domingo, dezembro 09, 2007

TREMOR DE TERRAS MOBILIZA O GOVERNO

O governador Aécio Neves determinou hoje (9/12) que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) dê todo o apoio necessário à Prefeitura de Itacarambi, no Norte de Minas, para assistência integral às famílias vítimas de um tremor de terras registrado no distrito de Caraíbas, que fica a 35 km de Itacarambi. Após ser declarada situação de emergência no município, o Governo de Minas garantirá a construção de casas para as famílias desabrigadas.
O tremor ocorreu na madrugada deste domingo e atingiu também, de forma mais leve, a cidade de Itacarambi e alguns pontos de Manga e Januária, segundo informações da Polícia Militar de Itacarambi. Para verificar a dimensão e os motivos do tremor, o Governo de Minas solicitará uma avaliação criteriosa à Universidade de Brasília (UNB).
Em Itacarambi será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres, que reúne diferentes órgãos do governo para atuar conjuntamente no monitoramento e controle de novas ocorrências. Para instalar o SCO, o secretário executivo da Cedec, Tenente Coronel Alexandre Lucas, e o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Teixeira, já estão se deslocando para o local.
As primeiras informações da Cedec mostram que 60 casas foram atingidas, sendo seis destruídas e as demais danificadas. Uma criança de cinco anos morreu e seis pessoas estão feridas, duas em estado grave e quatro com ferimentos leves. Os feridos foram levados para o hospital local. As famílias que moram nas casas danificadas ou destruídas já estão sendo removidas pela Prefeitura de Itacarambi com o apoio da Defesa Civil local.
A Cedec está garantindo o fornecimento de cestas básicas, colchões e cobertores para as famílias removidas. A necessidade de novas remoções será avaliada.

0 comentários: