sábado, dezembro 01, 2007

ATENÇÃO, FUTUROS ATORES E ATRIZES!

ESTAMOS FORMANDO UM GRUPO DE TEATRO EM MOC E VAMOS PRECISAR DE VOCÊS. ENTREM EM CONTATO CONOSCO, NA RUA BOCAIÚVA, 569, QUASE ESQUINA COM RUA JANUÁRIA.
FAVOR PROCURAR REGINAURO SILVA OU GERALDO SPYER, SEGUNDA-FEIRA, 03, ÀS 8 DA NOITE.
ATÉ LÁ!

sexta-feira, novembro 30, 2007

HOMEM LIBERA REFÉNS NO ESCRITÓRIO DE HILLARY CLINTON

O homem que invadiu o escritório eleitoral de Hillary Clinton em New Hampshire supostamente armado com uma bomba libertou seus dois reféns, segundo a rede de TV norte-americana CNN.
Aparentemente foi a mediação de um especialista neste tipo de situação que convenceu o seqüestrador, de cerca de 40 anos, a libertar os dois reféns e resolver o incidente sem derramamento de sangue.
Segundo a imprensa local, a conversa entre o mediador e o seqüestrador aconteceu por meio de um telefone celular.
Agora, a polícia tenta evitar que o seqüestrador detone a suposta bomba que carrega colada em seu corpo.
Hillary Clinton não estava entre os reféns. Ela passa a tarde em Washington.
Várias pessoas foram feitas reféns por um homem armado nesta sexta-feira (30) no escritório de campanha de Hillary Clinton, a ex-primeira-dama e pré-candidata do Partido Democrata à Casa Branca. O prédio fica em Rochester, em New Hampshire, nos Estados Unidos.

MULHER DE 22 ANOS AGRIDE MARIDO DE 85 NA BAHIA E É PRESA

Uma mulher de 22 anos foi presa após agredir o marido, de 85 anos, em Salvador. Ela foi presa em flagrante após uma briga, quando testemunhas viram os hematomas no corpo do idoso e chamaram a polícia.
A mulher foi presa em flagrante e permanece detida na Delegacia do Idoso. Em depoimento aos policiais, ela não negou a agressão.
Segundo a polícia, o idoso afirmou que não foi a primeira agressão da mulher. Os dois eram casados no civil desde agosto de 2006. Antes, o idoso já havia morado com a mãe da jovem.

RESENHA DO RÊ



DA BAHIA PARA MOC
Eis a cartinha manuscrita que chega da Bahia:
Meu ilustre amigo Reginauro Silva. É com imensa congratulação que escrevo esta carta para parabenizar esse conceituado veículo de comunicação que é O NORTE DE MINAS. Não é tarefa fácil manter a liderança, o sucesso, mas diante de uma equipe de grandes profissionais, competentes e disciplinados, é possível crescer em direção ao futuro. Levar e transmitir informações precisas com autenticidade e respeito aos seus milhares de leitores. Este é o grande objetivo desse eclético jornal. Recentemente fiz uma viagem à Bahia e não poderia deixar de prestigiar, na capital baiana, esse maravilhoso e dinâmico jornal O NORTE DE MINAS. Fotos tiradas no famoso elevador Lacerda e no Pelourinho, em Salvador. Jean Santana – Bailarino e ator.
-----
DE MOC PARA A BAHIA
A Resenha de hoje vai toda em homenagem a minha querida Bahia, terra de todos os santos, de todos os amores, de todos os prazeres. Os amigos que ali deixei continuam grudados aqui no meu coração. O mel que ali sorvi continua adoçando meus quereres, com o mesmo sabor da eternidade que jamais se vai.
Deus seja louvado!
-----
PAIXÃO NÃO...
E quando bate a saudade, nada melhor do que fechar os olhos e embrenhar-se pela alegria de uma gente que tira do sofrimento suas mais felizes lições de vida. Gente feliz a transmitir luz e emoção em cada contato, em cada aperto de mão, em cada abraço, em cada beijo.
Gente que brilha!
-----
... MAS Ê SAUDADE!
Quantas vezes me sinto abaianado pelo simples fato de olhar ao redor e identificar meia dúzia de lembranças esquentando um canto da sala, o espelho do banheiro, a caixinha da gaveta, o fundo da algibeira. São imagens que me remetem aos gritos e sussurros que sobrevoaram os lugares por onde passei, deixando impregnadas minhas pegadas ora molhadas ora tingidas pelo chão vermelho das veredas camponesas.
E viva Macaúbas!
-----
VIAJANDO NO INFINITO
Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Anagé, Itambé, Itapetinga, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Guanambi, Caculé, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Salvador, Licínio de Almeida, Mortugaba, Jânio de Quadros, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Igaporã, Arraial D’ajuda, Santa Maria da Vitória, Correntina, Feira de Santana, Trancoso, São Félix do Coribe, Barra da Estiva, Jequié, Teixeira de Freitas, Urandi, Iuiú e, por que não dizer?
Minha doce Triunfo!
-----
E LÁ VAMOS NÓS!
Em cada uma dessas cidades, uma história, uma magia, uma conquista. Faça chuva ou faça sol, lá está ele, o baiano arretado, debulhando sua crença e sua paciência, exercitando a amizade e o gosto de viver.
E viva a Matinha!

quinta-feira, novembro 29, 2007

TEMPORAL DE 180 MILÍMETROS INUNDA BAIRROS DE JANAÚBA

Por Oliveira Júnior
Dezenas de casas foram inundadas e se encontram isoladas em bairros desta cidade. O temporal de 180 milímetros ocorrido na madrugada desta quinta-feira trouxe transtornos e danos a moradores. Os bairros Santo Antônio e Cohab – Conjunto Habitacional José Manoel da Silva, na zona Sul da cidade, foram os mais afetados.
O 3º Pelotão do corpo de bombeiros de Janaúba foi o órgão que tomou a iniciativa de socorrer as vítimas. Os bombeiros vistoriaram casas e ruas inundadas e orientaram os moradores quanto aos procedimentos a serem tomados. A reportagem de O NORTE acompanhou essa vistoria.
No Cohab houve inundação de pelo menos 30 casas. Isso foi causado pelo represamento da água do córrego que passa pelo bairro. Um morador teria construído um muro que praticamente obstruiu a passagem da água. Diante disso, a água recuou e inundou a praça e as ruas A e B.
A moradora Maura Barbosa Andrade se queixa da arbitrariedade desse morador.
– A água tomou conta da sala, dos quartos e do banheiro. Os móveis ficaram molhados. Foi um sufoco. Coloquei o sofá em cima da mesa e eu e os meus filhos não conseguimos dormir – diz Ilca Gomes Morais, que teve medo de cobras que apareceram junto à enxurrada.
Uma hora depois que os bombeiros e a reportagem estavam no local chegaram duas patrolas da prefeitura para amenizar o drama dos moradores. Estes tinham, ainda na madrugada, feito uma abertura no muro do imóvel para o escoamento da água.
– Perdi quase tudo, inclusive uma estante que comprei há poucos dias – reclama Estevão Moreira, da Rua B, no Cohab.
CHUVA E BARRAGEM
Conforme o 5º Distrito de meteorologia, através do posto instalado na Epamig de Nova Porteirinha, entre quarta-feira, 28, e ontem choveu o correspondente a 182mm em Janaúba. Somente na madrugada desta quinta-feira foram 180mm. O acumulado neste mês é de 286,2mm, o dobro do que choveu em novembro de 2005 (139,9 mm).
Em novembro do ano passado choveu em Janaúba o equivalente a 228,6mm, sendo 103,6 apenas no dia 11. A chuva deste mês é 10 vezes maior à da precipitação ocorrida em novembro de 2004, quando choveu apenas 26,7mm em Janaúba.
Com as chuvas dos últimos dias, o nível de água da barragem Bico da Pedra, distante 5 km de Janaúba, está subindo. Nas últimas 24 horas o volume de água subiu 30 centímetros. Em uma semana, o nível de água do Bico da Pedra aumentou em meio metro e, ontem, se encontrava a 2m80 de atingir o transbordamento.

É MESMO O PAÍS DA PIADA PRONTA: DOIS AVIÕES ROUBADOS EM MATO GROSSO

Dois aviões de pequeno porte foram roubados na madrugada desta quinta-feira (29), em Santo Antônio de Leverger (MT).
Segundo a polícia militar, o segurança do aeródromo foi rendido por vários homens na noite de quarta-feira (28). Os policiais dizem que os criminosos tinham sotaque castelhano e armados com metralhadores. As aeronaves decolaram por volta das 3h30.

GALO GOLEIA E AGORA JOGA POR ELE E PELA RAPOSA

O Atlético-MG venceu o Goiás por 4 a 1 nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, e colocou a equipe goiana em situação crítica para a última rodada do Brasileirão. O Esmeraldino, com 42 pontos, não depende mais de seus resultados para fugir do rebaixamento. Precisa torcer contra o Corinthians, que também perdeu nesta quarta (1 a 0 para o Vasco) e ficou com 43.
A vitória colocou o Galo na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Com 52 pontos, o Alvinegro só precisa de uma vitória simples para garantir presença na competição do ano que vem.
Além disso, tem a missão de assegurar a classificação do Cruzeiro para a Libertadores da América. Tudo isso no jogo que faz domingo contra o Palmeiras, fora de casa e de sua imensa torcida que, ontem, quase lotou o Mineirão.
ATLÉTICO-MG 4 x 1 GOIÁS
GALO: Juninho, Coelho (Eduardo), Marcos, Leandro Almeida, Thiago Feltri, Xaves (Renan), Bilu, Danilinho, Marcinho (Gerson), Éder Luís, Marinho. Técnico: Emerson Leão
GOIÁS: Harlei, Ernando, Amaral, André Leone, Vítor, Cléber, Fábio Bahia, Harison, Paulo Baier, Chiquinho (Rinaldo), Fabrício Carvalho, (Fabiano Oliveira). Técnico: Márcio Araújo
Gols: Marinho, aos 24, Harison, aos 28 minutos do primeiro tempo; Danilinho, aos 30, Marinho, aos 34 minutos, Éder Luís, aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Bilu (Atlético)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (FIFA-RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (FIFA-RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

quarta-feira, novembro 28, 2007

RESENHA DO RÊ

CARTÃO DE LETRAS
Extra! Extra! Acaba de chegar à redação o primeiro cartão de natal de 2007. Traz a assinatura do Imest – Medicina do trabalho. Tomara que venham outros mais bonitinhos, com pelo menos um enfeite de Papai Noel ou de um presépio, sem tantas letras como este. De letras, basta a Resenha.
E olhe lá!
-----
SIMPLES ASSIM...
É muito fácil conseguir um cargo de confiança na prefeitura, ganhando entre 3 e 6 mil reais por mês. Basta vestir uma fantasia de eleitor de Tadeu ou Ruy Muniz, com tendência a mudar a casaca.
O emprego sai na hora.
-----
ADEUS, INGRATOS!
Infelizmente, muitos amigos têm embarcado nessa canoa furada, queimando o filme antes da hora e destruindo um futuro que poderia ser bem melhor.
Um futuro de um ano.
-----
(M)ADMINISTRADOS
Não é só gente da comunicação que está sendo cooptada pela tropa de elite do prefeito nem Athos nem Desathos. Companheiros da advocacia também estão sucumbindo ante os dólares furados da (m)administração. E é bom que fiquem caladinhos, quietinhos, senão citaremos nomes.
Sem dó nem piedade.
-----
A DIFERENÇA
Credibilidade se ganha com uma manchete atrás da outra, um furo atrás do outro. Em sua nova fase das capas alfanuméricas, O NORTE bombou com a notícia de que os governos federal e estadual simplesmente deram uma esmola para os produtores da região, mandando 12 em vez de 225 milhões de reais.
Uma diferença e tanto.
-----
A VERDADE E A VERSÃO
Fiel à notícia, como sempre, o Hoje em Dia, o qual tivemos a honra de ajudar a criar, mostrou, também ontem, que a região perdeu R$ 225 milhões com a seca. Já outro jornal menos criativo estampou a esmola de R$ 12 milhões para 96 municípios como se fosse algo espetacularmente alvissareiro para a economia regional. Fazer o quê, dona Laura?
Eles não enxergam...
-----
A TAL DA DUPÉ
Tanto n’A Província – www.reginauro.blogspot.com –, como aqui na Resenha, as mensagens continuam enchendo o universo deste Rê, como a que segue:
Olá, meu caro Regi!
Fiquei estupendamente surpreso e condolente com o incidente do
acidente no pé pela Dupé, ao ponto de tanto repúdio à marca da tão
sem marca. Só não consegui pescar o elo entre o fato e a logomarca Terucha...
Até breve.
Um caloroso abraço do professor José Aparecido
N.R. (Nota do Rê): Quem é que sabe!?
-----
CONSIDERAÇÕES PERTINENTES
Outra mensagem supimpa vem da catedrática mestre Generosa, cujo nome já diz tudo:
Olá, meu caro Regi. Posso chamá-lo assim?
Li as diversas notícias, inclusive a notícia do ônibus que caiu ribanceira abaixo. Furo ou não, contribuiu para que o leitor se rodeasse de curiosidade para saber quem lá estava. As fotos... apenas ao final de tudo... e que paciência eu tive, mas cheguei lá. Eu também não sou de ferro... sou de carne e de letras... e li, e curiei, e olhei as fotos (do ônibus e dos demais "signos"). O blog como um todo está muito interessante, cheio de desestressamento e que me faz rir... principalmente quando estou cheia de trabalho. E hoje não foi diferente.
Parabéns pelo seu jeito cheio de leveza calviniana e seriedade para noticiar.
Abreijos.
Generosa Souto
-----
CADÊ O PEITO?
Artur insiste que não ganhei a aposta (tanto que não pagou até agora), mas o fato é que o Instituto Peré não pôde publicar o resultado da pesquisa sobre a próxima eleição municipal. Como Ruy Muniz e Tadeu Leite encabeçam a preferência popular – fato mais do que notório -, a censura do jornal de lá boicotou o trabalho. E aí, Tutuca, vai pagar ou não a aposta? Afinal, não é todo dia que se ganha um laptop assim de bandeja...
Né não, Paulinha Vanessa?
-----
QUAL É O PROBLEMA
Pode até parecer um absurdo pra nós, privilegiados habitantes do Sul maravilha, mas no Norte/Nordeste é comum a convivência de presidiários de ambos os três sexos em celas comuns. Essa mistura faz parte da cultura local. Tanto que o pessoal lá de cima deve estar encabulado com a repercussão dada à prisão da menor L. com 20 homens, no Pará.
Coisa antiga...
-----
FORNICAÇÃO
É bom que se diga que, tanto lá como cá, incestos ocorrem. Só que, lá, o contato é facilitado pela dormição em comum de pais, filhos, sobrinhos, tios, aderentes, tudo na mesma cama. Ou, para ser mais sincero.
Na rede.
-----
POR SOBRE O MURO
João Carlos Revert telefona para dizer, devidamente assessorado por Reinaldo Xavier, que viu, com seus próprios olhos que um dia a terra haverá de comer, operários da prefeitura de Moc podando árvores no quintal do prefeito nem Athos nem Desathos, o deus da ética e da transparência.
Pois sim!

ASSASSINATOS EM MATO GROSSO PODEM TER LIGAÇÃO COM O PCC

Três funcionários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram assassinados na madrugada de hoje, quarta-feira, em Rondonópolis, no sul do Estado. A pró-reitora do campus universitário da região Sul, Sorahia Miranda Lima, de 41 anos, o prefeito do campus, Luís Mauro Pires Russo, de 44 anos, e o professor do curso de Zootecnia, Alessandro Luís Fraga, de 33, foram mortos a tiros por um homem encapuzado em frente à casa de Sorahia, no bairro Colina Verde. A polícia ainda não tem pistas do assassino.
O triplo homicídio chocou a população de Rondonópolis. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga as hipóteses de latrocínio, crime passional ou 'queima de arquivo'. O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM), Alessandro Ferreira Nunes, informou que parentes da pró-reitora afirmaram que ela estaria recebendo ameaças de morte.
Segundo ele, uma testemunha disse à polícia que o assassino usava camisa vermelha, capuz e calça jeans. Ele não pronunciou nem uma palavra. Apenas se aproximou do veículo deu um tiro no motorista, dois no professor e dois na pró-reitora, fugindo em seguida em direção a um matagal. Nos primeiros depoimentos, familiares disseram à polícia que a Sorahia estaria em processo de separação litigiosa. Informalmente, amigos contaram que ela estava investigando uma série de irregularidades no campus da UFMT em Rondonópolis.
PCC
Ainda há possibilidade de que o crime tenha ligação com o processo de desapropriação de uma fazenda que era de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e que pertence à União. Ela queria usar a área para implantar um campo experimental da instituição de ensino. Os corpos da professora e do motorista foram sepultados em Rondonópolis. O do professor Alessandro Luís Fraga, foi levado para Catanduva, no interior paulista, onde mora a família.

L., MENOR PRESA EM CELA MASCULINA, TEM SINAIS DE GRAVIDEZ

Presa durante 24 dias numa cela com mais de 20 homens e obrigada a fazer sexo em troca de comida, a menina L., de 15 anos, pode estar grávida. O exame de gravidez, feito pelo Instituto Médico Legal (IML) do Pará, deve ser divulgado na sexta-feira, 30. Pessoas que estão em contato com L., contudo, dizem estar preocupadas com a possibilidade de a menina estar esperando um filho. L., que se recusou a fazer o exame de gravidez vendido em farmácia, continua sentindo fortes enjôos.
Na terça-feira, 27, a perícia feita pela Polícia Civil do Pará com base na arcada dentária de L. atestou que ela tem "entre 15 e 16 anos", segundo a coordenadora do Programa Federal de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, Márcia Ustra Soares, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Segundo Márcia, o laudo foi concluído na sexta-feira. "Foram construídas provas periciais. O diretor do IML declarou que ela tem entre 15 e 16 anos", afirmou a coordenadora.
Também na terça, a declaração do delegado-geral do Pará, Raimundo Benassuly, co-responsável pela selvageria praticada contra ela em Abaetetuba, causou polêmica e revolta. Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, ele chocou a platéia ao afirmar que a menina "tem algum problema mental" e por isso não teria reagido às barbaridades a que foi submetida.
"Essa moça certamente tem algum problema, uma debilidade mental, porque em nenhum momento manifestou sua minoridade penal", afirmou o delegado-geral. Ao tentar consertar a frase infeliz, Benassuly revelou que L. também foi violentada em julho, em mais uma das vezes que foi presa na mesma cela.
A governadora Ana Júlia Carepa (PT), que chegou à audiência pública logo depois da declaração de Benassuly, desautorizou o subordinado. "Não tem justificativa. Se alguém tentar justificar, é um absurdo", disse Ana Júlia, irritada, ao deixar o Senado para uma audiência com o presidente da República. No caminho para o Planalto, ela telefonou para Benassuly e cobrou explicações.
Mais tarde, Benassuly admitiu que L. já tinha sido violentada em julho. "Eu me expressei mal. Nossa preocupação é com o estado mental dela. Sou pai e tenho preocupação com isso. Em julho, a moça já sofreu violência sexual e pode ter se sentido constrangida em falar que era menor (em outubro) devido às violências que sofreu. Se o estado mental da moça foi abalado, agrava a pena dos responsáveis", afirmou. Benassuly disse que se referia a algum trauma e não a uma doença mental: "Me expressei de forma incorreta."
Fonte: Estadão

terça-feira, novembro 27, 2007

GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL MANDAM ESMOLA PARA A REGIÃO

R$ 213 milhões
Calma! Esta é a diferença entre os prejuízos causados à área mineira da Sudene – R$ 225 milhões – e o anúncio feito ontem, terça-feira, da liberação de verbas – R$ 12 milhões – pelos governos federal e estadual. A notícia foi recebida com indignação pelos participantes de reunião realizada na sede da Amams, e transmitida pelo secretário executivo da Cedec-MG, tenente coronel Alexandre Lucas. A impressão que fica é de que tanto o presidente Lula como o governador Aécio Neves não aceitaram o lamento feito pessoalmente por prefeitos da região e seus representantes na assembléia e na câmara federal, na semana passada, com base em relatórios técnicos da Emater e da própria Amams. Ou os consideram mentirosos.
A destinação do que pode ser considerado uma esmola ante os danos causados aos flagelados, e que inclui a mortandade de 1.500 cabeças de gado aproximadamente, começa a enfrentar, agora, a burocracia: foi iniciado também ontem, pela Cedec, um mutirão para regularizar a documentação dos municípios que decretaram situação de emergência e que, portanto, têm direito às migalhas a serem divididas entre eles. Só depois disso é que serão publicados os decretos respectivos pelo ministério da Integração Nacional, através da Secretaria nacional de Defesa Civil, para serem reconhecidos.

SECA CAUSA DESEMPREGO TAMBÉM EM JANAÚBA

Por Oliveira Júnior
Um trabalhador contratado, dois demitidos. Isso foi evidenciado em outubro nos setores trabalhistas de Janaúba. A situação mais crítica ocorreu na área de serviços, na qual a dispensa foi pouco acima do triplo das admissões. Na agropecuária o desemprego superou 50%.
Em outubro houve a contratação de 179 trabalhadores em Janaúba. No mesmo período aconteceram 268 demissões, ou seja, 89 vagas deixaram de existir. A seca que predominou na região por quase 9 meses e que destruiu lavouras, refletiu na perda de emprego pelos trabalhadores rurais. Esse setor admitiu 27 pessoas e dispensou 44.
Na área de serviços foram 31 admissões e 10 desligamentos, resultando em 74 postos de trabalho a menos. O comércio de Janaúba também teve números negativos em outubro: 62 contratações e dispensa de 75 comerciários. Os dados são do ministério do Trabalho.

PREFEITURA NÃO APLICA DINHEIRO QUE RECEBEU DO GOVERNO PARA REFORMA DO PARQUE DA SAPUCAIA

O Parque da Sapucaia será administrado pela secretaria municipal de Meio Ambiente. A mudança foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Montes Claros na reunião desta terça-feira, 27. No projeto de lei aprovado foi especificada a área da unidade, que é de 37,66 ha, mas não existiam as delimitações.
Fechado para visitação há cerca de dois anos, o Parque da Sapucaia, um dos cartões postais da cidade, sofre com a ação de vândalos e o descaso da administração.
Em maio de 2006 o ministério do Turismo liberou uma verba de R$ 322.800.22 para revitalização do Parque. A placa da doação do governo federal até está na porta da unidade, porém a reforma, até esta terça-feira, ainda não foi iniciada.
Em 20 de junho do ano passado, o jornal O NORTE publicou matéria na qual o então chefe da divisão de parques da secretaria de Meio Ambiente, Carlúcio Fagundes, afirmava que até o fim de 2006 o parque estaria reformado e revitalizado. O que não aconteceu.

MORADOR DE RUA INCENDIADO EM SÃO PAULO

Um morador de rua, de aproximadamente 30 anos, ainda não identificado, segue internado em estado grave, no Hospital das Clínicas, com 70% do corpo queimado. Ele foi atacado por um incendiário, por volta da 0h30 desta terça-feira, quando dormia na rua São Vicente de Paulo, junto à Praça Marechal Deodoro, em Santa Cecília, região central da capital paulista.
O manobrista de um estacionamento e pedestres que passavam pelo local ajudaram a apagar as chamas que tomaram conta do corpo da vítima. Segundo as testemunhas, um homem vestindo jaqueta branca teria sido visto correndo e abandonando o local segundos após o morador de rua começar gritar por socorro, já em chamas.
Duas equipes dos bombeiros encaminharam o andarilho para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Ainda não se sabe a causa do crime. Uma das hipóteses seria uma briga entre moradores de rua. No local onde a vítima foi atacada, foi encontrado um frasco plástico de óleo automotivo de 1/2 litro, onde supostamente estava o material combustível usado no ataque ao mendigo. O caso foi registrado no 77º Distrito policial, de Santa Cecília.
Fonte: Folha de S. Paulo

segunda-feira, novembro 26, 2007

PREFEITURA SEM OBRAS QUER MUDAR NOME DO PARQUE DA SAPUCAIA

Talvez com o objetivo de mudar o foco das críticas à falta de obras e ao orçamento 2008 aprovado em cima do joelho, a prefeitura de Montes Claros obrigou sua bancada majoritária na câmara municipal a colocar em votação na reunião de hoje, terça-feira, projeto de lei que muda para Simeão Ribeiro Pires o nome do Parque da Sapucaia. Sem maiores justificativas, o projeto deverá ser aprovado por 10 dos 15 vereadores que compõem a bancada do amém. E, desta forma, oferece subsídios para mais propaganda da prefeitura, que reservou no orçamento R$ 2 milhões e 380 mil para publicidade, e apenas R$ 100 mil para políticas sociais.
Construído na primeira gestão do prefeito Luiz Tadeu Leite, o parque da Sapucaia ganhou este nome por sugestão de seu principal incentivador e construtor, o falecido vereador e secretário municipal Jorge Tadeu Guimarães. Tem 302 mil m2 e se encontra abandonado, numa situação como nunca se viu desde sua inauguração, em 1987.
Preocupada tão somente em mudar o nome do parque para homenagear a numerosa família do ex-prefeito, ex-vereador e falecido escritor Simeão Ribeiro Pires, a administração Athos Avelino nada fala sobre a reforma do logradouro nem quando será reaberto à visitação pública.

SERIA ESTE O DESTINO DA TV PEQUI? ALEMANHA ANUNCIA PARA 2008 PRIMEIRO CANAL FUNERÁRIO DO MUNDO

Estreará no início de 2008, na Alemanha, o primeiro canal funerário do mundo, a "Etos TV", que prestará homenagem aos entes queridos já falecidos daqueles que estiverem dispostos a pagar por um obituário televisionado.
Por 2 mil euros, parentes e amigos poderão homenagear os falecidos por meio de um "tele-obituário" de cerca de dois minutos de duração, que será reprisado pelo canal cerca de dez vezes ao longo do dia.
Um pôr-do-sol, crianças jogando no parque, uma montanha nevada ou um lindo céu azul são algumas das imagens que os clientes podem incorporar ao obituário de seus amigos, companheiros, pais, filhos, primos ou tios, acompanhadas de fotografias do falecido e da família.
A cadeia também oferece a seus clientes uma ampla gama de temas musicais e reflexões acerca da paz do além, com várias vozes "em off".
O criador do projeto, Wolf Tilmann Schneider, justifica a iniciativa pela necessidade das televisões de diversificar seu produto, e considera que "o mercado funerário está ainda por explodir". O que pode siginificar, no futuro de Montes Claros e região, a entrada da TV Pequi nesse novo filão...

CASAL MORTO COM 15 TIROS NA PORTA DE CASA

Um casal foi morto na madrugada deste domingo (25) no Recanto das Emas, cidade próxima a Brasília. A polícia diz que Josiano Alves Sobeira, 31 anos e Delma Menezes, 19 anos, morreram na porta de uma casa e foram atingidos por pelo menos 15 tiros.
A arma do crime, segundo as investigações, foi uma pistola de uso restrito da polícia. Os policiais informaram que Josiano estava em liberdade condicional e já respondeu inquérito por porte ilegal de armas, uso de drogas e receptação. Ele estava desempregado e Delma Menezes era diarista.
- Foram mais de 12 tiros disparados. Eu não fui ver o que tinha acontecido porque fiquei com medo de levar um tiro - diz a dona de casa Maria de Fátima de Jesus.
Delma morava em Samambaia, cidade próxima à capital federal. A jovem deixou uma filha de um ano e a família teve que pedir ajuda aos vizinhos para pagar o enterro que custou R$ 1.400.
Os parentes da diarista disseram ela estava no lugar errado, na hora errada. “Ela não conhecia ninguém naquela cidade. O Josiano a convidou para ir na casa dele e ela aceitou o convite. Os caras chegaram atirando nele, como ela estava na garupa da moto acabou sendo atingida”, diz a prima de Delma Menezes, Lílian Keli.
Denúncias anônimas, segundo a polícia, devem ajudar na identificação dos dois homens que atiraram no casal e fugiram a pé. Eles foram vistos por uma testemunha do crime.
Fonte: G1

NUNCA O CRUZEIRO DEPENDEU TANTO DO GALO

A derrota do Cruzeiro para o Sport por 1 a 0, neste domingo, na Ilha do Retiro, complicou a situação do Cruzeiro no Brasileirão (assista aos melhores momentos da partida no vídeo ao lado). A Raposa terá que vencer o América-RN na última rodada e ainda torcer pelo seu maior rival, o Atlético-MG, que joga contra o Palmeiras. Para os jogadores, a situação será desconfortável, porém necessária.
- O futebol prega peça que você não espera. Agora o jeito é torcer para o nosso rival e ganhar do América - disse o meia Maicosuel.
O atacante Roni é outro que fará figa para que o Galo supere o Palmeiras.
- Dependemos do Atlético. Vamos torcer para que eles façam um bom jogo e nos ajudem - finalizou o artilheiro.

