sábado, janeiro 16, 2010

QUER FAZER UM PARTIDO SÓ COM BANDIDOS

Um importante político indiano surpreendeu ao anunciar campanha para recrutar criminosos ao seu partido.
Segundo Lalu Prasad Yadav, de 62 anos, os criminosos são “perfeitos para a vida parlamentar” por causa da sua esperteza, da sua desonestidade e do seu egoísmo.
O ex-ministro de Transporte Ferroviário disse que o Partido Nacional do Povo está de portas abertas.
”Esta é a melhor forma de selecionar candidatos à política. Mostre-me a sua folha corrida e então se junte a nós”, afirmou Yadav.



MONTES CLAROS VENCE A NONA PARTIDA

Novamente com show duplo de Lorena e da torcida, o Montes Claros/Funadem voltou a vencer na noite deste sábado, no ginásio poliesportivo Presidente Tancredo Neves. Desta vez a vítima foi a equipe do Soya/Blumenau/Furb/Barão, que perdeu por 3 sets a 1. Lorena voltou a ser o destaque da partida, embalado por cerca de 5 mil torcedores. A torcida montes-clarense mantém a maior média de público (5.500) da Superliga nacional de vôlei.
CIMED GANHA DE NOVO
Página virada pela derrota para o Montes Claros/Funadem (MG) na última quinta-feira, a Cimed/Malwee (SC) voltou a vencer na Superliga masculina de vôlei 09/10. Na tarde deste SÁBADO (16.01), a equipe catarinense derrotou, de virada, o Brasil Vôlei Clube (SP) por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/18, 25/20 e 25/20, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O oposto Bob, da Cimed/Malwee, foi o maior pontuador do confronto, com 17 pontos, sendo 14 de ataque, dois de bloqueio e um de saque.

DEMITIDA POR MOSTRAR SEIOS SILICONADOS

Uma mulher foi demitida por uma revista americana, porque mostrou os seios para duas colegas de trabalho que queriam ver o resultado do implante de silicone que ela colocou, segundo reportagem do jornal americano "New York Post".
A mulher foi demitida pela revista "Brides", publicação do grupo de comunicação Condé Nast, que também edita as revistas "Vogue" e "Glamour".
De acordo com o "New York Post", após conversarem no meio do escritório sobre a cirurgia estética, as três entraram em uma sala. Em seguida, a mulher tirou a blusa e o sutiã e revelou para as amigas seus seios "turbinados".

A mulher não quis se identificar para que o incidente não afete sua carreira, mas considerou a decisão exagerada. "Foi dentro dos limites do escritório e a portas fechadas", disse a ex-funcionária.
"Não houve nenhuma nudez. Eram amigas pessoais que conhecia há anos", destacou. No entanto o incidente virou assunto principal na revista e alguém o levou ao conhecimento do Departamento de Recursos Humanos. Dois dias depois, ela acabou demitida.



MANIFESTANTES CRIAM 'PRAIA' EM BH

Manifestantes se refrescam durante ato neste sábado (17) na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte (MG). Eles transformaram o local em uma praia para protestar contra a proibição da prefeitura de realizar eventos em praças públicas da capital mineira.



TROCA FILHA DE DOIS ANOS POR UMA ARMA

Policiais de Maricopa (Arizona, EUA) prenderam uma mulher que tentava trocar uma filha de 2 anos por uma arma. Os agentes chegaram a Tanya Nareau, de 33 anos, depois de receber uma denúncia anônima.
Um amigo da família confirmou te recebido a criança e passado uma arma para a mulher. Segundo autoridades de Phoenix, Tanya afirmou ter trocado a filha por acreditar que ela estaria em melhores mãos.

Não foi esclarecido por que Tanya queria a arma.



FILME PORNÔ PARA O TRÂNSITO NA RÚSSIA

Uma enorme tela de vídeo mostrando cenas de um filme pornográfico causou engarrafamento nas ruas do centro de Moscou na noite de quinta-feira (14), quando motoristas chocados pisaram nos freios para olhar as imagens de corpos nus.

O dono da tela de publicidade, que está no alto de uma via importante a cerca de dois quilômetros do Kremlin, afirmou à agência de notícias RIA que hackers invadiram o sistema que controla o cartaz eletrônico e inseriram as imagens do filme.
"Eles agiram por vandalismo ou eram de uma empresa rival", afirmou à RIA Viktor Laptev, diretor comercial da empresa de filmes publicitários Panno.ru.
Um vídeo pequeno mostrando carros desacelerando e parando em plena rua para observar a tela foi publicado no YouTube e em sites russos nesta sexta-feira. A Rússia baniu a nudez na televisão antes da queda da União Soviética em 1991.
Autoridades informaram que estão investigando o caso, acrescentou a RIA.


PÕE VÍDEO NA NET, DEPOIS CHAMA A POLÍCIA

Em vez de chamar a polícia, o americano Michael Stephens disse que a primeira coisa que fez, após descobrir que dois ladrões haviam arrombado sua casa e levado sua televisão de tela plana, foi publicar o vídeo com as imagens das câmeras de segurança no YouTube.

"Minha primeira reação foi postar o vídeo o mais rápido possível no YouTube e compartilhá-lo com meus vizinhos", disse Stephens, que mora em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA), em entrevista à emissora de TV "CBS".

Segundo ele, o roubo aconteceu por volta das 11h da última quarta-feira, pouco depois que ele saiu para ir trabalhar. Os ladrões usaram um Jeep Cherokee para levar o aparelho.



sexta-feira, janeiro 15, 2010

CINCO MORTOS EM REBELIÃO NO PARANÁ


Cinco presos da Penitenciária Central do Estado do Paraná, em Piraquara (PR), morreram, nesta sexta-feira (15), durante uma rebelião que teve início às 21h30 de quinta-feira (14). O motim terminou por volta das 16h desta sexta.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, entre os mortos, três foram carbonizados e outros dois morreram com graves lesões na cabeça. Todos foram mortos por outros detentos.

Os dois agentes penitenciários que ainda eram mantidos reféns foram libertados e passam bem.

Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a exigência para a libertação dos agentes penitenciários foi a confirmação de que presos que têm família em outros estados serão transferidos para penitenciárias mais próximas de suas casas.


SUGESTÃO DE PRESENTE PARA SEU AMOR

Nenhum carro brilhou mais do que o Mercedes-Benz SL 600. Apresentado nesta sexta-feira, no Tokyo Auto Salon 2010, salão do automóvel do Japão, o carro é coberto com 300.000 cristais Swarovski. O Mercedez “brilhante” foi criado por Ryota Mizobuchi, um executivo da empresa DAD, especializada em acessórios automotivos.

O veículo foi avaliado em US$ 403 mil, o equivalente a R$ 703 mil. A empresa quer atrair o consumidor da classe A, é claro.

Nesse ano, os expositores apostaram nos carros customizados para atrair o público. A exposição, que fecha as portas no domingo, conta com a participação de mais de 300 empresas do ramo automobilístico. A ideia é antecipar o que será novidade nas áreas de tuning e customização.

No total, o Salão do Automóvel japonês traz mais de 600 automóveis estilizados.



ACIDENTE MATA FILHO DO VEREADOR JUCÃO

Um acidente na tarde de ontem, quinta-feira, na rodovia MG 145, próximo ao município de São João da Lagoa, distante cerca de 70 km de Montes Claros, resultou na morte do filho de José Pereira Neto, o Jucão, presidente da câmara dos vereadores de Coração de Jesus.

Segundo informações da PRE – Polícia rodoviária estadual, o enfermeiro Everton Fonseca Pereira Jatobá, 24 anos, bateu de frente com um caminhão, por volta das 17h30 de quinta-feira. Ele morreu na hora. O passageiro Wagner Ferreira Silva, também de 24 anos, ficou ferido e foi levado para hospital. Everton era enfermeiro no Distrito de Ponte dos Ciganos, Distrito de Coração de Jesus.

Há pouco mais de um ano, outro filho de Jucão também morreu em um acidente doméstico.

ONU JÁ FALA EM 100 MIL MORTOS NO HAITI

O terremoto do Haiti deixou entre 50 mil e 100 mil mortos, informou nesta sexta-feira (15) a Organização Panamericana de Saúde (Opas).
A entidade, que é ligada à Organização Mundial da Saúde, da ONU, disse que é difícil estimar um número mais preciso, e que coletou dados de diversas fontes.

"Uma variedade de fontes estão estimando os números entre 50 mil e 100 mil", disse Jon Andrus, representante da entidade.
"É só um palpite grande. Quero deixar claro que realmente não sabemos (o número de mortos)", acrescentou Andrus. "Simplesmente não temos a informação."
Andrus disse que haveria tempo para enterrar os corpos de maneira respeitosa e que os cadáveres não representavam uma ameaça à saúde. Ele acrescentou que a distribuição de água potável era mais importante.
"Surtos de diarreia podem ser um problema enorme e por isso que a água é tão prioritária", disse.
Feridos também são vulneráveis ao tétano, disse, e a vacina contra a doença é pouca no Haiti.
"Um mito é que o desastre causa surtos ou pragas. Não é o caso na maior parte dos desastres", disse Andrus. Mas surtos de diarreia, doenças respiratórias e vírus como sarampo são possíveis.
Andrus disse que a Opan iria trabalhar em campanhas de vacinação em massa mais tarde.

CHUPACABRA TERIA MATADO 30 GALINHAS

Pegadas que teriam sido deixadas pelo suposto 'chupacabra'.

Dois fazendeiros de Horizon City, no estado do Texas (EUA), afirmaram que um suposto "chupacabra" seria o responsável pela morte de 30 galinhas na propriedade deles, segundo reportagem do jornal "El Paso Times".
No último sábado, Cesar Garcia disse que encontrou 20 galinhas mortas e o sangue das aves tinha sido chupado. Seu cunhado Juan Miranda, por sua vez, achou dez galinhas mortas da mesma maneira na manhã de domingo.
"As galinhas estavam mortas, mas não havia sangue em torno do galinheiro", disse Garcia, que fotografou as pegadas deixadas pela "criatura desconhecida".
Ao analisar as feridas em cada uma das galinhas, Garcia e Miranda disseram que a única explicação é a de que as aves tenham sido atacadas pelo "chupacabra", criatura mítica que, com frequência, é relacionada com mortes de animais no Texas.
Para Tony Zavaleta, professor de antropologia da Universidade do Texas, a história do "chupacabra" é apenas uma lenda. "O chupacabra é uma criatura mítica", destacou ele.



A MULHER CONHECE O MARIDO QUE TEM...

APARECE OUTRO HOMEM MAIS BAIXO: 68 cm

O chinês Wu Kang já apresentou documento aos editores do Livro Guinness dos Recordes para ostentar o título de homem mais baixo do planeta, com 68 centímetros.
A medida supera com folga a altura do também chinês He Pingping (74,61 cm), que detém a atual marca. Mas Wu enfrenta um dilema: permanecer com a estatura ou se submeter a tratamento para crescer à base de hormônios, perdendo o recorde?

Wu, que muitas vezes é confundido com uma criança, tem 22 anos. Os médicos acreditam que o chinês possa crescer 12 cm em um ano.
Em tempo: o homem mais alto do mundo é o turco Sultan Kösen, com incríveis 2,46 m.



TODO HOMEM TEM SEU DIA DE ANDRÉ...

MULHER DIZ: ESFAQUEOU FILHA DE 8 MESES

Uma mulher suspeita de esfaquear a filha de 8 meses foi presa em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 14.

A mãe, de 26 anos, ligou para a polícia e disse que tinha cometido o crime. Segundo a polícia, o bebê sofreu um corte na mão e apresentava hematomas pelo corpo.
A mulher está grávida de 3 meses e disse à polícia que tem depressão, transtorno bipolar e escuta vozes que pedem para ela matar a menina.

Ela foi autuada em flagrante por lesão corporal e será submetida a testes no Instituto Médico Legal, que vão determinar se ela tem transtornos psicológicos.

A criança foi encaminhada para o hospital, mas já recebeu alta. De acordo com a Polícia Civil, a criança está sob a guarda do pai.



quinta-feira, janeiro 14, 2010

MONTES CLAROS CONQUISTA 8ª VITÓRIA



Como se esperava, o ginásio poliesportivo Presidente Tancredo de Almeida Neves se superlotou, mais uma vez, para assistir à vitória do Montes Claros/Funadem (MG) hoje à noite, quinta-feira. Com lances emocionantes, o Montes Claros venceu a forte equipe do Cimed/Malwee (SC), até então líder invicta da competição, por 3x1, parciais de 34x32 (em 39 minutos e 58 segundos), 25x20 (27’ e 39”), 26x28 (32’ e 13’’) e 25x16 (24’ e 47’’).

Com isso, o time de Moc passa a ocupar a terceira colocação na Superliga nacional de vôlei. O confronto foi válido pela 11ª rodada do turno.

O Montes Claros contou novamente com o impressionante apoio da torcida, que garante ao time a maior média de público da Superliga: quase 5.500 pessoas por jogo. Foi a sexta partida da equipe dirigida pelo campeão olímpico Talmo de Oliveira diante de seus torcedores.
Na Superliga, depois de ser derrotada na primeira partida para o Sesi/SP, a equipe mineira acumula oito vitórias consecutivas, diante do Pinheiros/Sky (SP), Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS), Brasil Vôlei Clube (SP), Funvic/Uptime/Cuiabá (MT), Upis/Brasília (DF), Volta Redonda (RJ), Álvares/Vitória (ES) e Cimed/Malwee (SC).


MUNDO TODO SE JUNTA PARA ACUDIR HAITI

As doações anunciadas por países e instituições financeiras globais para o Haiti em três dias, desde o terremoto que devastou o país na última terça (12), já correspondem a mais de um terço do orçamento anual do país caribenho, segundo dados dos governos e informações das agências internacionais.
Excetuada a ajuda material enviada por outros países (alimentos, remédios, médicos, equipes de resgate), a soma anunciada por governos e instituições como FMI e Banco Mundial para ajuda aos haitianos é de pelo menos US$ 350,3 milhões (confira na tabela abaixo). De acordo com o site da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos), o orçamento estimado do governo do Haiti para 2008 era de US$ 967,5 milhões.
Nesta quinta (14), o presidente Barack Obama informou que os Estados Unidos aplicarão US$ 100 milhões no Haiti. O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou outros US$ 100 milhões. O Brasil contribuirá com US$ 15 milhões. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, é a maior ajuda financeira dada a um país pelo Brasil.
Além do dinheiro para a reconstrução do país, a operação dos EUA no Haiti reúne um aparato com especialistas, barcos, helicópteros, aviões, um porta-aviões e cerca de 2 mil militares, entre outros recursos. O Brasil começou a mandar aviões com médicos, enfermeiros, equipamentos cirúrgicos, de raio-X, de laboratório e para unidade de terapia intensiva (UTI) e módulos para atendimento ambulatorial.

Outras contribuições em dinheiro virão da Europa. O governo da Grã-Bretanha informou que doará US$ 10 milhões; o da União Europeia, US$ 4,3 milhões, mesma quantia da Espanha; a Holanda remeterá US$ 2,9 milhões; a Alemanha, US$ 2,18 milhões; e a Itália, US$ 1,46 milhão. Países de outros continentes vão fornecer auxílio material, por meio da remessa de alimentos, medicamentos, além de equipes de resgate e médicos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a liberação de US$ 10 milhões dos fundos de emergência da instituição como forma de auxílio ao Haiti.
Além do FMI, outras instituições financeiras internacionais anunciaram recursos para o Haiti. Nesta quarta (13), o Banco Mundial ofereceu US$ 100 milhões para a reconstrução do país - o escritório da instituição na capital haitiana foi destruído pelo terremoto. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberou US$ 200 mil aquisição de alimentos, água potável, medicamentos e abrigos temporários.

ANÚNCIO COM TOPLESS FAZ SUCESSO NO AR

Um anúncio com jovens de topless saltando de paraquedas, que foi lançado em 2008 pela rede dinamarquesa de supermercados Fleggaard, virou sensação na internet mais de um ano depois de ser veiculado pela primeira vez, segundo o jornal inglês "The Sun".

veja o vídeo e envie seu comentário para A Província



HOMEM CORTA A LÍNGUA PARA TER FILHO

Mukesh Kumar queria muito ter um filho. Para realizar o sonho, ele apelou de forma radical a Shiva. O indiano de 28 anos, de Banda, decepou a própria língua e a ofereceu à divindade. Acreditava ele que, dessa forma, seria atendido...
O indiano cortou o órgão do paladar com um lâmina afiada dentro de um templo, no estado de Uttar Pradesh, dedicado à divindade hindu. Sangrando muito, Mukesh foi levado para um hospital por outros devotos, que mantiveram as suas línguas.

Mas, depois de mais de quatro anos de casado, Mukesh ainda não tem filho

HOMEM MAIS ALTO x MAIS BAIXO DO MUNDO

O homem mais baixo do mundo, He Pingping (74,61 cm), posa ao lado do homem mais alto do mundo, Sultan Kösen (2,46 m), em evento do livro Guinness de recordes em Istambul, na Turquia.


No evento, foi anunciada uma turnê com alguns dos recordistas do livro.



DEU HOJE NA COLUNA DE JJ - ONORTE.NET

Com sua adorável musa Laura Walma, uma das mais respeitadas e competentes profissionais da prefeitura, o mestre Reginauro Silva, aniversariante desta semana.



BIG BICHA BRASIL REGISTRA O 1º SELINHO...

A festa "Bailinho", a primeira do BBB e que já teve a recepção do novo brother Marcelo Dourado, começa animada para a dupla Dicesar e Sérgio. Enquanto dançam na pista de dança e ensaiam coreografias ao som de "I will survive", os dois dão um selinho e, em seguida, cada um vai para um lado, continuar a dança.

Depois de puxar o coro para uma música dos Mamonas Assassinas, Dicesar traduz as gírias do mundo gay para Joseane e Fani. Ele ensina termos como "aliban", que significa polícia, "amapô", mulher e "icuman", cabelo.

Alguns avisos como a chegada da polícia ou de grupos contra homossexuais são os mais utilizados.

O maquiador e drag queen Dicesar chama a atenção dos brothers ao surgir na piscina calçando sandálias de salto plataforma cor-de-rosa. Usando sunga colorida e boné com estampa militar, Dicesar desfila, samba e os participantes aplaudem. O maquiador se anima e ainda ensaia alguns passos de funk.

Aproveitando o ensejo, ele brinca com os brothers. "Quando eu entro em uma loja e escolho um sapato desses para mim, a vendedora me olha e pergunta 'é para você?'", conta o maquiador, provocando risos.

Depois resolve entrar na piscina e comenta sobre a calvície: "dezoito anos usando peruca, fiquei careca". E Eliane declara sobre o alter-ego do paulista, a drag queen Dimmy Kieer: "eu te acho linda". Irreverente, Dicesar completa: "Montada, né!".

quarta-feira, janeiro 13, 2010

VÍTIMAS NO HAITI PODEM CHEGAR A 100 MIL

O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que teme que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país na tarde de terça supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.

O Comando do Exército confirmou a morte de 11 militares brasileiros no Haiti, vítimas do tremor de magnitude 7. O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas no país. Outra morte confirmada é a da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.

O abalo devastou a capital, Porto Príncipe, e afetou a estrutura de telecomunicações no país. As informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.

Bellerive disse que, apesar de a capital ter ficado devastada, com milhares de prédios destruídos, a população está se comportando "com calma".

"As pessoas estão se ajudando umas às outras, tentando se organizar", disse. Ele insistiu em que o país precisa de ajuda internacional para ajudar as vítimas e resgatar os cadáveres.

Ele disse que é necessário recuperar o aeroporto da capital, que precisa voltar a funcionar para receber cargas de ajuda humanitária e pessoal especializado.




LADRÕES LEVAM 26 MIL DO POSTO MINEIRÃO

A contabilidade macabra dos bandidos obteve alta expressiva na tarde de terça-feira, 12, quando assaltantes numa moto, um deles armado com revólver, renderam um casal de funcionários do posto de combustíveis Mineirão, na Coronel Luís Maia (antiga Rua Juramento), Bairro Roxo Verde, e levaram R$ 26 mil, entre dinheiro e cheques.

Segundo a PM, por volta das 15h, Rodrigo Magela Castro Campos e sua esposa Renata Cristina Mendes Lopes deixaram o local de trabalho com destino ao Centro de Montes Claros para depositar dinheiro e cheques em uma agência bancária.

Ao chegarem ao semáforo do Bairro Roxo Verde, foram abordados por dois bandidos numa moto. Eles usavam capacetes pretos para dificultar o reconhecimento. O passageiro, armado com um revólver, anunciou o assalto e obrigou as vítimas a entregarem um malote que estava dentro do carro.

Renata, assustada com o repentino aparecimento dos bandidos, entregou uma caixa de papelão contendo toda a movimentação financeira do caixa do posto de combustíveis.

Dentro da caixa havia R$ 16 mil em dinheiro e R$ 10 mil em cheques de diferentes valores, bancos e clientes.

Durante o rastreamento realizado pelas viaturas policiais, uma equipe do Gipv - Grupo integrado de proteção a vida, comandada pelo cabo Welbert, encontrou os supostos assaltantes, que, ao avistarem o carro dos policiais, atiraram cinco vezes em direção à guarnição, porém, sem atingir os policiais. Eles estão sendo procurados. (Reportagem: Rubens Santana)

ONU PÕE EM DÚVIDA MORTE DE DIPLOMATA

Soldados brasileiros trabalham em frente à sede da ONU destruída da missão.

A ONU colocou em dúvida nesta quarta-feira (13) a informação, dada pelo presidente do Haiti, René Préval, de que o chefe civil da missão da organização, Hedi Annabi, teria morrido no terremoto que devastou o país centro-americano na véspera.
"Soubemos das notícias atribuidas ao presidente", disse Nicholar Birnbark, porta-voz das forças de paz. "Estamos em contato com a missão da ONU no Haiti, e ninguém foi capaz de confirmar esta informação."
Segundo ele, a entidade está tentando confirmar essa informação.


O diplomata tunisiano Hebi Annabi, chefe civil da missão da ONU no Haiti, em foto de 2004 na sede da ONU, em Nova York.

ALÉM DE D. ZILDA, MORRERAM 11 MILITARES

O Comando do Exército confirmou nesta quarta-feira (13) a morte de 11 militares brasileiros no Haiti vítimas do terremoto de magnitude 7 que atingiu o país nesta terça-feira (12). O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas naquele país.

Outra morte de brasileiro confirmada é a da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.

O terremoto atingiu o país na tarde de terça, horário local, e destruiu vários prédios na capital, Porto Príncipe. O abalo devastou a cidade e deixou milhares de mortos, segundo o presidente do país da América Central. O tremor afetou a estrutura de telecomunicações no país, e as informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas

ZILDA ARNS ENTRE AS VÍTIMAS DO HAITI

A médica sanitarista Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, está entre as vítimas fatais do terremoto no Haiti da última terça-feira, informou o gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que é sobrinho de Zilda.
Irmã do cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, Zilda estava no Haiti como parte de uma série de visitas a países da região e teria morrido após escombros caírem sobre ela enquanto caminhava na rua.
Segundo o gabinete do senador Flávio Arns, Zilda estava acompanhada de um membro do Exército brasileiro - que não foi identificado - e teria morrido imediatamente.
Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, Zilda tinha 75 anos e morava em Curitiba (PR). Ela deixa cinco filhos e dez netos.



TERREMOTO VIRA HAITI DE PONTA-CABEÇA


Terremoto ocorrido na noite desta terça-feira, 12, destrói até o prédio da ONU no Haiti. Porta-voz da entidade confirmou informação, após abalo de 7 graus de magnitude atingir o país. O epicentro foi localizado perto de Porto Príncipe, e deve haver vítimas.

Professores e alunos de História e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que estão na capital do Haiti, Porto Príncipe, viram o Palácio Nacional, a catedral, um hospital e o principal hotel da cidade destruídos, segundo o professor Omar Ribeiro Thomaz.

"Foi horrível. O Palácio Nacional caiu, a catedral, o Hotel Montana, o hospital de Pétionville", disse Thomaz. Segundo ele, muitos outros prédios foram destruídos.

O tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.
O grupo de brasileiros não estava junto na hora do tremor e teve dificuldades para se encontrar. Todos estão bem, segundo o professor, e abrigados na sede em Porto Príncipe da ONG Viva Rio. As linhas de telefone foram atingidas e eles só conseguem se comunicar com o Brasil pela internet.

Não houve relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota para expressar solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12). Segundo o Ministério da Defesa, os soldados brasileiros que atuam naquele país estão empenhados em socorrer as vítimas do tremor.

O Brasil participa no momento com 1.266 militares na missão da ONU, dos quais 250 são da engenharia do Exército. "Os militares já tiveram participação relevante no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti", afirma o texto. O governo não confirma a existência de brasileiros em escombros.

Segundo o texto, Jobim “reconheceu que o espírito de colaboração já faz parte do cotidiano das tropas brasileiras que participam da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país, mas ponderou que novas necessidades surgirão desta catástrofe”.

Segundo o ministério, o contato do governo brasileiro com a área atingida pelo tremor é realizado a partir de instrumentos de comunicação militar. O Exército utiliza os canais para monitorar as atividades das tropas brasileiras.

Ainda de acordo com o ministério, informações sobre a dimensão dos estragos, possíveis vítimas e a situação dos brasileiros no país só serão divulgadas na manhã desta quarta-feira (13). "Somente nesta quarta-feira haverá condições de se fazer um balanço dos danos. À medida em que novas informações forem recebidas pelo Ministério da Defesa, elas serão tornadas públicas", diz o comunicado.

De acordo com a nota do ministério, o ministro da Defesa foi informado do terremoto pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, "que reportou a ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros".

O Ministério das Relações Exteriores instalou um gabinete de crise para coordenar a atuação da diplomacia brasileira diante do terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12). Em nota, o Itamaraty afirma que o “governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação", do terremoto, de 7.3 de magnitude, e disse que a embaixada brasileira sofreu "sérios abalos, mas não houve o registro de vítimas".

“De acordo com relato recebido do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. Há informações de que algumas instalações militares da ONU sofreram danos. Estão sendo recolhidas informações sobre a situação das tropas brasileiras na MINUSTAH e demais brasileiros a serviço da ONU”, diz o texto.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que o chanceler Celso Amorim conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “a quem transmitiu as primeiras informações recebidas a respeito da situação no Haiti”.
O Itamaraty afirma que o “presidente Lula instruiu para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti”. Já está em operação, no Itamaraty, sala de crise sobre o Haiti, com funcionamento 24 horas, sob a coordenação do Embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama.
O secretário-geral do Itamaraty, Antonio Guerra Patriota, também acompanha os trabalhos do grupo na ausência do chanceler Celso Amorim. O embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, também está no Palácio do Itamaraty acompanhando as primeiras medidas do governo brasileiro.

Informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos seguintes telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota para expressar solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12). Segundo o Ministério da Defesa, os soldados brasileiros que atuam naquele país estão empenhados em socorrer as vítimas do tremor.

O apresentador de TV e rádio Carel Pedre, haitiano que está em Pétionville, um distrito da capital Porto Príncipe, diz que no local há muitos prédios destruídos e as pessoas estão com medo de entrar nas casas.