sábado, outubro 09, 2010

FIQUE POR DENTRO DOS BORDÕES DE TROPA DE ELITE 2

Ele é um intelectual de esquerda que vive defendendo vagabundo”
Sobre o deputado Fraga (Irandhir Santos)

“Miliciano é tosco, mas não é burro”

Nunca me meti na vida da Rosane depois que a gente se separou, mas casar com ele (Fraga) foi sacanagem”
Falando sobre a ex-mulher, personagem de Maria Ribeiro

“Missão dada, parceiro, é missão cumprida”

“Você baixa o tom para falar comigo!”
Para Mathias (André Ramiro)

“As fotos eram mais do que suficientes para matéria de capa. Mas jornalista é curioso”
Sobre Clara (Tainá Müller), repórter sequestrada por milicianos

“Eu não caí para baixo, parceiro, eu caí para cima”
Sobre ter ido para a Secretaria de Segurança após sair do Bope

“100 gramas... Tava comprando para o gabinete inteiro é?”
Para uma funcionária de Fraga, pela pela polícia com maconha acompanhada de Rafael

“Essa Julia deve ser muito gostosa para você assumir 100 gramas de maconha na minha frente”
Para o filho

“É claro que todos os intelectuais de esquerda e todos os maconheiros da cidade iam votar nele”
Sobre a candidatura de Fraga para deputado estadual

O QUE DIZ O CORONEL

Wagner Moura sabe que missão dada, parceiro, é missão cumprida. E é por isso que ele está de volta aos cinemas na pele de Nascimento, que deixou o título de capitão para trás e virou coronel em “Tropa de elite 2”, que estreou ontem. A guerra contra o tráfico na vida do personagem, que aparece mais maduro, ficou em 2007. Agora, o combate é contra a milícia e a corrupção.

No novo filme do diretor José Padilha, políticos se aliam ao poder paralelo para conseguirem votos. Mas isso não é ficção, garante Wagner. É a dura realidade do Rio que vai para a tela de cinema.

— Ao mostrar a relação da polícia com o poder público a gente vê que esse filme rende muita discussão. Tem tanto assunto que dá até para fazer um “Tropa 7” — diz Moura, que arrebatou essa semana o prêmio de melhor ator no Festival do Rio pelo longa “VIPs”, que ainda vai estrear.

Não faltaram para o protagonista de “Tropa 2” cenas de ação, tiros e pancadaria.

— O diferencial do “Tropa” para os filmes policiais americanos é o coeficiente de realismo que deixa as pessoas perplexas — analisa Moura, que em cena também vive um drama familiar com o filho Rafael (Pedro Van Held).

Privilégio de poucos
Ao contrário de todo o resto do elenco, o ator não viu “Tropa de elite 2” pela primeira vez em Paulínia, no interior de São Paulo, onde aconteceu na última terça-feira a pré-estreia do filme:

— Já tinha visto umas três vezes na sala de montagem com o Padilha. Mas ver o filme com o público e observar a reação do espectador foi experiência bem diferente. Eu já achava que ia causar uma certa reação, mas me surpreendeu.

O ator tem um discurso forte sobre as questões polêmicas provocadas pelo longa, como a relação entre políticos e milicianos.

— Eu costumo ser muito cético em relação a essa coisa de o cinema causar uma transformação, principalmente na política. Mas “Tropa 2” é um filme de massa, e por isso pode gerar debates. E debate é o primeiro passo para mudança — acredita.

PARÓDIA DE UM ATLETICANO APAIXONADO: TINO GOMES

RUIM COM TIRIRICA? PODERIA TER FICADO MUITO PIOR...

Vote em Tiririca. Pior do que tá não fica... Com este eslogan, Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca-PR conseguiu se eleger deputado federal por São Paulo com a estupenda marca de 1.353.766 votos (7,26%), gerando críticas, risadas e chacotas em todo o país. Mas a coisa poderia ter sido muito pior...

A exemplo de Tiririca, muitas personalidades tentaram usar a fama para se eleger mas, ao contrário do campeão nacional de votos, a maioria ficou pelo caminho. Veja só do que nos livramos nas mais variadas áreas de sexo, moda, música e esporte.

SEXIES E HORTIFRUTIS QUE VÃO CONTINUAR SÓ TIRANDO A ROUPA

Cameron Brasil – Deputada federal-SP: 9.964 votos (236º lugar);

Mulher Pera (foto) – Deputada federal-SP: 3.136 votos (367º lugar);

Mulher Melão – Deputada estadual-RJ: 1.650 votos (435º lugar);

Andréia Scwartz – Deputada estadual-ES: 476 votos (234º lugar).

..

BOLEIROS QUE PODEM PENDURAR A CHUTEIRA

Marcelinho Carioca – Deputado federal-SP: 62.399 votos (96º lugar);

Dinei – Deputado estadual-SP: 18.276 votos (225º lugar);

Vampeta – Deputado federal-SP: 15.300 votos (185º lugar);

Túlio Maravilha – Deputado estadual-GO: 4.526 votos (145º lugar);

Nunes – Deputado estadual-RJ: 1.027 votos (564º lugar);

Harlei – Deputado estadual-GO: 167 votos (438º lugar).


CANTORES FORA DO SHOW (OU DO PALCO)

Netinho de Paula – Senador-SP: 7.773.327 votos (3º lugar);

Waguinho – Senador-RJ: 1.295.946 votos (5º lugar);

Leandro do KLB – Deputado estadual-SP: 62.398 votos (103º lugar);

Frank Aguiar – Deputado federal-SP: 46.154 votos (108º lugar);

Kiko do KLB – Deputado federal-SP: 38.070 votos (121º lugar);

Agnaldo Timóteo – Deputado federal-SP: 25.174 votos (156º lugar);

Reginaldo Rossi – Deputado estadual-PE: 14.934 votos (93º lugar);

Simony – Deputada estadual-SP: 6.996 votos (360º lugar);

Tati Quebra-Barraco – Deputada federal-RJ: 1.052 votos (405º lugar).


PUGILISTAS NOCAUTEADOS

Popó – Deputado federal-BA: 60.338 votos (43º lugar);

Maguila – Deputado federal-SP: 2.951 votos (372º lugar).


MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM QUE SE ELEGERAM

Danrlei – Deputado federal-RS: 173.787 votos (4º lugar);

Marques – Deputado estadual-MG: 153.225 votos (2º lugar);

Romário – Deputado federal-RJ: 146.859 votos (6º lugar);

Bebeto – Deputado estadual-RJ: 28.328 votos (62º lugar)

Myriam Rios – Deputada estadual-RJ: 22.169 votos (64º lugar);

Jean Wyllys – Deputado federal-RJ: 13.018 votos (46º lugar).

sexta-feira, outubro 08, 2010

SINDICATO AMEAÇA PARAR LOTAÇÃO EM MONTES CLAROS

Segundo Antonio Roberto Guedes, presidente do sindicato dos trabalhadores em transporte rodoviário, a situação envolvendo a negociação salarial da categoria com as empresas agravou-se.

- Vamos decretar estado de greve. Na próxima semana, não vou precisar o dia, 70% dos trabalhadores do transporte coletivo vão cruzar os braços para chamar a atenção da classe patronal quanto à importância de se valorizar o trabalhador - diz.

Segundo o sindicalista, a categoria está com um salário defasado há exatos 12 meses, quando se iniciaram as negociações.

- Para surpresa dos trabalhadores, depois da negociação fechada no tribunal regional do trabalho da 3° região, em audiência que aconteceu no dia 13 de setembro, em Belo Horizonte, onde ficou pendente somente a forma de pagamento das diferenças de abril a setembro, conforme determinado pela desembargadora Emilia Facchini, as partes retomariam para negociação. Já na finalização do acordo 2010-2011 não foi cumprido pelas empresas o que foi determinado - afirma.

De acordo com ele, diante do total descaso com a categoria, a resposta do sindicato será dentro da lei. Antônio Roberto afirma que comunicará a decisão da categoria à Mctrans e à ATCMC e às empresas Alprino e Transmoc.

O acordo feito em BH definiu aumento na folha de pagamento de 5.49%, mais ticket alimentação e ainda o plano de saúde estendido para o restante da família.

- Na audiência em Belo Horizonte, como representante do trabalhador, citei trecho bíblico que diz que o bom pastor não tosqueneja as ovelhas, não as esfola. No entanto, o representante da empresa Pássaro Verde, que adquiriu a Alprino, presente na reunião, nos deu uma resposta onde diz que é mais fácil arrancar o couro com pelo e tudo. Diante de tudo isto que vem acontecendo com a categoria, a resposta da categoria segue mesmo para uma definição que é a paralisação das atividades – conclui. (Reportagem: Samuel Nunes)

MENINO DE 13 ANOS MORTO COM 6 TIROS DE PISTOLA 380

Um adolescente de 13 anos foi a 63ª vítima do crescente número de homicídios em Montes Claros no ano, e a terceira do mês, na noite de ontem, quinta-feira.

Testemunhas contaram que, por volta das 23h50, dois bandidos numa moto Twister preta, ambos com capacetes escuros, chamaram Caik Matheus Silva Rocha, de 13 anos, na casa onde mora, na Rua Itacambira, Bairro Monte Alegre. Ao abrir o portão, Caik foi alvejado com seis tiros de pistola calibre 380. Os tiros acertaram o adolescente no peito, costas e braço. Os bandidos fugiram em direção ao trevo da Real. Um perito da polícia civil compareceu ao local e realizou os trabalhos de costume. Durante o atendimento da ocorrência, foram encontradas em cima do telhado de uma casa vizinha 48 pedras de crack.

FAMÍLIA ENVOLVIDA COM O TRÁFICO DE DROGAS

Testemunhas, que preferiram não se identificar, com medo de represálias, contaram à reportagem detalhes da vida que a família de Caik Matheus leva na Rua Itacambira.

A primeira testemunha afirmou que há muito tempo a família de Caik mora no local. A mãe, conhecida como Alcione, foi casada com um homem que morreu em virtude de disputas do tráfico de drogas. Atualmente, Alcione mora na mesma casa onde vive a esposa do traficante Marcinho, preso num presídio em Montes Claros. Segundo a testemunha, Marcinho já falou em audiências com juiz que prefere ficar detido no presídio, porque, se ele sair, será assassinado.

Hoje, quem herdou a venda de drogas no local foi a esposa de Marcinho, que comercializa e gerencia o tráfico na região.

Outra testemunha disse que Alcione tem uma filha adolescente, de 12 anos, que, junto com os filhos de Marcinho, distribui a droga pelo bairro.

A família se reveza em turnos para continuar com a venda de drogas. Ainda de acordo com a testemunha, além de vender, Caik e todos os moradores da casa onde o tráfico de drogas corre solto por toda a madrugada são usuários de drogas. Ela observa que Caik começou no mundo do tráfico ainda pequeno, levando drogas para os usuários que iam à boca, a mando da mãe e do tio. A testemunha conta que Alcione e a esposa de Marcinho não têm receio de nada e ameaçam a todos que aparecem pelo local. Informações preliminares dão conta de que as duas traficantes pegam drogas no Cidade Cristo Rei para revender na filial, no Bairro Monte Alegre.

Há informações ainda de que, devido ao terror imposto pelos traficantes na Rua Itacambira, moradores já não podem mais sair de suas casas, porque, diariamente, traficantes rivais vão ao local para tentar tomar a boca. Tiros são ouvidos frequentemente pelo local, além de brigas.

Uma moradora contou que, na semana passada, um traficante tentou fugir da PM pulando muros de várias casas. Tiros eram ouvidos e moradores ficaram apavorados, com medo de balas perdidas.

A PM não informou essa ocorrência na semana passada. (Reportagem: Rubens Santana)

IMAGENS MOSTRAM EVIDÊNCIAS DE ÁGUA EM MARTE

Uma imagem de marte divulgada nesta sexta-feira pelo Centro Espacial da Alemanha (DLR) traz evidências da existência de água corrente e lagos na superfície do planeta no passado.

As linhas brancas na imagem são canais que possivelmente tinha água e as regiões mais claras indicam depósito de sulfato. As formações rochosas apresentam evidências de texturas de fluxo, indicando que elas eram depósito no passado de água líquida, gelo ou lama.
A imagem foi registrada em uma área batizada de Melas Chasma, um enorme cânion que forma parte dos 4 mil quilômetros do Valles Marineris, um vale com depressão de cerca de 9 quilômetros no planeta.

TROPA DE ELITE 2 ESTREIA HOJE EM TODO O PAÍS

Wagner Moura já disse que “Tropa de elite 2” é melhor que o primeiro. E é a verdade. O filme choca não pela violência, pelos tiros e matanças, mas pela triste realidade carioca que é mostrada, desta vez, de forma muito mais arrebatadora. Os dias são os de hoje, o que já ambienta ainda mais o público. E, se já não bastasse, vários casos que aconteceram de verdade nos últimos anos no Rio são retratados no longa de José Padilha.
Os olhos fundos e o cabelo branco entregam que Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, não é mais aquele garotão que peita todo mundo do filme de 2007. Depois de uma operação em Bangu 1 (que foi recriado em estúdio) que termina mal (e contra as ordens do governador), ele é afastado do Bope. Mas, como o próprio personagem define, Nascimento “cai para cima” e assume um cargo na secretaria de Segurança do Estado.
- São raras as oportunidades no Brasil de se fazer um cinema que abra um debate. “Tropa de elite 2” é um filme que diverte e que faz pensar — afirma a atriz $á Müller, que interpreta a jornalista Clara no filme.
Wagner concorda, e acrescenta:
- Estou muito orgulhoso. Aliar entretenimento com pensamento, com reflexão é importante.
Em “Tropa 2”, Mathias (André Ramiro) sai do Bope (é ele quem cria a confusão na operação do presídio, não respeitando a ordem de Nascimento) e volta a atuar como PM, num batalhão. É Rocha (Sandro Rocha), major atuante da Polícia Militar e miliciano (ele comanda uma comunidade da Zona Oeste chamada Rio das Rochas) quem faz o policial voltar a ser “caveira”. Como? Convencendo Mathias a comandar a invasão a uma outra comunidade, alegando que a bandidagem do local roubou armas de uma delegacia.
- Esse filme é feito de acontecimentos reais. Tem a rebelião, que houve de fato em Bangu 1; a equipe dos jornalistas que foi sequestrada e torturada; o roubo de armas de uma delegacia por integrantes da milícia carioca, que aconteceu de verdade, inclusive na própria delegacia que filmamos... E quase todos os políticos do Rio tem fotos ao lado de milicianos — diz o diretor José Padilha.

O sucesso estrondoso de “Tropa de elite” só faz aumentar a expectativa para a continuação. Apesar de a cópia pirata do primeiro filme ter sido vista por 12 milhões de pessoas, a saga dos homens do Bope fez bonito no cinema: foram 3 milhões de espectadores, que resultaram numa bilheteria de R$ 30 milhões. “Tropa 1” ganhou o Urso de Ouro em Berlim e foi o filme de abertura do Festival do Rio de 2007.
A continuação teve orçamento maior que o primeiro filme (R$ 15 milhões contra R$ 10,5 do original) e vai ocupar cerca de 600 salas, o dobro do anterior.

MINEIROS DO ABISMO PODEM SER RESGATADOS AMANHÃ

A equipe de resgate responsável pela retirada dos 33 mineiros presos na mina de San José, no norte do Chile, finaliza os últimos detalhes da operação, aguardada para os próximos dias.

Os trabalhadores estão soterrados a 700 m de profundidade desde o dia 5 de agosto - o que já representa um recorde -, exigindo cuidados redobrados por parte dos profissionais envolvidos no salvamento.

O líder da equipe de resgate, Ovidio Rodríguez Nuñez, afirmou quarta-feira (6) que seus homens estão preparados para a missão, considerada por ele como uma das mais difíceis de suas carreiras.

Além do conhecimento técnico, que inclui decisões sobre como será feita a descida até o local onde os trabalhadores estão e o modo como eles serão retirados, Nuñez destacou a necessidade de preparo físico e mental.

A equipe de resgate será formada por dez especialistas em resgates da Codelco, empresa estatal responsável pela mina. Outros dois são da região de Atacama, onde a mina está localizada, e três são paramédicos da Marinha chilena.

Segundo o engenheiro Rene Aguilar, "toda a equipe tem habilidades físicas e mentais para uma tarefa como essa, tanto quem trabalha sobre o solo quanto quem atua dentro da mina".

A experiência do grupo será um diferencial, levando-se em conta o fato de que a operação, segundo previsões, terá turnos de 12 horas. De acordo com o planejamento inicial, quatro especialistas ficarão na superfície, enquanto os outros descerão em duplas.

Uma cápsula, parecida com uma cela e apelidada de "Fênix”, será testada ainda esta semana. Caso seja aprovada, servirá para resgatar, um a um, os mineiros. Um teste prévio, realizado em condições semelhantes às encontradas onde os trabalhadores estão confinados, foi considerado um sucesso.

Guindastes capazes de erguer até 400 ton já estão no local do resgate, aguardando o início da operação. Ainda falta concluir algumas medidas preventivas no buraco aberto pelas equipes de perfuração, como envolvê-los com aço, assegurando a segurança dos especialistas e dos resgatados.

Mais dois planos de resgate estão em andamento para a hipótese de que a operação prestes a começar enfrente problemas. A perfuração a 519 m do local dos trabalhadores soterrados, chamado de Plano B, alcançou 53 m em dez horas.

Foi neste mesmo local que os equipamentos de perfuração tiveram problemas no mês passado, depois de a broca ter colidido com uma viga dentro da mina. Após ser descartado, este plano foi retomado.

Já o Plano C conta com uma perfuradora usada em plataformas de petróleo, e já atingiu 314 m de profundidade. A expectativa é de que um desses dois planos também alcance os mineiros presos nos próximos dias, oferecendo novas opções de resgate.

quinta-feira, outubro 07, 2010

RARIDADE PARA VOCÊ: DANNY KAYE E LOUIS ARMSTRONG

MONTES CLAROS APROVA BANHEIROS EM BANCOS

Os vereadores montes-clarenses aprovaram nesta quinta-feira (7) o projeto que obriga as agências bancárias da cidade a instalarem banheiros e bebedouros de água para utilização dos clientes, conforme projeto apresentado pelo segundo secretário da Câmara Municipal, Valcir Soares da Silva (PTB). Até os postos de atendimento bancário terão de viabilizar os equipamentos.

O autor do projeto lembra que, atualmente, nenhuma agência tem banheiro que possa ser usado pelos clientes, apenas pelos funcionários. É mais uma lei polêmica envolvendo os bancos, que, desde 1989, são questionados pela lei que limita o atendimento nas agências a 15 minutos.

A lei aprovada em MOC determina ainda que cada agência tenha pelo menos dois banheiros, um masculino e outro feminino. Além disso, devem ser adaptados para atender aos portadores de deficiência e idosos. A lei estabelece também que os banheiros devem ser instalados no andar térreo, no caso de agências com mais de um pavimento. E fixa o prazo de 180 dias, a contar da publicação da lei aprovada, para os bancos se adequarem às exigências. A desobediência implica em multa diária de 10 salários mínimos e, persistindo a falha, a suspensão do alvará de funcionamento depois de 30 dias.

Emenda do vereador Cláudio Rodrigues de Jesus (PPS) estabelece prazo máximo de 30 dias para a Prefeitura de Montes Claros fazer a regulamentação da lei, sob risco de infração administrativa. (Reportagem: Girleno Alencar)

PRODUTOR DE TV SE MASTURBAVA ESPIANDO UMA MULHER

O produtor da emissora de TV "ESPN" Neil Goldberg foi preso em Farmington, nos EUA, acusado de se masturbar enquanto espiava uma mulher pela janela, segundo reportagem da emissora de TV "NBC".

Uma testemunha disse para a polícia que estava passeando com seu cachorro quando viu o suspeito sobre um banquinho, espiando por uma janela uma mulher se vestir enquanto realizava o ato sexual.

De acordo com a "NBC", Goldberg admitiu à polícia que se masturbou enquanto observava uma mulher se vestir. A "ESPN" não comentou o incidente envolvendo seu funcionário.

DILMA DIZ EM MINAS QUE ABORTO NÃO É CASO DE POLÍCIA

A candidata a presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira (7), em Belo Horizonte, que é contra o aborto, mas, caso seja eleita, terá de encarar o tema como uma questão de saúde pública e social. Dilma esteve no Mercado Central, onde se reuniu com lideranças católicas e políticas.
“Eu sou contra o aborto porque o aborto é uma violência contra a mulher. Não acho que nenhuma mulher seja a favor do aborto. Como presidente da República, eu tenho de encarar o fato que há milhares de jovens, de adolescentes, que, diante do aborto, desprotegidas, fazem e adotam práticas, por que elas estão abandonadas”, afirmou.

O Estado não considerará essas mulheres como uma questão de polícia, mas uma questão de saúde pública e social. O que nós temos é de prevenir que os jovens nesse país recorram a esses meios. Nós temos que prevenir que mulheres jovens sejam levadas a esse caminho por falta de alternativa. A minha posição pessoal é contra o aborto, [mas] como presidente da República eu não posso deixar de encarar [a questão]"

Dilma Rousseff em campanha em Minas Gerais

Dilma disse que o Estado deve tratar o aborto como uma questão de saúde pública e social e ressaltou a importância da prevenção. “O Estado não considerará essas mulheres como uma questão de polícia, mas uma questão de saúde pública e social. O que nós temos é de prevenir que os jovens nesse país recorram a esses meios. Nós temos que prevenir que mulheres jovens sejam levadas a esse caminho por falta de alternativa. A minha posição pessoal é contra o aborto, [mas] como presidente da República eu não posso deixar de encarar [a questão].”

Nesta quinta, em Brasília, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que a cúpula petista vai propor aos partidos que integram a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República a divulgação de um manifesto contra o que classificou de “guerra suja” nas eleições. Entre os temas, segundo ele, estão questões religiosas colocadas em debate na campanha.

Segundo Dutra, o documento, assinado pelas outras siglas, será uma espécie de convocação da militância para a busca de votos para Dilma no segundo turno. “Temos uma proposta que vamos apresentar para todos os partidos, que é um manifesto de conclamação da militância para no segundo turno vencer a eleição e repelir essa verdadeira guerra suja que está sendo feita por alguns setores, tentando inclusive colocar temas religiosos como centro de uma disputa eleitoral. Achamos isso muito ruim para o Brasil”, disse.

O presidente nacional do PT também disse que o partido pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar a origem de um panfleto apócrifo que foi distribuído nesta quarta-feira (6), durante um evento do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que fazia acusações à candidata do PT de defender a modificação da Constituição para legalizar o aborto.

SUSPENSA VACINA QUE ESTÁ MATANDO CÃES E GATOS

O Ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira (7) que seja suspensa em todo o país, de forma preventiva, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A análise parcial de exames laboratoriais feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes de animais após a vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, as secretarias estaduais de Saúde notificaram 1.401 ocorrências graves envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.

Em nota divulgada nesta quinta, o ministério diz que entre os efeitos que não estavam previstos e que foram constatados após a vacinação estão "hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração".

De acordo com o diretor de vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, apesar de os dados parciais não serem suficientes para afirmar a real causa das mortes, os óbitos estão associados à vacina, uma vez que os sintomas nos animais tiveram início em até 72 horas após a aplicação.

“Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, disse Hage.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que está sendo analisada é a Rai-Pet, produzida pelo laboratório Biovet. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.
Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. O ministério da Saúde ainda tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

Os casos de mortes de animais após a vacinação ocorreram no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.

quarta-feira, outubro 06, 2010

ENQUANTO ELES DISCUTEM, A CLIENTELA SE DESESPERA

A greve dos bancários, iniciada há mais de uma semana, já fechou mais de 7 mil agências da Caixa e do Banco do Brasil no país. Em Montes Claros, o gerente da agência central do BB, Ivan Vila Verde Coelho, diz que 30 dos 45 funcionários cruzaram os braços, enquanto os demais trabalham em serviços especiais como entrega de cartões, desbloqueio de contas do PIS e atendimento a idosos. Para facilitar a vida da clientela, o banco dobrou o limite para saques no caixa eletrônico.

Veja o que diz Dirceu Cardoso Gonçalves, dirigente da Aspomil - aspomilpm@terra.com.br

A GREVE, A DEMOCRACIA E A CLIENTELA

Os bancários estão em greve há mais de uma semana, já fecharam mais de 7 mil agências em todo o país, e o movimento é crescente. Greve – há de se entender – é um dos direitos do trabalhador. Mas será muito difícil ganhar a adesão ou, pelo menos, a simpatia do usuário prejudicado pela falta dos serviços. Bancários e banqueiros deveriam pôr suas mãos na consciência e terem um pouco mais de respeito com a clientela, razão única da existência tanto empregados quanto de empregadores. Sem o cliente, eles não terão o que fazer e nem de quem cobrar as volumosas taxas que hoje atropelam o consumidor.

A greve é a cessação voluntária do trabalho com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Logo, não pode ser acompanhada de piquetes que impeçam o trabalho daqueles que não desejem parar e nem o acesso dos clientes dos serviços. Infelizmente, desde o começo, o que deveria ser pura e simplesmente um movimento reivindicatório, tornou-se instrumento de ação política que já provocou muita dor-de-cabeça tanto no Brasil quanto em outros países. Trabalhadores insuflados por falsos líderes já cometeram muitos desatinos e patrões ou dirigentes também comportaram-se indevidamente, tornando difícil uma relação que deveria fluir normalmente entre o capital e o trabalho.

Bom será o dia em que trabalhadores e empregadores deixarem de se comportar como figuras antagônicas e sejam capazes de celebrar acordos sensatos que os permitam a ambos terem remuneradas devidamente suas atividades e, principalmente, atender bem à clientela. Quando isso vier a ocorrer, teremos atingido a maturidade política e trabalhista e a sociedade será a grande beneficiada.

A incerteza quanto ao funcionamento de sua agência bancária é insuportável para o cliente. Mesmo com toda a tecnologia do serviço eletrônico, existem serviços que só podem ser executados de forma presencial, na agência do banco. Quando ela está fechada e assim permanece por dias a fio, o prejuízo é certo. Daí, sempre que puder, o cliente vai fugir do serviço.

Embora seja direito certo do trabalhador, a greve não pode ser o primeiro, mas o último recurso a se empregar num movimento reivindicatório. As partes têm de agir com bom senso e jamais recorrerem à cultura do “quanto pior, melhor”. E as autoridades – muitas delas hoje surgidas do movimento sindical e das próprias greves – têm o dever de ofício de acompanhar e arbitrar os movimentos para evitar os excessos. Isso também faz parte da democracia que, infelizmente, muitos aplaudem mas não praticam no seu dia-a-dia. É preciso mudar...

VEJA O TAMANHO DO CARRO NA ÁREA RESTRITA A MOTOS

Com o trânsito caótico em Montes Claros, onde vagas para estacionar carros e motos são disputadas como numa terra sem lei, motoristas espertinhos ultrapassam a fronteira do bom senso e contribuem para que o trânsito fique cada dia mais confuso.

O flagrante da foto demonstra a tranquilidade de alguns motoristas que estacionam carros em vagas destinadas a motos. Na passeata em comemoração à vitória do filho do agora deputado estadual Tadeuzinho no último domingo, pelo menos 30 agentes da MCTrans...torno tentavam organizar o trânsito por onde a passeata passava.

Como não havia fiscais na área central, motoristas aproveitaram a vulnerabilidade do sistema e abusaram... Os motoqueiros é que acabam sendo penalizados por não acharem vagas.

UNIVERSITÁRIA DA MICRO NÃO PARA DE GANHAR DINHEIRO

Um ano após ter sido hostilizada dentro do campus da Uniban no interior de São Paulo, a estudante Geisy Arruda ganhou sua primeira batalha na Justiça. A 9ª Vara Cível de São Bernardo condenou a universidade a pagar indenização de R$ 40 mil por danos morais à ex-aluna. A defesa da jovem informou nesta terça-feira que vai recorrer da decisão, pois pediu compensação de R$ 1 milhão. A Uniban também pode recorrer.

Antes de entrar no reality da Record "A fazenda 3", Geisy Arruda assinou contrato para posar nua na edição de aniversário da revista Sexy. O cachê seria de R$ 300 mil. As fotos feitas na ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

OPÇÃO DO PV DE MARINA SÓ SERÁ CONHECIDA NO DIA 17

O Partido Verde (PV) divulgou nesta quarta-feira (6), em São Paulo, que fará uma convenção no dia 17 de outubro, a duas semanas da votação do segundo turno, para deliberar sobre sua posição na disputa presidencial: se apoia Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB).

A convenção será em São Paulo, em local ainda não definido. De acordo com o coordenador da campanha de Marina, João Paulo Capobianco, a decisão ficará na mão de 90 delegados, que serão as pessoas com direito a voto na convenção.

O grupo dos delegados será formada por 15 pessoas de fora do partido (Movimento Marina Silva, intelectuais e religiosos), toda a executiva nacional (composta por cerca de 40 dirigentes), candidatos ao Senado e ao governo pelo PV (mesmo os que não conseguiram vaga), além de deputados federais eleitos. "Essa é uma conta muito difícil de fazer agora, porque alguns deputados federais, por exemplo, são da executiva nacional", explicou Capobianco.

Segundo o coordenador da campanha de Marina, o nome de todos os delegados, incluindo as pessoas fora do partido, só serão divulgados posteriormente. Questionado se todas as religiões teriam representantes, o presidente nacional da legenda e deputado federal eleito por São Paulo, Luiz Penna, afirmou: "Terá evangélicos, católicos (...). Temos uma política clara contra intolerância religiosa. Temos a espiritualidade como postura", disse.

O PV convidou jornalistas para explicar como será definido o apoio no segundo turno. Além de Penna e Capobianco, participou também o vereador e deputado federal eleito pelo Rio, Alfredo Sirkis, que coordenou a campanha de Marina antes da oficialização da candidatura.

De acordo com Sirkis, há três posições que podem ser definidas na convenção: apoio à ex-ministra Dilma, apoio ao ex-governador Serra ou a "não participação no processo eleitoral". "No primeiro turno, você vota no seu candidato do coração. No segundo turno, escolhe por exclusão. Pode haver, com razão, a decisão de não escolher nenhum dos dois", disse.

"Participar do segundo turno não significa aderir a um lado ou outro. Nós podemos chegar a um resultado sem nenhuma aliança. Aliança com um projeto e não com um candidato", completou Capobianco.'

Os dirigentes, no entanto, rejeitaram a palavra neutralidade. "Voto neutro jamais defendemos, podemos dizer voto independente. (...) A participação será ativa. Apoiando programa e defendendo que explicitem as propostas aos 20 milhões que votaram em Marina", disse Capobianco. Questionado se a rejeição à palavra neutralidade era apenas semântica, ele completou: "será uma postura independente. Pode se elogiar um candidato pelo programa sem aderir. Apoio gera apoio formal", disse.

Penna explicou que será possível, independente da posição do partido, que militantes e dirigentes discordem. No entanto, não poderão usar símbolos do partido e deixar claro de que se trata de uma opinião pessoal.

RONALDINHO GAÚCHO ESTÁ DE CASO COM ESSA PRINCESA

O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho está com um novo affair. Trata-se da atriz e modelo italiana Sara Tommasi, de 29 anos. O casal, que teria se conhecido meses atrás na Croácia, foi flagrado pela imprensa italiana em uma boate de Milão no último final de semana durante um momento de folga do camisa 80 do Milan.

Apesar do sobrenome, Sara não tem nenhum parentesco com Damiano Tommasi, ex-jogador do Roma e da Azzura que atualmente defende o Tianjin, da China.

USA BOLSA-FAMÍLIA INGLÊS PARA COLOCAR SILICONE

A britânica Kelly Marshall, de 32 anos, usou o dinheiro de benefícios sociais recebido do governo para colocar silicone nos seios. A mulher, que nunca trabalhou e tem cinco filhos, recebe quase 29 mil libras (R$ 76,7 mil) de abono por ano, segundo o jornal inglês "Daily Mail".

Ela destacou que desde que era adolescente sonhava em ter peitos maiores. "Eu pensei que tendo filhos meus seios ficariam maiores, mas isso nunca aconteceu", afirmou a mulher, que economizou o abono por quatro meses para cobrir a metade do custo da cirurgia.

"Eu sei que a maioria das pessoas vai pensar que isso é errado, que estou gastando dinheiro dos contribuintes na minha aparência. Mas eu mereço, pois sou uma boa mãe", destacou Kelly.

Na segunda-feira, o Ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne, anunciou novas medidas para reduzir a conta da assistência social do país. Entre as medidas, o governo quer evitar que as famílias recebam mais 26 mil libras por ano de benefícios do governo.

Essas medidas deverão afetar cerca de 50 mil famílias que ganham mais de 26 mil libras por ano. O ministro anunciou ainda que o governo cortará os pagamentos de benefícios para crianças de famílias que recebem salário acima da média do rendimento das famílias britânicas.

terça-feira, outubro 05, 2010

TRÁFICO MATA MULHER NA ÁREA CENTRAL DE MOC

A guerrilha do tráfico de drogas imposta pelos matadores a serviço de traficantes voltou com o cortejo fúnebre e eleva para 61 o número de assassinatos em Montes Claros neste ano. Uma mulher foi morta na Rua Dona Tiburtina, Bairro Morrinhos, área central de Montes Claros, na tarde de hoje, terça-feira, e o namorado levou um tiro na mão. De acordo com policiais militares presentes na ocorrência, a morte e a tentativa de homicídio têm ligações diretas com o tráfico.

Segundo informações apuradas no local do crime, Charles Alves Ramos, 24 anos, o Charlinho, ex-morador do Bairro Santa Cecília, onde comandava a distribuição e venda de drogas, havia acabado de chegar com a esposa, Érika Alves Pimenta, 22 anos, na Rua Professor Alves Prates, 112, por volta das 15h, num Fox preto, placa JPU-9707. Ele havia alugado a casa na manhã de ontem, segunda-feira, e, no início da noite, esteve ali com a esposa e amigos, supostos traficantes, para limpar a casa onde iria morar e, provavelmente, inaugurar uma nova boca de fumo.


Moradores contam que um dos matadores estava em frente à casa que a vítima acabara de alugar, com a cabeça baixa, à espera do momento certo de agir. Outro matador estava do outro lado da rua. Provavelmente, o casal havia acabado de estacionar o carro quando Charlinho viu um dos matadores manusear uma pistola e correu para dentro da casa. O bandido atirou uma vez e acertou a mão de Charlinho. Este trancou a porta e deixou a esposa pelo lado de fora.

A mulher correu rumo à Rua Dona Tiburtina. O matador descarregou a pistola ponto 40 no corpo de Érika. Ela morreu na hora. Ao lado do corpo, diversas cápsulas ponto 40 deflagradas podiam ser vistas pela grande quantidade de curiosos que rapidamente se formou no local.


Há informações de que traficantes sob o comando de Waldemir Tavares da Silva Filho, o Marlboro, não gostaram que Charlinho alugasse uma casa no Bairro Morrinhos, e que provavelmente ele pretendia instalar a facção de Demostenes Sostenes Rodrigues dos Santos, o Ninha, no local pertencente ao rival.

Segundo um policial civil que preferiu não ter o nome o divulgado, o Bairro Morrinhos já foi dominado pelo traficante Ninha, preso na penitenciária de segurança máxima de Catanduvas-PR. Em meados de 2007, quando a guerrilha se intensificou na cidade e surgiu a facção comandada por Marlboro, este, com seus comparsas, tomou a boca pertencente a Ninha.

Ninha se viu obrigado a migrar para a periferia da cidade, sobretudo para o Bairro Santa Cecília, onde tinha como gerentes e soldados: Alemão, o Arilson Katrinck, Zeca e Charlinho. Estes últimos, ainda de acordo com o policial, são suspeitos da autoria de vários homicídios.(Reportagem: Rubens Santana)

FENÔMENO TIRIRICA PODE PEGAR CINCO ANOS DE CADEIA

O deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, é alvo de duas representações na Justiça. A primeira tem como foco a questão eleitoral. Essa denúncia da promotoria já foi aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pode, em caso de condenação, impedir que o humorista chegue à Câmara dos Deputados. A segunda representação é criminal, ainda tramita na Justiça comum, não foi analisada por um juiz e pode, em caso de culpa, resultar em até uma sentença de cinco anos de reclusão.

O promotor Maurício Ribeiro Lopes é o responsável pelas duas denúncias apresentadas à Justiça após reportagem da revista Época em 24 de setembro. Na segunda-feira (4), a primeira representação foi aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira. O juiz deu prazo de 10 dias para que a defesa de Tiririca se manifeste. Nesta representação, o promotor afirma que Tiririca é analfabeto, o que descumpre uma exigência constitucional para aqueles que pretendem ocupar cargos eletivos.

Já o processo criminal tem relação com a possibilidade de o candidato ter falsificado a declaração de próprio punho entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O documento é um substituto para comprovante de alfabetização. No processo criminal, a Promotoria pediu ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do candidato, pois afirma ter encontrado indícios do crime em entrevista concedida por Tiririca à revista "Veja". Na entrevista, o candidato afirma que não possui bem ou patrimônio em seu nome e que havia transferido tudo para terceiros.

NOVA CÂMARA TERÁ 194 DEPUTADOS MILIONÁRIOS

A Câmara dos Deputados eleita neste ano e que tomará posse em 2011 terá 194 milionários, mais de um terço da Casa, composta por 513 parlamentares. É o que aponta levantamento feito pelo portal G1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de políticos que declara ter patrimônio superior a R$ 1 milhão cresce a cada legislatura. Eram 165 na eleição passada; 116 em 2002.

O eleito mais rico é o usineiro João Lyra (PTB-AL). Ele declara ter R$ 240 milhões, o equivalente a 1/5 do patrimônio de todos os eleitos da nova Casa (R$ 1,2 bilhão). Constam da declaração empreendimentos comerciais, terrenos e a Usina Laginha (avaliada em R$ 196 milhões). Segundo a assessoria de imprensa de Lyra, ele está em viagem e não foi encontrado para falar.

Entre os 25 mais ricos há apenas uma mulher. Dona Íris (PMDB-GO), que em 2002 não havia declarado nem um bem sequer, hoje é a sexta pessoa mais rica: R$ 14 milhões. Entre os bens há 11.994 cabeças de gado, totalizando R$ 8,4 milhões. Ao G1 a deputada diz que neste ano fez uma declaração conjunta com o marido, o também político Íris Rezede, que está no segundo turno na disputa ao governo de Goiás.

Para ela, no entanto, o alto patrimônio não revela "nada". "Isso não tem nada a ver com o caráter, com a postura, a atitude do político", afirma. "Estou na política há 40 anos, já tinha uma vida confortável antes de entrar nela. Além disso, lutei contra a ditadura, me mobilizei pelas Diretas Já e faço um trabalho na área social desde que fui primeira-dama de Goiânia ainda novinha, com 20 anos."

"Há muita gente com posses que quer ajudar as pessoas. E tem muita gente com menos dinheiro que não tem o mesmo comprometimento", diz Íris.

Para a cientista política Vera Chaia, coordenadora do programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC-SP, a “elitização da Casa” é decorrente de “campanhas cada vez mais caras”. “Não é qualquer um que vai conseguir se eleger. É preciso ter uma base de sustentação, dinheiro para participar da disputa”, diz.

O patrimônio médio dos deputados é de R$ 2,4 milhões. Apesar disso, há entre os eleitos aqueles que digam não ter nenhum bem em seu nome. São 18 nessa situação.

Tiririca (PR-SP) é um deles. O deputado mais bem votado do país foi, inclusive, denunciado pelo Ministério Público de São Paulo sob acusação de falsidade ideológica, suspeito de ter transferido os bens para terceiros. Tiririca nega e garante não ter bem nenhum.