DEPOIS QUE A CASA CAIU MINISTRO CONDENA ESTÁDIO DA FONTE NOVA

O ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, condenou o Estádio da Fonte Nova, em Salvador. De acordo com ele, o estádio, cujo nome oficial é Estádio Octávio Mangabeira, não apresenta condições de segurança para sediar jogos dos campeonatos brasileiro e baiano de futebol. "A Fonte Nova foi um símbolo do futebol brasileiro. Temo que o dia de ontem (domingo, 25) tenha sido o último ato dessa história."
No domingo, parte da arquibancada do anel superior da Fonte Nova desabou, durante o jogo entre Bahia e Vila Nova. Sete pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas. O Governo estadual determinou a interdição imediata do estádio.
Silva visitou o estádio na manhã desta segunda-feira (26), junto com o governador Jaques Wagner e representantes do governo da Bahia. Ele disse que o estádio está em "condições precárias".
Apesar de criticar a situação da Fonte Nova, Silva destacou que a decisão de demolir ou inutilizar o estádio é do governador da Bahia, Jaques Wagner.
Wagner disse que espera um levantamento que está sendo realizado pela Defesa Civil sobre as condições do estádio. Segundo ele, a principal preocupação do governo é "diagnosticar" a estrutura das lajes.
Depois de receber esse relatório, ele deve decidir se a Fonte Nova vai voltar a funcionar ou se haverá necessidade de construir um novo estádio.
O ministro afirmou, ainda, que não há previsão de liberação de verbas federais, mas o Governo federal deve "colaborar" com a administração baiana no atendimento às famílias das vítimas do acidente e na eventual construção de uma nova arena.
No momento da tragédia, por volta de 35 minutos do segundo tempo, pelo menos 60 mil pessoas comemoravam o empate por 0 a 0 entre Bahia e Vila Nova, resultado que garantiu acesso do time baiano ao Campeonato Brasileiro da Série B.
Veja os nomes das vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros e a polícia:
Márcia Santos Cruz, 27 anos
Milena Vasques Palmeira, 27
Jadson Celestino Araújo Silva, 25
Djalma Lima Santos (idade não divulgada)
Anísio Marques Neto (idade não divulgada)
Joselito Lima Júnior (idade não divulgada)
Mídia Andrade Santos, 24
Joselito foi o único que foi levado para atendimento médico com vida. Ele morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), pouco depois da tragédia.
A área onde está localizado o buraco na arquibancada do anel superior da Fonte Nova está isolada. Na hora do acidente, os bombeiros estimaram que 500 torcedores estavam eufóricos e pulavam naquele setor do estádio.

domingo, novembro 25, 2007

CARGA PESADA: POLÍCIA DE MINAS APREENDE CAMINHÃO COM 5 TONELADAS DA ERVA

A Polícia Civil de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, apreendeu um caminhão carregado com quase 5 toneladas de maconha na BR- 267, entre Caxambu e Lambari (MG), na manhã deste sábado (24). Houve troca de tiros e cinco pessoas foram presas.
Os detidos são suspeitos de integrarem uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Um deles era foragido da Cadeia de Pouso Alegre, onde cumpria pena por tráfico.
De acordo com a polícia, a quadrilha trazia a maconha do Paraguai escondida embaixo de sacos de arroz na carroceria de um caminhão. Duas pessoas estavam na carreta e outras três faziam a escola em um carro.
Durante a abordagem policial, houve troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado. Ele foi levado para o Pronto Socorro de Caxambu e não corre risco de morrer.
Segundo o chefe do 2º Distrito Policial da 13ª regional de Pouso Alegre, Gilson Beraldo, a droga seria levada para um sítio em Caxambu, onde seria distribuída. Os suspeitos foram levados para a cadeia da cidade. A polícia vinha investigando a quadrilha havia seis meses.
Fonte: G1