sábado, dezembro 06, 2008

TADEU DIZ TEMER HERANÇA MALDITA: DÍVIDAS

Se até a semana que vem o prefeito Athos Avelino não lhe passar informações convincentes sobre a situação atual da prefeitura e a forma como irá entregá-la, o prefeito eleito Tadeu Leite deverá acionar o ministério público para se precaver contra futuras responsabilidades.
Em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, sexta-feira, no escritório local sede da AMM – Associação mineira dos municípios, Tadeu disse que a assessoria do prefeito Athos vem se negando a fornecer informações detalhadas à comissão de transição indicada por ele. Dois ofícios já foram endereçados ao prefeito, mas nem assim a comissão conta com boa vontade por parte dos assessores de Athos.
Extra-oficialmente, a comissão foi informada de que tanto o pagamento do mês de novembro quanto o 13º salário estão atrasados e de que não haveria dinheiro em caixa para honrar essas duas folhas, muito menos a de dezembro.
Chegou ao conhecimento do prefeito eleito, ainda, que centenas de empenhos de obras realizadas nos últimos meses, como asfaltamento de vias públicas, não deverão ser quitados, o que fere a lei de responsabilidade fiscal. Tadeu está informando aos empreiteiros que, embora vá examinar caso por caso, a tendência de sua administração é não quitar esses compromissos, como determina a lei.
Diante dessas informações extra-oficiais, o prefeito eleito diz que vai se dirigir ao ministério público para se prevenir. Antes, espera até a próxima semana pelas informações oficiais da administração que cumpre seu último mês de mandato.
Durante a coletiva Tadeu se mostrou preocupado, também, com a situação de áreas de risco identificadas pelo corpo de bombeiros em Montes Claros. Nessas áreas estão localizadas 1.490 construções que poderão desabar caso chova mais intensamente nos próximos dias. A situação considerada mais crítica é a da Vila São Francisco de Assis, antigo Morro do Frade.
Para se antecipar a possíveis medidas de emergência a serem adotadas, ele entrará em conato com a Defesa Civil, em Belo Horizonte, na próxima semana, acompanhado dos demais deputados que compõem a bancada do Norte.

SHOPPING ANUNCIA HORÁRIO DIFERENCIADO

Sempre no período de natal há uma procura por locais que proporcionam maior conforto, segurança, ações que tornam mais agradável a caça aos presentes e o horário diferenciado. Em razão dessa procura, o Montes Claros Shopping planejou seu atendimento para este período.

Apresentações de Natal
08/12 às 18h - Coral Orfanato Igreja Batista
14/12 às 18h - Coral Lorenzo Fernandes
17/12 às 18h - Coral do Ministério do Menino Jesus de Praga
19/12 às 18h Coral Manoel Meira do SESC - Grupo da 3ª Idade
21/12 às 18h Coral do Ministério do Menino Jesus de Praga
22/12 às 18h Teatro de Natal SESC - Grupo do Ouro (3ª Idade)

Tirar foto com o Papai Noel:: 23 a 24/12, das 10 às 22h

sexta-feira, dezembro 05, 2008

FOTOS QUEM É QUE SABE?

PASSADO E FUTURO
Esta é e melhor imagem que poderia ilustrar a primeira mensagem de Feliz Natal que enviamos a nossos leitores, mostrando a graça e a visão de Serafim.

BOMBANDO GERAL
Graças a Deus, A PROVÍNCIA vem batendo todos os recordes de acesso na mídia eletrônica do Norte de Minas, já chegando a 40 mil visitas em apenas um ano. Fora a satisfação pessoal e profissional do cumprimento diuturno do dever, orgulha muito a este filho de dona Laura e namorado de Laura saber que o jornal eletrônico vem servindo de estímulo para o surgimento de inúmeros outros blogs, o que é bom para todo mundo, especialmente para a Comunicação de massa.
E a democracia.

XU NA NET
Entre tantos blogs surgidos do final do ano passado para cá, destaca-se o do companheiro Xu Medeiros, cujas imagens vêm ganhando o mundo e mostrando, com cores reais, o cotidiano desta terra de Figueira que um dia foi das formigas.
Vá em frente, Tchê!

BARNABÉS EM POLVOROSA
Surgem blogs anônimos também, como o que produziu o comentário abaixo e que está postado no link http://www.politicadebuteco.wordpress.com/. É de lá que tiramos o comentário que se segue, e que retrata a ressaca pós eleitoral e o final de governo na prefeitura de Montes Claros.
Com ilustração e tudo.

CARA DO GATO-DE-BOTAS
Sentado na semana passada com amigos na inauguração do buteco Oficina do Espeto, onde a melhor opção do cardápio é uma kafka recheada, discutíamos sobre a situação dos servidores da prefeitura e aí, ouvi uma expressão interessante: cara de gato-de-botas. Realmente os funcionários da prefeitura, tanto efetivos como comissionados, se dividem em três caras: os que votaram abertamente em Tadeu Leite e estão rindo à toa; os que votaram abertamente em Athos Avelino e estão chorando à toa; e os com cara do gato-de-botas. A expressão é esta aí em cima, da gravura. Esses são aqueles que certamente votaram no Athos mas como não podem ficar sem uma boquinha ou são incapazes de seguir em frente ficam rodando os Tadeusistas contando os segredos do passado e dizendo-se perseguidos, obrigados a balançar bandeira na rua, humilhados, na esperança de continuar. Na minha humilde opinião são os piores. Grande parte possui como característica marcante o puxa-saquismo aliado à incompetência natural. De natal desejo a eles um bom pé nos fundilhos.
Ho ho ho!!!

VENENO PURO
Esse desassossego vem ocorrendo em todos os setores, internos e externos, da prefeitura. Quem está sendo prejudicada, por exemplo, é a comunidade dos bairros Santa Rafaela, Santo Amaro, Santo Inácio e Olga Benário, ali pras bandas do Maracanã, que já não agüenta as baixarias de uma diretora de escola que atende pelo apelido de Valdênia.
Uma cobra!

DE CASA EM CASA
Ainda insatisfeita com o resultado da urna instalada na escola municipal Zizinha Ribeiro (Tadeu, 215 votos; Athos, 63), essa diretora vai, diariamente, de casa em casa com sua Bizz, soltando impropérios contra o prefeito eleito que, segundo ela, não vai governar.
Cosa de loco.

QUER VIM, VEM...
Passadas as eleições, quem reapareceu ontem na Bocaiúva foi meu amigo Carlim de São Paulo, com uma carreta de vinho para vender a preço de custo. Tem de todas as categorias e requintes, com o preço lá embaixo. Basta ligar 9196.2422 e pedir uma caixa.
Ou duas.

LEMBRANÇA DE LELECA
Juntamo-nos aos amigos do Indaga, de Gera Tidoca, que choram o falecimento do jovem Leo ou Leleca. A propósito, Penninha publica crônica ali embaixo, à esquerda, que resume bem a força de visão do menino serelepe que viveu entre nós.
Leia, por favor!

ESTA MENINA DE UM ANO ESTÁ... GRÁVIDA

Uma menina saudita de 1 ano chamou grande atenção ao ser constatado que está "grávida". Explica-se: a criança na verdade carrega no corpo um irmão gêmeo, que passou a se desenvolver no seu próprio útero durante a gestação da mãe.
Agora discute-se o que fazer. Os médicos querem realizar uma cirurgia cesariana. Mas a conservadora sociedade saudita analisa se a retirada do feto pode ser considerada assassinato.

DIABO É GAROTO-PROPAGANDA DE IGREJA

Um canal a cabo da Arquidiocese do Brooklyn, em Nova York, resolveu investir em uma campanha para mudar a sua imagem e atrair mais espectadores. E, para garoto-propaganda, escolheu ninguém menos que... o Diabo! Ele mesmo, o Coisa-Ruim!
O lema da campanha é sugestivo: "Detenha a boa TV". O Prayer Channel, cuja programação é voltada para notícias religiosas, estilo de vida, entretenimento e atrações para crianças, tem um público de, aproximadamente, 850 mil pessoas.
Se você estiver passeando pela Big Apple e vir o Demo fazendo anúncio de canal religioso católico em um ônibus não estranhe. É apenas show biz, com licença poética, na Terra do Tio Sam. Vale tudo. Só não vale dançar anjo com anjo. E não dizem que Deus escreve certo por linhas tortas?

INGLÊS ACHA BOLADA QUE É O FIM DA PICADA

É que as notas estão todas picadas mesmo, formando um quebra-cabeças de muitas e muitas peças. Graham Hill achou as 10 mil libras (estimativa da polícia), o equivalente a 34 mil reais, quando recolhia o lixo no centro da cidade inglesa de Lincoln.
Inicialmente, a polícia recolheu a bolada por seis meses, mas, como ninguém veio se declarar dono do dinheiro, as notas de 10 e 20 libras foram devolvidas a Ghaham. O Bank of England disse que dará uma nota nova para cada cédula reconstituída perfeitamente pelo gari.

VEADO FERIDO SE VOLTA CONTRA O CAÇADOR

Goodman ao lado do veado 'vingativo'

Por alguns instantes, o papel de caça e caçador se inverteu no estado americano do Missouri. Randy Goodman, de 49 anos, imaginou que havia matado um veado após atingir o animal com dois tiros de rifle calibre .270. O bicho, no entanto, teve tempo de atacar Goodman antes de ser morto por mais dois tiros.
"Ele parecia estar morto, e fui puxá-lo para a caçamba da caminhonete", conta Goodman. Quando o caçador se aproximou, o veado de cerca de 110 kg levantou-se, derrubou Goodman e o atacou com chifradas. De acordo com o caçador, a "vingança" da caça durou cerca de 15 segundos, até que, mesmo ferido, Goodman conseguiu pegar seu rifle e atirou mais duas vezes no animal.
Após o incidente, Goodman dirigiu até um hospital, onde precisou levar pontos na cabeça para suturar os cortes provocados pelas chifradas.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

PARA VOCÊ IMPRIMIR E GUARDAR, MOUCELIN!

HISTÓRIA DE PESCADOR? 21 ANOS DEPOIS, HOMEM ACHA ANEL NA BARRIGA DE UM PEIXE

É história de pescador, mas os envolvidos juram que é verdade. O ano era 1987 e o americano Joe Richardson havia acabado de se formar no Instituto Técnico Universal de Houston, no Texas. Duas semanas após a formatura, ele foi pescar com amigos no lago Sam Rayburn e perdeu seu anel de formatura.
Vinte e um anos depois, um pescador pegou um bass de boca pequena, peixe muito comum nos lagos americanos, e teve uma surpresa ao abrir o animal. Dentro do peixe de quatro quilos havia um anel dourado com uma pedra azul com o nome Joe Richardson gravado nele.
Com ajuda da internet, o pescador localizou Joe e devolveu-lhe o anel.
O dono, que agora tem 41 anos, quase não acreditou na história. Mas como o pescador lhe contou detalhes da jóia perdida há mais de duas décadas, ele enfim se convenceu da história. Joe disse que o anel, que na época custou US$ 200, está em boas condições e que será mantido da mesma maneira que foi encontrado. "Disse para minha mulher não limpá-lo. Quero ele do mesmo jeito que foi encontrado”, disse Joe.

MOTO, A MAIOR CAUSA DE ACIDENTES: 6.734

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde aponta que as mortes decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas cresceram vertiginosamente no Brasil, entre 1990 e 2006. Vale ressaltar, porém, que o estudo leva em consideração apenas o aumento de ocorrências em relação ao número de habitantes, sem abordar o aumento da frota. Apesar disso, os números são alarmantes e apontam para um crescimento de 2.252%: 299 mortes em 1990, contra 6.734 em 2006.
“A moto se tornou uma opção interessante diante dos congestionamentos, além de ter virado um meio de trabalho para muitos. O fato de ser mais barata que automóvel e as facilidades no financiamento também contribuíram para o aumento da frota”, explica a autora do estudo, Marli Montenegro, que trabalha na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A taxa de óbitos por acidentes com moto subiu de 0,01/100 mil hab. em 1990 para 4,6/100 mil hab. em 2006, nas cidades com menor porte populacional (até 20 mil habitantes). Nas cidades com maior porte populacional (acima de 500 mil habitantes), esse índice foi de 0,2/100mil habitantes em 1990 para 2,6/100 mil habitantes em 2006.
"O acidente de moto ele é um acidente sempre muito grave", explica o tenente Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros. "Nos veículos de passeio normal você tem pára-choque, você tem toda a lataria. Na moto, você faz parte do contexto. Então sempre que você tem um acidente de moto, a probabilidade de fraturas e de lesões nos membros inferiores é praticamente certo.
"Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que, em relação a óbitos em decorrência de acidentes de transporte terrestre, esse tipo de veículo está em quarto lugar. Os acidentes de transporte terrestre são a segunda causa de morte por causas externas, correspondendo a 28%. “A conseqüência disso são altos custos para a sociedade, impactos sociais e psicológicos para suas vítimas e familiares”, diz Marli.
Em São Paulo, uma entidade que cuida de pessoas com deficiências físicas recebia a maior parte de pacientes vítimas de arma de fogo. Em 2007, isso mudou. Os acidentes de trânsito e, principalmente, os acidentes com moto, passaram a ser os principais causadores de lesão de medula. As seqüelas dos acidentes vão além dos movimentos de braços e pernas. "Pode afetar além do controle motor o controle da bexiga e dos intestinos", expllica a médica fisiatra Adriana Cristiane.

JONATHAN, O ANIMAL MAIS VELHO DO MUNDO

Uma fotografia em preto e branco feita na Ilha de Santa Helena em 1900 é a chave para a descoberta do animal vivo mais velho do mundo. A imagem, feita durante a Guerra dos Bôeres – em que a Inglaterra anexou os territórios Transvaal e Orange, no nordeste da África do Sul –, mostra o jabuti em um gramado da Ilha de Santa Helena, que fica no sul do Oceano Atlântico. Batizado de Jonathan por Sir Spencer Davis, governante da ilha em 1930, o jabuti tem uma idade estimada de 176 anos.
Quando o animal nasceu, em 1832, o Brasil era uma nação independente fazia apenas 10 anos, e o imperador d. Pedro II era apenas uma criança de sete anos.
Na mesma época, o cientista Charles Darwin fazia a viagem a bordo do HSM Beagle que gerou sua teoria da evolução. Em sua passagem por Galápagos, Darwin encontrou o jabuti Harriet, reconhecido como o animal mais velho do mundo até morrer, em junho de 2006, aos 175 anos de idade.
Segundo um porta-voz do governo da ilha de Santa Helena citado pelo jornal britânico Daily Telegraph, o jabuti é uma propriedade do governo local e vive no gramado da residência oficial da autoridade local. O porta-voz também afirmou que, apesar da idade, Jonathan é bastante ativo e adora ganhar atenção.
O jabuti, que pertence à espécie Testudinipae cytodira, foi trazido das ilhas Seychelles para a Santa Helena já com idade adulta. As imagens do animal, que fazem parte de uma coleção de fotos da Guerra dos Bôeres, foram vendidas recentemente em um leilão por R$ 14.000.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

RESENHA DO RÊ

MASTIGANDO ÁGUA
Alegria mesmo, de arrancar risos e sorrisos o resto do dia, é acordar, às 9h30, com a chuvinha caindo de mansinho lá fora e o carteiro entregando um aviso de vencimento da Copasa como o da foto. Valor a pagar: Zero. Isto é, R$ 0,00.
Você já viu algo igual?

CRISTO EXPLICA
Não é conta privilegiada, não é tarifa social, não é média da gerência para com o jornalista, não é nada disso. Tanto que, acompanhada da conta, veio a mensagem abaixo, típica do mês do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Leiam-na!

LEITURA DO LIVRO DO ECLESIASTES: 3,1-111
Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

30 ANOS DE DIREITO
Por sugestão deste filho de dona Laura e namorado de Laura ao companheiro da Fadir/78 Wilson Sabiá, a confraternização em comemoração aos 30 anos de formatura da turma de Direito da FUNM/Unimontes deveria acontecer no sítio de Américo Martins Filho, o Amerquinho, lá na Rocinha.
Não mais será.

COM OBAMA
Na manhã de ontem, Amerquinho informou a este filho de Almenara que estará viajando para os States nos próximo dias, só retornando em 3 de janeiro. Vai, juntamente com Rosângela, curtir Natal e Ano Novo ao lado da filhinha Ângela e dos netos conterrâneos de Barack Obama.
Chique, né?

OS CONVOCADOS
Aceitam-se sugestões, portanto, para o local do evento. Que deverá reunir, além de Wilson e do degas aqui: Adventino Catrinck, Antônio Gonçalves dos Santos, Antônio Mendes Silva, Alciomar Carvalho de Lima, Antônio Aladim de Matos, Antônio Wanderlan Batista, Benedito Nunes Pereira, Bertoldo Pereira de Souza, Benedito Rodrigues Monção, Baltazar dos Reis Siqueira, Clarice Durães Bicalho, Carlos Fernando de Souza.

E MAIS:
Duplanil Nunes Neto, Durval Medeiros Leite, Elaine Maria Flávio, Edelza Maria da Piedade, Eurípedes Alves da Cruz, Hélio Serapião de Oliveira, Florival de Assis Ferreira, Getúlio Caíres, Gilda Olímpio Abreu, Henrique Francisco de Jesus, Jarbas Gusmão Pinheiro, João Caetano Canela, Lindinalva Biondi, Luiz Tadeu Leite, Maria das Dores Gonçalves, Maria Luiza Barbosa, Maria das Neves Afonso Pinheiro.

E MAIS AINDA:
Manoel de Jesus Muniz, Miguel Millard, Maria do Carmo Alves Souza, Maria da Glória Caxito Mameluque, Mário Mendes, Mary Marluce Mendes, Milton Moreira Chaves, Neuza Alves de Souza, Rosimeire Campos Cordeiro, Raulindo Gomes dos Santos, Terezinha da Conceição Jardim, Waldir Miranda de Oliveira.
Ufa!

CONTATO URGENTE
Sabiá pede aos acima epigrafados, fora ele próprio e o subscritor desta Resenha, a entrarem em contato com ele através do e-mail wilsonslopesadv@yahoo.com.br
Menos os de cujus...

MOTORISTA BÊBADA LEVA ATÉ MANGUEIRA

Agentes da polícia rodoviária de Nevada, nos EUA, ficaram tão surpresos ao parar a motorista April Westfall que precisaram fotografar a situação. Embriagada, ela havia deixado um posto de gasolina sem soltar a mangueira de combustível do veículo.

Policiais até agora não sabem de qual posto foi arrancada a mangueira, que seguiu presa ao carro durante todo o passeio da motorista pelas rodovias de Nevada.

CRIADA A MULHER 100 POR CENTO PERFEITA

A mulher de borracha é de origem sueca e feita de silicone, em tamanhos que variam de 1.50 a 1.75cm. A textura da pele detém aproximadamente 99,8% de semelhança com a pele humana; durabilidade de 2 anos sob regime de uso constante e diário. É completamente regulável, basta colocá-la na posição adequada e ela se acomoda.

Tem 100 sensores espalhados pelo corpo, 30 apenas nas zonas erógenas. Cada um dos sensores faz com que ela se movimente levemente de alguma forma; podem existir 20 combinações concomitantes.
Ao ser penetrada, emite um som leve e macio, que ecoa generosamente nos nossos ouvidos. Vem com sonorização embutida na garganta e reconhece até 16 comandos (Português está incluído) extremamente personalizados (máximo a 2,0m de distância dos seus ouvidos).

Quando existe algum tipo de pulsação dentro das suas zonas erógenas, a mulher borracha emite leves gemidos de estímulos.
Além de tudo i
sso, fica úmida com facilidade... basta uma leve mãozinha boba passando sobre qualquer dos seus sensores. E o mais importante: tem senha de uso. Vem uma instrução na caixa sugerindo guardar a senha muito bem guardada.

Suas principais características:
- 3 entradas ope
racionais (vagina, ânus e boca)
- possibilidade de trocar a cabeça (para vari
ar um pouco)
- pode-se escolhe
r a altura e o peso (7 tamanhos disponíveis)
- as medidas (quadril-peito), cor da pele, dos olhos e cabelo ou dos pelos do púbis (que podem ser até raspados), o tamanho da unhas e até a cor do batom podem ser alterados.

E só tem vantagens...
Não é elétrica (o que é um alívio. Já pensou se na hora H entra em curto?)
Não fala;
Não fica menstruada;
Não engravida;
Não vê novela nem se incomoda se estamos vendo futebol na TV;
Não compra roupas nem sapatos;
Não tem mãe;
Não vai ao salão de beleza;
Não tem dor de cabeça;
Não nos acompanha na cervejada com os amigos;
Não engorda nem envelhece...

Único inconveniente:
Custa cerca R$ 14.000,00.
Inconveniente? Uma bagatela!

terça-feira, dezembro 02, 2008

MOC ADERE À REDE DE AJUDA A FLAGELADOS

Sem nenhuma conotação política ou religiosa, funcionários do Montes Claros tênis clube se uniram nesta semana em uma campanha que busca ajudar as vítimas das chuvas em Santa Catarina. Segundo a gerente administrativa do MCTC, Maristela dos Reis Soares, a idéia começou depois que ela conversou com amigos de emissoras de rádio, que se dispuseram a apoiá-la. A campanha pretende arrecadar 14 toneladas de alimentos, roupas, agasalhos, calçados e medicamentos até o próximo dia 15.
Cerca de 100 pessoas passam diariamente pela Praça de Esportes para fazer doações. Em quatro dias de campanha, 300 quilos de alimentos foram recebidos. Uma seleção do material será feita antes de ser enviado aos desabrigados.
Doações podem ser feitas na secretária do clube de 7 às 18 e de 18 às 23 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos entre 7 e 18h.
Foi criada uma conta bancária nacional onde depósitos a partir de um real podem ser feitos. Banco Bradesco – 237, agência: 0922-9, conta corrente número: 2500-3, Instituto Record de responsabilidade social. O CNPJ é: 07.669.797/0001-63, código swift: BBDEBRPSPO.

O CÉU SORRI PARA OS POETAS. OU CHORA...

A cena foi flagrada por turistas ingleses que visitavam o Oeste da Austrália. Na foto, parece que o céu sorri para eles. O fenômeno apresenta um raro alinhamento de Vênus, à esquerda, e Júpiter, à direita (os dois "olhos"), e a Lua crescente (a "boca"). De tempos em tempos, os dois planetas se aproximam, mas geralmente não ficam tão visíveis por causa da proximidade do Sol.
O próximo sorriso no céu australiano só em 2036...
Em Brasília (flagrante do leitor Felipe Bastos), o céu ficou "triste" (acima de Vênus e Júpiter), de cabeça para baixo. Cenário perfeito para poetas...
Alguém se aventura?

QUEM QUER VER A CALCINHA DESSA MULHER?

Sempre tão cuidadosa, por essa Susana Vieira não esperava! Ao deixar a festa de aniversário da apresentadora Angélica, domingo, 30, no hotel Fasano, em Ipanema, no Rio, ela mostrou sem querer a calcinha. O descuido aconteceu quando Susana entrou no carro rumo à sua casa no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. Pelo alto astral da atriz na noite, esse detalhe foi insignificante.

TROCA DE CORPOS: EXPERIÊNCIA INCRÍVEL

Cumprimentar você mesmo com um aperto de mão pode ser uma experiência incrível. Mas a ilusão de ter sua barriga esfaqueada, nem tanto. Essas duas sensações pareceram reais para muitos participantes de um experimento realizado na Suécia – o objetivo é mostrar como as pessoas podem experimentar percepções enganosas quando têm a sensação de viverem em um corpo diferente do delas. Ou, em outras palavras, quando “trocam” de corpo.
Em uma apresentação nesta semana, neurocientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo, mostraram como voluntários usando óculos de realidade virtual podem sentir que trocaram de corpo com um manequim ou até mesmo com outra pessoa.
“Nos interessamos por uma questão clássica, que filósofos e psicólogos discutem há anos: por que achamos que a essência de uma pessoa está em seu corpo? Para estudar isso cientificamente, usamos truques que enganam a percepção”, afirmou Henrik Ehrsson, líder do projeto.
Voluntário
O repórter Karl Ritter, da agência de notícias Associated Press, fez o teste para entender “na pele” o que o especialista falava. Em um experimento, um manequim que usava óculos com função de câmera filmava seu próprio corpo. O repórter, também usando um capacete especial, olhava para baixo e via as filmagens feita pelo manequim – com isso, tinha a sensação de que o corpo de plástico que via era o seu.
“Nesse momento, não parecia muito real. Mas isso mudou quando alguém passou uma caneta, simultaneamente, na minha barriga e na do manequim. Conforme meu cérebro processava os sinais visuais e táteis, aumentava a impressão de que o corpo dele era o meu”, disse Ritter.
“Estava divertido, até que a lâmina de uma faca de cozinha entrou no meu campo de visão. Ela foi colocada contra a barriga do boneco, me dando um arrepio na espinha e aumentando meu nível de ansiedade, como mostraram os eletrodos presos ao meu dedo indicador”, continuou o repórter. Valeria Petkova, especialista ligada ao projeto, afirma que de 70% a 80% dos voluntários vivenciam a ilusão de maneira muito forte. “Aparentemente, estou entre essas pessoas”, disse o voluntário.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

RESENHA DO RÊ

QUIZ
Quando bate a saudade, o jeito é apelar para a galeria de fotos do jornal O Norte. E é nesta hora que surgem as perguntas inevitáveis: por onde andará Fulana? O que anda fazendo Sicrana? Estaria Beltrana morando em Montes Claros ou em Nova Iorque?
Ninguém responde.

CADÊ BELA?
O jeito, então, é apelar para a leitora que sustenta esta tirinha de duas colunas e meia? Você, prezada amiga, sabe por acaso onde anda distribuindo charme, beleza e simpatia minha outrora interlocutora Isabella Freitas?
Resposta para a redação.

ANO VI
Ainda no embalo das comemorações do quinto aniversário de criação de O Norte, chega à caixa de e-mails esta alentadora mensagem de Aninha, da assessoria de imprensa da Santa Casa de Moc:
Regi,
Bom dia!
É com muita alegria que leio a edição especial em comemoração aos 5 anos do querido jornal O Norte, que de fato escreve o que o leitor gostaria de dizer. Venho parabenizar a você e a toda a equipe desse nobre veículo de comunicação, lugar em que me orgulho de dizer que dei meus primeiros passos como jornalista, nas editorias política, geral e saúde pública.
Parabéns!
Ana Maria Santos

RAISSA ESTÁ ALI
Raissa Godoy liga de Janaúba para dizer que está fazendo planos para voltar a residir em Moc, apesar da respeitável clientela que, como odontóloga, fez na terra de Elbe Brandão. É que pretende retornar aos palcos onde, tempos atrás, brilhou como atriz do grupo Tapuia.
O da Formiga.

E A MANA, AQUI
A irmã de Raissa, Patrícia, também dentista, tem incursões recentes pelo teatro, especialmente voltado para a temática espiritual. Área que ela domina como poucos, fazendo tanto sucesso em suas palestras como o pai João Walter.
Questão genética.

O OUTRO, NO ESTRANJA...
Marcelo, irmão das duas, continua na Holanda, onde bate recordes na vendagem de CDs e DVDs, como exímio compositor e não menos competente instrumentista. É um artista de nível internacional que jamais perde a mineiridade.
A exemplo de Yuri.

MPB ROCK
Exemplos seguidos da fertilidade da geração cidade da arte e da cultura continuam espocando aqui e ali, como atesta a composição do primeiro Conselho cultural de Moc. Ali se destacam, entre tantos outros, Pablo Silêncio e Fred Sapúlia, jovens expoentes de sintonias diversificadas de uma mesma arte.
A música.

MPB do B
Convencionou-se rotular de MPB apenas as criações compostas e interpretadas a partir dos anos 60. Com isso acabam sendo cometidas injustiças contra verdadeiros tesouros do acervo nacional, como aqueles inspirados no samba raiz, no forró pé de serra, na bossa nova.
E, é claro, no caipirão.

GENTE DA GENTE
Tanto no rádio, via Unimontes FM, como na televisão, via TV Geraes, Josecé Alves dos Santos – com a demão de Peninha –, José Vicente e João Marques – com o apoio de Patrícia – vêm sustentando a difusão da verdadeira música regional na mídia eletrônica.
Mas é pouco.

RÁDIO MUSICAL?
A Expressão FM, que vem dando um banho nas transmissões esportivas que envolvem o Funorte profissional e júnior, precisa também descobrir esse filão do cancioneiro popular, dando um tempo para o axé.
E o pagode.

RÉ MAIOR
Este filho de dona Laura e namorado de Laura se sente muito à vontade quando fala de música.
É melhor que escrever.

AGORA SÃO 114 OS MORTOS PELAS CHUVAS

O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina já chega a 114, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil ontem, domingo. A Defesa Civil do Estado confirmou na noite deste domingo a morte de mais uma criança e uma mulher em um novo desmoronamento de terra que aconteceu às 18h na localidade de Braço do Joaquim, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí.
No acidente, um bombeiro de São Paulo que integra a Força Nacional ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Outras vítimas resgatadas com vida foram levadas para o hospital de Luiz Alves. As buscas deverão ser retomadas nesta segunda, durante o dia.
Além disso, outros dois corpos foram encontrados neste domingo. Um deles foi encontrado às margens do Rio Itajaí-Açu, no bairro Salseiros, em Itajaí. Como o homem não foi identificado -o corpo estava em avançado estado de putrefação -, o local da morte também não foi determinado. O corpo pode ter sido levado pelo rio até Itajaí. Outro corpo foi encontrado em Gaspar e outros dois, em Luiz Alves.
São 78.707 desalojados e desabrigados - 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.
Os óbitos ocorreram nas seguintes cidades: Brusque (1), Gaspar (16), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (8), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).
Voluntários
O Instituto Voluntários em Ação (IVA) e a Defesa Civil de Santa Catarina informaram neste domingo (30) que estão cadastrando voluntários para o auxílio das vítimas da enchente que atingiu o estado, deixando mortos e milhares desabrigados.
Profissionais da área da saúde que queiram ajudar devem se cadastrar no site da Secretaria estadual de Saúde.
O IVA também busca pessoas que possam carregar caminhões, doar sangue, separar os donativos enviados conforme as necessidades de cada município (é preciso ir ao local) e que possam divulgar campanhas de doações.
O site da entidade traz mais detalhes sobre as funções voluntárias.
0800
A partir das 16h deste domingo, a Defesa Civil de Santa Catarina disponibiliza um número de discagem gratuita para os interessados em fazer doação por depósito bancário para ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina.
Por meio do 0800 48 2020 será possível obter todas informações sobre bancos e contas bancárias abertas para esse fim.

domingo, novembro 30, 2008

JOSÉ ALENCAR INTERNADO ÀS PRESSAS EM SP

O vice-presidente da República, José Alencar, de 76 anos, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e apresenta melhora, de acordo com boletim médico divulgado neste domingo (30).
No sábado (29), ele sentiu fortes dores abdominais em Resende (RJ) e teve de ser internado de urgência.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o vice-presidente apresentava dor abdominal aguda ao dar entrada no hospital. Após a realização de exames, foi diagnosticado enterite (inflamação intestinal).
A equipe que assiste ao vice-presidente é composta pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho, Marcel Cerqueira César Machado e Raul Cutait.
Histórico
Desde 1997, Alencar luta contra o câncer. Em setembro, ele passou por uma cirurgia como parte do tratamento de um tumor abdominal. O procedimento durou seis horas. Segundo boletim médico, estudos de imagem mostraram que os três tumores existentes foram removidos de forma completa, não existindo qualquer indício de lesões adicionais. Em 2006, passou por outras três operações para a retirada de tumores no abdome. Depois da última cirurgia, a cada 60 dias o vice-presidente costuma fazer exames preventivos.

OBRAS DE ARTE SÃO FEITAS COM HORTALIÇAS

Vegetais são bons para a nossa saúde. E para a arte também. É o que a chinesa Ju Duoqi mostra com o seu trabalho inusitado. A artista recria clássicos da pintura usando apenas vegetais e especiarias. Em vez de pincel e paleta, uma salada: alface, gengibre, repolho, tofu, alho, batata-doce, ervas, raízes...

Uma nova Monalisa, imortalizada por Leonardo Da Vinci

Versão orgânica da Marylin Monroe de Andy Warhol

Auto-retrato de Vincent Van Gogh, segundo os traços nervosos do célebre holandês

NOVIDADE É CAMISETA DE PET E BAMBU

Uma nova tecnologia começa aos poucos a atrair a atenção dos freqüentadores de academias em São Paulo: as roupas de ginástica feitas com materiais ecológicos e recicláveis, como garrafas pet. A inovação, que chegou ao mercado brasileiro no segundo semestre, atrai quem é politicamente correto – mas também promete virar moda entre quem gosta de se exercitar. “Todo mundo que se preocupa com a saúde também se preocupa com o meio ambiente. Acho que pode virar moda”, afirma a dentista e modelo Kelly Tomoe Thichaki, de 27 anos, freqüentadora da Companhia Atlética. A camiseta feita de garrafa pet ainda não é 100% de material reciclável, mas já antecipa a tendência. Fabricada pela Mizuno, a peça é feita com 70% de poliamida, tecido utilizado para a prática de atividades esportivas, e 30% de poliéster produzido com o plástico das garrafas – que é derretido e misturado a resíduos de poliéster que seriam descartados. A marca já tinha lançado peças com a tecnologia, mas nada direcionado para a linha de ginástica. “A junção das duas matérias primas para fazer o tecido forma dutos, deixando o visual quadriculado. Esses dutos facilitam a transpiração, resultando em uma junção benéfica para a prática de atividades”, explica Marcela Jacometi, gerente de vestuário da marca.
Outra matéria prima ecológica utilizada nas peças é o bambu. O tecido, além de colaborar para a manutenção do meio-ambiente – o bambu tem plantio mais fácil que o algodão, e não necessita de agrotóxicos – mantém um agente natural que evita a propagação do odor de suor. Fabricado pela Santaconstancia Tecelagem, o tecido foi utilizado nas camisetas de um evento da turma de pilates da Companhia Atlética.

Preço
Por enquanto, as peças ainda são mais caras, o que pode afastar um pouco os consumidores. Por isso, os fabricantes investem em peças mais básicas, como as camisetas. Para o publicitário Marcos Corrêa, é justamente o preço mais alto que o afasta da novidade.

BALANÇO: 110 MORTOS, 19 DESAPARECIDOS

Técnicos do Instituto Zoológico e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo estiveram em Blumenau, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, para analisar o terreno. Eles dizem que 60% das áreas vistoriadas não poderão mais ser mais ocupadas.
A equipe vistoria outros municípios atingidos para entender o que aconteceu em Santa Catarina e evitar novas tragédias. Neste sábado (29), eles estiveram no Morro do baú, um dos pontos mais críticos, em Ilhota.
Os deslizamentos de terra provocaram mais danos em comparação com as enchentes de 1983 e 1984. Não bastasse o solo frágil, a quantidade de chuva sobre as áreas atingidas foi a maior de todos os tempos.
A meteorologista Gislânia Cruz diz que o volume de chuva na região de Blumenau foi de mais de 900 milímetros em novembro - a média esperada é de 110 milímetros.
Número de mortos
O número de mortes causadas pela chuva que atinge Santa Catarina desde o fim de semana passado já chega a 110, segundo a Defesa Civil divulgou neste sábado (29).
São 78.707 desalojados e desabrigados - 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetas pelas chuvas.
Os óbitos ocorreram Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (6), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).