sábado, novembro 07, 2009

ANSELMO DUARTE ESTÁ SENDO VELADO

O corpo do cineasta Anselmo Duarte será velado à partir das 17h deste sábado (7), na Assembleia Legislativa de São Paulo, informa a assessoria de imprensa do Instituto Anselmo Duarte. O enterro está previsto para as 11h30 de domingo (8), no Cemitério Municipal de Salto, cidade natal do diretor.

Duarte, de 89 anos, morreu na madrugada de sábado (7), à 1h30, no Hospital das Clínicas, onde estava internado desde o último dia 28. Segundo o filho do diretor, o empresário Ricardo Duarte, ele sofreu o terceiro acidente vascular cerebral e ainda lutava contra um câncer na bexiga.

Diretor, ator, produtor e roteirista de cinema, Duarte foi um dos mais prestigiados artistas do país. Com o filme “O pagador de promessas”, de 1962, foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema Cannes – a única concedida a um filme brasileiro até hoje. Ele concorreu com outros gênios do cinema, como Vittorio De Sica e Luis Buñuel.

Segundo o filho do diretor, o corpo do cineasta será levado para a cidade natal do diretor, Salto, no interior paulista, às 8h do próximo domingo (8). Lá, ele receberá uma breve homenagem da prefeitura e deverá ser enterrado às 11h30 no Cemitério Municipal de Salto.

Além de Ricardo, o diretor também é pai de Anselmo Duarte Júnior, Lídia Soares Duarte e Regina Hooper Duarte.

CARREIRA

Anselmo Duarte começou sua trajetória artística como figurante do longa "It's all true", de 1942, que o diretor americano Orson Welles filmou no Brasil mas não chegou a finalizar.

Duarte seguiu na carreira de ator até até o fim da década de 40 e depois na de 50, quando recebeu o título de galã graças ao filme "Carnaval no fogo". Estrelou produções das companhias de cinema Atlântida, Cinédia e Vera Cruz.

O filme “O pagador de promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, foi sua grande consagração. O longa concorreu ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro e venceu a Palma de Ouro em Cannes, um dos principais eventos cinematográficos do mundo.

0 comentários: