segunda-feira, maio 25, 2009

MAIS UMA BRASILEIRA VAI DISPUTAR O MISS UNIVERSO: MARIANA

NAS BAHAMAS
Mariana Valente, de 23 anos, a nova Miss Canadá. Ela irá disputar o Miss Universo em agosto.

Palmeirense, paulista e com “jeitinho brasileiro”. Essas são três características da representante do Canadá no próximo concurso de Miss Universo, que acontecerá nas Bahamas, em 23 de agosto.
Você leu direito: do Canadá. Mariana Valente, de 23 anos, ganhou o concurso vencendo outras 56 concorrentes no Miss Canadá, no último dia 16, em Toronto, cidade em que mora desde os 12 anos.
Há 11 anos, Mariana saía de São José dos Campos, levada pelos pais para o Canadá. Então funcionário da Embraer, o pai havia conseguido um emprego na Bombardier.
“Naquela época, a única coisa que eu sabia falar em inglês era: ‘Eu não falo inglês’”, conta a miss, rindo, em entrevista à imprensa brasileira por telefone, com um português ‘limpo’ e ainda carregando nos ‘erres’ como uma boa paulista do interior.
Quando completou 15 anos, a brasileira que começava então a se adaptar à língua inglesa, ganhou o primeiro concurso de beleza, o Miss Brasil no Canadá. Em 2007, já com a cidadania canadense, foi a vencedora do Miss Latina Canadá. Daí, a carreira avançou.
O fato de ser brasileira não pesou contra Mariana no concurso nacional canadense. Segundo ela, muitas outras concorrentes também eram imigrantes ou filhas deles. “No Miss Canadá não tive, porque tem muita gente de outros países. A maioria das meninas do concurso era de outros países. Algumas eram nascidas aqui e os pais de outro país. E outras que os pais eram daqui mas elas tinham nascido em outro país. Aqui no Canadá é normal”, conta.
Faltando apenas mais um ano para se formar professora na Universidade de York, Mariana revela que seu sonho é dar aula de francês e também ter a sua própria escola. Mas os dois planos podem ser adiados justamente por conta da carreira de modelo e, claro, do Miss Universo. O momento agora é se preparar ao máximo para agosto, quando irá para as Bahamas disputar o concurso de Miss Universo.