segunda-feira, dezembro 03, 2007

PARTIDÁRIOS DE CHÁVEZ COMEMORAM VITÓRIA



Por Rodrigo Arangua/AFP
Três pesquisas de boca-de-urna indicam que o projeto da reforma constitucional proposto pelo presidente venezuelano Hugo Chávez foi aprovado no referendo nacional deste domingo, afirmam as agências Reuters e Efe. Os resultados oficiais devem sair até o início da madrugada de segunda-feira.
As pesquisas foram realizadas pela PLM Consultores, Datanálisis e o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) e refletem todas a vitória do "sim", segundo a Efe.
O ministro venezuelano de Informação, William Lara, disse à Efe que a oposição conhece o resultado do referendo e pediu que seus líderes o reconheçam para honrar a palavra que este sábado empenharam perante as autoridades eleitorais.
O dirigente da oposição, Gerardo Blyde, pediu ao Governo venezuelano que não perca a calma perante os dados oficiosos e que não tente antecipar resultados veladamente.
"Eles também conhecem os resultados e o Governo é obrigado a manter a calma. É preciso esperar. O melhor é não se precipitar: calma por lá e calma por aqui", disse Blyde à imprensa. Pela cidade de Caracas, já é possível ouvir o "Toque da Alvorada" dos quartéis.
Pouco mais de 16 milhões de eleitores estavam registrados para votar no referendo. A reforma proposta por Chávez altera o texto de 69 artigos da Carta Magna do país, e interfere em ítens importantes, como o tempo do mandato presidencial (7 em vez de 6 anos), o limite à reeleição (que deixa de existir) e a jornada de trabalho (que diminui para 6 horas por dia).

0 comentários: