quarta-feira, outubro 10, 2007

PADRE DE 69 ANOS CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA

O ex-capelão da polícia Christian Von Wernich foi condenado nesta terça-feira, 09, à prisão perpétua por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar na Argentina.
Von Wernich, 69 anos, foi considerado culpado de sete homicídios, 31 casos de tortura e 42 seqüestros, no primeiro julgamento contra um padre ligado a uma ditadura da América Latina.
O sacerdote escutou a sentença com um semblante imperturbável, diante do tribunal na cidade de La Plata, 60 km ao sul de Buenos Aires.
O cardeal primaz da Argentina, Jorge Bergoglio, disse que a Igreja ficou "comovida pela dor que nos causa a participação de um sacerdote em delitos gravíssimos".
A decisão foi festejada por centenas de manifestantes de organismos de defesa dos direitos humanos e membros de partidos políticos, que cantaram e soltaram fogos, além de queimar um boneco de Von Wernich.
Eduardo Luis Duhalde, secretário de Estado dos Direitos Humanos do governo de Néstor Kirchner, destacou que é preciso "seguir condenando todos os culpados pela repressão ilegal".
Antes de escutar a sentença, o ex-capelão da polícia chamou de demoníacos os sobreviventes dos campos clandestinos da ditadura que testemunharam contra ele: "O falso testemunho é o demônio, porque está emprenhado de malícia".
Von Wernich se comparou a Jesus Cristo ao dizer em sua defesa que o iniciador do cristianismo "teve um julgamento apoiado pelo povo, as pessoas pediram que Ele fosse crucificado, mas depois ressuscitou".

0 comentários: