sábado, janeiro 26, 2008

VERSÃO OFICIAL SOBRE HOMICÍDIO OCORRIDO NO CENTRO DE MOC

Eis, na íntegra, o BO emitido pela polícia militar sobre homicídio ocorrido na noite de quinta-feira, 24, na Rua Professor Álvaro Prates, esquina com Dona Tiburtina, e publicado com exclusividade por A PROVÍNCIA:

BO 4.194/08: Ontem, (24/01), às 21h45min, a polícia militar foi solicitada a comparecer à rua Professor Álvares Prates, Bairro Morrinhos, onde testemunhas relataram que dois indivíduos identificados numa motocicleta Honda Titan azul, chegaram ao local e efetuaram vários disparos de arma de fogo, vindo a atingir a vítima Thiago Caíres Câmara, 23 anos, estudante, residente no local, momento em que tentou correr para o interior de sua residência, sendo alvejado nas costas e tendo morte instantânea. A vítima Givago Thompson Pereira Barreto, 21 anos, (possui 03 passagens), desocupado, foi alvejada na virilha esquerda, sendo socorrida pelo SAMU a o HPS Santa casa. Um estudante de 15 anos, foi atingido nas nádegas, sendo socorrido pelo SAMU ao HPS Aroldo Tourinho. No local do fato havia vestígios de uso de drogas, sendo apreendido uma pequena quantidade de maconha, 04 estojos de cápsulas CBC 380, 01 cápsula intacta calibre 380, 03 projeteis amassados e dois celulares. A polícia técnica compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. Os materiais apreendidos foram entregues na Delegacia de Polícia.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

INOCENTE É VÍTIMA DE TRAGÉDIA NO CENTRO DE MONTES CLAROS

Uma tragédia acaba de acontecer no Centro de Montes Claros, mais precisamente na esquina das ruas Dona Tiburtina com Professor Álvaro Prates, onde o jovem Tiago Caires Câmara, 20 anos, foi morto após a invasão de sua casa por um grupo de pessoas ligadas a drogas. Dois bandidos foram baleados na invasão e estão internados na Santa Casa. Os crimes aconteceram por volta das 21h30 desta quinta-feira, 24.
Segundo a mãe da vítima, Ormezinda Valéria Caires, seu filho Tiago estava jantando quando ambos ouviram ruídos de um tumulto procedente da Rua Professor Álvaro Prates, onde se localiza a casa de número 98. O jovem saía para ver o que estava acontecendo quando três homens entraram correndo, seguidos por tantos outros, que atiravam sem parar. Tiago afastou a mãe com um empurrão e levou um tiro no rosto e outro no pescoço, caindo já morto no alpendre.
Os demais bandidos continuaram a perseguição casa adentro, deixando uma imensa poça de sangue da calçada ao quintal.
- Não dava para saber o que estava acontecendo. Só vi meu filho estirado no chão e aquela confusão toda. Eles saíram correndo e atirando - diz Valéria, acrescentando: - Coitado, meu filho morreu com a barriguinha cheia... Ele estava muito feliz porque ontem (quarta-feira) tinha tirado sua carteira de motorista.
Segundo ela, os invasores de sua casa são ligados ao tráfico e uso de drogas, "inclusive uns vinte que passam o dia todo ali na esquina" (Rua Dona Tiburtina, na beira da linha férrea da FCA, onde existe um orelhão sempre muito freqüentado, a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada).
Centenas de pessoas se postaram no local do crime durante horas, enquanto as polícias militar e civil realizavam os exames de praxe.

CÂMERA DA NASA TERIA REGISTRADO IMAGEM DE HOMENZINHO ANDANDO EM MARTE

Foi divertido enquanto durou. Emissoras de TV, jornais e sites espalharam pelo mundo a notícia de que um dos jipes-robôs da Nasa havia fotografado um "homenzinho" ou "pé-grande" passeando por Marte. Astrônomos blogueiros, no entanto, acabam de demonstrar que a imagem é pura e simplesmente ilusão de óptica.
A explicação foi dada no blog da Planetary Society, uma das principais organizações de divulgação da astronomia e exploração espacial no mundo. Emily Lakdawalla, blogueira da Planet Society, contou dois detalhes que derrubam completamente a idéia de que se trata de um alien em movimento, correndo na frente da sonda da Nasa.
Número 1: para tirar uma foto colorida, o jipe-robô Spirit precisa usar três filtros diferentes em sua câmera, trocando-os ao longo de três minutos. Ou seja, no mínimo o alien ficou "congelado" durante três minutos. Número 2: faz três dias que a sonda está fazendo imagens mostrando o mesmo lugar. E, nesses três dias, o "alien" também não se mexeu.
Outro detalhe importante: uma estimativa feita com base nas câmeras do Spirit sugere que ele estava a apenas cinco metros de distância da rocha. Isso significa que ela deve ter 6 cm de altura - um pouco baixo para um alien de verdade com forma de gente, aparentemente.

NOITE DE TENSÃO NO FEIJÃO SEMEADO

Os moradores do conglomerado Cidade Cristo Rei, conhecido como Feijão Semeado, viveram uma noite de tensão de quarta para esta quinta-feira. Isto depois de novo tiroteio, desta vez com duas vítimas, mesmo com a presença da polícia militar no local desde segunda-feira, 21. Naquele dia foi deflagrada a Operação presença, diante do caos instalado no local, após dois tiroteios entre traficantes rivais, em plena rua, colocando em risco a vida inclusive crianças e idosos.
É maciça a presença de policiais da tropa de choque da PM, mas a violência continua. Os dois homens feridos, Cláudio de Jesus Leal, que tem duas passagens pelos meios policiais, e Luiz Carlos Caldeira Silva, que tem uma passagem, foram conduzidos a hospital.
Segundo informações da PM, a dupla tentativa de homicídio foi registrada na Rua Antônio Olinto, onde dois grupos que disputam as bocas de fumo no local passaram a atirar contra os rivais.
Cláudio e Luiz Carlos foram alvejados no braço e no rosto, respectivamente. Do outro grupo, ninguém ficou ferido.
Meia hora depois, um homem conhecido por Vandinho foi preso no Distrito Industrial, suspeito de ter participado do tiroteio. Um revólver calibre 38 foi apreendido.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

PF AINDA FECHA BALANÇO DAS 32 PIRATAS LACRADAS


Conforme noticiou A PROVÍNCIA em primeira mão, a polícia federal, em parceria com a Anatel - Agência nacional de telecomunicações, deflagrou nesta quarta-feira, em Montes Claros, a operação Freqüência livre, fechando todas as rádios que estavam funcionando na cidade e em duas outras, sem autorização do ministério das Comunicações.
Trinta e duas rádios piratas (27 de Moc, três de São Francisco e duas de Várzea da Palma) foram lacradas e tiveram todos os seus equipamentos e transmissores apreendidos, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça federal.
Vinte pessoas foram presas e conduzidas à delegacia de polícia federal, onde prestaram depoimentos. O chefe da PF em Moc, Marcelo Eduardo Freitas, informa que essas pessoas foram presas por crime previsto no artigo 70 – lei 4.117/62 do Código geral de telecomunicações. A pena varia de 6 meses a 2 anos de prisão. Cerca de cem policiais federais e agentes da Anatel participaram da operação.
Das 27 rádios fechadas em Moc, apenas uma (a Metrópole FM) tem concessão do ministério, mas também foi lacrada para averiguações, uma vez que estava funcionando em freqüência e endereço diferentes dos autorizados, o que quer dizer que, após as averiguações necessárias, poderá voltar a funcionar.
Ainda foi fechado o balanço dos objetos apreendidos nas 32 rádios mas, segundo o delegado Marcelo Freitas, foram apreendidos dezenas de transmissores, inclusive dois de 300 quilos que têm capacidade para atingir toda a cidade, além de computadores, mesas de som, antenas e compressores de áudio.

MOC BATE NÚMERO DE DENÚNCIAS

O gerente da Anatel em Minas Gerais, João Dias Coelho Neto, que acompanhou toda a operação, afirma que a fiscalização será intensa, em parceria com a polícia federal, a partir de agora, para que mais nenhuma rádio volte a funcionar na cidade sem autorização do órgão competente. O gerente da Anatel explica ainda a importância de a PF ter desencadeado a operação na cidade:
- Essa operação é de extrema importância, uma vez que, Montes Claros tem um índice assustador de denúncias sobre rádios piratas, se não o maior do estado, que tem mais de 800 processos envolvendo rádios sem concessão. Isto é um crime que pode resultar em vários problemas para toda a sociedade, pois, quando a rádio funciona irregularmente ela pode entrar em qualquer freqüência, pode interferir na freqüência dos aeroportos e até mesmo causar grandes tragédias, na freqüência das policiais, além de outras rádios que têm concessão para funcionar, sem contar que não paga encargos sociais.

NA OPERAÇÃO CONTRA PIRATAS, 20 PESSOAS FORAM ENQUADRADAS

Sobe para 27 o número de rádios comunitárias lacradas hoje pela polícia federal no Norte de Minas, três delas em São Francisco e uma em Várzea da Palma. Na realidade, a PF cumpria 32 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça, 27 em Moc, 2 em Várzea da Palma (foi encontrada apenas uma rádio) e três para São Francisco.
Vinte pessoas foram conduzidas para a delegacia da PF em Moc. Elas prestaram depoimentos e serão indiciados por crime de previsto no artigo 70 da Lei 4.177/62. A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de prisão.

PF FECHA 26 RÁDIOS EM MONTES CLAROS

A operação da polícia federal, ocorrida nesta quarta-feira, 23, pegou a turma das rádios comunitárias, consideradas como piratas, desprevenida. Todos os equipamentos das 26 emissoras foram apreendidos.
ACOMPANHE DETALHES DA OPERAÇÃO NOS PRÓXIMO MINUTOS, AQUI NA PROVÍNCIA

VOCÊ TRANSARIA NUM LOCAL COMO ESTE?








PM VOLTA A OCUPAR FEIJÃO SEMEADO

Diante do caos instalado no aglomerado Cidade Cristo Rei, o Feijão Semeado, após dois tiroteios entre traficantes rivais, em plena rua, policiais do 10º BPM ocuparam as ruas, becos e vielas do local, na noite de segunda-feira, 21, por tempo indeterminado.
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel, Franklin de Paula Silveira, informa que a ocupação, intitulada Operação presença, tem como objetivo garantir a preservação da ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, em face de intensificação da presença real da PM no bairro.
- A operação, bem como as abordagens policiais continuarão, por tempo indeterminado, como forma de prevenção às práticas delituosas, fazendo com que os cidadãos possam ir e vir com maior tranqüilidade e segurança. Estamos atentos e vamos reprimir o crime proporcionando à sociedade montesclarense um clima voltado à paz social. Volto a afirmar, a PM vai continuar fazendo seu papel e conta com a participação da comunidade para a adoção de medidas preventivas de segurança – afirma o comandante.
O aglomerado, identificado pela polícia no ano passado como zona quente de criminalidade, com grande concentração de tráfico de drogas e receptação de produtos furtados/roubados, tem sido palco de vários crimes, inclusive execuções sumárias de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente no tráfico de drogas.

FILME BRASILEIRO FORA DAS INDICAÇÕES AO OSCAR

O filme brasileiro "O ano em que meus pais saíram de férias" não entrou na lista dos indicados ao Oscar 2008. O longa de Cao Hamburguer disputava uma vaga entre os cinco indicados na categoria melhor filme em língua estrangeira.
O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (22), em Los Angeles. Os vencedores serão anunciados dia 24 de fevereiro.
As produções estrangeiras indicadas na categoria foram: “The counterfeiters”, de Stefan Ruzowitzky (Áustria), “Beaufort”, de Joseph Cedar (Israel), “Mongol”, de Sergei Bodrov (Cazaquistão), “12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia) e “Katyn”, de Andrzej Wajda (Polônia).
"O ano..." havia ficado entre os nove finalistas da competição, anunciados no último dia 15. A trama lembra o período da ditadura militar a partir dos olhos de uma criança de 12 anos.
Caso fosse selecionado, o filme seria o quinto brasileiro a disputar o prêmio, ao lado de "O pagador de promessas", de Anselmo Duarte, "O quatrilho", de Fábio Barreto, "O que é isso, companheiro?", de Bruno Barreto, e “Central do Brasil”, de Walter Salles, únicos longas nacionais que conseguiram a indicação.

terça-feira, janeiro 22, 2008

COBRA ENGOLE BEZERRO NO TRIÂNGULO MINEIRO

Uma cobra, com cerca de cinco metros, foi capturada após engolir um bezerro em uma fazenda na cidade de Pirajuba, a 90 quilômetros de Uberaba, em Minas Gerais. Os donos da propriedade passaram a vigiar o curral depois que outro bezerro desapareceu. Muitas pessoas pararam para ver o animal, que foi levado pela Polícia de Meio Ambiente para uma reserva ecológica em Volta Grande. (Foto: L.Adolfo/AE)

ATOR ENCONTRADO MORTO: SUICÍDIO OU OVERDOSE?

Heath Ledger como o Coringa, papel que interpretou no novo Batman


Heath Ledger com a filha, Matilda
O ator Heath Ledger, 28 anos, consagrado por seu trabalho em "O Segredo de Brokeback Mountain", foi encontrado morto na tarde desta terça-feira, 22, em Nova York. De acordo com o site do jornal "New York Times", Ledger pode ter cometido suicídio, segundo informações da polícia de Nova York.
Poucas horas depois, uma multidão de jornalistas e fotógrafos
concentrou-se na frente do apartamento onde o astro foi encontrado sem vida. O imóvel pertence à atriz Mary Kate-Oslen, uma das gêmeas Oslen.
A empregada e uma massagista chamada pelo ator acharam o corpo em seu quarto. As duas bateram à porta e, quando Ledger não respondeu, elas entraram e o viram inconsciente. Tentaram reanimá-lo, mas o ator não reagiu, então elas ligaram para o número de emergência. Quando os socorristas chegaram, Ledger já estava morto.
PÍLULAS
Heath Ledger foi encontrado no bairro do Soho às 15h25m da tarde (18h25m de Brasília). Fontes ligadas à justiça acreditam que não foi um crime. Segundo o site "Page Six", a causa da morte teria sido uma overdose de drogas, mas a notícia ainda não foi confirmada pela polícia. No quarto, de acordo com as autoridades, foram encontradas pílulas para dormir prescritas por médicos, o que aumenta as suspeitas de suicídio.
SEGREDO E SEPARAÇÃO
O ator, indicado ao Oscar por sua atuação em "O Segredo de Brokeback Mountain", deixa uma filha, Matilda, de dois anos. A garota é fruto de seu casamento com a atriz Michelle Williams, conhecida no Brasil por seu papel no seriado "Dawson's Creek". O casal se separou no ano passado.Seu mais recente trabalho foi o vilão Coringa, no próximo filme do Batman, "The Dark Knight", ainda sem título em português.
BIOGRAFIA
Ledger nasceu em Perth, na Austrália em 4 de abril de 1979. O ator é filho de uma professora de francês, Sally Ledger Bell, e dO engenheiro e piloto de corridas, Kim Ledger. Assim que terminou o segundo grau Ledger foi tentar a carreira de ator. O cowboy do filme " O Segredo de Brokeback Mountain" não foi o primeiro papel polêmico do astro. Ele interpretou um ciclista gay na série de TV australiana "Sweat". Heath Ledger fez seu debut no cinema no filme “Blackrock”.

SAI HOJE LISTA DOS INDICADOS AO OSCAR

A lista oficial dos indicados ao Oscar 2008 será anunciada nesta terça-feira (22), às 11h30, horário de Brasília (5h30, horário local). A Academia de Ciências Cinematográficas fará o anúncio no teatro Samuel Goldwyn, em Los Angeles. A cerimônia de premiação do 80º Oscar está prevista para o dia 24 de fevereiro, com apresentação de Jon Stewart.
O filme brasileiro “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburguer, disputa uma vaga entre os cinco indicados da categoria melhor filme em língua estrangeira. O longa integra a lista dos nove finalistas do grupo.
Os concorrentes ao Oscar disputam estatuetas em 24 categorias. Na principal, que premia o melhor longa-metragem, “Desejo e reparação”, “Onde os fracos não têm vez”, “Sangue negro”, “Na natureza selvagem” e “O escafandro e a borboleta” são os favoritos às cinco vagas. Na disputa dos atores, Daniel Day-Lewis e George Clooney saem na frente, e na das atrizes, a veterana Julie Christie e a francesa Marion Cotillard são as prediletas.

DROGA! SEIS MORTOS EM CHACINA EM MACEIÓ

Seis pessoas foram assassinadas em Maceió na noite de segunda-feira (21). Segundo testemunhas, sete pessoas bebiam em frente a uma casa, em um bairro da periferia, quando três homens que teriam se identificado como policiais efetuaram os disparos.
Seis pessoas morreram no local. Uma foi levada para uma unidade de saúde e não corre risco de morrer. De acordo com a polícia, três pessoas baleadas tinham envolvimento com drogas.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

RAIO MATA AVÓ E NETA EM SÃO PAULO

A dona-de-casa Maria Gomes da Silva, de 59 anos, e a sua neta Roberta Maria Liberato de Almeida, de 8 anos, morreram atingidas por um raio, às 17h40 deste sábado (19), na periferia de Araçatuba, a 540 quilômetros de São Paulo. As duas voltavam de uma visita feita a parentes quando, ao atravessarem um terreno baldio, sofreram a descarga elétrica. Elas moravam no bairro Água Branca, na Zona Leste da cidade. O manobrista Roberto Almeida da Silva, pai de Roberta, disse que a sogra e a filha tinham ido visitar a cunhada, Ana Lúcia da Silva, moradora no conjunto habitacional Araçatuba G, de moradias populares, a cerca de dois quilômetros de distância. Na volta, o mau tempo provocou a descarga, que matou as duas na hora. A mãe de Roberta, Francisca de Assis Liberato Almeida, 36 anos, foi internada em estado de choque. O Corpo de Bombeiros informou que o pára-raio mais próximo está a cinco quadras do terreno onde houve a descarga.