quarta-feira, janeiro 13, 2010

TERREMOTO VIRA HAITI DE PONTA-CABEÇA


Terremoto ocorrido na noite desta terça-feira, 12, destrói até o prédio da ONU no Haiti. Porta-voz da entidade confirmou informação, após abalo de 7 graus de magnitude atingir o país. O epicentro foi localizado perto de Porto Príncipe, e deve haver vítimas.

Professores e alunos de História e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que estão na capital do Haiti, Porto Príncipe, viram o Palácio Nacional, a catedral, um hospital e o principal hotel da cidade destruídos, segundo o professor Omar Ribeiro Thomaz.

"Foi horrível. O Palácio Nacional caiu, a catedral, o Hotel Montana, o hospital de Pétionville", disse Thomaz. Segundo ele, muitos outros prédios foram destruídos.

O tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.
O grupo de brasileiros não estava junto na hora do tremor e teve dificuldades para se encontrar. Todos estão bem, segundo o professor, e abrigados na sede em Porto Príncipe da ONG Viva Rio. As linhas de telefone foram atingidas e eles só conseguem se comunicar com o Brasil pela internet.

Não houve relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota para expressar solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12). Segundo o Ministério da Defesa, os soldados brasileiros que atuam naquele país estão empenhados em socorrer as vítimas do tremor.

O Brasil participa no momento com 1.266 militares na missão da ONU, dos quais 250 são da engenharia do Exército. "Os militares já tiveram participação relevante no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti", afirma o texto. O governo não confirma a existência de brasileiros em escombros.

Segundo o texto, Jobim “reconheceu que o espírito de colaboração já faz parte do cotidiano das tropas brasileiras que participam da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país, mas ponderou que novas necessidades surgirão desta catástrofe”.

Segundo o ministério, o contato do governo brasileiro com a área atingida pelo tremor é realizado a partir de instrumentos de comunicação militar. O Exército utiliza os canais para monitorar as atividades das tropas brasileiras.

Ainda de acordo com o ministério, informações sobre a dimensão dos estragos, possíveis vítimas e a situação dos brasileiros no país só serão divulgadas na manhã desta quarta-feira (13). "Somente nesta quarta-feira haverá condições de se fazer um balanço dos danos. À medida em que novas informações forem recebidas pelo Ministério da Defesa, elas serão tornadas públicas", diz o comunicado.

De acordo com a nota do ministério, o ministro da Defesa foi informado do terremoto pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, "que reportou a ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros".

O Ministério das Relações Exteriores instalou um gabinete de crise para coordenar a atuação da diplomacia brasileira diante do terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12). Em nota, o Itamaraty afirma que o “governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação", do terremoto, de 7.3 de magnitude, e disse que a embaixada brasileira sofreu "sérios abalos, mas não houve o registro de vítimas".

“De acordo com relato recebido do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. Há informações de que algumas instalações militares da ONU sofreram danos. Estão sendo recolhidas informações sobre a situação das tropas brasileiras na MINUSTAH e demais brasileiros a serviço da ONU”, diz o texto.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que o chanceler Celso Amorim conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “a quem transmitiu as primeiras informações recebidas a respeito da situação no Haiti”.
O Itamaraty afirma que o “presidente Lula instruiu para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti”. Já está em operação, no Itamaraty, sala de crise sobre o Haiti, com funcionamento 24 horas, sob a coordenação do Embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama.
O secretário-geral do Itamaraty, Antonio Guerra Patriota, também acompanha os trabalhos do grupo na ausência do chanceler Celso Amorim. O embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, também está no Palácio do Itamaraty acompanhando as primeiras medidas do governo brasileiro.

Informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos seguintes telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota para expressar solidariedade ao povo do Haiti, atingido por um forte terremoto na noite desta terça-feira (12). Segundo o Ministério da Defesa, os soldados brasileiros que atuam naquele país estão empenhados em socorrer as vítimas do tremor.

O apresentador de TV e rádio Carel Pedre, haitiano que está em Pétionville, um distrito da capital Porto Príncipe, diz que no local há muitos prédios destruídos e as pessoas estão com medo de entrar nas casas.



0 comentários: