quarta-feira, outubro 10, 2007

DEPUTADOS FORMAM TRÍPLICE ALIANÇA PARA CONQUISTAR A PREFEITURA DE MOC

Política se faz com fato novo. Certamente influenciados por esta filosofia é que os deputados estaduais Ruy Muniz e Ana Maria e o federal Jairo Ataíde resolveram se juntar para disputar com Athos Avelino – PPS o cargo de prefeito de Montes Claros nas eleições de outubro do próximo ano. Sairá candidato a prefeito e, portanto, cabeça de chapa, aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas de opinião pública com vistas ao pleito de 2008. O vice poderá ser escolhido entre um dos três ou em outro partido que se dispuser a compor a coligação majoritária. Tanto pode ser do PDT, do PMDB, do PT ou do PV, segundo afirma Ruy Muniz.
Todas essas variáveis foram discutidas entre a manhã de sexta-feira, 05, em Montes Claros, e a manhã de ontem, 10, em Belo Horizonte, a partir da decisão do deputado Ruy Muniz de se desfiliar do PR – Partido da República e retornar ao DEM (ex-PFL), após decisão do STF – Supremo tribunal federal de que os mandatos pertencem aos partidos. Essa decisão, a ser julgada pelo TSE – Tribunal superior eleitoral, e que poderá resultar na cassação de mandatos, foi fundamental, segundo ele próprio, para que Ruy retornasse ao DEM, deixando seu projeto de se candidatar a prefeito pelo PR.
Formou-se, então, o consenso de que a prefeitura de Moc só poderá ser pleiteada com chances reais de vitória contra o atual prefeito Athos Avelino - PPS a partir da formação de uma tríplice aliança, integrada pelo próprio Ruy e pelos presidentes dos diretórios municipais do DEM – Jairo Ataíde e do PSDB – Ana Maria. O PR, partido no qual Ruy teve uma passagem relâmpago, está desde ontem sob a presidência da educadora Raquel de Queiroz Muniz, esposa de Ruy e possivelmente candidata a vereadora.
A formação da tríplice aliança vale somente para as eleições majoritárias. Isto significa que, tanto os partidos que a compõem como outros possíveis aliados – PTC, PDT, PSDC, PTdoB, por exemplo – terão chapas próprias para vereador e poderão, inclusive, indicar o candidato a vice-prefeito, que não será tirado, necessariamente segundo Ruy Muniz - da tríplice aliança.

0 comentários: