sábado, março 07, 2009

OS NÚMEROS DA DIFERENÇA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DISCREPÂNCIA
Mulheres continuam ganhando menos
Mulheres recebem até 34% menos do que os homens. Esse dado é da Confederação internacional dos sindicatos. Apesar do crescimento do número de trabalhadoras no mercado de trabalho no último ano – mulher 56,4% e homem 72% -, a discrepância entre salários ainda permanece em todos os setores. De acordo com o Dieese - Departamento intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos, o rendimento médio por hora das mulheres apresentou variação negativa de 0,9%, contra 1% de aumento dos homens, em 2008.
Mesmo após os avanços das conquistas femininas no mercado de trabalho, as mulheres ainda sofrem com preconceitos e diferenças. A disponibilidade de vagas não é o suficiente para acabar com a discriminação.
Além da diferença nos salários, as mulheres são alvos constantes de outros dois crimes: assédio moral e sexual. Nesse dia tão significativo, é importante destacar o valor do trabalho feminino para o desenvolvimento da sociedade e conseguir, de verdade, igualar os direitos.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é festejado em diversos países. Decretado em 1975 pela ONU - Organização das Nações Unidas, representa não apenas o reconhecimento da luta histórica pelos direitos das mulheres, como também simboliza a batalha diária que enfrentam.

0 comentários: