A Confederação Sul-Americana de Futebol voltou atrás nesta segunda-feira e decidiu dar mais uma vaga para clubes brasileiros na Libertadores. Com isso, o quatro colocado no Campeonato Brasileiro também estará classificado para a competição sul-americana. Como o quarto hoje é o Santos (campeão da Copa do Brasil) e o quinto é o Internacional (campeão da Libertadores), clubes que já estão garantidos no torneio, o sexto lugar, hoje o Atlético-PR, estaria garantido.
A decisão aconteceu em reunião do comitê executivo da entidade, em Luque, no Paraguai, depois de uma reclamação da CBF, através do presidente Ricardo Teixeira. Caso algum brasileiro (Palmeiras, Atlético-MG, Avaí e Goiás) vença a Copa Sul-Americana, o número de representantes do país continuaria em seis. Com isso, o G4 voltaria a ser G3 no Brasileiro.
Ricardo Teixeira disse que a decisão tomada nesta segunda-feira foi fruto do bom entendimento e da união existente no futebol sul-americano. Ao defender a posição dos clubes brasileiros, disse ainda que prevaleceu o mérito da conquista esportiva.
- É uma prova de que existe consenso nas decisões do futebol na América do Sul. Os clubes brasileiros voltaram assim a ter premiados o seu desempenho no campo esportivo.
A decisão dá novo ânimo para o Brasileirão, já que clubes que não tinham tanta esperança de conquistar uma vaga agora observam essa possibilidade mais de perto. Times como Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, que ocupam as primeiras posições neste momento, terão maiores chances matemáticas de classificação, enquanto outras equipes que estão na intermediária ganham mais fôlego.
0 comentários:
Postar um comentário