domingo, maio 24, 2009

EM MOC ERA BURACOLÂNDIA: EM OURO PRETO É O TATUZÃO

IRONIA

Em Ouro Preto tatu é usado para ajudar a tapar buracos.

Tempos atrás, o jornal O Norte de Minas criou a Buracolândia, campanha que identificou mil buracos em Montes Claros, levando a prefeitura a desenvolver um programa específico para seguir a equipe de reportagem e procurar resolver o problema de cada via pública. A campanha do jornal, contando com a participação dos leitores, só parou quando o então jogador do Vasco, Romário, marcou seu milésimo gol.

Agora, um morador de Ouro Preto resolveu criar a figura de um tatu para protestar contra a situação precária das ruas da cidade. Os buracos nas ruas motivaram Júlio César Souza a criar o "Tatuzão" como forma de chamar a atenção da prefeitura para a quantidade de buracos.

“Quem faz buraco no interior, na roça, é o tatu. Aqui na cidade, ninguém queria assumir a responsabilidade pelos buracos. Então, criamos o tatu e colocamos como o dono dos buracos.”
De carro, Souza percorre as ladeiras históricas de Ouro Preto com o tatu preso no teto e chama a atenção dos moradores. “Acho que é uma forma legal de a população participar. Independente do tatu, depois que passar o período de chuvas, que este ano foi mais intenso, começaremos a operação ‘tapa-buracos’”, diz Júlio Corrêa, secretário de Obras da prefeitura.

Quando encontra um buraco, Souza para e deixa o tatu no local até que a prefeitura resolva o problema. Em uma das ruas a ideia deu certo. “A salvação aqui foi o tatu, porque a rua estava muito ruim, com buracos demais”, diz a comerciante Adriana Carla.

A notícia se espalhou rapidamente e já começa a haver fila de espera pelo tatu. “O pessoal tem entrado em contato comigo. Acho que Ouro Preto inteiro está com o mesmo problema”, diz Souza.
Uma cratera com quase 20 metros de extensão e três de profundidade dividiu uma rua ao meio. Com quase três décadas de existência, o buraco já ganhou até escadas feitas pelos moradores do bairro.
Desde o último desmoronamento de terra, há dez anos, uma das moradoras não conseguiu mais tirar seu carro da garagem. Souza levou o tatu para o local, mas o secretário de Obras da prefeitura informou que não há previsão para a recuperação da área da cratera.
Ele afirmou que a prefeitura está elaborando um novo convênio com a Universidade Federal de Ouro Preto, para projetos de reestruturação de vários pontos da cidade. Um deles é justamente para o local do buraco de 20 metros.