sábado, maio 30, 2009

EUA ENVIAM CAÇAS MILITARES PARA O JAPÃO

Na semana em que a Coreia do Norte fez testes nucleares, os Estados Unidos decidiram reforçar a sua presença no Pacífico com o envio de 12 caças F-22 Raptors ao Japão.

Os primeiros aviões militares, que decolaram do estado americano da Virgínia, chegaram nesse sábado (30) à base aérea de Kadena, na província japonesa de Okinawa.

O envio dos caças supersônicos acontece em meio à escalada de tensão na região, onde a Coreia do Norte lançou vários mísseis nas últimas semanas.

Segundo fontes do Departamento de Defesa, os aviões que partiram em direção ao Japão fazem parte dos dois esquadrões que a Força Aérea americana montou nos últimos quatro meses com objetivo de reforçar a segurança no Pacífico Ocidental.


A agência de notícias Reuters informou ainda que o envio dos aviões foram acertados após uma conversa telefônica entre o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o premiê japonês Taro Aso.

Mais cedo, ainda nesse sábado, em Cingapura, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, afirmou que os EUA responderão “rapidamente” se as ambições nucleares da Coreia do Norte ameaçarem o país ou seus aliados na Ásia.

"Não ficaremos parados" enquanto a Coreia do Norte desenvolve capacidade para semear a destruição, disse Gates numa conferência asiática sobre segurança.

PROMOTOR ACUSADO DE ASSEDIAR MENINA QUE MATOU OS PAIS. SERÁ POSSÍVEL?


A Corregedoria Geral do Ministério Público Estadual (MPE) investiga a veracidade de um depoimento de Suzane von Richthofen, de 25 anos, prestado à juíza da Vara de Execuções da Comarca de Taubaté, no Vale do Paraíba (SP). Condenada pelo assassinato da mãe e do pai, em outubro de 2002, Suzane declarou que o promotor de Justiça Eliseu José Berardo Gonçalves se apaixonou por ela e a levou duas vezes para seu gabinete quando esteve presa na Penitenciária de Ribeirão Preto. O promotor nega todas as acusações.


Em depoimento, Suzane afirmou que o promotor, da Vara das Execuções Criminais de Ribeirão Preto, esteve na unidade prisional para tirar algumas fotos da cela onde ela convivia com outras presas. Suzane disse que dias depois ela foi conduzida ao gabinete do promotor, em local fora da prisão, e permaneceu a sós com ele por várias horas.

O promotor teria feito indagações sobre a vida pessoal dela. Após 10 dias, ela disse que foi novamente levada ao gabinete dele, de ambulância e sem algemas. O promotor teria providenciado música ambiente, com CDs românticos, e disse que havia se apaixonado por ela.

O promotor Eliseu José Berardo Gonçalves negou as acusações feitas por Suzane. Ele disse que ela terá de provar na Justiça tudo o que declarou. Gonçalves afirmou ainda que o depoimento dela foi há uns dois anos e que a Corregedoria-Geral do MPE investiga o caso.

“A Corregedoria é um órgão sério e isento. Estou tranquilo. Tenho consciência do que fiz”, argumentou. O promotor admitiu ter ido à cela de Suzane e tirado fotos, pois, segundo ele, havia denúncia de supostos privilégios às presas. Gonçalves também confirmou que Suzane foi duas vezes a seu gabinete para ser ouvida sobre as supostas regalias.


RECUPERA-SE MENINA QUE AGE COMO BICHO

A garota russa de cinco anos que vivia presa com cães e gatos em um apartamento está se adaptando à vida normal depois de ter sido resgatada e transferida a uma clínica, segundo os médicos.
“Tudo está bem. Ela vai passar por outros exames, mas ela está em boa saúde", disse a médica Tatyana Missnik à agência RIA Novosti. "O único problema é que, aos cinco anos, ela não fala. Não sabemos o motivo."
Os médicos disseram que a menina recusou-se a usar colher para comer, preferindo usar as mãos.
"Ela só se comporta como cão ou gato de vez em quando", disse uma fonte do hospital.
O pai de Natasha, acusado de ter sequestrado a menina, foi preso, solto e será investigado. Ele nega as acusações de que teria "roubado" a garota. O pai da menina pode ser condenado a até três anos de prisão por "descumprimento das obrigações de educação de um menor".
Natasha vivia em um subúrbio da cidade de Chita, na Sibéria. A porta do apartamento tinha um cartaz de "Cuidado, ela morde", aparentemente referindo-se a um dos cães.
A mãe da menina, que tem outros três filhos, foi quem chamou a polícia.
Quando policiais foram até a casa onde, além da menor, vivem seu pai e seus avós, encontraram uma menina suja e com um comportamento mais próprio de um cachorro do que de um ser humano, rosnando e ganindo.
"Nossa primeira impressão quando entramos foi a de que tínhamos ido parar em algum lixão. O fedor era insuportável e estava cheio de cachorros enormes e gatos", explicou Larisa Popova, chefe do departamento de menores da Polícia de Chita.
Os assistentes sociais, acompanhados da polícia - que teve que fazer uso da força para entrar no apartamento diante da resistência dos familiares - constataram que havia tempos a casa não tinha água corrente, calefação e gás.

sexta-feira, maio 29, 2009

COPASA IMPLANTA NOVA REDE EM MOC

Uma equipe de 70 homens está trabalhando na abertura de valetas e instalação de uma nova tubulação para a rede de água de Montes Claros. A obra, orçada em R$ 7 milhões, resultará na canalização de todo o Centro da cidade e dos bairros São João e São José, até meados de 2010.

Até lá todas as casas estarão interligadas ao novo sistema, que utiliza tecnologia israelense e, segundo a Copasa, representará economia de 40% no fornecimento de água. Essa porcentagem se refere ao desperdício provocado pela rede obsoleta de metal, instalada há pelo menos 40 anos.
Moc é a única de Minas e uma das dez do Brasil escolhidas para receber o melhoramento, segundo o gerente operacional da empresa, Soter Magno.

SIOM DEMOLIDA PARA RECEBER O MAXXI MOC

O galpão onde funcionava a Siom – Sociedade indústria de óticas e mecânica, na esquina das avenidas Deputado Plínio Ribeiro e Dulce Sarmento, está sendo praticamente todo demolido para instalação de uma unidade da rede multinacional de hipermercados Wal-Mart.

As obras, realizadas de domingo a domingo, deverão estar prontas até o final deste ano, quando deverá ser inaugurada a Maxxi Montes Claros, em área de 5 mil metros quadrados, com 130 funcionários.

Segundo o diretor de operações Marcelo Dalmaz, o investimento previsto é de R$ 28 milhões, para oferecer à população 6 mil itens, no atacado e no varejo, num raio de 50 km ao redor de Moc.

RESENHA DO RÊ

CHICO PITOMBA E MANÉ JUCA
No mês em que se comemora o trigésimo aniversário da estreia da peça A formiga que queria ser cidade e virou princesa, mais um capítulo do espetáculo que inaugurou o Centro Cultural, em maio de 1979, com a história de Montes Claros.
CHICO PITOMBA (ENTRANDO COM UM VIOLÃO ÀS COSTAS, AO LADO DE MANÉ JUCA, ENQUANTO OUTROS ATORES SE POSTAM NUM LADO DO PALCO, OUVINDO UM RÁDIO) - Rê, rê, cumpadre!
MANÉ JUCA - Rê, rê, cumpadre!
CHICO PITOMBA - Estamos aqui para a inauguração da Rádio Sociedade Norte de Minas, um empreendimento de...
MANÉ JUCA - ... Jair de Oliveira.
CHICO PITOMBA - E quem não tiver rádio em casa...
MANÉ JUCA - ... é só ir lá na Alfaiataria Santos Dumont, de Jacinto Fagundes, dono do primeiro rádio receptor de Montes Claros.
OUVINTE (FALANDO PARA O GRUPO QUE OUVE O PROGRAMA) - O progresso chegou pra valer. Já temos telefone, já temos água potável, luz e ruas calçadas. Hoje, temos rádio também. Só falta o Ateneu entrar no campeonato mineiro...
CHICO PITOMBA - Ouvintes da Rádio Sociedade Norte de Minas, muito boa noite.
TODOS - Boa noite!
CHICO - Com a graça de Deus, estamos iniciando a apresentação de...
MANÉ - Alma Cabocla.
CHICO - Um programa dedicado à Catedral de Nossa Senhora Aparecida, o cartão postal da cidade, e ao nosso sempre querido Clube Montes Claros.
MANÉ - Cê viu, cumpadre? O jornal "O Malho", do Rio de Janeiro, fez uma caricatura de dona Tiburtina atrás de um toco, com um trabuco na mão e um bornal de farinha de rapadura nas costas.
CHICO - Povo perverso, né cumpadre? Logo dona Tiburtina, uma alma santa e caridosa.
MANÉ - É, cumpadre, mas depois da Revolução de 30, uns cabras da peste andaram torturando muita gente lá no cemitero. E ainda empastelaram a "Gazeta do Norte", uai!
CHICO - Ora, cumpadre Mané Juca, era só pra satisfazer a santa mulher. Cê não tá vendo que ela não ia mandar fazer uns desatinos desses?
MANÉ - Vamos mudar de assunto, cumpadre Chico Pitomba. Que qui é qui nós vai cantá?
CHICO - Deixa comigo, cumpadre Mané Juca. Eu puxo e dou o breque aqui na viola. (CANTANDO, ENQUANTO OS OUVINTES DANÇAM DO OUTRO LADO) - "Cumpadre, ancê que é fino,/Pica mais que arfinete,/Responda no sufragrante,/Que eu lhe dou um sabonete:/Pru qui é qui nesta cidade/Se sorta tanto fuguete?"
MANÉ (TAMBÉM CANTANDO) - "Os fuguete de Montes Claro/Istora em quarqué função:/Quando vence o futebó/Ou quando hai coroação/Se chega a cocaína; /Quando se ganha inleição;/No dia dos viajante/Ou quando sai prucissão;/Nas fuguêra de São Pedro,/Santo Antone e San João".
CHICO - Bunito, cumpadre! Daqui a pouco o Rui Muniz de chama pra TV Pequi, pra mode ancê fazê as modinha do forrobodó...
MANÉ - Quer o quê, cumpadre! Prefiro fazê vestibular na Unimontes, passar em todos os cursos ou entrar no Partido Integralista do Armênio Veloso, qui foi mais esperto que Tadeu Leite. Se bem qui pulítica é arte do cão. Cê não viu o ajeito que fizeram pra eleger o Capitão Enéas? Seis partidos coligados, a força bruta da puliça e, do outro lado, só o dr. Alfeu Quadros e a buneca de Leonel Beirão de Jesus...
CHICO - Nossa pulítica é de lascar o cano, né cumpadre? Pois não é qui o Coronel João Maia mandou falar ao Presidente qui Montes Claro não tem morféa só pruquê o povo usa urucum na cumida?
MANÉ - Alegria mermo, cumpadre é o cassino. E o povo chupano picolé. E na Rua Quinze as muié... Puxa lá, cumpadre Chico Pitomba!
CHICO (CANTANDO) - "Mas assunta qui inda farta/Mais motivos de alegria,/Pois fuguete na cidade/Se sorta de noite e de dia".
MANÉ (CANTANDO) - "Fora isso, meu cumpadre,/Se sorta sem mais aquela,/Pru quarqué coisinha à-toa:/Quando casa uma donzela,/Quando nasce uma criança/Ou zé Mário vende sela".
CHICO - Ou quando o orgulho furmiguense pensa em Monzeca, Newton Prates e Robson Costa, penas de ouro do jornalismo; de Aderbal Sena, campeão mineiro de natação; de Ciro dos Anjos, nosso escritor maior; ou do Geraldo Freire, sem falá nos antigório, do tempo qui vovó tomava banho no cuité...
MANÉ - Vão pará puraí, cumpadre, qui isso aqui tá parecendo crônica sociá do Lazim Pimenta...
------
FIGUEIRA (CHEGANDO AO GRUPO QUE OUVE O PROGRAMA) - Qui disgraça é essa?
------
CHICO - Pois aqui vamos pondo um ponto finá, esperando vortá amanhã, se Teixeira Bastos assim o permitir e João Dutra deixá...
MANÉ - Aqui se dispede...
CHICO - Chico Pitomba...
MANÉ - ... e Mané Juca. Rê, rê, cumpadre!

RENATA MARTINS ENTREVISTA THEODOMIRO

COLUNISTA SOCIAL THEODOMIRO PAULINO DIZ QUE SÓ SAI DE MONTES CLAROS PARA O ANDAR DE CIMA...

GOVERNO QUER COBRAR 50% DE IMPOSTOS DA JOVEM QUE VENDEU A VIRGINDADE

As autoridades fiscais da Alemanha pretendem reivindicar cerca de 50% do dinheiro que a romena Alina Percea, de 18 anos, recebeu após leiloar sua virgindade em um site na internet, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".

O fisco alemão alega que o leilão da virgindade da jovem se "equivale à prostituição". "A prostituição não é ilegal na Alemanha, mas não pagar impostos sobre os ganhos é", disse um fiscal, que não teve o nome revelado pelo jornal.

Alina Percea, que estuda na Alemanha, vendeu sua virgindade por 8,8 mil libras (cerca de R$ 28 mil). O vencedor do leilão foi um italiano de 45 anos. Além dos R$ 28 mil, o empresário de Bolonha pagou as despesas para a jovem viajar até Veneza, onde eles passaram uma noite em um hotel de luxo.

O fisco alemão está analisando seu caso. Mas, se o leilão for considerado uma prática de prostituição, a jovem terá que pagar cerca da metade da quantia que ganhou em taxas. Segundo o jornal, ela terá que pagar impostos mesmo que seja considerada uma profissional fornecedora de momentos eróticos.

De acordo com o funcionário do fisco citado pelo "Daily Mail", teria sido melhor se ela tivesse mantido segredo sobre a transação. Além disso, como ganhou uma quantia elevada em tão pouco tempo, Alina terá que pagar 19% sobre o valor.

Conforme o periódico, após o pagamento dos impostos, ela pode terminar com pouco mais de 3 mil libras (R$ 9,5 mil). "Quando tivermos os dados brutos, poderemos fazer uma avaliação rigorosa", disse um porta-voz da Inland Revenue (receita pública).

QUIMIOTERAPIA PODE ADIAR SHOWS DE MICHAEL JACKSON, DIZ JORNAL

O cantor Michael Jackson, que estaria lutando contra câncer de pele, pensa em adiar mais shows de sua turnê em Londres. A informação, não confirmada oficialmente, é do jornal "The Sun". Segundo o tabloide, Jackson teria de fazer sessões de quimioterapia contra a doença.
Michael Jackson já adiou parte de seus shows, que começam em julho. O jornal diz que o cantor já retirou lesões malignas do nariz e braço, mas continuam preocupados com um machucado no pescoço, por isso o tratamento quimioterápico seria necessário. "Mas tem efeitos colaterais que o impediriam de cantar", diz uma fonte do jornal.
O cantor Michael Jackson, que estaria lutando contra câncer de pele, pensa em adiar mais shows de sua turnê em Londres. A informação, não confirmada oficialmente, é do jornal "The Sun". Segundo o tabloide, Jackson teria de fazer sessões de quimioterapia contra a doença.
Michael Jackson já adiou parte de seus shows, que começam em julho. O jornal diz que o cantor já retirou lesões malignas do nariz e braço, mas continuam preocupados com um machucado no pescoço, por isso o tratamento quimioterápico seria necessário. "Mas tem efeitos colaterais que o impediriam de cantar", diz uma fonte do jornal.

EX-BBB PRISCILA: - PRETA GIL É GOSTOSA

Acompanhada pelo namorado Fred Ciarla, a ex-sister Priscila Pires foi uma das convidadas ilustres que compareceram ao "Noite Preta", nesta quinta-feira, 28, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Assim que Preta Gil subiu ao palco, Pri comentou: "Ela está linda e carismática. O carisma deixa a gente com um brilho a mais. Mas uma coisa posso afirmar, somos gostosas. Estou apaixonada por ela", brincou.

MULHER REENCONTRA FILHO NA NET 27 ANOS DEPOIS DE ELE SER SEQUESTRADO

Uma britânica encontrou seu filho depois de 27 anos graças a um perfil dele no site de relacionamento social Facebook, encontrado por sua irmã.
Avril Grube, 62 anos, vive em Poole, Dorset. Ela afirma que obteve a custódia de seu filho, Gavin Paros, depois do fim de seu casamento com um húngaro, em 1982.
O pai, entretanto, levou o filho para a Hungria no mesmo ano, e Grube não o via desde então.
Grube e sua irmã, Beryl Wilson, 59 anos, que vive em Liverpool, passaram anos tentando encontrar Paros, até mesmo entrando em contato com a Embaixada da Hungria e levando o caso para a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.
HOSPITAL
"Adoraria se Gavin viesse morar na Grã-Bretanha", afirmou Grube, que estava internada em um hospital de Dorset há uma semana.
"(O pai) tinha direito de visitar o filho, ele disse que iria ao zoológico ou algo assim, e quando ele não voltou, descobrimos que ele tinha levado (Gavin Paros) para a Hungria", disse Beryl Wilson.
"Minha irmã ficou muito mal, teve problemas de saúde. Tentei de tudo... mas ninguém queria saber", acrescentou.
Em março, Wilson digitou o nome do sobrinho em uma página de buscas na internet e encontrou seu perfil na página do Facebook, que mostrava corretamente que ele tinha nascido em Liverpool, além de dar o nome de sua mãe, Avril Grube.
"Fiquei tão aliviada, levou 27 anos, mas nunca desisti", disse a irmã de Grube.
Gavin Paros não tinha acessado seu perfil desde outubro de 2008 e não respondeu aos primeiros emails enviados, mas depois que Wilson enviou mensagens para os filhos dele, ele acabou respondendo aos emails enviados da Grã-Bretanha.

quinta-feira, maio 28, 2009

TRÁFICO É RESPONSÁVEL POR 70% DOS CRIMES OCORRIDOS EM MOC, DIZ JUIZ

Segundo o juiz Izaías Caldeira Veloso (foto), cerca de 70% dos crimes julgados em Montes Claros têm ligação com o tráfico de drogas.

- Vou ser ousado. Com base na minha experiência e participação nos júris, posso afirmar que, em Montes Claros, 70% dos casos que são levados a júri popular têm como principal motivo o envolvimento com o tráfico de drogas – afirma.

Segundo o juiz, 560 pessoas estão presas na cadeia local e outras 218 no presídio do Bairro Alvorada. Ele sugeriu que fossem desmembrados os júris de execuções penais do tribunal do júri. De acordo com o juiz, existem milhares de processos que estão parados por falta de defensores públicos. Izaías afirma que, mesmo que os júris fossem realizados todos os dias, seriam necessários anos para concluir o serviço.

Estas declarações foram feitas ontem, quinta-feira, na câmara municipal de Montes Claros, que sediava a 8ª Audiência pública de execuções penais. O encontro reuniu representantes de todas as categorias públicas. O deputado estadual João Leite, presidente da comissão especial de assuntos penitenciários da assembleia legislativa, intermediou os debates. Juízes, promotores, deputados e defensores públicos debateram as condições prisionais vividas pelos detentos de Moc e a demora nos julgamentos.

O também deputado Durval Ângelo, que fez parte da mesa de honra, afirma que no Brasil cadeia e preso são sinônimos de pobreza. Segundo ele, a comunidade é a maior responsável pelo grande número de detentos existentes na cidade.

DEFENSOR QUER PROTEÇÃO PARA PRESOS, QUE CUSTAM DE 1.800 A 2.500 POR MÊS

Durante o encontro realizado hoje, quinta-feira, o defensor público Wesley Caldeira afirma que promotores e juízes no momento do veredito final se esquecem dos direitos humanos inerentes a qualquer pessoa, inclusive as que se encontram presas. Wesley representa 770 detentos que não têm condições de pagar a advogados.
- Os aspectos humanísticos estão longe de alcançar a razoabilidade. Existem detentos com doenças graves e que não têm o direito de serem tratados. Em alguns casos, cirurgias são necessárias, mas ninguém toma qualquer decisão para ajudar essas pessoas - afirma.
De acordo com ele, 33% dos presos deveriam estar em liberdade, mas, por falta de recursos financeiros, nada foi feito. Um deles aguarda apenas uma passagem de ônibus para voltar à sua cidade natal.
Durante a audiência foi votado um requerimento que dá direito aos familiares de presos a se reunirem com a comissão, para discutir os direitos dos detentos.
Segundo a comissão, os gastos mensais com um único preso variam entre R$ 1.800 a R$ 2.500. Em Moc, 80% dos detentos dependem dos defensores públicos e, desses, 50% são analfabetos ou semi-analfabetos.
Na próxima segunda-feira, a comissão volta a se reunir para discutir as regras da Apac - Associação de proteção e assistência ao condenado. (Reportagem: Renata Martins)

BARCELONA COMEMORA TÍTULO ATÉ AGORA

A delegação do Barcelona posa com a taça na pista do aeroporto El Prat.

O avião que trouxe o Barcelona da cidade de Roma chegou nesta quinta-feira à Espanha e a taça da Liga dos Campeões - conquistada na quarta pelos catalães - foi carregada pelo técnico Josep Guardiola e o zagueiro Carles Puyol no momento do desembarque.

O treinador e o capitão desceram a escada segurando o troféu, obtido após a vitória de 2 a 0 na final contra o Manchester United.

O elenco do Barça chegou ao aeroporto El Prat vestindo uma camisa azul com os dizeres "Copa, Liga e Champions", numa referência à tríplice coroa conquistada na temporada - Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões.
Na sequência, a delegação entrou no ônibus do clube e partiu em direção ao porto de Barcelona, onde foi preparada uma grande festa.

PREFEITA PÕE 12 SERVIDORES DE CASTIGO, ASSENTADOS NA BIBLIOTECA DA CIDADE

A prefeita Maria das Dores Oliveira Duarte (PMDB), de Claro dos Poções, no Norte de Minas, colocou 12 servidores públicos municipais de castigo, cumprindo horário, sentados na Biblioteca Pública Municipal, sob alegação de que não tem como aproveitá-los na administração, apesar de a prefeitura ter 300 servidores. Claro dos Poções fica a 52 quilômetros de Montes Claros, na estrada para Pirapora (BR-365).
Desde a sua posse, em janeiro, a prefeita afastou 26 servidores que tinham passado em concurso e foram nomeados pelo seu antecessor, Sebastião Nazareth (então no PFL), a quem venceu nas urnas. Os servidores ganharam liminar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no último dia 13 de maio, para serem reconduzidos. No dia 19, a ordem judicial foi cumprida, mas ela determinou que os servidores passassem a cumprir o horário, sentados, na Biblioteca Municipal.
Ontem à tarde, os advogados Otávio Batista Rocha Machado e Anderson Carvalho Barbosa anunciaram que vão entrar com ação judicial contra a prefeita, acusando-a de constrangimento moral. A prefeita confirmou que deixou uma parte dos servidores na biblioteca por não ter vagas para eles.
Conforme o mandado de segurança impetrado no Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Claros, todos eles foram aprovados em concurso público de provas e títulos, realizado pela prefeitura, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fixado com o Ministério Público. O mandado é assinado pelos servidores Juarez Antônio Fonseca, Luzia Laureana Guimarães, Maria de Fátima Rodrigues Souza, Maria Eva Santos, Maria Ismar Boa dos Santos, Maria Margarida Ribeiro, Nilza Pereira da Fonseca, Rosângela Aparecida Duarte Peres, Zenilda Cardoso Pereira, Flávia Yonara Souza, Clenilde Cardoso de Souza, Wagner dos Reis Soares, Paulo Fonseca de Castro, Maria Meira Soares de Oliveira, Maria do Carmo Rodrigues Fonseca, Luiz Gonzaga Fonseca Souza, Gisele Alves Santos, Eugênio Francisco Rodrigues, Amandio Ferreira da Fonseca, Fábio Rodrigo Cardoso Silva e Arielly Dyane Fonseca.
Os advogados Otávio Batista Rocha Machado e Anderson Carvalho Barbosa alegam que a prefeita não pode usar do poder público como instrumento de realização de vontades pessoais, políticas ou partidárias, “como se o ente público seu fosse”. Eles lembram que os servidores somente poderiam ser demitidos através deprocesso administrativo.
O juiz Danilo Campos, da 5ª Vara Cível, negou a liminar. Os advogados recorreram ao TJMG, que determinou a imediata reintegração dos servidores aos seus cargos de origem. “Negando-se a cumprir a determinação judicial até o dia de hoje e provocando grandes humilhações nos servidores públicos, a prefeita escolheu 12 dos servidores, determinando que cumprissem, integralmente, seu horário de serviço sentados em um banco frio e desconfortável, localizado em uma biblioteca infantil, expostos aos olhares e humilhações.
Os servidores, pessoas humildes em sua grande maioria, estão cumprindo o horário de serviço, como determinado pela prefeita, sentados na biblioteca. O fato já foi objeto de dois boletins de ocorrência da Polícia Militar e, agora, será comunicado ao Tribunal de Justiça, por entendermos que houve desrespeito à ordem judicial, além de ser pedido o impeachment da prefeita na Câmara Municipal, por improbidade administrativa”, alegam os advogados.
A prefeita rebateu e disse que os 12 estão resguardados apenas por liminar judicial, que pode ser derrubada com o julgamento do mérito. “Não tenho tarefas para eles. Além da falta de serviço, ainda existe o problema da limitação financeira”. (Reportagem: Girleno Alencar/Hoje em Dia)

quarta-feira, maio 27, 2009

PESQUISA DA UNIMONTES DIZ QUE MENDIGOS ESTÃO VIRANDO ASSALTANTES

Eles chegam a princípio humildes, solícitos, camaradas. Querem apenas um adjutório, uma moedinha que seja. A maioria se retira como chegou, seja a resposta positiva ou negativa. Alguns, entretanto, reagem agressivamente quando não recebem um trocado de ajuda. Xingam, ameaçam, se insurgem contra o veículo da vítima e até o agridem, num até então inimaginável extremo.
Pesquisa realizada pela Unimontes constata que aumenta de forma preocupante o número de mendigos que estão virando assaltantes em Montes Claros. Ou algo parecido.
Diz o ditado popular que antes pedir do que roubar... Mas alguns pedintes fazem as duas coisas. É comum ver pessoas que vivem de esmolas pelas ruas da cidade. Existem os flanelinhas, que garantem a sobrevivência com o trabalho informal, mas que em muitos casos chegam a ameaçar os clientes. As pessoas se sentem inseguras com essa realidade, conforme a pesquisa da Unimontes.
Pessoas passam o dia na porta de agências bancárias pedindo esmola. Na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, por exemplo, um homem passa a noite pedindo um trocado. Segundo usuários do banco, quando eles se recusam a entregar o dinheiro pedido, são agredidos verbalmente.
Rubens Martins, funcionário público, acredita que o problema é o desenvolvimento da cidade.
- Como Montes Claros se tornou uma cidade grande, acaba atraindo mendigos de toda a região – afirma.
Alguns vivem de esmola, outros do trabalho informal. Às vezes tentam garantir a sobrevivência com ameaças. A professora Neuza Pereira foi vítima dessas ameaças.
- Parei meu carro em um estacionamento, não quis pagar o flanelinha, ele veio e arranhou o veículo e disse que eu iria pagar de qualquer jeito, da próxima vez – conta.
Do lado de cá, a pesquisa mostra que 62% das pessoas entrevistadas disseram ver mendigos, pedintes e meninos de rua no bairro onde vivem. Metade dos moradores entrevistados reclama que isso ocorre com frequência.
Dos 400 entrevistados, 8% confirmaram que se sentem muito inseguros, durante o dia; 33% admitiram ficar inseguros. Basta escurecer para que o medo se manifeste. À noite, 44% das pessoas se dizem muito inseguras e 34%, inseguras.
Mariângela Braga, sociológa e coordenadora do trabalho, diz que, em 2005, quando a pesquisa começou a ser realizada, 50% das pessoas reclamavam dos pedintes nas ruas. Hoje, esse índice aumentou.
O Creas - Centro de referência especializado de assistência social, identificou que 30% dos moradores de rua precisariam realmente de ajuda.
Segundo a sociológa, mais que dinheiro ou de um bico, o que essas pessoas necessitam é de capacitação.
- Quem vai dar trabalho para quem não tem formação, qualificação, e escolaridade? – indaga.

HOMEM COM MAIS DE 4 MIL AÇÕES NA JUSTIÇA QUER PROCESSAR O GUINNESS

RECORDISTA
Jonathan Lee Riches já cansou a mão de tanto assinar procurações.
Considerada a pessoa que mais entrou com ações na Justiça, o norte-americano Jonathan Lee Riches decidiu processar o Guinness. Ele quer que o livro dos recordes pare de citar o seu nome, segundo o jornal americano "Spokesman Review".
Chamado de "Zeus das ações judiciais" e de "Johnny Sue-nami" (trocadilho em inglês entre as palavras processo e tsunami), Riches entrou com o processo na semana passada contra o Guinness, apesar de estar preso acusado de fraude e conspiração.
Ele alega que, até hoje, apresentou mais de 4 mil ações em todo o mundo. "Eu tenho tantos processos assinados com a minha caneta e mão direita, que tenho artrite nos meus dedos, dormência nos meus pulsos", escreveu ele em sua última ação.
Em seu currículo, Riches já apresentou ações contra Platão, Nostradamus, o time de futebol americano New England Patriots, o ex-presidente dos EUA George W. Bush, Britney Spears, monges budistas, o Lincoln Memorial e a Torre Eiffel.
Quando sair da cadeia, ele afirmou que pretende abrir uma loja para ensinar as pessoas a entrar com processos sem a necessidade de um advogado. No entanto Riches vai ter que esperar até 2012, quando termina sua pena.

CIENTISTAS BRASILEIROS CRIAM MACACOS QUE SOLTAM LUZES PELAS PATAS

COMO FOI

Na primeira fase da experiência, nasceram cinco filhotes fluorescentes. Depois, Kou (embaixo à esq.) passou o gene da proteína brilhante para seus filhos.

A revista Nature, um dos principais periódicos científicos do mundo, publicou nesta quarta-feira (27), em sua capa, o estudo de um grupo de cientistas japoneses que desenvolveu, por meio de engenharia genética, saguis fluorescentes - quando colocados sob uma luz ultravioleta, os pequenos primatas ficam com as patas brilhando em um tom esverdeado.

A espécie utilizada na pesquisa, o sagui-de-tufos-brancos, é natural do cerrado e da caatinga brasileiros, vivendo originalmente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí - depois da década de 20, foi artificialmente introduzido nas matas do Sudeste, principalmente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Embora o resultado seja aparentemente apenas inusitado, a pesquisa não possui finalidade estética. O objetivo é aprender o funcionamento da modificação genética de animais para possibilitar o desenvolvimento de formas de tratar doenças como o Mal de Parkinson e a Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa da qual sofre o físico Stephen Hawking.

Essa não é a primeira vez que estudos são feitos com animais transgênicos - ratos de laboratório são constantemente usados em experimentos dessa natureza -, mas essa pesquisa, iniciada em 2005 com financiamento de órgãos ligados ao governo do Japão, é importante porque não é comum que modificações genéticas em primatas tenham um resultado positivo. Além disso, pela primeira vez na história, um gene introduzido artificialmente em um animal foi transmitido espontaneamente para a próxima geração da espécie - e esse é principal motivo pelo qual os resultados da pesquisa estão na capa da Nature.
Na pesquisa, liderada pelos cientistas Erika Sasaki, do Instituto Central de Animais Experimentais, e Hideyuki Okano, da Escola de Medicina da Universidade Keio, o código de um gene que produz a substância conhecida como Proteína Fluorescente Verde (GFP, na sigla em inglês) foi introduzido em embriões de saguis. O experimento gerou cinco filhotes geneticamente modificados. O passo mais surpreendente da pesquisa, entretanto, foi quando Kou, um dos filhotes, gerou um descendente que também produzia a substância. A Proteína Fluorescente Verde é natural de uma espécie de água-viva e foi descoberta em 1962 pelo japonês Osamu Shimomura. Estudos com a GFP renderam a Shimomura e aos americanos Martin Chalfie e Roger Tsien o Nobel de Química de 2008.

SHOW REÚNE TODAS AS MULHERES DO REI

Em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, cantoras interpretaram as músicas do Rei, no show “Elas cantam Roberto”, no Teatro Municipal de São Paulo, nesta terça (26). Entre as cantoras estavam Daniela Mercury e Wanderléa (foto), além de Hebe Camargo, Marília Pêra, Ivete Sangalo, Alcione, Zizi Possi, Ana Carolina, Cláudia Leitte, Fernanda Abreu, Luiza Possi, Paula Toller, entre outras.

terça-feira, maio 26, 2009

AUTORIDADES CONCLUEM QUE SEGURANÇA PÚBLICA VAI BEM EM MONTES CLAROS

SOB CONTROLE
Debate acaba convergindo para otimismo entre os membros da mesa.
Praticamente todos os representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário responsáveis pela segurança em Minas Gerais se reuniram nos últimos dois dias em Montes Claros. Aqui, eles participaram do Seminário das regiões integradas de Segurança Pública, com o objetivo e discutir as causas e procurar soluções para a onda de violência que aflige o norte-mineiro.
Números apresentados pelo governo do estado, e divulgados na edição de ontem, terça-feira, acabaram levando os debates para o lado positivo da questão. A conclusão é que a unificação das ações policiais resultou na queda dos índices de violência em Moc, nos primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2008.
No encontro, o tenente-coronel Franklin, por exemplo, disse que o índice de homicídios de janeiro a maio de 2009 apresentou queda de 26%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os índices de criminalidade conhecidos como IC e de criminalidade violenta - ICV também seguiram a tendência de queda, sendo de 17% e 32%, respectivamente.
O encontro reuniu, segunda e terça-feira, representantes de todo o sistema de defesa social. Estavam presentes, além do secretário Maurício Campos, o comandante geral da polícia militar, coronel Renato Vieira de Souza; chefe da polícia civil, delegado geral Marco Antônio Monteiro de Castro; comandante geral do corpo de bombeiros, coronel Gilvam Almeida Sá; defensor público Belmar Azze Ramos, além de representantes locais dos poderes executivo, legislativo, judiciário e ministério público.
De acordo com Aluízio Mesquita, o evento é importante para que metas sejam atribuídas às Aisps – Ações integradas de segurança pública. Ele afirma que a cidade caiu para o 10° lugar no índice de crimes violentos e que o objetivo é reduzir em 100% o número de homicídios, o que parece ser uma utopia. Afinal, 30 pessoas foram assassinadas em Moc em 2009. Até agora.

CHUVAS E VENTOS A 100 KM/HORA FAZEM 120 MORTOS EM BANGLADESH, NA ÍNDIA

IMAGEM CHOCANTE
Morador carrega bicicleta em área alagada da cidade indiana de Siliguri nesta terça-feira.
Quase 120 pessoas foram mortas por um ciclone que atingiu Bangladesh e o leste da Índia, informaram autoridades e a mídia nesta terça-feira (26). Milhares de afetados pelas enchentes tiveram de ser levados para abrigos improvisados.
O número de mortos em Bangladesh subiu para pelo menos 89 após mais corpos terem sido encontrados na terça-feira, disse o jornal "Daily Star" em sua edição online. Na Índia, as autoridades confirmam a morte de pelo menos 29 pessoas no Estado de Bengala Ocidental.
O ciclone Aila atingiu partes da costa de Bangladesh e o leste da Índia na segunda-feira, causando alagamentos que forçaram milhares de pessoas a deixar suas casas.
Autoridades locais levaram 500 mil pessoas para abrigos temporários após elas terem abandonado seus lares para fugir das ondas formadas por ventos de até 100 km/h.
As fortes chuvas causadas pelo ciclone também aumentaram o nível de rios no Estado indiano vizinho de Bengala Ocidental.
Centenas de milhares de pessoas vivem no local afetado, que também é a maior reserva de tigres no mundo.
Autoridades de Bangladesh informaram que ao menos 100 pessoas estão desaparecidas após a passagem do ciclone.
Alguns membros de equipes de resgate, que pediram anonimato, disseram que muitas pessoas podem ter sido mortas pelo Aila, que passou após um ciclone menos letal, o Bijli, que matou poucas pessoas em abril.
Homem que teve casa inundada pela chuva retira seus pertences na vila indiana de Sandeshkhali nesta terça-feira.

EX-MISS INGLESA BRIGA E É JOGADA NA MESA COMO UM BAGAÇO. OLHA COMO FICOU

DEPOIS
Danielle Lloyd foi jogada em uma mesa de bebidas por duas mulheres.
A ex-miss Reino Unido, Danielle Lloyd, foi internada na madrugada desta terça-feira, 26, após briga em boate. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a modelo de 25 anos teria sido agredida por duas mulheres em uma casa noturna no centro de Londres, na Inglaterra.
Um porta-voz de Danielle disse à publicação que a ex-miss foi levada ao hospital para uma cirurgia de emergência. “Ela sofreu uma grave lesão nas costas, o que exigiu pontos assim que ela chegou no hospital. Mas os ferimentos das pernas são os mais graves”, contou a fonte.
A ex-miss estava na boate com seis amigas e com o namorado, Jamie O'Hara, quando, por volta das 2h30, foi atirada em uma mesa de bebidas por duas mulheres.
Danielle Lloyd foi alçada à fama em 2006, quando perdeu o título de miss Reino Unido após ser revelado que ela estava tendo um caso com um dos juízes do concurso, o jogador de futebol americano Teddy Sheringham. A modelo já posou nua para a “Playboy” e participou do Big Brother com celebridades no Reino Unido.

ANTES
A ex-miss Reino Unido chega à boate com o namorado Jamie O'Hara.

REDE GLOBO PROÍBE SUZANA VIEIRA DE APARECER. ESTARIA CERTA A REDE GLOBO?

Na semana passada, o programa Vídeo Show destacou a repórter Geovanna Tominagua para entrevistar o humorista Renato Aragão e a atriz Suzana Vieira, ao vivo, sobre a participação desta num episódio de A Turma do Didi. Uma pauta comum, como outras que mostram os bastidores de novelas e seriados da rede Globo.

Durante a conversa com os dois, sempre ao vivo, a repórter pediu que Suzana explicasse sua participação no episódio. A atriz, porém, puxou Geovanna pela mão e disparou:

- Com licença, eu vou pegar o microfone dela. Sabe por quê? Eu não tenho paciência para uma pessoa que está começando.

E passou a conduzir a entrevista, fazendo outros comentários sobre o início de carreira da repórter, sua pouca idade em relação aos entrevistados e outras coisas mais, antes e depois de devolver o microfone.

Agora, segundo a Folha de S. Paulo, em represália à grosseria, a produção da emissora proibiu Suzana Vieira de participar do programa Estrelas, de Angélica. Teria a Globo agido corretamente ao “punir” Suzana Vieira proibindo que ela participe do programa já agendado de Angélica?

Assista ao vídeo abaixo e faça o seu comentário.

segunda-feira, maio 25, 2009

RESENHA DO RÊ

Uma foto que chega via e-mail para a galeria de notáveis desta Resenha ou... três amigos numa pose de outono: Eustáquio Dunga Teixeira, Joyce Drumond e Ruy Muniz sempre em campanha. Deputado federal.
.....
MARCINHA ONTEM
Regis querido,
Que saudade dos meus 16 anos quando, junto a tantos amigos incríveis, inauguramos o Centro Cultural de Montes Claros. Lembro com muito carinho dessa época da minha vida.
Vale ressaltar que participei de todas as atividades de inauguração do Centro: Jogral poético sob a direção de Ray Mendes (Academia Montes-clarense de Letras);
cantando no Coral e tocando no Grupo de Flauta Doce do Conservatório Lorenzo Fernandez; e finalmente atuando na deliciosa peça A Formiga..., que guardo o texto até hoje, inclusive com dedicatória sua.
Quanta saudade!
.....
MARCINHA HOJE
Atualmente moro (há 7 anos) na linda Serra da Mantiqueira, num vilarejo chamado Visconde de Mauá, onde criei e dirijo o Centro Cultural Visconde de Mauá (há 5 anos), no qual realizo produções culturais, as mais diversificadas possíveis (exposições de artes, lançamentos de livros e CDs, contação de histórias, coral, arte, educação etc.).
.....
MARCINHA SEMPRE
Apesar de muito atrasado, tenho um site que dá para ter alguma idéia do trabalho desenvolvido por aqui. Venha conhecer de perto e desfrutar da nossa exuberante natureza (Mata Atlântica bem preservada).
Beijo grande e a gente vai se falando!
Marcinha Patrocínio
.....
IMPLOROS DO LEITOR
Ilustre, saudoso colega de redação (vivíssimo) e amigo Reginauro.
Recomendo-lhe, pelo bem que suas Lauras lhe inspiram, legendar as fotos publicadas (
Resenha do Rê, 21 e 22/03/09 e...). Sempre interpreto tal omissão como falta de respeito ao leitor, preguiça de repórter, desmazelo com a informação e outras intempéries. Justificativa nenhuma se justifica (tá vendo como é feio não pensar???). Até porque testemunhei nos idos dos anos 70 você batendo canela atrás de fotos para seus furos jornalísticos identificadas com nome, nascimento, pai, mãe, sogra e até o cachorro. Sei do seu amor pela mídia/letras/flôr do lácio (os acentos é para matar a saudade) e continuo admirando-o. Hoje o redescobri: parabéns!
Abraços de seu antigo revisor do JMC: Geraldo Jorge.
Obs.: continuo revisando tudo que leio; teoria do cachimbo x boca torta.
.....
RESPOSTA DO EX-ATEU
Reginauro,
A fé é inabalável, a crença em Deus concreta. O gole! Nem tanto ao mar nem tanto ao bar. Quanto à macumba... Aí você pegou pesado.
Viva a Formiga.
Abraços,
Said
.....
O FURO D’A PROVÍNCIA
A matéria foi divulgada na madrugada de sábado, poucas horas depois de o helicóptero com o empresário Luiz Eduardo Sampaio Moura cair nas proximidades de Vitória da Conquista. No acidente morreu também o piloto Tiago Henrique Silva Marinho. O desdobramento do furo de A Província repercutiu em todo o pais, inclusive nas telinhas da Band e da Globo.
.....
PEQUIZEIRO EM FORMA
De uma sentada só – no sofá da casinha -, acabamos de ler Rancho solitário e Alguém chora por você, a mais nobre literatura de cordel urdida por Jason Poeta de Moraes.
Quer emprestado?
.....
QUER UMA DÚZIA?
Falar em pequi, este filho de dona Laura e namorado de Laura, enquanto quase todos choram o fim da safra, está cozinhando, todos os dias, a frutinha afrodisíaca retirada do congelador. Graças a técnica de congelamento inventada por este filho de Almenara, degusta-se o mesmo sabor, seis meses depois.
Uma delícia!
.....
ALÔ, HAT!
Beijinhos mil para a pequenina Rafinha, que convalesce de uma cirurgia de apendicite no Hospital Aroldo Tourinho, confortada pela mãe Raquel, Ernane e pela avó Laura.
Até quinta.

AGRICULTOR MINEIRO PRODUZ SUPER LARANJA DE 2,4 QUILOS

FÓRMULA
Jair misturou esterco de galinha com adubo químico.

O agricultor Jair Fernandes, de 65 anos, levou um susto com as laranjas que começaram a crescer em sua pequena propriedade em Patos de Minas, noroeste mineiro. Em meio às demais plantações, como quiabo, limão e abóbora, um pé da laranja, da variedade selecta, gerou apenas quatro frutas – e enormes! Essa da foto, por exemplo, chegou aos 2,4 quilos.

O laranjal estava abandonado e, segundo o produtor, foi a mistura de esterco de galinha e adubo químico no solo que turbinou as frutas. “De apenas uma laranja, consegui 900 mililitros de suco”, diz o agricultor. E o que ele fez com tanto suco?