sábado, janeiro 08, 2011

MOC REALIZA 1º TRANSPLANTE DE FÍGADO DA REGIÃO

A Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros realizará o primeiro transplante de fígado da região. O hospital é o único do Norte de Minas a ser credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização dessa cirurgia. O credenciamento foi publicado no último dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União e o hospital se prepara para o primeiro procedimento. Toda equipe médica com especialistas qualificados internacionalmente já foi montada.
A luta pelo credenciamento do hospital começou em 2006, junto ao Ministério da Saúde e Sistema Nacional de Transplantes. De acordo com a coordenadora do MG Transplantes Regional, Sônia Rodrigues Cruz, a necessidade do credenciamento vai além de reduzir a lista de espera, mas, também, da necessidade de dar condições dignas aos pacientes durante o tratamento.
“Além da conquista de poder realizar o transplante com equipe qualificada, teremos a oportunidade também de auxiliar o paciente da cidade e região durante todo procedimento para o transplante. Antes, o paciente saía da sua cidade e ao chegar a Belo Horizonte tinha as mais diversas dificuldades, desde a própria realização dos exames”, afirmou Sônia Rodrigues.
O técnico responsável pela equipe de transplantes da Santa Casa, Luiz Fernando Veloso, afirma que o credenciamento para o transplante de fígado no Norte de Minas é um marco histórico. A equipe é formada por dois cirurgiões especialistas em transplantes de fígado, dois hepatologistas, dois anestesistas e uma coordenadora de enfermagem.
O especialista completa que outros hospitais no Estado são credenciados, porém, não há equipes capacitadas para que sejam realizados os procedimentos.
O comerciário Valdinei Pereira Lopes, 40 anos, espera o transplante a cerca de seis meses. Sua esposa, Maria Neide Rodrigues dos Santos, 40 anos, que acompanha todos os procedimentos lembra que após descobrir a doença foram realizados todos os procedimentos necessários no tratamento, porém, o fígado não correspondeu.
“Sofríamos muito porque tínhamos que sair daqui para ir para Belo Horizonte e, na capital, tudo é muito difícil. Quando não encontrávamos algum amigo para nos hospedar tínhamos gasto com hotel. Todo o tratamento e os exames são demorados então todo mundo sofre na luta pela vida de quem amamos. Agora, tudo será mais fácil, estamos felizes não só pelo Valdinei, mas por todas as famílias que aguardavam o transplante e não tinham condições de ir para a capital”, declarou Maria Neide.
De acordo com o MG Transplantes, até novembro de 2010, 29 pessoas estavam na fila de espera por transplante de fígado no Estado. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, para ser doado, o fígado deve ser retirado antes da parada cardíaca. O tempo máximo de preservação extracorpórea varia entre 12 e 24 horas. (Gissele Niza)

JORNALISTA ASSASSINADO E CASTRADO EM HOTEL

O jornalista e cronista português Carlos Castro (à esq), de 65 anos, foi encontrado morto no quarto 3416 do hotel Intercontinental, em Nova Iorque, revelou o 'New York Daily News' na sua página de Internet. Segundo fontes policiais, o português foi morto e castrado, provavelmente com estilhaços de um copo de vinho.
Carlos Castro deu entrada no hotel no dia 29 de Dezembro, acompanhado pelo modelo português Renato Seabra (abaixo), de 21 anos, que é neste momento o principal suspeito do homicídio cometido no 34º andar do hotel, situado perto de Times Square.
Renato Seabra teria saído do hotel momentos antes do corpo ter sido encontrado, tendo sido detido horas depois pelas autoridades num local próximo do crime.
De acordo com as declarações do jornalista Luís Pires à SIC Notícias, Renato Seabra teria resistido à prisão, tendo sido ferido pela polícia durante o processo. O suspeito encontra-se num hospital, sob custódia policial.
"A minha filha ia jantar com o Carlos Castro e com um companheiro dele, o Renato, um jovem de 21 anos que estava com ele. Foi confrontada com o Renato à saída do elevador. O jovem apresentava um ar estranho, ainda que calmo. O Renato apresentava-se com algumas manchas, que agora se sabem ser de sangue, na roupa, e disse à minha filha que 'o Carlos já não sairia do hotel naquele dia", relatou Luís Pires ao canal televisivo.
A filha do jornalista ficou preocupada e pediu a um funcionário para abrir o quarto em que Carlos Castro estava instalado, encontrado-o numa poça de sangue.
A polícia foi então chamada ao local, tendo encontrado Carlos Castro inconsciente e com sinais de ter sido agredido na cabeça e sexualmente mutilado. Segundo a estação de televisão nova-iorquina NY1, Carlos Castro foi declarado morto no local pelos paramédicos.
Segundo o 'New York Post', suspeita-se que as feridas na cabeça de Carlos Castro foram causadas por um computador portátil encontrado no quarto coberto de sangue.
Relatos de hóspedes irlandeses do hotel indicam que Carlos Castro e Renato Seabra discutiram violentamente na tarde de sexta-feira (7).
O modelo ficou conhecido depois de estar entre os três finalistas do programa “À procura do sonho - Face model of the year”.

SANTOS É O FAVORITO DA LIBERTADORES, DIZ MURICY

Campeão brasileiro, com elenco mantido e reforços de expressão. O Fluminense seguiu à risca a cartilha para ser apontado um dos favoritos ao título da Libertadores. Entretanto, esta alcunha passará longe das Laranjeiras no que depender da opinião de Muricy Ramalho. Preocupado em evitar uma pressão demasiada sobre seus jogadores e ciente da força dos concorrentes, o treinador coloca o Tricolor como “azarão” na competição continental e elege seu preferido.
Com o foco voltado para os brasileiros (Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, Inter e Santos), o comandante, que nunca levantou o título de campeão da América, aponta os Meninos da Vila, Neymar, Ganso e companhia, como os mais perigosos.
- Não somos favoritos. Há Santos, Grêmio, Inter.... Temos um bom time, que joga no limite. Mas o Santos está bem, contratou e é muito forte. Corremos por fora.
No Grupo 3, o Fluminense tem como adversários Argentinos Juniors, América do México e Nacional do Uruguai. A estreia acontece no dia 9 de fevereiro, contra os “hermanos”, no Engenhão.
O discurso de humildade, por sinal, encontra eco quando o tema passa a ser o Carioca. Apesar do retrospecto nos ultimes meses colocar o Flu em destaque em relação aos rivais, Muricy prevê uma disputa parelha, com destaque para os pequenos no início.
- Somos como todos os grandes. Todos são favoritos: Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. No começo, vai ser sofrido, os times considerados pequenos saem na frente na parte física, mas depois os de melhor plantel vão se recuperar.
Como argumento, o técnico tetracampeão do Brasileirão lembra que todos os grandes cariocas mantiveram a maior parte de seu elenco e os treinadores, o que facilita o sucesso do trabalho.
- Se olharmos bem, os times do Rio não mudaram muito. Mantiveram a base e os técnicos continuaram. Os clubes estão conscientes de que não adianta mudar, se desesperar quando se perde um campeonato.

REALIZE SUAS FANTASIAS COM DANI E JOANA. CLIQUE AQUI

LADRÃO LEVA CARRO DE FUNERÁRIA COM UM DEFUNTO

Um ladrão roubou uma van funerária em Fort Pierce, no estado da Flórida (EUA), sem saber que dentro do veículo estava o corpo de Matilda Kazimir (foto), que morreu no último fim de semana aos 98 anos, segundo reportagem do jornal "TC Palm".
O roubo ocorreu às 2h de domingo, quando o veículo funerário tinha ido buscar o corpo da idosa. A van foi roubada depois que o motorista desceu da van e foi buscar o celular que havia esquecido.
O veículo foi encontrado abandonado pouco tempo depois em uma avenida.

USAM COBRA DE VERDADE PARA ESTUPRAR MULHER

Damonta Jones, de 25 anos, e John Bullock, de 24, foram presos sob acusação inusitada: uso de cobra em um ataque sexual contra uma mulher em Eau Claire (Wisconsin, EUA).
O ataque ocorreu em uma festa na casa de Damonta, segundo a polícia. A vítima, não identificada, consumiu substâncias ilegais. Em um determinado momento, Damonta a convidou para ir ao quarto dos fundos a fim de ver fotos dos filhos dele. Ela aceitou.
No depoimento à polícia, a mulher contou ter recebido uma pancada na cabeça e ter desmaiado. Depois disso, ela lembra de ter sentido John a atacando por trás e ouvido Damonta dizer: "Vou pegar a cobra".
Em seguida, a vítima sentiu algo dentro dela. Ela contou que a cobra deve tê-la picado, pois sentiu uma dor muito forte.
"Tira", teria dito um dos agressores, segundo o depoimento da vítima.

RIOS DE MINAS ESTÃO EM SITUAÇÃO RUIM OU REGULAR

Os rios de Minas Gerais figuram entre os mais degradados do país, revela estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica, que traz à tona o resultado de análises feitas em 43 rios brasileiros em 2010. A instituição percorreu 12 estados e o Distrito Federal com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental a lugares onde ocorre o Bioma Mata Atlântica, e coletou amostras de água para estudos de qualidade do líquido.
Entre os mananciais monitorados, 70% ficaram dentro do nível regular, 25% foram classificados como ruins e 5% como péssimos. As análises que tiveram o melhor resultado foram as do Rio Doce, em Linhares (ES), e a da Lagoa Maracajá, no município de Lagoa dos Gatos (PE). As mais baixas foram verificadas no Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e no Lago da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Nenhum dos pontos de coleta atingiu nível bom ou ótimo. O saneamento básico precário é o principal fator para a degradação dos mananciais.
Entre os seis cursos d’água analisados em Minas, quatro apresentaram situação ruim e dois, regular. O Rio Paraibuna, que corta Juiz de Fora, na Zona da Mata, figura entre os mais poluídos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Também estão em situação crítica os rios Caratinga, no Vale do Rio Doce; de Todos os Santos, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri; e o Ribeirão Arrudas, em Belo Horizonte. Em situação regular figuram o São Francisco, nos limites de Januária, e o Córrego Vieira, em Montes Claros, no Norte do estado.
De acordo com o geógrafo e educador ambiental da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Vinícius Damazio, foram avaliados 14 parâmetros físico-químicos, biológicos e de percepção em cada curso d’água. Foram observados temperatura, turbidez, presença de espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato nas águas.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

TARADO PRESO POR INVENTAR VIBRADOR EXPLOSIVO

Um morador de Waseca (Minnesota, EUA) foi preso por ter criado um vibrador explosivo. Terry Allen Lester, de 37 anos, foi indiciado por ameaça terrorista e pode ser condenado a até 10 anos de cadeia e multa de 20 mil dólares.
A denúncia foi feita por uma mulher que estava em sua casa com Terry e uma outra mulher. Quando a dona da casa soube do invento, ela pediu que Terry fosse embora.
Mas o inventor esqueceu uma sacola. Preocupada, a dona da casa chamou a polícia, que descobriu um caixa com a inscrição "Presentes de Natal". E lá estava o vibrador explosivo. O esquadrão antibomba foi chamado e o dispositivo foi desativado, de acordo com o "Waseca County News".

ARTISTA CRIA UMA BARBIE QUE É A CARA DE DONA DILMA

Menos de uma semana após assumir a Presidência, Dilma Rousseff já virou boneca. O artista plástico Marcus Baby confeccionou uma “Barbie” inspirada na presidente, com cabelos curtos, tailleur vermelho, e apenas um pouquinho mais rechonchuda que a boneca mais popular do mundo.
Apesar da comparação com a Barbie, Marcus conta que usou outra boneca como molde, chamada de “Anne” – cuja cabeça é mais arredondada que a versão norte-americana –, e outros dois modelos para confeccionar o restante do corpo.
Após a montagem, a boneca Dilma passou por uma reforma geral no visual: ganhou novo corte de cabelo, luzes e maquiagem – tudo inspirado no trabalho do maquiador Celso Kamura, que cuida do look da presidente.
Já o tailleur foi confeccionado pela mãe de Marcus. Ao todo, foram dois meses de trabalho para criar a boneca Dilma Rousseff.
Em seu blog, o autor nega vínculo a qualquer partido político, mas admite que já “venerou” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que Dilma o “inspira”.
- A criação de uma boneca da Dilma Rousseff se deve exclusivamente ao inegável teor histórico do fato, e da agora presidenta ser visualmente interessante como inspiração para esse tipo de arte que trabalho.