Por Oliveira Júnior
Dezenas de casas foram inundadas e se encontram isoladas em bairros desta cidade. O temporal de 180 milímetros ocorrido na madrugada desta quinta-feira trouxe transtornos e danos a moradores. Os bairros Santo Antônio e Cohab – Conjunto Habitacional José Manoel da Silva, na zona Sul da cidade, foram os mais afetados.
O 3º Pelotão do corpo de bombeiros de Janaúba foi o órgão que tomou a iniciativa de socorrer as vítimas. Os bombeiros vistoriaram casas e ruas inundadas e orientaram os moradores quanto aos procedimentos a serem tomados. A reportagem de O NORTE acompanhou essa vistoria.
No Cohab houve inundação de pelo menos 30 casas. Isso foi causado pelo represamento da água do córrego que passa pelo bairro. Um morador teria construído um muro que praticamente obstruiu a passagem da água. Diante disso, a água recuou e inundou a praça e as ruas A e B.
A moradora Maura Barbosa Andrade se queixa da arbitrariedade desse morador.
– A água tomou conta da sala, dos quartos e do banheiro. Os móveis ficaram molhados. Foi um sufoco. Coloquei o sofá em cima da mesa e eu e os meus filhos não conseguimos dormir – diz Ilca Gomes Morais, que teve medo de cobras que apareceram junto à enxurrada.
Uma hora depois que os bombeiros e a reportagem estavam no local chegaram duas patrolas da prefeitura para amenizar o drama dos moradores. Estes tinham, ainda na madrugada, feito uma abertura no muro do imóvel para o escoamento da água.
– Perdi quase tudo, inclusive uma estante que comprei há poucos dias – reclama Estevão Moreira, da Rua B, no Cohab.
CHUVA E BARRAGEM
Conforme o 5º Distrito de meteorologia, através do posto instalado na Epamig de Nova Porteirinha, entre quarta-feira, 28, e ontem choveu o correspondente a 182mm em Janaúba. Somente na madrugada desta quinta-feira foram 180mm. O acumulado neste mês é de 286,2mm, o dobro do que choveu em novembro de 2005 (139,9 mm).
Em novembro do ano passado choveu em Janaúba o equivalente a 228,6mm, sendo 103,6 apenas no dia 11. A chuva deste mês é 10 vezes maior à da precipitação ocorrida em novembro de 2004, quando choveu apenas 26,7mm em Janaúba.
Com as chuvas dos últimos dias, o nível de água da barragem Bico da Pedra, distante 5 km de Janaúba, está subindo. Nas últimas 24 horas o volume de água subiu 30 centímetros. Em uma semana, o nível de água do Bico da Pedra aumentou em meio metro e, ontem, se encontrava a 2m80 de atingir o transbordamento.
COMUNICADO
-
A ASSOCIAÇÃO DO ROCK DE MONTES CLAROS E REGIÃO - ARMCR, EM OBSERVÂNCIA DE
SUAS NORMAS ESTATUTÁRIAS E VISANDO REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO INSTUTICIONAL,
INFO...
Há 12 anos
0 comentários:
Postar um comentário