural para falar da preservação do planeta.
A escola terá de volta a atriz Suzana Vieira, à frente do carro abre-alas "Explosão Atômica" - no ano passado, ela foi vetada do desfile pois desafiou a ordem da escola, que era patrocinada por uma marca de cerveja, e foi ao camarote de uma outra famosa cervejaria.
Outra atração é a ex-BBB e também atriz Grazi Massafera, que desfila pela Grande Rio como rainha da bateria pelo segundo ano consecutivo.
Com o enredo “Do verde de Coari, vem meu gás, Sapucaí”, a Grande Rio pega o exemplo ecologicamente correto da Refinaria de Urucu, localizada no município amazonense que dá nome ao enredo, para falar sobre o gás natural.
A escola também quer superar os vice-campeonatos conquistados nos últimos dois carnavais. Em outras palavras, o objetivo é buscar o inédito título para a tricolor de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense sede da escola. A escola viaja até os primórdios do Universo, quando os átomos entraram em ebulição para a formação do planeta. O abre-alas, conta o carnavalesco, foi a última das oito alegorias a ser feita no barracão da escola e promete causar impacto com estruturas de ferro arrojadas, próprias para acrobatas.
O desfile da Grande Rio viaja por vários estilos estéticos. Um deles é o detalhismo nos figurinos de época, presente em outros trabalhos de Szanieck, sobretudo em seus enredos históricos desenvolvidos no Salgueiro em desfiles da década de 1990. O terceiro setor, que retrata o uso do gás nas antigas civilizações, é um prato cheio para o carnavalesco abusar do traço barroco.

NATÁLIA ENTRA NA SAPUCAÍ COMO TRABALHADORA DA VILA ISABEL

A Unidos da Vila Isabel entrou na avenida à 01h14 para contar a história "de suor e luta do povo brasileiro". A agremiação, que desfila com o enredo "Trabalhadores do Brasil", vai abordar também escravidão e exploração dos negros, imigrantes, camponeses, trabalhadores rurais e operários urbanos. Essa é a terceira escola a desfilar na última noite do Grupo Especial do Rio.
A rainha de bateria é a Miss Brasil Natália Guimarães, segunda colocada no concurso de Miss Universo. Os 3,8 mil componentes da escola estão espalhados em 35 alas e oito carros alegóricos.
A miss Natália Guimarães é a madrinha da Vila Isabel.
Na primeira parte do abre-alas da escola, o carnavalesco Alex de Souza colocou monstros marinhos ao lado de esculturas de índias no meio de uma grande selva tropical. Nesse momento, o verde se associa ao branco e ao azul, cores do pavilhão da Vila Isabel. Já na segunda alegoria que compõe o abre-alas, o carnavalesco preparou uma visão paradisíaca do Brasil recém-descoberto, com direito a uma cachoeira que jorra cerca de 3,5 mil litros de água.
Outro momento de grandiosidade está no navio que marca a contribuição dos imigrantes para a mão-de-obra brasileira. A alegoria, quarta do desfile, tem mais de 20 metros de comprimento e três andares que chegam a quase 15 metros. Nas laterais, grandes esculturas simbolizam países como Japão, China e Itália.
O desfile foi dividido em alegorias clássicas e modernas. O sexto carro, por exemplo, retrata a importância do presidente Getúlio Vargas para as conquistas trabalhistas, como a criação da carteira de trabalho. A alegoria, toda vazada e trabalhada em metal, terá luz néon e efeitos pirotécnicos para mostrar como funciona uma siderúrgica.
Outro momento moderno do desfile está no sétimo carro, que representa uma típica montadora de automóvel. Ao todo, foram utilizadas 15 carcaças de carros zero quilômetro que, em dois carrosséis, simularão uma linha de montagem em plena avenida. Na parte traseira, manequins pintados de vermelho desfilam de braços cruzados para lembrar os movimentos grevistas.

IMPERATRIZ ESTÁ MOSTRANDO HISTÓRIA DE JOÃO E MARIAS

A Imperatriz Leopoldinense entra na Avenida como mais uma escola no carnaval do Rio a enfocar os 200 anos da família real no Brasil. A agremiação se propôs a contar em seu enredo a história de todas as "Marias" envolvidas na vinda de Dom João VI e família para o país. O desfile da Imperatriz começou às 23h51.
Além da escola do bairro de Ramos, São Clemente e Mocidade Independente de Padre Miguel também lembraram o bicentenário real em seus enredos.
A rainha de bateria da Imperatriz é uma das mais esperadas da Avenida: Luiza Brunet, a modelo que promete brilhar vestida de ninfa das águas. A Imperatriz Leopoldinense, cujo nome é lembrança a todos os antigos subúrbios do Rio cortado pela estrada de ferro Leopoldina, é sempre candidata ao título.
As atenções vão para a estréia do veterano ritmista Mestre Marcone como mestre de bateria. A escola desfila com cerca de 3500 componentes, 37 alas e 7 carros alegóricos.
A escola, que ficou em nono lugar em 2007, conta com a carnavalesca Rosa Magalhães e o intérprete Preto Jóia para puxar o samba.
No carnaval do bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, a verde-e-branca defende sobre todas as Marias que, direta ou indiretamente, influenciaram o monarca português a se instalar nos trópicos cariocas.
Os dois primeiros setores da escola retratam a Revolução Francesa, que estimularam a fuga de Dom João VI ao Brasil. Dois personagens ganham foco: Maria Antonieta e Napoleão Bonaparte.
O terceiro carro, da Revolução Francesa, tem como matéria-prima muito ferro e bandeiras queimadas, para mostrar a insurgência do povo contra a monarquia francesa e a subida de Napoleão Bonaparte ao poder. A alegoria também contará com um grupo de teatralização.
A travessia por mares nunca antes navegados pela Família Real mereceu um toque de poesia da carnavalesca da Imperatriz. Em vez de naus ou grandes barcos, Rosa Magalhães optou por colocar Dom João VI e sua trupe em cima de uma enorme baleia, de 11 metros de comprimento e com direito a movimentos na avenida.
O encerramento do desfile é uma ode à comunidade de Ramos, abatida com os dois nonos lugares consecutivos conquistados nos últimos carnavais. Mas a carnavalesca não se abala com o resultado. Por isso, preparou um setor em homenagem à escola, que nos últimos 15 anos conquistou cinco campeonatos – todos com desfiles assinados por Rosa Magalhães.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

AS MUQUIRANAS ARREBENTAM NO CARNAVAL BAIANO

O trio As Muquiranas, que todo ano sai com homens fantasiados de mulher, passou pelo circuito Barra-Ondina na tarde desta segunda-feira, 4. Com todo mundo de cor-de-rosa e peruca, a música-tema do trio bem que poderia ser "Cabeleira do Zezé", mas o que empolga os foliões do Muquiranas é a canção "Mulher Brasileira", mais conhecida como "Ela É Toda Boa", séria candidata ao posto de hit do carnaval baiano deste ano.
A música do Psirico, grupo que comanda o bloco com os homens travestidos, caiu no gosto do público e é presença obrigatória em qualquer set list de Salvador.

CLÁUDIA LEITTE HOMENAGEIA A ÁGUA EM SALVADOR

A vocalista Cláudia Leitte entrou pela primeira vez no circuito Barra-Ondina, com seu bloco Papa, na tarde desta terça-feira, 4, em Salvador. A baiana colocou seu trio na rua duas horas antes do horário previsto. Como o tema do seu carnaval são os quatro elementos da natureza, desta vez, a roupa da cantora lembra a importância da água.
Detalhe do figurino, que tem até um porta-microfone confeccionado no mesmo tecido da roupa
A loura, que usa seu terceiro figurino desde que começou o carnaval, está vestida de branco. A roupa justa ao corpo, criada pelos estilistas Ian Acioli e Walério Araújo, valoriza a boa forma da cantora. Na cabeça, ela usa uma estrela, da qual descem pingentes com gotas de cristal.
Cláudia Leitte já vestiu um modelo inspirado no ar, na sexta-feira,1, e outro homenageando o fogo, no domingo, 4. Na terça-feria, 5, a vocalista vai levar toda sua energia para o circuito Campo Grande, onde deverá aparecer com um figurino homenageando a terra.

CHUVA DÁ TREGUA PARA O CARNAVAL DESTA SEGUNDA NO RIO

Aos poucos, foliões chegam à Sapucaí para assitir ao segundo dia de desfile. Com a trégua da chuva desde a tarde desta segunda-feira (4), a pista começa a secar. Uma notícia boa para passistas e ritmistas que vão fazer parte do espetáculo.
Nesta segunda, as escolas que vão passar pela Sapucaí são: Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.
Se depender das beldades que estarão na pista, a noite promete. Thatiana Pagung, Adriane Galisteu, Luiza Brunet, a miss Brasil Natália Guimarães, Grazielli Massafera e Raissa de Oliveira estarão na passarela mais famosa do Brasil.

SONDA FOTOGRAFA ROSTO SORRIDENTE EM MARTE

Na onda de outros achados recentes de veículos de exploração marciana, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter acaba de fotografar uma estranha formação na superfície do planeta vermelho: uma cratera que lembra muito um rosto sorridente, como os tradicionais "smileys" usados na internet.

Ela se junta a outras imagens estranhas que as espaçonaves têm coletado ao longo dos anos em Marte. Entre elas estão a tradicional "face de Marte" (primeiro vista pela sonda Viking, na região de Cydonia) e, mais recentemente, o "homenzinho marciano", que causou espanto ao redor do mundo no mês passado após ser fotografado pelo jipe robótico Spirit.
Não custa reforçar: nada disso se mostrou produto de uma civilização marciana, nos moldes da aventada pelo astrônomo americano Percival Lowell no fim do século XIX. Os cientistas hoje acreditam que, se houver vida em Marte, ela será apenas microscópica.

SOCIALITE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA FLAGRA COM SEIO DE FORA

Narcisa Tamborindeguy mostrou que tem bom humor pra tudo. A socialite, que durante o baile de carnaval do Copacabana Palace, no sábado, 2, foi fotografada com o seio de fora , falou sobre o episódio no camarote da Nova Schin.
“Sério que apareceu meu peito? Não sabia, não. Mas ficou bonito?”, perguntou, mais preocupada com a estética do que com a nudez exposta. Ao receber como resposta que, sim, que a imagem do seio não lhe desabonava em nada, ela disse: “Ah, é chato, né?! Mas o importante é que ficou bonito. Ficou bonito mesmo, né?!”,insistiu. Já no domingo, 3, quando esteve no camarote da Nova Schin, Narcisa exibiu uma bota ortopédica no pé direito. Segundo ela, fruto de suas estripulias ainda no baile do Copa. “Quebrou. Estou com dois dedinho pisados e um quebrado. Só vi hoje de manhã. Por isso estou com a bota ortopédica”, disse ela que, apesar da avaria, estava animada como sempre para curtir os desfiles ao lado de um amigo americano.

MESMO DEBAIXO DE CHUVA, ESCOLAS BRILHAM NO CARNAVAL DO RIO

A exuberância deu o tom da primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial, no Rio de Janeiro. Nem a chuva, que apertou durante a madrugada, tirou o brilho das apresentações, marcadas pelo luxo das fantasias e a imponência das alegorias. Uma águia gigante, uma reprodução do Maracanã e um carro em forma de pista de esqui estão entre os principais destaques da noite.
A primeira escola a desfilar na avenida foi a São Clemente, que voltou à divisão especial do carnaval carioca depois de quatros anos, contando a vinda da Família Real para o Brasil. Na avenida, a protagonista do desfile foi a atriz Rogéria, que encarnou Dona Maria, a Louca. Com carros alegóricos grandiosos, a Porto da Pedra trouxe uma homenagem aos cem anos da imigração japonesa. A madrinha da bateria Angela Bismarchi exibiu, em comunhão total com o enredo da escola, os recém-adquiridos olhinhos puxados.
O Salgueiro fez uma homenagem à Cidade Maravilhosa. A escola trouxe um Maracanã com luzes de neón e um Calçadão de Copacabana móvel. Viviane Araújo saiu à frente de uma bateria que encarnou o "malandro carioca". O azul e branco invadiu a avenida a seguir, com a Portela numa bela celebração ao meio-ambiente. Uma águia, símbolo da escola, com 23 metros de comprimento e 8 de altura, abriu o desfile, que trouxe a Adriana Bombom como rainha da bateria. Antonio Fagundes foi um dos destaques.
Debaixo de chuva, a Mangueira voltou os olhos para Nordeste e homenageou - com muita cor - o centenário do frevo. A bateria recebeu a benção da madrinha Gracyanne Barbosa. Seguido pelos bonecos gigantes de Olinda, o último carro da escola celebrou outro aniversariante: Cartola, que faria 100 anos em 2008. Encerrando a noite com criatividade, a Viradouro trouxe uma pista de esqui na neve no carro abre-alas. Com o enredo falando do arrepio, a escola fechou as portas da Sapucaí seguindo a musa Juliana Paes, rainha da bateria. O carro sobre o Holocausto, proibido pela Justiça, deu lugar a uma alegoria sobre a liberadade de expressão, com destaques usando mordaças.