sexta-feira, novembro 19, 2010

MATAM E TIRAM OLHOS DE MENOR DENTRO DA CELA

Ramilton Mendonça, pai da vitima, admitiu que sabia do envolvimento do filho com o tráfico.

Familiares de Felipe Augusto Mendonça, 18 anos, estão indignados com o assassinato do jovem, na noite da última quarta-feira (17), dentro do centro socioeducativo para menores de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, onde ele estava detido desde o dia 16 de novembro. A Polícia Civil (PC) apurou o crime cometido com requintes de crueldade e trabalha com a hipótese de o homicídio ter sido motivado pela disputa de poder na cela entre a vítima e outros dois menores. Mas a família do jovem alega que, na verdade, a morte de Felipe foi encomendada por traficantes da região.

O autônomo Ramilton Mendonça, 46 anos, pai de Felipe, admite que sabia do envolvimento do filho com drogas, mas questiona o procedimento adotado pelos agentes do centro socioeducativo. “Chegaram aqui em casa durante a madrugada, avisando que meu filho havia sido assassinado, mas não souberam dizer como ele tinha morrido. Eu sempre tentei ajudar meu filho, mas infelizmente não consegui. Agora, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para descobrir o que realmente aconteceu, inclusive acionar a Justiça se for preciso, porque para morrer lá dentro onde estava, melhor deixá-lo na rua”, disse. O pai disse ainda temer pela vida do filho mais velho, Rafael Gustavo Mendonça, 19 anos, que está no presídio Floramar.

Um outro familiar, que não quis se identificar, disse que essa foi a segunda vez que Felipe foi apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas, e que ele já havia dito que estava jurado de morte. “Ele pediu que a gente tirasse ele lá de dentro, justamente com medo de morrer”, informou.

O delegado de Crimes Contra a Vida, Marcelo Nunes Júnior, disse que o homicídio aconteceu por volta das 22 horas, quando o adolescente tentou se impor na cela onde estava com I.O.F.G., 17 anos, e L.C.A.S., 16 anos. “Os dois menores já foram ouvidos e admitiram o crime, alegando que Felipe estava tentando ‘mandar’ na cela. Durante a noite, depois da ronda, eles, então armados com uma ‘Tereza’ (corda feita de lençóis), estrangularam a vítima. Depois de morta, utilizaram uma escova de dente para arrancar um dos olhos e perfurar o outro, e urinaram sobre o corpo. Não acreditamos que o crime tenha algum envolvimento com o tráfico de droga. Os dois autores serão encaminhados para a Promotoria da Infância e Juventude, que decidirá o que fazer”, explicou.

O promotor da Infância e Juventude de Divinópolis, Carlos José e Silva Fortes, ouviu os dois menores suspeitos, na tarde desta quinta-feira (18), e disse que eles serão processados, podendo pegar até três anos de internação pelo crime. Ele disse que esse é um fato isolado e que não reflete a realidade do centro socioeducativo, que acredia realizar um bom trabalho.

O centro socioeducativo de Divinópolis tem 48 vagas, mas abriga, atualmente, 65 menores. (Douglas Fernandes)

0 comentários: