sábado, dezembro 15, 2007

RUY MUNIZ E A POLÊMICA ENTREVISTA: - MINHA VIDA É UM LIVRO ABERTO


Continua repercutindo a entrevista concedida pelo deputado estadual e empresário Ruy Muniz à revista Tempo, que se encontra nas bancas. Com o título D. VERA É A EMINÊNCIA PARDA DO GOVENO ATHOS AVELINO, a entrevista foi feita pelo repórter Fredi Mendes. Leia alguns trechos das respostas dadas pelo entrevistado:

SOBRE BOATOS DE QUE SERIA FILHO DE MÁRIO RIBEIRO E, PORTANTO, IRMÃO DE PAULO RIBEIRO:
- Meu pai é Sebastião Muniz e minha mãe é Januária Borges.
- Eu e Paulo Ribeiro montamos uma sociedade e, num prazo de trinta dias, botamos a TV Geraes para funcionar, o que ele não conseguiu fazer em dez anos. Na época eu era a pessoa que dava conta da TV. Durante cinco anos ela funcionou direitinho, daí ele tirou Ruy da gestão e passou a ser ele, e não deu conta. Ele pegou arbitrariamente os equipamentos e levou para a casa dele, lá no Bairro Ibituruna. Por isso, entrei na justiça para reaver meus direitos. Nessa época o advogado do Paulinho fez uma grave acusação: disse que nem pai conhecido eu tinha. Daí perguntei: - Quem é meu pai então? E aí meu advogado marcou uma investigação de paternidade. (levemente irritado) – Não somos irmãos. Não existem exames, isto é história da Carochinha. É tudo conversa fiada.

SOBRE O SECRETARIADO DO PREFEITO DE MONTES CLAROS, ATHOS AVELINO:
- É difícil ver algum secretário fazer um bom trabalho lá, porque o governo de Athos é muito centralizador, tudo que acontece nas secretarias depende da liberação direta do gabinete. Não basta ter um secretariado competente, é preciso dar condições de trabalho. Como você põe um secretário que você não confia nele?

SOBRE A PRIMEIRA DAMA DE MOC:

- Como você põe uma cobra para matar o secretariado? A dona Vera Pereira é a eminência parda da administração. Ela não ocupa cargo burocrático nenhum, fica atrás da árvore. Só que ela, no gabinete do prefeito, acompanha todos os secretários, todos os chefes de divisão, fiscalizando e mandando tirar quem não concorda com as ações dela.
- A incompetência da administração Athos eu não atribuo só a ela, mas sem dúvida nenhuma ela tem uma grande influência no fracasso que se vê. Se doutor Athos tivesse mais autonomia, mais liberdade para administrar, se tivesse mais ar para respirar, com certeza ele faria melhor. Não acredito, por exemplo, que possa ser dele o governo de perseguição que está sendo feito.

SOBRE POSSÍVEL DISPUTA NA CONVENÇÃO DO DEM COM O EX-PREFEITO E DEPUTADO FEDERAL JAIRO ATAÍDE:
- O deputado federal não é nenhuma pedra no meu caminho. Ele é uma grande turbina para alavancar a nossa campanha. Decidimos fazer uma aliança no primeiro turno, lançando um candidato único para não permitir a continuação deste governo do Athos. Estamos apoiando um ao outro. Neste momento estou em melhores condições, mais preparado para ser o prefeito de Montes Claros. O combinado no Partido dos Democratas é o seguinte: eu concorro à prefeitura em 2008, e o Jairo ao senado em 2010. Todos vão sair ganhando, principalmente a população do Norte de Minas.

SOBRE O HISTÓRICO DESFALQUE CONTRA O BANCO DO BRASIL:
- Eu não vivi uma infância pobre, quando eu estava no segundo grau eu tive uma grande formação ideológica. Eu dominava o conhecimento em Física, Matemática e tal, mas comecei a estudar Filosofia, Sociologia. Aí você começa a ter uma tempestade na cabeça. Eu nunca fui um jovem de bar, nunca usei drogas, casei novinho (aos 21 anos). Eu nunca fui inconseqüente, fui sempre muito responsável. O fato do roubo está ligado à minha militância política na juventude, eu e meus amigos queríamos fortalecer o Partido dos Trabalhadores na região, ganhar eleições. Nós vimos que o sistema era corrupto e quisemos usar as mesmas armas do sistema. Pegamos o dinheiro de forma ilegal, jogamos com as mesmas armas deles.
- O golpe foi em 1987. Consistia, basicamente, em falsificar ordens de pagamento que eram transformadas em títulos ao portador, que depois trocávamos por dinheiro, dólares. Na época conseguimos um milhão de dólares. A operação começou numa segunda e terminou numa sexta. No domingo, dia das mães, nos reunimos e fizemos uma avaliação. Em volta da gente todo aquele dinheiro, nós poderíamos estar felizes, fazendo planos, mas não. Aquele dia nunca vai sair da minha memória, choramos muito. A gente tinha caído na real, havíamos roubado o Banco do Brasil. Ficamos extremamente arrependidos.
- Na verdade a ideologia era interessante, válida, mas a metodologia estava errada. O método usado para atingir um objetivo foi desonesto. Ninguém era bandido, mas agimos como tal. Acabamos sendo descobertos e presos. Eu e um amigo assumimos a culpa. Fiquei preso 14 meses em Belo Horizonte. Pode parecer brincadeira, mas foi justamente nessa época que descobri a minha força de transformar idéias em realidade. Foi dentro de uma cadeia que nasceu o projeto de criar uma universidade.

SOBRE SEUS EMPREENDIMENTOS E SEU PATRIMÔNIO:
- O dinheiro voltou para o banco, centavo por centavo. Sobre a Soebras, quem conhece a história sabe muito bem da dificuldade para fazer as escolas. Qual é o nosso segredo? Temos ensino de qualidade e preços baixos. Elas crescem e todo o lucro é reinvestido. Eu também fui ousado, abri escolas no início dos anos 90, meus primeiros concorrentes só apareceram em 2002. Outra coisa, ninguém queria saber de investir em educação em cidades pobres como Januária, Janaúba e Teófilo Otoni. Quando o povo notou que investir no setor é um bom negócio, minhas escolas já estavam espalhadas e consolidadas.
- Eu não tendo esse dinheiro, tudo é reinvestido. Sou um grande articulador, com capacidade para agregar recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Junto tudo isso numa panela e transformo empresas falidas, ou com problemas financeiros, em negócios de sucesso. Sozinho eu não faço nada, mas sei me unir a pessoas certas e correr atrás do que quero.
- Atualmente dispomos de um avião que nos atende muito bem. Faz parte dos meus planos trocar esse avião por um helicóptero, por uma questão de eficiência. Eu preciso resolver problemas com rapidez, não tem como fazer isso de carro.

SOBRE SEUS PLANOS POLÍTICOS PARA O FUTURO:
- Querer é poder. Eu serei prefeito de Montes Claros, estou certo disto. Depois farei uma administração tão exemplar que ganharei reconhecimento em todo o estado, e vou chegar ao governo de Minas. Depois meu nome irá se projetar para o resto do país e certamente vou me tornar presidente da República. Pode escrever isso aí na entrevista...

CONCLUSÃO:
- Minha vida é um livro aberto, todos sabem da minha história.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

RESENHA DO RÊ



Quem aparece no centro desta foto? Seria Papai Noel? Um marujo? Um catopê? Um político fantasiado de Agosto? Respostas para a redação.


DIAMANTES QUE SE LAPIDAM
O curso de Psicologia era um sonho para minha amiga Glorinha Mamuluque. Sonho que se concretizou nesta semana, aumentando o leque de ocupações profissionais desta intelectual norte mineira. Seu marido Pedrinho e os filhos Gustavo, Leopoldo, Christina e Patrícia, igualmente muito bem formados, estão orgulhosos como nunca.
Uma grupiara.

RÉVEILLON
A turma do Lagoa da Barra prepara o clube campestre para um sensacional réveillon. Quem telefona para dar a notícia é o presidente Deusdeth Badaró: - Ô Regi, não esquece de dar um toque, não!
E eu sou ginecologista?

LUFA-LUFA
A redação do jornal O NORTE, ontem, parecia a do New York Times, tal a movimentação e a produção de notícias. Em meio a tudo isso, Aroldo Tourinho procurava localizar o e-mail de Rudá. Pra quê?
Quem é que sabe?

TRAIÇÃO
Uma dica: você já ouviu falar em um assessor que passou três dias num motel de Belô com uma donzela da paróquia? O que tem de mais nisso?
Por conta do povo.

MAIS MISTÉRIO
Escândalo por escândalo, quem não está nem aí pra vizinhança é o chapinha Raphael Reys, que hoje conta a história da bruxa Belmira. Aos poucos ele vai montando um futuro best-seller de casos e ocasos.
Ou seriam acausos?

BL
Mês de dezembro é sempre assim: um convite atrás do outro. Como o formulado agora por Waldemiro Miranda. A festa da Codevasf será quarta-feira, reunindo a imprensa e assemelhados.
Mel não perde uma.

JEJUM
Pode uma mulher casada afirmar que não se deita com um homem há mais de ano?
Mary diz que sim.

LOROTINHA
Falar em se deitar com homens, Lila envia a historinha de Seu Zé, que se curou disso aí que você pensou repetindo várias vezes no espelho, antes do corpo-a-corpo:
- Não é minha esposa, não é minha esposa...

QUE COISA LINDA!
Está linda a Paris Hilton só de sutiã numa comédia recém produzida. Quer ver? Desça mais um pouico e veja que coisa mais linda na página eletrônica mais incrementada do sertão.
Mais não digo.

TREMELIQUES
De Montalvânia, Fernando Abreu garante que terremoto pras bandas de Itacarambi é fichinha em relação aos abalos que está provocando na sociedade montalvanense, com seus shows apimentados. O próximo será o da eleição do garoto e da garota jeans. Promete até o baile da camiseta.
Molhada.

PRETO NO AMARELO
Ficou linda a camisa do Jogo da solidariedade, com a marca Amigos de Heberth Halley. Como sempre, vesti na hora, pra inveja de muita gente.
Inclusive de Xu.

PESQUISA
A semana chega ao fim, 2008 está aí e nada de divulgação da pesquisa do Instituto Peré. Nem de pagamento da aposta por parte de Artur Leite. Ainda bem que já antecipamos o resultado, com Tadeu e Ruy na frente dos demais pretensos candidatos, o que é indesmentível.
Entendeu, Ricardo do PT?

SERVENTE DE PEDREIRO É O 74º ASSASSINADO EM 2007

Montes Claros registrou, na tarde desta sexta-feira, o 74º homicídio com a execução sumária de um servente de pedreiro, ao meio dia, na Rua Urbino Viana, Vila Guilhermina, em frente ao Hemominas.
José Maria Botelho Rocha, 29 anos, foi executado com quatro tiros na cabeça quando parou em um veículo Tempra, de cor verde, e foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto de cor preta.
Os assassinos dispararam cinco tiros contra José Maria, sendo quatro na cabeça. Segundo informações da polícia militar, o servente de pedreiro tinha uma passagem pela polícia registrada em 2003 por lesão corporal.
Policiais civis do 1º Distrito policial – Aisp 98 estão investigando o crime. Segundo o delegado Carlos Alexandre, coordenador da Aisp 98, ainda não se sabe o motivo da execução, porém, nenhuma hipótese pode ser descartada, desde rixas ou até mesmo envolvimento com o tráfico de drogas.
Informações extra-oficiais dão conta de que José Maria teria tido, há alguns anos, em São Paulo relação com o tráfico de armas de fogo, e que, em Montes Claros teria montado uma loja no shopping popular. Ainda segundo fonte extra-oficial, a execução pode estar ligada com o tráfico de drogas, porém, a polícia não confirmou as informações.

FEDERAL PRENDE MILITARES EM MOC


A polícia federal prendeu, na tarde desta sexta-feira, dois policiais militares do 10º Batalhão de policia militar. Os soldados Miller Gomes Ferreira e Gilmarfre Frota foram presos durante cumprimento de mandado de prisão expedido pelo juiz Frederico do Espírito Santo, de Montes Claros.
Os policiais já tinham sido presos pela polícia civil em junho deste ano, suspeitos de integrarem um esquadrão da morte formado para executar rivais do tráfico de drogas a mando do traficante Demóstenes Sóstenes Rodrigues, o Ninha.
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Franklin de Paula Silveira, informa que os soldados foram presos por determinação da justiça comum, referente a processo que tramita na justiça de Moc.
Ainda segundo o comandante, esta foi a terceira vez que os soldados tiveram prisão decretada.
- Os policiais foram presos pela polícia federal que cumpriu determinação da justiça e se encontram recolhidos no 10º Batalhão de polícia militar – afirma Franklin de Paula.
Em agosto deste ano, Frota e Miller foram presos durante a operação Águia da polícia civil, que após dez meses de investigações, identificou um dos maiores traficantes da cidade e região, Demóstenes Sóstenes Rodrigues dos Santos, 24 anos, conhecido por Ninha, que teria formado um esquadrão da morte composto por traficantes e policiais militares, que estariam executando os rivais do tráfico de droga.
O serviço de inteligência da polícia civil se empenhou para identificar os integrantes do esquadrão da morte que resultou na prisão de Frota e Miller, além de um casal que transportava para Moc um arsenal de armas de grosso calibre e centenas de munições. As armas e munições seriam utilizadas na execução do grupo rival de Ninha, hoje comandado pelo traficante identificado como Malboro.
Na época, a polícia apontou que Miller teria participação efetiva com o tráfico, quando passava todas as informações das ações programadas pela polícia, detalhando inclusive onde seriam cumpridas ordens judiciais de busca e até apontando quem deveria morrer.

PARIS HILTON APARECE SÓ DE SUTIÃ EM COMÉDIA

O próximo filme de Paris Hilton não estará na prateleira das produções para adultos – vide “One Night in Paris” – e sim na das comédias românticas. A socialite estrela o longa “The Hottie And The Nottie”, que chega aos cinemas norte-americanos um pouco antes do Dia dos Namorados local, o Valentine´s Day.
Fotos da comédia já estão sendo divulgadas e o filme já é esperado pelos americanos para o dia oito de fevereiro. Nas imagens, Poi rearis aparece de calcinha e sutiã no estilo menininha de família.
Na trama de “The Hottie And The Nottie”, Paris Hilton vive Cristabelle Abbott, uma moça que desperta a paixão de muitos rapazes, principalmente de Nate Cooper (Joel Moore), seu amigo de infância que anos depois resolve se declarar. O longa-metragem – filmado em janeiro deste ano - tem a direção de Tom Putnam, conhecido por comandar comédias românticas.
RÉVEILLON NO BRASIL
Antes do lançamento de seu filme, Paris Hilton deve desembarcar no Brasil para o réveillon. Segundo a coluna “Gente Boa” do jornal “O Globo” desta sexta-feira, 14, a patricinha passará a virada do ano na praia de Jurerê, em Florianópolis.
Essa seria a segunda visita da socialite ao Brasil. No ano passado, ela esteve em São Paulo lançando o perfume que leva o seu nome na boutique Daslu.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

LANÇADA PRIMEIRA CÂMERA DIGITAL QUE DISPENSA USO DE BATERIA

Esta é a primeira câmera digital do mundo que não usa bateria. Para a Twil N Take, da Sony, funcionar, basta rolá-la sobre uma superfície. O dínamo vai gerar 'carga' suficiente para tirar uma foto em até 40 segundos. A resolução é de 3 mega-pixel. A apresentação da novidade aconteceu na quinta-feira (13) em Tóquio, em uma feira de produtos ecologicamente corretos. A Sony não revelou o preço nem o início das vendas. (Fotos: AFP/ Yoshikazu Tsuno)

AÉCIO, QUEM DIRIA, DÁ O FORA EM MISS BRASIL

Nada de Miss Brasil na vida de Aécio Neves. Segundo a coluna "Diário da Fama", do jornal "Diário de São Paulo", o governador de MInas Gerais teria voltado para a ex nulher Andréa Galvão, de quem estava separado há quatro meses.

De acordo com a publicação, o romance de Aécio Neves e Natália Guimarães - nunca confirmado por eles - acabou.
Com ambições de se candidatar a presidente, Aécio teria tomado a decisão para fugir das capas de revista de fofoca.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

DANÇA SENSUAL DE NOVELA AUMENTA FREQÜÊNCIA DE MOTÉIS

As cenas sensuais de Flávia Alessandra em “Duas caras” vêm aumentando não só a audiência da novela, como a procura em motéis do Rio pela barra de metal vertical em que a atriz executa seus malabarismos. A moda da pole dance (do inglês, dança no mastro) fez com que o ibope das suítes equipadas com o acessório aumentasse até 70%, caso do Flash Hotel, na Zona Norte do Rio. “Já temos a barra há quatro anos, mas agora essas suítes estão sendo mais procuradas. Vou torcer para ela fazer mais strip-tease”, diz Alberto Pereira, gerente do Flash Hotel, que tem 20 unidades com o mastro e um pequeno palco.
No White House Motel, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o interesse por uma das dez suítes equipadas aumentou 30%, segundo a gerência. Os palcos contam ainda com iluminação colorida, no melhor estilo Uisqueria Cincinatti, onde Alzira, a personagem de Flávia Alessandra, dança na novela.
No Hotel Rosa da Vila, também na Zona Norte do Rio, a procura cresceu por telefone e na recepção. A disputa, no entanto, é por um único quarto. Já no Palácio do Rei, na Tijuca, cabe ao gerente Marco Antônio Moura explicar à clientela que ali, pelo menos por enquanto, não há suítes equipadas para a “pole dance”.


“Há clientes que ligam procurando, mas ainda não temos. Pode ser que, diante da procura, a direção coloque”, disse Moura.
Mas a popularidade da dança não se limita às quatro paredes. A dançarina e professora Alexandra Valença, de 26 anos, responsável pelo desempenho invejável da atriz Flávia Alessandra, já foi sondada por uma academia do Rio para dar aulas de pole dance. Alexandra já ensina os passos da dança sensual em três espaços em São Paulo, onde os preços variam de R$ 100 a hora (aula particular) e R$ 150 a mensalidade para aulas coletivas. “Aumentou muito a procura pelas aulas”, conta Alexandra. “A dança trabalha a sensualidade da mulher, unindo atividade física e arte”.

LÍDER DO MST MORTO COM TIRO NA NUCA

O chefe de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado em Pingo D’Água, na região do Vale do Rio Doce (MG), na noite de ontem, terça-feira. De acordo com a polícia militar, João Alves de Calazans estava sentado na porta de casa quando foi atingido por um tiro na nuca. Ainda não existem suspeitos do crime, mas a PM descartou a hipótese de disputas entre os assentados. De acordo com familiares do líder, Calazans recebia ameaças de morte freqüentemente.A vítima era presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Pingo D’Água e conselheiro do Parque estadual do Rio Doce. O corpo foi encaminhado para o IML - Instituto médico legal de Ipatinga.

terça-feira, dezembro 11, 2007

POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR TV GERAES

Diante das informações de que a TV Geraes de Montes Claros estaria funcionando irregularmente e que poderia estar sendo utilizada para lavagem de dinheiro da prefeitura municipal, a polícia federal pode iniciar nas próximas semanas, investigações para averiguar possíveis irregularidades da emissora.
A informação é do chefe da polícia federal em Montes Claros, delegado Marcelo Eduardo de Freitas, que afirmou que se existem indícios, eles devem ser investigados.
- Se realmente, houve repasse de recursos públicos para uma televisão não outorgada pelo Ministério das Telecomunicações, através da Anatel – Agência nacional de telecomunicações, a situação precisa ser investigada e esclarecida minuciosamente – afirmou Marcelo Eduardo.
O chefe da polícia federal afirmou que a PF pode iniciar investigações no que diz respeito a irregularidades da TV Geraes, tanto em razão da possibilidade de exploração de canal de TV sem outorga do ministério das Telecomunicações, quanto a possibilidade de haver desvio e/ou apropriação indébita de recursos públicos.
Marcelo Eduardo explicou que para uma rádio ou televisão funcionar é necessário, em primeiro lugar, que seja outorgada pelo ministério das Telecomunicações, por intermédio da Anatel.
- Se não houver outorga não pode funcionar. São as chamadas rádios/tvs piratas que, comprovadas as irregularidades, devem ser fechadas – finalizou o chefe da polícia federal.
ANATEL
De acordo com informações da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, a TV Geraes não existe. O canal que é utilizado atualmente, canal 2, não está autorizado pela Anatel, e a Fundação Genival Tourinho também não tem outorga do ministério das Telecomunicações, o único registro de outorga é da Associação Cultural Alcobaça.
O chefe da polícia federal afirmou ainda que, é preciso investigar, porém, se forem comprovados os indícios, a TV Geraes estaria utilizando um link não autorizado e isto é crime.

TV GERAES NÃO CONSTA NA LISTA DA ANATEL


Com acesso livre para qualquer usuário de internet, consulta por entidades outorgadas no site da Anatel – Agência nacional de telecomunicações não publica a Fundação Genival Tourinho, responsável pelo funcionamento e contratação de funcionários para a TV Geraes, entre as retransmissoras de TV autorizadas a funcionar na cidade de Montes Claros. Dos resultados, é possível encontrar a Associação Cultural Alcobaça respondendo pelo canal 2, com sede no mesmo endereço onde atualmente funciona a TV Geraes, à Rua Tupiniquins, 80.
A pesquisa pode ser realizada a partir do endereço eletrônico http://www.anatel.gov.br/. Nas abas superiores, o usuário deve clicar em informações técnicas. Em seguida, em sistemas interativos do lado esquerdo do menu. Na nova janela que é aberta, é preciso escolher um sistemas, clicando, neste caso, em SISCOM - Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa e, posteriormente, em Consultar Entidades Outorgadas. Informando o estado (Minas Gerais), a localidade (Montes Claros) e escolhendo o serviço 800 – Retransmissão de TV, a tela final é a que pode ser vista no fac-símile acima.

GRANDE PROMOÇÃO 2008: CALENDÁRIO COM AEROMOÇAS

A empresa aérea irlandesa Ryanair, conhecida na Europa por oferecer passagens baratas, está chamando a atenção por outro motivo neste final de ano: produziu um calendário com fotos de suas comissárias de bordo (as aeromoças) de biquíni.
No calendário, as moças aparecem em fotos sensuais dentro da cabine do piloto ou sobre malas de passageiros.
A aeromoça do mês de outubro aparece com sabão pelo corpo, como se estivesse lavando um avião. Já a que ilustra a página do mês de abril foi fotografada de biquíni branco demonstrando como o passageiro deve assoprar o colete salva-vidas. A associação dos consumidores espanhóis (Facua) não gostou do calendário e denunciou a Ryanair nesta semana por usar as aeromoças como ferramentas de publicidade. A empresa se defendeu, alegando que os calendários estão à venda e que o dinheiro arrecadado será remetido para a Angels Quest, uma entidade que cuida de crianças portadoras de deficiências.

BRASIL TEM 48 FALHAS GEOLÓGICAS

A falha geológica na região de Itacarambi (MG) foi mapeada e classificada em 2002, pelo geomorfólogo Allaoua Saadi, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas (UFMG), juntamente com outros 47 grandes falhas que existem no País. A estrutura tectônica encontrada no norte de Minas é do tipo inversa. "O solo é formado por várias fatias horizontais que fazem pressão de um lado para outro. No caso da falha inversa, a compressão faz os blocos se sobreporem, com a tendência de um deles apontar para a superfície", explicou.
As pesquisas de Saadi resultaram no Mapa Neotectônico do Brasil, que mostra mais sete falhas inversas no território brasileiro. Outras 40 são classificadas em transcorrentes ou normais e uma não foi encaixada em nenhum tipo. As mais comuns são as trancorrentes - 22 já localizadas. Nessas, o movimento dos blocos é na horizontal, mas não há sobreposição de blocos.
Apesar de o Brasil estar no centro de uma placa tectônica, a Sul-Americana, não está livre dos abalos sísmicos. Isso ocorre porque as placas não são monolíticas e inteiriças. Para o pesquisador, o território brasileiro certamente possui um número maior de falhas geológicas. "Identificamos as 48 maiores. Mas, se fizermos um trabalho mais minucioso e com mais recursos, claro que encontraremos mais." O estudo do geomorfólogo faz parte do Programa Internacional da Litosfera, projeto de pesquisa mundial da ONU.
Nas 48 falhas mapeadas existe potencial de tremores mas, de acordo com o pesquisador, é muito difícil saber quando eles vão ocorrer e com que intensidade. Apesar da dificuldade em prever um abalo sísmico, a probabilidade de um terremoto de 5 graus na escala Richter ocorrer nos próximos 30 anos na Região Sudeste é de 50%, segundo a professora Maria Cascão Ferreira de Almeida, da Universidade Federal do Rio (UFRJ). "Não é para se preocupar, é para ter consciência do que pode ocorrer e tomar precauções." Maria Cascão também calculou a probabilidade da ocorrência de tremores de 5 graus na costa marítima, que segundo ela aumenta para 80% nos próximos 30 anos na Região Sudeste. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

PEDREIRO MORTO A SOCOS E PONTAPÉS NO INDEPENDÊNCIA

Montes Claros registrou, no fim de semana passado, o 73º homicídio deste ano. A vítima foi um pedreiro de 41 anos.
Diferente de 50% dos homicídios que aconteceram este ano, quando jovens foram executados com pistolas de grosso calibre, o pedreiro Gerson Martins de Lisboa, que tinha duas passagens pela polícia, foi linchado por cerca de dez homens na Avenida Imperatriz Leopoldina, Bairro Independência.
Segundo testemunhas, Gerson Martins estava em um bar localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina quando um homem conhecido por Alessandro Gomes Queiroz, vulgo Sú, e outro conhecido por Gil, além de mais oito homens começaram a agredi-lo com chutes e socos.
As testemunhas informaram, também, que mesmo com o pedreiro desmaiado, os integrantes da gangue ainda continuaram a agredi-lo.
Uma equipe do Samu – Serviço móvel de atendimento de urgência compareceu ao local e constatou o óbito.
A polícia civil esta investigando quem são os homens responsáveis pelo homicídio. Informações extra-oficiais dão conta que Gerson Martins teria chegado no bar em uma moto e não conseguiu freiar o veículo, tendo subido na calçada, momento em que os homens, que estavam no local começaram a agredi-lo até a morte.

RESENHA DO RÊ



PELA ORDEM
A galera que faz a alegria de Espinosa e adjacências, pela ordem: Nilda, Gê Spyer, Rúbia e Dera do Biotécnico, a pequena Camila, o casal Ivone e Roberto, e Almerindo. Uma turma pra ninguém botar defeito.
Né não, dona Zezé?
-----
TREMEDEIRA
Pois é, a terra tremeu mais uma vez no Norte de Minas, agora com vítimas. É a acomodação exigida pela natureza de um povo que não pára de dar os seus pulinhos.
Ou seriam pulões?
-----
SEMPRE NA FRENTE
Mais uma vez A Província saiu na frente e, durante todo o domingo, manteve os leitores ligados no terremoto de Itacarambi/Caraíbas. Inclusive com fotos da localidade, tremidas, é verdade.
Valeu o furo.
-----
REVEILLON NA LAGOA
Deusdet Badaró garante que o reveillon vai pegar fogo no clube campestre Lagoa da Barra. Pegar fogo no bom sentido, é claro. Que não é mole esse tanto de água que está caindo, não. Se continuar assim até dia 31, até a lagoa vai inundar.
De verdade.
-----
FORMANDOS DA FEMC
Os formandos em Química, Eletrônica, Automação industrial e Informação da Fundação Educacional Montes Claros colam grau nesta semana, no auditório da Praça da Tecnologia.
Dias 13 e 14.
-----
BODAS
E dia 27, na Catedral de Moc, Thiago, David, Gabriel e Matheus comemoram as bodas de prata de seus pais Raquel e Ruy Muniz.
Às 8 da noite.
-----
AMAR É...
Muito lindo o acróstico que Geraldo Spyer fez para Evelin e que será publicado no próximo OPINIÃO. É paixão verdadeira, daquelas de fazer a terra tremer.
Mesmo sem terremoto.
-----
PI-RI-POM-POM...
George Goebbels está à frente das comemorações do Natal dos Siberianos, a partir das 10 da matina de sábado que vem. Da comissão organizadora participam ainda Juliano, Roy Chaves, Camilim, Junim, Beto Viriato, Sula e seu irmão também Roy.
Parabéns pra Tião!
-----
TEIXEIRANDO...
Falar em Siberianos, quem está com tudo ali e não está prosa é o causídico Eron, que acaba de lançar a candidatura de Ruy Hitler a vereador 2008. É um cabo eleitoral e tanto, com votos inclusive em Belô.
Meu amor.
AMIGO DA ONÇA
Antônio Brito veio lá de Burarama tirar uma soneca no Pentáurea. Ele é, simplesmente, compadre de Jadir do Galo, o que não é pouca coisa. Agora, adivinhem quem colocou detergente na boca de Tone?
O próprio.

ÁÉCIO NEVES VISITA OS ESCOMBROS

O governador Aécio Neves esteve, nesta segunda-feira (10/12), em Itacarambi, Norte de Minas, onde famílias atingidas por tremor de terra estão alojadas e são atendidas pela Defesa Civil de Minas Gerais. O governador também esteve no distrito de Caraíbas, região mais atingida, onde casas foram destruídas pelo tremor de terra. Durante a visita, o governador anunciou medidas do Governo do Estado para amenizar os problemas causados pelo tremor e esteve na casa onde a criança Jesiane Oliveira Silva morreu ontem. Ele esteve com a avó de Jesiane, Dona Jesuína.

FOTOS DO MAIS VIOLENTO TERREMOTO DA HISTÓRIA DO BRASIL, DIRETO DE CARAÍBAS/ITACARAMBI





domingo, dezembro 09, 2007

AÉCIO ANUNCIA SOCORRO ÀS VÍTIMAS DO TERREMOTO

O governador Aécio Neves autorizou a reconstrução, com ônus para o Estado, de todas as casas que tiveram problemas em função do tremor de terra ocorrido na madrugada deste domingo (09/12), tão logo o município declare situação de emergência. Determinou também o deslocamento imediato de um caminhão com 12 toneladas de colchões, cobertores e cestas básicas. O material saiu de depósito da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em Montes Claros, com previsão de chegada em Itacarambi às 19 horas deste domingo.
Também por orientação do governador, já se encontram em Itacarambi o secretário executivo da Cedec, Tenente-Coronel Alexandre Lucas, e o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Teixeira, que instalaram na cidade o Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres. O SCO, composto por representantes do Corpo de Bombeiros, Cedec, Polícia Militar de Minas Gerais e prefeitura local, já realizou uma primeira reunião.
No balanço feito pelo SCO o tremor de terras atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas (média de cinco pessoas por família). Do total de casas, seis foram destruídas. Das famílias atingidas, 35 foram alojadas na Creche Najila Nemer, em Itacarambi. As demais foram levadas para casas de parentes na localidade de Várzea Grande, a 8 km de Caraíbas. O transporte foi garantido pela Prefeitura de Itacarambi.
O tremor de terras provocou a morte de Jessiane Oliveira Silva, 5 anos. Outras seis pessoas ficaram feridas: Maria de Fátima Pereira, 44 anos; Jesuína Fiuza Oliveira, 55 anos; Jessielen Oliveira Silva, 5 anos; Veralice Fiúza Oliveira, 25 anos; Thiago Souza Santos, 8 anos; e Osías Carvalho Santos, 45 anos. Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias, em Itacarambi, e já foram liberados.
O governo mineiro tomou a iniciativa de oferecer transporte para a equipe do Observatório Sismológico da UnB. Como o aeroporto local não tem autorização para operação noturna, e os pesquisadores somente poderiam iniciar viagem no período da tarde, este deslocamento ocorrerá em avião do Governo de Minas com saída de Brasília para Itacarambi prevista para às 6h da manhã desta segunda (10/12).
O chefe do Observatório Sismológico da UnB, professor Lucas Vieira Barros, confirma a instalação de sismógrafos na localidade em função de tremores já registrados anteriormente. O trabalho de monitoramento vinha sendo conduzido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a participação da prefeitura local. O Governo de Minas não foi acionado para participar do monitoramento.
Mais informações:
Secretário executivo da Cedec, Tenente-Coronel Alexandre Lucas
Contato: (31) 9817-2500
Superintendência de Imprensa do Governo de Minas
(31) 3250-7152 / 3250-4908

TREMOR DE TERRAS MOBILIZA O GOVERNO

O governador Aécio Neves determinou hoje (9/12) que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) dê todo o apoio necessário à Prefeitura de Itacarambi, no Norte de Minas, para assistência integral às famílias vítimas de um tremor de terras registrado no distrito de Caraíbas, que fica a 35 km de Itacarambi. Após ser declarada situação de emergência no município, o Governo de Minas garantirá a construção de casas para as famílias desabrigadas.
O tremor ocorreu na madrugada deste domingo e atingiu também, de forma mais leve, a cidade de Itacarambi e alguns pontos de Manga e Januária, segundo informações da Polícia Militar de Itacarambi. Para verificar a dimensão e os motivos do tremor, o Governo de Minas solicitará uma avaliação criteriosa à Universidade de Brasília (UNB).
Em Itacarambi será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres, que reúne diferentes órgãos do governo para atuar conjuntamente no monitoramento e controle de novas ocorrências. Para instalar o SCO, o secretário executivo da Cedec, Tenente Coronel Alexandre Lucas, e o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Teixeira, já estão se deslocando para o local.
As primeiras informações da Cedec mostram que 60 casas foram atingidas, sendo seis destruídas e as demais danificadas. Uma criança de cinco anos morreu e seis pessoas estão feridas, duas em estado grave e quatro com ferimentos leves. Os feridos foram levados para o hospital local. As famílias que moram nas casas danificadas ou destruídas já estão sendo removidas pela Prefeitura de Itacarambi com o apoio da Defesa Civil local.
A Cedec está garantindo o fornecimento de cestas básicas, colchões e cobertores para as famílias removidas. A necessidade de novas remoções será avaliada.

ATENÇÃO! ALERTA GERAL!

ABALO SÍSMICO NO MUNICÍPIO DE ITACARAMBI FAZ VÍTIMA FATAL
Aos cinco minutos de hoje (09/12), ocorreu abalo sísmico na localidade de Caraíbas, município de Itacarambi, a 35 km da sede da cidade.
A intensidade do abalo fez com que seis casas fossem destruídas e provocou danos em inúmeras outras residências. Algumas correm risco de desabamento, motivo pelo qual a população foi orientada a deixá-las.
Foi feita vítima fatal a menina Jessiane Oliveira da Silva, de 05 anos de idade, que foi soterrada pelos escombros da casa onde morava.
Sofreram ferimentos leves: Maria de Fátima Pereira de Souza, 44 anos; Jesuína Fiúza de Oliveira, 25 anos; Jessielen Oliveira da Silva, 05 anos e, Veralice Fiúza de Oliveira, 25 anos. Osias de Carvalho Santos, 45 anos e, Thiago Souza Santos, 08 anos, sofreram traumatismos cranianos leves.
O abalo ainda foi sentido de forma menos intensa, sem danos, com leves tremores nas cidades de Itacarambi/MG; Januária/MG e Manga/MG, conforme informaram Policiais Militares do Pelotão PM da cidade de Manga; do 30º BPM de Januária/MG e do Destacamento PM de Itacarambi/MG.
As famílias desabrigadas foram encaminhadas para abrigos improvisados na cidade de Itacarambi/MG.
Segundo lideranças da comunidade de Caraíbas, há sessenta e seis famílias desabrigadas. Os Policiais militares do Destacamento de Itacarambi estão mobilizando todas as entidades de Defesa Civil do município para auxilio às vítimas.
Maiores informações contactar com o Sargento Kleber Câmara. Assessoria de Comunicação Organizacional do 30º BPM. Praça dos Pescadores, 190, Centro – Januária/MG. Telefax: 38 3621 1360.