sexta-feira, maio 29, 2009

RESENHA DO RÊ

CHICO PITOMBA E MANÉ JUCA
No mês em que se comemora o trigésimo aniversário da estreia da peça A formiga que queria ser cidade e virou princesa, mais um capítulo do espetáculo que inaugurou o Centro Cultural, em maio de 1979, com a história de Montes Claros.
CHICO PITOMBA (ENTRANDO COM UM VIOLÃO ÀS COSTAS, AO LADO DE MANÉ JUCA, ENQUANTO OUTROS ATORES SE POSTAM NUM LADO DO PALCO, OUVINDO UM RÁDIO) - Rê, rê, cumpadre!
MANÉ JUCA - Rê, rê, cumpadre!
CHICO PITOMBA - Estamos aqui para a inauguração da Rádio Sociedade Norte de Minas, um empreendimento de...
MANÉ JUCA - ... Jair de Oliveira.
CHICO PITOMBA - E quem não tiver rádio em casa...
MANÉ JUCA - ... é só ir lá na Alfaiataria Santos Dumont, de Jacinto Fagundes, dono do primeiro rádio receptor de Montes Claros.
OUVINTE (FALANDO PARA O GRUPO QUE OUVE O PROGRAMA) - O progresso chegou pra valer. Já temos telefone, já temos água potável, luz e ruas calçadas. Hoje, temos rádio também. Só falta o Ateneu entrar no campeonato mineiro...
CHICO PITOMBA - Ouvintes da Rádio Sociedade Norte de Minas, muito boa noite.
TODOS - Boa noite!
CHICO - Com a graça de Deus, estamos iniciando a apresentação de...
MANÉ - Alma Cabocla.
CHICO - Um programa dedicado à Catedral de Nossa Senhora Aparecida, o cartão postal da cidade, e ao nosso sempre querido Clube Montes Claros.
MANÉ - Cê viu, cumpadre? O jornal "O Malho", do Rio de Janeiro, fez uma caricatura de dona Tiburtina atrás de um toco, com um trabuco na mão e um bornal de farinha de rapadura nas costas.
CHICO - Povo perverso, né cumpadre? Logo dona Tiburtina, uma alma santa e caridosa.
MANÉ - É, cumpadre, mas depois da Revolução de 30, uns cabras da peste andaram torturando muita gente lá no cemitero. E ainda empastelaram a "Gazeta do Norte", uai!
CHICO - Ora, cumpadre Mané Juca, era só pra satisfazer a santa mulher. Cê não tá vendo que ela não ia mandar fazer uns desatinos desses?
MANÉ - Vamos mudar de assunto, cumpadre Chico Pitomba. Que qui é qui nós vai cantá?
CHICO - Deixa comigo, cumpadre Mané Juca. Eu puxo e dou o breque aqui na viola. (CANTANDO, ENQUANTO OS OUVINTES DANÇAM DO OUTRO LADO) - "Cumpadre, ancê que é fino,/Pica mais que arfinete,/Responda no sufragrante,/Que eu lhe dou um sabonete:/Pru qui é qui nesta cidade/Se sorta tanto fuguete?"
MANÉ (TAMBÉM CANTANDO) - "Os fuguete de Montes Claro/Istora em quarqué função:/Quando vence o futebó/Ou quando hai coroação/Se chega a cocaína; /Quando se ganha inleição;/No dia dos viajante/Ou quando sai prucissão;/Nas fuguêra de São Pedro,/Santo Antone e San João".
CHICO - Bunito, cumpadre! Daqui a pouco o Rui Muniz de chama pra TV Pequi, pra mode ancê fazê as modinha do forrobodó...
MANÉ - Quer o quê, cumpadre! Prefiro fazê vestibular na Unimontes, passar em todos os cursos ou entrar no Partido Integralista do Armênio Veloso, qui foi mais esperto que Tadeu Leite. Se bem qui pulítica é arte do cão. Cê não viu o ajeito que fizeram pra eleger o Capitão Enéas? Seis partidos coligados, a força bruta da puliça e, do outro lado, só o dr. Alfeu Quadros e a buneca de Leonel Beirão de Jesus...
CHICO - Nossa pulítica é de lascar o cano, né cumpadre? Pois não é qui o Coronel João Maia mandou falar ao Presidente qui Montes Claro não tem morféa só pruquê o povo usa urucum na cumida?
MANÉ - Alegria mermo, cumpadre é o cassino. E o povo chupano picolé. E na Rua Quinze as muié... Puxa lá, cumpadre Chico Pitomba!
CHICO (CANTANDO) - "Mas assunta qui inda farta/Mais motivos de alegria,/Pois fuguete na cidade/Se sorta de noite e de dia".
MANÉ (CANTANDO) - "Fora isso, meu cumpadre,/Se sorta sem mais aquela,/Pru quarqué coisinha à-toa:/Quando casa uma donzela,/Quando nasce uma criança/Ou zé Mário vende sela".
CHICO - Ou quando o orgulho furmiguense pensa em Monzeca, Newton Prates e Robson Costa, penas de ouro do jornalismo; de Aderbal Sena, campeão mineiro de natação; de Ciro dos Anjos, nosso escritor maior; ou do Geraldo Freire, sem falá nos antigório, do tempo qui vovó tomava banho no cuité...
MANÉ - Vão pará puraí, cumpadre, qui isso aqui tá parecendo crônica sociá do Lazim Pimenta...
------
FIGUEIRA (CHEGANDO AO GRUPO QUE OUVE O PROGRAMA) - Qui disgraça é essa?
------
CHICO - Pois aqui vamos pondo um ponto finá, esperando vortá amanhã, se Teixeira Bastos assim o permitir e João Dutra deixá...
MANÉ - Aqui se dispede...
CHICO - Chico Pitomba...
MANÉ - ... e Mané Juca. Rê, rê, cumpadre!

0 comentários: