sábado, dezembro 08, 2007

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

ROSANA COLLOR CONTA TUDO. LEIA EM VEJA

Collorgate
15 anos depois, Rosane Collor conta tudo
Brigas, traições, inveja, dinheiro e macumba... A ex-primeira-dama Rosane Collor conta pela primeira vez os bastidores de uma das mais corruptas presidências da história.
-----
Especial
Os 100 anos da imigração japonesa. A história das gerações. Os que vieram, os que ficaram e os que voltaram. Imagens do Japão. As mulheres que dizem não. Velhice dourada. Dekasseguis: o refluxo migratório
-----
Renangate
Da presidência do senado para o limbo
Renan Calheiros renuncia à presidência do congresso, mas os senadores decidem salvar seu mandato.
-----
Governo
A TV de Lula estréia com traço no Ibope
Na sua estréia, a TV Brasil teve uma audiência que variou do nada ao meio ponto no Ibope. Ainda bem.
-----
Entrevista
Guido Mantega, ortodoxia de esquerda
O ministro da Fazenda diz que, se a CPMF for aprovada, o governo vai anunciar a redução de tributos no dia seguinte.
-----
Saúde
A prova definitiva contra os cigarros
Pela primeira vez, imagens mostram os danos causados aos pulmões dos fumantes passivos, aqueles que apenas convivem com as baforadas dos outros.
-----
Auto-retrato
Psicanalista contra o mito da maternidade
A suíça Corinne Maier, 44 anos, é autora do livro, ainda não traduzido no Brasil, que lista quarenta razões para uma mulher não ter filhos.
-----
Livro
Séculos de imundície na história
Livros sobre hábitos de higiene mostram que a humanidade sobreviveu mais de mil anos sem banho. A limpeza íntima era feita com folhas de sabugos de milho.
-----
Música
Sandy, agora sozinha com seus desafios
Ela se despede do irmão Júnior e parte de vez para a carreira-solo. Ela tem muitos trunfos na mão e diz que o público não conhece todas as suas facetas.
-----
Cinema
Uma herdeira para a dinastia
Com Encantada, a Disney encontra a chave para que seu império de fantasia continue a prosperar: um princesa moderna, com idéias novas.

VOCÊ AINDA PODERÁ MORAR NESTA CASA... NA LUA

Na clássica história dos três porquinhos, há uma casa de palha, uma de madeira e uma de alvenaria. Pois a Nasa pode reinventar o conto, com uma casa inflável. O objetivo não é abrigar bichinhos preguiçosos em fuga do lobo mau, mas proteger seus esforçados astronautas das condições adversas da Lua.
Pois é, o principal desafio de ir à Lua na próxima década, uma vez que humanos já estiveram lá nos anos 1960 e 1970, é aprender a ficar lá. E, embora o grosso da verba da agência espacial americana esteja indo agora para a reinvenção da roda (ou da Apollo, como queiram), os engenheiros da Nasa estão quebrando a cabeça para desenvolver um abrigo que servirá de morada para longas estadias na superfície lunar.
Este foi o resultado dos esforços deles:



Sim, é mesmo uma barraca. Mas não é uma barraca qualquer. É uma superbarraca. Uma superbarraca high-tech que certamente custa milhões de dólares.
Sem sacanagem. Não é fácil criar um abrigo inflável que resista aos desafios da exploração espacial -- sobretudo para uso lunar. Lembre-se: a Lua não tem atmosfera, o que significa que o ar dentro do abrigo fará uma tremenda força para fora (pois não há pressão do ar do lado de fora para compensar). E um mísero furo fará com que a atmosfera vaze para o espaço.
Então, não é um problema tão simples, e durante muito tempo a própria Nasa foi meio desconfiada da confiabilidade de sistemas assim. Mas agora, depois que a empresa privada Bigelow Aerospace, de Las Vegas, provou que um satélite inflável segura as pontas em órbita, mesmo com todo aquele monte de nada ao seu redor, a agência espacial americana resolveu tentar a sorte.
O primeiro teste de sua barraca lunar começará em janeiro do ano que vem. Durante 13 meses, os cientistas vão armar a barraca no ambiente mais agressivo que o dinheiro pode comprar aqui na Terra -- a Antártida. O abrigo será exaustivamente experimentado e, se passar nessa prova, pode ganhar um espaço em futuras missões espaciais.
Se a idéia vai mesmo dar certo ou não, eu não sei. Mas vale muito a pena tentar. Imagine o peso dessa joça. Agora troque-a por um módulo pesadão e rígido, com revestimento metálico. Como mandar coisas para o espaço é muito caro -- e quanto maior o peso, mais caro fica --, um módulo que tenha o máximo espaço pelo mínimo peso é o Santo Graal da exploração.
De todo modo, é legal ver que a agência está levando a sério a missão de promover estadias humanas de longa duração na Lua. É coisa para depois de 2020, mas antes tarde do que nunca, né?

PREFEITURA NÃO SABE QUE ESTA PRAÇA EXISTE...

Por incrível que pareça, a prefeitura de Montes Claros não sabe que existe uma praça no Bairro Santa Rita I, quase no Centro da cidade. Isto foi constatado pela leitora Thatiana Mendes ao enviar e-mail solicitando a reforma do logradouro público. Como resposta, recebeu a informação de que a administração não conseguira localizar a praça...

A leitora recorreu, então, ao jornal O NORTE, que foi ao local e fotografou a praça, para apresentá-la ao prefeito Athos Avelino e a seus assessores. Para que não reste dúvida sobre tamanho descaso, vão reproduzidos abaixo o e-mail que originou a consulta e a ignorante resposta da prefeitura.


RECLAMAÇÃO ENVIADA POR THATIANA:

Olá!

Gostaria de fazer uma reclamação/sugestão...

A Praça Idalina Lopes de Figueiredo, no Bairro Santa Rita I, está completamente abandonada. As plantas estão completamente secas, os bancos quebrados e os vândalos quebraram a placa com o nome da praça. Trata-se de um grande espaço (tem até quadra de futebol), mas está abandonado há vários anos pela prefeitura de Montes Claros. Gostaria de propor uma revitalização da praça. O que acham? É necessário um abaixo-assinado dos moradores?

Thatiana Mendes

contato@thatianamendes.com

RESPOSTA DA PREFEITURA:

Agradecemos seu contato e, em atenção à sua manifestação, temos a informar que não foram encontrados registros da Praça Idalina Lopes Figueiredo junto à secretaria de Meio Ambiente, responsável pela construção e manutenção de praças e jardins. Assim, solicitamos o envio de informações adicionais da referida praça, tais como localização precisa, pontos de referência etc., a fim de que possamos informar sobre possível revitalização da mesma.

Atenciosamente,

Ouvidoria municipal

Rosane Souto

faleconosco@montesclaros.mg.gov.br

PREFEITURA DE MOC CONFESSA REAPASSE A TV PIRATA

Em comunicado publicado em jornais da cidade, e pago com dinheiro público, a prefeitura de Montes Claros, na tentativa de defender o ex-secretário de comunicação Paulo Ribeiro, confessa que mantém relações comerciais com a TV Geraes, emissora que funcionaria em situação irregular e que é gerida por parentes e pessoas ligadas ao ex-secretário. Os repasses de recursos públicos à TV são feitos através da Fundação Genival Tourinho, criada por Paulo Ribeiro para homenagear o sogro dele. Entre os conselheiros da fundação estão o próprio Paulo Ribeiro, a mulher dele (por enquanto) e vários outros parentes e amigos.

No site da Anatel - Agência nacional de telecomunicações, qualquer cidadão pode comprovar que não existe nenhuma emissora de televisão ou RTV (retransmissora da Radiobras) autorizada a funcionar no canal 2, que é utilizado pela TV Geraes. Mesmo que houvesse a outorga legal, ela pertenceria à Associação Cultural Alcobaça, entidade que se encontra irregular e com dívidas junto à Receita federal e ao INSS, o que a impede de receber recursos públicos.


Reprodução de páginas da carteira profissional de um funcionário da Fundação Alcobaça, cujo nome foi cancelado e substituído pela Fundação Genival Tourinho

Mas o repasse de um grande volume de recursos da prefeitura a uma emissora de TV irregular, conforme atesta o próprio site da Anatel, não seria a única irregularidade. O que chama a atenção é que o ex-secretário de Comunicação e articulação institucional Paulo Ribeiro era responsável pela liberação de recursos e pela assinatura das notas de empenho que autorizavam pagamentos da prefeitura á fundação e, conseqüentemente, à TV Geraes, que também é conhecida como a tv de paulim... A Fundação Genival Tourinho também recebeu recursos do município para realizar eventos como parte das festividades dos 150 anos de Montes Claros e o passeio ecológico Caminhos dos Geraes. Fatos que por si só merecem a atenção do ministério público.

sexta-feira, dezembro 07, 2007

SHOW DE AVES NA AUSTRÁLIA

Os australianos organizaram um show de aves no Taronga Zôo, em Sydney. O evento tem como objetivo mostrar o comportamento de várias aves e também discutir questões de conservação das espécies, em especial as que estão ameaçadas de extinção.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

SECRETÁRIO DEVERIA CAIR DESDE QUE TENTOU DESMORALIZAR POLÍTICOS



Na opinião de lideranças políticas de Montes Claros e região, o ex-secretário municipal de Comunicação e articulação política, Paulo Ribeiro, conhecido pelos seus gestos tresloucados, deveria ter sido afastado pelo prefeito Atos Avelino – PPS desde que concedeu entrevista à revista Tempo, na edição de setembro deste ano. Nessa matéria, o então secretário desfecha uma série de críticas aos políticos da região, contrariando as normas inerentes ao cargo que exercia.
Na entrevista, intitulada Todos são desonestos, Paulo Ribeiro, ironicamente, atribui aos políticos com mandato popular a pecha que acabou culminando com sua exoneração, anteontem, conforme notícia publicada com exclusividade por A PROVÍNCIA. É que o principal motivo de sua exoneração seria, justamente, o fato de ter malversado recursos públicos, com a liberação de verbas publicitárias inclusive para um canal – TV Geraes – tido como ilegal pelo ministério das Comunicações e a Anatel – Agência nacional de telecomunicações.
De forma genérica, o entrevistado diz à revista que os deputados da região não merecem crédito:
- Todos eles são iguais: desonestos e sem credibilidade.
Inquirido pelo repórter Fredi Mendes, Paulo Ribeiro diz não ser proprietário da TV Geraes, para depois cair em contradição:
- Dono não! Eu sou um dos 22 conselheiros da Fundação Genival Tourinho, e a emissora não é usada para fins políticos.
E mais à frente:
- Na semana passada eu propus ao reitor da Unimontes, Paulo César Almeida, transferir a emissora para a universidade. A única exigência é que 50% dos conselheiros sejam indicados pela sociedade, transformando-a numa emissora genuinamente pública.
Como se vê, o ex-secretário acabou traído pelo seu próprio deslumbramento.

ACI BANCA PROJETO DE DECORAÇÃO RECUSADO PELA PREFEITURA


No ano passado, o Laborarte, oficina de arte e cultura para pessoas carentes, apresentou um projeto de decoração de logradouros públicos, com material reciclado, à prefeitura de Montes Claros. Segundo a responsável pelo Laborarte, Fátima Procópio, a idéia foi rejeitada pela administração municipal, frustrando a expectativa dos que estavam dispostos a executar o projeto e de milhares de pessoas que transitam pela cidade.
Neste ano, a ACI – Associação comercial, industrial e de prestação de serviços resolveu bancar a iniciativa, resultando num trabalho que vem recebendo elogios de todos que já respiram o clima natalino, inclusive os comerciantes, que esperam melhorar as vendas a partir de agora.

O FENÔMENO ADOTA ESTILO JAIRZINHO

Ronaldo, o Fenômeno no estilo Jairzinho, chega ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes. O Milan vai estrear na competição no próximo dia 13. O brasileiro está na esquadra que tentará o título. Os principais adversários do clube italiano são Boca Juniors, da Argentina, Pachuca, do México, e Urawa Red Diamonds, do Japão.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

CAI O SECRETÁRIO ALOPRADO

MOTIVO SERIA MÁ APLICAÇÃO DE DINHEIRO PÚBLICO EM TV PIRATA

O EX-SECRETÃRIO HOJE


O SECRETÁRIO ANTEONTEM


Nomeado como tábua de salvação do governo Athos Avelino, com a missão de tentar reverter os altos índices de rejeição da administração através da contratação maciça de profissionais de imprensa e de altos investimentos em propaganda e publicidade, Paulo Ribeiro já não responde mais pela secretaria municipal de Comunicação e Articulação. Ele foi comunicado de seu afastamento na manhã de ontem, quarta-feira, confirmando rumores chegados à redação desde o início da semana. O jornalista Sidney Cruz foi convidado para assumir o cargo e já aceitou.
O anúncio oficial só seria feito na semana que vem, mas pode ser antecipado pelo prefeito depois que a demissão de Paulo Ribeiro vazou. Na reunião de ontem, quando ele foi comunicado de sua exoneração, ficou acertado que a versão que seria dada era a de que ele teria pedido afastamento para assumir a direção da Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, entidade que leva o nome do tio do demitido e que, de acordo com a imprensa carioca, estaria passando por dificuldades financeiras, devendo milhões de reais. No entanto, fontes ligas à administração garantem que a gestão dos recursos destinados á comunicação teriam motivado o afastamento.
Um dos motivos seria a destinação de verbas da prefeitura para a TV Geraes, administrada por amigos e parentes do ex-secretário. A TV, que não teve sua concessão renovada, funciona de forma irregular, o que foi confirmado pela reportagem junto ao ministério das Comunicações e à Anatel - Agência nacional de telecomunicações. No próprio site da Anatel consta que o canal 2, que é utilizado pela TV Geraes, encontra-se vago, e que a outorga, que na verdade pertence à Fundação Alcobaça e não à Fundação Genival Tourinho, não foi renovada.

PAULO RIBEIRO NÃO É MAIS SECRETÁRIO. SIDÃO ASSUME

Por motivos que serão esclarecidos nas próximas horas, o secretário de Articulação e Comunicação da prefeitura de Montes Claros, Paulo Ribeiro, foi demitido do cargo. Em seu lugar deverá ser nomeado o jornalista Sidney Cruz.

RODOVIÁRIA DE MOC ESTÁ EM PETIÇÃO DE MISÉRIA E PODE ATÉ DESABAR


Dia 15 de dezembro. Este é o prazo limite dado pela prefeitura de Montes Claros para início das obras de reforma e revitalização da rodoviária da cidade. Mas os vereadores aprovaram requerimento pedindo soluções imediatas para a precariedade do terminal, que pode desabar a qualquer momento
A situação do terminal rodoviário de Montes Claros foi discutida durante a reunião de ontem, terça-feira, da câmara municipal. Em requerimento, aprovado, Fátima Pereira - PSDB, solicita do município ação urgente de reforma da rodoviária.
Segundo a vereadora, o local corre o risco de desabar o teto, que se encontra com infiltrações, além do perigo de incêndio, pois vários fios estão soltos e sem nenhuma proteção. Além de várias lâmpadas quebradas e soltas que podem cair a qualquer instante.
A precariedade dos banheiros, que estão com válvulas danificadas, foi outro ponto abordado no pronunciamento de Fátima.
- Estive na rodoviária no dia de chuva e não sabia se ficava dentro ou fora para me proteger – afirma a vereadora.
Considerado um dos cartões postais de Moc e por onde passam em torno de duas mil pessoas por dia, na atual estrutura de funcionamento, a rodoviária tem sido responsável por uma péssima impressão da cidade por quem precisa utilizar o transporte, afirma Athos Mameluque, PMDB.
E no terminal não existe rampa de acesso para as pessoas portadoras de deficiência, sendo que o acesso à plataforma de embarque tem que ser feita pela lateral e não pelo interior.
Para Rosemberg Medeiros, DEM, o município deveria terceirizar o serviço no terminal, o que traria conforto para os usuários e desoneraria os cofres públicos. (Foto Xu Medeiros)

NORTE DE MINAS SE IGUALA A MONTES CLAROS EM ÍNDICES DE VIOLÊNCIA

Montes Claros continua ocupando o 3º lugar no índice de crimes violentos em Minas, perdendo apenas para Belo Horizonte e Contagem. O pior de tudo é que, na estadualização do ranking, o Norte de Minas ocupa também o terceiro lugar entre as regiões mais violentas de Minas.
O relatório foi divulgado ontem, terça-feira, pela secretaria de estado de Defesa Civil. Em Moc, os comandantes de polícia não concordam com esses números, alegando que eles não refletem o momento atual, de combate sistemático à prática de crimes. Mas, até agora, 72 pessoas foram assassinadas na cidade em 2007, o que contribui para elevar ainda mais os dados oficiais. (Foto Wilson Medeiros)

MOÇA DE JANAÚBA É SUCESSO NA AVIAÇÃO INTERNACIONAL


A loura da foto é a janaubense Deborah Neves Brandão Camargo envergando o uniforme da Emirates airlanes. Ela domina o inglês, francês, espanhol, português, entre outros idiomas. É esse diferencial que possibilitou a essa loura ingressar num cobiçado cargo na aviação internacional. Deborah foi admitida pela Emirates Airlanes, segunda maior companhia aérea do mundo.
Aos 22 anos, a gorutubana disputou o cargo com outras 60 mil pessoas que enviaram currículos para a empresa, considerada a companhia aérea mais moderna da atualidade, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes. (Foto Oliveira Júnior)

MANO MENEZES ESNOBA O CRUZEIRO E ACERTA COM O CORINTHIANS


A diretoria do Corinthians agiu rápido, assim como prometeu, e em pouco tempo decidiu não renovar com Nelsinho Baptista e ainda contratou Mano Menezes, ex-Grêmio, para ser o comandante do time e tentar levá-lo de volta à elite do futebol brasileiro em 2008. O Cruzeiro também estava interessado no treinador, mas a proposta do Timão foi superior. É de R$ 360 mil por mês mais R$ 1,5 milhão se levar o Corinthians de volta à primeirona.
A contratação de Mano Menezes foi sacramentada na noite desta terça-feira em uma reunião no Rio de Janeiro entre o empresário Carlos Leite e o presidente Andrés Sanches, além do aval do novo vice de futebol Mário Gobbi Filho, que ficou em São Paulo. O tempo de contrato será de um ano e o treinador receberá em torno de três vezes mais que Nelsinho Baptista.
- O Mano está muito feliz. Ele tinha propostas de muitos clubes, mas preferiu o Corinthians. Na coletiva de imprensa ele vai poder dar mais detalhes dos motivos por ter escolhido o Corinthians - diz o empresário Carlos Leite.
A intenção da diretoria é não perder tempo na montagem da equipe para a temporada 2008. O novo comandante será apresentado às 18h desta quarta-feira, no Parque São Jorge, e o mais breve possível indicar alguns reforços. O atacante Lima, ex-São Paulo, e o meia Rafinha, do São Bernardo, estão contratados. O clube ainda quer o meia Douglas, do São Caetano, além dos volantes Gérson Magrão, do Flamengo, e Bóvio, ex-Santos.
O desafio de levar o Corinthians de volta à Série A não é novidade para Mano, que em 2005 conseguiu o feito ao dirigir o Grêmio numa campanha inesquecível para o clube gaúcho. Ele ficou à frente do Tricolor por dois anos e sete meses e só saiu porque queria novos desafios em sua carreira.
------
Fonte: Globoesporte.com

RENAN ESCAPA OUTRA VEZ DA CASSAÇÃO



Exatamente dois meses e 22 dias após ter sido absolvido do primeiro processo de cassação, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) saiu mais uma vez vitorioso do plenário do Senado Federal. Com 29 votos pela cassação, 48 pela absolvição e três abstenções, ele foi, novamente, inocentado pelos colegas em votação secreta. Renan abriu mão de seu voto.
Os senadores julgaram improcedente a denúncia na qual Renan é acusado de quebrar o decoro por conta da suposta sociedade por meio de "laranjas" (terceiros) em duas emissoras de rádio e em um jornal no Estado de Alagoas.
No primeiro processo, em que Renan era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Junior, ele foi absolvido com o apoio de 40 senadores e de outros seis que se abstiveram. Naquela ocasião, 35 senadores votaram pela cassação.
Para que um senador fique sem mandato é necessário o apoio de 41 de 81 senadores da Casa. Como a votação é secreta, o presidente interino, Tião Viana (PT-AC), também participou da votação.
A diferença é que, nesta terça (4), a sessão foi televisionada e aberta ao público. A votação prosseguiu secreta, apesar de tramitarem na Câmara e no Senado, desde 2001, propostas que terminam com esta modalidade de voto em processos de cassação.
A decisão, no entanto, não afasta a possibilidade de que Renan Calheiros tenha, mais uma vez, que enfrentar o plenário. Ele ainda responde por três outros processos de cassação.
O relator do processo julgado nesta terça, Jefferson Péres (PDT-AM), admite, no entanto, que o placar desta terça é defintivo. "A decisão está tomada em relação a todos os processos. Ele será absolvido dos outros também", disse Péres.

terça-feira, dezembro 04, 2007

EXCLUSIVO! TRIBUNAL DA FMF ADIA JULGAMENTO DO FUNORTE NA SEGUNDONA

Em reunião realizada na noite desta terça-feira, o Tribunal de justiça desportiva da Federação mineira de futebol adiou para o próximo dia 11 o julgamento de recurso do Funorte. O time de Montes Claros pede os pontos contra o Ideal de Ipatinga e o Nacional de Uberaba, alegando que eles usaram jogadores irregulares e não estão em dia com a tesouraria da FMF.
Depois de sete votos (quatro contra e três a favor do Funorte), a sessão foi interrompida, com um oitavo juiz pedindo a juntada de recursos de outras equipes que também alegam irrregularidades na realização do campeonato mineiro da segunda divisão. Isto, segundo os advogados do Formigão, é bom para os que pretendem mudar os resultados da primeira fase da segundona, que se encontra em pleno andamento, na sua segunda fase.
Ainda nesta noite, os advogados do time de Moc anunciavam que vão pedir, nesta quarta-feira, regime de urgência para julgamento do recurso.

RENAN NÃO É MAIS PRESIDENTE DO SENADO

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) renunciou nesta terça-feira (4) à Presidência do Senado, após seis meses de denúncias e de duas licenças em decorrência dos processos de cassação a que responde no Conselho de Ética da Casa. Renan renunciou durante o discurso em plenário antes da votação da representação número três, impetrada pelo PSDB e Democratas, por conta da suposta sociedade de Renan, através de "laranjas" (terceiros), com o usineiro João Lyra em duas emissoras de rádio e em um jornal no estado de Alagoas. Renan nega as acusações. A renúncia faz parte da estratégia do peemedebista para ser absolvido em plenário, na votação secreta desta terça-feira.
LICENÇA
A licença de Renan estava marcada para terminar no dia 29 de dezembro. Ele cogitava, inclusive, aguardar a votação da CPMF em plenário para renunciar ao posto. Com a renúncia de Renan Calheiros, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), é obrigado a convocar nova eleição à Presidência no prazo de cinco dias.
ABSOLVIÇÃO
O peemedebista já foi absolvido em setembro de outra denúncia, apresentada pelo PSOL, em que era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Junior. Na votação, apenas 35 senadores votaram pela cassação de Renan. Para que um parlamentar fique sem mandato, são necessários 41 votos favoráveis à cassação. Nesta tarde, Renan será julgado pelos outros senadores e, se for condenado, perderá o mandato.

NA BAHIA É ASSIM: APENAS UMA GRADE SEPARA HOMENS DE MULHERES


Mulheres e adolescentes convivem com homens em três cadeias da Bahia. As delegacias estão superlotadas e funcionam precariamente.
Na delegacia de Luís Eduardo Magalhães, adolescentes sob custódia estão confinados no banheiro com presos adultos. Também não há espaço para mulheres. "Se for autuada uma mulher em flagrante hoje, não temos como separar dos presos", diz o delegado José Resende.
As mulheres detidas geralmente são transferidas para Barreiras. Lá, a antiga delegacia funciona como minipresídio. As presas ficam separadas dos homens apenas por uma grade.
Em Paulo Afonso, a situação é ainda pior. A cadeia tem capacidade para 25 presos, mas abriga 80. Entre eles, nove mulheres e três adolescentes que ficam em celas separadas, mas acabam juntos no pátio, durante o dia.
O delegado Hildebrando Alves da Silva lembra que já houve casos de detentas que tiveram relações sexuais com presos.
Fonte: G1

BANDIDOS CONTINUAM SEGURANDO REFÉNS EM POÇOS DE CALDAS


Criminosos mantêm reféns em uma lanchonete de Poços de Caldas (MG) há mais de dez horas. Os seqüestradores pedem água e comida, segundo a Polícia Militar.
Policiais chegaram a entrar no estabelecimento e vasculharam o primeiro e o segundo andares, mas não encontraram ninguém. A suspeita é de que os criminosos levaram os reféns para o depósito.
INVASÃO
Os ladrões invadiram a lanchonete da rede McDonald's na madrugada desta terça-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, quatro homens entraram no estabelecimento e renderam quatro funcionários.
Duas pessoas saíram do prédio durante a manhã. A polícia disse que eram ladrões. Um deles estava ferido e foi levado para o hospital. O outro foi detido e teria dito à polícia que trabalha na lanchonete. Segundo a assessoria de imprensa da rede McDonald's, ele foi reconhecido como funcionário.

NOTA
A assessoria da rede McDonald's disse, por meio de nota, que a rede "está colaborando com as autoridades policiais para que o assalto ao restaurante de Poços de Caldas, Minas Gerais, seja solucionado com êxito o mais rápido possível".

PERNAS DE MARISA ORTH ARRASAM EM FESTIVAL DE CINEMA DO RIO DE JANEIRO


Marisa Orth arrasou durante o Show do Gongo na 15ª Edição do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, que aconteceu nesta segunda-feira, 5, no Cine Palácio, no centro do Rio de Janeiro. A atriz de 44 anos exibiu pernas lisinhas, sem um pingo de celulite, capazes de colocar muita menininha no chinelo. Em alguns momentos, Marisa se descuidou e deixou a calcinha à mostra.
Fora isso, quem já participou do show garante que Marisa Orth comanda o espetáculo com uma desenvoltura incrível. Ela realmente é a dona do pedaço.
“Marisa vai com tudo!”, disse Thiago Mendonça ao EGO. Ele foi um dos jurados, ao lado de Mel Lisboa, Ciro Barcelos e Zezeh Barbosa. “Ela não tem vergonha de nada e interage muito bem com o público, que enlouquece diante da possibilidade de poder mandar ela 'gongar' um filme”.

Marisa Orth e Mel Lisboa se descuidam e deixam calcinha à mostra durante o evento

FESTIVAL INUSITADO
O Show do Gongo preza pelo inusitado. Os vídeos que concorrem podem ser inscritos até uma hora antes do início do evento. Uma das exigências é que tenham no máximo cinco minutos. Ao serem exibidos, dependendo da qualidade, os curtas são ‘gongados’ por Marisa Orth após 30 segundos de exibição. Os jurados também ajudam na escolha.
“Nunca me diverti tanto”, contou Thiago Mendonça.
O Festival Mix, que tem como tema filmes relacionados à diversidade sexual, acontece até o dia 6 de dezembro no Rio. Depois, segue para Brasília.
Fonte: G1

segunda-feira, dezembro 03, 2007

RESENHA DO RÊ

FOTOS: QUEM É QUE SABE?

40 ANOS DE SUCESSO
O elegante da foto é Vivaldo Gomes da Silva, conhecido internacionalmente como Tip Top, que festeja no próximo dia 8 os 40 anos de seu barzinho do Bairro São José. Todos os esportistas de Moc estão convidados para o regabofe, inclusive os torcedores do Corinthians.
Sem lágrimas.
-----
BOMBA! BOMBA
O gente fina Fabiano Fagundes traz de Porteirinha a informação de que, nos próximos dias, vai explodir uma bomba no diretório local do PT. Mais não disse.
Nem lhe foi perguntado.
-----
MAIS MOLHO
Quem reaparece na baixada da Rua Santa Maria, ali pertinho do laboratório Woumard, é Flávio Chacal, segundo o qual a Resenha do Rê está muito séria. O jeito é contratar Levino Borborema, com a batuta de Newton do MC 5, pra dar um molho nestes tijolinhos aqui.
Concorda, Dera?
-----
GALERA DA ALEGRIA
Dera é aquele do Biotécnico que, nos finais de semana, sai pela cidade expandindo felicidade, contando piadas, batendo tambor com Roy e Roberto de Ivone, sob os aplausos de Nilda, Geraldo, Almerindo, e levando a tiracolo sua esposa Rúbia e a filha Camila. Já, já, essa cambada vai virar foto aqui na Resenha.
É questão de tempo.
-----
CHORA, CORAÇÃO!
Por falar nisso, o cantor Zezo, um dos mais supimpas do Nordeste, está fazendo o maior sucesso no churrasquinho de Deraldiva Fiel, que vem a ser a mãe de Roberto Fiel. O endereço é Rua Juscelino Kubitschek, Morrinhos. Mas pode ser na Bocaiúva também.
Depende da hora.
-----
GRUPO TEATRAL
Como tudo tem acontecido na Rua Bocaiúva, será lá, no número 569, as reuniões do novo grupo de teatro que está sendo formado por Geraldo Spyer e este filho de dona Laura. A oficina começa a ser montada às 8 e meia da noite de hoje, com apoio de dona Zezé.
E da Escola Filosófica.
-----
VIZINHOS OCULTOS
Por falar em Rua Bocaiúva, Zilene de Luís Carlos Lunga aceitou de plano a idéia de se promover a festa dos vizinhos ocultos na véspera de natal. Estão relacionados Jarbas Pimenta, Sandra, Lucílio, Ilma, os próprios Zilene e Luís, Piscrila e Izabela, Eliane, Rosane, Daniel, Cid Mourão, Tino, Fátima e um tanto de gente mais, começando na esquina da Urbino Viana e indo até a Rio Grande do Norte.
Do outro lado.
-----
SAUDADE QUE FICOU...
É da Rua Boc, também, que chega esta mensagem de Tostão Boiadeiro: Trago saudades do passado que passou de vez, deixando em nossos pensamentos a lembrança pelas horas fáceis e difíceis e que jamais esqueceremos. E tudo isso se chama infância.
Falou e disse.
-----

BOM E RUIM
Evandro Alcântara abraça Wanderléia feliz da vida pela classificação do Atlético Mineiro à Sul Americana. Pena que, para isso, o Galo tenha sido obrigado a dar uma vaga da Libertadores para a Raposa.
Nem tudo é perfeito.

CHÁVEZ PERDE SUPER PODER NA VENEZUELA

Numa votação extremamente disputada, a população venezuelana rejeitou a reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez no referendo realizado neste domingo (2). O Conselho Nacional Eleitoral anunciou os resultados durante a madrugada, mais de 8 horas depois do fechamento das seções eleitorais.
A votação foi dividida em duas partes. No bloco A, 50,7% dos venezuelanos rejeitaram a proposta que, entre outros ítens, permitiria que o presidente se candidatasse indefinidamente ao cargo. A diferença entre o "Sim" e o "Não" foi de apenas 124.962 votos -num universo de 9 milhões de votantes.
No bloco B, 51,05% dos eleitores derrubaram a proposta que permitiria diminuir a idade dos eleitores (para 16 anos) e restringiria a liberdade de expressão durante os estados de exceção, entre outros ítens. A diferença entre o "Sim" e o "Não" também foi muito pequena: de apenas 187.196 votos.
Segundo dados oficiais, 9.002.439 venezuelanos votaram neste domingo, de um universo de cerca de 16 milhões que estavam aptos a ir às urnas. Na prática, 4 em cada 10 eleitores não votaram, uma abstenção alta, mas comum no país.

PARTIDÁRIOS DE CHÁVEZ COMEMORAM VITÓRIA



Por Rodrigo Arangua/AFP
Três pesquisas de boca-de-urna indicam que o projeto da reforma constitucional proposto pelo presidente venezuelano Hugo Chávez foi aprovado no referendo nacional deste domingo, afirmam as agências Reuters e Efe. Os resultados oficiais devem sair até o início da madrugada de segunda-feira.
As pesquisas foram realizadas pela PLM Consultores, Datanálisis e o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) e refletem todas a vitória do "sim", segundo a Efe.
O ministro venezuelano de Informação, William Lara, disse à Efe que a oposição conhece o resultado do referendo e pediu que seus líderes o reconheçam para honrar a palavra que este sábado empenharam perante as autoridades eleitorais.
O dirigente da oposição, Gerardo Blyde, pediu ao Governo venezuelano que não perca a calma perante os dados oficiosos e que não tente antecipar resultados veladamente.
"Eles também conhecem os resultados e o Governo é obrigado a manter a calma. É preciso esperar. O melhor é não se precipitar: calma por lá e calma por aqui", disse Blyde à imprensa. Pela cidade de Caracas, já é possível ouvir o "Toque da Alvorada" dos quartéis.
Pouco mais de 16 milhões de eleitores estavam registrados para votar no referendo. A reforma proposta por Chávez altera o texto de 69 artigos da Carta Magna do país, e interfere em ítens importantes, como o tempo do mandato presidencial (7 em vez de 6 anos), o limite à reeleição (que deixa de existir) e a jornada de trabalho (que diminui para 6 horas por dia).

domingo, dezembro 02, 2007

E O TIMÃO ESTÁ NA SEGUNDONA...



Numa rodada eletrizante, o Campeonato Brasileiro definiu os seus últimos classificados para a Libertadores e os últimos rebaixados para a Série B. No Olímpico, o Grêmio entrou em campo com chances de Libertadores e o Corinthians desesperado para fugir da zona de rebaixamento. Bastava uma vitória para o Timão escapar. Mas o placar de 1 a 1, aliado à vitória do Goiás sobre o Internacional (2 a 1 no Serra Dourada), mandou o Corinthians para a Série B do Brasileirão.
Grêmio x Corinthians começou com quase 20 minutos de atraso. O técnico corintiano, Nelsinho Baptista, demorou para soltar a escalação e para mandar o seu time a campo. Quando o Timão subiu as escadas do vestiário, com três surpresas - Vampeta de meia, Clodoaldo no ataque e Carlos Alberto na ala direita - a última rodada do Campeonato Brasileiro já tinha começado. Menos Goiás x Internacional, no Serra Dourada. Os duelos de Goiânia, de Porto Alegre, além de Vasco x Paraná em São Januário, definiriam os dois últimos rebaixados, que se juntariam a Juventude e América na Série B de 2008.
O drama corintiano, que já dura alguns meses, ficou ainda pior no primeiro minuto de jogo. Na primeira tentativa do Grêmio, Jonas ganhou de cabeça e Felipe, mal colocado, só viu a bola estufar a rede. Momentaneamente, Corinthians na Segunda Divisão. A primeira passagem pela Série B durou nove minutos. Sem ameaçar o gol do Grêmio, a torcida corintiana era por tropeços dos rivais. E deu certo. Em Goiânia, Orozco marcou para o Inter e devolveu o Timão para a Série A.
O placar do estádio Olímpico ainda não tinha começado a informar os resultados da rodada. Mas não demorou muito para divulgar os placares. O Corinthians pouco atacava - chance mesmo, só um chute de Bruno Octávio -, enquanto o Grêmio seguia pressionando. Quando o relógio marcava 29 minutos, novo drama. Élson tinha acabado de empatar para o Goiás e o time goiano estava empurrando os paulistas para baixo. O segundo rebaixamento do dia. Este, porém, durou menos de um minuto. Vampeta lançou Carlos Alberto na ponta-direita, o volante cruzou e Clodoaldo desviou para o gol para devolver o clube à Primeira Divisão.
O Paraná, o azarão, não ameaçava. Com dois expulsos no primeiro tempo, não parecia que teria forças para vencer o Vasco na casa do rival. Sorte do Corinthians...
Quando a etapa final começou, o Paraná, que perdia para o Vasco, já era carta fora do baralho. A briga se resumia, então, a Corinthians e Goiás. E o Timão não demostrava que iria ter forças para ganhar. Foi quando ocorreu o momento mais dramático da rodada. Em Goiânia, o árbitro marcou pênalti contra o Inter. Paulo Baier, que outro dia perdeu um pênalti no empate de 1 a 1 com o Corinthians, pegou a bola para bater. Bateu, Clemer defendeu, mas o auxiliar mandou voltar, alegando que o goleiro tinha se adiantado. Paulo Baier bateu de novo, Clemer defendeu de novo e o auxiliar mandou voltar de novo. No Olímpico, os reservas corintianos que se aqueciam atrás de um dos gols iam ao desespero, com as informações que os radialistas passavam no gramado. Na terceira cobrança do Goiás, agora com Élson, enfim o gol.
O Grêmio, que entrou em campo ainda com chances de ir para a Taça Libertadores da América, sabia que suas possibilidades eram muito remotas. O que acabou se confirmando... O Palmeiras até perdeu em casa para o Atlético Mineiro (3 a 1), mas o Cruzeiro fez a lição de casa, venceu o lanterna América-RN (2 a 0) e ficou com a última vaga para o torneio.
Mas, mesmo sem chance, os gremistas não facilitaram. Se bem que o Corinthians pouco fez. Das arquibancadas, a barulhenta torcida do Timão pedia "raça". Mas nem isso. Em campo, a equipe seguia apática e só se defendendo...
O jogo do Goiás acabou com o placar de 2 a 1 e o Corinthians ainda teve alguns minutos para conseguir o gol da vitória. O goleiro Felipe ainda foi duas vezes ao ataque, mas não deu em nada.
O Timão, de 97 anos de história, está na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. E a torcida, sempre fiel, gritava "Eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo!".

CRUZEIRO ESTÁ NA LIBERTADORES


Na última rodada do Brasileirão 2007, o Cruzeiro fez o dever de casa, venceu o já rebaixado América-RN, por 2 a 0, e se classificou para a tão sonhada Taça Libertadores da América (Confira, no vídeo, o golaço de Leandro Domingues, o primeiro do Cruzeiro). A Raposa não dependia apenas de si nesta reta final da competição. Precisava, pelo menos, de um empate do Palmeiras com o Atlético-MG, e conseguiu. O maior rival do time celeste ajudou, e muito: o Galo fez 3 a 1 sobre o Verdão, em pleno Palestra Itália.
A última vaga para a Libertadores ficou muito disputada depois que o Cruzeiro passou sete jogos sem vencer. O time, que se manteve entre os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro durante a maior parte da temporada, deu bobeira nas últimas rodadas e dificultou sua classificação para a competição internacional. No entanto, a equipe do técnico Dorival Júnior contou com os tropeços dos adversários e, junto, com São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense, garantiu seu espaço na Libertadores 2008.

GALO MANDA PALMEIRAS PARA O GOIÁS...


O Palmeiras está eliminado da Libertadores. E quem diria. O responsável pela derrocada alviverde foi o Atlético-MG, do técnico Emerson Leão, que venceu por 3 a 1 o Verdão, neste domingo, em pleno Palestra Itália, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O mais curioso em toda essa história? O Galo cantou no terreiro palmeirense e classificou o rival Cruzeiro, que venceu o América-RN por 2 a 0, no Mineirão, e ganhou do inimigo um presente de Natal antecipado: a vaga no torneio sul-americano.
O Atlético-MG mereceu a vitória. Afinal, Emerson Leão deu um nó tático em Caio Júnior. O Galo foi melhor em praticamente toda a partida. Fez três gols, criou várias chances para ampliar, e ainda anulou os principais jogadores do Palmeiras. Eder Luís, Marinho e Eduardo (assista ao vídeo do terceiro gol atleticano) fizeram os gols do time mineiro. Edmundo, cobrando pênalti, descontou.
O Galo foi valente no Palestra Itália. Com muita velocidade e toque de bola, o Atlético-MG encarou o Palmeiras em igualdade de condições. Sem afrouxar em momento algum. Já o Verdão teve um pouco de dificuldade para fugir da marcação, mas teve paciência para tentar furar o bloqueio defensivo do rival.
Logo no primeiro minuto, Marinho, de fora da área, exigiu boa defesa de Diego Cavalieri. O Palmeiras deu o troco aos oito minutos, após cruzamento certeiro de Leandro, que Rodrigão, de cabeça, mandou por cima do travessão. O Galo desperdiçou boa chance para abrir o placar quando Gerson foi lançado e se jogou na área após tentar driblar o goleiro alviverde. Não houve nada.
A torcida do Palmeiras só explodiu no Palestra Itália quando ficou sabendo que o Grêmio havia feito 1 a 0 no rival Corinthians. Porém, minutos mais tarde, o Goiás sofreu o gol do Internacional, e ninguém falou nada. Enquanto isso, dentro de campo, Edmundo aproveitou uma reposição errada do goleiro Juninho e lançou Rodrigão, que fez o passe preciso para Deyvid. Mas o garoto errou o chute e perdeu gol incrível.
Em um contra-ataque fulminante, após Deyvid perder a bola no ataque, o Galo abriu o placar aos 32 minutos, após chute forte de Eder Luís. Mas o Atlético-MG não teve tempo para comemorar. Aos 33, após cruzamento de Leandro, Marcos cometeu pênalti em Rodrigão. Após muita confusão, Edmundo fez a cobrança e deixou tudo igual, aos 35.
O Palestra Itália voltou a explodir de alegria aos 43 minutos. Mas não foi com o Palmeiras. A felicidade teve tudo a ver com o gol do Goiás, que empatou o jogo com o Internacional, e com a derrota parcial do Corinthians para o Grêmio, o rival estava sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Mas o gol de empate do Timão deixou os palmeirenses mudos assim que terminou o primeiro tempo.
Na etapa final, o Palmeiras voltou com Martinez e Caio nas vagas de Paulo Sérgio e Luiz Henrique, respectivamente. E logo no primeiro minuto, Caio, cobrando falta, exigiu boa defesa de Juninho. Apesar de pressionar o Galo, o Verdão errou muitos passes e abusou do nervosismo. Em algumas jogadas, a bola parecia queimar nos pés dos jogadores alviverdes.
O goleiro Juninho fez dois milagres aos nove minutos. No primeiro, ele espalmou a cabeçada de Rodrigão e a bola bateu na trave. No rebote, Rodrigão tocou de calcanhar e o camisa 1 do Galo espalmou espetacularmente. Quando o Verdão mais pressionava, o Galo deu outra bicada fatal. Aos 16, o oportunista Marinho, aproveitando vacilo defensivo do rival, fez 2 a 1.
Em seguida, Caio Júnior sacou Leandro e mandou a campo Valmir. Desesperado, o Verdão foi para o tudo ou nada. Mesmo perdendo e ficando fora da Libertadores, a torcida do Palmeiras festejou o segundo gol do Goiás, aos 27 minutos, que estava rebaixando o Corinthians. Os palmeirenses cantaram o hino e comemoraram a desgraça do rival.
No desespero, o Palmeiras pressionou o Atlético-MG, mas abriu um buraco em sua defesa. Tanto que aos 33, Eduardo, de cabeça, fez 3 a 1, decretou a vitória do Galo e a decepção alviverde. Rodrigão e Wendel coraram no gramado. A torcida vaiou e gritou timinho, timinho.

TERMINA SEQÜESTRO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO


Após mais de 16 horas de negociação, terminou o seqüestro que acontecia desde a madrugada deste domingo (2) em uma casa no bairro de A.E. Carvalho, na Zona Leste de São Paulo. A mulher que era mantida refém foi liberada às 17h45. Um dos reféns, um homem, que seria marido dela, foi liberado por volta das 15h30.
Após a liberação da segunda vítima, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiram a casa. Os dois bandidos que continuavam no local se renderam por volta das 17h50.
Às 13h30, a mulher de um dos assaltantes que também participou da invasão já havia deixado a casa. Segundo a polícia, ela estava com a dupla quando eles entraram no imóvel.
Sete tiros foram disparados de dentro da casa durante as 16 horas de seqüestro. O último deles, pouco antes da libertação da segunda vítima. Até as 13h, pelo menos outros seis já haviam sido disparados na casa. Segundo agentes Gate, os disparos não feriram os reféns.
Segundo a polícia, o grupo invadiu o imóvel no início da madrugada com intenção de roubar, mas foi surpreendido por policiais militares e decidiu fazer reféns. Policiais militares cercaram a área informaram que os primeiros tiros mataram um cachorro da família.
Pela manhã, o tenente-coronel Luiz Eduardo Arruda chegou a dizer que a situação estava tranqüila e que o trio de seqüestradores iria se entregar em pouco tempo. Coletes à prova de balas foram levados até a casa para eles.
Pouco antes das 9h, parentes dos seqüestradores começaram a chegar ao local para ajudar nas negociações. Eles subiram no telhado do imóvel vizinho para falar com os criminosos. Dois pastoreas evangélicos também ajudaram na negociação.
A casa ficou cercada por policiais militares. Segundo a PM, pelo menos 12 equipes foram enviadas ao local. Além delas, 13 homens do Gate participaram da ação.

LEIA AMANHÃ NA REVISTA VEJA

MEDICINA
As doenças da emoção
A medicina psicossomática deixou de ser um ramo de segunda classe. A influência dos sentimentos sobre a saúde física nunca foi tão pesquisada e o controle das perturbações psíquicas entrou para os receituários clínicos.
-----
RENANGATE
Polícia do Senado é acusada de contratar detetives particulares para investigar a vida de senador adversário do então presidente Renan Calheiros.
-----
ENTREVISTA
Para se manter jovem é preciso refazer amizades
O médico americano Mehmet Oz diz que a receita da juventude não passa apenas pelos cuidados com o corpo. Não julgar os outros e evitar conflitos também ajuda.
-----
AMÉRICA LATINA
Os líderes destruidores de países
Como fez Chávez na Venezuela, presidentes da Bolívia e do Equador rompem a coesão social e arruínam a economia na busca de mais poder.
-----
SOCIEDADE
Regras, regras e mais regras dos europeus
A obsessão reguladora da Comissão Européia já virou até piada entre os cidadãos do bloco. São padrões de higiene, saúde e segurança.
-----
TECNOLOGIA
O guia da TV Digital ajuda a esclarecer dúvidas
Tudo o que é preciso saber para tirar melhor proveito da tecnologia que aumenta as opções de lazer dos brasileiros, a partir deste domingo.
-----
AUTO-RETRATO
Viviane Westwood assina sandália popular
A estilista que criou o visual dos lendário Sex Pistols, ícone do estilo punk, vem ao Brasil lançar modelo da sandália Melissa.
-----
EDUCAÇÃO
Conheça as escolas estaduais de ótimo ensino
Uma prova de matemática e de leitura aplicada a 2 milhões de alunos revela bons estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo.
-----
RELIGIÃO
O celular agora também pode pagar a conta
A França testa o uso do telefone como cartão eletrônico no comércio. A tecnologia já é empregada por 20 milhões de japoneses.
-----
BELEZA
Em busca do colágeno perdido com o tempo
Eliminar rugas e flacidez é um sonho - novamente alimentado por uma máquina que regenera as fibras de sustentação da pele.
-----
SAÚDE
Cuidado com a síndrome dos aviões apertados
Viagens longas e aeronaves cheias aumentam o risco de trombose nas pernas, o que pode ser fatal. A situação é rara, mas acontece.
-----
DIETA
Obesos sentados sobre uma bomba-relógio
Uma pesquisa revela os sete pecados capitais à mesa dos gordos brasileiros. Ter a televisão como companheira às refeições é um deles.
-----
ESPECIAL
400 milhões de cartões de crédito e débito no país
Em uma década, o mercado brasileiro de cartões saiu de um padrão de subdesenvolvimento para patamares próximos aos dos países mais avançados.
-----
CINEMA
A volta do homem de 1 bilhão de dólares
Há quase uma década distante de seu público, o comediante Jerry Seinfeld retorna à corrente sanguínea do pop no filme Bee Movie.