terça-feira, fevereiro 05, 2008

IMPERATRIZ ESTÁ MOSTRANDO HISTÓRIA DE JOÃO E MARIAS

A Imperatriz Leopoldinense entra na Avenida como mais uma escola no carnaval do Rio a enfocar os 200 anos da família real no Brasil. A agremiação se propôs a contar em seu enredo a história de todas as "Marias" envolvidas na vinda de Dom João VI e família para o país. O desfile da Imperatriz começou às 23h51.
Além da escola do bairro de Ramos, São Clemente e Mocidade Independente de Padre Miguel também lembraram o bicentenário real em seus enredos.
A rainha de bateria da Imperatriz é uma das mais esperadas da Avenida: Luiza Brunet, a modelo que promete brilhar vestida de ninfa das águas. A Imperatriz Leopoldinense, cujo nome é lembrança a todos os antigos subúrbios do Rio cortado pela estrada de ferro Leopoldina, é sempre candidata ao título.
As atenções vão para a estréia do veterano ritmista Mestre Marcone como mestre de bateria. A escola desfila com cerca de 3500 componentes, 37 alas e 7 carros alegóricos.
A escola, que ficou em nono lugar em 2007, conta com a carnavalesca Rosa Magalhães e o intérprete Preto Jóia para puxar o samba.
No carnaval do bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, a verde-e-branca defende sobre todas as Marias que, direta ou indiretamente, influenciaram o monarca português a se instalar nos trópicos cariocas.
Os dois primeiros setores da escola retratam a Revolução Francesa, que estimularam a fuga de Dom João VI ao Brasil. Dois personagens ganham foco: Maria Antonieta e Napoleão Bonaparte.
O terceiro carro, da Revolução Francesa, tem como matéria-prima muito ferro e bandeiras queimadas, para mostrar a insurgência do povo contra a monarquia francesa e a subida de Napoleão Bonaparte ao poder. A alegoria também contará com um grupo de teatralização.
A travessia por mares nunca antes navegados pela Família Real mereceu um toque de poesia da carnavalesca da Imperatriz. Em vez de naus ou grandes barcos, Rosa Magalhães optou por colocar Dom João VI e sua trupe em cima de uma enorme baleia, de 11 metros de comprimento e com direito a movimentos na avenida.
O encerramento do desfile é uma ode à comunidade de Ramos, abatida com os dois nonos lugares consecutivos conquistados nos últimos carnavais. Mas a carnavalesca não se abala com o resultado. Por isso, preparou um setor em homenagem à escola, que nos últimos 15 anos conquistou cinco campeonatos – todos com desfiles assinados por Rosa Magalhães.

0 comentários: