Leonardo Villar, Glória Menezes e o inconfundível Othon Bastos.
sábado, novembro 07, 2009
O PAGADOR DE PROMESSAS, VERSÃO 1962
Leonardo Villar, Glória Menezes e o inconfundível Othon Bastos.
ANSELMO DUARTE ESTÁ SENDO VELADO
O corpo do cineasta Anselmo Duarte será velado à partir das 17h deste sábado (7), na Assembleia Legislativa de São Paulo, informa a assessoria de imprensa do Instituto Anselmo Duarte. O enterro está previsto para as 11h30 de domingo (8), no Cemitério Municipal de Salto, cidade natal do diretor.
Duarte, de 89 anos, morreu na madrugada de sábado (7), à 1h30, no Hospital das Clínicas, onde estava internado desde o último dia 28. Segundo o filho do diretor, o empresário Ricardo Duarte, ele sofreu o terceiro acidente vascular cerebral e ainda lutava contra um câncer na bexiga.
Diretor, ator, produtor e roteirista de cinema, Duarte foi um dos mais prestigiados artistas do país. Com o filme “O pagador de promessas”, de 1962, foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema Cannes – a única concedida a um filme brasileiro até hoje. Ele concorreu com outros gênios do cinema, como Vittorio De Sica e Luis Buñuel.
Segundo o filho do diretor, o corpo do cineasta será levado para a cidade natal do diretor, Salto, no interior paulista, às 8h do próximo domingo (8). Lá, ele receberá uma breve homenagem da prefeitura e deverá ser enterrado às 11h30 no Cemitério Municipal de Salto.
Além de Ricardo, o diretor também é pai de Anselmo Duarte Júnior, Lídia Soares Duarte e Regina Hooper Duarte.
CARREIRA
Anselmo Duarte começou sua trajetória artística como figurante do longa "It's all true", de 1942, que o diretor americano Orson Welles filmou no Brasil mas não chegou a finalizar.
Duarte seguiu na carreira de ator até até o fim da década de 40 e depois na de 50, quando recebeu o título de galã graças ao filme "Carnaval no fogo". Estrelou produções das companhias de cinema Atlântida, Cinédia e Vera Cruz.
O filme “O pagador de promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, foi sua grande consagração. O longa concorreu ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro e venceu a Palma de Ouro em Cannes, um dos principais eventos cinematográficos do mundo.
TAMANHO DE ROUPA VAI SER PADRONIZADO
A dificuldade de encontrar uma roupa que obedeça a todas as medidas das pessoas está com os dias contados. Quem explica é a repórter Narrimann Sible.
Na hora de comprar roupa, o consumidor fica confuso.
“Não é padronizado. Cada loja é um número. Você chega na loja achando que vai vestir 40 e fica muito apertado, aí vai para o 42”, comenta uma consumidora.
“Você vai e veste umas três ou quatro. Não serve, a gente fica cansado e vai embora”, diz a professora Zulmira Ferreira.
Os fabricantes explicam: o padrão de numeração criado em 1995 teve que passar por adaptações.
“Foi um aumento em geral, eu falo que foi desde busto até quadris. A gente sente isto muito também no infantil”, contou a dona de confecção, Kátia Ignácio.
“No infantil, isso representou, praticamente, dois números. Então, as crianças, felizmente, estão mais fortes, mais altas”, explicou a Maria Adelina Pereira, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Tantas trocas que as fábricas de moda infantil pediram uma nova padronagem com urgência. A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, se baseou na medida de clientes das confecções, na tabela de crescimento usado pelos pediatras e com a orientação de escolas de modelagem, como o Senai, definiu 14 tamanhos: de recém-nascidos até adolescentes, de acordo com as medidas de 24 partes do corpo.
As confecções vão poder escolher quantas e quais medidas vão para etiqueta, mas duas são consideradas essenciais. A primeira, é a altura das crianças pra quem a roupa foi feita. Essa deverá estar indicada em todas as peças. A segunda, no caso de camisas e casacos, é o quanto deve ter na fita métrica o contorno do tórax. Para calças, saias e bermudas é a medida da cintura.
A coleção de inverno do ano que vem já deverá chegar às lojas com etiquetas seguindo o novo padrão. Cabines com leitura computadorizada já estão tirando as medidas dos adultos. A mudança nas etiquetas ainda não tem data, mas só de saber que pode melhorar: “Ai, vai ficar bom demais”, disse uma compradora.
sexta-feira, novembro 06, 2009
MORTA EM MOC COM UMA FACADA NO PEITO
Uma mulher foi morta com uma facada pelo companheiro com quem morava na Rua 27, Bairro Cidade Industrial, região Norte de Montes Claros, na noite de ontem, quinta-feira.
Segundo informações de uma testemunha que chamou a polícia militar, por volta das 23h escutou gritos suplicando por socorro vindos da casa da doméstica Joana Silvana de Oliveira, 45 anos.
Policiais militares rapidamente chegaram ao local e encontraram a casa com portas e janelas destruídas. Ao entrarem na residência, em um dos cômodos os policiais encontraram o desempregado Aguinaldo Cardoso dos Santos, 51, o Crivaca, morador do local. No momento em que a PM entrou na casa, Crivaca tentava fugir, mas foi dominado e preso.
Ao ser indagado pelos policiais, ele narrou que, após entrar em luta corporal com socos e chutes contra sua companheira, por motivos fúteis, armou-se com uma faca de cozinha e golpeou Joana Silvana. Ela foi localizada em outro cômodo, caída ao lado da faca utilizada no crime.
Imediatamente foi acionada uma unidade do Samu, que compareceu ao local, porém, ao examinar a vítima, constatou-se que já estava morta.
O perito João Maurício compareceu ao local e, após realizar os trabalhos de costume, constatou no corpo da doméstica uma perfuração no peito esquerdo e hematomas no rosto.
Crivaca preso
MULHER SÓ TIRA CNH APÓS 949 TENTATIVAS

Cha Sa-soon tentou passar no exame escrito quase que diariamente desde abril de 2005, mas só obteve êxito na última quarta-feira.
Ela gastou cerca de US$ 4.200 (R$ 7.240) em taxas durante a série de tentativas fracassadas. Na última quarta-feira, Cha foi aprovada após alcançar a pontuação mínima de 60 pontos para poder fazer o exame de direção.
Antes de obter a carteira de motorista, a sul-coreana precisa ser aprovada também no exame de direção, segundo Choi Young-chul, policial de trânsito que trabalha na agência de Wanju.
PRESO AO DESAFIAR POSTE PARA UM DUELO

David Robinson tinha exagerado na bebedeira. E o escocês de 22 anos acabou se sentindo um Dom Quixote moderno. Depois de chamar várias pessoas na rua para briga, ele resolveu inovar no estilo valentão: desafiou um poste de luz para um duelo em Perth (Escócia).
Aos brados, David adotou posição agressiva contra o poste, chamando a atenção de todos os pedestres. “Vem cá me encarar!, gritou ele, várias vezes. A polícia logo chegou ao local, e o sujeito foi preso por atentado contra a ordem pública, segundo reportagem do "Scottish Sun".
Agora, David terá que cumprir 80 horas de serviço comunitário. E, durante o cumprimento da pena, nada de conversar com postes, muros, paredes, hidrantes...
CARIOCAS DISPUTAM GAROTA DA LAJE 2009

“Mas é um Fiat Uno poderoso, com kit gás e tudo”, conta o coordenador do concurso, Renato Alves.
A disputa é promovida pela Rádio Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), do principal pólo de comércio popular do Rio. A segunda colocada ganhará uma piscina de fibra com capacidade para cinco mil litros. A "medalha de bronze" vai receber uma espécie de “kit-laje”, com material para construir uma laje de 30 metros quadrados.
“Essa laje pré-moldada é a 'Mercedes Benz' das lajes. Pobre está sempre fazendo um puxadinho”, brinca Renato.
As candidatas – moradoras da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana do Rio e das zonas Norte e Oeste – desfilarão de biquíni e, em seguida, farão uma performance com a música escolhida.
Segundo os organizadores, a disputa promete ser acirrada. A escolha caberá a dez jurados, entre eles o presidente da Saara, Enio Bittencourt, o DJ Marlboro e Fernanda Abraão, a “Loira da Laje” do humorístico "Zorra Total". A lista inclui ainda Cínthia Nogueira, funcionária da Rádio Saara, que inspirou o concurso.
A final do concurso será às 11h de amanhã, na Praça do Mascate, na esquina das ruas Buenos Aires e Regente Feijó, no Centro do Rio.
EUA: PIVÔ DA GUERRA INTERNA ESTÁ VIVO
As novas informações contrariam a versão inicial do Pentágono de que três militares estavam envolvidos no tiroteio. Um deles identificado como major Nidal Malik Hasan chegou a ser dado como morto. No entanto, após reunião de duas horas com outros militares, o general Bob Cone informou que Nidal Malik Hasan está internado em condição estável e, até o momento, é o único suspeito identificado no caso. Os outros dois soldados foram interrogados e liberados.
O suspeito acabou de ser promovido a major. Ele é médico e cuidava de soldados com problemas psiquiátricos. Agentes do FBI estão na base de Ford Hood para identificar uma possível participação de civis no ataque.
O incidente ocorreu às 13h30 locais (17h30 de Brasília), cerca de meia hora antes de uma cerimônia de graduação de militares que iria ocorrer em um auditório da base, usado geralmente para dar "briefings" aos soldados.
Os ataques ocorreram em dois pontos próximo ao Centro de Processamento de Prontidão dos Soldados e ao Teatro Howze. O centro é o local

General Bob Cone fala com a imprensa.
quinta-feira, novembro 05, 2009
FURTADO COLETE À PROVA DE BALAS DO PM
Por isso, periodicamente o serviço de inteligência da polícia militar faz publicar nos jornais uma série de alertas para que o cidadão comum se precavenha contra o sumiço de suas coisas. Mas a desatenção não é privilégio apenas dos cidadãos civis que se encontram do lado de cá do batalhão.
No último domingo, 29, por volta das 14h, o policial militar Luiz Fernando de Souza Santos, 29 anos, deixou seu Gol estacionado em frente a sua residência, momento em que um desconhecido aproveitou-se de um breve descuido (o porta-malas foi deixado destrancado) e furtou “uma capa de colete balístico liso na cor preta (sem as placas), com a descrição em amarelo POLICIA MILITAR e uma tarjeta com o nome Sd 2ª Cl Luiz Fernando.”
Até o fechamento desta edição, a PM não tinha encontrado o autor do furto do colete à prova de balas do PM.
DIRIGIA, BÊBADO, UM CORTADOR DE GRAMA

Martin, que carregava Charlene Mallorey como passageira no "veículo" inapropriado, teria ameaçado o policial Abigale Rodriguez quando estava sendo levado para a cadeia do condado de Marion.
De acordo com o periódico, o acusado provocou danos de cerca de US$ 100 na porta do ônibus. Ele estava dirigindo um cortador de grama do modelo "Scag Turf Tiger", que é avaliado em US$10 mil, conforme a reportagem.
PRESOS EVITAM ASSASSINATO DE GUARDA
O caso ocorreu na cadeia Orient Road.
Segundo a polícia do condado de Hillsborough, o guarda Kenneth Moon escapou de sofrer ferimentos graves no ataque, ocorrido em 2 de outubro, porque outros internos o ajudaram,.
Moon, de 64 anos, estava trabalhando em sua mesa quando o interno Douglas Emanuel Burden atacou-o e começou a estrangulá-lo.
Outros detentos partiram em auxílio de Moon, e um deles pediu ajuda por rádio.
Burden, de 24 anos, cumpre pena por questões de drogas.
DEMITIDA DE PADARIA POR SER SEXY DEMAIS

Segundo a reportagem, Georgina saiu da padaria depois que uma supervisora visitou a loja e disse que ela trabalhava "muito devagar" e que seria demitida em uma semana. A jovem se defendeu dizendo que nunca foi treinada de maneira adequada e que trabalhava das 8h às 17h sem intervalo.
Para Georgina, a chefe ficou com ciúmes porque ela chamava a atenção dos clientes com suas curvas.
DEU NA COLUNA DE JOÃO JORGE - O NORTE

quarta-feira, novembro 04, 2009
EXPLOSÃO DO SILÊNCIO EM PLENA LUA CHEIA
Foram suas palavras que me cativaram. Escritas suas, houve que li e reli, em um misto de curiosidade e desejo. Palavras.
Você me encantou pelo falar, pelo contar...
“Tateando no escuro”, ou não, o complemento: palavras...
Mas, as palavras, de repente, sumiram.
Os gestos foram acompanhados pelo silêncio. Absoluto e reinante.
Sem palavras.
Sem respostas.
O silêncio fere, machuca, cutuca a natureza mais íntima...
A ausência de palavras – faladas, escritas, simplesmente palavras – dói muito...
O seu silêncio não deixou saudades. E quase destruiu a lembrança...
A perversidade do silêncio reside na permissão ilimitada ao pensamento: na ausência de palavras, pensa-se o que se quer.
Segundo aquela canção: “silence like a cancer grows”...
O seu silêncio foi impróprio... Foi exagerado. Egoísta. Imaturo. Perverso.
Subestimou a capacidade de entendimento.
Então, aquele canto dos pássaros, que alegrou nossa conversa, foi meu consolo... Como também o foi o som instrumental que nos acompanhou...
E aí, quase me perdi.
Quase e quase. Não à-toa usei o “quase”.
Sou um pouco mais que balzaquiana... isso é uma vantagem. Embora, na seara das paixões, sermos sempre aprendizes...
Há silêncios e silêncios.
E foi o silêncio do pós-amor, que me lembro bem, que ainda me fez acreditar que todo romance (romance?) vale a pena...
PM ESTOURA ALBERGUE QUE ERA USADO PARA PROSTITUIÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS

Segundo a polícia militar, o local, além de ponto de distribuição e venda de drogas, era usado para prostituição e aliciamento de menores, além de receptação de produtos furtados e roubados na cidade.
No “albergue” localizado na Rua Manoel de Freitas, Bairro Jardim Alvorada, que segundo a polícia militar era usada para prostituição, receptação de produtos furtados e roubados, moram cerca de 20 famílias. Três delas recebem cerca de R$ 200 mensais a título de auxílio-moradia da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
De acordo com a ex-esposa do proprietário do albergue, Sebastião Vitório (Tião Preto), a dona de casa Cristina Barbosa Santos, 32 anos, a casa de quatro pavimentos possui cerca de 47 quartos, quase todos alugados para pessoas carentes. Diz que o local nunca foi palco de prostituição, como diz a PM.
Cristina afirma que há mais de quatro anos quatro famílias recebem o beneficio da prefeitura, porém, uma família resolveu ir embora para outra cidade, ficando três, que atualmente recebem R$ 600 trimestralmente.
Sempre segundo Cristina, Sebastião trabalha na prefeitura há cerca de trinta anos, ganhando, juntamente com outros rendimentos, em torno de R$ 4 mil mensais.
O pedreiro Claudionor Pereira Silva, 43 anos, afirma que o dinheiro que a PM apreendeu no local, com Tião Preto, se refere a aluguéis de inquilinos e de famílias que a prefeitura mantém ali. O pedreiro diz que mora no local há mais de quatro anos, por ordem da própria prefeitura.
Frisa que recebeu da prefeitura R$ 600 para repassar para o proprietário, porém, como ele está preso, não sabe a quem entregar o dinheiro.Funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social e de Administração, bem como o setor de finanças da prefeitura, ouvidos pela reportagem, dizem desconhecer que o “albergue” seja usado para manter beneficiários de auxílio-moradia. Documentos em poder dos envolvidos no boletim de ocorrência da PM, aos quais a reportagem teve acesso, comprovam a relação direta entre moradores e empregadores, no caso as secretarias municipais citadas. (Reportagem: Rubens Santana)
CAMPO DO ATENEU VIRA ARENA DO FORMIGÃO

- Há uma conversa e uma proposta para que o Funorte mande seus jogos para o campo do Ateneu em 2010. Mas ainda precisamos sentar para conversar com mais detalhes sobre o assunto – diz o diretor Carlúcio Bicalho, que ainda salienta que é apenas uma proposta.
O diretor Cristiano Júnior adiantou que o Funorte tem muito interesse em mandar os jogos para o campo do Ateneu, mas adiantou que para o Funorte o interessante seria fazer um contrato de comodato de 10 ou 15 anos.
- O Funorte tem interesse sim. Mas a nossa proposta é de fazer um comodato de no mínimo de 10 ou 15 anos. Não temos interesse em reformar e mandar os jogos por um ou dois anos. O Funorte faria a reforma do gramado e da própria sede, abatendo também no aluguel durante este período de comodato. Ficaria bom para os dois. O campo do Ateneu seria a Arena do Funorte, a casa do Formigão – explica o diretor. (Reportagem: Hebertt Halley)
NOIVA ESPANCADA POR SE VESTIR DE NEGRO

MENINA DE 11 DÁ À LUZ NO DIA DO CASÓRIO

A garota contou que descobriu a gravidez só duas semanas antes de completar 11 anos. Ela teve Violeta na semana passada, com o marido, Jeliazko Dimitrov, ao seu lado.
Dias depois do nascimento da criança, eles retomaram a cerimônia e se casaram formalmente.
"Eu não vou mais brincar com brinquedos", disse ela, segundo o jornal britânico "News of the World". "Agora eu tenho um novo brinquedo."
O casal se conheceu no pátio de sua escola para ciganos. Ele a "salvou" de colegas que a molestavam. Uma semana depois, eles "conceberam" a pequena Violeta.
Kordeza admitiu que não teve educação sexual e que a gravidez precoce foi um erro.
Agora, eles enfrentam um problema adicional: Jeliazko pode ser condenado a seis anos de prisão por ter tido relações com uma menor.
"Estou com medo. Quero cuidar de minha mulher e minha filha. Em vez disso, posso ir à prisão", disse.
BEBÊ MORRE ENGASGADO EM UMA CRECHE

“Eu fui até a creche, cheguei lá, já tinham levado meu filho para a Santa Casa. Eles não me explicaram direito o que aconteceu. Disseram que se afogou com leite”, contou a mãe da criança, Rafaela Macedo.
O caso foi registrado na polícia como morte suspeita, e será investigado. “Nada que for feito agora vai trazer meu filho de volta”, disse Rafaela.
O laudo do Instituto Médico-Legal deve ficar pronto em 30 dias. A Prefeitura de Araçatuba, responsável pela creche, disse que só irá se pronunciar depois que o resultado for divulgado.
DESIGNER CRIA LAPTOP FEITO DE PAPELÃO
terça-feira, novembro 03, 2009
DE REPENTE BALÃO CAI NO MEIO DO POVÃO


MISS TRANSEXUAL QUER MUDAR DE NOME

NESTA 3ª, 37 CONCURSOS E 24 MIL VAGAS
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Entre os concursos que abrem as inscrições nesta terça estão os do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Tribunal de Contas de São Paulo, Ministério Público do Paraná e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Sergipe.
Entre os concursos abertos, o que oferece maior salário é o do Ministério Público do Trabalho: R$ 21 mil.
E O RIACHO VIEIRA TRANSBORDOU EM MOC...






segunda-feira, novembro 02, 2009
MOC É CAMPEÃO ESTADUAL DE VÔLEI

No set decisivo, o Montes Claros Funadem mostrou a determinação dos atletas que não deixaram a chance da vitória escapar e, com o apoio da torcida que fez a diferença, venceu o jogo e levou o título de campeão mineiro.

RETROSPECTO
O Montes Claros Funadem amplia a lista de títulos em sua trajetória de pouco mais de quatro meses. A equipe acrescenta o titulo do estadual a outras competições onde se sagrou campeã. A trajetória vitoriosa começou com o Circuito Internacional de Vôlei, realizado em agosto, em Montes Claros. A equipe venceu as três partidas disputadas com o Sada Cruzeiro e a Seleção da Argentina Sub-23. Em seguida, a equipe, em sua primeira turnê internacional, conquistou o vice-campeonato da Copa Banco Província, em Buenos Aires (Argentina). O torneio incluiu cinco jogos na Argentina, com um amistoso e mais quatro jogos com as participações do Drean/Bolívar, Boca Juniors e do SOS/Villa María. Em seu retorno ao Brasil, o Montes Claros Funadem participou do Desafio Globo Minas, em Belo Horizonte (MG), sagrando-se campeão, numa vitória de virada por três sets a um sobre o Sada/Cruzeiro.
A equipe hoje desponta como a revelação e a nova força do voleibol brasileiro, com um retrospecto impecável, de três títulos em apenas quatro meses, tendo disputado 17 jogos, com 10 vitórias e sete derrotas.

Nesta semana, os atletas ganham folga e retornam aos treinos no dia 09 de novembro. Em seguida a equipe segue para Caxias do Sul (RS), onde disputa um torneio com as equipes Vivo Minas, SESI/SP e UCS (Caxias do Sul).
A equipe se prepara ainda para disputar a Superliga Nacional de Vôlei 2009/2010, sendo uma das três representantes de Minas Gerais, na principal competição da modalidade, que começa em 28 de novembro. (Reportagem: Ana Maria Barbosa)
PARA REFLETIR NESTE DIA DE FINADOS

Deus permanece morto!
E quem o matou fomos nós!
Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes?
O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas.
Quem nos limpará desse sangue?
Qual a água que nos lavará?
Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar?
A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós?
Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!
...
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125
QUEBRA CARROS PARA ATRAIR FREGUESES

A polícia afirmou que homem cobrava entre US$ 40 e US$ 200 para consertá-los. O suspeito foi levado para a cadeia do condado de Washington.
Ele é acusado de ter lesado pelo menos duas vítimas, mas os investigadores acreditam que outras pessoas foram enganadas pelo mecânico.
GATA SE SALVA 5 DIAS NO AR CONDICIONADO

"Ela estava extremamente desidratada, assustada e magra, após ficar presa lá por tanto tempo", afirmou o veterinário Vicky Lomax, destacando que ficou surpreso com o incidente, já que gatos costumam entrar e sair de lugares apertados.
Segundo a equipe de resgate, o animal ficou preso dentro do aparelho por, pelo menos, cinco dias. Para libertá-lo do incômodo, os agentes tiveram que arrancar o ar condicionado da parede.
VÍDEO MOSTRA TORTURA DE PRESOS EM SC
O filme foi feito durante uma operação de transferência de presos, em 2008. Eles são agredidos. Um dos presos tem a cabeça colocada dentro de um vaso sanitário.
O diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, Hudson Queiroz, disse que participou da operação e não presenciou nenhum dos atos de tortura.
Em Tijucas (SC), detentos contam que também foram agredidos durante uma operação. Eles teriam sido espancados com cabos de vassoura. O juiz Pedro Carvalho recebeu uma denúncia anônima e resolveu visitar o local.
O juiz constatou que os presos haviam apanhado muito.
A advogada Luana Backes apurou que os presos não ofereceram nenhuma resistência e que as agressões ocorreram depois que o grupo havia sido rendido. Ela quer identificar os agressores.
O Secretário de Justiça de Santa Catarina, Justiniano Pedroso, informou que o caso será apurado.
domingo, novembro 01, 2009
CHUVA MERECE A AVE MARIA DE SHUBERT
Maria, gratia plena
Maria, gratia plena
Ave, ave dominus, tecum.
Benedicta tu in mulieribus,
et benedictus
et benedictus fructus ventris tui
ventris tui, Jesus.
Ave Maria.
Et in hora
mortis nostrae.
mortis nostrae.
Ave Maria
E que nossa Mãe esteja sempre conosco.
CAI O NÚMERO DE FREIRAS NO BRASIL

Para irmã Márian, não se trata de uma crise negativa, pois a diminuição das vocações femininas se explicaria pelo fato de haver atualmente maior discernimento na escolha do futuro. "As jovens que no passado eram atraídas pelo exemplo das professoras nos internatos, quando decidiam ser freiras para trabalhar em colégios, hospitais e obras sociais, hoje têm novos horizontes", diz a presidente da CRB. "Chamadas por Deus para se dedicarem à defesa da vida, as irmãs continuam inseridas nos meios populares, como nos anos posteriores ao Concílio, mas buscam outros setores para exercer a missão."
AMANTE FLAGRADO NO AR CONDICIONADO

ALUNA DA UNIBAN NÃO PERDE O EMPREGO
“A minha preocupação é que ela fique traumatizada com tudo isso. Mas ela volta quando quiser”, afirmou ele. "Não tenho nenhuma reclamação. Ela não dava problemas, trabalhava certinho”, afirmou.
A estudante está sem trabalhar desde quinta-feira (22), dia do incidente. “A mãe dela veio me avisar que ela não poderia vir, que ela estava com a cabeça fora do lugar. Só ontem [quinta] fui saber o que aconteceu”, disse o comerciante, que não vê a jovem desde antes do ocorrido. “Ela está recolhida em casa.”
Pereira afirma que no local de trabalho ela sempre evitou roupas curtas e nunca se envolveu em incidentes com clientes. "Fora do horário de serviço ela sempre usa vestido curto e eu acho uma coisa normal. Mas para trabalhar ela vinha de calça comprida. Não só ela como ninguém vem. Tem que trabalhar abaixado, subir na escada para pegar mercadoria e aí não dá certo."
No mercadinho, a jovem fazia de tudo um pouco – trabalhava como caixa, recebia mercadorias e arrumava as prateleiras, cinco horas por dia, das 9h às 14h. A estudante recebe R$ 410 por mês. Segundo Pinheiro, a jovem começou no emprego quando tinha apenas 16 anos, e foi até o local pedir uma vaga.
A confusão na universidade ocorreu em razão de um vestido rosa considerado curto por colegas da faculdade, que a xingaram. A Polícia Militar foi chamada por amigos dela para conter o tumulto e permitir que a garota deixasse a faculdade. Muitas pessoas filmaram a cena e divulgaram as imagens no site de vídeos. A universidade pediu para que o conteúdo fosse retirado e disse que pretende aplicar medidas disciplinares aos causadores do tumulto.