domingo, janeiro 02, 2011

DILMA RECEBE LÍDERES NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

Dilma recebe o cumprimento do príncipe espanhol Felipe de Astúrias.
O primeiro dia de trabalho da presidente Dilma Rousseff começou às 9h27. Foi nesse horário que ela chegou ao Palácio do Planalto para a primeira das sete reuniões previstas em sua agenda neste domingo. O compromisso inicial foi com o príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro da Coroa espanhola.
Depois do monarca espanhol, Dilma se encontrou com o presidente do Uruguai, José Mujica, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang- Sik, o primeiro-ministro de Cuba, José Ramón Machado Ventura e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahomoud Abbas.
O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, que também se encontrou com Dilma, afirmou que a relação com o Brasil é uma "alta prioridade" para Portugal, principalmente no campo da parceria econômica. O premier disse que aposta na parceria entre empresas dos dois países para alcançar outros mercados na Europa. Ele citou a Embraer, a Camargo Corrêa e a Votorantim como exemplos de grandes empresas brasileiras que atuam em Portugal. Questionado sobre possível desgaste na relação entre o Brasil com países da Europa por conta da decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em negar extradição de Cesare Battisti para a Itália, Sócrates minimizou e disse que não haverá problemas.
- Com certeza que não (afetará). Entre a União Europeia e o Brasil existe uma relação estratégica. Nada afetará essa união - disse José Sócrates.
Na sexta-feira, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o parecer que mantém no Brasil o ex-ativista de extrema esquerda Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas na década de 70.
A presidente terminou o primeiro dia de trabalho conversando com o ex-primeiro ministro do Japão, Taro Aso.

0 comentários: