sábado, novembro 07, 2009

TAMANHO DE ROUPA VAI SER PADRONIZADO

A dificuldade de encontrar uma roupa que obedeça a todas as medidas das pessoas está com os dias contados. Quem explica é a repórter Narrimann Sible.
Na hora de comprar roupa, o consumidor fica confuso.
“Não é padronizado. Cada loja é um número. Você chega na loja achando que vai vestir 40 e fica muito apertado, aí vai para o 42”, comenta uma consumidora.
“Você vai e veste umas três ou quatro. Não serve, a gente fica cansado e vai embora”, diz a professora Zulmira Ferreira.
Os fabricantes explicam: o padrão de numeração criado em 1995 teve que passar por adaptações.
“Foi um aumento em geral, eu falo que foi desde busto até quadris. A gente sente isto muito também no infantil”, contou a dona de confecção, Kátia Ignácio.
“No infantil, isso representou, praticamente, dois números. Então, as crianças, felizmente, estão mais fortes, mais altas”, explicou a Maria Adelina Pereira, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Tantas trocas que as fábricas de moda infantil pediram uma nova padronagem com urgência. A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, se baseou na medida de clientes das confecções, na tabela de crescimento usado pelos pediatras e com a orientação de escolas de modelagem, como o Senai, definiu 14 tamanhos: de recém-nascidos até adolescentes, de acordo com as medidas de 24 partes do corpo.
As confecções vão poder escolher quantas e quais medidas vão para etiqueta, mas duas são consideradas essenciais. A primeira, é a altura das crianças pra quem a roupa foi feita. Essa deverá estar indicada em todas as peças. A segunda, no caso de camisas e casacos, é o quanto deve ter na fita métrica o contorno do tórax. Para calças, saias e bermudas é a medida da cintura.
A coleção de inverno do ano que vem já deverá chegar às lojas com etiquetas seguindo o novo padrão. Cabines com leitura computadorizada já estão tirando as medidas dos adultos. A mudança nas etiquetas ainda não tem data, mas só de saber que pode melhorar: “Ai, vai ficar bom demais”, disse uma compradora.

0 comentários: