segunda-feira, novembro 15, 2010

ARCO-ÍRIS REÚNE 1 MILHÃO DE ADEPTOS EM COPACABANA

Mesmo com o tempo nublado, com ameaça constante de chuva, a 15ª edição da Parada do Orgulho LGTB (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis) de ontem, domingo (14) em Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, reúne cerca de 1 milhão de participantes, de acordo com o grupo Arco-Íris de Cidadania, organizadores do evento. O número de participantes ultrapassou a estimativa da organização, que esperava reunir 800 mil pessoas. Já a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) se preparou para 1 milhão de pessoas no local. A Polícia Militar ainda não informou o número de participantes estimado pela corporação.
O famoso símbolo do movimento gay, a bandeira Arco-Íris, foi estendida na orla já no inicio do evento. De acordo com Júlio Moreira, presidente do grupo, esta é a maior bandeira do país.
- Ela tem 124 metros de comprimento por dez de largura e vai representar o amadurecimento depois de 15 edições do terceiro evento mais importante da cidade carioca.
Ao todo, 13 trios tocarão música e enfeitarão a orla do Rio com bolas, bandeiras, plumas e corações. O tempo feio não tirou o colorido e o brilho das fantasias que se destacavam na multidão.
Guilherme dos Santos, que participa todo ano da parada, chegou ao desfile com muita purpurina, paetês e maquiagem.
- O look é para abrilhantar esse dia nublado e mostrar o quanto nós somos gente e merecemos respeito. Não é qualquer tipo de manifestação que consegue trazer tanta gente assim para praia nesse frio.
Para garantir a organização do evento, a guarda municipal montou esquema especial com 231 agentes patrulhando as principais ruas de acesso a praia de Copacabana. A CET-Rio interditou a avenida Atlântica nos trechos entre as ruas Francisco de Sá e Francisco Otaviano. A previsão é de que a parada termine às 20 horas.

0 comentários: