domingo, outubro 03, 2010

CORPO DO PAI DE AÉCIO SERÁ VELADO NA ASSEMBLEIA

Será velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a partir das 7 horas da manhã desta segunda-feira (4), o corpo do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha (foto), pai do ex-governador de Minas Aécio Neves. Ele morreu neste domingo (3), aos 83 anos, vítima de insuficiência hepática, no Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte.
Durante o dia, o candidato ao Senado, Aécio Neves, não cumpriu agenda com Antonio Anastasia e Itamar Franco de viajar para o interior para ficar ao lado do pai, junto com a irmã Andrea Neves.
Nascido em 4 de janeiro de 1927, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Aécio Cunha, como era mais conhecido no meio político, foi deputado estadual entre 1955 e 1963 e deputado federal entre 1963 e 1987.
Estudou em colégios do Rio de Janeiro e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1950. No ano seguinte, mudou-se para Belo Horizonte com seu pai, Tristão da Cunha, que assumiria a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho no governo de Juscelino Kubitschek. Tornou-se, em 1952, chefe de gabinete do novo secretário da Pasta, deputado federal Juarez de Souza Carmo.
Sua trajetória política em mandatos eletivos começou em 1954, quando se elegeu deputado estadual pela região do Vale do Mucuri e Médio Jequitinhonha, tomando posse no ano seguinte. Em 1958, reelegeu-se para novo mandato de deputado estadual.
Aécio Cunha se elegeu, em 1962, para o primeiro de seus seis mandatos consecutivos como deputado federal. Foi membro efetivo das comissões de Defesa do Consumidor; Educação e Cultura; Finanças; Fiscalização Financeira e Tomada de Contas; e Minas e Energia. Foi, por duas vezes, relator da Comissão de Orçamento da Câmara.
Ao término de seu oitavo mandato legislativo, em 1986, Aécio Cunha foi candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Itamar Franco.
Na presidência de Itamar Franco, Aécio Cunha foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, posteriormente, conselheiro de Furnas Centrais Elétricas e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Aécio Cunha foi casado com Inês Maria Tolentino Neves, mãe de Aécio Neves, e, posteriormente com Sônia Maria Bastos.

0 comentários: