terça-feira, maio 26, 2009

AUTORIDADES CONCLUEM QUE SEGURANÇA PÚBLICA VAI BEM EM MONTES CLAROS

SOB CONTROLE
Debate acaba convergindo para otimismo entre os membros da mesa.
Praticamente todos os representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário responsáveis pela segurança em Minas Gerais se reuniram nos últimos dois dias em Montes Claros. Aqui, eles participaram do Seminário das regiões integradas de Segurança Pública, com o objetivo e discutir as causas e procurar soluções para a onda de violência que aflige o norte-mineiro.
Números apresentados pelo governo do estado, e divulgados na edição de ontem, terça-feira, acabaram levando os debates para o lado positivo da questão. A conclusão é que a unificação das ações policiais resultou na queda dos índices de violência em Moc, nos primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2008.
No encontro, o tenente-coronel Franklin, por exemplo, disse que o índice de homicídios de janeiro a maio de 2009 apresentou queda de 26%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os índices de criminalidade conhecidos como IC e de criminalidade violenta - ICV também seguiram a tendência de queda, sendo de 17% e 32%, respectivamente.
O encontro reuniu, segunda e terça-feira, representantes de todo o sistema de defesa social. Estavam presentes, além do secretário Maurício Campos, o comandante geral da polícia militar, coronel Renato Vieira de Souza; chefe da polícia civil, delegado geral Marco Antônio Monteiro de Castro; comandante geral do corpo de bombeiros, coronel Gilvam Almeida Sá; defensor público Belmar Azze Ramos, além de representantes locais dos poderes executivo, legislativo, judiciário e ministério público.
De acordo com Aluízio Mesquita, o evento é importante para que metas sejam atribuídas às Aisps – Ações integradas de segurança pública. Ele afirma que a cidade caiu para o 10° lugar no índice de crimes violentos e que o objetivo é reduzir em 100% o número de homicídios, o que parece ser uma utopia. Afinal, 30 pessoas foram assassinadas em Moc em 2009. Até agora.

0 comentários: