quarta-feira, outubro 20, 2010

PREFEITO VAI EXONERAR 50% DOS CARGOS DE CONFIANÇA

Esta má notícia, dentre outras, foi dada à imprensa na tarde de ontem, terça-feira, pelo prefeito Tadeu Leite, durante coletiva. Na entrevista, ele foi lacônico ao justificar o continuado atraso de pagamento aos servidores públicos municipais:

- O pagamento atrasa por falta de dinheiro...

Não disse que isso acontece por excesso de pessoal, mas anunciou a exoneração de 50% dos ocupantes de cargos de confiança. E a não renovação dos contratos de trabalho que vencem até o final do ano.

Tadeu Leite voltou a falar do rompimento do seu grupo com o do deputado Gil e da vice-prefeita Cristina Pereira que, segundo ele, precisa entender melhor seu papel na administração. Para isso, ele usa um sofisma:

- O cargo de vice-prefeito não tem função, tem-se uma expectativa política desse cargo.

Quanto à secretária-adjunta de Educação, Fátima Pereira, o prefeito faz uma concessão: ela pode continuar no cargo, desde que se desligue do grupo de Gil.

O prefeito foi categórico em afirmar que não deu causa ao rompimento do grupo do deputado com a administração.

- Não falei que estava rompido, mas que estava caminhando para isso, sempre lembrando que o cargo de vice-prefeita não tem função, tem-se uma expectativa política desse cargo. O prefeito saindo, assume o vice. Quem dá atribuição ao vice é o prefeito - diz.

Tadeu frisa que as portas da prefeitura estão abertas para todo cidadão e para a vice, “que é uma autoridade”. Entretanto, para que isto aconteça espera ser procurado, “para que o trabalho possa ser acertado”. Lembra que a função para a vice-prefeita tem que ser atribuída de comum acordo com o prefeito.

Afirma ainda que Gil Pereira foi o único candidato a deputado estadual que se opôs à candidatura de seu filho, Tadeuzinho, e que depois desse fato a relação entre a administração e o grupo do deputado não ficou boa.

Sobre a secretária-adjunta de Educação, Fátima Pereira Macedo, que recebeu do secretário de governo, Pedro Narciso, a informação de que estaria exonerada, devendo aguardar em casa o comunicado oficial, Tadeu disse que ela continuará na administração se se desligar do grupo de Gil Pereira.

Durante a coletiva, ele assinou a homologação do concurso público realizado neste ano, com 2.300 vagas para as mais diversas áreas. Tadeu disse ainda que a administração abriu licitação para terceirização do terminal rodoviário, onde o município tem despesa mensal de 120 mil reais.

Segundo ele, o objetivo da administração, ao repassar o local à iniciativa privada, é melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Destacou ainda a suspensão, pelo tribunal de contas do estado, dos dois cemitérios atuais e construção de um terceiro. Tadeu salienta que não há mais espaço para sepultamentos nos cemitérios locais. Revela que a área para construção do novo cemitério deve comportar mais de 50 mil sepultamentos.

Sobre o concurso para a guarda municipal, a secretária de Administração, Marta Pompeu Padoani, disse que está sendo verificada dotação orçamentária e financeira para que este venha a ser realizado. (Reportagem: Samuel Nunes)

0 comentários: