segunda-feira, abril 07, 2008

- 59,61%: ATHOS AVELINO É REPROVADO MESES ANTES DAS ELEIÇÕES

Desaprovação apontada pelos eleitores é considerada alta

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 em Montes Claros mostra que o prefeito Athos Avelino (PPS) chegou ao último ano desta gestão com desaprovação entre os eleitores. Dos entrevistados, 59,61% desaprovam a administração. Solicitada uma classificação para a gestão, 20,44% disseram que ela é regular negativa, outros 21,67 % afirmaram ser ruim e 17, 73% a consideram muito ruim. Somente 3,2% afirmaram que a administração é muito boa e 21,43% a classificaram como boa. A seis meses das eleições deste ano, o prefeito tenta bancar a sua reeleição com a realização de obras. No entanto, os eleitores apontaram como principal motivo da desaprovação da gestão de Athos Avelino o não cumprimento de promessas de campanha (35,12%).


BAIXO DESEMPENHO
Outras causas apontadas para o baixo desempenho da administração, segundo a pesquisa, é a não criação de emprego e a pequena atuação na área da saúde. A falta de asfalto e a ausência de cuidados com a periferia também foram citadas como fatores de desaprovação.
Por outro lado, obras e pavimentação de ruas também foram lembradas como principais motivos dos entrevistados para a aprovação da administração de Athos (33,95%). A pesquisa foi realizada do dia 14 ao dia 16 de março e é estratificada em sexo, bairro, idade, renda familiar e escolaridade.

ANÁLISE
Ela apresenta margem de erro de 5 pontos percentuais. O sociólogo Antônio de Pádua, responsável pela pesquisa, avaliou que a rejeição de Athos Avelino é muito grande e que uma reeleição seria muito difícil de ser conquistada.
"Quando há aprovação próxima a 70%, a administração está ótima. Mas ele tem uma rejeição de praticamente 60%, o que demonstra que a administração dele não está boa". O especialista ainda acrescentou que o fato de o motivo apontado pelos eleitores para a rejeição de Athos Avelino estar ligado à campanha eleitoral é um complicador. "Os números apontam que o principal motivo da rejeição é não cumprimento das promessas de campanha.Ou seja, os moradores estão insatisfeitos", concluiu.

Extraído do jornal O TEMPO, de Belo Horizonte, edição de 07.04.08

0 comentários: